
 

 

 

 

 

Deliberação  

ERC/2020/142 (CONTJOR-TV) 

 

 

 

Queixa da Ambimed - Gestão Ambiental, Lda. contra a Rádio e 

Televisão de Portugal, S.A. – Reportagem inserida na edição de 19 de 

maio de 2017 do programa “Sexta às 9” (RTP1) 
 

 

 

 

 

 

 

Lisboa 

22 de julho de 2020



   

1 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2020/142 (CONTJOR-TV) 

 

Assunto: Queixa da Ambimed - Gestão Ambiental, Lda. contra a Rádio e Televisão de Portugal, S.A. – 

Reportagem inserida na edição de 19 de maio de 2017 do programa “Sexta às 9” (RTP1) 

 

I. Identificação das partes e enquadramento sumário do procedimento  

 

1. O presente procedimento visa a apreciação, por parte da ERC, de uma queixa deduzida em 19 

de junho de 2017 pela Ambimed - Gestão Ambiental, Lda. (doravante, Ambimed, ou Queixosa), 

contra a Rádio e Televisão de Portugal, S.A. (doravante, RTP, ou Denunciada), a propósito de 

uma reportagem transmitida pelo serviço de programas RTP1, a partir das 21h29m do dia 19 

de maio de 2017, no programa “Sexta às 9”.  

 

2. A Ambimed é uma empresa focada e especializada na gestão de resíduos hospitalares 

perigosos, e que à data integra o grupo Stericycle Portugal.  

 

3. A RTP é demandada enquanto responsável pela exploração do serviço de programas 

generalista “RTP 1”, com cobertura de âmbito nacional e acesso não condicionado livre, e que 

integra a concessão do serviço público contratualizada com este operador1.  

 

4. A queixa subscrita pela Ambimed visa reagir a um conjunto de afirmações e alegações 

produzidas ao longo da exibição da reportagem supra identificada, e que a Queixosa qualifica 

como inverídicas, ofensivas do seu bom nome e reputação, e reveladoras de uma total falta de 

exigência, rigor e isenção, com um forte cunho sensacionalista.  

 

 
1 Artigos 52.º, n.ºs 1 e 3, e 53.º, da Lei da Televisão dos Serviços Audiovisuais a Pedido, aprovada pela Lei n.º 

27/2007, de 30 de Julho, e alterada, até à data da emissão controvertida, pela Lei n.º 8/2011, de 11 de Abril, pela 

Lei n.º 40/2014, de 9 de Julho, pela Lei n.º 78/2015, de 29 de Julho (doravante, Lei da Televisão), e cláusulas 7.ª, 

n.ºs 1, al. a), e 10, e 9.ª, do Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e de Televisão de 2015. 



   

2 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

5. A queixa em questão abrange aspetos ligados ao escopo de atividade da queixosa, e referentes, 

por um lado, ao processo de licenciamento do incinerador de resíduos de que a mesma é titular 

e, por outro lado, ao próprio funcionamento desse mesmo incinerador. 

 

6. Na oposição apresentada à queixa, veio a RTP sustentar a falta de fundamento desta, refutando 

especificadamente cada um dos aspetos em que a mesma assenta, e repudiando uma alegada 

tentativa de branqueamento de factos que teriam sido apurados, comprovados e denunciados 

na reportagem em referência. 

 

7. Agendada uma audiência de conciliação para 10 de Agosto de 2017, nos termos e para os 

efeitos previstos no artigo 57.º da ERC, foi esta diligência entretanto adiada para 21 de 

Setembro de 2017, a pedido da RTP, e com a concordância da Ambimed. 

 

8. Entretanto, em 1 de Setembro de 2017, veio a Ambimed «reforçar o que alegou e refutar o que 

a RTP argumentou» na oposição à queixa, mediante a junção de documentação adicional ao 

processo. Tal documentação foi notificada à RTP à luz do regime disposto nos artigos 115.º e 

seguintes do Código do Procedimento Administrativo (CPA)2, aplicável ao presente 

procedimento de queixa ex vi do artigo 2.º, n.º 5, do mesmo diploma legal. 

 

9. Absteve-se a RTP de qualquer reação à documentação recebida, limitando-se a informar o 

regulador, em vésperas de realização da audiência de conciliação, que na mesma não 

asseguraria afinal presença, afirmando que «a RTP nada mais tem a acrescentar ao que foi dito 

na n/comunicação anterior, pelo que é n/entendimento que a audiência de conciliação não se 

justifica, aguardando a análise que for feita por essa Entidade». 

 

10. A ERC detém, através do seu Conselho Regulador, responsabilidades na apreciação e decisão 

do presente diferendo, à luz do disposto nos artigos 6.º, al. c), 7.º, al. d), 8.º, als. a), d) e j), 24.º, 

n.º 3, als. a), c) e i), e 55.º e seguintes dos seus Estatutos3. 

 

 
2 Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, e publicado em anexo a este. 
3 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, e publicados em anexo a esta. 



   

3 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

11. A propósito desta mesma reportagem da RTP, interpôs também a Ambimed junto da ERC um 

recurso por denegação ilegítima de direito de resposta, que veio a ser decidido através da 

Deliberação ERC/2017/169 (DR-TV), de 11 de Agosto4. 

 

12. A descrição circunstanciada da peça objeto da presente queixa consta do Relatório de 

Visionamento elaborado pelo Departamento de Análise de Media (DAM) da ERC, anexo ao 

presente documento e que constitui sua parte integrante. A sua leitura reputa-se indispensável 

à devida apreensão dos contornos do diferendo aqui em exame. 

 

13. De referir ainda que, para efeitos da ultimação da reportagem em análise, uma colaboradora da 

equipa do “Sexta às 9” solicitou à Ambimed um conjunto de esclarecimentos, mediante a 

formalização de cinco grupos de questões constantes de duas mensagens de correio 

eletrónico, em 8 e 9 de Maio de 2017, adiantando a sua signatária, na primeira dessas 

mensagens, que «a reportagem ficará pronta esta sexta-feira, dia 12 de Maio, pelo que conto 

com uma resposta até lá», e insistindo por «uma resposta urgente» na segunda das 

mensagens referidas. A Ambimed respondeu às questões colocadas através de comunicado 

anexo a mensagem de correio eletrónico remetida à RTP na manhã do dia 12 de maio. 

 

II. Objeto da queixa apresentada e apreciação do diferendo 

 

14. A queixa da Ambimed abrange vários aspetos formalmente diferenciáveis entre si, ainda que 

todos eles estruturalmente ligados ao escopo de atividade da queixosa, mas que, e em rigor, se 

centram, como acima se disse, e por um lado, nas circunstâncias associadas ao processo de 

atribuição da licença de exploração do centro integrado de gestão de resíduos (incinerador) de 

que a mesma é titular e, por outro lado, em aspetos mais ou menos diretamente relacionados 

com o funcionamento desse mesmo incinerador.   

 

A. Aspetos da queixa relacionados com o licenciamento do incinerador da Ambimed  

 

i) A alegada oposição generalizada ao incinerador da Ambimed  

 
4 Disponível para consulta em http://www.erc.pt/pt/deliberacoes/deliberacoes/2017/2417. 

http://www.erc.pt/pt/deliberacoes/deliberacoes/2017/2417


   

4 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

15. A Ambimed rejeita, desde logo, a alegação feita na peça no sentido de que o seu incinerador 

teria sido licenciado ao arrepio de doze pareceres desfavoráveis de várias entidades. A 

queixosa garante ter sido notificada apenas de sete pareceres a tal respeito, dos quais apenas 

cinco teriam teor desfavorável, e sendo, todos eles, da lavra de concorrentes seus – aspecto 

esse que, aliás, caberia à RTP ter assinalado devidamente, por uma questão de rigor e de 

transparência para com os seus espectadores. 

 

16. Em sede de oposição à queixa, a RTP veio a este respeito sustentar que na peça se afirmava 

que em rigor os doze pareceres em causa se teriam manifestado contra, mostrado reservas ou 

apresentado condicionantes à aprovação do incinerador da Ambimed.  

 

17. Contudo, e conforme a própria Ambimed não deixa de observar, essa leitura alternativa não é 

confirmada pelo teor da própria peça, a qual assertivamente inculca nos seus espectadores a 

ideia de que o licenciamento em causa mereceu a oposição generalizada de um conjunto 

significativo de entidades, entre as quais se incluiria a própria Direcção-Geral da Saúde (DGS). 

Isso mesmo resulta (i) da apresentação que da reportagem é feita pela coordenadora do 

programa, onde desde logo se enfatiza a obtenção de um licenciamento «contra 12 pareceres 

de várias entidades»5, (ii) do teor de afirmações de uma jornalista da RTP reproduzidas ao 

longo da emissão da peça6, e ainda (iii) da declaração categórica de Paulo Sousa, presidente do 

Conselho de Administração do SUCH - Serviço Comum de Utilização dos Hospitais (SUCH)7, no 

sentido que «todos os pareceres foram negativos para uma segunda incineradora»8.  

 

18. Ora, uma tal desvirtuação da factualidade é tanto mais de reprovar quanto a mesma não 

encontra respaldo no conteúdo de vários dos documentos em causa9, cujo acesso público é 

 
5 Relatório de Visionamento, n.º 2. 
6 Relatório de Visionamento, n.ºs 12 in fine, e 13. Cfr. em particular, também, o n.º 16 das Observações 

Complementares apresentadas pela Ambimed à sua queixa (supra, n.º 8). 
7 Trata-se de uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública administrativa, e que integra o Somos 

Ambiente, ACE, um agrupamento complementar de empresas titular da licença de construção e exploração de um 

Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Hospitalares e Industriais (CIVTRHI), sendo, assim, 

parte interessada no assunto. 
8 Relatório de Visionamento, n.º 15. 
9 É também de desvalorizar, por isso, o extracto da lavra da Comissão de Avaliação transcrito na reportagem (v. Relatório 

de Visionamento, n.º 14) e que refere ser «consentânea entre os demais operadores de resíduos que participaram no 

procedimento de consulta pública uma posição desfavorável à implantação do projecto» da Ambimed, já que tal 

afirmação não reflecte qualquer posição institucional da Agência Portuguesa do Ambiente sobre o tema, antes se limita a 

constatar a oposição manifestada pelos cinco operadores de resíduos presentes na consulta pública: Cannon Hygiene, 

EcoPartner, Indaver, Somos Ambiente e SUCH (supra, n.º 15). 



   

5 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

livre10, e que a RTP, para mais, assevera ter consultado11. Da análise sumariamente dispensada 

a tal documentação resulta que não só não existiram doze pronúncias desfavoráveis em sede 

de consulta pública ao incinerador da Ambimed, como várias dessas pronúncias não 

suscitaram sequer quaisquer reservas ou condicionantes à aprovação de tal equipamento. 

 

19. Cabe ainda notar que este é um dos aspetos da reportagem que não terá suscitado dúvidas à 

RTP, na medida em que esta matéria não integra o elenco de questões previamente 

endereçadas por email à Ambimed para efeitos da ultimação da dita reportagem (supra, n.º 

13). 

 

20. Pelo que quanto a este ponto assiste inteira razão à aqui Queixosa, posto que a informação aqui 

veiculada não é de todo rigorosa, nem tão-pouco foi a Ambimed minimamente auscultada 

sobre matéria em que detém evidentes interesses atendíveis (cfr. art. 14.º, n.º 1, als. a) e e), 2.ª 

parte, do Estatuto do Jornalista - EJ12). 

 

ii) o suposto «licenciamento relâmpago» do incinerador da Ambimed  

 

21. A (suposta) existência de uma oposição generalizada ao licenciamento do incinerador da 

Ambimed é uma componente da reportagem com grande importância, na medida em que 

proporcionaria acrescida consistência à denúncia da inusitada celeridade de que teria 

beneficiado o licenciamento em causa, num processo pontuado por “incongruências” e 

“dúvidas” várias (infra, n.ºs 25 e ss.), bem como às insinuações de “compadrio” de igual modo 

feitas na peça transmitida (infra , n.ºs 39 e ss.).  

 

22. Garante a Ambimed que, contrariamente ao sustentado pela RTP, o seu incinerador não 

beneficiou de um «licenciamento relâmpago»13, e que o respetivo processo teve uma duração 

inclusive superior à que foi necessária para o licenciamento do Somos Ambiente, ACE14, o qual, 

 
10 Cfr. https://apambiente.pt/ e, em especial, http://siaia.apambiente.pt/AIA1.aspx?ID=2710. Este aspeto é, de 

resto, expressamente sublinhado pela Ambimed, no ponto n.º 5 da sua queixa. 
11 Relatório de Visionamento, n.º 13. 
12 Aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, e alterado pela Lei n.º 64/2007, de 6 de novembro. 
13 Relatório de Visionamento, n.º 11. 
14 V. supra, nota 7.  

https://apambiente.pt/
http://siaia.apambiente.pt/AIA1.aspx?ID=2710


   

6 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

aliás, beneficiou de financiamento público e esteve posteriormente parado, por razões 

desconhecidas. 

 

23. Nem compreende a queixosa como, já em sede de oposição à queixa, veio a RTP sustentar, a 

exemplo do já afirmado na reportagem pelo responsável máximo do SUCH15, que o processo de 

licenciamento do incinerador do Somos Ambiente «remonta a 2009 e apenas foi concluído em 

2016 (quase 7 anos)», uma vez que da documentação disponível «é claríssimo» que a 

respectiva Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável «é de 09.02.2012 (4 anos 

antes!)»16. 

 

24. Pelo que, tendo em conta a documentação referida e sua confrontação, também aqui parecem 

assistir à Ambimed fundadas razões de queixa. Desde logo, por não ter sido auscultada quanto 

a uma matéria em que detinha interesses atendíveis (art. 14.º, n.º 1, al. e), do Estatuto do 

Jornalista). Além disso, não apresentou a RTP qualquer evidência demonstrativa da celeridade 

inusitada de que teria beneficiado o licenciamento do incinerador da Ambimed, incumprindo 

assim o ónus de prova que sobre si recaía (art. 116.º, n.ºs 1 e 3, do CPA), e veiculando uma 

expressão sensacionalista manifestamente reprovável e que, ao menos em certa leitura, 

consubstancia uma acusação desprovida de provas (art. 14.º, n.º 1, al. a), e n.º 2, al.c), do 

Estatuto do Jornalista). 

 

iii) O PERH 2011/2016 e a invocada desnecessidade de um segundo incinerador 

 

25. Por outro lado, a queixosa refuta a declaração feita pela RTP no sentido de que «o Plano 

Estratégico de Resíduos Hospitalares 2011/2016 [PERH] previa que houvesse apenas uma 

unidade de incineração no país para tratar as cerca de 2.500 toneladas [anuais] de resíduos 

hospitalares perigosos [do Grupo IV]»17 à data existentes, e que essa unidade seria «a do 

SUCH»18.  

 

26. Observa a Ambimed a este respeito que a unidade de incineração referida pela RTP é do Somos 

Ambiente, ACE (e não do SUCH), esquecendo também este operador televisivo a natureza 

 
15 Relatório de Visionamento, n.º 11 
16 Observações Complementares, n.º 60 
17 Relatório de Visionamento, n.º 12. Esta afirmação é de resto reiterada pela RTP na sua oposição à queixa. 
18 Idem 



   

7 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

meramente indicativa do PERH, bem como o facto de nele se sublinhar que a existência, à data, 

de apenas um incinerador em Portugal, representava uma ameaça e uma fraqueza do sistema. 

 

27. Com efeito, a reportagem da RTP não considera devidamente a específica índole do PERH, 

enquanto instrumento de planeamento e política de gestão na área dos resíduos hospitalares a 

nível nacional, e que, a esse título, propugna um determinado enquadramento estratégico 

relativo a essa precisa matéria, situando-o num concreto horizonte temporal e tendo em conta 

o quadro jurídico comunitário e nacional aplicável19. 

 

28. Ora, e contrariamente à ideia veiculada na reportagem em causa, o PERH 2011-2016 de modo 

algum impunha a existência de um único incinerador em Portugal para tratamento de resíduos 

hospitalares perigosos do Grupo IV, antes traçava cenários em função da capacidade deficitária 

então existente para o tratamento desses resíduos e do nível expectável da produção destes 

para o ano de 2016. Na verdade, e conforme resulta de uma consulta sumariamente 

dispensada ao PERH em causa, aprovado no início de 2011, já então se contabilizava um défice 

de 253 toneladas anuais no tratamento dos resíduos do Grupo IV em Portugal Continental, pelo 

facto de a única unidade à época instalada não ter capacidade suficiente20. Por outro lado, em 

face das quantidades de produção de resíduos hospitalares do Grupo IV estimadas para 2016 

em Portugal Continental e das capacidades de tratamento então existentes para o efeito, 

admitia-se a eventualidade de não haver capacidade instalada disponível, no caso de a 

quantidade produzida se aproximar do limiar superior de um dos cenários então projetados21.  

 

29. É exato que no PERH 2011-2016 já se abordava a questão da futura deslocalização para o 

concelho da Chamusca do único incinerador então existente e situado em Lisboa22, e que esse 

mesmo incinerador, entretanto redimensionado23 e licenciado ao Somos Ambiente, ACE, veio a 

 
19 V. a propósito o intróito da Portaria n.º 43/2011, de 20 de janeiro, que aprovou e publicou em anexo o PERH 

2011-2016 (DR, 1.ª série, n.º 14, de 20 de janeiro de 2011, pp. 377 e ss.). 
20 PERH 2011-2016 (DR cit., pp. 428-429) 
21 PERH 2011-2016 (DR cit., pp. 435-436) 
22 PERH 2011-2016 (DR cit., p. 438) 
23 Segundo o projeto do CIVTRHI então em apreciação, estimava-se que essa unidade de incineração viesse a ter 

uma capacidade de tratamento de 11.200 toneladas anuais de «resíduos hospitalares, industriais e outros». 

Sublinhava-se outrossim que «[o] projecto em causa pretende assegurar, preferencialmente, o tratamento de 

resíduos hospitalares do Grupo IV, nos termos da legislação em vigor» e, «[n]este contexto, (...) dar resposta à 

necessidade de eliminar os resíduos hospitalares do Grupo IV, mesmo no caso de a respectiva produção se 

aproximar do limiar superior previsto [para o ano de 2016] (2.458 t/ano)»: cfr. PERH 2011-2016 (DR cit., pp. 

438). 



   

8 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

ser dotado de uma capacidade de tratamento suficiente para tratar a totalidade dos resíduos 

perigosos produzidos a nível nacional.           

 

30. Mas uma tal factualidade não pode ser interpretada como antagónica e menos ainda 

impeditiva da existência futura, num quadro de livre concorrência, de um segundo incinerador 

que cumprisse os ditames legais para tanto aplicáveis. 

 

31. Com efeito, e muito embora o incinerador do Somos Ambiente, ACE, possa ter sido concebido 

«para ser o único» (segundo declarações do responsável máximo do SUCH)24, ou, mais 

exatamente, para ter capacidade suficiente para suprir todas as necessidades de tratamento 

de resíduos previstas para 2016, a verdade é que nada no PERH impunha um tal exclusivo a 

esse mesmo (ou a qualquer outro) equipamento, ainda que a existência de um único 

incinerador pudesse ser vista como a solução mais aconselhável ou justificável, numa estrita 

perspetiva de racionalidade económica.  

 

32. Além disso, a sustentação dessa exclusividade não deixaria de revelar-se politicamente 

incoerente e, inclusive, contraditória, posto que, de acordo com o mesmo PERH, a existência de 

uma única instalação para incineração de resíduos hospitalares e a dependência externa na 

gestão de resíduos hospitalares do Grupo IV no caso de paragem técnica do único incinerador 

nacional constituíam respetivamente uma das fraquezas e uma das ameaças ao sector dos 

resíduos hospitalares em Portugal25. 

 

33. E daí que de forma alguma pudesse invocar-se – como o fez o referido representante do SUCH26 

– a ilegalidade do licenciamento do incinerador da Ambimed com base nos cenários traçados 

no PERH, ou – como o fez a própria RTP – asseverar-se que «Portugal só tem necessidade de 

um incinerador», conforme «todas as entidades» teriam inclusive «alertado» para tanto27. 

 

34. Para mais, sem que haja notícia ou referência de que a RTP tenha em momento algum 

confrontado a Ambimed com este tipo de considerações, cuja gravidade dispensa ser 

sublinhada (art. 14.º, n.º 1, al.e), do Estatuto do Jornalista). 

 
24 Relatório de Visionamento, n.º 12 
25 PERH 2011-2016 (DR cit., pp. 439-440) 
26 Relatório de Visionamento, n.º 15 
27 Relatório de Visionamento, n.º 22, in fine 



   

9 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

iv) As reservas da DGS a respeito do licenciamento de um segundo incinerador 

 

35. É no contexto apontado no ponto anterior que cabe também situar as reservas suscitadas pela 

DGS no âmbito do processo de licenciamento do incinerador da Ambimed (supra, n.º 17). 

 

36. Recorda-se que, segundo a reportagem do “Sexta às 9”, o incinerador da Ambimed teve a 

oposição da DGS e do próprio ex-Secretário de Estado da Saúde, de acordo com o despacho 

constante de uma carta deste último de 6 de Março de 201428, em que se solicitava a 

ponderação de um denominado parecer da DGS que consideraria desprovida de 

fundamentação técnica e de necessidade a instalação de duas unidades de incineração num 

mesmo local geográfico e com capacidades de tratamento similares29.  

 

37. Este entendimento é de algum modo secundado (e até exacerbado) pelo presidente do SUCH, 

para quem a DGS teria produzido um parecer «absolutamente negativo», no sentido de que 

«não devia existir um segundo incinerador»30. 

 

38. Ora, a posição assumida pela DGS no caso vertente, qualquer que seja o seu efetivo teor31, mais 

não traduziu que o entendimento (não vinculativo) expresso por essa entidade no âmbito de 

uma consulta lhe foi solicitada e destinada a integrar o processo de avaliação do projeto da 

Ambimed, mas cuja decisão final coube à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA), enquanto 

entidade devidamente habilitada para o efeito, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 127/2013, de 30 de 

agosto32. 

 

 

 

 
28 Relatório de Visionamento, n.º 16 
29 Aparentemente, esse parecer da DGS não integra – como se supõe que deveria – o processo de Avaliação de 

Impacte Ambiental relativo ao projeto do Centro Integrado de Gestão de Resíduos da Ambimed. Em contrapartida, 

no Anexo II ao Parecer da Comissão de Avaliação deste projecto consta uma carta da DGS de 11 de março de 2014, 

dirigida ao Presidente do Conselho Directivo da APA, e que estará relacionada com essa mesma matéria: 

http://siaia.apambiente.pt/AIADOC/AIA2710/AIA2710%20Parecer%20CA.pdf. 
30 Relatório de Visionamento, n.º 15 
31 V. nota 29 
32 Muito embora o debate relativo à suficiência ou insuficiência de um único incinerador tenha sido aproveitado 

pela reportagem do “Sexta às 9” para aí abordar uma questão relativa à importação de resíduos hospitalares (cfr. 

Relatório de Visionamento, n.ºs 19, 20 e 22), a queixa da Ambimed não incidiu sobre tal temática, a qual, assim, 

não cumpre aqui apreciar, até por não se mostrar essencial à boa decisão do presente procedimento. 

http://siaia.apambiente.pt/AIADOC/AIA2710/AIA2710%20Parecer%20CA.pdf


   

10 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

v) Insinuações de compadrio associadas à aprovação do incinerador da Ambimed  

 

39. Insurge-se também a queixosa contra a referência, na reportagem, às «teias de influência» 

que de alguma forma estariam associadas à aprovação do incinerador da Ambimed, referindo-

se em particular a ligações entre Inês Diogo (e a APA) e o ex-governante Pedro Afonso de Paulo, 

e entre este e a própria Ambimed, através do CITRI - Centro Integrado de Tratamento de 

Resíduos Industriais, S.A.33 

 

40. Constitui facto público e notório que Inês Diogo desempenhou funções como quadro na 

Ambimed até ser requisitada em 2011 pelo MAMAOT em comissão de serviço para prestar 

colaboração no gabinete do então Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do 

Território, Pedro Afonso de Paulo, tendo a partir de Janeiro de 2012 passado a desempenhar 

funções na APA, como subdiretora-geral, em regime de substituição, e mais tarde, desde Março 

de 2015, como vogal do seu Conselho Diretivo, cargo esse que desempenhava à altura da 

transmissão da reportagem. 

 

41. Durante todo este período temporal, e segundo declarações da Ambimed prestadas por escrito 

à RTP, Inês Diogo não manteve qualquer contacto profissional com a sua empresa de origem, 

nem, ao serviço da APA, tratou de processos relacionados com resíduos hospitalares34, 

assegurou presença em qualquer reunião de trabalho, ou integrou alguma das equipas de 

avaliação de processos relacionados com a Ambimed35. 

 

42. Por seu turno, também a própria APA esclareceu ao “Sexta às 9” que Inês Diogo «não teve 

qualquer intervenção no licenciamento do incinerador da Ambimed», tendo essas 

responsabilidades sido delegadas pelo Conselho Directivo da APA no seu presidente, Nuno 

Lacasta36. 

 

 
33 Relatório de Visionamento, n.ºs 24, 31 e 32 
34 No próprio despacho de nomeação de Inês Diogo, exibido na reportagem do “Sexta às 9”, estabeleceu-se que esta seria 

responsável pela área de resíduos, com excepção dos resíduos hospitalares (Relatório de Visionamento, n.º 29), muito 

embora fonte não identificada na peça assevere a impraticabilidade dessa separação (idem, n.º 30). 
35 Comunicado da Ambimed de 12 de maio de 2017, p. 5 (supra, n.º 13, in fine) 
36 Relatório de Visionamento, n.º 28 



   

11 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

43. Do confronto entre tais factos e declarações e o concreto teor do programa apresentado, não 

merece credibilidade a afirmação da RTP de que a reportagem do “Sexta às 9” acabou por 

«incidentalmente recair» sobre Inês Diogo37.  

 

44. Tendo para mais presente que a própria coordenadora do programa não hesitou em declarar, na 

apresentação da peça em causa, que o “Sexta às 9” registara as «denúncias» por parte de 

quem «garante» que por detrás do incinerador da Ambimed estava a vogal da APA, Inês Diogo, 

exibindo-se, em simultâneo, uma fotografia e o nome desta38. 

 

45. Ora, o que se retira da peça exibida é que ninguém, mesmo a coberto do anonimato, procede aí 

à denúncia de algum tipo de envolvimento de Inês Diogo no licenciamento do incinerador da 

Ambimed, nem tão-pouco há lugar a qualquer demonstração feita nesse sentido. A reportagem 

limita-se a construir suposições e a propalar insinuações a esse respeito, com base no 

percurso profissional da visada e nas pessoas com quem teve, ou mantém ainda, algum tipo de 

relacionamento a esse título. Sendo que, naturalmente, nenhuma “presunção de culpabilidade” 

poderá resultar da ausência de resposta a um pedido de entrevista que o “Sexta às 9” assevera 

ter dirigido a Inês Diogo39. 

 

46. Repudiam-se também na queixa as acusações que são feitas na reportagem sobre ligações 

entre a própria Ambimed e Pedro Afonso de Paulo, ex-Secretário de Estado do Ambiente e, 

desde Setembro de 2014, vogal do Conselho de Administração do CITRI - Centro Integrado de 

Tratamento de Resíduos Industriais, S.A.40 

 

47. À data da exibição da reportagem controvertida, Pedro Afonso de Paulo manteria ainda ligações 

à Ambimed, através do CITRI. Pelo menos, essa é a tese avançada na peça em causa41. Contudo, 

e por seu turno, sustenta a queixosa que aquele ex-governante nunca teve nem tem qualquer 

relação com a Ambimed, e que a sua relação com o CITRI é longa (e bem anterior ao exercício de 

funções de Pedro Afonso de Paulo nessa empresa), estritamente comercial e, além disso, 

 
37 Oposição da RTP, p. 5 
38 Relatório de Visionamento, n.º 2 
39 Relatório de Visionamento, n.º 28 
40 Relatório de Visionamento, n.ºs 2 e 24 ss 
41 Relatório de Visionamento, n.º 32 



   

12 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

necessária por força das características e proximidade física do aterro de resíduos industriais 

por este explorado no Barreiro42. 

 

48. Sobretudo, e contrariando qualquer insinuação nesse sentido, Pedro Afonso de Paulo nunca foi 

interlocutor da Ambimed durante o processo de licenciamento do incinerador da Ambimed, pois 

que à data era Paulo Silva Lemos o titular da pasta de Secretário de Estado do Ambiente43. 

Sendo também este facto público e notório. 

 

49. O rigor da informação pressupõe, designadamente, a apresentação dos factos e a sua 

verificação (e comprovação), exigência essa que no caso não é satisfeita por parte da RTP, e 

que acaba por redundar, também aqui, numa acusação desprovida de provas (art. 14.º, n.ºs 1, 

als. a) e e), e 2, al.c), do Estatuto do Jornalista). 

 

vi) Tratamento, pela Ambimed, de metade dos resíduos retirados ao incinerador do 

SUCH/Somos Ambiente 

 

50. De algum modo relacionada com o licenciamento do incinerador do Ambimed situa-se ainda a 

questão da alegada retirada de metade dos resíduos ao incinerador do SUCH e implícita 

alocação dos mesmos ao equipamento da Ambimed, através da APA44.  

 

51. A queixosa lamenta uma vez mais a falta de rigor no tratamento do tema, na medida em que 

teria bastado a consulta dos documentos disponíveis para se concluir que a Declaração de 

Impacte Ambiental relativa ao CIVTRHI do Somos Ambiente interditava a este a «incineração a 

quaisquer resíduos industriais perigosos e a solventes halogenados (...)»45, apesar de ter 

prevista uma capacidade de tratamento de 10 mil toneladas anuais de resíduos. Estaria em 

causa, pois, uma decisão motivada pela insusceptibilidade de incineração de certo tipo de 

resíduos hospitalares (diversos do Grupo IV), e não pela quantidade dos mesmos. Contudo, 

sublinha a Queixosa, «ambas as restrições foram levantadas posteriormente e tais resíduos 

 
42 Queixa, n.º 24, e Observações Complementares, n.ºs 67 e ss 
43 Observações Complementares, n.ºs 76-77 
44 Relatório de Visionamento, n.º 33 
45 Queixa, n.ºs 29-32 



   

13 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

podem ser tratados no CIVTRHI do SOMOS AMBIENTE contra normas técnicas, ambientais e 

legais aplicáveis e contra o que as boas práticas ambientais aconselham»46. 

 

52. Em sede de oposição à queixa, e desdramatizando a questão suscitada pela Ambimed, veio a 

RTP precisar que o responsável governamental então em funções considerara excessiva a 

capacidade inicialmente atribuída «ao SUCH», reduzindo-a para metade, e que foi a Ambimed 

autorizada a tratar 5.400 toneladas anuais de resíduos, e «[d]aí se diga que ficou com a outra 

metade»47. 

 

53. Independentemente dos esclarecimentos assim prestados pela RTP no âmbito da presente 

queixa, certo é que na reportagem esta matéria não é veiculada de forma rigorosa e clara, 

insinuando um tratamento de favor à Ambimed. E tão-pouco foi esta minimamente auscultada 

sobre matéria em que detém evidentes interesses atendíveis (cfr. art. 14.º, n.º 1, als. a) e e), 2.ª 

parte, do Estatuto do Jornalista). 

 

vii) Aspetos da queixa relacionados com o funcionamento do incinerador da Ambimed  

 

i) Paragens frequentes do incinerador da Ambimed  

 

54. Assevera a Ambimed serem erradas as declarações veiculadas na reportagem controvertida, 

segundo as quais «em dois anos de funcionamento poucos foram os dias em que foi visto a 

trabalhar» o seu incinerador, sendo que, «durante várias semanas, em dias alternados, o 

“Sexta às 9” comprovou este facto no terreno»48. 

 

55. De acordo com a queixosa, o seu incinerador funciona normalmente, sendo as paragens 

registadas em 2016 e 2017 «perfeitamente normais para este tipo de instalações»49, não 

tendo inclusive ocorrido «paragens frequentes» ao longo do ano de 201750, nem, 

 
46 Observações Complementares, n.º 89 
47 Oposição, p. 5. 
48 Relatório de Visionamento, n.º 3.  
49 Queixa, n.º 9. 
50 Observações Complementares, n.º 27. 



   

14 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

nomeadamente, qualquer paragem no dia em que a presença da equipa da RTP foi notada nas 

imediações51. 

 

56. Ademais, a atividade de um incinerador de resíduos é registada automaticamente, sendo a 

informação acessível a todo o momento pelas autoridades competentes52. E a própria APA 

declara na reportagem ter conhecimento dos testes efetuados ao incinerador ainda em 201653. 

 

57. Afiança ainda a Ambimed ser impossível determinar-se a partir do exterior «se o seu 

incinerador está parado, a funcionar, a diluir resíduos ou em qualquer outra actividade»54. Este 

inclusive «pode permanecer aquecido, sem injecção de resíduos durante o tempo que a 

operação o exigir», o que a RTP «não poderia saber porque nunca pediu para se inteirar do 

processo específico da Ambimed», e «teria sido importante que o tivesse feito, dado que as 

tecnologias de incineração são muito diversas», pelo que «basear-se numa descrição da 

concorrência é, no mínimo, desconhecimento que teve como resultado um mau trabalho 

jornalístico»55. 

 

58. Por seu turno, a RTP mantém ser possível aferir o funcionamento do incinerador a partir do 

exterior, descrevendo a esse respeito detalhes que serão demonstrativos do que afirma56, mas 

que a Ambimed sustenta serem incorrctos e ilustrativos da ignorância, pela RTP, quanto ao 

modo de funcionamento do seu incinerador57.  

 

59. Embora a Ambimed garanta não ter sido ouvida a este respeito58, a RTP recorda ter reproduzido 

na reportagem declarações desta, emitidas por escrito59, asseverando ainda ter tentado obter 

 
51 Observações Complementares, n.ºs 29-30, e 41-45. 
52 Queixa, n.º 11. 
53 Relatório de Visionamento, n.º 5. 
54 Observações Complementares, n.º 24. 
55 Observações Complementares, n.ºs 32-33. 
56 Oposição, p. 3. 
57 Observações Complementares, n.º 34. 
58 Queixa, n.º 10. 
59 Relatório de Visionamento, n.º 6. «Já a Ambimed diz que o período de testes decorreu apenas até Setembro de 

2016. Depois, garante que operou durante 72% dos dias do ano, registando paragens pontuais motivadas por 

actividades programadas e por necessidade de reparações». 



   

15 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

uma entrevista com os responsáveis da Ambimed60. Contudo, a Ambimed afirma desconhecer 

que suposto pedido de entrevista terá sido esse, e que o mesmo nunca existiu61.  

 

60. As versões apresentadas a respeito deste tópico pela queixosa e pela demandada 

contradizem-se reciprocamente e comportam algumas especificidades técnicas insuscetíveis 

de serem investigadas e apreciadas pela ERC, não obstante a relativa latitude que lhe é 

conferida neste particular pelo disposto nos artigos 115.º e ss. do CPA, e tendo sobretudo 

presente que não lhe cabe a descoberta da verdade material.  

 

61. De todo o modo, boa parte do dissenso relativo às paragens do incinerador da Ambimed poderá 

ser aclarada em sede própria, dado que, consoante assinala a queixosa, a atividade de um 

incinerador de resíduos é registada automaticamente, sendo a informação acessível a todo o 

momento pelas autoridades competentes (infra, n.º 56). 

 

62. O que no presente procedimento não oferece dúvidas é a inépcia como a RTP (não) acautelou 

as exigências de contraditório que aqui lhe incumbiam – ao menos quanto à matéria 

especificamente abordada na peça e relacionada com o concreto funcionamento do 

incinerador da Ambimed. 

 

63. Desde logo, e conquanto alegue ter tentado obter uma entrevista junto dos responsáveis da 

Ambimed (supra, n.º 59), a verdade é que a RTP não demonstra minimamente ter empreendido 

alguma diligência nesse sentido (CPA, art. 116.º, n.ºs 1 e 3).  

 

64. Na identificação do assunto de um email de 8 de Maio dirigido à Ambimed pela RTP consta a 

referência “Pedido de Entrevista/Esclarecimentos – Reportagem Sexta às 9”, mas no corpo da 

respectiva mensagem não constava qualquer alusão expressa, ou sequer implícita, quanto a 

qualquer pedido de entrevista, antes se solicitavam apenas «esclarecimentos» atinentes a 

uma reportagem em vias de conclusão «sobre resíduos hospitalares perigosos» (supra, n.º 

13), e em que se indagava o seguinte, a respeito do incinerador da Ambimed: «O Sexta às 9 

sabe que durante um longo período de tempo e, durante várias vezes, o Centro Integrado de 

 
60 Oposição, pp. 3 e 5. 
61 Observações Complementares, n.ºs 35 ss. 



   

16 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

Gestão de Resíduos (CIGR) da Chamusca não esteve a funcionar? Qual foi o motivo destas 

paragens? Em que períodos esteve parado?».  

 

65. Um tal enunciado indicia claramente que a RTP não se terá preocupado com questões 

associadas ao concreto modo de funcionamento do incinerador da Ambimed (que julgava 

conhecer, ou cujo esclarecimento descurou), mas antes e apenas com os períodos em que 

este equipamento esteve “parado” e a explicação do(s) motivo(s) para tanto. 

 

66. E, contrariamente ao sugerido pela RTP (supra, n.º 59) as questões por esta colocadas à 

Ambimed não satisfazem o contraditório exigível neste contexto, uma vez que, justamente, 

nada têm que ver com o modo de funcionamento propriamente dito do seu incinerador (supra, 

n.º 64). 

 

67. Do exposto resulta incontroverso que o enquadramento da reportagem é feito no sentido de 

que o incinerador da Ambimed faria paragens suspeitas e injustificadas do ponto de vista 

técnico, se não mesmo também legal, e que se manteriam ainda à data da realização da 

reportagem.  

 

68. Aliás, os momentos iniciais da peça sugerem isso mesmo, mediante a exibição de imagens do 

local onde se situa o incinerador da Ambimed e a reprodução de depoimentos anónimos que 

afirmam que esse equipamento se vai mantendo parado, e onde a dado passo se enxerta a 

declaração textual «eu nunca vi o incinerador trabalhar», da lavra do próprio presidente do CA 

do SUCH62, e que apenas pode compreender-se à luz de intuitos sensacionalistas e para reforço 

de uma tese pré-concebida, pois não se vislumbra a que outro título e com que conhecimento 

de causa poderia o representante máximo de um directo concorrente da aqui Queixosa produzir 

semelhante afirmação.  

 

 

 

 

 
62 Relatório de Visionamento, n.º 3 



   

17 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

ii) As suspeitas da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do 

Território  

 

69. A matéria ora analisada reveste evidentes pontos de contacto com as «suspeitas» que as 

aludidas paragens do incinerador da Ambimed a equipa do “Sexta às 9” «sabe» terem 

suscitado à própria IGAMAOT63, sendo esta uma afirmação que a Queixosa rotula de 

«manifestamente falsa» ou correspondente «à revelação de factos obtidos de forma ilícita», 

atento o regime de sigilo a que estão sujeitos os seus funcionários64. 

 

70. Contudo, e sem prejuízo da discussão existente a respeito da recolha  de  informações  por  

meios  ilegais  ou  ilícitos65, cumpre observar que a reserva de sigilo constitui, em si, e sob 

determinadas condições, uma atuação perfeitamente legítima e, em não raros casos, essencial 

à própria obtenção da matéria informativa e da sua subsequente divulgação. Sendo por isso de 

aceitar, nesse pressuposto, a afirmação feita pela RTP no sentido de que a queixosa 

desconhece a natureza da atividade jornalística66. 

 

71. Isto dito, e em contrapartida, não pode deixar de registar-se, pela negativa, a utilização, por 

parte do operador de serviço público, de subterfúgios textuais como «o Sexta às 9 sabe» como 

meio de conferir «identificabilidade» a uma dada fonte noticiosa. 

 

iii) Resíduos perigosos ao abandono por períodos prolongados em instalações da Ambimed  

 

72. A Ambimed nega também ter deixado resíduos perigosos ao abandono no exterior das suas 

instalações durante uma semana, pelo menos, conforme referido na reportagem do “Sexta às 

9”67. Segundo a própria, a única forma de comprovar uma tal afirmação exigiria que a equipa da 

RTP tivesse permanecido no local durante todo esse período, o que não aconteceu. Por outro 

 
63 Relatório de Visionamento, n.ºs 9 e 10 
64 Queixa, n.º 19 
65 Jónatas Machado, in Liberdade de Expressão - Dimensões Constitucionais da Esfera Pública no Sistema Social, 

Boletim da Faculdade de Direito, Stvdia Ivridica 65, Coimbra Editora, 2002, pp. 576 ss. 
66 Oposição, p. 4 
67 Relatório de Visionamento, n.º 7 



   

18 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

lado, as imagens exibidas não comprovariam o sustentado na peça. Além disso, a zona filmada 

nunca é utilizada como espaço de armazenamento de resíduos68. 

 

73. A RTP insiste na sua versão, asseverando ter permanecido uma semana no terreno (excepto de 

noite), onde foi registando a progressiva acumulação de contentores com resíduos perigosos 

do Grupo IV, os quais apenas foram removidos no fim-de-semana por um camião69. 

 

74. Também a respeito deste ponto são inconciliáveis as versões apresentadas por queixosa e 

demandada. O que se mostra consensual é a impossibilidade de concluir a partir do 

visionamento da peça o rigor das afirmações veiculadas neste contexto. 

 

iv) Imagens captadas por vídeo amador em instalações alegadamente pertencentes à 

Ambimed  

 

75. Insurge-se ainda a Ambimed contra a exibição na reportagem de imagens chocantes de 

tratamento de resíduos que teriam sido captadas por um vídeo amador em 1990, em 

instalações alegadamente utilizadas pela aqui queixosa70, e em que uma fonte não identificada 

denuncia responsabilidades de Inês Diogo em «situações graves» aí verificadas «do ponto de 

vista ambiental». 

 

76. A queixosa repudia a associação incorreta que é feita de tais imagens à própria Ambimed e à 

Stericycle, sublinha que a RTP não solicitou o acesso ou a visita às suas instalações, e expressa 

a sua incompreensão pela utilização de imagens cuja origem e veracidade não foram 

exaustivamente apuradas. 

 

77. Em sua defesa, sustenta a RTP que as imagens em causa são «utilizadas na peça para ilustrar 

parte do percurso da Eng.ª Inês Diogo, documentando o exercício das suas responsabilidades 

enquanto funcionária da Tratospital» e que «em parte alguma se diz que os derrames visíveis 

nas imagens são da responsabilidade da Ambimed»71.  

 
 

68 Queixa, n.ºs 12 ss., e Observações Complementares, n.ºs 46 ss. 
69 Oposição, pp. 3-4 
70 Relatório de Visionamento, n.ºs 26-27 
71 Oposição, p. 6 



   

19 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

78. No entanto, tendo presente o objeto da reportagem e a sequência e natureza dos eventos 

nesta abordados, torna-se evidente o estabelecimento deliberado, capcioso e indevido de uma 

associação entre a empresa Ambimed e as más práticas exibidas na peça. Mesmo que 

utilizando e questionando para o efeito, e com ou sem fundamento, a competência profissional 

de Inês Diogo.  

 

79. E cabendo ainda registar que, também quanto a esta específica matéria, não foi assegurado o 

contraditório à Ambimed. 

 

80. Cabendo concluir, assim, e no caso, pela existência de uma informação desprovida de rigor, de 

isenção e da auscultação de quem na matéria tinha interesses atendíveis, e onde é de registar, 

igualmente, uma abordagem jornalística que deliberadamente abusou da boa fé do público (cfr. 

art. 14.º, n.º 1, als. a) e e), 2.ª parte, e n.º 2, al. i), 2.ª parte, do Estatuto do Jornalista). 

 

III. Observações finais 

 

81. O procedimento de queixa desencadeado pela Ambimed incide sobre uma peça que aborda 

matéria de inegável interesse jornalístico e amplamente merecedora de escrutínio e debate 

públicos. 

 

82. Contudo, a reportagem controvertida padece de assinaláveis insuficiências, algumas das quais 

derivam claramente do conhecimento insatisfatório de aspectos essenciais versados na peça, 

ou de uma atenção menos cuidada quanto a estes, e que uma averiguação diligente da 

informação publicamente disponível (v.g., supra, n.ºs 18 e 26 e ss.) teria decerto evitado ou 

pelo menos mitigado. 

 

83. Apesar da considerável latitude de que os operadores televisivos beneficiam em matéria de 

liberdade de programação (cfr. art. 26.º da Lei da Televisão), nem por isso esta deixa de 

conhecer limites, nem aqueles ficam dispensados de sopesar as implicações que do exercício 

da sua actividade podem resultar quanto a terceiros.  

 



   

20 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

84. Com efeito, o interesse público associado ou reconhecido quanto a dado tema  não significa 

que o seu tratamento noticioso possa ser levado a cabo de qualquer forma.   

 

85. A observância das legis artis aplicáveis à prática jornalística é imprescindível para obviar à 

ofensa, por acção ou omissão, de deveres inerentes à profissão e, por essa via,  de direitos, 

liberdades e garantias de terceiros e de outros interesses e expectativas igualmente 

merecedores de tutela jurídica.  

 

86. Ora, da apreciação dispensada ao caso vertente retiram-se evidências várias de que neste 

foram postergadas exigências jurídicas e deontológicas essenciais ao exercício da actividade 

jornalística. 

 

87. Assim, e para além da já referida ausência de uma actuação diligente que caberia ao operador 

RTP assegurar na abordagem à matéria em exame, foram igualmente postos em causa outros 

pressupostos conformadores do rigor informativo, enquanto princípio orientador da prática 

jornalística, e que designadamente compreende exigências de isenção e de objectividade, a 

rejeição do sensacionalismo, a separação entre factos e opiniões, a garantia de contraditório e 

a identificação (ou identificabilidade) das fontes. De igual modo, na peça em exame são 

veiculadas considerações que, ao menos em certa leitura, configuram outras tantas acusações 

desprovidas de provas (supra, n.ºs 24 e 49), e utilizado um expediente que consubstanciará 

um abuso da boa-fé do público (supra, n.º 80). 

 

88. De facto, o que mais sobressai na peça controvertida é porventura a reprodução, nesta, de 

afirmações e insinuações de considerável gravidade, cuja sustentação, todavia, não é 

devidamente demonstrada nem, muitas das vezes, sequer contraditada, e de que nem sempre 

está ausente um juízo pré-ordenado em determinado sentido. 

 

89. Neste contexto, justifica-se especial menção ao peculiar entendimento que a RTP evidencia, no 

caso, relativamente à exigência de contraditório – mais concretamente, quanto à 

(des)necessidade de auscultação prévia da Ambimed sobre matérias em que esta 

manifestamente detinha interesses atendíveis.  

 



   

21 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

90. Como de algum modo se deixou vincado na apreciação dispensada a este caso, o contraditório 

assegurado pela RTP quanto à Ambimed consubstanciou-se na remessa a esta, por correio 

electrónico, e a escassos dias da finalização da peça, de um grupo de questões circunscritas a 

apenas alguns dos aspectos abordados na reportagem, e para as quais era solicitada resposta 

urgente. O que autoriza decerto, e designadamente, o entendimento de que todos os demais 

aspectos versados na reportagem e não contemplados no “questionário” dispensariam a 

auscultação da Ambimed, porventura por não suscitarem quaisquer dúvidas à equipa do “Sexta 

às 9”.  

 

91. Postura essa que conduziu aos resultados amplamente demonstrados no âmbito do presente 

procedimento (supra, n.ºs 19-20, 24, 34, 49, 53, 66 e 80), e que poderiam ter sido evitados 

caso a RTP tivesse presente que «[o]s esforços desenvolvidos para ouvir as partes com 

interesses atendíveis não se compatibilizam com condutas meramente formais», e que «[o]s 

jornalistas devem permitir aos visados o exercício de um contraditório material, o que implica, 

pelo menos, que aqueles sejam contactados com alguma antecedência face à data expectável 

de publicação da notícia e que sejam informados, de forma razoavelmente detalhada, sobre 

[todos] os factos que lhes dizem respeito (cfr Deliberação ERC 22/CONT-TV/2008, de 3 de 

Dezembro)»72. O que, no caso, manifestamente, não sucedeu. 

 

92. Por outro lado, não pode deixar também de se enfatizar, pela negativa, a conduta evidenciada 

pela RTP ao longo do presente procedimento de queixa, mormente requerendo o adiamento de 

uma audiência de conciliação que, nas vésperas da sua realização, considerou afinal não ser 

justificada (supra, n.ºs 7 e 9), ou fazendo uso de alegações cujo carácter erróneo ou inexacto 

não desconhecia (assim, e p. ex., supra, n.ºs 16, 43, 52, 59 e 77), expedientes que configuram 

uma actuação contrária ao princípio da boa-fé procedimental (cfr. arts. 10.º e 60.º, do CPA). 

 

93. Uma tal postura da RTP mostra-se especialmente incompatível com o seu estatuto de 

concessionária do serviço público de televisão e com as responsabilidades e exigências que 

sobre esta impendem. 

 

 
72 Maria Manuel Bastos/Neuza Lopes, Comentário à Lei de Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, Coimbra 

Editora/Wolters Kluwer, 2011, p. 255. 



   

22 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

94. De facto, e à semelhança de qualquer outro operador televisivo, a RTP encontra-se adstrita ao 

respeito pelos direitos fundamentais e demais valores constitucionais (artigos 27.º e 34.º, n.º 

1, da Lei da Televisão), bem como ao dever de assegurar a difusão de uma informação que 

respeite o pluralismo, o rigor e a isenção (artigo 34.º, n.º 2, alínea b), do mesmo diploma legal), 

sem esquecer ainda que entre os fins da actividade televisiva se incluem o de contribuir para a 

informação do público e o de promover o exercício do direito de informar, de se informar e de ser 

informado, com rigor e independência (artigo 9.º, n.º 1, alíneas a) e b), do diploma legal em 

referência).  

 

95. Mas esses deveres revestem para a RTP um especial significado e um compromisso reforçado 

em virtude do seu singular estatuto de concessionária do serviço público de televisão e da 

inerente missão a cujo cumprimento está vinculada, com base em disposições específicas da 

própria Lei da Televisão, do clausulado do Contrato de Concessão de 201573 e de instrumentos 

auto-vinculativos como o Código de Ética e Conduta da RTP74 e o Guia Ético e Editorial da RTP75. 

 

96. Recordem-se neste contexto os princípios de atuação cometidos ao serviço público de 

televisão, de acordo com os quais a sua prestação deve garantir a estrita observância, entre 

outros, dos princípios da qualidade, do rigor, da isenção e da independência da informação 

(artigo 50.º, n.º 2, da Lei da Televisão, e cláusula  4.ª, n.º 1, do Contrato de Concessão), e em cuja 

aplicação deve a concessionária assegurar uma informação precisa, completa, contextualizada 

e aprofundada, imparcial e aberta ao contraditório (artigo 51.º, n .º 2, alínea c), da Lei da 

Televisão, e cláusula 4. ª, n.º 2, alínea g), do Contrato de Concessão).  

 

97. Retenha-se  ainda  que,  nos  termos  da  cláusula  5.ª,  alínea  e),  do  mesmo  Contrato  de 

Concessão, e para além da sua vinculação aos fins da atividade de televisão a que se refere o 

artigo 9.º da Lei da Televisão, a concessionária tem como objetivos específicos, entre outros, o 

 
73http://media.rtp.pt/empresa/wp-content/uploads/sites/31/2015/07/contratoConcessao2015.pdf.Cfr. supra, 

nota 1. 
74http://media.rtp.pt/empresa/wp-content/uploads/sites/31/2015/07/Codigo-Etica-Conduta-da-RTP_1-Fev2017-

1.pdf. Este instrumento explicita os princípios de atuação da RTP e os seus desdobramentos, de aplicação 

transversal a todos os sectores da empresa. 
75http://cdn-images.rtp.pt/mcm/pdf/e72/e72f275f3d2a2a813d953aa6abdd2da41.pdf. Este documento enuncia 

um conjunto de direitos, deveres e boas práticas que refletem as especiais orientações de serviço público nas 

áreas da programação e da informação e que devem ser respeitados na produção e disponibilização ao público de 

todos os conteúdos programáticos da RTP enquanto empresa. 

http://media.rtp.pt/empresa/wp-content/uploads/sites/31/2015/07/contratoConcessao2015.pdf
http://media.rtp.pt/empresa/wp-content/uploads/sites/31/2015/07/Codigo-Etica-Conduta-da-RTP_1-Fev2017-1.pdf
http://media.rtp.pt/empresa/wp-content/uploads/sites/31/2015/07/Codigo-Etica-Conduta-da-RTP_1-Fev2017-1.pdf
http://cdn-images.rtp.pt/mcm/pdf/e72/e72f275f3d2a2a813d953aa6abdd2da41.pdf


   

23 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

de produzir uma informação independente, rigorosa, pluralista e aprofundada que constitua 

uma referência de credibilidade e confiança para os diferentes públicos.  

 

98. E tenha-se igualmente presente que entre as obrigações específicas da concessionária se 

inclui a de proporcionar uma informação isenta, rigorosa, contextualizada, plural e aberta ao 

contraditório, à face do disposto no artigo 51.º, n.ºs 1 e 2, alínea c), da Lei da Televisão, e na 

cláusula 6.ª, n.º 2, alínea c), do Contrato de Concessão.  

 

99. De todo o exposto decorre que, não obstante o assinalável período de tempo decorrido entre a 

emissão da reportagem objeto do presente procedimento e a sua apreciação por parte do 

regulador – de resto e sempre devida, em resultado do dever de decisão que lhe está cometido 

(artigo 58.º dos Estatutos da ERC) –, nem por isso deverá ser menor o grau de reprovação a 

dirigir à RTP em resultado da sua conduta no caso vertente. 

 

IV. Deliberação  

 

Em conformidade com o exposto, o Conselho Regulador, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 58.º 

dos Estatutos da ERC, delibera:  

i) Considerar procedente a queixa apresentada pela Ambimed - Gestão Ambiental, Lda., contra 

o operador televisivo Rádio e Televisão de Portugal, S.A.;  

ii) Confirmar, por parte do operador televisivo identificado, o desvio aos fins referidos no artigo 

9.º, n.º 1, als. a) e b), da Lei da Televisão, e o incumprimento dos deveres previstos nos 

artigos 27.º e 34.º, n.ºs 1 e 2, al. b), do mesmo diploma legal, bem como nos dispositivos 

especificamente aplicáveis ao operador RTP enquanto titular da concessão do serviço 

público de televisão e consagrados nos artigos 50.º, n.º 2, e 51.º, n.ºs 1 e 2, al. c), da Lei da 

Televisão citada, nas cláusulas 4.ª, n.ºs 1 e 2, al. g), 5.ª, al. e), e 6.ª, n.º 2, al. c), do Contrato de 

Concessão de 2015, no Código de Ética e Conduta da RTP e no Guia Ético e Editorial da RTP, a 

par da inobservância dos deveres enunciados no artigo 14.º, n.º 1, als. a), d), e e), 2.ª parte, e 

n.º 2, als. c) e i), 2.ª parte, do Estatuto do Jornalista;  

iii) Repudiar veementemente a conduta adotada pelo operador televisivo RTP no caso vertente, 

da qual esteve ausente o propósito de assegurar uma informação objetiva, rigorosa, isenta 

e desprovida de sensacionalismo;  



   

24 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

iv) Recomendar a este mesmo operador televisivo o respeito escrupuloso dos direitos 

fundamentais de terceiros em programas transmitidos sob a sua responsabilidade;  

v) Recordar, em consonância com o que antecede, e à luz do preceituado na cláusula 18.ª, n.º 

3, do Contrato de Concessão, que deve a RTP ter em devida conta o conteúdo das 

recomendações da ERC que lhe sejam dirigidas;  

vi) Sublinhar que pertence ao foro judicial o apuramento de eventuais ilícitos de natureza cível 

ou criminal que possam resultar do presente caso;  

vii) Dar conhecimento do desfecho deste procedimento à Comissão da Carteira Profissional de 

Jornalista, para os fins por esta tidos por convenientes. 

 

Lisboa, 22 de julho de 2020 

 

O Conselho Regulador, 

 

 

 

Sebastião Póvoas 

 

 

 

Mário Mesquita 

 

 

 

Francisco Azevedo e Silva 

  



   

25 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

Relatório de visionamento 

 

1. A reportagem em apreço foi emitida na edição de 19 de maio de 2017 do programa “Sexta às 9”, 

sucedendo a duas outras, sobre temas diversos. 

2. A pivô introduz a reportagem dizendo: «E agora um negócio que tem vindo a ser alvo de várias 

denúncias de favorecimento. Há dois anos que, contra 12 pareceres de várias entidades, 

incluindo a própria Direção-Geral de Saúde, a Agência Portuguesa do Ambiente autorizou  a 

empresa Ambimed a ter um incinerador para resíduos hospitalares perigosos. Até hoje, esse 

investimento de cerca de seis milhões de euros esteve quase sempre parado. O “Sexta às 9” 

registou as denúncias de quem garante que por detrás deste licenciamento está a vogal da 

Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A atual vogal, responsável por esta área – Inês Diogo – 

[no ecrã surge a fotografia de uma mulher com o nome Inês Folgado Diogo] assumiu funções 

públicas depois de ter sido requisitada à empresa Ambimed e até hoje nunca terá abandonado 

os quadros da empresa. A APA e a Ambimed rejeitam as acusações».  

3. A reportagem começa com depoimentos anónimos que dão conta de que o equipamento 

licenciado à Ambimed se vai mantendo parado, ao mesmo tempo que se exibem imagens do 

local onde se situa o incinerador, e que terão sido captadas a partir da zona exterior ao mesmo. 

Esses depoimentos são intercalados por uma declaração de Paulo Sousa, presidente do 

Conselho de Administração do SUCH – Serviços de Utilização Comum dos Hospitais, que afirma 

«eu nunca vi o incinerador trabalhar». Entretanto, uma voz off afirma: «Custou cerca de seis 

milhões de euros ,mas em dois anos de funcionamento poucos foram os dias em que foi visto a 

trabalhar. Durante várias semanas, em dias alternados, o “Sexta às 9” comprovou este facto no 

terreno».  Entretanto, é reproduzida nova declaração de Paulo Sousa, que afirma «não se para 

uma incineradora como se para uma fábrica por não haver turno da noite, porque isso sai 

muito caro (...)». Por sua vez, o chefe de Divisão de Saúde Ambiental da Direção-Geral de Saúde, 

Paulo Diegues, confirma que as paragens frequentes de um incinerador agravam de forma 

significativa os custos de operação deste. 

4. No rodapé lê-se: «INCINERADOR SOB SUSPEITA Ambimed pagou 6 milhões por equipamento que 

está quase sempre parado». As imagens mostram uma fábrica junto da qual se movimentam 

camiões identificados com a inscrição “Ambimed”. A voz off refere que o incinerador na imagem 

«pertence à Ambimed, uma empresa de gestão ambiental que em 2015 teve um lucro de 1,6 

milhões de euros».  



   

26 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

5. A reportagem refere a obrigatoriedade por lei de comunicação à APA, em 48 horas, das 

paragens de cada incinerador. Transcreve-se no ecrã, ao mesmo tempo que é lida, a resposta 

da APA ao “Sexta às 9”, que afirma ter conhecimento de todas as paragens, e explica: «O 

estabelecimento em causa esteve em regime de testes durante o ano de 2016, no sentido de 

serem desenvolvidas ações, pelos fornecedores e pela própria Ambimed, de melhoria da 

eficiência dos equipamentos e processos instalados». «Os resíduos a incinerar são 

transportados para o estabelecimento pela própria Ambimed, pelo que, em caso de paragem 

excepcional da operação, a empresa pode proceder à sua armazenagem noutros 

estabelecimentos da mesma ou ser diferida a sua recolha junto dos produtores». 

6. Já a Ambimed afirma que os testes decorreram apenas até Setembro desse ano, garantindo 

que a partir dessa data «operou durante 72% dos dias do ano, registando paragens pontuais 

motivadas por atividades programadas e por necessidade de reparações». Esta mesma 

informação consta no oráculo exibido na reportagem. 

7. No entanto, a voz off garante que o “Sexta às 9” captou imagens que comprovam que a 

Ambimed continuou a fazer paragens frequentes ao longo do ano de 2017, deixando «resíduos 

perigosos expostos ao sol, na rua, durante uma semana, pelo menos». A imagem captada 

através de uma viatura em andamento mostra contentores amarelos e vermelhos empilhados 

no exterior. 

8. A reportagem invoca um despacho governamental76 que estabelece que este tipo de resíduos 

só podem estar armazenados sem refrigeração – como seria o caso do centro de transferência 

da Ambimed no Barreiro – no «máximo durante três dias». 

9. De seguida, a acompanhar as declarações de Manuel Duarte Pinheiro, Professor do Instituto 

Superior Técnico (IST) na área de Ambiente, que considera que o normal é uma unidade como a 

da Ambimed ser testada ao longo de meses e não durante mais de um ano, consta no oráculo 

«INCINERADOR SOB SUSPEITA Paragens do incinerador causaram suspeitas à Inspeção-Geral 

do Ambiente».  

10. Na reportagem surgem imagens identificadas como de «câmara oculta», enquanto a voz off 

informa que a equipa do “Sexta às 9” captara a entrada de agentes da Inspeção-Geral da 

Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) nas instalações da 

Resitejo, na Chamusca, onde está instalado o incinerador. Segundo a própria IGAMAOT, tratar-

se-ia de uma inspecção extraordinária, e que «até à conclusão do relatório de inspecção, que 

 
76 Na reportagem exibe-se a este respeito o ponto 8.2. do Despacho 242/96 do Gabinete da Ministra da Saúde, de  

5 de Julho de 1996 (DR II Série, n.º 187, de 13 de Agosto de 1996, pp. 11380-11381). 



   

27 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

se encontra em elaboração, não é possível identificar a existência ou não de infracções». 

Refere ainda a peça que técnicos da DGS teriam estado no incinerador da Ambimed «há cerca 

de um mês», e, nessa data, segundo declarações de Paulo Diegues, o equipamento não estava 

a funcionar. 

11. A reportagem afirma que «este processo está repleto de incongruências», logo a começar pela 

forma como o incinerador da Ambimed foi licenciado. Afirma-se em voz off que esta iniciou em 

2013 «um processo relâmpago de autorização».  De acordo com declarações de Paulo Sousa, 

presidente do CA do SUCH, o processo de licenciamento do seu incinerador prolongou-se entre 

2009 e 2016, enquanto que «o deles [Ambimed] deve ter demorado (...) no máximo, de 2013 a 

2015, e, portanto, estes dados falam por si».  

12. Informa-se que em 2009 o governo de Sócrates decidiu deslocalizar o tratamento de resíduos 

de Lisboa para a Chamusca. O Plano Estratégico de Resíduos Hospitalares 2011-2016 «previa 

que houvesse apenas uma unidade de incineração no país para tratar as cerca de 2.500 

toneladas [anuais] de resíduos hospitalares perigosos, a do SUCH». Paulo Sousa enfatiza que o  

incinerador do SUCH foi concebido para ser o único, mas «o incinerador deles – Ambimed – 

acabou por iniciar funcionamento mais cedo do que o nosso». No oráculo consta: 

«INCINERADOR SOB SUSPEITA Todos os pareceres do relatório de consulta pública levantaram 

reservas à aprovação». 

13. A voz off refere-se a «um processo que levanta muitas dúvidas. O Sexta às 9 consultou 12 

pareceres que fazem parte do relatório de consulta pública e todos levantam reservas à 

aprovação de um segundo incinerador».  

14. Salienta-se na peça que a própria APA, que viria a ter uma palavra final neste processo, escreveu 

que «era consentânea entre os demais operadores de resíduos que participaram no 

procedimento de consulta pública uma posição desfavorável à implantação do projecto». 

15. O presidente do CA do SUCH assevera que «todos os pareceres foram negativos para uma 

segunda incineradora», salientando que o parecer da DGS foi «absolutamente negativo», no 

sentido de que «não devia existir um segundo incinerador». Esta mesma informação consta 

no oráculo. A mesma fonte qualifica como «ilegal» o despacho da APA que atribui 

licenciamento ao segundo incinerador em Portugal, dado que o plano estratégico existente «só 

prev[ia] um incinerador». 

16. A reportagem refere que também o Secretário de Estado da Saúde de então, Manuel Teixeira, se 

opôs à nova unidade de tratamento de resíduos por carta enviada em 6 de Março de 2014 ao 

colega de governo Paulo Lemos, então Secretário de Estado do Ambiente, solicitando que fosse 



   

28 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

considerado o parecer da DGS. O despacho é reproduzido no ecrã e lido em off: «Urgente: Ao Sr. 

Secretário de Estado do Ambiente, solicito a ponderação do parecer da Direcção-Geral de Saúde 

no âmbito do processo de avaliação do impacto ambiental para a instalação de um segundo 

incinerador, também localizado na Chamusca, o qual, conforme parecer, não tem 

fundamentação técnica e de necessidade; C/C SUCH; 6.3.14». 

17. A repórter informa que os governantes à data foram contactados no sentido de prestarem 

declarações, mas todos declinaram gravar depoimentos, embora tenham aceitado que fosse 

reproduzido aquilo que entenderam ser o mais relevante. 

18. Segundo a repórter, o então secretário de Estado da Saúde mantém a posição de que não seria 

necessário um segundo incinerador em Portugal. Já o ex-secretário de Estado do Ambiente 

«confessou» que coube à APA a decisão final sobre o incinerador, já que em 2013 passou a ter 

autonomia sobre este tipo de licenciamento, e reforçou que, segundo a APA, não havia razões 

legais para não licenciar. 

19. «No entanto», adianta de imediato a peça, «Paulo Lemos avisou a APA neste ofício [com data 

de 28/07/14 e dirigido a Nuno Lacasta, Presidente da APA], enviado com carácter de urgência, 

que deveria haver coerência na aprovação de dois incineradores para que tal não implicasse 

aumento da importação de resíduos perigosos». De acordo com parte da missiva então 

reproduzida, «considera-se dever o mesmo ser alertado, nesta sede ou em sede de 

licenciamento, para o facto de não haver decisão quanto à temática de aumentos de 

capacidade de OGR [operação de gestão de resíduos] que impliquem o aumento da importação 

de resíduos perigosos». 

20. Afiança a peça que «apesar deste aviso e já com Paulo Lemos fora do Governo, a Ambimed 

pediu autorização à APA para importar resíduos perigosos», pedido esse enviado à APA e que 

depois seguiu para a DGS, a qual, por carta de 26/01/2017, declarou que «não se opunha à 

importação dos resíduos», mas exigia que estes «não [pusessem] em causa o normal 

funcionamento da instalação». Reproduzem-se de imediato declarações de Manuel Duarte 

Pinheiro, do IST, a propósito da «importação sistemática» de resíduos como forma de viabilizar 

um investimento para o qual os resíduos produzidos sejam insuficientes, o que poderá ser 

visto, em resposta a perguntas nesse sentido feitas pela repórter da RTP, como «uma forma de 

furar parcialmente as regras do jogo, nesse ponto de vista», e que «este não é um negócio 

como outro qualquer, pelas questões de saúde pública e ambientais» associadas, e daí a 

necessidade de regras e de sistemas de acompanhamento rigorosos. Por sua vez, afirma-se 

que «a Ambimed defende-se», sustentando que «(...) neste momento os dois incineradores 



   

29 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

nacionais de resíduos hospitalares são geridos por entidades privadas de capitais 

maioritariamente não público, pelo que devem envolver-se em sã concorrência (...)» e «(...) a 

exportação e a importação de resíduos entre países da União Europeia está não só regulada 

pela Convenção de Basileia como, e mais fundamentalmente, regulada pela legislação de 

resíduos da União Europeia e não pode ser encarada de forma leviana.» 

21. Assinala a peça que «a DGS também deixou claro que Portugal só tem necessidade de um 

incinerador». Os pareceres técnicos apontaram caminhos, mas é aos decisores políticos que 

cabe tomar decisões, segundo Paulo Diegues.  

22. A reportagem questiona a razão pela qual a Ambimed decidira fazer o investimento num 

segundo incinerador, quando Portugal não produziria resíduos hospitalares suficientes para o 

funcionamento de dois equipamentos. Segundo a Ambimed, cuja resposta é entretanto exibida,  

o incinerador existente era manifestamente insuficiente para as necessidades nacionais e, por 

outro lado, Espanha era deficitária neste tipo de tratamento. Conclui daqui a reportagem que «a 

Ambimed admite que queria importar resíduos perigosos, depois de todas as entidades terem 

alertado que Portugal só tem necessidade de um incinerador».  

23. Diz-se que o parecer da DGS teve o peso possível, sendo que até 2013 lhe cabia a competência 

para licenciar este tipo de unidade, mas que passou aí para a APA, através do Decreto-Lei 

127/2013, de 30 de Agosto.  

24. A vogal da APA responsável pelo departamento dos resíduos é Inês Diogo, que «chegou à APA 

pela mão de Pedro Afonso de Paulo», secretário de Estado do Ambiente antecessor do 

mencionado acima Paulo Lemos. Segundo a reportagem, «foi este social-democrata que a 

levou em comissão de serviço da Ambimed para assessora no seu gabinete» e, nove meses 

depois, em despacho assinado pela então ministra da Agricultura Assunção Cristas, tornou-se 

vogal da APA. 

25. A ligação entre Inês Diogo e Pedro Afonso de Paulo terá começado na empresa Tratospital, que 

mais tarde foi vendida à Egeo e Sapec Química, que posteriormente a venderam à Ambimed. 

26. Um depoimento de uma fonte não identificada, apontada como ex-funcionário da Tratospital e 

da Ambimed, terá facultado imagens captadas em 2010 e difundidas na peça da RTP que 

retratam o que chamou de «verdadeiros atentados ambientais». A mesma fonte refere que «a 

engenheira Inês Diogo, com as responsabilidades que tinha, não deu seguimento aos 

melhores processos, porque sem contentores, sem meios de contentorização adequados 

aconteceram situações graves do ponto de vista ambiental». Testemunhou que muitos dos 



   

30 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

resíduos eram transportados em sacos, mesmo os que eram em estado líquido, provocando 

situações de contaminação biológica. 

27. Confrontado com o visionamento das imagens em causa, o especialista do IST considera que as 

mesmas revelam situações inaceitáveis no que respeita ao tratamento de resíduos, e 

nomeadamente a compoente de armazenamento, não estando a respeitar as condições 

mínimas do ponto de vista ambiental e de saúde pública. 

28. A reportagem informa que Inês Diogo não respondeu ao pedido de entrevista do “Sexta às 9”, 

«já a APA garante que esta não teve qualquer intervenção no licenciamento do incinerador da 

Ambimed», garantindo a resposta por escrito da empresa que, por delegação do Conselho 

Diretivo da APA, essas competências pertencem ao respectivo presidente, Nuno Lacasta. 

29. Na peça assinala-se que o despacho da sua nomeação em Diário da República ficou 

estabelecido que Inês Diogo seria responsável pela área de resíduos com exceção dos resíduos 

hospitalares.  

30. No entanto, a mesma fonte não identificada informa que, ainda assim, estando responsável 

pela área de resíduos, Inês Diogo lidaria com dados relativos aos resíduos hospitalares: «até 

pode vir num despacho que, de facto, a Inês Diogo poderá ter funções que não envolvam 

resíduos hospitalares, mas como responsável por uma agência que gere uma plataforma onde 

são descritas as quantidades de resíduos recolhidas por todos os operadores, ela vai ter que 

mexer, claramente, com residuos hospitalares, porque estão lá. Está lá a informação, inclusive 

concorrencial. [Essa plataforma é da responsabilidade] da APA, mas pelo menos em 2015 e em 

2014, sempre que era necessária alguma informação pedida por um cliente, a resposta, sendo 

automática ou não, vinha assinada por Inês Diogo». Por seu lado, a voz off informa que a 

Ambimed não nega que Inês Diogo seja ainda funcionária da empresa. Na resposta da empresa 

diz-se que desde que esta foi requisitada pelo Ministério do Ambiente em 2011 não existe 

qualquer contacto profissional entre as partes. 

31. Na reportagem propõe-se que «voltemos às teias de influência que estão por detrás deste 

caso», explicando depois as ligações entre Inês Diogo, o ex-governante Pedro Afonso de Paulo, 

a Ambimed e o CITRI – Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Industriais. 

32. Sublinha-se que em 9 de Setembro de 2014 Pedro Afonso de Paulo tornou-se vogal do CA do 

CITRI, e que é através desta empresa que ainda hoje este ex-governante mantém ligações à 

Ambimed. Afirma-se que esse mesmo governante terá nomeado várias pessoas para cargos 

influentes, quando ocupou o lugar de SE do Ambiente. Traça-se ainda o seu cruzamento com 

Nuno Lacasta em 2002 no Ministério do Ambiente (e que hoje é presidente da APA), quando 



   

31 

500.10.01/2017/208 

EDOC/2017/5592 

eram respetivamente adjuntos de Isaltino de Morais (ministro) e José Eduardo Martins 

(secretário de Estado). 

33. Informa-se que Pedro Afonso de Paulo deu um primeiro parecer desfavorável ao incinerador do 

SUCH, que recorreu da decisão, e depois uma autorização condicionada, que terá diminuído a 

capacidade de tratamento do incinerador para metade, alegando que Portugal não precisava de 

mais. Mas «em 2015 a história voltou a mudar, e o incinerador da Ambimed recebeu luz verde 

da APA para tratar a metade dos resíduos retirada ao SUCH, mais precisamente 5400 

toneladas».  

34. A peça conclui afirmando que «já fora do período de testes, esta semana o incinerador da 

Ambimed voltou a parar». 

 

Departamento de Análise de Media 


