Deliberacao

ERC/2016/103 (CONTJOR-R)

Queixa da EDA - Eletricidade dos Agores, S.A. contra o servigo de
programas Antena 1 Agores, propriedade da Radio e Televisao de
Portugal, S.A., por falta de rigor informativo na noticia transmitida em
varios blocos noticiarios no dia 18 de janeiro

Lisboa
4 de maiode 2016



ERC

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicagao Social

Deliberagdo ERC/2016/103 (CONTJOR-R)

Assunto: Queixa da EDA — Eletricidade dos Acores, S.A. contra o servico de programas Antena 1
Acores, propriedade da Radio e Televisao de Portugal, S.A., por falta de rigor informativo na noticia

transmitida em varios blocos noticiarios no dia 18 de janeiro

I A Queixa

=

Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicagao Social (doravante, ERC), no dia 18 de
janeiro de 2016, uma queixa efetuada pela EDA — Eletricidade dos Agores, S.A. (doravante,
Queixosa), contra o bloco informativo das 13h00 do servico de programas Antena 1 Acores
(doravante, Denunciada) do dia 18 de janeiro de 2016.

2. A queixa indica que no bloco informativo em causa foi divulgado um alegado desfalque na
empresa no valor de 60 mil euros, praticado por quatro funcionarios da mesma.

3. Refere que o Departamento de Comunicagao da EDA contatou o servico de programas, por volta
das 14h30 desse mesmo dia, «alertando para o facto do valor em causa ser incorreto, uma vez
que 0 montante em causa seria sempre inferiora€12.000,00>.

4. Acrescenta que, nao obstante este esclarecimento, no bloco informativo das 16h00 o servico

de programas «manteve a noticia incorreta».

Il Defesa da Denunciada

5. Faceaosindicios supra referidos, no dia 27 de janeiro de 2016, foi a Denunciada notificada para
o exercicio do contraditdrio.

6. Por carta que deu entrada na ERC no dia 26 de fevereiro de 2016, afirmou que «a Antena 1
Acores ouviu o Diretor Comercial da EDA, tendo incluido, nesse noticidrio, parte das declaragdes
prestadas. De acordo com fontes da Antena 1 Acores, o valor de €60.000 n3o levantava
duvidas, pelo que a preocupacao, do ponto de vista de rigor informativo, nesse noticiario era a

confirmagao do processo, do que esteve na sua origem, bem como do nimero de envolvidos.»



10.

11.

12.

13.

ERC

ENTIDADE REGULADORA

PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Alega também que «ap6s o contacto do departamento de comunicagao da EDA, a RTP Acores e,
em particular, a Antena 1 Acores, tomou boa nota da chamada de atencao por aquela entidade
quanto a corre¢do do montante em causa (inferior a €12.000,00] e no noticiério das 16h00
foram emitidas as declara¢des do Diretor Comercial referindo que os valores envolvidos nao
excediam, na sua totalidade, €12.000,00.»

Continua dizendo que «a pega emitida no noticiario das 13h00 foi repetida as 16h00, destinou-
se unicamente a enquadrar o som/declara¢des do Diretor Comercial da EDA emitido no mesmo
noticiario que confirmava a ocorréncia e retificava os valores em causa para €12.000,00, ou
seja, manteve-se a nossa noticia e colocamos o esclarecimento/contraditdrio da EDA».

Conclui dizendo entender que «foram cumpridos todos os deveres e principios éticos que
enquadram a profissao de jornalista, em particular, o disposto na alinea a) do n.° 1 do artigo
14.°, do Estatuto do Jornalista, no que se refere ao dever dos jornalistas informar com rigor e

isencao».

lll.  Descri¢do das pegas controvertidas

No dia 18 de janeiro de 2016, a Antena 1 Acores, no seu bloco informativo das 13h00, emitiu
uma peca noticiosa sobre um desfalque na EDA praticado por quatro funcionarios da empresa.
A peca, a primeira do alinhamento do bloco informativo, é antecedida pelo seguinte headline:
«Envolvendo alguns milhares de euros, dois desfalques em Sdo Miguel. AAntena 1 Acores sabe
que houve um desfalque na EDA, outro na Cooperativa Costa Norte>.

Com uma duragdo de 2 minutos e 25 segundos, a peca abre com a introdugao do locutor:
«Desfalque na EDA. Hd quatro funciondrios da drea comercial suspensos depois de
instaurados processos disciplinares. 0Os montantes do desfalque variam de centenas a
milhares de euros>.

Segue-se o texto da jornalista sobre a matéria em causa:

«Estdo suspensos, mas ndo serdo demitidos. 0 Gabinete Juridico da EDA instaurou quatro
processos disciplinares aos funciondrios que deram desfalque na empresa. O resultado jd é
conhecido, 15 dias de suspensdo para dois funciondrios e um més para os outros dois. 0s
trabalhadores jd estdo em casa hd pelo menos uma semana. A EDA jé lhes atribuiu também
novas fungdes. Os quatro funciondrios trabalhavam na drea comercial, um deles era mesmo

adjunto do Diretor deste departamento. Os montantes do desfalque vdo de vdrias centenas de



14.

15.

16.
17.

18.

19.

ERC

ENTIDADE REGULADORA

PARA A COMUNICACAO SOCIAL

euros até alguns milhares, porque a situagdo jd se arrastava hd alguns anos. As nossas fontes
falam em 60 mil euros como o valor mais elevado. Num dos casos, o funciondrio sacou dinheiro
que era para ser restituido a um cliente por acertos de faturagcdo e usou-o para beneficiar um
familiar. Os funciondrios, com idades préximas dos 55 anos, confessaram os delitos e estdo a
restituir o dinheiro @ empresa de eletricidade dos Agores.»

De seguida, o locutor toma a palavra para introduzir as declara¢oes de um representante da
EDA: «A EDA confirma o caso, mas prefere ndo lhe chamar desfalque. O Diretor Comercial da
empresa, Paulo Bermonte, diz que ndo houve prejuizos para os clientes>.

Nesse seguimento, Paulo Bermonte, quanto Diretor Comercial da EDA, afirma:

«0 emprego... Enfim... Do termo parece-me manifestamente excessivo. 0 que aconteceu foi
algo diferente. De facto, confirmo aquilo que referiste quanto ao envolvimento de quatro
pessoas da organizagdo, mas o que aconteceu foram situagdes de quebra de confianga pela
realizagdo de operagcdes ndo autorizadas, realizadas no nosso sistema de gestdo comercial. €
essas operacdes envolviam sobretudo contratos encerrados. Como se pode perceber, 0s
movimentos entre esses contratos ndo implica uma alteragdo dos saldos finais das contas.>»
De volta ao locutor, este fecha a peca noticiosa.

Nesse mesmo dia, no bloco informativo das 16h00 da Antena 1 Acores, e de acordo com 0s
conteldos fornecidos pelo operador a esta Entidade, foi também emitida uma pega jornalistica
sobre a tematica aqui em causa.

De acordo com as gravagdes remetidas, nesta peca, o locutor refere: “A EDA confirma o caso,
mas prefere ndo lhe chamar desfalque. O diretor comercial da empresa, Paulo Bermonte,
assegura que o caso ndo acarretou prejuizos para os clientes.”

Sao, assim, introduzidas as declaracdes de Paulo Bermonte:

‘0 emprego... Enfim... Do termo parece-me manifestamente excessivo. 0 que aconteceu foi algo
diferente. De facto, confirmo aquilo que referiste quanto ao envolvimento de quatro pessoas da
organizagdo, mas o que aconteceu foram situagoes de quebra de confianca pela realizagéo de
operagbes ndo autorizadas, realizadas no nosso sistema de gestdo comercial. £ essas
operagdes envolviam sobretudo contratos encerrados. Que ndo hd qualquer, diria eu, relagdo
ou qualquer impacto com aquilo que sdo as contas dos nossos clientes. A EDA fatura 130
milhdes de euros por ano. 0 que nds apuramos nesses movimentos cruzados, que entretanto

foram auditados e identificados, nem chega a 12 mil euros na sua totalidade.”



20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

ERC

ENTIDADE REGULADORA

PARA A COMUNICACAO SOCIAL

0 locutor fecha a peca referindo que os quatro funcionarios da EDA envolvidos se encontram
suspensos de fungdes.

Foi, ainda, identificada uma peca noticiosa emitida no bloco informativo das 18h00 do referido
servi¢o de programas sobre a tematica em causa.

A peca, com uma duracao de um minuto e 35 segundos, surge na quinta posi¢cao do
alinhamento do noticiario.

Os conteldos sao grosso modo semelhantes aqueles veiculados no noticiario das 13h00, com
a excecao de neste Ultimo bloco informativo ndo serem emitidas as declaracdes de Paulo

Bermonte, o Diretor Comercial da EDA.

IV.  Anélise e Fundamentagao

Na queixa em andlise estd em causa o rigor informativo na noticia transmitida pela Antena 1
Acores, no dia 18 de janeiro de 2016, sobre um alegado desfalque na EDA praticado por quatro
funcionarios. Na peca noticiosa visada foi referido que o alegado desfalque teria sido no valor de
€60.000,00. No entanto, a Queixosa afirma que o valor ndo foi além de €12.000,00.

Nos termos do artigo 14.°, alinea a}, do Estatuto do Jornalista, constitui dever fundamental dos
jornalistas «exercer a atividade com respeito pela ética profissional, informando com rigor e
isencao». Em sentido idéntico, o ponto 1 do Cédigo Deontoldgico dos Jornalistas estabelece
que «o jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidao e interpreta-los com honestidade>.
Em termos conceptuais, tem sido entendimento da ERC que o rigor informativo representa um
dos principios que orientam a pratica jornalistica, no sentido de dela resultar uma comunicacao
publica de conteddo ajustado a realidade ou de reduzido grau de indeterminagao: quanto mais
rigorosa mais confidvel sera; ao invés, o erro, a imprecisao a duvida ou a distorgao podem
implicar uma diminuicao da qualidade e credibilidade informativas.

0 Queixoso alega que o valor do desfalque que foi noticiado na peca visada nao é rigoroso,
tendo, ap6s a emissao do bloco informativo das 13 horas, entrado em contacto com o
Denunciado pedindo para corrigir a informacao que tinha sido erradamente veiculada.

Refere ainda que mesmo depois dos esclarecimentos que foram prestados, o Denunciado

manteve a mesma informagao no bloco noticioso das 16h00.



29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

ERC

ENTIDADE REGULADORA

PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Por sua vez, alega o Denunciado que no bloco noticioso das 16h00, muito embora tenham
mantido na peca a referéncia de £€60.000,00, transmitiram no final da noticia uma retificacao a
este valor.

Através da audicao das gravag@es enviadas a ERC pelo Denunciado, constata-se que a
retificacao foi feita neste bloco noticioso.

Nao obstante, como € referido no ponto 21 e seguintes da presente deliberacdo, o Denunciado
manteve na noticia das 18h00 o valor n3o retificado, omitindo nesta edi¢ao a retificagao da
Queixosa.

0 Conselho Regulador considera que tendo o Denunciado recebido o esclarecimento da
Queixosa relativamente ao valor que estava em causa na noticia deveria ter retificado a
informacao prestada nos blocos noticiosos seguintes.

A peca que passa no noticiario das 18h00 é um decalque da peca anterior, ou seja, verifica-se
que nao existiu mais trabalho jornalistico sobre este assunto.

Por outro lado, o Denunciado constréi a maior parte da peca jornalistica em causa sem
identificar quais sao as fontes de informagao, socorrendo-se de expressdes genéricas como
«as nossas fontes falam em ...».

Nos termos do artigo 14.° n. 1, alinea f), do Estatuto do Jornalista, constitui dever
fundamental do jornalista «[i]dentificar, como regra, as suas fontes de informac3o e atribuir as
opinides recolhidas aos respetivos autores». Registe-se ainda o ponto 6 do Codigo
Deontolégico do Jornalista, em que se afirma que «[o] jornalista deve usar como critério
fundamental a identificagao das fontes».

Com efeito constata-se que, na noticia visada, o servico de programas nao identificou as fontes,
incumprindo desse modo o dever de identificabilidade das fontes, em prejuizo do rigor
informativo.

Verifica-se também que, ndo obstante o Denunciado ter procurado ouvir as partes com
interesses atendiveis no caso, através das declaracées de Paulo Bermonte, nao tentou
esclarecer o valor do alegado desfalque que estava em causa, assinalando-se negativamente
este facto.

Considerando o exposto nos pontos precedentes, conclui-se pela nao verificagao do rigor
informativo na noticia transmitida pelo Denunciado, no dia 18 de janeiro de 2016, sobre o
alegado desfalque na empresa Queixosa, tendo sido violado o artigo 14.%, n.° 1, alinea e) e

alinea f), do Estatuto do Jornalista.



ERC

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL
V.  Deliberagao

Tendo apreciado uma queixa apresentada pela EDA — Eletricidade dos Acores, S.A. contra o servigo de
programas Antena 1 Acores, propriedade da Radio e Televisao de Portugal, S.A,, por falta de rigor
informativo na noticia transmitida no dia 18 de janeiro de 2016 em varios blocos noticidrios, o
Conselho Regulador, no exercicio das atribuicdes e competéncias de regulacdo constantes,
respetivamente, na alinea f] do artigo 7.°, nas alineas a) e d) do artigo 8.° e na alinea a) do n.° 3 do
artigo 24.° dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.° 53/2005, de 8 de novembro, delibera

considerar a queixa procedente, dando por verificada a violagao do disposto no artigo 14° n.° 1,

alineas a) e f), do Estatuto do Jornalista.
Lisboa, 4 de maio de 2016
0 Conselho Regulador,
Carlos Magno
Alberto Arons de Carvalho
Luisa Roseira

Raquel Alexandra Castro

Rui Gomes



