
Conselho Regulador da 

 Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

Deliberação 

34/CONT-I/2011 
 

 

 

Queixa da Sporting – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, 

contra o jornal Correio da Manhã 

 

 

Lisboa 

6 de Dezembro de 2011 



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 34/CONT-I/2011 

 

Assunto: Queixa da Sporting – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, contra o jornal 

Correio da Manhã 

 

 

I.  Identificação das partes 

 

1. Sporting – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, como Queixosa, e jornal Correio 

da Manhã, na qualidade de Denunciado. 

 

II.  Objecto da queixa 

 

2. A queixa tem por objecto a notícia intitulada “O Sporting já perdeu a alma”, 

publicada na edição de 3/10/2010 do jornal Correio da Manhã, com chamada de 

primeira página, requerendo-se, dentro dos objectivos, atribuições e competências da 

ERC, a tomada das medidas tidas por adequadas para o caso. 

 

III.  Argumentação da Queixosa 

 

3. A queixa deu entrada na ERC em 25/10/2010, alicerçando-se, em síntese, nos 

seguintes argumentos: 

a) Na sua edição de 3/10/2010, “[o] jornal Correio da Manhã (…) fez uma série 

de considerações e recolha de depoimentos que ofendem o bom nome e reputação 

de Francisco Costa (Costinha) e da Sporting SAD”; 

b) “A violação dos deveres elementares dos jornalistas tem início quando o jornal 

dá por verídica uma (falsa) notícia acerca de novas regras restritivas da liberdade 

em vigor no seio do plantel do Sporting SAD e posteriormente pede comentários 



 

 

2 

 

sobre essas alegadas regras a pessoas credíveis no meio sportinguista, sem cuidar 

de conformar ou desmentir essa notícia junto dos responsáveis do clube”; 

c) O Correio da Manhã partiu do pressuposto de que o Sporting e o seu director de 

futebol criaram ou impuseram um conjunto de normas que a Queixosa reputa de 

falsas; 

d) Era exigível ao Correio da Manhã um outro tipo de comportamento, 

designadamente “ouvir a Sporting SAD e/ou Costinha” e “não agir com má-fé, 

interpelando pessoas credíveis pedindo opinião acerca de factos que careciam de 

qualquer sustento ou confirmação”; 

f) Neste contexto, ou o Correio da Manhã foi “conscientemente perverso” ou “foi 

totalmente enganado por alguma fonte mas conformou-se com a publicação”; 

g) “A agravar a situação, por causa desta falsidade, os comentários e opiniões de 

diversas figuras ligadas ao clube, a acentuarem as críticas ao Sporting”, por isso, 

acabando “involuntariamente por contribuir para o avolumar da ofensa”; 

h) “E assim nasceram uma série de falsas criticas que, por serem oriundas de 

quem são, mancham com maior intensidade o bom nome da Sporting SA e 

ofendem especialmente a reputação e boa fama de Francisco Costa (Costinha)”; 

i) “No mesmo dia 3 de Outubro em que saiam estas reportagens, os capitães da 

equipa principal do Sporting emitiram um comunicado, lido em conferência de 

imprensa, onde repudiavam essa falsa notícia. (…) Não obstante, não foi 

efectuado qualquer pedido de desculpas, público ou privado, nem ao Sporting, 

nem aos responsáveis do clube directamente visados (ou se o foi, não teve 

qualquer repercussão na opinião pública”; 

j) O Correio da Manhã não ouviu qualquer das partes com interesses atendíveis no 

caso, como determina o princípio primeiro do Código Deontológico dos 

Jornalistas, bem como não observou os princípios da objectividade e do rigor da 

informação, consagrados no artigo 3.º da Lei de Imprensa; 

l) Foram igualmente violados, com maior ou menor intensidade, os deveres 

constantes no ponto 6 do Código Deontológico dos Jornalistas e nas alíneas a), e) 

e f) do n.º 1 e alíneas a) e c) do n.º 2 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista; 



 

 

3 

 

m) Por tudo isto, requer-se à ERC, dentro dos objectivos, atribuições e 

competências que lhe são próprias, a tomada das medidas que tiver por como 

adequadas para o caso, designadamente: 

“Participar ao Ministério Público, nos termos do art. 67.3 dos Estatutos da ERC, 

da existência de ilícitos penais, por parte do Correio da Manhã, nomeadamente 

dos seguintes crimes contra a honra: difamação (arts. 180.1, 182 e 183.2 do 

Código Penal) e ofensa a pessoa colectiva (arts. 187.1 e 187.2.a) do Código 

Penal). 

Decretar o incumprimento, por parte do Correio da Manhã, dos princípios de rigor 

e objectividade que devem pautar a actividade jornalística, conforme previsto 

nomeadamente no art. 14.1.a) do Estatuto do Jornalista. 

Decretar a violação por parte do Correio da Manhã dos deveres previstos no 

Estatuto do Jornalista, art. 14.1.a), e), f) e ainda no art. 14.2.a) segunda parte e c). 

Instar o jornal Correio da Manhã ao cumprimento do dever ético legal ‘de ouvir as 

partes com interesses atendíveis’ que pode impor que notícias desfavoráveis aos 

visados, maxime as falsas, não sejam imediatamente divulgadas para que se 

realizem todas as diligências ao alcance do jornal com vista à audição dos visados. 

Instar o jornal Correio da Manhã a assegurar doravante um maior rigor no 

cumprimento das normas e princípios ético-legais impreteríveis no tratamento 

jornalístico dos factos, designadamente que as manchetes e notícias alusivas ao 

Sporting respeitem o rigor informativo. 

Instar o jornal Correio da Manhã a revelar, ao abrigo do ponto 6 do Código 

Deontológico dos Jornalistas e do art. 14.2.a) do Estatuto do Jornalista, a fonte 

que usaram os jornalistas Filipe A. Ferreira e Octávio Lopes, bem como o jornal 

Correio da Manhã, para prestarem informação falsa.” 

4. A Queixosa requereu ainda a audição das testemunhas Francisco Costa, Nuno Dias, 

Tiago Ferreira e Paulo Gama. 

 

 

 



 

 

4 

 

 

IV.  Defesa da Denunciada 

 

5. Notificada nos termos e para efeitos do preceituado no artigo 56.º dos Estatutos da 

ERC para se pronunciar quanto ao teor da queixa apresentada, o Denunciado veio ao 

processo deduzir oposição, que passaremos a sintetizar da seguinte forma: 

a) A queixa levanta problemas de legitimidade, uma vez que a notícia em causa 

refere-se primariamente ao director desportivo do Sporting, o qual não é Queixoso 

no processo, e a entidade proprietária do jornal não tem (e legalmente não pode 

ter) qualquer influência nos conteúdos das publicações que detém; 

b) Para o Director do Correio da Manhã fica claro que, sendo a queixa 

apresentada na ERC apenas contra a sua pessoa – e não também contra os 

jornalistas subscritores da peça – “só poderá deduzir oposição naquilo que é a sua 

esfera de actuação, os seus poderes, as suas competências e as suas 

responsabilidades”; 

c) A representação de que fala a alínea e) do n.º 1 do artigo 20.º da Lei de 

Imprensa (quanto ao estatuto do director) é uma representação orgânico-

administrativa, “porquanto esse estatuto carece de ser articulado com os direitos e 

obrigações de outras partes, maxime a empresa editorial e os jornalistas”; 

d) A Queixosa e Francisco Costa não accionaram o direito de resposta 

relativamente aos conteúdos publicados no jornal, nem emitiram um comunicado, 

uma declaração ou um desmentido relativamente às notícias em causa; 

e) Os factos já tinham sido divulgados por um jornal desportivo, no dia 2 de 

Outubro, sem que os mesmos tivessem sido desmentidos pela Queixosa; 

f) Perante um quadro em que havia dois experientes jornalistas envolvidos na 

peça, “que relatavam detalhadamente a tal regulamentação interna, os factos 

foram, evidentemente, tomados por verdadeiros para publicação”; 

g) “Dada a natureza dos factos contidos na peça, não passou, nem passa, pela 

cabeça de quem determinou a sua publicação, que os mesmos, não tivessem 

origem em fonte absolutamente fidedigna e comprovada”; 



 

 

5 

 

h) Os jornalistas não confirmaram com os serviços de relações públicas do clube 

as notícias em questão porque, “dada a natureza reservada e sensível da dita 

regulamentação, com absoluta probabilidade, seria a mesma negada pelos ditos 

serviços”; 

i) Em relação às declarações de Luis Duque, as mesmas foram devidamente 

contextualizadas e fielmente reproduzidas, não podendo a Direcção do jornal nem 

os signatários do artigo responder por elas; 

j) O mesmo se dirá em relação a Tonel, Derlei, Rui Jorge e Nelson, os quais “de 

livre vontade, manifestaram as suas convicções pessoais sobre o assunto”; 

l) “Não está na competência da ERC praticar os ‘aferimentos’ que a queixosa 

pretende”, uma vez que o n.º 3 do artigo 67.º dos seus Estatutos “apenas comete à 

ERC – como comete à generalidade dos organismos públicos (art.º 242.º n.º 1b) 

do Código do Processo Penal – o dever de denúncia obrigatória perante indícios 

de ilícito criminal e não a capacidade de formular juízos ou apreciações sobre 

essas situações”; 

m) A violação, por parte de um jornalista, dos deveres consignados nas diversas 

alíneas do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, “responsabiliza-o a ele em 

primeira linha, e ao director e à empresa jornalística subsidiariamente, nos termos 

que atrás se deixaram expressos”; 

n) Se a Queixosa entende que existe violação do direito à imagem, esse acto 

consiste na perpetração de um ilícito civil (artigos 79.º e 483.º do Código Civil) 

que é do conhecimento dos tribunais e, como tal, não cabe nas competências da 

ERC; 

o) Já quanto à possibilidade de a ERC decretar a violação, por parte do Correio da 

Manhã, dos deveres previstos nas alíneas a), e) e f) do n.º 1 do artigo 14.º do 

Estatuto do Jornalista, e ainda nas alíneas c), d) e h) do n.º 2 do mesmo artigo 14.º, 

como pretende a Queixosa, (1) o Correio da Manhã ou a empresa proprietária não 

podem ser autores da violação dessas normas, já que as mesmas são dirigidas aos 

jornalistas, (2) não sendo licito nem possível à ERC emitir juízo de valor sobre a 

conduta destes profissionais, por preterição do princípio do contraditório, e (3) 



 

 

6 

 

também porque, fora dos casos de responsabilidade civil e criminal, a apreciação 

deontológica de eventual violação dos deveres dos jornalistas compete 

exclusivamente à Comissão da Carteira Profissional do Jornalista; 

p) Se a Queixosa se preocupasse com a reposição da verdade e do rigor 

alegadamente postos em crise pela notícia, teria exercido o seu direito de resposta, 

o qual seria obviamente publicado; 

q) “É patente que, alguém fidedignamente colocado na estrutura da Queixosa 

anda a informar para o exterior, nomeadamente para os órgãos de comunicação 

social”; 

r) Vários órgãos de comunicação social, entre os quais O Jogo e o Record, se 

referiram ao mesmo assunto, sendo que “no programa da SIC Notícias ‘Tempo 

Extra’, difundido em data próxima, o jornalista Rui Santos afirmou que tinha na 

sua posse um documento onde estavam assinaladas as normas pelas quais os 

jogadores do SCP se deviam reger”; 

s) “[P]arece óbvio que à Queixosa interessará, mais do que a reposição da 

verdade, a identificação da origem das ‘fugas de informação’, só que, salvo o 

devido respeito, não é essa a função da ERC”. 

6. Nestes termos, requer a Denunciada o arquivamento dos presentes autos. 

 

V.  Audiência de conciliação 

 

7. De acordo com o previsto no artigo 57.º dos Estatutos da ERC, procedeu-se à 

notificação das partes para a efectivação da audiência de conciliação, a qual se 

concretizou em 21 de Dezembro de 2010. 

8. Porém, tendo em vista os objectivos legais da audiência de conciliação, e após 

exposição dos pontos de vista das partes em litígio, não se logrou obter acordo, pelo que 

o processo prosseguiu a tramitação determinada no artigo 58.º dos Estatutos da ERC. 

 

VI.  Normas aplicáveis 

 



 

 

7 

 

9. As normas aplicáveis ao caso vertente são, especialmente, as previstas na alínea e) e 

f) do n. º 2 do artigo 2.º, no artigo 3.º, na alínea e) do artigo 20.º e na alínea b) do artigo 

22.º da Lei de Imprensa, nos artigos 11.º e 14.º do Estatuto do Jornalista, bem como na 

alínea b) do artigo 6.º, na alínea d) do artigo 7.º, na alínea d) do artigo 8.º e na alínea a) 

do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC. 

 

VII.  Análise e fundamentação 

 

A) Questões prévias 

10. A Sporting – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD apresentou igualmente queixa 

contra o jornal Record, a qual tinha por objecto o tratamento da notícia que ocupava a 

manchete da sua edição do dia 2/10/2010, intitulada “Conheça as novas regras de 

Costinha para o Sporting – Ministro impõe as sua leis”. Quanto a esses factos o 

Conselho Regulador aprovou, em 16/03/2011, a Deliberação 4/CONT-I/2011, acabando 

por considerar que havia sido violado, por parte daquele jornal, o dever de rigor 

informativo, por total omissão de referências às fontes de informação e preterição da 

audição das partes com interesses atendíveis. Naturalmente, dado o paralelismo dos 

factos, o teor daquela Deliberação influencia decisivamente a apreciação agora em 

causa. 

11. Desde logo porque a oposição do Director do Correio da Manhã retoma a questão da 

legitimidade, considerando que a queixa levanta “sérios problemas” nessa vertente, ao 

pretender enquadrar determinadas condutas em termos de responsabilidade civil, 

criminal ou até de responsabilidade disciplinar dos jornalistas, pelas quais, pelo menos 

em primeira linha, o Director do jornal não pode responder. 

12. Assim, importará verificar, previamente, de entre todas as questões que a Queixosa 

pretende ver apreciadas, quais aquelas que não cabem nesta instância de apreciação, 

tendo por referência as competências e atribuições próprias da ERC. 

13. Em primeiro lugar, não poderá a ERC pronunciar-se quanto à existência dos ilícitos 

penais referidos pela Queixosa como tendo sido cometidos pelo Denunciado no domínio 

dos crimes contra a honra, concretamente os crimes de difamação e ofensa a pessoa 



 

 

8 

 

colectiva. Isto porque não dispõe a ERC dos meios e das competências para averiguar se 

se encontram preenchidos os elementos objectivos e subjectivos do tipo de crime e 

também porque se trata de crimes particulares que dependem de denúncia dos 

ofendidos. O n.º 3 do artigo 67.º dos Estatutos da ERC institui o dever de esta participar 

às autoridades competentes a existência de indícios da prática de crimes quando se trate 

de crimes que não dependam exclusivamente de queixa dos ofendidos e se revistam de 

natureza pública, pela natureza dos bens jurídicos eventualmente lesados. Não será o 

caso dos crimes de difamação, injúria ou ofensa a pessoa colectiva. 

14. Igualmente, será de afastar liminarmente a apreciação das condutas individualmente 

consideradas dos jornalistas do Correio da Manhã que elaboraram as peças em questão. 

Efectivamente, a violação dos deveres profissionais dos jornalistas constitui atribuição 

da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, a qual poderá desencadear o 

respectivo procedimento disciplinar por sua iniciativa, mediante participação de pessoa 

que tenha sido directamente afectada pela infracção disciplinar, ou do conselho de 

redacção do órgão de comunicação social em que esta foi cometida. É este o regime 

admitido no n.º 5 do artigo 21.º do Estatuto do Jornalista. Por sua vez, a ERC encontra-

se legalmente autorizada a intervir, no caso, sobre as pessoas singulares ou colectivas 

que editem publicações periódicas, como dispõe a alínea b) do artigo 6.º dos seus 

Estatutos. 

15. Quanto à questão das fontes de informação, suscitada pela Queixosa em termos de a 

ERC instar o jornal Correio da Manhã a revelar a fonte usada pelos jornalistas, ao 

abrigo do ponto 6 do Código Deontológico dos Jornalistas e da alínea a) do n.º 2 do 

artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, haverá que distinguir dois aspectos, os quais 

assumirão diferente relevância. Desde logo, primeiro aspecto, sublinhando-se a 

inadequação deste processo para, coercivamente, obter como resultado a identificação 

das fontes usadas pelos jornalistas. Esta impossibilidade legal tem assento no artigo 11.º 

do Estatuto do Jornalista, norma que visa proteger o sigilo profissional dos jornalistas, a 

qual estabelece o processo penal como meio próprio de excepção à quebra do sigilo. 

Esse regime encontra-se consagrado no artigo 135.º do Código de Processo Penal. Por 

outro lado, segundo aspecto, trazendo à colação o dever de identificação das fontes 



 

 

9 

 

como regra de boas práticas, tendo consagração legal no catálogo de deveres dos 

jornalistas, identificados no artigo 14.º do Estatuto do Jornalista. Esta última vertente 

será, inevitavelmente, retomada mais adiante. 

16. Finalmente, é imperioso reconhecer-se à Queixosa (Sporting – Sociedade 

Desportiva de Futebol, SAD) a legitimidade necessária à apresentação da presente 

queixa, levando em conta o seu interesse num assunto que inequivocamente afecta a 

imagem da Sociedade, embora o tratamento jornalístico do tema surja personalizado em 

torno da figura do Director Francisco Costa. Em última instância é a vida interna da 

organização que surge questionada em função das decisões que são imputadas a 

Francisco Costa, preenchendo-se assim os requisitos constantes do artigo 55.º dos 

Estatutos da ERC em termos de legitimidade para apresentação de queixa. 

17. A Queixosa requereu a audição de quatro testemunhas ligadas ao Sporting Clube de 

Portugal, incluindo o próprio Francisco Costa. Entendeu-se não deferir a realização 

destas diligências, porquanto, no caso em apreço e à luz das competências e atribuições 

da ERC, importa sindicar o cumprimento dos deveres ético-legais por parte do órgão de 

comunicação social e não o apuramento dos factos que são objecto da notícia. A 

tentativa de investigação desses factos padeceria sempre de um problema de 

enquadramento: a ERC não é um tribunal que determine a realidade factual e também 

não persegue os ditos factos utilizando as técnicas que são próprias do jornalismo. 

 

B) Questões relevantes 

18. A ERC encontra-se vinculada ao dever de decisão previsto no artigo 58.º dos seus 

Estatutos e é competente para apreciar a matéria objecto da queixa, nos termos do 

disposto na alínea b) do artigo 6.º, na alínea d) do artigo 7.º, na alínea d) do artigo 8.º e 

na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos mesmos Estatutos. 

19. Em primeiro lugar, dir-se-á que não dispõe a ERC de elementos probatórios que lhe 

permitam concluir quanto à existência das “regras de Costinha”, nem é essa a sua 

vocação, pelo que não se encontra em condições de se pronunciar quanto à alegada 

falsidade dos factos que suscitaram os comentários reproduzidos pelo Correio da 

Manhã, como seria pretensão da Queixosa. Na verdade, em face do desmentido 



 

 

10 

 

produzido na queixa que deu origem ao processo, o Denunciado reitera a veracidade da 

matéria noticiada, embora admitindo que o Regulamento cuja autoria é atribuída a 

Francisco Costa “não foi para a frente, por via da sua divulgação (…)”. 

20. No entanto, não pode deixar de observar-se que a peça do Correio da Manhã, ao não 

referir qualquer fonte de informação ou qualquer suporte documental que lhe conferisse 

consistência, não deixa de causar alguma incredibilidade, necessitando agora o 

Denunciado de recorrer à referência a um documento que estaria na posse do jornalista 

Rui Santos, da SIC Notícias, “onde estavam assinaladas as normas pelas quais os 

jogadores do SCP se deviam reger”, tendo o dito jornalista afirmado isso mesmo no seu 

programa “Tempo Extra”. 

21. Feita esta reserva, a análise circunscreve-se aos aspectos formais da formulação da 

notícia, mas, ainda assim, nucleares quanto à aferição das boas práticas jornalísticas na 

sua perspectiva ético-jurídica. 

22. Nesta ponderação, tal como foi seguido na Deliberação 4/CONT-I/2011, assume 

especial relevo a circunstância de a peça jornalística não fazer qualquer menção às 

fontes de informação que forneceram a matéria noticiosa. A alínea f) do n.º 1 do artigo 

14.º do Estatuto do Jornalista institui a regra da identificação das fontes de informação, 

na esteira do que dispõe igualmente o Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses. 

A omissão de qualquer referência a fontes de informação, como é o caso em apreço, 

poderia ser justificada e entendida num contexto de legítima e atendível necessidade de 

protecção da sua confidencialidade, posição que tem respaldo na alínea a) do n.º 2 do 

mesmo artigo 14.º do Estatuto do Jornalista. Porém, o que se verifica na notícia objecto 

da queixa é que, se circunstâncias existiram que mereceriam especial cuidado quanto à 

protecção das fontes, a verdade é que no texto da notícia não se apresenta qualquer 

explicação que permita aos leitores uma contextualização da fonte, mesmo através de 

formulação recorrente em situação em que a protecção da fonte constitui ponto crítico 

na redacção da notícia. Devendo ser a não identificação das fontes uma excepção à 

regra, é dever dos jornalistas dotar os leitores de elementos de compreensão quanto à 

impossibilidade da sua revelação, obviamente sem colocar em causa a protecção que no 

caso em concreto for devida a essa fonte. 



 

 

11 

 

23. A ausência de referência às fontes de informação no corpo da notícia mereceu da 

parte do Denunciado o comentário de que “os factos relatados na notícia foram trazidos 

à estampa por dois experientes jornalistas do ‘Correio da Manhã’” e “já tinham sido 

divulgados por um jornal desportivo, no dia 2 de Outubro, sem que os mesmos tivessem 

sido desmentidos pela Queixosa”.  

24. Acrescentou o Denunciado que “[p]erante este quadro em que havia não um, mas 

dois jornalistas envolvidos na peça, que relatavam detalhadamente a tal regulamentação 

interna, os factos foram, evidentemente, tomados por verdadeiros para publicação”, não 

lhe passando pela cabeça que, repete-se, dada a natureza dos factos contidos na peça, 

que os mesmos, não tivessem origem em fonte absolutamente fidedigna e comprovada”. 

Mais adiante, o Denunciado acrescenta que “[é] patente que, alguém fidedignamente 

colocado na estrutura da Queixosa anda a informar para o exterior, nomeadamente para 

os órgãos de comunicação social”. 

25. Esta posição do Denunciado perante a regra da identificação das fontes e os 

mecanismos legais de protecção das mesmas, revela, no mínimo, uma deficiente 

compreensão dos princípios ético-legais que os encorpam. O que está em causa não é a 

confiança que o Director de uma publicação tem nos seus jornalistas mas sim o direito à 

informação por parte dos leitores e os direitos dos visados na notícia. No caso destes 

últimos, a sua legítima intenção de reagir perante uma determinada notícia ficará 

objectivamente diminuída em face da omissão de informação relevante, como será a 

elementar regra de indicação das fontes de informação. 

26. Até porque, pelos vistos, conforme revelado pelo Denunciado mas omitido na 

notícia, sem razão justificável, a fonte de informação seria alguém colocado na estrutura 

da Queixosa, o que não deixaria de ser elemento informativo importante para a 

contextualização dos factos e credibilização da matéria noticiosa. É neste quadro de 

exigência e de coerência que se procura atingir o objectivo de uma informação rigorosa, 

no respeito pelos deveres consagrados na alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do 

Jornalista. 

27. Alega também a Queixosa que nada foi feito para confirmar ou desmentir a notícia 

junto da Sporting SAD, tanto mais que “o Correio da Manhã bem sabe que o Sporting 



 

 

12 

 

dispõe de um departamento de comunicação que interage diariamente com os 

jornalistas”. O conteúdo da notícia parece dar razão à Queixosa, já que não se insere 

qualquer referência à posição do Sporting ou a qualquer tentativa de auscultar os seus 

responsáveis. O que o próprio Denunciado reconhece com a justificação de que “dada a 

natureza reservada e sensível da dita regulamentação, com absoluta probabilidade, seria 

a mesma negada pelos ditos serviços”. 

28. Neste ponto, compete dizer que é descabido, como faz o Denunciado, afirmar que 

“se à Queixosa (…) preocupasse a reposição da verdade e do rigor alegadamente postos 

em crise pela notícia, teria exercido o seu direito de resposta, o qual seria obviamente 

publicado”. O direito resposta é um instituto jurídico com autonomia própria, 

reconhecido constitucionalmente e disciplinado no artigo 24.º e seguintes da Lei de 

Imprensa. O recurso ao exercício deste direito resulta da capacidade de auto-

determinação dos eventuais lesados, decorre num espaço temporal que é posterior à 

notícia e não afasta a responsabilidade dos órgãos de comunicação social quanto aos 

conteúdos publicados, nem, tão pouco, deverá fazer diminuir a sua vigilância quanto ao 

cumprimento dos deveres dos jornalistas. 

29. A alínea e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista manda que os jornalistas 

ouçam as partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupem. Trata-se de um 

princípio estruturante da actividade jornalística e não se afigura que deva ceder perante 

as razões invocadas pelo Denunciado. A antecipação ou a presunção da posição que vai 

ser assumida pelas partes com interesses atendíveis não pode em caso algum levar o 

jornalista a prescindir da sua audição. Ter a pretensão de antever a declaração das partes 

interessadas equivale a instituir a regra da infalibilidade do jornalista, de todo 

inaceitável em face das exigências de rigor e isenção que devem caracterizar o seu 

exercício. O leitor, como titular do direito à informação, deve ter acesso ao 

pronunciamento das partes envolvidas na notícia, retirando autonomamente as suas 

conclusões e formulando os seus próprios juízos de valor, mesmo na circunstância de as 

mesmas optarem por não prestar qualquer declaração ao jornalista. 

30. O desrespeito por estes princípios básicos da actividade jornalística, quer quanto à 

referenciação das fontes de informação quer quanto à audição das partes com interesses 



 

 

13 

 

atendíveis, menoriza o trabalho do jornalista, subestima a inteligência do leitor e 

despreza as pessoas que são objecto da notícia, ferindo gravemente o capital de 

credibilidade que o órgão de comunicação social logrou granjear, o qual constitui o seu 

bem mais precioso. 

 

VIII. Deliberação 

 

Tendo apreciado a queixa da Sporting – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, contra 

o jornal Correio da Manhã, tendo por objecto a notícia intitulada “O Sporting já perdeu 

a alma”, publicada na edição de 3/10/2010 daquele jornal, o Conselho Regulador da 

ERC, pese embora tardiamente, delibera, ao abrigo do disposto na alínea b) do artigo 

6.º, na alínea d) do artigo 7.º, na alínea d) do artigo 8.º e na alínea a) do n.º 3 do artigo 

24.º dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

1. Considerar parcialmente procedente a queixa, designadamente no que respeita à 

violação do dever de rigor informativo, por total omissão de referências às fontes 

de informação e preterição da audição das partes com interesses atendíveis, como 

seria manifestamente o caso da Sporting – Sociedade Desportiva de Futebol, 

SAD, o que decorre do disposto no artigo 3.º da Lei de Imprensa e das alíneas a) e 

e) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista; 

2. Instar o jornal Correio da Manhã a, no futuro, cumprir de forma rigorosa as 

normas ético-legais que impõem o respeito daquele dever. 

 

É devida taxa por encargos administrativos, no montante de 4,5 unidades de conta, nos 

termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 11.º e do Anexo V do Decreto-Lei n.º 

103/2006, de 7 de Junho, conforme alterado pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de 

Março, e rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 36/2009, de 28 de Maio. 

 

Lisboa, 6 de Dezembro de 2011 

 



 

 

14 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Brízida Castro 

Rui Gomes 


