
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2025/227 (DR-TV)  

 

 

Recurso da TVI contra a SIC, por alegada denegação ilícita do 
direito de resposta e de retificação, relativamente à reportagem 
com o título «Tal&Qual usado para Difamar e Denegrir», emitida 

no dia 1 de maio de 2025, no Jornal da Noite 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
9 de julho de 2025



   

1 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2025/227 (DR-TV) 

 

Assunto: Recurso da TVI contra a SIC, por alegada denegação ilícita do direito de resposta e de 

retificação, relativamente à reportagem com o título «Tal&Qual usado para Difamar 

e Denegrir», emitida no dia 1 de maio de 2025, no Jornal da Noite 

 

I. Identificação das partes 

1. TVI – Sociedade Independente, SA, na qualidade de Recorrente, e SIC, propriedade da 

Impresa – SGPS, SA, na qualidade de Recorrida. 

 

II. Objeto do recurso 

2. O recurso tem por objeto a alegada denegação ilícita do direito de resposta e de 

retificação, por parte da Recorrida, relativamente à reportagem transmitida no serviço 

de programas SIC, com o título «Tal&Qual usado para Difamar e Denegrir», emitida no 

dia 1 de maio de 2025, no Jornal da Noite. 

 

III. Argumentação da Recorrente 

3. Em recurso enviado à ERC, no dia 9 de maio de 2025, alega a Recorrente que «[n]o dia 

1 de maio de 2025, o serviço de programas televisivos SIC, no serviço noticioso Jornal 

da Noite, emitiu uma reportagem no âmbito da rúbrica de Investigação SIC (das 

20h53m às 21h24m) (…) com o título “Tal&Qual usado para difamar e denegrir” (…)». 

4. Refere que a reportagem «(…) debruça-se sobre a forma como alegadamente, a 

publicação (…) Tal&Qual teria sido utilizada numa estratégia do empresário Luís 

Bernardo e de José Paulo Fafe, para perseguir e ou beneficiar determinadas pessoas. 

Entre os perseguidos, estariam (…) a comentadora Ana Gomes, o Senhor Presidente 



   

2 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

da República e Francisco Pinto Balsemão e a sociedade Impresa. E entre os 

beneficiários (…) destaca-se o empresário Mário Ferreira, conhecido acionista do 

Grupo Media Capital, sociedade holding que detém a TVI». 

5. Considera que, «[n]o desenvolvimento da informação, a reportagem, a partir das 

21h08m e até às 21h18m, constrói uma narrativa que envolve diretamente a TVI e a 

CNN Portugal, por diversas formas, como associada do Tal&Qual e participando da 

estratégia do referido empresário Luís Bernardo – quer porque teria emitido, sem 

efetivo pagamento, um spot de publicidade do jornal Tal&Qual, quer por ter encetado 

uma campanha de difusão de notícias sobre a legalidade da casa de Sintra de Ana 

Gomes, e que depois o Tal&Qual explorou, ou ainda porque a CNN Portugal teria feito 

parcerias exclusivas para acesso a fontes de informação com essa mesma publicação». 

6. Defende que «[d]urante esse segmento da reportagem (…) quer através do extenso 

relato do jornalista e da intervenção dos entrevistados Ana Gomes e Paulo Teixeira, 

quer através dos diversos leads presentes no ecrã, é transmitida a ideia de que a TVI e 

a CNN Portugal não só teriam atuado em comunhão de interesses com o Tal&Qual e 

Luís Bernardo, como que o teriam feito por influência do acionista do Grupo Media 

Capital, Mário Ferreira». 

7. Aduz que «(…) porque a reportagem faz alusões falsas e lesivas da reputação da TVI e 

dos seus profissionais, no passado dia 6 de maio de 2025, foi exercido, nos termos do 

artigo 65.º e seguintes da LTSAP, o direito de resposta e retificação junto da direção 

de informação da SIC (…)». 

8. Não obstante, «(…) o diretor de informação da SIC, em missiva datada e enviada via e-

mail no dia 7 de maio de 2025, entendeu dever recusar a emissão do direito de 

resposta e retificação que tempestivamente lhe foi endereçado pela TVI, aduzindo 

para o efeito duas linhas de argumentação: (i) a reportagem tem como “(…) 

destinatário único, nesta caso específico da TVI/CNN Portugal, o empresário Mário 

Ferreira (…)” e por isso, nos termos do n.º 1 do artigo 65.º da LTSAP, a TVI carecia 

manifestamente de fundamento para o seu exercício; (ii) o texto enviado para o 

exercício do direito conteria expressões desproporcionadamente desprimorosas (…)». 



   

3 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

9. Considera que «(…) as razões invocadas pelo Diretor de Informação da SIC não 

constituem fundamentos válidos para recusar a emissão do direito de resposta da TVI 

(…)». 

10. Quanto à circunstância de a TVI e CNN não serem visadas na reportagem, defende 

que «[s]ão variadas, extensas, diretas e indiretas as referências da reportagem em 

análise à TVI e à CNN Portugal, quer através do discurso direto do jornalista, quer 

através dos entrevistados Ana Gomes e Paulo Teixeira, quer nos diversos leads 

utilizados (…)». 

11. Alega que «[o] facto de a SIC ter pedido uma entrevista ao empresário Mário Ferreira, 

que a recusou (…) [não] justifica a recusa de transmissão do direito de resposta e de 

retificação tempestivamente apresentado pela TVI». 

12. Mais diz que, não tendo a Direção de Informação da TVI «(…) nenhuma 

responsabilidade quanto à emissão de spots publicitários – designadamente do 

referente ao Tal&Qual – (…) essa responsabilidade não deixa de ser da TVI, enquanto 

órgão de comunicação social e empresa». 

13. Pelo que «(…) foi a TVI, através do Presidente do Conselho de Administração – e não 

pela Direção de Informação – que subscreveu o direito de resposta e retificação 

ilicitamente recusado pela SIC». 

14. Aduz igualmente que «(…) o texto de resposta (…) não contém expressões que, em 

função do narrado e insinuado na reportagem, possa ser considerado como 

desproporcionadamente desprimoroso». 

15. Adicionalmente diz que «(…) das cinco expressões assinaladas entre aspas no ponto 9 

da missiva do Diretor de Informação da SIC como sendo desproporcionadamente 

desprimorosas (…), apenas duas delas fazem parte do conteúdo do texto que foi 

redigido para emissão, sendo que, claramente, não ultrapassam o respeito devido ao 

órgão de comunicação social SIC e tem sustentação na omissão de contraditório e na 

prolação na reportagem de informações que se contestam no texto decurso do texto 

a emitir». 



   

4 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

16. Diz também que «(…) mesmo que assim não fosse, o que se admite apenas para 

efeitos de raciocínio, essa alegada desconformidade não conferia ao Diretor de 

Informação da SIC o poder de recusar o direito de resposta e retificação submetido 

pela TVI, mas apenas, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 68.º da LTSAP, a 

prerrogativa de solicitar a eliminação dessas passagens, o que teria que ser realizado 

nas 48 horas seguintes». 

17. Refere a este propósito que neste caso que, «(…) por mera hipótese se concede, a TVI 

estaria na disposição de alterar o texto de resposta, o que faz por razões de economia 

processual e que aqui se junta como Doc. 4». 

18. Conclui requerendo que o presente recurso seja considerado procedente e, em 

consequência, seja ordenada à SIC «(…) a imediata transmissão no serviço noticioso 

Jornal da Noite do direito de resposta e de retificação conforme apresentado pela TVI 

na carta remetida à SIC e, bem assim, o mesmo ser publicado na respetiva edição 

online, com igual destaque e apresentação do artigo que lhe deu origem, 

permanecendo disponível enquanto este permanecer online, ou, subsidiariamente, o 

que por mera hipótese se concede, ser ordenada a emissão do texto de resposta e de 

retificação conforme apresentado pela TVI [em sede de recurso] e junto (…) como Doc. 

4». 

 

IV. Oposição 

19. Notificada para se pronunciar sobre o recurso em apreço, a Recorrida respondeu, no 

dia 27 de maio, dizendo que «[a] reportagem não teve como objeto a linha editorial 

ou os conteúdos noticiosos da TVI ou da CNN Portugal, mas sim os mecanismos 

utilizados por terceiros – designadamente o empresário Mário Ferreira – para 

promover interesses próprios através do semanário Tal & Qual». 

20. Defende que «[a]s menções à TVI/CNN na peça são acessórias, indiretas e 

contextualizadas. Limitam-se à referência objetiva a factos documentados e materiais 

públicos, como a emissão de um spot publicitário com a manchete do Tal & Qual e a 



   

5 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

associação acionista de Mário Ferreira ao grupos Media Capital. Nada disto constitui 

imputação de conduta ou afirmação com carga difamatória dirigida à TVI ou à CNN». 

21. Considera que «[m]esmo que se admitisse a existência de uma referência crítica, esta 

nunca seria suficiente, segundo a jurisprudência da ERC, para habilitar o exercício do 

direito de resposta. Veja-se, a este respeito, a Deliberação ERC n.º 2/CONT-TV/2016, 

onde se afirma que: “O simples facto de uma entidade ser mencionada numa peça 

jornalística não significa que lhe seja conferido o estatuto de visado para efeitos do 

exercício do direito de resposta”». 

22. Adicionalmente refere que «(…) a Direção de Informação da SIC contactou e tentou 

entrevistar diretamente o principal visado da reportagem, Mário Ferreira, tendo este 

recusado participar. Já os restantes referenciados – Luís Bernardo e José Paulo Fafe – 

foram convidados a responder por escrito, o que também recusaram. A TVI nunca foi 

identificada como visada principal nem contactada por estar fora do escopo da 

investigação». 

23. Aduz ainda que «[o] direito de resposta foi requerido não pela Direção de Informação 

da TVI/CNN, mas pelo Presidente do Conselho de Administração da TVI. Ora, o artigo 

65.º da LTSAP refere-se expressamente à legitimidade do “interessado diretamente 

visado”, o que neste contexto implicaria um pedido da Direção de Informação e não 

da administração da sociedade». 

24. Entende, por isso, que «(…) não sendo as Direção de informação da TVI/CNN e o 

Presidente do Conselho de Administração da TVI a mesma e única pessoa, não se 

encontra também assegurada em sede do presente recurso o pressuposto da 

legitimidade». 

25. Defendem ainda que «[o] texto proposto para resposta contém expressões que 

excedem manifestamente os limites da civilidade jornalística, violando o disposto no 

artigo 67.º, n.º 5, da LTSAP, como sejam: 

“alegada investigação”; 

“forma leviana”; 

“propagação de informação falsa e caluniosa”; 



   

6 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

“prática jornalística que limita a informação a um determinado ângulo noticioso 

e omite as posições dos visados”». 

26. Entende que «[t]ais expressões configuram juízos de valor subjetivos, difamatórios e 

desproporcionados, proibidos pela lei». 

27. Refere que, «[n]os termos do artigo 68.º, n.º2, da LTSAP, a Direção de Informação 

poderia solicitar a supressão das partes desproporcionadas, mas tal exigiria uma base 

colaborativa e diálogo que a própria TVI não encetou, limitando-se unilateralmente a 

enviar o texto». 

28. Considera, assim, ter recusado legitimamente a emissão do texto de resposta «(…) 

proposto pela TVI com base em três ordens de razões cumulativas: inexistência de 

visada direta da TVI/CNN na peça jornalística; ilegitimidade do subscritor do pedido; 

conteúdo manifestamente inadmissível nos termos legais». 

29. Conclui dizendo que não se verifica qualquer violação dos deveres previstos pela 

LTSAP, pelo que deve ser julgado improcedente o presente recurso.  

 

V. Análise e Fundamentação 

30. O Conselho Regulador da ERC é competente para a apreciação do presente recurso, 

ao abrigo do disposto nos artigos 37.º, n.º 4, e 39.º, n.º 1, alínea g), da Constituição da 

República Portuguesa1, nos artigos 65.º e seguintes da Lei da Televisão e dos Serviços 

Audiovisuais a Pedido2 (doravante, LTSAP), e nos artigos 8.º, alínea f), 24.º, n.º 3, alínea 

j), 59.º e 60.º dos Estatutos da ERC3. Releva igualmente a Diretiva n.º 2/2008, sobre a 

publicação de textos de resposta e de retificação na imprensa, adotada pelo Conselho 

Regulador da ERC, em 12 de novembro de 2008 (doravante, Diretiva). 

31. No âmbito da LTSAP, os motivos pelos quais pode ser recusada a emissão de um 

direito de resposta encontram-se taxativamente enunciados no n.º 1 do artigo 68.º: 

intempestividade da resposta; ilegitimidade dos respondentes; a resposta carecer 

                                                      
1 Aprovada em 2 de abril de 1976 e revista pela última vez pela Lei Constitucional n.º 1/2005, de 12 de 
agosto.  
2 Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, na sua versão atual. 
3 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 



   

7 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

manifestamente de todo e qualquer fundamento; falta de relação direta e útil com o 

texto a que se responde; extensão excessiva da resposta; e utilização de expressões 

desproporcionadamente desprimorosas ou que envolvam responsabilidade civil ou 

criminal. 

32. A Recorrida fundamentou a recusa da emissão do texto de resposta da Recorrente 

alegando que a TVI e a CNN Portugal não são visadas na reportagem, mas sim o 

empresário Mário Ferreira. Por outro lado, aduz que o direito de resposta foi 

requerido pelo Presidente do Conselho de Administração da TVI, sendo que o n.º 1 do 

artigo 65.º da LTSAP refere que a legitimidade para o exercício do direito de resposta 

é do interessado diretamente visado que, neste caso, seria a direção de informação 

dos serviços de programas referidos e não a administração da sociedade. 

33. O artigo 65.º, n.º 1, da LTSAP postula que «[t]em direito de resposta nos serviços de 

programas televisivos e nos serviços audiovisuais a pedido qualquer pessoas singular 

ou coletiva (…) que neles tiver sido objeto de referências, ainda que indiretas, que 

possam afetar a sua reputação e bom nome». 

34. A reportagem visada no presente recurso foi emitida no programa Jornal da Noite, de 

dia 1 de maio, num segmento designado por Investigação SIC. Tal como referido pela 

Pivô em estúdio, a reportagem em causa pretende denunciar um alegado esquema 

levado a cabo pelo empresário de comunicação Luís Bernardo e por José Paulo Fafe, 

que teria transformado o jornal Tal&Qual num veículo usado para proteger amigos e 

destruir inimigos. 

35. Numa parte da reportagem, a partir das 21h09m, refere-se que a TVI e a CNN Portugal 

passaram um anúncio publicitário do jornal Tal&Qual sem que, de acordo com um 

acionista do jornal, tenha sido pago um valor por essa publicidade. A capa dessa edição 

do jornal fazia a seguinte manchete «Álvaro Sobrinho o sócio que Balsemão quer 

esconder». 

36. A peça prossegue dizendo que Mário Ferreira, principal acionista do grupo Media 

Capital, grupo ao qual pertence o operador televisivo TVI (ora Recorrente), com os 

serviços de programas TVI e CNN Portugal, tem uma ligação com Luís Bernardo. 



   

8 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

37. Neste particular, é referido o caso de Ana Gomes, que terá sido processada quatro 

vezes por Mário Ferreira, por difamação. Defende Ana Gomes, na peça, que Mário 

Ferreira se terá vingado dela através do jornal Tal&Qual, no qual foram feitas diversas 

peças sobre uma alegada ilegalidade na construção de uma piscina na sua casa em 

Sintra, mas também através da TVI e da CNN Portugal, que fizeram uma reportagem 

sobre o mesmo tema. Alega Ana Gomes que Luís Bernardo terá abordado jornais e a 

TVI e a CNN Portugal, ao serviço de Mário Ferreira, com o propósito de a denegrir. 

38. Do exposto constata-se que uma parte da reportagem a que se responde alega que 

os serviços de programas TVI e CNN Portugal estariam associados ao jornal Tal&Qual, 

passando gratuitamente um anúncio publicitário de uma edição desse jornal, para 

além de terem agido no interesse de Mário Ferreira, aceitando fazer uma reportagem 

na qual foi visada Ana Gomes, com a qual Mário Ferreira tinha vários litígios. 

39. Determina o artigo 34.º, n.º 2, alínea c), da LTSAP que «[c]onstituem, nomeadamente, 

obrigações gerais de todos os operadores de televisão que explorem serviços de 

programas televisivos generalistas, de cobertura nacional: c) Garantir uma 

programação e uma informação independentes face ao poder político e ao poder 

económico». 

40. Considerando que na reportagem se alega que os serviços de programas TVI e CNN 

Portugal teriam agido no interesse de um dos principais acionistas do grupo que 

detém a propriedade do operador televisivo TVI (ora Recorrente) e tendo em conta 

que, de entre as suas principais obrigações, o operador televisivo tem o dever de 

garantir a independência de programação e informação dos seus serviços de 

programas face ao poder económico, é incontroverso que a peça se apresenta como 

lesiva do bom nome e reputação da Recorrente. 

41. Por outro lado, e quanto à alegação de que os serviços de programas TVI e CNN 

Portugal divulgaram um anúncio publicitário do jornal Tal&Qual de forma gratuita, 

reforçando a tese de que existia uma ligação entre aqueles serviços de programas e o 

referido jornal, assiste razão à Recorrente quando afirma que a responsabilidade 

relativamente à contratação de publicidade não é do diretor de informação dos 



   

9 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

serviços de programas, mas do seu departamento comercial e do operador TVI, pelo 

que, também em relação a esta matéria, a Recorrente tem legitimidade para exercer 

o direito de resposta. 

42. Pelo exposto, não assiste razão à Recorrida ao alegar que a Recorrente não é visada 

na reportagem, concluindo-se que a Recorrente é parte legítima no âmbito do direito 

de resposta apresentado. 

43. A Recorrida fundamenta ainda a recusa da emissão do direito de resposta com o facto 

de a resposta conter expressões desproporcionadamente desprimorosas, tais como: 

“alegada investigação”; “forma leviana”; “propagação de informação falsa e 

caluniosa”; “prática jornalística que limita a informação a um determinado ângulo 

noticioso e omite as posições dos visados”. 

44. Sobre se as expressões em análise são desproporcionadamente desprimorosas 

relativamente à peça a que se responde, nos termos do artigo 67.º, n.º 5, da LTSAP, 

no ponto 5.2 da Diretiva esclarece-se que «[a] lei impede o uso, pelo respondente, de 

expressões desproporcionadamente, e não objetivamente, desprimorosas, pelo que 

fica consentido àquele o recurso a um grau de contundência proporcional ao texto 

respondido. Mas este tom deve, por sua vez, ser dirigido apenas àqueles a quem sejam 

imputadas as expressões iniciais». 

45. Assiste razão à Recorrente quando refere que apenas duas das expressões assinaladas 

pela Recorrida constam do texto de resposta. De facto, constata-se que apenas as 

expressões “propagação de informação falsa e caluniosa” e “prática jornalística que 

limita a informação a um determinado ângulo noticioso e omite as posições dos 

visados”, é que constam efetivamente do texto de resposta. 

46. A este respeito, como se viu, verifica-se que uma parte da reportagem denuncia que 

os serviços de programas da Recorrente teriam agido no interesse do principal 

acionista do grupo Media Capital, empresa proprietária da Recorrente, associando-se 

ao jornal Tal&Qual e contribuindo, com uma reportagem e com um anúncio 

publicitário que terá passado gratuitamente, para um “esquema”, organizado pelo 

empresário de comunicação Luís Bernardo, “que protege amigos e destrói inimigos”. 



   

10 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

47. No texto de resposta, o respondente defende que se tivesse sido solicitado o seu 

contraditório, tal teria evitado a “propagação de informação falsa e caluniosa” e que 

tal opção jornalística limitou “a informação a um determinado ângulo noticioso e 

omite as posições dos visados na notícia”. 

48. O direito de resposta consiste na oportunidade dada ao Respondente de expor, pelas 

próprias palavras, a sua versão sobre os factos que constam da peça respondida e que 

considera lesivos do seu bom nome e reputação.  

49. Neste contexto, e quanto à expressão “propagação de informação falsa e caluniosa” 

que consta do texto de resposta, admite-se que encontra paralelo, em termos de 

desprimor, na reportagem a que se responde, dadas as afirmações que aí são feitas 

aos serviços de programas propriedade da Recorrente, como as descritas no parágrafo 

46. 

50. Quanto à segunda expressão assinalada pela Recorrida como 

desproporcionadamente desprimorosa no texto de resposta – de que a peça limitou 

“a informação a um determinado ângulo noticioso e omite as posições dos visados na 

notícia” -, constatou-se que foi procurado o contraditório de vários visados na peça, 

pelo que se considera que a generalização que é feita à prática jornalística de quem 

elaborou a reportagem, referindo-se que apenas procurou um ângulo noticioso, 

omitindo a posição dos visados, não corresponde inteiramente ao trabalho jornalístico 

realizado, pelo que se considera desproporcionadamente desprimoroso. 

51. Tudo ponderado, conclui-se, pelos motivos expostos, que a Recorrente tem 

legitimidade para o exercício do direito de resposta. Conclui-se, igualmente, que a 

resposta contém uma expressão desproporcionadamente desprimorosa, conforme 

assinalado nos pontos anteriores, em violação do disposto no artigo 67.º, n.º 5, da 

LTSAP. 

 

VI. Deliberação 

Tendo apreciado um recurso de TVI – Sociedade Independente, SA, contra a SIC, propriedade 

da Impresa – SGPS, SA, por alegada denegação ilícita do direito de resposta e de retificação, 



   

11 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

relativamente à reportagem com o título «Tal&Qual usado para Difamar e Denegrir», emitida 

no dia 1 de maio de 2025, no Jornal da Noite, o Conselho Regulador da ERC, com a 

fundamentação supra, e ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), 

dos Estatutos da ERC, delibera no sentido de: 

1. Considerar procedente o recurso interposto pelo Recorrente. 

2. Em consequência, determinar à SIC a transmissão gratuita, no Jornal da Noite, 

do texto de resposta e de retificação da Recorrente, na versão junta ao 

presente recurso como documento n.º 4 mantendo, contudo, o segundo 

parágrafo conforme o texto de resposta enviado por carta pela TVI à SIC, no 

prazo de quarenta e oito horas a contar da receção da notificação da presente 

deliberação, em conformidade com o disposto no artigo 60.º, n.º 1, dos 

Estatutos da ERC, e acompanhada da menção de que a mesma decorre de 

deliberação do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social, em conformidade com o n.º 6 do artigo 68.º da Lei da 

Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido. 

3. A transmissão da resposta deverá ainda respeitar as demais exigências formais 

previstas no artigo 69.º da LTSAP. 

4. O texto de resposta deverá ainda, no mesmo prazo, ser publicado na página 

principal da edição online da SIC Notícias e a sua permanência, em destaque, 

nesse local, por um período de 1 (um) dia. Deverá ainda constar, junto da peça 

jornalística visada, uma informação aos leitores de que esta foi objeto de 

direito de resposta, disponibilizando-se uma hiperligação que direcione para o 

texto de resposta exercido pela Recorrente. 

5. Advertir a Recorrida de que fica sujeita, por cada dia de atraso no 

cumprimento das publicações do texto de resposta, à sanção pecuniária 

compulsória prevista no artigo 72.º dos Estatutos da ERC. 

6. Esclarecer a Recorrida de que deverá enviar à ERC, no prazo de 10 dias, 

comprovativo da publicação do texto de resposta, nos termos aqui 

determinados. 



   

12 

 

500.10.01/2025/205 
EDOC/2025/4114 

 

Lisboa, 9 de julho de 2025 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Helena Sousa 
 
 
 
 

Pedro Correia Gonçalves 
 
 
 

Telmo Gonçalves 
 
 
 

Carla Martins 
 
 
 

Rita Rola 
 


