
 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 22-Q/2006 

que adopta a Recomendação 6/2006 
 
 
 
ASSUNTO:   Queixa do Grupo Pestana contra a RTP-Madeira, referente à reportagem 

sobre a manifestação sindical junto ao “Pestana Carlton Madeira Hotel”, 

a 27 de Julho de 2006 

 
 

I. FACTOS 

 

I.1. Em 28 de Julho de 2006 deu entrada na ERC uma queixa subscrita pelo 

Grupo Pestana a propósito da reportagem da RTP-Madeira sobre a 

manifestação sindical junto ao “Pestana Carlton Madeira Hotel”, 

transmitida a 27 de Julho de 2006. 

 

 O queixoso junta carta dirigida à RTP-Madeira na qual manifesta 

“profundo desagrado pelo modo parcial, sem qualquer tipo de ética e ao 

arrepio de um critério jornalístico [...], como foi realizada a cobertura do 

evento”. 

 

 Considera “inconcebível” que a RTP-Madeira “não tenha, sequer, tido o 

cuidado de ouvir todas as partes interessadas, limitando-se a registar 

algumas imagens e as declarações de delegados sindicais, sem dar a 

oportunidade à nossa Administração para, eventualmente, pronunciar-se”. 

 

 Reclama junto da ERC “a adopção das medidas adequadas face à 

manifesta falta de rigor, objectividade e independência da informação, em 



 
 

 2

clara violação de uma das obrigações gerais que o predito operador de 

televisão deveria garantir, consignada na alínea d) do n.º 2 do art.º 30.º da 

denominada Lei da Televisão (Lei n.º 33/2003, de 22 de Agosto)”. 

 

I.2. Notificada a denunciada, RTP-Madeira, a pronunciar-se quanto ao teor da 

queixa supra descrita, informou que no dia 27 de Julho de 2006 a RTP-

Madeira recolheu declarações do Sindicato de Hotelaria, junto ao “Pestana 

Carlton Madeira Hotel”, tendo transmitido a reportagem no mesmo dia às 

21 horas. 

 

 Entende que a peça se reduz à reprodução das declarações de um dirigente 

sindical, e, dessa forma, foi a RTP-Madeira rigorosa, objectiva e 

independente. 

 

 Considera a denunciada que “a cobertura jornalística de manifestações ou 

outros eventos constitui a essência da imediação noticiosa diária”, pelo que 

a transmissão da manifestação enquanto retrato do dia-a-dia demonstra a 

isenção da reportagem. 

 

 Adianta, ainda, que “a prática é transmitir a essência da reportagem e 

aguardar a reacção dos visados perante toda a comunicação social”.  

 

Ocorre que o esclarecimento do Grupo Pestana só surgiu no dia 2 de 

Agosto de 2006, seis dias após a manifestação, tendo sido nessa data, 

igualmente pelas 21 horas, dado eco ao comunicado do Grupo Pestana pela 

RTP-Madeira. Assim, entende que “[n]ão houve, por isso, qualquer 

diferença de critério na recolha das posições dos respectivos 

intervenientes”. 

 



 
 

 3

Solicita, nestes termos, o arquivamento da queixa por falta de fundamento 

da mesma. 

 

II. ANÁLISE 

 

II.1.  A ERC é competente para apreciar a presente queixa ao abrigo dos art.ºs 

24.º, n.º 3, alínea t) e 55.º dos seus Estatutos, publicados no Anexo à Lei 

n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

 

II.2. A queixa do Presidente do Grupo Pestana foi tempestivamente 

apresentada. 

 

Notificado o denunciado a pronunciar-se quanto ao teor da queixa supra 

descrita, ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 56.º dos Estatutos da ERC, 

apresentou defesa em 29 de Julho de 2006. 

 

II.3. A questão a que se pretende dar resposta prende-se com a ausência de 

contraditório na reportagem da RTP-Madeira, em virtude de, aquando da 

elaboração da reportagem sobre a manifestação sindical junto ao “Pestana 

Carlton Madeira Hotel”, não ter sido dada voz ao Grupo Pestana enquanto 

parte interessada na matéria. 

 

A garantia do rigor, objectividade e imparcialidade da informação impõe 

que se assegure “a possibilidade de expressão e confronto das diversas 

correntes de opinião” (art.º 38.º, n.º 4, Constituição da República 

Portuguesa (doravante CRP), art.º 23.º, n.º 1, da Lei da Televisão (Lei n.º 

33/2003, de 22 de Agosto, doravante LT). 

 



 
 

 4

Especificamente sobre os meios de comunicação social do sector público - 

como o é a RTP-Madeira - existe um dever qualificado de respeito do rigor 

e objectividade da informação (art.ºs 46.º e 47.º, n.ºs 1 e 2, alínea b), LT) . 

 

Ao abrigo do art.º 14.º, al. a), EstJorn, constitui dever fundamental dos 

jornalistas “exercer a actividade com respeito pela ética profissional, 

informando com rigor e isenção”. Estabelece o ponto 1 do CDJ que “o 

jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com 

honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com 

interesses atendíveis no caso.” 

 

Analisada a reportagem transmitida verifica-se que a peça salienta o facto 

noticioso principal – a manifestação dos trabalhadores do Grupo Pestana, 

sendo o enquadramento do acontecimento feito por recurso à voz off do 

jornalista e de imagens ilustrativas da polémica. 

 

Importa aqui, contudo, analisar os protagonistas ouvidos, verificando se 

representam ou não o universo dos interessados. 

 

Ora, na reportagem sobre a manifestação dos trabalhadores do Grupo 

Pestana, a RTP-Madeira deu voz às declarações dos delegados sindicais 

mas não contemplou a audição dos representantes do Grupo Pestana. 

Contudo, o Grupo Pestana, enquanto entidade patronal dos manifestantes, 

constituía parte interessada na matéria daquela reportagem. A recolha da 

sua versão dos acontecimentos tornava-se, pois, essencial para garantir o 

rigor da informação. 

 

Não se reduz a importância que assume a transmissão em data posterior do 

esclarecimento do Grupo Pestana. Contudo, o exercício do contraditório 

pressupõe que o jornalista procure ouvir na mesma peça jornalística as 



 
 

 5

partes interessadas, neste caso, o Grupo Pestana. Ora, isso não aconteceu, 

como refere o queixoso e a RTP-Madeira confirma.  

 

 Neste termos, entende-se que a RTP-Madeira não tratou equitativamente 

todos os actores envolvidos no acontecimento, porquanto não deu voz, na 

própria reportagem, ao Grupo Pestana, enquanto entidade patronal contra a 

qual se insurgiam os manifestantes. Não cumpriu, pois, as exigências de 

pluralismo que sobre ela recaem e não garantiu o rigor e a objectividade da 

informação (art.º 38.º, n.ºs  4 e 6, CRP, art.ºs 10.º n.º 1, alínea b), 30.º, n.º 

2, alínea d), 46.º e 47.º, n.ºs 1 e 2, alínea b), LT, ponto 1 do CDJ).   

 

III. CONCLUSÕES 

 

Considerando a queixa apresentada pelo Grupo Pestana, e os demais elementos 

disponíveis no processo, nomeadamente a resposta da RTP-Madeira e o 

visionamento da reportagem sobre a manifestação sindical junto ao “Pestana 

Carlton Madeira Hotel”, transmitida a 27 de Julho de 2006, 

 

Considerando que a peça emitida pela RTP-Madeira, ao não dar voz ao Grupo 

Pestana, não contemplou a audição de todas as partes interessadas, não 

cumprindo os deveres que lhe incumbem enquanto operador público,  

 

Considerando que os princípios do rigor da informação e do pluralismo 

previstos na Constituição da República Portuguesa (art.º 38.º, n.ºs 4 e 6), na Lei 

da Televisão (art.ºs 10.º n.º1, alínea b), 23.º, 46.º e 47.º) e no Estatuto do 

Jornalista (art.º 14.º, alínea a)), não foram cumpridos, 

 

O Conselho Regulador da ERC, ao abrigo do art.º 63.º, n.º 2, dos Estatutos da 

ERC, recomenda à RTP-Madeira o cumprimento destes deveres fundamentais, 

para garantia da independência, imparcialidade e isenção a que está 

especialmente obrigada enquanto operador público. 



 
 

 6

 

Pelo que, nos termos do art. 63.º dos Estatutos da ERC, adoptados pela Lei n.º 

53/2006, o Conselho Regulador da ERC dirige à RTP Madeira a Recomendação 

6/2006, que se anexa. 

 

Mais determina, nos termos do art. 65.º, n.ºs 3, b), e 4, dos mesmos Estatutos, que a 

referida Recomendação seja divulgada no serviço noticioso de maior audiência do 

operador, sendo o respectivo texto simultaneamente exibido e lido nas quarenta e 

oito horas seguintes à sua recepção. 

 

 

Lisboa, 25 de Outubro de 2006 

 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 



 
 

 7

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Recomendação 6/2006 

 

ASSUNTO:   Queixa do Grupo Pestana contra a RTP-Madeira, referente à reportagem 

sobre a manifestação sindical junto ao “Pestana Carlton Madeira Hotel”, 

a 27 de Julho de 2006 

 

 

Na sequência da queixa apresentada pelo Grupo Pestana, contra a RTP-Madeira a 

propósito da reportagem sobre a manifestação sindical junto ao “Pestana Carlton 

Madeira Hotel”, transmitida a 27 de Julho de 2006, o Conselho Regulador considera 

que os princípios do rigor da informação e do pluralismo previstos na Constituição da 

República Portuguesa (art.º 38.º, n.ºs 4 e 6), na Lei da Televisão (art.ºs 10.º n.º1, alínea 

b), 23.º, 46.º e 47.º) e no Estatuto do Jornalista (art.º 14.º, alínea a)), não foram 

cumpridos. 

 

Mais considera que a citada reportagem, ao não dar voz ao Grupo Pestana desrespeitou 

deveres deontológicos (art.º 14.º, als. a) e h), EstJorn, ponto 1 CDJ. 

 

Considera, ainda, que a RTP-Madeira não cumpriu o dever de independência a que está 

obrigada por força da sua condição de operador público (art.ºs 46.º e 47.º, n.ºs 1 e 2, 

alínea b), LT) . 

 

Assim sendo, nos termos do art. 63.º dos Estatutos da ERC, adoptados pela Lei n.º 

53/2006, o Conselho Regulador da ERC recomenda à RTP-Madeira: 

 

1. O cumprimento do Código Deontológico dos Jornalistas no que respeita à 

audição das partes com interesses  atendíveis; 



 
 

 8

 

2. O respeito pelos princípios do rigor da informação e do pluralismo previstos 

na Constituição, na Lei da Televisão e no Estatuto do Jornalista ; 

 

3. O cumprimento dos deveres a que, como operadora de serviço público, está 

obrigada, 

 

Lisboa, 25 de Outubro de 2006 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 

 


