
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
169/2014 (SOND-NET-PC) 

 
 
 
 
 
 
 

Processo contraordenacional contra a TVI – Televisão Independente, S.A. 
 

Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra a TVI 24 por 
violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde» 
 
 
 

Lisboa 
25 de novembro de 2014



ERC/04/2013/375   

1 

CONSELHO REGULADOR DA ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL 

 

Processo contraordenacional n.º ERC/04/2013/375 

 

Em processo de contraordenação instaurado por deliberação do Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social, adotada em 13 de fevereiro de 2013, ao 

abrigo das competências cometidas a esta Entidade, designadamente as previstas nos 

artigos 24.º n.º 3, alínea ac), e 67.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro, conjugada com o artigo 34.º, do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

outubro, é notificada a TVI – Televisão Independente S.A., com sede na Rua Mário Castelhano, 

n.º 40, Queluz de Baixo, 2734 – 502, Barcarena da 

 

Deliberação 169/2014 (SOND-NET-PC) 

 

 

Conforme consta no processo, a TVI – Televisão Independente, S.A., com sede na Rua Mário 

Castelhano, n.º 40, Queluz de Baixo, 2734 – 502 Barcarena, vem acusada da prática de 

contraordenação nos termos seguintes: 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 23 

de abril de 2012, uma participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra a edição 

online da TVI 24 por alegada violação da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho (doravante, LS), 

na divulgação do estudo de opinião “BOP Health – Os portugueses e a saúde”. 

2. O objeto do estudo versava sobre a área da saúde em Portugal, tendo sido divulgados na 

comunicação social resultados relativos à notoriedade e à avaliação do desempenho do 

Ministro da Saúde, entre outras matérias da competência deste governante. 

3. Os resultados do estudo de opinião “BOP Health – Os portugueses e a saúde” foram 

divulgados no dia 17 de abril de 2012 na edição online da TVI 24 através de uma peça 

noticiosa publicada sob o título “Um terço dos portugueses «chumba» ministro Paulo 

Macedo”. Segue-se a transcrição da divulgação: 



ERC/04/2013/375   

2 

«Um terço dos mais de 600 portugueses inquiridos para um barómetro sobre os ‘os 

portugueses e a saúde’ classifica o ministro Paulo Macedo de ‘mau ou muito mau’ e 

quase metade considera a sua gestão ‘muito má’. 

Elaborado pela empresa Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com uma consultora 

de comunicação, este barómetro resultou de questionários realizados telefonicamente a 

618 pessoas”. 

De acordo com as conclusões do estudo, a que a Lusa teve acesso, um terço dos 

portugueses chumba o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o ‘mau ou muito 

mau’. 

A forma como o Ministério da Saúde faz a gestão do erário público é avaliada ainda de 

forma mais negativa: 43,5 por cento dos portugueses considera que esta gestão é 

‘muito má’. 

Sobre a comunicação estabelecida entre o Governo e as populações, cerca de metade 

dos portugueses inquiridos (48,3 por cento) defende mesmo que essa comunicação é 

‘má ou muito má’. 

Questionados sobre se preferiam descontar para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou 

ter um seguro de saúde privado, 46,4% preferiam continuar a descontar para o sistema 

público e 47,3% optam pelo seguro de saúde. 

Sobre as novas taxas moderadoras, também quase metade dos portugueses (48,1 por 

cento) tende a considerar que em nada contribuirão para uma melhor gestão da saúde 

em Portugal. 

O estudo apurou que os utentes do setor privado estão mais satisfeitos do que os do 

público. 

Sobre a imagem que os portugueses têm da indústria farmacêutica, o barómetro apurou 

que dão ‘uma importância elevada ao papel que os laboratórios farmacêuticos 

desempenham na sociedade, particularmente na área da investigação de novos 

medicamentos e na promoção de ações de rastreio. 

Quase metade dos inquiridos considera que ‘a marca do medicamento tem uma 

importância irrelevante na escolha do tratamento e que a televisão continua a ser o 

principal formador da opinião que os portugueses têm sobre os laboratórios 

farmacêuticos». 

4. Considerando que se trata de uma sondagem de opinião cujo objeto se subsume no 

artigo 1.º da LS, verificaram-se indícios de incumprimento ao artigo 7.º da Lei das 



ERC/04/2013/375   

3 

Sondagens, por omissão de elementos de publicação obrigatória previstos pelo n.º 2 do 

citado artigo. 

5. A TVI foi oficiada pela ERC, no dia 21 de maio de 2012, para o exercício do contraditório. 

6. Foi também dado conhecimento à arguida, entidade proprietária da TVI 24, no dia 12 de 

dezembro de 2012, que corria termos neste Regulador o presente processo. 

7. Em missiva recebida pela ERC no dia 31 de maio de 2012, a TVI 24 começou por alegar 

que «[a] TVI 24 [...] não publicou ou divulgou o resultado de qualquer sondagem ou 

inquérito de opinião, para efeitos de aplicação do disposto na Lei n.º 10/2000, de 

21/06.» 

8. Mais disse ter-se limitado «[...] a reproduzir uma notícia que versava sobre a publicação 

de um barómetro bianual sobre “Os  Portugueses e a Saúde”, cujos resultados tinham 

sido apresentados no Centro Cultural de Belém, tal como ela havia sido elaborada e 

difundida pela Agência Lusa, da qual é cliente. Nem mais, nem menos. 

9. Continuou dizendo que, « [...] muito embora não se tratasse da primeira notícia sobre o 

barómetro em causa, o texto reproduzido na edição  eletrónica da TVI 24 continha a 

esmagadora maioria dos elementos de divulgação obrigatória e permita uma correta 

análise dos resultados apresentados ». 

10. Entendeu também a TVI que « [...] deve considerar-se extinto por caducidade o poder de 

verificação da ERC dos alegados incumprimentos assinalados, pois, nos termos do 

disposto no n.º 2, do art.º 13.º, da Lei n.º 10/2000, de 21/06, se a queixa apresentada for 

relativa a sondagens ou inquéritos de opinião previstos no n.º 1, do art.º 1, dos mesmo 

diploma [...] a ERC deveria ter deliberado no prazo máximo de oito dias a contar da sua 

apresentação. [...] E não se diga que o prazo é meramente indicativo, porque é esse 

prazo de caducidade que justifica que a ERC possa impor, nos termos do disposto no n.º 

3, do art.º 15, do já identificado diploma, como efetivamente impôs, um prazo máximo de 

resposta ou de prestação de esclarecimentos por parte dos interessados de 48 horas».  

11. No caso vertente, verificou-se que o estudo de opinião divulgado esteve diretamente 

relacionado com a atuação e competências do Governo na área da saúde, pelo que é 

clara a sua submissão no objeto previsto pela Lei das Sondagens (cf. alínea a) do n.º 1 

do seu artigo 1.º). Também não existem dúvidas de que foi divulgada uma sondagem de 

opinião nos termos das alíneas b) e c) do artigo 2.º da LS, porquanto o estudo utiliza uma 

amostra, construída através de técnicas estatísticas, de um determinado universo alvo. 



ERC/04/2013/375   

4 

12. A Lei das Sondagens enumera, de forma taxativa, no n.º 2 do artigo 7.º da LS, os 

elementos mínimos que os órgãos de comunicação social devem respeitar na 

divulgação de sondagens. O propósito da definição legal é garantir que a publicação, 

difusão e interpretação técnica dos dados obtidos por sondagens de opinião são 

efetuadas de forma a não falsearem ou deturparem o seu resultado, sentido e limites.  

13. Já o n.º 4 do artigo citado consigna-se que «[a] referência, em textos de carácter 

exclusivamente jornalísticos publicados ou divulgados em órgãos de comunicação 

social, as sondagens que tenham sido objeto de publicação ou difusão pública deve ser 

sempre acompanhada de menção do local e data em que ocorreu a primeira publicação 

ou difusão, bem como da indicação do responsável». 

14. Como o Conselho Regulador teve já oportunidade de se pronunciar, na Deliberação 

4/SOND/2008, de 22 de outubro de 2008, «[p]ara efeitos do n.º 4 do artigo 7.º da LS, 

consideram-se “textos de carácter exclusivamente jornalístico”, as peças jornalísticas, 

orais ou escritas, nas quais exista uma mera referência a resultados de sondagens, isto 

é, peças jornalísticas em que a divulgação de resultados de sondagens não constitui o 

seu enfoque central». 

15. Assim, para que o número 4 do artigo 7.º seja aplicável é necessário que na peça 

jornalística visada a divulgação do resultado da sondagem não constitua o seu enfoque 

central e que previamente tenha existido a divulgação do resultado da sondagem num 

órgão de comunicação social. 

16. Ora, analisada na notícia em causa, verificou-se que o enfoque central da mesma foi a 

divulgação dos resultados de uma sondagem, pelo que o caso em análise não é 

subsumível no número 4 do artigo 7.º da LS. 

17. Resultou, pois, inequívoco, que o presente caso se enquadrava no n.º 2 do artigo 7.º da 

LS, pelo que a divulgação da sondagem por parte da TVI 24 edição online deveria ter sido 

acompanhada das informações enumeradas em cada uma das alíneas deste artigo. 

18. Por regra, a violação do n.º 2 do artigo 7.º coloca, simultaneamente, em causa o rigor dos 

resultados, bem como o sentido e limites da sondagem, o que consubstancia uma 

violação ao disposto no artigo 7.º, n.º 1, que, assim, acresce aos incumprimentos do n.º 2 

do referido preceito legal. 

19. Da análise realizada pelo Regulador à divulgação da TVI 24 online verificou-se que não 

foram incluídas na notícia as seguintes informações obrigatórias previstas no n.º 2 do 



ERC/04/2013/375   

5 

artigo 7.º da LS: identificação do cliente (alínea b), identificação do universo alvo da 

sondagem (alínea d); repartição geográfica dos inquiridos (alínea e); a taxa de resposta 

(alínea f); a indicação da percentagem de inquiridos cuja resposta foi “não sabe/não 

responde” (alínea g); data em que ocorreram os trabalhos de recolha de informação 

(alínea i); o método de amostragem utilizado (alínea j); a margem de erro estatístico 

(alínea n).  

20. Em relação ao argumento de que a notícia publicada procedeu a uma reprodução da 

notícia da Lusa, considerou-se que a decisão de replicar os dados aí constantes 

correspondeu a uma decisão editorial por parte do diretor da TVI 24. A partir do momento 

em que esta decisão é tomada há uma apropriação por parte da publicação online do 

conteúdo jornalístico que foi divulgado. Como tal, o Denunciado deveria ter dado 

cumprimento ao dever de publicar a sondagem de acordo com o consignado no artigo 

7.º, n.º 2, da LS. 

21. Quanto aos resultados publicados e respetiva interpretação técnica, verificou-se que a 

TVI 24 reproduziu os conteúdos constantes na notícia divulgada pela agência Lusa. 

Comparando a peça noticiosa da TVI 24 com o conteúdo da notícia veiculada pela Lusa, 

conclui-se que a TVI 24 procurou ser rigorosa na elaboração da sua peça noticiosa 

respeitando e confiando nas informações e na interpretação técnica que lhe foi 

facultada. 

22. Vem ainda a TVI 24 invocar a caducidade da deliberação, uma vez que a ERC não proferiu 

decisão no prazo de oito dias como previsto no artigo 13.º, n.º 2, da Lei das Sondagens. 

23. Ora, o prazo para a ERC proferir decisão não é, ao contrário do que defende a TVI 24, um 

prazo de caducidade. O que está em causa não é um direito da ERC decidir sobre 

determinada matéria, mas antes um dever de proferir decisão sobre todos os assuntos 

que sejam da sua competência. Este dever de decisão não caduca pelo seu não exercício 

dentro de determinado prazo. 

24. Por outro lado, não existe nenhuma cominação legal prevista para o não cumprimento do 

artigo 13.º, n.º 2, da Lei das Sondagens, pelo que o prazo em causa deve ser entendido 

como meramente indicativo. 

25. Tendo em conta o exposto, considerou o Conselho Regulador que a divulgação do estudo 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde», por parte da TVI 24 violou o disposto no n.º 2 

do artigo 7.º da LS, designadamente das sua alíneas b), d), e), f), g), i), j) e n). 



ERC/04/2013/375   

6 

26. Dos factos apurados não resultaram indícios de que o comportamento da arguida tenha 

sido doloso, sendo o comportamento típico punível a título de negligência, revelada pela 

não observância por parte da TVI 24 do dever legal de divulgar a sondagem de opinião 

acompanhada das informações de carácter obrigatório impostas pela Lei das 

Sondagens. 

27. A arguida vem assim acusada de ter praticado, a título de negligência, a 

contraordenação prevista e punida na alínea e) do n.º 1 e n.º 5 do artigo 17.º da Lei das 

Sondagens, estando consequentemente sujeita à aplicação de uma coima a determinar 

nos termos do disposto do artigo 19º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro. 

28. Notificada dos termos da acusação que ficaram expostos supra e no exercício do direito 

que lhe assiste, a arguida veio apresentar defesa junto da ERC. De acordo com os 

elementos constantes da defesa escrita, recebida a 12 novembro de 2014, a arguida 

aduziu os seguintes argumentos: 

29. Refere a arguida que «como teve ocasião de explicar na sua resposta (...), o texto da 

notícia em causa é uma mera reprodução, perfeitamente identificada, de uma notícia da 

Agência Lusa». 

30. Mais disse que a notícia em causa «cumpre na integra com o disposto na Lei das 

Sondagens, designadamente o n.º 4 do artigo 7.º, e com a deliberação 4/SOND/2008, da 

ERC». 

31. Continua dizendo que «a TVI não consegue perceber a posição da ERC nesta matéria, 

tanto mais que, certamente, não promoveu qualquer procedimento contra a Agência 

Lusa, nem lhe abriu um processo de contra-ordenação pelos mesmos factos». 

32. Sustenta que «a ter existido alguma notícia com a primeira divulgação da sondagem ou 

estudo de opinião que não observava as informações obrigatórias da Lei das Sondagens, 

essa notícia era a da Lusa». 

33. Afirma por isso que a ERC não tem qualquer legitimidade «para agora vir acusar a TVI, 

quando tendo tido conhecimento dos factos e do seu eventual primeiro infrator, nada faz 

contra este, optando apenas por punir quem se limitou a transcrever de forma 

identificada uma notícia que não foi da sua autoria». 

34. A arguida conclui requerendo o arquivamento do presente processo. 

35. Uma vez que os argumentos da arguida, nesta fase, se reconduzem aos argumentos 

apresentados em sede de contraditório da queixa que deu origem ao presente processo, 



ERC/04/2013/375   

7 

não tendo sido apresentados factos novos que permitam contraditar o que foi dado por 

provado, sobre esta matéria reitera-se a argumentação aduzida na acusação, vertida 

nos pontos 13, 14, 15, 16 e 20 da presente decisão. 

36. Relativamente ao reparo que a arguida faz quando sustenta que a ERC «não promoveu 

qualquer procedimento contra a Agência Lusa, nem lhe abriu um processo de contra-

ordenação pelos mesmos factos», não deixa de causar perplexidade a argumentação 

apresentada uma vez que uma simples consulta ao processo ou mesmo ao sítio 

eletrónico da ERC (www.erc.pt) permitiria à arguida constatar que também contra a 

Agência Lusa, pelos mesmos factos, o Conselho Regulador deliberou abrir procedimento 

contraordenacional através da Deliberação 73/2013 (SOND-I). 

37. Tendo em conta o exposto, o Conselho Regulador considera provado que a divulgação do 

estudo «BOP Health – Os portugueses e a saúde», por parte da TVI viola o disposto no n.º 

2 do artigo 7.º da LS, designadamente das suas alíneas b), d), e), f), g), i), j) e n). 

38. Não obstante, por se admitir que a presente decisão poderá ter um efeito dissuasor e 

pedagógico, entende o Conselho Regulador que, neste momento, em relação às 

contraordenações identificadas, é adequado e suficiente para prevenir a prática de 

futuros ilícitos contraordenacionais da mesma natureza a aplicação de uma sanção de 

admoestação. 

39. Pelo exposto, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo das suas competências fixadas 

pelo artigo 15.º, n.º 1, da Lei das Sondagens e no artigo 24.º, n.º 3, alínea ac), dos seus 

Estatutos, decide admoestar a arguida, nos termos do artigo 51.º do Decreto-Lei n.º 

433/82, de 27 de outubro, sendo formalmente advertida da obrigatoriedade de cumprir 

a Lei das Sondagens, em especial, o n.º 2 do artigo 7.º. 

 

Notifique-se, nos termos dos artigos 46.º e 47.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro. 

 

Lisboa, 25 de novembro de 2014 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 


