
Conselho Regulador da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deliberação

166/2015 (DR

Recurso de Bento dos Santos contra a revista 
deficiente do exercício do direito de resposta e de retificação e 

incumprimento de del

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

 

Deliberação 

166/2015 (DR-I) 

 

 

Recurso de Bento dos Santos contra a revista Sábado, por cumprimento 
deficiente do exercício do direito de resposta e de retificação e 

incumprimento de deliberação 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
2 de setembro de 2015

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

, por cumprimento 
deficiente do exercício do direito de resposta e de retificação e 



ERC/07/2015/637         

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 166/2015 (DR-I) 

 

Assunto:  Recurso de Bento dos Santos contra a revista Sábado, por cumprimento deficiente 

do exercício do direito de resposta e de retificação e incumprimento de deliberação. 

 

 

I. Identificação das partes 

 

1. Em 16 de julho de 2015, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

(doravante, ERC) um recurso de Bento dos Santos, como Recorrente, contra a Cofina 

Media, S.A., proprietária da revista Sábado, na qualidade de Recorrida, por alegado 

cumprimento deficiente da publicação de um direito de resposta/retificação 

 

II. Factos apurados 

 

2. Na edição de 23 de outubro de 2014 da revista Sábado, foi publicado o artigo com o título 

«A rede de Bento Kangamba». 

3. No dia 20 de novembro de 2014, o Recorrente – visado no supra referido artigo - enviou, 

por carta registada, um texto de resposta ao diretor da revista Sábado. 

4. A Sábado não publicou o texto de resposta no prazo previsto no artigo n.º 26, n.º 2, alínea 

b), da Lei de Imprensa. 

5. No dia 23 de dezembro de 2014, o Recorrente apresentou junto da ERC recurso por 

denegação do exercício do direito de resposta, o qual deu origem ao procedimento com a 

referência ERC/12/2014/832. 

6. No dia 2 de junho de 2015, o Conselho Regulador da ERC proferiu a Deliberação 98/2015 

(DR-I). 

7. Nessa deliberação, o Conselho Regulador decidiu da seguinte forma: 

1. Dar provimento ao recurso, uma vez que o texto de resposta apresentado pela 

Recorrente cumpre os requisitos estabelecidos pela Lei de Imprensa para a sua 

publicação; 



ERC/07/2015/637         

2 

2. Determinar à revista Sábado, a proceder à publicação da réplica no primeiro número 

impresso após o segundo dia posterior à receção desta deliberação, com o mesmo 

relevo e apresentação do escrito respondido, de uma só vez, sem interpolações nem 

interrupções, devendo o texto ser precedido da indicação de que se trata de direito de 

resposta e acompanhado da menção de que a publicação é efetuada por efeito de 

deliberação do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação; 

3. Esclarecer a Recorrida de que deverá enviar para a ERC um exemplar da edição onde 

conste a publicação do texto de resposta; 

4. Advertir a Recorrido de que fica sujeita, por cada dia de atraso no cumprimento da 

publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória prevista no artigo 

72.º dos Estatutos da ERC. 

8. Na sequência da referida Deliberação, na sua edição em papel n.º 581 de 18/06/2015, a 

Sábado publicou o texto de resposta do ora recorrente. 

9. No entanto, o recorrente considera que a recorrida voltou a violar o disposto na Lei de 

Imprensa, nomeadamente o artigo 26.º, ns.º 3 e 6, bem como o que foi determinado na 

Deliberação 98/2015 (DR-I), proferida pelo Conselho Regulador da ERC em 2 de junho de 

2015. 

10. O Recorrente decide, então, apresentar novo recurso para a ERC – o ora em análise – que 

deu entrada nos nossos serviços a 17 de julho de 2015. 

 

III. Argumentação do Recorrente 

 

11. O Recorrente solicitou a intervenção da ERC para que a Recorrida procedesse à publicação 

do texto de resposta ao artigo com o título «A rede de Bento Kangamba», publicado na 

edição de 23 de outubro de 2014 da revista Sábado, em cumprimento da Lei de Imprensa. 

12. O Recorrente vem alegar que a Sábado publicou o texto de resposta em moldes que são 

contrários à lei e de forma manifestamente deficiente, com os seguintes fundamentos:  

a) Em primeiro lugar, o texto da notícia continha diversas referências inverídicas 

mediante as quais o Recorrente é falsa e/ou erroneamente associado à prática de 

delitos criminais em Portugal e no estrangeiro, bem como são afirmadas inverdades 

acerca de um procedimento criminal pendente em Portugal, no qual é suspeito da 

prática do crime de branqueamento; 



ERC/07/2015/637         

3 

b) O artigo 26.º da Lei de Imprensa estabelece os requisitos imperativos a que têm de 

obedecer as publicações periódicas para dar cumprimento aos direitos de resposta ou 

retificação.  

c) De acordo com o n.º 2 do artigo 26.º da Lei de Imprensa, a resposta ou retificação deve 

ser publicada no primeiro número impresso após o segundo dia posterior à receção do 

texto de resposta; 

d)  No seu n.º 3 a referida disposição legal estatui que a publicação é feita “na mesma 

secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito ou imagem que tiver 

provocado a resposta ou retificação, de uma só vez, sem interpolações nem 

interrupções, devendo ser precedida da indicação de que se trata de direito de 

resposta ou retificação” 

e) O n.º 6 estabelece que “no mesmo número em que for publicada a resposta ou a 

retificação só é permitido à direção do periódico fazer inserir uma breve anotação à 

mesma, da sua autoria, com o estrito fim de apontar qualquer inexatidão ou erro de 

facto contidos na resposta ou na retificação, a qual pode originar nova resposta ou 

retificação, nos termos dos n.os 1e 2 do artigo 24º”. 

f) Também a Deliberação 98/2015 (DR-I), de 2 de junho de 2015, no ponto 2 da Decisão, 

determinou a revista Sábado “a proceder à publicação da réplica no primeiro número 

impresso após o segundo dia posterior à receção desta deliberação, com o mesmo 

relevo e apresentação do escrito respondido, de uma só vez, sem interpelações nem 

interrupções, devendo o texto ser precedido da indicação de que se trata de direito de 

resposta e acompanhado da menção de que a publicação é efetuada por efeito de 

deliberação do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação" 

g) O recorrente entende que a Sábado, na sua edição de 18/06/2015, violou a referida 

disposição legal e a Deliberação 98/2015 da ERC, de forma intencional, bem sabendo 

que não estava a publicar o texto de retificação do ora recorrente nos termos 

legalmente previstos, mas sim, e bem diferentemente, a "noticiar" ilegitimamente o 

referido direito de resposta. 

h) Logo no início das páginas 64-65 da edição de 18/06/2015 a Sábado escreve "DIREITO 

DE RESPOSTA. ANGOLANO NEGA QUE ESTEJA ENVOLVIDO NUMA REDE DE TRÁFICO DE 

PESSOAS" seguido de um título principal, em letras de maior dimensão "A REDE DE 

BENTO KANGAMBA"  



ERC/07/2015/637         

4 

i)  Ora, a interpretação conjugada da parte final do n.º 3 com o n.º 6 do artigo 26.º da Lei 

de Imprensa permite concluir inequivocamente que a referência prévia a que se trata 

de publicação de direito de resposta ou retificação deve surgir isoladamente, sem 

quaisquer outras referências da autoria do periódico obrigado à publicação. 

j) No caso em apreço, o recorrente entende que a Sábado viola manifestamente a parte 

final do n.º 3 do artigo 26.º da Lei de Imprensa ao fazer acompanhar a referência a 

"Direito de resposta" com as supra indicadas frases da sua autoria e do mencionado 

título principal, em letras de maior dimensão, também da sua autoria. 

k) Além disso, o recorrente vem dizer que a publicação do texto de retificação pela Sábado 

atropelou por completo o disposto no artigo 26.º, n.º 6, da Lei de imprensa, na parte em 

que estabelece que "só é permitido à direção do periódico fazer inserir uma breve 

anotação à mesma, da sua autoria, com o estrito fim de apontar qualquer inexactidão 

ou erro de facto contidos na resposta ou na rectificação" 

l) Acresce que a Sábado publica uma fotografia do recorrente, cuja publicação nunca foi 

solicitada pelo mesmo. 

m) O recorrente refere ainda que, pelo meio da publicação do texto de retificação, a 

recorrida fez três destaques ao conteúdo do mesmo cujo critério foi exclusivamente 

seu, sem consultar o recorrente, pretendendo dar relevo ao que bem entendeu e da 

forma que bem quis. O recorrente indica concretamente que a Sábado: 

i) Destaca "O procedimento criminal em que sou visado nada tem que ver com 

qualquer investigação criminal que esteja em curso em França"; 

ii)  Destaca "As autoridades laboram num erro incompreensível; nunca fui acusado 

nem tão pouco suspeito pelas autoridades brasileiras da prática de lenocínio" 

iii)  Destaca "Tem-me sido sistematicamente negado o exercício de faculdades 

processuais inerentes ao meu direito de defesa" 

n) No entendimento do recorrente, tal conduta da Sábado corresponde à prática da 

contraordenação prevista e punida nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 35.º da 

Lei de Imprensa, sendo que compete à ERC processar e punir a prática da referida 

contraordenação. 

o) O recorrente entende também que a atuação da Sábado constitui, por outro lado, um 

ilícito de natureza penal, ao abrigo do artigo 66.º, alínea a), dos Estatutos da ERC. 

p) O recorrente salienta ainda que a Sábado também não terá respeitado a Deliberação 

98/2015 (DR-I) do Conselho Regulador da ERC de 2/06/2015 na parte em que no ponto 



ERC/07/2015/637         

5 

2. da decisão aquela determinou à referida Revista "proceder à publicação da réplica no 

primeiro número impresso após o segundo dia posterior à receção desta deliberação". 

q)  Com efeito, o ora recorrente tomou conhecimento da Deliberação 98/2015 (DR-I) de 2 

de junho de 2015 através do ofício n.º 94688/ERC/2015 da Sra. Chefe de Gabinete do 

Conselho Regulador, datado de 3/06/2015, dirigido ao seu mandatário e recebido pelo 

mesmo em 04/06/2015.  

r) Ora, o "primeiro número impresso após o segundo dia posterior à receção desta 

deliberação" foi o n.º 580 - de 11 a 17 de junho de 2015. O que significará nesse caso 

que a publicação do texto de retificação do recorrente na Sábado n. º 581 de 

18/06/2015  foi extemporânea, pois o texto deveria ter sido publicado na edição n.º 

580 de 11 de junho de 2015, verificando-se a violação do artigo 27.º, n.º 4 da Lei de 

Imprensa, punida como contraordenação nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea d), do 

mesmo diploma legal, bem como um desrespeito pelo prazo para publicação fixado na 

Deliberação 98/2015 (DR-I) de 2 de junho de 2015 relevante para efeitos da sua 

punibilidade criminal. 

 

IV.  Argumentação da Recorrida 

 

13. O Presidente do Conselho de Administração da recorrida e o Diretor da revista “Sábado” 

foram regularmente notificados para se pronunciarem, nos termos do disposto no artigo 

59.º, n.º 2, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro (cfr. 

Ofícios n.º 6184/ERC/2015 e 6183/ERC/2015, de 23 de julho), não tendo, contudo, 

apresentado quaisquer comentários. 

 

V. Normas aplicáveis 

 

14. Para além do disposto no artigo 37.º, n.º 4, da Constituição da República Portuguesa 

(doravante, CRP), as normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas nos artigos 2.º, 

n.º 2, alínea c), e 24.º a 27.º e artigo 35.º da Lei de Imprensa (doravante, LI), aprovada pela 

Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, na versão dada pela Lei n.º 18/2003, de 11 de junho, em 

conjugação com o disposto no artigo 8.º, alínea f), artigo 24.º, n.º 3, alínea j), artigo 59.º, 

artigo 60.º, n.º 1, e artigo 66.º dos Estatutos da ERC. 



ERC/07/2015/637         

6 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

15. O artigo 26.º da Lei de Imprensa estabelece os requisitos imperativos a que têm de 

obedecer as publicações periódicas para dar cumprimento aos direitos de resposta e/ou 

retificação. 

16. Analisada a publicação do texto de resposta e tendo em conta as disposições legais 

aplicáveis nesta matéria, conclui-se que algumas exigências constantes da Lei de 

Imprensa não foram cumpridas pela Sábado. 

17. Comece-se por analisar o facto, alegado pelo recorrente, de a resposta/retificação não ter 

sido publicada “no primeiro número impresso após o segundo dia posterior à receção” do 

texto de resposta, mas antes foi publicada no número seguinte.  

18. O n.º 2 do artigo 26.º da Lei de Imprensa estabelece que: “a resposta ou a retificação 

devem ser publicadas (...) no primeiro número impresso após o segundo dia posterior à 

receção, tratando-se de publicação semanal”. 

19. De acordo com o aviso de receção da notificação da Deliberação 98/2015 (DR-I) de 2 de 

junho de 2015 (constante do processo ERC/12/2014/832), esta foi recebida pela revista 

Sábado no dia 4 de junho de 2015. 

20. Deste modo, o número em questão, no qual deveria ter sido publicado o texto de resposta 

era o n.º 580 - de 11 a 17 de junho de 2015. Contudo, a réplica do recorrente foi publicada 

na edição da Sábado n.º 581 de 18/06/2015, constituindo uma publicação para além do 

prazo. 

21. Verifica-se, assim, uma violação do disposto no artigo 27.º, n.º 4, da Lei de Imprensa, 

punida como contraordenação nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea d), do mesmo 

diploma legal, bem como um desrespeito pelo prazo para publicação fixado na Deliberação 

98/2015 (DR-I), de 2 de junho de 2015. 

22. Analisa-se agora a alegação do recorrente de que o texto de resposta e de retificação tal 

como publicado serviu para "noticiar" ilegitimamente o referido direito de resposta, uma 

vez que, logo no início das páginas 64/65 da edição de 18/06/2015, a Sábado escreve 

"DIREITO DE RESPOSTA. ANGOLANO NEGA QUE ESTEJA ENVOLVIDO NUMA REDE DE TRÁFICO DE 

PESSOAS" seguido de um título principal, em letras de maior dimensão "A REDE DE BENTO 

KANGAMBA". 



ERC/07/2015/637         

7 

23. O artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa estatui que a publicação é feita “na mesma secção, 

com o mesmo relevo e apresentação do escrito ou imagem que tiver provocado a 

resposta ou retificação, de uma só vez, sem interpolações nem interrupções, devendo ser 

precedida da indicação de que se trata de direito de resposta ou retificação”. 

24. Interpretando este preceito, conclui-se que a referência prévia de que se trata de 

publicação de direito de resposta ou retificação deve surgir isoladamente, sem quaisquer 

outras referências da autoria do periódico obrigado à publicação. 

25. Também a Deliberação 98/2015 (DR-I), de 2 de junho de 2015, no ponto 2, determinou a 

revista Sábado “a proceder à publicação da réplica no primeiro número impresso após o 

segundo dia posterior à receção desta deliberação, com o mesmo relevo e apresentação 

do escrito respondido, de uma só vez, sem interpelações nem interrupções, devendo o 

texto ser precedido da indicação de que se trata de direito de resposta e acompanhado da 

menção de que a publicação é efetuada por efeito de deliberação do Conselho Regulador 

da Entidade Reguladora para a Comunicação". 

26. Além disso, conforme consta da Diretiva 2/2008, sobre a publicação de textos de resposta 

e de retificação na Imprensa, aprovada pelo Conselho Regulador da ERC em 12 de 

novembro de 2008, o texto de resposta ou de retificação deverá ser publicado de forma 

contínua e não poderá ser objeto de qualquer tipo de omissão, alteração, emenda ou 

rasura por parte do periódico, devendo ser publicado na íntegra, tal como apresentado 

pelo respondente, inclusivamente quanto aos títulos com os quais o respondente tenha 

optado por encimar o seu texto.  

27. Por conseguinte, a recorrida não deveria ter publicado a réplica com outro título para além 

do que lhe foi dado pelo recorrente, não deveria ter inserido uma foto do Recorrente sem 

este o ter solicitado, e não deveria fazer destaques de frases (truncadas) do texto do 

recorrente, sem este o ter feito no texto que enviou ao jornal. 

28. Esclareça-se ainda que, ao contrário do que defende o recorrente, não se considera que a 

revista Sábado inseriu uma anotação à resposta, no sentido referido no n.º 6 do artigo 26.º 

da Lei de Imprensa. Este artigo refere-se a anotações feitas no fim do texto de resposta, 

ou noutra parte do jornal, que procuram contraditar ou desmentir a resposta do 

Recorrente. Não se considera, por isso, que o título ou os destaques feitos pelo Recorrente 

correspondam a anotações à réplica. Constituem, sim, uma violação da sua integridade, 

caindo no âmbito de aplicação do n.º 3 do artigo 26.º da Lei de Imprensa. 



ERC/07/2015/637         

8 

29. Considera-se assim que o aditamento das expressões "DIREITO DE RESPOSTA. ANGOLANO 

NEGA QUE ESTEJA ENVOLVIDO NUMA REDE DE TRÁFICO DE PESSOAS", seguidas do título 

principal, em letras de maior dimensão "A REDE DE BENTO KANGAMBA" se afigura como 

uma alteração ao texto de resposta, inadmissível face ao artigo 26.º, n.º 3 da Lei de 

Imprensa. 

30. Tudo ponderado, a Sábado viola manifestamente a parte final do n.º 3 do artigo 26.º da Lei 

de Imprensa ao fazer acompanhar a referência a "Direito de resposta" com as já referidas 

frases da sua autoria. 

31. A conduta da Sábado corresponde à prática da contraordenação prevista e punida nos 

termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 35.º da Lei de Imprensa, com coima de 200 000$00 

a 1 000 000$00, e da contraordenação prevista e punida pela alínea d) do n.º 1 do artigo 

35.º do mesmo diploma legal, punível com coima de 500 000$00 a 3 000 000$00.  

32. Como se verificou supra, a recorrida violou o disposto no n.º 3 do artigo 26.º e do n.º 4 do 

artigo 27.º da Lei de Imprensa, pelo que terá incorrido na prática, em concurso efetivo, de 

duas contraordenações, por um lado, a violação do n.º 3 do artigo 26.º e, por outro lado, a 

violação do n.º 4 do artigo 27.º. 

33. Dispõe o artigo 19.º do Regime Geral das Contraordenações, aprovado pela Decreto-lei n.º 

433/82, de 27 de outubro, que “quem tiver praticado várias contraordenações é punido 

com uma coima cujo limite máximo resulta da soma das coimas concretamente aplicadas 

às infrações em concurso”, sendo que “a coima aplicável não pode exceder o dobro do 

limite máximo mais elevado das contraordenações em concurso”, nem ser inferior à mais 

elevada das coimas concretamente aplicadas às várias contraordenações”. 

34. Assim, a recorrida poderá incorrer numa coima de € 2 493,98 (dois mil quatrocentos e 

noventa e três euros e noventa e oito cêntimos) a € 29 927,87 (vinte e nove mil 

novecentos e vinte e sete euros e oitenta e sete cêntimos). 

35. Nos termos do disposto no artigo 36.º da Lei de Imprensa, a ERC é a entidade competente 

para processar e aplicar as coimas das referidas contraordenações. 

36. Acresce que a conduta da Sábado desrespeitou igualmente a Deliberação 98/2015 (DR-I), 

de 2 de junho de 2015, na medida em que não publicou o texto de resposta/retificação “no 

primeiro número impresso após o segundo dia posterior à receção da deliberação”, muito 

menos o publicou “sem interpelações nem interrupções”. 



ERC/07/2015/637         

9 

37. A Diretiva clarifica que “constitui um crime de desobediência qualificada, punível com 

pena de prisão até 2 anos ou de multa até 240 dias, nos termos dos artigos 66.º dos 

EstERC, 32.º, alíneas a) e b), da Lei de imprensa e 348.º, n.º 2, do Código Penal, a recusa 

de acatamento ou o cumprimento deficiente, com o intuito de impedir os efeitos por ela 

visados, de deliberação da ERC que ordene a publicação de resposta ou de rectificação, no 

prazo fixado pela própria deliberação ou, na sua ausência, no prazo de quarenta e oito 

horas a contar da sua notificação, salvo quando a decisão se reporte a publicação não 

diária, cujo cumprimento deverá ocorrer na primeira edição ultimada após a respectiva 

notificação”.  

38. Desta forma, a atuação da Sábado constitui, também, um ilícito de natureza penal, 

previsto no artigo 66.º, alínea a), dos Estatutos da ERC – uma desobediência qualificada, 

punida nos termos no n.º 2 do artigo 348.º do Código Penal. 

39. Acresce que “Os membros dos órgãos executivos das entidades que prosseguem 

actividades de comunicação social, bem como os directores de publicações, são 

pessoalmente responsáveis pelo cumprimento das deliberações proferidas pelo Conselho 

Regulador da ERC, nos termos do disposto no artigo 60.º, n.º 2, dos EstERC”. 

40. Conforme o estatuído no n.º 3 do artigo 67.º Estatutos da ERC, incumbe à ERC participar às 

autoridades competentes a prática de ilícitos penais de que tome conhecimento no 

desempenho das suas funções. 

 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso de Bento dos Santos contra a Cofina Media, S.A., 

proprietária da revista Sábado, por alegado cumprimento deficiente do seu direito de resposta 

e de retificação relativamente a uma notícia publicada na edição de 23 de outubro de 2014 

daquela revista, com o título «A rede de Bento Kangamba», o Conselho Regulador da ERC 

delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos Estatutos da 

ERC: 

 

1. Declarar que a revista Sábado não cumpriu escrupulosamente o disposto no artigo 

26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa e, consequentemente, determinar-lhe a republicação 

gratuita do texto de resposta do recorrente, no primeiro número impresso após o 



ERC/07/2015/637         

10 

segundo dia posterior à receção desta deliberação, com o mesmo relevo e 

apresentação do escrito respondido, de uma só vez, sem interpolações nem 

interrupções, devendo o texto ser precedido da indicação de que se trata de direito 

de resposta e acompanhado da menção de que a republicação é efetuada por efeito 

de deliberação do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social. 

2. Esclarecer a recorrida de que deverá enviar para a ERC um exemplar da edição onde 

conste a publicação do texto de resposta; 

3. Determinar a instauração de um processo contraordenacional, por violação do 

disposto no artigo 26.º, n.º 3, e no artigo 27.º, n.º 4, da Lei de Imprensa, em 

conformidade com o estatuído no artigo 35.º, n.º 1, alíneas b) e d), do mesmo 

diploma. 

4. Determinar a participação ao Ministério Público da existência de indícios de prática, 

por parte do conselho de administração da Cofina Media, S.A., e do diretor da revista 

Sábado, Rui Ortelão, de um crime de desobediência qualificada à Deliberação 

98/2015 (DR-I), previsto e punido pela alínea a) do n.º 1 do artigo 66.º dos 

Estatutos da ERC. 

 

Dado tratar-se de uma decisão condenatória (cfr. alínea a) do n.º 1 do artigo 11.º do Regime de 

Taxas da ERC, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de junho, alterado pelo Decreto-Lei 

n.º 70/2009, de 31 de março, e retificado pela Declaração de Retificação n.º 36/2009, de 28 de 

maio, é devida taxa por encargos administrativos, no montante de 4,5 unidades de conta, nos 

termos do disposto na verba 27 do Anexo V que incide sobre Cofina Media, S.A.. 

 

Lisboa, 2 de setembro de 2015 

 

O Conselho Regulador da ERC, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


