
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

12/RG-I/2007 
 

 
 
 

Queixa de Rui Pereira contra o jornal Público, a respeito do artigo 
“Truques, tiques e tradições na campanha para o referendo” 

 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

19 de Junho de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 12/RG-I/2007 

 

Assunto:  Queixa de Rui Pereira contra o jornal Público, a respeito do artigo “Truques, 

tiques e tradições na campanha para o referendo” 

 

 

I. Factos 

 

I.1. Em 30 de Janeiro de 2007, Rui Pereira apresentou queixa à ERC contra o jornal 

Público, por desrespeito pelo rigor informativo e pluralismo, a respeito do artigo 

publicado naquele jornal sob o título “Truques, tiques e tradições na campanha 

para o referendo”. 

 

Alega o queixoso que o artigo traça estereótipos de pessoas – “uns do lado do 

«Sim», outros do «Não»” – “que não correspondem obrigatoriamente à 

realidade”. Em sua opinião, a adjectivação excessiva do texto prejudica a 

objectividade, imparcialidade e igualdade de tratamento, considerando que a 

adjectivação pejorativa do «Sim» dá a sensação de serem estes “os maus”. 

  

 Entende o queixoso que a ironia, usada por jornalistas - não colunistas ou 

opinion makers – representa “mau profissionalismo e desrespeito pela ética e 

deontologia”, requerendo que os jornais ao cometerem estes erros, não saiam 

impunes ou sejam alvo de tratamento diferenciado 

 

I.2. Intitulada “Truques, tiques e tradições na campanha para o referendo”, a peça 

objecto de queixa anuncia em subtítulo:  “De um lado, há muita gente da 

catequese, yuppies moldados pela Opus Dei, pessoas sérias e normais; do outro, 

há feministas e intelectuais, antifascistas e académicos, okupas e ecologistas, 



 

2 

pessoas sérias e normais. Ambos lutam pela vitória no referendo: mas uns lutam 

mais do que outros. No dia em que começa a campanha, o Público mostra como 

se organizam no terreno os movimentos do “sim” e do “não”. 

 

Organizado em colunas intercaladas de títulos, o texto desenvolve em cada uma 

dessas colunas diferentes aspectos da campanha do “sim” e do “não”.  

 

 No início, sob o título “Imagens do feto? “O mais possível”, o repórter começa 

por descrever a nova sede da Plataforma Não Obrigada: “um apartamento (…) 

bem no centro de Lisboa, (…) num prédio antigo, o andar parecia 

completamente remodelado”. Compara a agitação “ao ambiente (…) de um 

sofisticado escritório de advogados” e descreve os “homens de fato impecável 

(…) e mulheres de saia comprida e tailleur”. A disposição na sala é comparada 

às “conferências de Davos onde se reúnem as elites políticas e económicas (…), 

medida do cuidado posto na sessão” e os “dois ecrãs plasma negros [sugerem] a 

modernidade e o vanguardismo”, mostrando imagens “do feto que alguns 

querem matar”. 

 

Logo a seguir, sob o título “Diz-me como beijas, dir-te-ei quem és”, o repórter 

refere “indicadores (…) medida da diferença de estilo, de classe social, 

relativamente à comunidade do “sim”, mais heterogénea e desmazelada”. No 

“sim” prevalecem largamente os dois beijos na cara”, “no “não” só é admissível 

o beijo unifacial (…). Interroga-se o repórter: “É ele um beijo elitista? Serão as 

pessoas do “não” elitistas?” e responde que “esse não é o cumprimento 

tradicional dos sindicalistas, nem dos utentes dos barcos da Soflusa, nem das 

empregadas domésticas, nem das lojistas do centro comercial de Odivelas, nem 

dos agricultores do Sobral de Monte Agraço”. 

 

Com o título “Todos diferentes, todos diferentes”, a peça passa depois a 

descrever o movimento do “sim”: “toda a gente fala ao mesmo tempo, sobre 



 

3 

tudo, sem critério, nem estratégia”, não há uma ideia centralizada dos 

argumentos nem a preocupação de escolher as pessoas indicadas para fazerem a 

comunicação, “falha” que o repórter atribui a “quezílias antigas” e ao facto de 

“muitos políticos [quererem] assumir protagonismo na matéria”, “um 

protagonismo preguiçoso, displicente, aquém do empenho posto nas disputas 

partidárias”, quer do ponto de vista táctico, estratégico ou retórico. 

 

 Sob novo título intercalar - “Uma ideia de cada vez fixa-se melhor que três” – o 

repórter relata uma sessão do Não,  no “Tivoli, hotel de cinco estrelas na luxuosa 

Avenida da República”, com Maria José Nogueira Pinto e António Borges e 

salienta “o discurso antidespesista, para criticar o financiamento de abortos pelo 

Estado” e “o sucesso jornalístico” em que se tornou a sessão a que “os 

movimentos do “sim” [reagiram] de forma atabalhoada e descoordenada”.  

 

Mais à frente, sob o título “Edite Estrela esbanja argumentos”, a peça descreve a 

entrada em campanha do PS: “Jorge Coelho e Edite Estrela demoram-se em 

explicações”, “com razões sólidas e contra-ataques certeiros”, contudo,  

“demasiado longas, demasiado dispersas. (…) Ao fim de quase meia hora de 

discurso”, afirma o repórter, “não se regista um slogan, um assunto: não se induz 

um título nos jornais, uma frase nas televisões”. A dada altura, acrescenta,“Edite 

Estrela decidiu fazer, en passant, uma declaração politico-partidária, que 

abafava tudo o resto”. 

 

Na coluna “A personalização da campanha”, o repórter relata a intervenção de 

Margarida Neto e descreve os pontas-de-lança dos movimentos pelo “não” como 

“profissionalizados na comunicação e totalmente dedicados à causa. (…) São 

eles os porta-vozes escolhidos minuciosamente pelas agências de comunicação”. 

Escreve o repórter que o núcleo duro da plataforma Não, Obrigada “encara cada 

iniciativa com total dedicação. Como se esta fosse a mais importante batalha das 

suas vidas”. 



 

4 

 

A última coluna – “Filantropia ao fim de tarde” – descreve o debate do 

Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim, realizado “num hotel de 

três estrelas, decadente”, de Lisboa. “A sala tem cortinas de cor desmaiada e 

padrão duvidoso”. Os “atrasos e ausência dos participantes” parecem ao repórter 

indiciar da parte dos participantes “uma convicção inabalável no voto “sim”. 

 

I.3. Notificado o denunciado, jornal Público, a pronunciar-se quanto ao teor da 

queixa supra descrita, ao abrigo do disposto no n.º 1 do art.º 56.º dos Estatutos 

da ERC , não apresentou defesa, limitando-se a enviar a publicação em causa. 

 

 

II. Análise 

 

II.1.  O Conselho Regulador da ERC é competente para apreciar a presente queixa ao 

abrigo dos art.ºs 6.º, alínea b), 7.º, alíneas a) e d), 8.º, alíneas e) e j), 24.º, n.º 3, 

alíneas a) e t) e 55.º dos Estatutos da ERC, publicados no Anexo à Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro (doravante EstERC). 

 

II.2. A queixa de Rui Pereira foi tempestivamente apresentada. 

 

II.3.  No âmbito dos seus objectivos de regulação, deve a ERC “assegurar que a 

informação fornecida pelos prestadores de serviços de natureza editorial se pauta 

por critérios de exigência e rigor jornalísticos”, cabendo-lhe “garantir a efectiva 

expressão e o confronto das diversas correntes de opinião, em respeito pelo 

princípio do pluralismo e pela linha editorial de cada órgão de comunicação 

social” (arts. 7.º, al. d), 8.º, al. e), EstERC). 

 

Por outro lado, o rigor informativo, previsto no art.º 3.º da Lei de Imprensa (Lei 

n.º 2/99, de 13 de Janeiro, doravante LI), deve orientar a prática jornalística.  



 

5 

 

Tendo presente o quadro legal supra citado, importa, em primeiro lugar, analisar 

o género jornalístico em que se inscreve o texto em apreciação, isto é, verificar 

se se trata de um texto noticioso, caracterizado por um estilo factual, conciso, 

directo, obedecendo a convenções narrativas rígidas, ou de uma reportagem, 

género que ao valorizar a descrição de ambientes e de personagens tal como 

vistos pelo repórter, admite, da sua parte, maior liberdade estilística, criatividade 

e subjectividade, sem prejuízo da observância dos princípios que regem a 

actividade jornalística. 

 

A peça em apreciação insere-se claramente no género reportagem. De facto, ao 

longo do texto o jornalista fornece ao leitor a sua visão e interpretação dos factos 

e situações que presenciou, numa narrativa solta e subjectiva, na qual, como é 

próprio desse género jornalístico, a fronteira entre informação, interpretação e 

opinião se dilui.  

 

Ao longo da reportagem, o repórter introduz o leitor nos meandros da campanha 

dos movimentos do “sim” e do “não”, descrevendo sobre cada um deles os 

modos de organização e de mediatização, caracterizando os protagonistas e 

comparando-os nas suas diferentes maneiras de agir e reagir. De um lado, (o do 

“não”), ele viu a organização, o discurso pensado e estudado, a 

profissionalização da comunicação, os hábitos e as práticas de “classe” das 

pessoas que integram esse movimento. Do outro, (o do “sim”) notou a 

espontaneidade desorganizada, o improviso, as “causas”, as contradições entre 

os sub-grupos que integram o movimento, mas também a união no objectivo 

comum.  

 

Confinada às fronteiras do género jornalístico e do estilo discursivo em que se 

inscreve, a reportagem em análise constitui um “retrato” social e cultural de 

protagonistas dos movimentos do “sim” e do “não”, visto através do olhar 



 

6 

singular do repórter que acompanhou “no terreno” as situações descritas. Nela 

não se encontra desrespeito do pluralismo, do rigor e de outros limites à 

liberdade de imprensa, desde logo os que decorrem da Constituição e das leis 

que regem a actividade jornalística (cf art.º 37.º, n.º 3, CRP, art.º 3.º, LI, art.º 

14.º, al. a), EstJorn, ponto 1 CDJ)). 

 

 
III. Deliberação 
 

Na sequência da apreciação da queixa de Rui Pereira contra o jornal Público, por 

desrespeito pelo rigor informativo e pelo pluralismo, a propósito do artigo 

publicado naquele jornal sob o título “Truques, tiques e tradições na campanha 

para o referendo”, 

 

1.  Considerando que o citado artigo é uma peça do género jornalístico 

reportagem, cuja estrutura narrativa obedece a convenções menos rígidas que a 

de um texto noticioso, sendo sua característica fundamental a descrição de 

ambientes e personagens na perspectiva pessoal do repórter; 

 

2. Notando que a citada reportagem abrange equitativamente os dois 

movimentos em confronto – o “sim” e o “não” –, não violando o rigor, o 

pluralismo e outros limites que decorrem da Constituição e das leis que regem a 

actividade jornalística (cf art.º 37.º, n.º 3, CRP, art.º 3.º, LI, art.º 14.º, al. a), 

EstJorn, ponto 1 CDJ), 

 

O Conselho Regulador delibera o arquivamento da queixa. 

 

 

 

 

 



 

7 

 

Lisboa, 19 de Junho de 2007 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 
 
 


