
 

 

 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

38/CONT-TV/2010 

 

 

Queixa de Maria da Conceição Goulão contra a RTP por 
alegada falta de rigor informativo, na edição de 25 de Maio de 

2010 do programa “Serviço de Saúde” 

 
 
 
 

Lisboa 
 

28 de Setembro de 2010



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 38/CONT-TV/2010 

 

Assunto: Queixa de Maria da Conceição Goulão contra a RTP por alegada falta de rigor 

informativo, na edição de 25 de Maio de 2010 do programa “Serviço de 

Saúde” 

 

 

I. Exposição 

 

1. Deu entrada na ERC, a 31 de Maio de 2010, uma queixa de Maria da Conceição 

Goulão contra a RTP por alegada falta de rigor informativo na edição de 25 de Maio do 

programa “Serviço de Saúde”. A Queixosa participou na edição em causa, tendo sido 

entrevistada na reportagem que enquadrou o tema em discussão: erro médico. A 

intervenção consistiu na narração das circunstâncias que envolveram a morte da sua 

mãe, após internamento no Hospital Garcia de Orta, em Almada. 

2. A Queixosa contesta o enquadramento dado à sua intervenção naquele 

programa, bem como referências alegadamente abusivas que considera terem-lhe sido 

dirigidas pela apresentadora. Para suportar a exposição, dá conhecimento à ERC de uma 

carta que afirma ter enviado ao Director de programas da RTP, na qual indicou as 

razões do seu protesto.  

3. Na carta, a Queixosa argumenta que se “dá como certa a informação do hospital 

que [a] desmente, chegando ao ponto de calar o professor Daniel Serrão quando este 

tenta pegar no [seu] assunto, dizendo taxativamente ‘o hospital já desmentiu, a 

interpretação não corresponde à verdade, a revolta dos acontecimentos perturba a visão 

dos factos verificados’”. 

4. A Queixosa considera ainda que são feitos “comentários e apartes”, cujo 

conhecimento prévio a teria levado a não permitir o “uso da [sua] imagem e palavras.” 



 

2 

 

Acrescenta que a apreciação feita sobre o seu caso “foi parcial” na medida em que se 

tomou por “verdadeira a versão do hospital”, que contradizia o seu depoimento, sem 

qualquer referência ao facto de uma reclamação apresentada por si contra o hospital 

estar ainda em apreciação na Administração Regional de Saúde de Lisboa.  

5. Reclama ainda que, no programa, foram tecidas “considerações abusivas” sobre 

si, em particular sobre o seu “estado emocional”. 

6. A Queixosa exige “que seja reposta a verdade, colocando em pé de igualdade o 

[seu] depoimento com o recolhido no Hospital Garcia de Orta.” Reivindica ainda que “a 

apresentadora do programa se retracte e peça desculpa sobre as apreciações e 

comentários despropositados” tecidos sobre si e o seu estado emocional. 

 

II. Posição da Denunciada 

 

7. A RTP veio, a 2 de Julho, apresentar oposição à queixa de Maria da Conceição 

Goulão. Aludindo à natureza do tema em debate no programa “Serviço de Saúde” de 25 

de Maio, vem o operador referir que, apesar de estar “absolutamente consciente da 

delicadeza” do mesmo, “as dificuldades não podiam impedir-nos de abordar um assunto 

de tal importância e pertinência.” 

8. A Denunciada afirma que, com vista a tratar a problemática, foram mostrados 

“três casos completamente diversos como exemplo das possíveis consequências do erro 

médico.” 

9. Refere também que, “para assegurar a idoneidade do programa,” reuniu “três 

eminentes médicos – um dos quais o Prof. José Fragata, autor das principais obras sobre 

a matéria escritas em Portugal, logo, uma figura de referência para abordar este tema – e 

uma jurista cuja especialidade é o Direito Médico.” 

10. No que se refere à matéria concreta da queixa, a Denunciada expõe que “a 

jornalista e apresentadora do programa explicou as dificuldades de tratar o tema, 

nomeadamente por haver, na reportagem, alusões a pessoas e entidades que não estavam 

presentes no estúdio e cuja posição nos fora transmitida por escrito.” 



 

3 

 

11. A RTP acrescenta que no programa foi salientada “a grande dificuldade de os 

entrevistados na reportagem, intimamente relacionados com a vítimas por laços de 

parentesco muito próximo, serem totalmente objectivos, já que a memória, em particular 

quando nos fere intimamente, faz uma selecção subjectiva dos acontecimentos, como é 

sabido e foi afirmado nessa introdução.” 

12. Afirma a Denunciada que “a verdade e a objectividade foram asseguradas em 

todas as etapas do programa”, o que se concretiza “dando às instituições acusadas o 

direito ao contraditório.” Ora, esse direito foi cumprido por escrito, uma vez que, 

entende a RTP, a presença em estúdio “correria o risco de se transformar numa espécie 

de ‘julgamento popular’, com prejuízo do rigor e que não cabe a um órgão de 

informação idóneo fomentar, dada a extrema complexidade e especificidade dos 

problemas.” 

13. Assim, de acordo com a Denunciada, após a exibição da reportagem, a 

apresentadora procedeu à leitura de excertos do e-mail de resposta do Hospital Garcia 

de Orta à versão dos acontecimentos apresentada pela Queixosa. 

14. A RTP adianta que a Queixosa descreveu “com total liberdade, o que, na sua 

opinião, se passara com a sua mãe durante o internamento no Hospital Garcia de Orta, 

em Almada.” As declarações da Queixosa foram, segundo afirma a RTP, as que 

preencheram a parte mais significativa da reportagem (03m58s) emitida no programa. 

15. Acrescenta que na edição em causa “é manifesta a preocupação em defender as 

razões que assistem aos doentes vítimas de erro médico,” esclarecendo questões que 

pudessem estar “imbuídas de uma certa reserva corporativa que cumpria questionar.” 

16. A RTP conclui não existirem fundamentos que sustentem a queixa apresentada 

por Maria Goulão, já que “nunca a dignidade das pessoas, como pretende, foi posta em 

causa, sendo as considerações formuladas ao longo do programa sempre de ordem 

absolutamente genérica, procurando abranger, não só os protagonistas dos três casos 

identificados na reportagem, mas todos aqueles telespectadores que pudessem 

identificar-se com o tema em debate.” 

17. No entender da Denunciada, “nunca foi referido sequer o nome da Sra. Maria 

Goulão ou feita qualquer referência que possa permitir deduzir que abusivamente foram 



 

4 

 

feitas considerações sobre as suas capacidades de avaliação do caso de que a sua mãe 

foi vítima.” 

18. Por último, garante o operador que o programa Serviço de Saúde sempre se 

pautou por critérios do maior rigor ético, científico e informativo e que a edição em 

causa não constituiu excepção, respeitando o “ rigor jornalístico, verdade e o máximo de 

objectividade.” 

 

III. Outras diligências 

 

19. Nos termos do artigo 57.º, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei 53/2005, 

de 8 de Novembro, foi realizada, a 22 de Julho de 2010, uma audiência de conciliação 

entre a Queixosa e a RTP. As partes dialogaram entre si sobre os contornos dos litígio, 

todavia não lograram alcançar um acordo que pudesse pôr termo ao processo. 

 

IV. “Serviço de Saúde” de 25 de Maio de 2010 

 

20. A edição do Serviço de Saúde de 25 de Maio de 2010 foi dedicada ao debate do 

erro médico. Na abertura, a apresentadora/moderadora introduziu o tema abordando 

genericamente o assunto em discussão após o que foi exibida uma reportagem de 

enquadramento, com cerca de 12 minutos, que serviu de mote à discussão com os 

especialistas convidados e presentes em estúdio.  

21. Um dos casos é relatado por Maria da Conceição Goulão, Queixosa no presente 

processo, que conta, na primeira pessoa, os acontecimentos que envolveram a morte da 

sua mãe, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, na sequência de complicações 

resultantes de uma cirurgia. 

22.  É, de seguida, lida a posição, enviada por escrito, do Hospital Garcia de Orta, 

em que a instituição, iniciando-se a discussão em estúdio com os quatro convidados, 

cabendo o primeiro comentário a Daniel Serrão que expõe os seus pontos de vista. 

23. Ao longo do programa, a apresentadora/moderadora foi confrontando os 

convidados no sentido de estes admitirem que o erro médico acontece também por 



 

5 

 

negligência, não só por factos imputáveis ao funcionamento orgânico das entidades 

prestadoras de cuidados de saúde, trazendo à discussão a visão dos familiares de doentes 

que foram alegadamente vítimas de erro médico. 

 

 

V. Normas aplicáveis 

 

24.  As normas aplicáveis ao caso vertente encontram-se no Estatuto do Jornalista 

(Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, alterada pela Lei n.º 64/2007, de 6 de Novembro, 

doravante EJ) e no do Código Deontológico do Jornalista (aprovado em 4 de Maio de 

1993, doravante CDJ).   

A ERC é competente para apreciar a matéria em discussão, nos termos do preceituado 

na alínea f) do artigo 7.º, nas alíneas d) e j) do artigo 8.º e da alínea a) do n.º 3 do artigo 

24.º, dos Estatutos da ERC, adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

 

VI. Análise e Fundamentação 

 

25. “Serviço de Saúde” é um magazine semanal, emitido às terças-feiras na RTP1, 

com a duração aproximada de 50 minutos. O programa é da autoria de Maria Elisa, 

também responsável pela respectiva coordenação e apresentação. 

26. Segundo a descrição disponibilizada na página do operador online1, “Serviço de 

Saúde” consiste na “discussão e reflexão sobre algumas das doenças mais prevalecentes 

na população portuguesa, ou, outras, cuja incidência cause natural preocupação.” Para o 

efeito conta com a “participação de médicos, técnicos de saúde, doentes, familiares, 

associações de doentes, representantes de hospitais e centros de saúde.” 

27. A queixa apresentada por Maria da Conceição Goulão contra a edição de 25 de 

Maio evoca falta de rigor informativo. Entende a Queixosa que foram proferidos juízos 
                                                           

1 http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=24440&e_id=&c_id=1&dif=tv, acedido a 24 de Agosto de 2010 



 

6 

 

sobre a sua pessoa que não correspondem à verdade e que, no referido programa, foi 

dada como certa a versão do Hospital Garcia de Orta, ao invés da sua versão dos 

acontecimentos. 

28. Verifica-se que os casos relatados na reportagem emitida no início da edição são 

apresentados apenas da perspectiva das pessoas próximas das alegadas vítimas de erro 

médico.  

29. Porém, foram desenvolvidas diligências por parte da RTP para apresentação da 

versão das restantes partes atendíveis, isto é, dos hospitais em que os pacientes haviam 

sido tratados, através da leitura, logo após a exibição da reportagem, das respostas de 

dois dos hospitais, submetidas por escrito via e-mail. 

30. Contrariamente ao que defende a Queixosa, a apresentação do ponto de vista do 

hospital de forma nenhuma pode ser vista como a aceitação da posição de uma das 

partes em detrimento da outra, condizendo antes este procedimento com o cumprimento 

do dever ético-legal do jornalismo de auscultação das partes envolvidas na informação 

veiculada (cfr. Ponto 1 do CDJ, assim como a alínea e) do n.º1 do artigo 14.º do EJ). 

31. Ademais, refira-se que a Queixosa teve oportunidade de narrar, na primeira 

pessoa, a sua situação, no contexto de uma reportagem sobre casos análogos, enquanto a 

reacção do Hospital Garcia de Orta foi veiculada por escrito e lida pela voz da 

apresentadora/moderadora.  

32. Quanto à alegação da Queixosa de que a apresentadora/moderadora do programa 

fez uma interpretação abusiva do seu estado emocional e da sua capacidade de avaliação 

relativamente ao contexto em que sucedeu a morte da sua mãe, não compete à ERC 

pronunciar-se sobre a condução de programas de debate, nomeadamente quando, como 

foi o caso, exista matéria susceptível de colocar em causa direitos fundamentais da 

Queixosa, nem terem sido feridas quaisquer normas ético-legais do jornalismo. 

 

VII. Deliberação 

 



 

7 

 

Tendo apreciado uma queixa de Maria da Conceição Goulão contra a RTP, por 

violação dos seus direitos fundamentais e alegada falta de rigor informativo, na edição 

de 25 de Maio de 2010 do programa “Serviço de Saúde”. 

Notando que a Denunciada agiu de acordo com as normas ético-deontológicas e 

legais que enformam a actividade jornalística, nomeadamente ao procurar ouvir as 

partes com interesses atendíveis no caso. 

Considerando que não foi lesado o bom-nome da Queixosa, nem tecidos juízos 

abusivos relativamente às suas capacidades de avaliação e discernimento no relato do 

caso particular que motivou a sua participação no programa. 

Reconhecendo, ainda assim, a natureza delicada e melindrosa do tema em 

discussão na edição em apreço, em particular para as pessoas mais próximas das 

situações relatadas. 

O Conselho Regulador delibera, no exercício das atribuições e competências de 

regulação constantes dos artigos 7.º, alínea d) e f), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos 

da ERC, adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

Não dar seguimento à Queixa de Maria da Conceição Goulão contra a RTP, por 

não se terem verificado falhas de rigor informativo; do mesmo modo não se 

detectaram situações passíveis de constituir ofensa aos direitos fundamentais da 

Queixosa. 

 

Não há lugar ao pagamento de encargos administrativos, nos termos do previsto nos 

artigos 11º e 12º do Regime Jurídico das taxas da ERC (constante do Decreto-Lei n.º 

103/2006, de 7 de Junho, na redacção imposta pelo Decreto-Lei 70/2009 de 31 de 

Março). 

 

Lisboa, 28 de Setembro de 2010 

 

O Conselho Regulador 
 



 

8 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 


