Página 100 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume2

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ERC
• VOLUME 2
A categoria
ambos os géneros
agrega
atoresmasculinos
e
femininos
que surgem nas peças em estatuto idêntico (de acordo com as ca-
tegorias de
protagonistas
previamente definidas).
› De acordo com a fig. 30,
em 2011
:
− A
maioria dos
protagonistas
dos noticiários é do
género
masculino
(75 %), tendência ligeiramente mais acentuada no
Jornal 2 / Hoje da RTP2 (78 %).
− As peças em que surgem
protagonistas
de
ambos os géneros
,
apresentam valores aproximados aos das peças onde os
prota-
gonistas
sãodo
género feminino
(12,2 %e9,4 %, respetivamente).
− Os
atores femininos
assumemumpeso superior na SIC (11,1 %)
e inferior na TVI (8,5 %). As peças com mais do que um
ator
,
sendo estes de
géneros
distintos, destacam-se na TVI e na SIC
(13,6 % e 13 %, respetivamente).
− A predominância dos
atores
do
géneromasculino
temsido uma
constante ao
longo dos anos
nos serviços de programas, au-
mentando em 2011.
− Em 2011, o peso dos
atores do género feminino
decresceu em
todos os serviços de programas.
− Ainda em
2011
, a distribuição do
género
dos principais
atores
por áreas, constante da fig. 8 no Anexo II, contraria a tendência
de predominância
masculina
, nas seguintes áreas
sociedade,
saúde e ação social, urbanismo, educação, população, ambiente
e
grupos minoritários
.
− Na amostra considerada, a presença de
atores
do
género
femi-
nino
é inexistente na área da
defesa
e residual nas áreas da
política nacional
e
desporto
(respetivamente 2,7 % e 0,7 %).
− De salientar, ainda, a baixa representatividade dos
protagonistas
de
género feminino
nas áreas
comunidade internacional
(4,7 %)
e
relações laborais
(4,9 %).
Em termos evolutivos:
A análise dos quatro anos (2008–2011)
confirma a
tendência
para a preponderância dos
atores
do
género masculino
.
− Em relação ao ano transato mantém-se a tendência de baixa
representatividade dos
protagonistas
de
género
feminino
nas
áreas da
política nacional
e
desporto.
− Atentando à distribuição dos
géneros
dos principais
atores
por
áreas no
biénio 2010-2011
, verifica-se uma variação positiva
dos principais
atores
de
género masculino
das áreas da
políti-
ca nacional
,
desporto, ordem interna, sistema judicial, comuni-
dade internacional, saúde a ação social, ciência e tecnologia
e população.
Os
protagonistas
do
género
feminino
registam
uma variação positiva nas áreas da
ordem interna
,
sociedade,
economia, finanças e negócios, cultura, comunidade europeia,
crença e religião, saúde e ação social, urbanismo, população
e
ambiente.
4. Contextualização e hierarquização da informação
› De acordo com a fig. 31,
em 2011:
Predominam as peças com a duração
entre 1 e 5 minutos
,
seguidas
das peças de
duração inferior a 1 minuto
.
− Para os
temas
de
política nacional, economia, finanças e negó-
cios, sociedade, vida social, ciência e tecnologia, comunicação,
gruposminoritários
e
população
as peças com
duração superior
a 5 minutos
são as mais presentes.
− Nas peças com
menos de 1minuto
, os
temas
que obtêmmaior
peso são:
ordem interna, assuntos internacionais, assuntos
comunitários, desporto, sistema judicial, comunicação
,
ambiente
e
defesa.
− Os serviços de programas públicos denotam uma maior con-
centração de peças de
duração
superior (
mais de 5 minutos
)
quando se trata de
temas
de
política nacional
: 55 % na RTP1 e
43,6 % na RTP2. A RTP1 apresenta oito temas com duração
su-
perior a 5 minutos
, e a RTP2 onze.
− Por seu turno, os privados, apresentaramo formatomais longo
emquinze áreas
temáticas
distintas. Os
temas
mais represen-
tados neste formato de
duração
na SIC são
ordem interna
(16,9 %)
e
urbanismo
(13,8 %), e na TVI
política nacional
(23,9 %) e
economia, finanças e negócios
(22,5 %).
› Em termos
evolutivos
:
− As peças com
duração
de
1 a 5
minutos, em2011, decresceram
em relação a 2010
tendência já verificada em 2009–2010.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 30 –
Género
dos principais
atores
, por serviço de programas.
Género
do principal ator
Telejornal (RTP1)
Jornal 2 / Hoje (RTP2)
Jornal da Noite (SIC)
Jornal Nacional /
Jornal das 8 (TVI)
Total
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
%
Var.
10/11
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
2008 2009 2010 2011
Masculino
77,3 72,1 73,2 76,1 + n.d.
71,0 77,1 78,0 + 75,6 71,5 68,6 72,9 + 79,3 73,8 74,0 74,3 + 77,4 72,2 73,0 75,0 +
Ambos os géneros
10,1 11,4 13,0 12,0 – n.d.
10,7 9,3 9,0 – 9,9 11,5 15,7 13,0 + 8,5 10,2 13,8 13,6 – 9,5 11,0 13,3 12,2 –
Feminino
12,6 13,3 10,6 9,1 – n.d.
12,2 10,6 8,6 – 14,5 14,1 11,8 11,1 – 12,0 13,1 9,7 8,5 – 13,1 13,2 10,7 9,4 –
Não identificável
n.d.
3,2 3,2 2,8 – n.d.
6,0 3,0 4,4 + n.d.
2,9 3,8 3,0 + 0,1 2,9 2,5 3,6 + n.d.
3,6 3,1 3,4 +
Total
100
(1137)
100
(1141)
100
(1104)
100
(1137)
+ n.d.
100
(894)
100
(738)
100
(723)
100
(1080)
100
(1206)
100
(1042)
100
(1114)
100
(1030)
100
(1167)
100
(1139)
100
(1281)
+
100
(3247)
100
(4408)
100
(4023)
100
(4251)
+
Nota: Total de peças emitidas e analisadas nos quatro blocos informativos em 2008, 2009, 2010 e 2011 = 4089, 5037, 4593 e 4731. Total de peças com
protagonistas
identificáveis em 2008, 2009, 2010 e
2011= 3247, 4408, 4023 e 4251. Valores em percentagem; totais em percentagem e números absolutos. A categoria
ambos os géneros
agrega
atores masculinos
e
femininos
que surgem nas peças em
estatuto idêntico (de acordo com as categorias de
protagonistas
previamente definidas).