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ERC
• VOLUME 2
PLURALISMO E DIVERSIDADE NOS SERVIÇOS DE PROGRAMAS TELEVISIVOS
ANÁLISE Evolutiva da Cobertura Jornalística da Diversidade Social e Cultural
› Os
protagonistas
das peças com
presença/referência a imigrantes,
seus descendentes e minorias étnicas
são representados nas
áreas
ordem interna
e
sociedade
(cada com 13,6 %, cada com
seis peças),
economia, finanças e negócios
,
relações laborais
e
população
(cada com 11,4 %, cada com cinco peças),
sistema
judicial
e
urbanismo
(cada com 9,1 %, cada com quatro peças)
(fig. 15 do anexo II).
› Os
atores
das restantes áreas ou estão ausentes ou protagonizam
um número residual de peças.
› Em
2011
, segundo a fig. 4, entre os
protagonistas
da
ordem interna
,
identificaram-se
vítimas
(4 peças) e nos da área
sociedade
, ve-
rificou-se o protagonismo dos
adultos
,
familiares
e
moradores/
habitantes
(cada com2 peças). A presença de peças com
atores
desta área surge, emparticular, no Jornal Nacional / Jornal das 8.
› Entre os protagonistas da área
economia, finanças e negócios
,
identificaram-se
pequenos e médios empresários e empresários
em nome individual
e os
consumidores,
estes últimos apenas
presentes no Telejornal;
› Nas
relações laborais
os protagonistas mais frequentes são
trabalhadores/desempregados
(5 peças), na cobertura jornalística
de acontecimentos/problemáticas relacionadas com o aumento
do desemprego em Portugal;
› Quando os protagonistas são da área
população
, verifica-se que os
mais frequentes são precisamente os
representantes/membros de
comunidades/associações de imigrantes edescendentes
(5peças).
Surgemrepresentados nessa condiçãomaioritariamente empeças
comum enfoque internacional, emque é feita a cobertura jornalís-
tica de acontecimentos relacionados, por exemplo, comas eleições
legislativas emCabo Verde e omassacrenaNoruega. Outro exemplo
de uma peça da amostra em que os protagonistas foram identifi-
cados precisamente como imigrantes remete para um projeto de
integração dos imigrantes de leste em Portugal durante as primei-
ras vagas de imigração destas comunidades, incluída na rubrica
“Perdidos e Achados” do Jornal da Noite.
›
Em termos evolutivos genéricos
, verificou-se que:
− Os
atores
das áreas
população
,
políticanacional
e
desporto
surgem
menos representados como protagonistas em2011 relativamente
aos anos anteriores, em particular os das áreas
população
e
política nacional
. A maior frequência desses protagonistas nas
amostras de anos anteriores é justificada, nomeadamente em
2010, pela cobertura jornalística de acontecimentos como as
eleições legislativas na Ucrânia e as eleições presidenciais no
Brasil, que originaramumconjunto de peças cujos protagonistas
eram imigrantes em Portugal oriundos daqueles países e as ati-
vidades da Presidência da República que incluíramuma visita de
Cavaco Silva ao bairro social da Bela Vista, em Setúbal.
− No
biénio de 2010 e 2011
, aumenta a presença do protagonismo
de atores das áreas
ordem interna
,
sociedade
,
economia, fi-
nanças e negócios
e
relações laborais
.
− Os
protagonistas
da área
ordem interna
, com uma presença
residual na amostra de 2010, voltam a ganhar maior represen-
tatividade nas peças de 2011.
− No caso dos
atores
da área
sociedade
, cujo protagonismo nos
conteúdos noticiosos diminuiu substancialmente até 2010,
foram identificados na amostra de 2011 enquanto
familiares
,
moradores/habitantes
e
adultos
, em peças cujos
subtemas
se
dispersam por
turismo
,
indicadores económicos
e
histórias de
vida
. Os da área da
economia, finanças e negócios
, estão
presentes empeças sobre
subtemas
como
empresas e negócios
(uma peça sobre uma empresa produtora de framboesas no
Algarve, com elevado número de exportações, na qual são en-
trevistados dois trabalhadores oriundos da Ucrânia e da Tailân-
dia),
consumo e consumidores
(duas peças no período de Natal
associadas à crise económica nacional),
imigração
(com um
testemunho sobre a crise na Grécia de um proprietário de um
restaurante grego, imigrado emPortugal). As peças com
prota-
gonistas
da área
relações laborais
, com uma representação
residual em anos anteriores, surgem no âmbito da crise finan-
ceira atual associadas a
subtemas
como
emprego/desemprego
,
com
protagonistas
que testemunhamos elevados números de
desemprego no país e a sazonalidade de alguns empregos que
contribuempara omenor número de desempregados nosmeses
de verão (em três peças),
políticas laborais
e
políticas fiscais
e financeiras
enquadradas pelas novas regras de acesso ao
subsídio de desemprego (cada com uma peça).
− Saliente-se a
reduzida presença
ou ausência de protagonismo
para
atores
das áreas
cultura
,
comunidade europeia
,
educação
,
grupos minoritários
,
defesa
,
ambiente
,
saúde e ação social
,
comunicação
e
urbanismo
.
− De realçar que, no conjunto destas peças, a maior parte teve
pelo menos um ator como protagonista da ação reportada, isto
é, as peças com atores não
identificáveis
tornaram-se cada
vez menos frequentes.
A fig. 5 considera a construção das peças com
presença ou referên-
cia a imigrantes, seus descendentes e minorias étnicas
tendo em
conta a
abordagem utilizada pelos operadores
na representação
desses intervenientes, analisada a partir das seguintes categorias:
vitimização
,
criminalização
, enquanto
testemunhas
de aconteci-
mentos, emcontextos associados ao
trabalho
e, ainda,
outra condi-
ção
dos grupos ou imigrantes identificados nas peças emanálise na
amostra.
› Em
2011,
os
imigrantes, seus descendentes e minorias étnicas
representados nas peças surgemmaioritariamente associados à
qualidade
vitimização
(11 peças), em peças sobre as
temáticas
sociedade
, e, de formamenos frequente,
ordem interna
,
relações
laborais
e
comunicação
.
Relativamente àquelas cujo
tema
é
so-
ciedade
, os conteúdos referem-se às dificuldades vividas nos