Página 219 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume2

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ERC
• VOLUME 2
da
defesa
e
sociedade
(cada com2 peças), seguindo-se o
sistema
judicial
, a
educação
, os
gruposminoritários
, a
cultura
, a
ciência
e tecnologia
a ainda uma
fonte documental não identificada ou
confidencial
(cada com 1 peça).
› De acordo coma fig. 13, o Jornal da Noite é o que apresentamaior
diversidade de áreas de
fontes
(4), seguido pelo Telejornal (3).
No caso do Jornal 2 / Hoje, são os únicos blocos informativos nos
quais existem peças com
fonte documental não identificada ou
confidencial.
› De assinalar que, em2011, uma das peças analisadas na amostra
em que foi identificada
referência a comportamentos/orientação
sexual
se tratou de um
comentário/opinião
, relativamente aos
quais, de acordo com a análise, não são identificadas
fontes de
informação
.
› Em termos
longitudinais
:
− Em 2011, as
instituições religiosas
deixam de estar presentes
nestas peças, bem como os partidos políticos e
o governo
na-
cional. Diminui tambéma presença de
advogados
, que, em2011,
foram
fonte dominante
apenas em uma peça emitida no Jor-
nal da Noite. As
fontes
das
forças
armadas aumentam ligeiramente
face ao ano anterior, sendo que as restantes
fontes
presentes
no ano em análise, o número de peças mantém-se ou aumenta
muito ligeiramente.
− As peças com
presença/referência a comportamentos/orienta-
ção sexual
sem fontes de informação têmdecrescido de forma
significativa, sendo inexistentes em 2011.
› Segundoosdadosdafig. 14, aspeçasdaamostrade
2011
têmcomo
protagonistas oficiais
(3 peças) e
representantes/membros de co-
munidades/associações de minorias sexuais
(2 peças), seguidos
de
suspeitosde crimes eatos ilícitos, vítimas, envolvidos emproces-
sos judiciais, estudanteseassociaçõesestudantis, artistaseoutros
criadores, especialistas, técnicos e cientistas
(cada com 1 peça).
› A categoria de
oficiais
refere-se ao comandante do norte-americano
envolvido na polémica em torno de vídeos homofóbicos filmados
a bordo do porta-aviões USS Enterprise.
› A categoria
representantes/membros de comunidades/associações
deminorias sexuais
corresponde a umnoivo comuma pessoa do
mesmo sexo que se pretendia casar emFrança, mas cujo casamento
foi suspenso.
› A SIC apresenta umamaior diversidade de áreas de
atores
(cinco)
e a RTP2 a menor variedade (uma).
› Em termos
evolutivos
:
− Verifica-se que a multiplicidade de áreas de pertença dos
atores
principais
identificadas em peças com este tipo de conteúdo foi
superior no anode2009, tendo vindo adecrescer progressivamente.
− De entre as quatro categorias de
atores
principais mais repre-
sentadas em2010—
líderes religiosos
,
representantes/membros
de comunidades/associações deminorias sexuais
,
membros de
igrejas e confissões religiosas
e
deputados e líderes parlamen-
tares
— apenas os
representantes/membros de comunidades/
associações de minorias sexuais
estão presentes em 2011.
− Em 2011, a categoria
envolvidos em processos judiciais
, cujo
protagonismo diminuiu entre 2009 e 2010, mantém apenas
uma peça neste ano, nomeadamente no caso de uma professora
que indagou as alunas sobre as suas orientações sexuais.
− À semelhança de 2010, não se registam peças com
presença/re-
ferênciaacomportamentos/orientaçãosexual
semprotagonistas.
4. Análise da cobertura jornalística da
presença/referência
a portadores de deficiência
› Em
2011
, de acordo coma fig. 15, o número de peças com
presença/
referência a portadores de deficiência
representa 0,4 % do total da
amostra, isto é, 20 peças em 4 731.
› O operador privado TVI regista omaior número de peças (8 peças),
seguido da SIC (6 peças) e RTP1 (5 peças). Na RTP2 foi identificada
apenas uma peça com estas
presenças/referências
.
› Em termos
evolutivos globais
:
− A totalidade de peças comeste tipo de conteúdo apresenta o seu
pico em2008, ano emque foramtransmitidas 28peças, decres-
cendo em 2009 para 15 peças e voltando a aumentar em 2010,
conforme o gráfico, para22peças, númeroquediminui ligeiramente
em 2011 (20 peças).
PLURALISMO E DIVERSIDADE NOS SERVIÇOS DE PROGRAMAS TELEVISIVOS
ANÁLISE Evolutiva da Cobertura Jornalística da Diversidade Social e Cultural
Fig. 15 –
Peças com
presença/referência a portadores de deficiência
,
por serviço de programas.