Página 245 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume2

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ERC
• VOLUME 2
1. Introdução geral
Este capítulo debruça-se sobre os resultados da monitorização do
modo como é mediatizada a infância nos
blocos informativos de
horário nobre
, emitidos pelos quatro serviços de programas genera-
listas de sinal aberto: o
Telejornal da RTP1
e o
Jornal 2 / Hoje da
RTP2
, ambos do operador público, e o
Jornal da Noite
e o
Jornal Na-
cional / Jornal das 8
dos operadores privados
SIC
e
TVI
, respetivamente.
O presente capítulo apresenta uma
análise acumulada
da informação
com
presença/referência a menores
emitida pelos três operadores
de
janeiro de 2008 a dezembro de 2011, a partir da amostra sele-
cionada
.
2. Análise acumulada da informação com presença/
referência a menores emitida de janeiro de 2008
a dezembro de 2011 nos blocos informativos
de horário nobre
a) Nota introdutória
Os estatutos da ERC determinam, entre outras obrigações, que o
Regulador deve funcionar como um dos garantes do respeito e pro-
teção do público, em particular o mais jovem e sensível. A monitori-
zação de conteúdos transmitidos pelosmeios de comunicação social,
direta ou indiretamente relacionados com
menores
, é um processo
utilizado pela ERC para responder a essa atribuição legal.
Amonitorização dos conteúdos com
presença
ou
referência
a
meno-
res
faz-se no âmbito da análise sistemática de uma amostra da in-
formação anual, com o objetivo de realizar um acompanhamento
regular e permanente de conteúdos dos meios de comunicação
social televisivos, nomeadamente os informativos de horário nobre.
Para analisar omodo como os operadores televisivos sistematicamente
fazem essa representação recorreu-se ao conceito de
menoridade
e convencionou-se que a expressão “públicomais jovem”, constante
do Direito, se aplica aos
menores
de idade.
A monitorização da mediatização da infância contempla todos os
conteúdos (informativos) com representação (em imagem e/ou
menção no texto) de crianças, adolescentes e jovens commenos de
18anos,mesmoqueessesnão sejamcentraisnaspeçasanalisadas.
As peças são selecionadas a partir da identificação explícita (no seu
conteúdo manifesto) de elementos como a idade dos
menores
ou,
PLURALISMO E DIVERSIDADE NOS SERVIÇOS DE PROGRAMAS TELEVISIVOS
ANÁLISE Agregada da Informação Diária de Horário Nobre com Mediatização de Menores emitida entre 2008 e 2011
Análise Agregada da Informação
Diária de Horário Nobre
com Mediatização de Menores
emitida entre 2008 e 2011
Análise do Telejornal (RTP1), Jornal 2 / Hoje (RTP2),
Jornal da Noite (SIC) e Jornal Nacional / Jornal das 8 (TVI)
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Recorde-se, como referido em capítulos anteriores, que o período abrangido neste capítulo do relatório (2008 a 2011) foi marcado pela substituição do formato dos blocos
noticiosos do horário nobre que são refletidas na análise realizada, nomeadamente no que diz respeito à RTP2 e à TVI. No primeiro serviço de programas, em outubro de 2010,
terminou o Jornal 2 e começou a ser emitido, no mesmo horário, o Hoje. Na TVI, em maio de 2011, o Jornal Nacional foi substituído pelo Jornal das 8.
Nota de leitura
• Os indicadores ou variáveis e respetivas categorias usados na análise
estão assinalados a
itálico
no texto.
• Algumas conclusões são evidenciadas a
negrito
.
• Na maioria das figuras, os valores parciais são apresentados em percen-
tagem e os totais são apresentados em percentagem e números absolu-
tos. Em alguns casos, o reduzido número de peças em análise justificou
a apresentação de todos os valores em números absolutos.
• Referem-se tendências para a informação diária da RTP1, da RTP2, da SIC
e da TVI, sublinhando-se que são com base na análise do Telejornal, do
Jornal 2 / Hoje, do Jornal da Noite, do Jornal Nacional / Jornal das 8, res-
petivamente.
• Embora sejam utilizados os mesmos indicadores analisados em outros
capítulos deste relatório referentes à informação diária, deve sublinhar-
-se que a generalidade dos resultados apresentados neste capítulo reme-
te apenas para a sua aplicação às peças que fazem mediatização de me-
nores. Assim, sempre que em texto se referem “
as peças analisadas
” e
outras expressões semelhantes, o leitor deve assumir que são referentes
à amostra contemplada no capítulo em análise. Quando os dados forem
referentes a outras amostras isso é explicitamente referido em texto.