Página 310 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2011_Volume2

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ERC
• VOLUME 2
1. Nota introdutória
1.1. Objetivos
No presente capítulo, será apresentada uma retrospetiva da produção
audiovisual independente no mercado português, nomeadamente
pela análise da produção emitida pelos serviços de programas de
acesso não condicionado livre.
Em conformidade com as orientações da Diretiva “Serviços de Co-
municação Social Audiovisual” (Diretiva SCSA), não foram conside-
rados nesta análise os tempos dos programas de informação, de
desporto, os serviços religiosos, os tempos de antena e asmensagens
de publicidade. Integram, assim, a análise, os programas de natureza
criativa, cuja produção deriva diretamente da atividade do sector
industrial do audiovisual, com reflexos na sua cadeia de valor.
1.2. Critérios e metodologia
Esta reflexão incidiu nos produtos audiovisuais de natureza criativa
emitidos no ano de 2011 nos serviços de programas de acesso não
condicionado livre —
RTP1
,
RTP2
,
SIC
e
TVI
. Para o efeito, foram
considerados os programas de primeira exibição e de repetição,
tendo-se analisado os respetivos tempos de emissão.
Os dados apresentados neste relatório têm como fontes o portal de
televisão da ERC e a Markdata Media Workstation.
Com vista à caracterização da produção audiovisual, são abordados
alguns aspectos da indústria audiovisual portuguesa, com incidência
nos seguintes vetores:
› programas de primeira exibição e repetições;
› produção independente, de origem nacional e estrangeira;
› produção nacional independente;
ranking
das produtoras nacionais independentes;
› génerosmais produzidos pelos produtores independentes nacionais;
› principais países fornecedores de conteúdos para o mercado na-
cional;
› papel dos países lusófonos no mercado nacional;
› mercado cinematográfico nos serviços generalistas.
2. Tempo total de programas
Os valores exibidos nos quadros seguintes referem-se ao tempo total
de programas emitidos pelos quatro serviços de programas genera-
listas, retirando as exclusões previstas pela Diretiva SCSA.
Pela leituradasfigs. 1e 2, observa-sequeo
RTP2
foi oserviçoquemais
tempodedicouaprogramasdeprimeiraexibição, 4 010horas, seguindo-
-se o
RTP1
, com 3 947, o
TVI
, com 3 883, e, com 3 488, o
SIC
.
Quanto ao volume de horas preenchido comprogramas de repetição,
verificou-se que o
SIC
foi o serviço que exibiumaior número de horas
de repetições, com 1 193 horas, cerca de 26 %, seguindo-se o
RTP2
,
com 981 (20 %), o
TVI
, com 834 (18 %) e o
RTP1
, com 505 (11 %).
No conjunto dos quatro serviços de programas, verifica-se que a
esmagadoramaioria de programas foramexibidos pela primeira vez,
o que denota alguma dinâmica no mercado.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
O Mercado Audiovisual
Português
Fig. 1 –
Total de programas – primeira exibição e repetição – 2011.
Operadores Serviço de
programas
Programas
(total)
1.ª exibição
Repetição
Horas
Horas
% Horas
%
RTP
RTP1
4452
3947 88,7
505
11,3
RTP2
4991
4010 80,3
981
19,7
SIC
SIC
4681
3488 74,5 1193 25,5
TVI
TVI
4717
3883 82,3
834
17,7
Fig. 2 –
Programas de primeira exibição e de repetição.