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ERC
• VOLUME 2
que mais exportam este tipo de conteúdos e com maior impacto no
mercado nacional. Por um lado, temos o caso dos E.U.A. e do Brasil, e,
por outro, umconjuntodepaísesque, pelasuadiminutaexpressividade,
foram agrupados por “resto do mundo” e “coprodução”, sendo este
último resultado de coproduções nas quais participa, pelo menos, um
paíseuropeu. Foramaindaagrupadosospaíses cujaorigeméaEuropa
e integrados os filmes de produção portuguesa sob a epígrafe “produ-
ção nacional”.
No conjunto dos quatro canais generalistas, verifica-se que o serviço
de programas
TVI
é aquele que dedica o maior volume de horas à
exibição de produções cinematográficas, comumtotal de 775 horas,
seguido do
RTP1
, com 745 horas, e do
SIC
, com 635 horas. O
RTP2
apresenta cerca de metade do volume de horas do outro canal de
serviço público, 363 horas.
Verifica-se ainda que os E.U.A. ocupam uma posição predominante
no conjunto de produções transmitidas pelos quatro canais genera-
listas, com maior destaque no serviço de programas do operador
privado TVI, com600 horas, seguido do
RTP1
, com564 horas, do
SIC
,
com 552 horas, e, por último, do
RTP2
, com 80 horas.
A produção cinematográfica de origemnacional temumpeso reduzido
nos serviços de programas privados, com 2 horas no
TVI
e 3 horas
no
SIC
. Os serviços
RTP1
e
RTP2
foramos que dedicarammais tempo
à exibição de filmes de produção nacional, com 17 e 80 horas, res-
petivamente.
Relativamente às coproduções, o
TVI
é o serviço de programas que
apresenta ummaior volume, com 118 horas, seguido do
RTP1
, com
113 horas, do
RTP2
, com 103 horas, e do
SIC
, com 70 horas.
O
RTP1
dedica mais de dois terços da produção cinematográfica a
obras cuja origem são os E.U.A. (75,7 %), seguidas de obras de co-
produção (15,2 %) e de obras europeias (5 %). A produção nacional
e a produção do resto domundo ocupamuma percentagemresidual,
na ordem dos 2 % cada.
No
RTP2
, as exibições de coprodução são aquelas que têm maior
percentual (28,4 %). A produção nacional e a proveniente dos E.U.A.
e da Europa ocupam parcelas idênticas na ordem dos 20 %.
Nos serviços de programas dos operadores privados, assistimos a
tendênciasbastantesimilaresquandonos referimosàorigemdasobras
exibidas, colocando-seosE.U.A. naposiçãodominante, quer no
SIC
quer
no
TVI
, com percentuais na ordem dos 87 % e 77 %, respetivamente.
O valor de obras cinematográficas exibidas, de produção nacional, é
diminuto, ficando aquémde 1 % emambos os serviços de programas.
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2011
Fig. 23 –
Origem das produções cinematográficas.