Página 102 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2014_Volume1

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ERC
VOLUME 1
especializadas e regional. Em 2014, a imprensa de informação geral
apresentava 5 % do total do investimento publicitário, a imprensa es-
pecializada 4,1 %, e a imprensa regional 0,4 %. A imprensa regional foi
o único segmento que em 2014 sofreu quebras de investimento face
a2013(menos6,6 %), tendoa imprensade informaçãogeral ea imprensa
especializada crescido ligeiramente (respetivamente, 1,2 % e 2,5 %).
Em2014, a
rádio
teve uma quota de 4 % do investimento publicitário
(249 milhões de euros), ocorrendo, na generalidade, uma variação
negativa no intervalo temporal analisado, comumdecréscimo entre
2003 e 2008, seguindo-se uma ligeira recuperação até 2012 e novo
decréscimo até 2013. Tal como a televisão, este meio teve em2014,
uma variação homóloga positiva, (9,9 %).
De acordo comos dados daMarktest, o investimento publicitário em
outdoor
representou, em 2014, 5,1 % do investimento global, o que
também corresponde a uma variação homóloga positiva (6,8 %).
O
cinema
continua a ser o suporte publicitário menos significativo,
com uma quota, em 2014, de apenas 0,3 %, que traduz uma quebra
do investimento publicitário face a 2013 (menos 1,5 %) (Fig. 1 do
Anexo e Fig. 1).
O investimento em
Internet
em 2014 (a Marktest só disponibiliza
desde 2013) totaliza 474milhões de euros, perfazendo 7,6 % do total
do investimento. Note-se que a internet, é atualmente o segundo
suporte que capta a maior fatia de investimento, tendo uma taxa de
crescimento que já ultrapassou ligeiramente a da televisão (respe-
tivamente, 16,6 % e 16,4 %).
2.1. DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO
EM TELEVISÃO
(ESTIMATIVAS MARKTEST)
Em 2014, a
TVI
continuou a canalizar a maior fatia do investimento
publicitário emtelevisão, na ordemdos 48 % (2190milhões de euros),
seguindo-se a SIC (25,8 %; 1186milhões de euros) e a RTP1 (12,5 %;
573 milhões de euros).
Os canais de cabo (juntamente com a RTP2), obtiveram 14,1 % do
investimento publicitário em televisão (cerca de 648 milhões de
euros), o que equivale a um valor total de investimento superior ao
da RTP1 (Fig. 2).
No mesmo ano, a FOX acolheu a maior fatia do investimento publici-
tário entre os serviços de programas distribuídos por cabo/satélite
(2,4 % do total do investimento publicitário em televisão), seguindo-
-se o AXN, a SICNotícias e a TVI24 (1,8 % para cada) (Fig. 2 do Anexo).
No que respeita à distribuição do investimento publicitário em televi-
são entre 2005 e 2014, verifica-se que a
TVI
é, em geral, líder (com
exceção de 2005). Esta progressão regista-se, de certo modo, em
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2014
Fig. 1 –
Repartição do investimento publicitário por meio (%) – 2014
Total do investimento, 6 262 617 de euros.
Nota: Todos os valores de investimento publicitário apresentados são dados a preços de tabela,
excluindo todos os eventuais descontos que possam existir.
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade 2014
.
Fig. 2 –
Repartição do investimento publicitário por canal televisivo (%) – 2014
Total do investimento, 4.597.750 milhares de euros.
Nota: Todos os valores de investimento publicitário apresentados são dados a preços de tabela,
excluindo todos os eventuais descontos que possam existir.
* “Outros” – inclui AXN; Disney Channel; Fox; Fox Life; Hollywood; MOV; MTV Portugal; Panda;
Panda Biggs; RTP2; RTP Memória; RTP Informação; SIC Mulher; SIC Notícias; SIC Ra-
dical; TVI24; TV Record; Nat. Geographic; Nickelodeon; AXN Black; Globo; Mais TVI;
CMTV; Disney Junior; 24kitchen; TVI Ficção.
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade 2014
.
Fig. 3 –
Repartição do investimento publicitário por canal televisivo (emmilhares de euros e percentagem) – 2005 a 2014
Serviço de
programas
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
m€
% m€
% m€
% m€
% m€
% m€
% m€
% m€
% m€
% m€
%
RTP1 351 323
14,2
386 732
13,6
421 227
13,7
455 640
13,7
489 245
13,9
584 714
15,4
529 852
14,2
500 637
14,6
456 320
11,5
573 181
12,5
SIC 1 024 983
41,3
934 427
32,9
970 078
31,4
951 984
28,6
901 648
25,6
945 775
24,9
875 784
23,4
761 177
22,2
1 132 237
28,7
1 186 195
25,8
TVI
924 599
37,2
1 258 851
44,3
1 379 080
44,7
1 612 178
48,4
1 737 196
49,4
1 851 819
48,8
1 850 157
49,5
1 661 656
48,6
1 832 324
46,4
2 190 054
47,6
Outros 182 730
7,4
260 196
9,7
315 395
10,2
311 109
9,3
389 141
11,1
415 156
10,9
479 414
12,8
497 645
14 5
527 625
13,4
648 320
14,1
Total
2 483 635 100,0 2 840 206 100,0 3 085 780 100,0 3 330 911 100,0 3 517 230 100,0 3 797 464 100,0 3 735 207 100,0 3 421 115 100,0 3 951 572 100,0 4 597 750 100,0
Nota: todos os valores de investimento publicitário apresentados são dados a preços de tabela, excluindo todos os eventuais descontos que possam existir.
Fonte: Marktest –
Anuários de Media e Publicidade 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014
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