Página 90 - ERC_Relatorio_de_Regulacao_2014_Volume1

Versão HTML básica

90
ERC
VOLUME 1
A posição de destaque da SIC, deve-se à emissão de programas ju-
venis com bastante sucesso, tais como o “Disney Kids” e “Dragões:
O esquadrão de Berk”.
A TVI, apesar de ocupar a quarta posição no ranking do tempo mé-
dio de visionamento, ocupa o segundo lugar em quota de audiência.
A programação juvenil deste canal (KID Canal) só aparece a partir da
33.ª posição do top dos 50 programas mais vistos pelo target juvenil,
divulgado pela Marktest no anuário de Media e Publicidade de 2014.
Note-seaindaque, aRTP1éo canal commenor tempode visionamento
e audiência média em programação infantil, não surgindo nenhum
programa desta tipologia no ranking dos 50 programas mais vistos.
Emsuma, a TVI lidera emtempomédio de visionamento diário e
share
de audiência, nas várias tipologias analisadas, com exceção da pro-
gramação juvenil, cuja liderança é assumida pela RTP2.
4. RÁDIO
4.1. PAISAGEM RADIOFÓNICA
O panorama radiofónico nacional, é composto atualmente por três
operadores de cobertura nacional, dois de âmbito regional e 301 de
âmbito local. No final de 2014, encontravam-se ativos nos registos da
ERC321serviçosdeprogramas locais, cinco regionais (TSF, M80, Antena
1 Açores, Antena 1 Madeira, Antena 3 Madeira) e seis nacionais (RFM,
Rádio Renascença, Rádio Comercial, Antena 1, Antena 2 e Antena 3).
Amaioria dos serviços de programas radiofónicos é generalista, tendo
sido identificados, em 2014, 74 serviços de programas temáticos
(60musicais, sete informativos, cinco vocacionados para umsegmento
específico de público, um cultural e um universitário)
8
.
4.2. AUDIÊNCIAS DE RÁDIO
De acordo como
Anuário deMedia e Publicidade
daMarktest, o tempo
médio de escuta diária de rádio em2014 foi de 3 horas e 15minutos,
não tendo variado muito em relação aos anos anteriores. Os grupos
radiofónicos comtemposmédios diários de audiênciamais elevados
foram, por ordem de “preferência”: Grupo r/Com (2 horas e 44minu-
tos), GrupoMedia Capital (2 horas e 43minutos), Grupo RDP (2 horas
e 22 minutos) e TSF (1 hora e 43 minutos).
Os Grupos r/Com e Media Capital, concentraram em 2014, a maioria
do
share
de audiência radiofónico em Portugal (68,7 %).
O
Grupo r/Com
obteve em2014, tal como havia acontecido em2013,
RELATÓRIO DE REGULAÇÃO 2014
Fig. 15 –
Distribuição nacional dos serviços de programas de rádio
com cobertura local (%) – 2014
Fig. 16 –
Tempo médio diário de audiência de rádio (h:m) – 2006 a 2014*
Grupos/
Estações
h:m
2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014
Grupo r/com 02:53 02:59 02:56 02:57 02:52 02:51 02:50 02:38 02:44
Rádio Sim
– – – 03:09 03:13 03:09 03:22 03:17 03:12
RFM
03:06 03:01 03:02 02:59 02:52 02:54 02:50 02:38 02:46
R. Renascença 02:31 02:48 02:39 02:42 02:38 02:36 02:37 02:27 02:21
Mega FM
02:13 02:29 02:10 02:14 02:16 02:15 02:14 01:52 02:05
Grupo
Media Capital
02:44 02:42 02:36 02:41 02:43 02:43 02:38 02:40 02:43
Rádio Comercial 02:50 02:48 02:37 02:37 02:27 02:36 02:36 02:39 02:38
M80
– 02:54 02:38 02:55 03:11 02:47 02:33 02:32 02:30
Smooth FM
– – – – – – 02:17 02:00 02:19
Cidade FM 02:21 02:21 02:13 02:15 02:13 02:09 01:55 01:49 01:57
Grupo RDP
02:36 02:35 02:29 02:21 02:28 02:23 02:23 02:26 02:22
Antena 2
02:19 02:16 02:17 02:20 02:08 02:05 02:36 02:19 02:24
Antena 3
02:35 02:41 02:31 02:22 02:31 02:24 02:08 02:42 02:16
Antena 1
02:32 02:27 02:21 02:13 02:15 02:14 02:11 02:17 02:13
TSF
02:09 02:04 02:07 02:00 01:56 01:58 01:54 01:53 01:43
Total Rádio
03:13 03:12 03:11 03:18 03:15 03:15 03:13 03:13 03:15
* Tempo médio de audiência: expresso em horas e minutos – consiste na média do tempo que
os ouvintes dedicaramà audição de rádio numdeterminado período horário ou no total do dia.
Fonte: Marktest –
Anuário de Media e Publicidade 2014
.
8
cf. No presente Relatório de Regulação o capítulo relativo à Atividade de Fiscalização.