
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

1/CONT/2008 
que adopta as Recomendações 

4/2008 e 5/2008 

 
 
 

Cobertura jornalística realizada por diversos órgãos de 
comunicação social do vídeo divulgado no site de internet 

YouTube sobre um episódio de indisciplina ocorrido na Escola 
Secundária Carolina Michaelis 

 
 
 
 

Lisboa 
 

4 de Junho de 2008



 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 1/CONT/2008 

que adopta as Recomendações 4/2008 e 5/2008 

 

Assunto: Cobertura jornalística realizada por diversos órgãos de comunicação social do 

vídeo divulgado no site de internet YouTube sobre um episódio de 

indisciplina ocorrido na Escola Secundária Carolina Michaelis 

 

 

I. Identificação do objecto e das partes  

 

A 1 de Abril de 2008, deu entrada na ERC uma participação subscrita pela Direcção 

Regional de Educação do Norte (adiante, DREN) contra a RTP (Telejornal da RTP1), a 

SIC, o “Expresso” on-line, o “Diário Digital” e o “Portugal Diário”, relativa à cobertura 

noticiosa do vídeo divulgado no site de internet YouTube sobre um episódio de 

indisciplina ocorrido na Escola Secundária Carolina Michaelis.  

No âmbito das competências de regulação e supervisão que assistem à ERC, o 

Conselho Regulador entendeu, por outro lado, proceder a uma análise preliminar que 

abrangesse órgãos de comunicação social não expressamente referidos na participação 

da DREN. Foram, por isso, analisadas as edições dos dias 21 a 31 de Março dos jornais 

“Público”, “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias”, “Correio da Manhã”, “24horas” e 

“Sol”, assim como as correspondentes edições do “Jornal Nacional” da TVI. 

Feita essa análise preliminar, suscitou dúvidas ao Conselho Regulador a cobertura 

noticiosa realizada pelos jornais “Correio da Manhã”, “24Horas” e “Sol”, por poder 

contender com os limites impostos, por via legal e deontológica, à actividade 

jornalística.  

Como tal, nos termos do artigo 53º dos Estatutos da ERC, adoptados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro, foram estes órgãos de comunicação social, assim como 

aqueles expressamente mencionados na participação da DREN, notificados para se 

pronunciar sobre o caso em apreço. 



 

2 

 

 

II. Participação 

 

2.1. Começa a participante por referir que compete à DREN “a salvaguarda e a 

defesa intransigente de todos os quantos integram a comunidade educativa, com 

especial relevância para alunos, professores e funcionários.” 

Entende a participante que as questões relacionadas com o episódio ocorrido na 

Escola Secundária Carolina Michaelis “têm sido transmitidas e empolgadas por tais 

meios de comunicação social, sem qualquer respeito pelas pessoas que, sem o saberem 

e, consequentemente, sem para tal darem o seu consentimento, vêem a sua imagem 

exposta publicamente e de forma repetida até quase à exaustão e, por essa via, também a 

escola e todos os seus elementos.” 

 

2.2. Realça a DREN que não “pretende de forma alguma questionar as notícias ou a 

divulgação dos factos, mas sim tão só a forma e os meios utilizados para dar essas 

notícias.” 

Os órgãos de comunicação social, ao divulgarem “repetidamente” os factos 

ocorridos na Escola Secundária Carolina Michaelis, não tiveram, na opinião da DREN, 

“o cuidado de utilizar os meios técnicos que permitem a distorção das pessoas que nela 

surgem, de forma a obviar a sua identificação ou reconhecimento”. Entende ainda que 

“os órgãos de comunicação social na actualidade, atenta a globalização do mundo da 

informação via satélite e internet, têm o especial e acrescido dever de, embora 

cumprindo o seu fim de dar a notícia, fazê-lo de forma a não permitir a violação” de 

direitos pessoais, “como seja o direito de cada cidadão ao seu bom-nome, à sua 

reputação, à sua imagem e intimidade”. No caso, “na ânsia desmedida de 

sensacionalismo” e de “procurar divulgar mais e detalhados pormenores”, estes direitos 

pessoais não foram salvaguardados, uma vez que “não houve qualquer consentimento 

expresso pelas pessoas que surgem nas imagens profusamente divulgadas e 

relativamente às quais não houve sequer o cuidado de distorcer os respectivos rostos e 

vozes, tornando-os pois não só reconhecíveis como também identificáveis.” 

 



 

3 

 

2.3. Realça ainda a participante que “nem sequer pode proceder uma eventual 

alegação de que essas imagens já eram publicamente acessíveis por se encontrarem 

disponíveis em sites na internet, pois que, obviamente, não é comparável o número de 

pessoas que iriam aceder a tais sites para ver essas imagens (até porque sempre 

implicaria uma busca específica em tais sites desses vídeos) e o público que, 

directamente, acabou por ter acesso facilitado às mesmas, nas aberturas de noticiários, 

primeiras páginas de jornais e notícias on-line. Na verdade, não pode considerar-se ter a 

mesma dimensão a exposição num site de internet ou a exposição nos órgãos de 

comunicação social.” 

Diz ainda a participante que “a divulgação dessas imagens, nos termos em que tem 

vindo a ser feita, revela também algum descuido e mesmo desconsideração por muitos 

dos destinatários, em particular os mais jovens, que são repetidamente colocados 

perante as mesmas, sem qualquer preocupação quanto aos efeitos que as mesmas 

poderão ter nessa população.” 

Para além disso, “tais imagens foram obtidas de forma ilícita, pois foram gravadas, 

normalmente, pelo recurso a telemóveis, em locais não acessíveis ao público (…) e 

durante o desenvolvimento de actividades lectivas (…). E também, por tais motivos, a 

sua divulgação é susceptível de integrar ilícito criminal, atento o disposto no art. 199.º 

do Código Penal.” 

 

2.4. A participante alega, por último, que, também no fim do “Jornal da Noite” da 

SIC, transmitido no dia 27 de Março de 2008, foi emitido um debate com comentadores, 

com a exibição de várias reportagens e vídeos, entre os quais um com imagens de factos 

alegadamente ocorridos numa sala de aula de um estabelecimento de ensino dos Estado 

Unidos em que se vê um professor a retirar um telemóvel a um aluno e a destruí-lo, 

atirando-o ao chão. De acordo com a participante, “tal vídeo foi transmitido sem 

qualquer advertência quanto à sua proveniência, criando nos destinatários, incluindo os 

comentadores que sobre ele se pronunciaram, a convicção de que se tratava de factos 

reais, efectivamente ocorridos num estabelecimento de ensino. Ora, foi possível 

verificar posteriormente que tais imagens se referem a um ‘spot’ publicitário (…).” 

 



 

4 

 

III. Posição dos órgãos de comunicação social 

 

Notificados a pronunciar-se, os órgãos de comunicação social apresentaram as suas 

oposições nos seguintes termos. 

 

3.1. RTP 

 

Considera a RTP que, no que respeita ao Telejornal do dia 20 de Março, a decisão 

editorial de divulgar o vídeo assentou no entendimento de que estava em causa uma 

situação de manifesto interesse público. “É evidente que se trata de um local de acesso 

reservado (uma sala de aula) onde habitualmente só são recolhidas imagens com a 

devida e prévia autorização. Esse procedimento, previsto na lei e no código 

deontológico dos jornalistas, só pode ser violado se estiver em causa o interesse público 

dos factos retratados. No caso em apreço tal afigura-se evidente, como de resto 

demonstra o extensivo debate público que se generalizou no país sobre o ensino, o 

comportamento dos estudantes adolescentes e a autoridade dos professores na sala de 

aula.”  

Alega a RTP que “é muito provável (…) que a divulgação do vídeo em causa tenha 

induzido um efeito benéfico sobre as relações de poder professor/aluno”, pelo que não 

pode concordar com a consideração aduzida pela DREN de que se verificou uma “ânsia 

desmedida do sensacionalismo”. Foi antes cumprida a “missão de informar”, pelo que 

grave seria ter adoptado o comportamento oposto: “ter conhecimento e acesso a estas 

imagens e impedir a sua divulgação televisiva com o argumento, na estrita observância 

da lei mas facciosos e editorialmente anti-ético, de que a gravação não teria preservado 

direitos pessoais.” 

Não obstante, a RTP admite ter errado, “ainda que involuntariamente, ao ter emitido 

– na primeira exibição, no Telejornal do dia 20 de Março – as imagens sem a devida 

ocultação do rosto dos intervenientes. (…) Tendo o vídeo sido captado de forma não 

assumida, num espaço reservado e sem autorização dos intervenientes e depois 

publicado na Internet também sem a devida autorização dos envolvidos, em violação 

dos seus direitos pessoais, deveria a sua exibição pública ter sido acautelada de forma a 



 

5 

 

proteger a identidade dos envolvidos. Tal não aconteceu no Telejornal de 20 de Março, 

não por decisão editorial, mas por uma lamentável troca de ficheiros informáticos: a 

versão que foi emitida na abertura desse Telejornal estava legendada (para tornar os 

diálogos perceptíveis, devido à fraca qualidade sonora do registo original), mas não 

tinha passado pelo processo de distorção da identidade através de equipamento de 

edição. Um outro ficheiro, existente no servidor central da RTP, e de conteúdo igual, 

continha os rostos ocultados mas não tinha os diálogos legendados. No momento de 

transferir os ficheiros do servidor central para o servidor de emissão, as peças foram 

trocadas, tendo sido emitida durante largos segundos a versão que não protegia a 

identidade dos envolvidos. Tal situação não deveria ter acontecido e a RTP foi a 

primeira entidade a reconhecê-lo, uma vez que esta “peça” não foi exibida na totalidade. 

De facto, logo de seguida, foi emitida uma segunda “peça” que recorria às mesmas 

imagens e onde a identidade dos intervenientes já estava devidamente ocultada. No final 

dessa segunda reportagem, após ter trocado informações com a régie tentando perceber 

o que tinha acontecido, o apresentador do Telejornal (…) chamou, no ar, a atenção para 

a situação que se tinha acabado de verificar explicando que tinha havido uma 

‘lamentável troca de imagens’ e apresentando desculpas pelo facto de as primeiras 

imagens não terem ocultado a identidade dos intervenientes. Tratou-se de um erro de 

operação, involuntário mas lamentável, e que motivou de imediato uma averiguação 

interna para apurar em rigor o que tinha acontecido e para evitar que se repita em 

situações futuras. A título adicional de argumentação diga-se que se o intuito fosse, 

como desajustadamente argumenta a DREN, a exploração ‘sensacionalista’ do 

acontecimento, a RTP teria exibido sem interrupções as imagens e não teria apresentado 

desculpa públicas pelo que aconteceu e ASSIM que aconteceu. De resto, a abertura do 

Telejornal do dia 20 de Março foi a excepção à regra, uma vez que logo na peça 

seguinte e em todas as outras que a RTP elaborou sobre o assunto foram sempre 

utilizadas imagens tratadas no sentido de evitar o reconhecimento dos envolvidos.” 

 

 

 

 



 

6 

 

3.2.  SIC – Sociedade Independente de Comunicação 

 

A SIC começa por referir que “o tema sobre violência nas escolas (…) tem 

manifesto interesse público.” Afirma ainda que “ninguém poderá pôr em causa que a 

divulgação das imagens recolhidas numa escola pública foi decisiva para a 

consciencialização de uma realidade até então ‘escondida’ e que todos concordam 

deveria ter sido conhecida, assumida e debatida antes de atingir estas proporções. Sem a 

divulgação daquele vídeo, o debate sobre a resposta da sociedade aos problemas da 

violência das escolas ficaria certamente adiado.” 

Posto isto, “desde a primeira hora que a Direcção de Informação decidiu proteger a 

identidade dos alunos e da professora que apareciam nas imagens. Nunca a SIC 

divulgou imagens ou qualquer outro tipo de referência que levassem à identificação, 

reconhecimento ou localização das pessoas que apareciam no vídeo. Todas as caras 

foram tapadas e as vozes distorcidas, porque sempre considerámos que o interesse 

público da notícia não tinha nada a ver com as pessoas envolvidas, mas com a gravidade 

da situação em si (por ser reveladora de muitas outras tão ou mais graves, como a 

divulgação deste caso veio demonstrar).” 

A SIC conclui, por isso, que “nunca pôs em causa o direito ao bom nome e a 

reputação das pessoas envolvidas, pois a sua identidade e imagem nunca foram 

reveladas (…). Mesmo quando foi conhecida a escola para onde os alunos foram 

transferidos, tivemos o cuidado de nunca referenciar o nome desse estabelecimento de 

ensino.” 

No que respeita ao vídeo que mostrava um professor a retirar um telemóvel a um 

aluno, atirando o aparelho para o chão, que foi exibido no final do “Jornal da Noite”, de 

27 de Março de 2008, a SIC argumenta que, “contrariamente ao que é dito na 

participação da DREN, a origem daquelas imagens foi devidamente referenciada pelo 

pivot que, explicando em directo as imagens, disse textualmente ‘o problema dos 

telemóveis nas salas de aula é já universal…E há já quem resolva a questão desta 

forma…mais musculada, como mostra outro vídeo que corre na Internet’. Seguem-se as 

imagens acompanhadas pelo texto que as explica: ‘Aqui estamos numa aula, nos 

Estados Unidos. O telemóvel de um aluno toca enquanto o professor debita a 



 

7 

 

matéria….O aluno atende….e continua a falar…e a falar…até o professor decidir 

acabar com a conversa desta forma…’ Enquanto passavam as imagens e era lido em 

directo o texto, a seguinte frase apareceu escrita no ecrã: ‘VIOLÊNCIA NAS 

ESCOLAS: Vídeo mostra como professor nos EUA pôs fim a telefonema na sala de 

aula.’.” 

Como tal, o operador televisivo considera que, ao contrário do que refere a queixa 

da DREN, “a origem de tais imagens foi devidamente identificada, não podendo haver 

qualquer tipo de dúvida quanto à eventualidade de puderem ter sido recolhidas numa 

escola portuguesa.” 

Diz ainda a SIC que a informação de que dispunha “não permitia concluir tratar-se 

de uma mera situação criada. Mas mesmo que tivesse sido possível confirmar que 

aquela situação era ficcionada – como diz a DREN que era – não temos dúvidas que as 

mesmas imagens teriam sido passadas, obviamente com essa referência, pois o que 

estava em causa no debate não era ‘aquela notícia’ em concreto, mas o sentido das 

imagens quanto à reacção de um professor perante o comportamento violento ou de má 

educação de um aluno. Essa era uma das questões mais importantes do debate e aquelas 

imagens, sejam de uma situação real ou ficcionada – ajudavam a visualizar e a colocar o 

problema no ponto certo sobre o papel e exercício de autoridade dos professores. 

 

3.3. Expresso 

 

O Expresso começa por questionar a legitimidade da DREN para iniciar um 

procedimento de queixa relativo aos factos ocorridos na escola Carolina Michaelis. O 

denunciado relembra que o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social já teve oportunidade de explanar o seu entendimento sobre as 

entidades com legitimidade para iniciarem o procedimento de queixa, tendo defendido, 

na Deliberação 1/CONT-I/2008, que “razões de justiça, estabilidade, segurança e, 

mesmo de bom senso impõem que (…) a legitimidade para arguir a falta de rigor 

informativo e a ofensa de outros valores relevantes deva entender-se reservada em 

exclusivo àqueles directamente visados e/ou afectados pelo teor de referências 



 

8 

 

noticiosas lesivas daqueles valores e, por isso, habilitados e particularmente autorizados 

a insurgirem-se contra as mesmas”.  

Atento o exposto, o “Expresso” considera que, “estando alegadamente em causa 

comportamentos susceptíveis de integrar a violação dos direitos à imagem, bom nome e 

à intimidade da vida privada, apenas as pessoas directamente visadas pelas imagens 

possuem um interesse imediato em, eventualmente, reagir contra o modo de utilização e 

reprodução das mesmas. Até por se tratar de direitos de natureza pessoal, inalienável e 

intransmissível, verdadeiramente indissociáveis. Acresce que a Queixosa não é, de todo, 

visada, directamente ou indirectamente, pelas imagens em causa. Não lhe competindo, 

em suma, e atentas as competências que lhe foram legalmente atribuídas, substituir-se 

(…) quer à professora quer à aluna.”  

Conclui o denunciado que a DREN não possui legitimidade para suscitar a 

intervenção da ERC, pelo que o processo deve ser liminarmente arquivado. 

No segundo momento, o “Expresso” argúi que aposição on-line do vídeo foi 

considerada lícita pelo semanário, “não só atenta a relevância e interesse público que o 

seu teor suscitava, mas também porque o mesmo já tinha sido profusamente divulgado 

por todos os meios de comunicação em geral, e isso sem utilização de meios técnicos – 

que, é certo, o “Expresso”, à data, não detinha – que permitissem a distorção da imagem 

dos protagonistas, atenta inclusivamente a má qualidade das imagens, o que dificultava 

a identificação cabal das pessoas em causa.” 

 

3.4. Diário Digital 

 

O “Diário Digital” alega que, contrariamente ao referido na participação, apenas 

utilizou uma imagem para ilustrar as notícias referentes ao incidente na Escola 

Secundária Carolina Michaelis, não tendo colocado qualquer vídeo. Essa imagem foi 

retirada da Internet (YouTube) a partir de um vídeo que se encontrava disponível online 

e devidamente identificado. A qualidade do referido vídeo era diminuta, pelo que o 

jornal entendeu não ser necessário qualquer tratamento da fotografia de forma a 

proteger o direito à privacidade dos intervenientes. 

 



 

9 

 

3.5.  Jornal digital “Portugal Diário” 

 

O jornal digital “Portugal Diário” começa por referir que a notícia que divulgou no 

dia 20 de Março de 2008 “foi elaborada com total rigor e objectividade, não tendo sido 

divulgados os nomes de quaisquer dos intervenientes nem tendo sido feito qualquer 

comentário depreciativo, directo ou indirecto, em relação aos mesmos e, muito menos, 

em relação à DREN.” 

No que respeita ao vídeo, o “Portugal Diário” alega que procedeu ao “tratamento 

prévio das imagens de modo a ocultar o rosto dos protagonistas do episódio em causa – 

a professora e a aluna da escola Carolina Michaelis.” Foi utilizada uma técnica corrente 

na comunicação social “para disfarçar a identificação dos visados, procedendo-se à 

colocação de um disfarce no rosto.” Afirma o denunciado que não é “habitual recorrer 

ao disfarce do corpo inteiro, o qual, além de difícil concretização, nem sequer era 

necessário neste caso, pois a simples tapagem do rosto era suficiente para impedir a 

identificação das pessoas. Além disso, recorde-se que está em causa um vídeo gravado 

num telemóvel, o qual, pela sua natureza, tem uma fraca qualidade de imagem e de 

som.” 

Diz ainda o Portugal Diário que “a DREN não tem legitimidade para se arrogar ao 

direito de apresentar uma espécie de ‘participação colectiva’ por alegada violação do 

direito à imagem dos protagonistas deste episódio, pois só os próprios visados – ou 

respectivos representantes legais – poderiam fazê-lo.” 

 

3.6. Correio da Manhã 

 

Começa o jornal por alegar que “as imagens divulgadas foram apenas uma 

reprodução daquelas que estão disponíveis no site da Internet YouTube e outros sítios de 

grande divulgação, que são do conhecimento do público em geral, não tendo as mesmas 

sido obtidas de forma ilícita. A divulgação por parte dos meios de comunicação das 

imagens reproduzidas nesses sites não as tornou públicas. As imagens são públicas a 

partir do momento em que são colocadas na Internet em sites de grande divulgação 

podendo até ter mais visualizações que em qualquer meio de comunicação social.” 



 

10 

 

Por referência ao art. 79.º, n.º 2, do Código Civil – que determina que “não é 

necessário o consentimento da pessoa retratada quando a reprodução da imagem vier 

enquadrada na de facto de interesse público” –, o jornal considera que é “indiscutível 

que a divulgação das imagens visa esse interesse”, uma vez que “demonstram factos 

associados a alegados actos de violência e indisciplina praticados por alunos em 

estabelecimento de ensino público, tendo claro relevo social.” 

Dado que a imagens divulgadas dizem respeito a menores, o periódico traz ainda à 

colação o art. 90.º da Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo, que determina 

que “os órgãos de comunicação social, sempre que divulguem situações de crianças ou 

jovens em perigo, não podem identificar, nem transmitir elementos, sons ou imagens 

que permitam a sua identificação, sob pena de os seus agentes incorrerem na prática de 

crime de desobediência.” 

Conclui o jornal que, uma vez que as imagens divulgadas não dizem respeito a 

menores “em perigo”, não se aplica o citado preceito. 

 

3.7. Jornal “24horas” 

 

O jornal “24horas” começa por alegar que o “Director Regional Adjunto da DREN 

não tem legitimidade para peticionar qualquer violação de direitos de personalidade de 

pessoas diversas dele próprio, ou da Direcção Regional a que preside. A menos que lhe 

tenha sido conferido mandato para o efeito, o que não é evidente no caso.” Entende o 

periódico que “a questão da legitimidade é absolutamente pertinente no presente caso 

uma vez que se trata de uma putativa ofensa a direitos de personalidade (…). Basta 

lembrar que, se qualquer das pessoas retratadas der, ou tiver dado, consentimento à 

retratação, qualquer das questões colocadas pelo queixoso não procede.” 

Passando à análise das imagens publicadas, entende o periódico que é “evidente que 

a publicação das fotografias não envolve, quanto aos retratados, qualquer tipo de ofensa 

à ‘honra, reputação e decoro das pessoas.’ As imagens, enquanto reproduzem fielmente 

actos e factos, e são tradução dos mesmos, apenas são susceptíveis de tanger a reputação 

de uma das pessoas envolvidas neste caso, na medida em que podem beliscar a 

representação que terceiros têm sobre o seu valor como pessoas. A professora é 



 

11 

 

retratada e reconhecida como vítima. Assim sendo, não se vê como, nem porquê, a 

reputação da Senhora Professora tivesse ficado tangida com a publicação das fotografias 

pelo 24Horas.” 

Alega ainda o periódico que “das notícias publicadas pelo 24horas, mormente das 

fotografias, não resulta uma identificação das visadas”, uma vez que não são 

“perceptíveis os traços fisionómicos das pessoas retratadas em termos tais que permitam 

a sua identificação. Para tal teriam que tais fotos ter sido publicadas de forma ampliada, 

nítida, e por recurso a diferentes fotogramas que não aqueles que aparecem aos 

leitores.” Entende o jornal que “um grande número de fotografias deste caso foram 

distorcidas e as que o não foram não permitem essa identificação.”  

Aliás, “o 24horas segue uma norma editorial quanto à publicação de fotografias de 

menores segundo a qual, excepção feita ao caso de menores desaparecidos ou retratação 

de actores/artista em lugares públicos, são publicadas com distorção das caras, mesmo 

no caso em que os pais autorizam as imagens. Nos casos em que o retrato não revela os 

traços identificativos do menor a questão não se põe (…). No caso em análise, o jornal 

“respeitou esta norma, quer distorcendo a imagem da cara da menor quer publicando-a 

em tamanho muito reduzido e por forma a não ser visível a identificação (…).”  

O jornal admite que se poderá “discutir se o tamanho e qualidade da fotografia 

impediam essa identificação a um leitor médio em função da enorme exposição anterior 

feita pelas televisões das mesmas imagens, e de forma integral. Discutível, ou não, 

esteve subjacente à sua publicação essa ideia de desnecessidade de distorção por não 

revelação dos traços identificativos”, o que demonstra “claramente a intenção do 

24horas em preservar a imagem da menor.” Além disso, foi feita apenas “a revelação do 

primeiro nome próprio da menor – Patrícia – sem outros nomes, e apenas e só quando já 

era público o nome da mesma porque anteriormente feita por vários órgãos de 

comunicação em vários dias anteriores.” 

“Quanto à professora, (…) a verdade é que, quanto a esta, a lei consente essa 

publicação, mormente considerando que a reprodução da imagem está enquadrada na 

divulgação de facto de grande interesse público ocorrido em lugar público e fora de 

qualquer enquadramento de reserva de intimidade, não mostrando quaisquer gestos ou 

factos que, em absoluto, devessem estar subtraídos ao conhecimento de outrem, como 



 

12 

 

seriam gestos relativos à sua vida familiar ou íntima. Parece-nos evidente que, ocupando 

as fotografias em causa o lugar central num acontecimento de inegável interesse e 

repercussão social e assumindo, por via dessas circunstâncias, irrecusável notoriedade 

pública – relevante interesse social do acontecimento e decisiva importância da posição 

dos visados no mesmo – o retrato e a imagem das pessoas em questão não se encontrava 

legalmente protegida, no que se refere à sua divulgação noticiosa” 

Acresce que “quando o 24horas publicou a primeira notícia sobre o assunto já o 

mesmo era do conhecimento público e já as imagens haviam sido amplamente 

divulgadas, e integralmente, com total identificação das pessoas intervenientes. De tal 

sorte que, quando se pondera a ofensa à reputação, essa não existe porque a 

consideração de terceiros sobre a visada já havia sido tangida.” 

 

3.8. Jornal “SOL” 

 

O jornal começa por destacar que a participação da DREN “foi elaborada de forma 

genérica contra os órgãos de comunicação social, fazendo expressa referência a alguns e 

omitindo outros”. O facto de o jornal “Sol” não ter sido mencionado pela participante 

demonstra que o tratamento jornalístico dado pelo jornal respeitou direitos, liberdades e 

garantias. Com efeito, na página 3 da edição do dia 29 de Março, as quatro imagens do 

vídeo, que ilustravam a crónica “Política a Sério”, estavam “desfocadas, de forma a não 

permitir, só por si, identificar os seus intervenientes”. Por outro lado, as imagens 

publicadas nas páginas 24 e 25, que foram também retiradas de vídeos e que ilustravam 

uma notícia sobre a indisciplina e agressões em escolas, “foram publicadas com a 

desfocagem da zona dos olhos e/ou caras, para não ser possível identificar os seus 

intervenientes.” 

Ainda que assim não fosse, o jornal realça que “a utilização das imagens em causa 

foi licitamente obtida, através de um site de acesso público. E, por outro lado, é possível 

a utilização das imagens em causa, por as mesmas se destinarem a exigências de justiça, 

nos termos do n.º 2 do artigo 79.º do CC. Isto porque, só a divulgação das imagens 

tornou possível a consciencialização da sociedade para o fenómeno da violência nas 

escolas, seja entre alunos ou entre estes e os professores.” 



 

13 

 

 

IV. As peças jornalísticas 

 

4.1. RTP 

 

4.1.1. No Telejornal do dia 20 de Março, no período de lançamento das notícias que 

antecede o genérico, surgem as imagens do vídeo do incidente ocorrido na Escola 

Secundária Carolina Michaelis, em que a identidade dos protagonistas se encontra 

oculta, através de um processo de deformação de imagem. O pivô anuncia: “Vamos ver 

imagens que ilustram de forma inédita um episódio de desobediência numa escola 

portuguesa. Uma aluna atira-se à professora, tentando reaver com alguma violência o 

telemóvel que lhe tinha sido retirado.”  

Após o genérico, o pivô refere que “um vídeo divulgado nas últimas horas na 

Internet revela de forma inédita o desafio e a falta de autoridade dentro de uma sala de 

aula. A aluna, de uma aula de francês, tenta recuperar o telemóvel que a professora lhe 

tinha retirado, o que se passa no interior da sala é elucidativo.” De seguida, é difundido 

o vídeo, com a duração de 1 minuto e 25 segundos, legendado e sem qualquer processo 

de ocultação da identidade dos protagonistas. O apresentador do Telejornal, em voz off, 

diz que “o episódio foi filmado pelo telemóvel de um dos alunos presentes na sala. Terá 

acontecido na quarta-feira da semana passada, na Escola Secundária Carolina Michaelis, 

no Porto”. 

Após o vídeo, o pivô informa que se tratou de “um incidente que se terá registado 

numa Escola Secundária do Porto, na semana passada. As imagens ilustram uma 

situação que tem sido denunciada, mas poucas vezes testemunhada com imagens. A 

Direcção Regional de Educação do Norte determinou a abertura de um inquérito.” 

É então emitida uma nova reportagem, que abre novamente com imagens do vídeo 

do episódio ocorrido no Carolina Michaelis, desta feita com os rostos de todos os 

protagonistas distorcidos por uma névoa branca. Em voz off, a jornalista afirma que “a 

disciplina – ou muito pouca, no caso – é a de Francês, a turma do 9.º ano. Em plena 

aula, a aluna e a professora envolveram-se num confronto por causa de um telemóvel. 

Há um aluno que filma, os outros colegas assistem e riem da situação. O vídeo foi 



 

14 

 

difundido no YouTube, não se sabe ao certo em que dia. Sabe-se que, depois de ser 

tornado público, chegou a ser retirado do site, mas sem grande sucesso: rapidamente 

surgiram outros responsáveis pela divulgação. A Direcção Regional de Educação do 

Norte já terá conhecimento do caso. O sindicato dos professores garante que esta não é 

uma situação inédita.” 

Finda a peça, o pivô afirma que “conforme foi fácil perceber, nesta reportagem as 

imagens estavam encobertas, o que não aconteceu na primeira, devido a um lamentável 

erro, pelo qual pedimos as nossas desculpas.” 

A reportagem seguinte debruça-se sobre casos de indisciplina nas escolas, contando 

com as intervenções do Presidente do Conselho das Escolas e do Procurador-Geral da 

República. 

 

4.1.2. No Telejornal do dia seguinte, o incidente ocorrido na Escola Secundária 

Carolina Michaelis foi a segunda notícia do alinhamento. Na abertura do tema, o pivô 

noticia que “a Direcção Regional de Educação do Norte abriu um inquérito ao incidente 

da Escola Carolina Michaelis. A professora não apresentou queixa, mas o Conselho 

Executivo da Escola do Porto começou a ouvir os colegas e a mãe da aluna. O confronto 

ocorreu há mais de uma semana, mas só a divulgação das imagens na Internet motivou 

o inquérito.”  

A reportagem inicia-se com imagens do vídeo divulgado no YouTube, legendadas e 

tratadas de forma a impossibilitar o reconhecimento dos protagonistas. A jornalista, em 

voz off, explica: “Da sala de aula para a internet, com o título ‘9.º C em grande’. A mãe 

da aluna do 9.º-C já foi chamada à Escola. A entrada foi registada pelo ‘Correio da 

Manhã’.”  

É, em sequência, difundida a imagem da mãe da aluna, com o rosto distorcido. São 

também transmitidas declarações de Fernando Charrua, retomando-se, no final, a 

difusão do vídeo. 

No lançamento da reportagem seguinte, o pivô afirma que “a divulgação de uma 

agressão a uma professora pode ser inédita, mas na Internet não faltam vídeos de 

violências entre alunos. Em muitos casos, os confrontos decorrem justamente para 

serem gravados por telemóveis, para difusão no YouTube.” 



 

15 

 

A reportagem é composta por imagens retiradas daquele site da Internet, sendo 

todos os rostos disfarçados.  

De regresso ao pivô do Telejornal, é referido que “o CDS quer ouvir a Ministra da 

Educação no Parlamento sobre a violência nas escolas. O PSD pediu ao Governo a 

revogação do Estatuto do Aluno, alegando que as novas regras retiram autoridade ao 

professor. Mas o Ministério da Educação diz que é exactamente o contrário: o novo 

Estatuto do Aluno é a única arma para combater a violências nas escolas, uma vez que 

agiliza os processos disciplinares e proíbe o uso de telemóveis nas aulas”.  

A reportagem inicia-se com imagens do incidente ocorrido na Escola Carolina 

Michaelis. Surgem, seguidamente, imagens de vários alunos com telemóveis, 

declarações filmadas em estúdio do Presidente do Conselho de Escola, por outras 

imagens de violência numa sala de aula e ainda por declarações do Secretário de Estado 

da Educação, prestadas por telefone. Na reportagem, é dado conta dos deveres dos 

alunos previstos no novo Estatuto do Aluno.  

 

4.1.3. No Telejornal do dia 27, no período de lançamento das notícias que antecede 

o genérico, o pivô refere que “a luta por um telemóvel acaba com uma transferência. A 

aluna do Carolina Michaelis vai ter de mudar de escola.” São mostradas imagens da 

mãe da aluna, com o rosto desfocado, a entrar na escola.  

A notícia surge em segundo lugar no alinhamento, às 20 horas e 6 minutos. Como 

lançamento da reportagem, o apresentador do Telejornal refere que “a professora do 

caso do telemóvel já formalizou uma participação contra a aluna. Foram ainda 

apresentadas mais duas participações contra os colegas de turma. A advogada da 

professora disse à RTP que a aluna pode incorrer nos crimes de difamação ou ofensa ao 

bom nome da docente. Contra os alunos maiores de 16 anos, a participação foi 

apresentada no Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto.”  

O pivô refere ainda que “os alunos são responsabilizados na participação por 

colaboração na humilhação da professora. A aluna da escola Carolina Michaelis vai ser 

transferida para outra escola (…).”  

A reportagem inicia-se com imagens da escola, surgindo, de seguida, imagens da 

mãe da aluna a entrar na escola, filmada de costas, e declarações do representante da 



 

16 

 

Federação das Associações de Pais do Porto. Surgem, ainda, pequenos excertos do 

vídeo. 

A reportagem seguinte é composta por excertos de vídeos retirados do YouTube, que 

retratam situações de violência ou de desobediência em ambiente escolar, por um breve 

depoimento de uma vítima de violência numa escola, por declarações do Procurador-

Geral e ainda por imagens do vídeo do incidente ocorrido na escola Carolina Michaelis. 

 

4.2. SIC – Sociedade Independente de Comunicação 

 

4.2.1. Apesar de a DREN, em relação à SIC, apenas pôr em causa o “Jornal da 

Noite” do dia 27 de Março, entendeu o Conselho Regulador analisar também as edições 

dos dias 20 e 21 de Março. 

 

4.2.2. No “Jornal da Noite” do dia 20 de Março, o episódio ocorrido na Escola 

Secundária Carolina Michaelis é apresentado como “imagem do dia”. O pivô apresenta 

o caso como “uma cena lamentável numa escola. Uma aluna reage com violência 

quando a professora lhe tenta retirar o telemóvel que estaria a utilizar na sala de aula. A 

cena passa-se no Porto. As imagens são obtidas com outro telemóvel de um outro aluno. 

A rapariga ameaça a professora e nunca largou o telemóvel. Os outros alunos não só não 

intervêm, como se riem da situação. Na parte final do vídeo, verifica-se que a professora 

acaba por cair no chão. O vídeo aparece no dia em que foi apresentado um estudo sobre 

o ‘bullying’ e o estudo diz precisamente que têm crescido de forma assustadora os casos 

de agressões de alunos a professores: têm crescido em número e violência. É um tema 

que vamos analisar daqui a pouco.”  

A reportagem é composta por imagens do vídeo retirado do YouTube, que é tratado 

de forma a disfarçar a identidade dos protagonistas: são colocados círculos baços nos 

rostos e as vozes são distorcidas. O vídeo é intercalado por declarações de João Dias da 

Silva, representante da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação.  

Finda a reportagem, o pivô afirma que “a SIC contactou a Escola, que confirmou a 

veracidade das imagens. A professora em causa não quis prestar quaisquer declarações. 

A SIC entende divulgar este vídeo por se tratar de um caso de manifesto interesse 



 

17 

 

público. Este não é o primeiro caso de agressão no Carolina Michaelis. Há pouco mais 

de 3 meses, uma aluna agrediu a professora na sala de aula porque não gostou da nota 

que teve num teste de português.”  

Em sequência, é exibida uma reportagem sobre o tema, composta por imagens da 

escola, declarações de duas alunas e de um representante da Associação de Pais. 

O “Jornal da Noite” prossegue com outras notícias.  

Às 20h22m, 20h31m e 20h39m, surge um mesmo teaser, que passa parte das 

imagens do vídeo do incidente no Carolina Michaelis, com o rosto dos protagonistas 

disfarçados, mas desta vez sem a voz distorcida. 

Às 20h29m e às 20h45m, surge no oráculo a seguinte chamada de atenção: “Neste 

Jornal da Noite. Violência na escola. Porque há cada vez mais casos de agressões de 

alunos a professores?” 

A seguir ao intervalo, pelas 20h58m, o pivô relembra “a imagem do dia: uma cena 

lamentável numa escola. (…) São imagens que vamos analisar daqui a pouco.”  

Às 20h59m, o pivô volta então à notícia de abertura: “Circula na internet – ou 

circulou – um vídeo que mostra o confronto físico entre uma aluna e uma professora, na 

escola Carolina Michaelis, no Porto. A cena é filmada com o telemóvel de um outro 

aluno. A professora tentava retirar o telemóvel, que a aluna estaria a utilizar na sala de 

aula. O que se segue é isto…” 

Em sequência, é difundido integralmente o vídeo, com os rostos camuflados. 

Contrariamente às primeiras exibições do vídeo, as vozes não são distorcidas.  

Lançando a reportagem seguinte, que se debruça sobre “bullying” e é composta por 

declarações de Beatriz Pereira, da Universidade do Minho, e de Fátima Marinho, da 

Associação Nacional de Professores, o pivô refere que “nem de propósito, hoje num 

fórum sobre educação para a saúde, em Famalicão, o tema em discussão era, 

precisamente, a violências nas escolas.”  

Terminada a reportagem, o apresentador do “Jornal da Noite” inicia uma entrevista, 

em estúdio, com Ana Vasconcelos, pedopsiquiatra, tendo como mote “a violência nas 

escolas” e, mais precisamente, os casos crescentes de “agressões de alunos a 

professores”. 



 

18 

 

Paralelamente à imagem da entrevistada, foi sendo transmitido, na metade esquerda 

do ecrã, o vídeo do episódio ocorrido na escola Carolina Michaelis. 

 

4.2.3. No dia 21 de Março, o episódio ocorrido na escola Carolina Michaelis 

surge como segunda notícia do alinhamento do “Jornal da Noite”. 

A pivô começa por referir que “a aluna que agrediu uma professora numa escola do 

Porto diz que errou. O vídeo que mostra o confronto físico – que circulou na Internet, 

mas já foi retirado – foi feito no passado dia 12 e só ontem a docente fez participação no 

Conselho Directivo da Escola. As agressões começaram quando a professora quis tirar o 

telemóvel à jovem de 15 anos.”  

De seguida, inicia-se a reportagem, composta pela exibição integral do referido 

vídeo, com os rostos desfocados, mas sem distorção de voz. Em off, a jornalista 

descreve as imagens. São ainda reproduzidas declarações da pedopsiquiatra Ana 

Vasconcelos, que tinha estado em estúdio no dia anterior, e declarações de Fátima 

Marinho, da Associação Nacional de Professores. 

As duas reportagens seguintes são relativas às declarações do PSD e do CDS-PP 

sobre o Estatuto do Aluno e os casos de violência dentro das salas de aula. 

É ainda exibida uma reportagem sobre “casos de pais que usam de violência” sobre 

professores. Diz a pivô que “há 5 anos, em Bragança, uma mãe bateu na professora dos 

filhos. Só neste mês foi condenada a 5 anos de prisão efectiva.” 

 

4.3.4. O assunto é retomado no “Jornal da Noite” do dia 27 de Março, merecendo, 

logo no início do serviço noticioso, uma chamada de atenção dos dois apresentadores 

nos seguintes termos: “em destaque a luta entre professora e aluna, por causa de um 

telemóvel, porque esta cena lançou uma semana de discussão no país. A aluna e o 

colega que filmou a cena vão ter que mudar de escola.” Um dos pivôs realça ainda: 

“Hoje vamos dedicar especial atenção à polémica, com reportagens, depoimentos de 

mais professores, excertos de algumas das centenas de mails que recebemos nas últimas 

24 horas e a análise em estúdio.” Ilustrando as palavras dos pivôs, surgem imagens do 

vídeo e um pequeno excerto de um depoimento de uma professora. 



 

19 

 

Às 20h11m, é lançada a primeira reportagem sobre o tema, que se debruça sobre a 

transferência da aluna “que se envolveu num confronto com a professora.” A pivô 

esclarece ainda que “o aluno que filmou o episódio de violência na sala de aula arrisca-

se a sanção idêntica. Quanto à docente, regressa às aulas na 2ª feira e apresentou 

entretanto participação contra a aluna e contra outros elementos da turma.”  

A peça inicia-se com imagens da mãe da aluna, filmada de costas, a subir a 

escadaria da escola, sendo de seguida exibidas imagens do vídeo, declarações do 

presidente da Federação das Associações de Pais do Porto, do Procurador-Geral da 

República e do Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo. 

São ainda transmitidas imagens do aluno que filmou o vídeo, acompanhado pelo pai, 

apresentado de costas a entrar na escola, sendo referido que “não quiseram prestar 

declarações.”  

Finda a reportagem, um dos pivôs salienta que “este caso é o ponto de partida para o 

debate e a reportagem que vai poder ver mais à frente neste jornal.” 

Às 20h31m, é inserido um teaser com imagens de um vídeo aparentemente retirado 

da Internet, retratando uma outra situação de desobediência numa sala de aula.  

Às 20h38m, surge um outro teaser, com um excerto de um depoimento de uma 

professora, que refere que “os alunos fizeram de tudo, até – desculpe-me a expressão – 

se masturbaram ostensivamente para mim.” 

Às 21h04m, os pivôs regressam à notícia sobre o incidente ocorrido na escola 

Carolina Michaelis, que é designado como o “caso da aluna, da professora e do 

telemóvel.” O pivô refere ainda que “nas últimas semanas os portugueses não falaram 

de outra coisa. Houve reacções das mais diversas. Já vamos ao debate.” 

A reportagem inicia-se com imagens do vídeo e com a afirmação da jornalista, em 

voz off, de que “a repetição pode ter banalizado as imagens, no mínimo incómodas.” É 

feita uma descrição do episódio e das suas consequências, sendo ainda difundidos 

excertos de depoimentos de diferentes personalidades. 

Em estúdio, estão dois convidados, Rogério Alves, advogado, e José Gameiro, 

psiquiatra, que comentam brevemente o caso. 

Os pivôs lançam, às 21h18, nova reportagem, referindo que “os professores sentem-

se mais fragilizados do que nunca”. Com efeito, “nas escolas há relatos de alunos que se 



 

20 

 

masturbam na sala de aula e histórias de professores agredidos e ameaçados. No 

YouTube continuam a aparecer novos vídeos que espelham o dia-a-dia das escolas 

portuguesas.” 

A reportagem é composta por vários vídeos retirados na Internet, que retratam 

episódios de violência e desobediência em ambiente escolar. Nas imagens mais nítidas, 

a face dos protagonistas surge desfocada. 

Numa outra reportagem, é feita “uma pequena selecção” das mensagens recebida 

pela SIC, “sobretudo de professores a relatar actos de intimidação de alunos”, “mas 

também de alunos com participações de bullying e outras a relembrar que a educação 

começa em casa.” 

Finda a reportagem, é novamente lançado o debate com os comentadores. Às 

21h37m, é exibido o vídeo que suscitou a participação da DREN, que mostrava um 

professor a retirar um telemóvel a um aluno, atirando o aparelho para o chão. O pivô, 

explicando em directo as imagens, refere que “o problema dos telemóveis nas salas de 

aula é já universal. E há já quem resolva a questão desta forma…mais musculada, como 

mostra outro vídeo que corre na Internet”. Enquanto passavam as imagens, o pivô 

explica que “aqui estamos numa aula, nos Estados Unidos. O telemóvel de um aluno 

toca enquanto o professor debita a matéria….O aluno atende e continua a falar e a falar, 

até o professor decidir acabar com a conversa desta forma…”. No ecrã, surge a seguinte 

frase: “VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: Vídeo mostra como professor nos EUA pôs fim 

a telefonema na sala de aula.” 

É exibida uma última reportagem que se debruça sobre a situação actual “da falta de 

disciplina nas escolas britânicas.”  

O pivô regressa ao assunto suscitado pelo vídeo dos EUA, dirigindo-se a Rogério 

Alves: “o aluno, é certo, está a falar ao telemóvel, não pode e o professor parte-lhe o 

telemóvel. Qual deles fez o delito maior?” Responde o comentador que “terá sido o 

professor”, uma vez que “a reacção de autoridade nunca poderá ser nestes moldes.” 

Dirigindo-se a José Gameiro, o apresentador do jornal pergunta “se um psiquiatra 

percebe se aquele professor, ali, naquele momento, possa ter aquela atitude.” 

Em tom irónico, o comentador afirma que “os psiquiatras compreendem tudo”, 

referindo de seguida que não se deve andar sempre “à procura de culpados.” 



 

21 

 

 

4.3. Expresso 

 

4.3.1. A notícia colocada no site do Expresso, no dia 20 de Março de 2008, tem 

como título “Professora brutalizada por tirar telemóvel na aula” e como antetítulo “Na 

Escola Secundária Carolina Michaelis”.  

Como entrada, é noticiado que “Numa escola do Porto, uma aluna resistiu à 

professora que tentou retirar-lhe o telemóvel durante uma aula. (Veja no fim deste texto 

o vídeo que já foi retirado do YouTube).” O parêntese desta entrada está realçado a 

negrito.  

É referido, na notícia, que “uma professora de francês da Escola Secundária 

Carolina Michaelis, no Porto, foi brutalizada, em plena aula, quando tentava tirar o 

telemóvel a uma aluna. Os restantes alunos assistiram e filmaram. O vídeo foi difundido 

no YouTube, mas hoje depois de ter sido tornado público, foi removido do YouTube. No 

entanto pode vê-lo no fim deste texto.” 

No final da notícia, é colocada uma janela com o vídeo, com a seguinte referência 

“Vídeo com a agressão à professora que, entretanto, já foi retirado do YouTube.”  

Este vídeo não foi sujeito a qualquer tratamento de imagem, de forma a obviar o 

reconhecimento dos protagonistas. 

 

4.3.2. A notícia do dia 22 de Março de 2008, sob o título “Professora recolhida 

em casa”, noticia que “A professora de francês que foi vítima de violência por parte de 

uma aluna, quando lhe tentou retirar o telemóvel durante uma aula, está recolhida em 

casa e não quer prestar declarações sobre o caso. A docente sente-se enojada depois de 

ver as imagens repetidas na imprensa.” 

É ainda referido expressamente o nome da professora. 

A notícia é ilustrada por um frame do vídeo e tem como legenda “Veja o vídeo 

clicando no link no final do texto”.  

Na parte final do texto, surge a seguinte informação: “Link Clique aqui para ver o 

vídeo que deu origem à primeira notícia do Expresso sobre o tema: ‘Professora 

brutalizada por tirar telemóvel na aula.”  



 

22 

 

 

4.3.3. Na peça inserida no site no dia 26 de Março de 2008, intitulada “Aluna 

vai ter processo no Tribunal de Menores”, é noticiado que “A aluna que brutalizou uma 

professora, quando a docente lhe tentou tirar o telemóvel durante uma aula, vai ser alvo 

de um processo no Tribunal de Menores do Porto”. 

A notícia é ilustrada pela imagem referida no ponto anterior, tendo como legenda “A 

foto mostra um frame do vídeo colocado no YouTube, sem qualquer tratamento.”  

Surge no final da notícia, numa caixa intitulada “Relacionados”, o link supra 

mencionado. 

 

4.3.4. Finalmente, no dia 31 de Março, é noticiado que “Averiguações no 

Carolina Michaelis não terminaram” (título) e que “Tolerância zero aos telemóveis e 

reflexão marcam o regresso às aulas depois das férias da Páscoa” (chamada). 

A notícia é, uma vez mais, ilustrada por um frame do vídeo e tem como legenda “O 

regresso às aulas será aproveitado para reflectir sobre o que se passou na sala de aula”, 

surgindo ainda o link para o vídeo. 

 

4.4. Diário Digital 

No dia 21 de Março, foi inserida no site do “Diário Digital” uma peça intitulada 

“Agressões a professores devido a telemóveis são recorrentes”, que noticiava que o 

“coordenador da linha SOS Professor garantiu hoje que são recorrentes situações 

semelhantes à agressão de uma aluna a uma professora por causa de um telemóvel 

divulgada na Internet, alertando para a necessidade de promover uma «convivência 

saudável» nas escolas”. Ilustrando esta notícia, surgia um frame do vídeo, em pequeno 

formato, vendo-se a professora de costas e a aluna de perfil. Nos dias seguintes, foram 

sendo colocadas no site outras notícias relacionadas com o caso, não tendo sido 

publicado o vídeo, nem outras fotografias para além do referido frame. 

 

 



 

23 

 

4.5. Portugal Diário 

 

4.5.1. No dia 20 de Março, o jornal digital “Portugal Diário” noticia que “aluna 

reagiu mal quando a professora lhe retirou o telemóvel durante uma aula. Não obedeceu 

às ordens e usou da força. Colega filmou e colocou vídeo no YouTube. Escola já abriu 

processo de averiguações.”  

Juntamente com a notícia, é colocado o vídeo, sendo referido que “o PortugalDiário 

publica o filme, mas com a devida reserva de identidade, descaracterizando a imagem 

da menor envolvida. Clique no ícone de vídeo”.  

Como tal, apenas a imagem da menor directamente envolvida no conflito surge 

sempre velada por um visor baço. Pelo contrário, os rostos da professora e dos restantes 

alunos que aparecem no vídeo são desfocados de forma intermitente, permitindo em 

vários momentos a sua identificação. 

 

4.5.2. Juntamente com as notícias colocadas no site nos dias 21, 22, 26, 27, 28 e 

31 de Março – e intituladas, respectivamente, “Pais devem ensinar filhos a saber estar 

nas aulas”, “Vídeo: professora está deprimida”, “Professora do Carolina volta às aulas”, 

“Aluna do Carolina transferida”, “Vídeo: aluno que filmou transferido” e “Tolerância 

zero para telemóveis” –, é novamente inserido o referido vídeo.  

Na notícia do dia 22, é referido que a professora está “deprimida, fechada em casa e 

sem querer falar do assunto e até ‘enojada’ de ver o vídeo.” O Correio da Manhã 

acrescenta que a professora “tem estado em casa recolhida e sem querer falar sobre o 

assunto, já tendo recebido a solidariedade de outros docentes. Face à repetição constante 

das imagens na abertura dos telejornais, a professora terá dito a colegas que ‘não está 

habituada a andar na ribalta e que está enojada de ver o vídeo’”.  

 

4.5.3. No dia 27, é noticiado que “a aluna que agrediu a professora de Francês 

na Escola Secundária Carolina Michaelis e o colega que filmou e passou o incidente 

para o YouTube, vão ser transferidos de escola, noticia o Correio da Manhã. A sanção 

decidida pela escola foi ontem conhecida pelos dois alunos, Patrícia e Rafael, após uma 

reunião entre as famílias e o conselho executivo da Carolina Michaelis. (…) Patrícia e 



 

24 

 

Rafael ainda não sabem qual o estabelecimento de ensino que os vai receber. Até 

porque, a decisão final cabe à Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e só 

esta quinta-feira os pais dos alunos envolvidos vão ser informados do castigo efectivo”.  

 

4.6. Correio da Manhã 

 

4.6.1. Nas edições do “Correio da Manhã” dos dias 21 a 23, 25 a 29 e do dia 31 

de Março de 2008, foram publicadas notícias relacionadas com o incidente ocorrido na 

Escola Secundária Carolina Michaellis. 

 

4.6.2. No dia 21 de Março, na capa do jornal surgem 5 frames do vídeo, 

legendadas de forma a descrever a sequência dos acontecimentos. As imagens não 

foram tratadas de modo a obstar o reconhecimento dos protagonistas, pelo que o rosto 

da aluna é identificável na segunda imagem. 

Surge ainda uma fotografia da aluna e da sua mãe a entrarem na escola, fotografadas 

de lado, sendo perceptível o semblante da mãe. Como entrada, lê-se: “‘Tenho noção de 

que o que fiz está errado’. Patrícia, de 15 anos, conta ao CM a sua versão do confronto 

com a professora por causa de um telemóvel.” 

A notícia é desenvolvida nas páginas 4 e 5, sendo ilustrada por 8 frames do vídeo, 

que retratam a sequência dos acontecimentos. Surge ainda uma fotografia da aluna e da 

sua mãe, retratadas de costas, e uma outra fotografia da aluna, sentada num degrau, na 

qual é inserido um rectângulo preto na zona dos olhos.  

A notícia refere que o “CM falou com a aluna envolvida no caso”, fazendo alusão a 

uma série de declarações da mesma, que é identificada como Patrícia. 

 

4.6.3. Na edição do dia seguinte, a notícia merece um pequeno destaque na 

capa, nos seguintes termos: “Refugia-se em casa. Professora farta de ver o vídeo. Sente-

se ‘enojada’”.  

A notícia é desenvolvida nas páginas 4 e 5, tem como título “Professora enojada de 

ver as imagens” e é ilustrada por imagens idênticas às da peça publicada no dia anterior. 



 

25 

 

Porém, enquanto, na peça anterior, as legendas referiam-se apenas à “professora”, na 

peça do dia 22 de Março, uma das legendas refere expressamente o nome da docente. 

Como entrada da notícia, lê-se que a “professora agredida por uma aluna, encontra-

se recolhida em casa. Está desgostosa com a situação e a dimensão que o caso ganhou. 

Diz-se farta de ver a repetição do vídeo que foi colocado na internet”. 

 

4.6.4. Na edição do dia 23, num pequeno destaque da primeira página – 

ilustrado por um frame do vídeo – lê-se que “Estatuto [do aluno] impede expulsão. 

Aluna só pode ser transferida para outra escola.” 

A notícia é desenvolvida na página 21, sendo ilustrada por 4 frames do vídeo, a 

cores, em que os protagonistas são facilmente identificáveis. Mais uma vez, é feita 

referência aos nomes da aluna e da professora. 

 

4.6.5. Na edição do dia 25 de Março, na página 17 é noticiado que “Escola 

escondeu agressão da aluna”. A peça é ilustrada por dois frames do vídeo e pela 

fotografia da aluna sentada num degrau, que já tinha sido publicada no dia 21. As 

imagens são a preto e branco e os rostos das envolvidas são desfocados, de forma a 

impedir o reconhecimento da identidade. 

 

4.6.6. Na edição do dia seguinte, na página 15, numa peça sobre a reacção do 

Governo “a críticas do PGR”, é inserida uma passagem do vídeo do incidente ocorrido 

na escola Carolina Michaelis. Juntamente com esta imagem, é colocado um frame de 

um outro vídeo retirado do YouTube, que retrata um aluno numa sala de aula, numa 

suposta situação de desobediência. Como legenda, lê-se: “Os vídeos de mau 

comportamento nas aulas proliferam no YouTube. No de cima, alunos batem com as 

mãos nas mesas e berram numa aula de Economia; em baixo, o vídeo da C. Michaelis.” 

Em nenhum dos excertos do vídeo a identidade dos envolvidos surge encoberta. 

 

4.6.7. No dia 27 de Março, na página 7, lê-se, como título, “Alunos 

transferidos” e, como antetítulo, “Porto. Jovem que filmou incidente também sai da 

escola.” 



 

26 

 

Como entrada, é noticiado que “A menor e a mãe reuniram-se ontem com a 

direcção. Castigos rápidos e exemplares.” Ilustrando a notícia, é colocada uma 

fotografia da aluna e da sua mãe, fotografadas de perfil, a entrar na escola. 

 

4.6.8. No dia 29 de Março, é noticiado em manchete que a “Professora faz 

queixa da turma.” São colocadas duas fotografias a cores da aluna directamente 

envolvida no confronto e do aluno que filmou, sendo colocado um rectângulo preto nos 

olhos dos mesmos. A notícia é desenvolvida nas páginas 4 e 5, sendo colocadas as 

mesmas num formato maior. São novamente colocados dois frames do vídeo, sem a 

ocultação dos rostos das envolvidas. 

 

4.6.9. No dia seguinte, o caso volta a merecer um destaque na primeira página. 

São inseridos, novamente, dois frames do vídeo e fotografias dos alunos. À semelhança 

da edição do dia anterior, são colocados rectângulos pretos na zona dos olhos. Como 

título, lê-se que “‘A tona da professora estragou tudo’”; como antetítulo, “Alunos 

despedem-se na internet” e, como subtítulo, “Patrícia deixa adeus emotivo a colegas e 

Rafael, que filmou a agressão, critica professora de Francês.” 

A notícia é desenvolvida na página 18, sendo referidas as mensagens que constam 

das páginas pessoais dos alunos do site de internet Hi5. Surgem novas fotografias dos 

dois alunos, sendo colocado mais uma vez um rectângulo preto na zona dos olhos. 

Como legenda, lê-se: “Reacções diferentes. Rafael chamou ‘tona’ à professora na sua 

página de Hi5, enquanto Patrícia se limitou a fazer as suas despedidas.” 

 

4.6.10. Finalmente, no dia 31 de Março, na página 17, é noticiado que “Patrícia e 

Rafael não vão às aulas esta semana.” Ilustrando esta peça, surge a fotografia da aluna, 

sentada num degrau, que já tinha sido publicada nos dias 21 e 25 de Março, sendo o 

rosto desfocado, de forma a impedir o reconhecimento da retratada. 

 

 

 

 



 

27 

 

4.7. Jornal “24Horas” 

 

4.7.1. No dia 21 de Março, surge na primeira página do jornal “24horas” a 

referência ao episódio ocorrido na Escola Secundária Carolina Michaelis, nos seguintes 

termos: “Fernando Charrua fala sobre a turma problemática. Professor castigado por 

piada a Sócrates é colega da docente humilhada.” É inserida uma pequena foto do vídeo, 

em que a professora é retratada de costas e é visível a face da aluna. Como entrada, lê-se 

que “uma professora de Francês foi filmada por um aluno a ser desrespeitada. E o vídeo 

foi parar à Internet.” 

A notícia é desenvolvida nas páginas 4 e 5, sob o título “Aluna vira-se contra a 

professora na aula” e é ilustrada por 6 frames do vídeo, sendo visível a face da aluna em 

apenas uma das imagens, a mesma que surgia na capa. As restantes retratam sobretudo 

cenas em que as protagonistas estão de costas para a câmara. 

É feita referência expressa ao nome da professora. 

 

4.7.2. No dia seguinte, o caso volta a merecer destaque na primeira página, com 

a seguinte manchete: “Professora agredida está arrasada e nem sai de casa”. Surgem 4 

frames do vídeo, que voltam a ser inseridos na página 3, em formato reduzido 

 

4.7.3. No dia 23 de Março, é publicada na página 4 uma notícia sobre o caso, 

que se debruça, sobretudo, sobre a “guerra entre o Governo e o PSD” que foi provocada 

pelo episódio da Escola Carolina Michaelis. Como entrada, lê-se que “o secretário de 

Estado Valter Lemos atirou-se ontem ao deputado Pedro Duarte, a quem acusou de 

mentir e de ‘incentivar os alunos à indisciplina’”. Mais uma vez, a notícia é ilustrada 

por 6 frames do vídeo, que não são sujeitos a ocultação da identidade. 

 

4.7.4. No dia 25 de Março, é noticiado como título, na página 4, que “DREN 

reuniu-se com aluna e professora”. A notícia é ilustrada por 3 imagens do vídeo, em 

formato maior do que as imagens publicadas nos dias anteriores, surgindo o rosto da 

aluna desfocado de forma a obstar o seu reconhecimento. 

 



 

28 

 

4.7.5. No dia 27 de Março, ilustrando uma pequena notícia publicada na página 

6 e intitulada “Aluna da Carolina Michaelis tem pouco a temer da justiça”, surge uma 

imagem do vídeo, com o símbolo da RTP1, estando os rostos da aluna e professora 

desfocados, o mesmo acontecendo com as três imagens publicadas no dia seguinte, na 

página 5. 

 

4.7.6. No dia 1 de Abril, é noticiado em manchete “185 professores agredidos 

num ano.” Como entrada, lê-se: “Dados preocupantes sobre violência nas escolas 

revelados pelas polícias”, surgindo 3 frames do vídeo, em que os rostos da aluna e da 

professora estão sujeitos a um tratamento de imagem de forma a obstar a sua 

identificação. 

 

4.8. Jornal “Sol” 

 

Na edição do dia 29 de Março, ilustrando uma crónica de José António Saraiva, 

intitulada “Quem protege os professores?”, são colocados 4 frames do vídeo, sendo que 

na primeira das imagens os rostos da aluna e da professora são identificáveis. Como 

legenda, lê-se: “Violência da escola: o problema mais grave é que estamos a fabricar 

uma sociedade de delinquentes.” 

Nas páginas 24 e 25, é feita uma reportagem sobre a “Violência silenciada”, que 

relata casos de indisciplina e agressões nas escolas. Numa caixa intitulada “Indisciplina 

exibida na net”, é noticiado que “não é preciso procurar muito para encontrar no 

YouTube vários vídeos com imagens de turmas indisciplinadas e salas de aula caóticas. 

As cenas mostram professores que são desautorizados enquanto repreendem alunos, 

turmas inteiras que correm pela sala enquanto o professor tenta dar a aula e até imagens 

em que simulam lutas entre docentes e estudantes.” Ilustrando esta afirmação, surgem 

imagens de 3 vídeos distintos, com desfocagem da zona dos olhos ou de toda a cara.  

 

V. Análise e fundamentação 

 

6.1. Questão prévia: legitimidade da participante 



 

29 

 

 

Como questão prévia, cabe apurar se a DREN tem legitimidade para promover, 

junto deste Conselho, a apreciação das notícias referidas na sua participação. Esta 

questão é, aliás, suscitada pelo “Expresso”, pelo jornal digital “Portugal Diário” e 

também pelo “24horas”. 

Conforme referido na Deliberação 1/CONT-I/2008, de 9 de Janeiro, que apreciou 

uma participação de Gil Moreira dos Santos contra o “Correio da Manhã”, e que é 

citada na oposição apresentada pelo “Expresso”, este Conselho tem feito uma 

interpretação ampla sobre as pessoas com legitimidade para iniciar o procedimento de 

queixa previsto no artigo 55.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 

8 de Novembro. Este preceito estabelece que “qualquer interessado pode apresentar 

participação relativa a comportamento susceptível de configurar violação de direitos, 

liberdades e garantias ou de quaisquer normas legais ou regulamentares aplicáveis às 

actividades de comunicação social desde que o faça no prazo máximo de 30 dias a 

contar do conhecimento dos factos e desde que tal conhecimento não ocorra passados 

mais de 120 dias da ocorrência da alegada violação.”  

Tal interpretação impõe-se, aliás, pela referência legal a “qualquer interessado”. 

Ainda assim, e conforme defendido na citada deliberação, “razões de justiça, 

estabilidade, segurança e, mesmo, de bom senso impõem que (…) a legitimidade para 

arguir a falta de rigor informativo e a ofensa de outros valores relevantes deva entender-

se reservada em exclusivo àqueles directamente visados e/ou afectados pelo teor de 

referências noticiosas lesivas daqueles valores e, por isso, habilitados e particularmente 

autorizados a insurgirem-se contra as mesmas” (cfr. cit., p. 3).  

Este entendimento – que o Conselho aqui reitera – não obsta a que, até perante uma 

“queixa” apresentada por quem não tenha legitimidade, o Conselho opte por iniciar um 

procedimento de regulação e supervisão, procedimento esse que não se encontra 

limitado pelas questões de legitimidade e pelos prazos de caducidade constantes do 

citado art.º 55.º dos Estatutos da ERC. Em tal caso, a queixa – rectius, a participação – é 

atendida como uma mera declaração de ciência, e não de vontade, que espoleta a 

actuação da ERC. Na verdade, perante questões cuja novidade e importância sejam 

inegáveis, o Conselho pode – e deve – iniciar um procedimento de regulação e 



 

30 

 

supervisão, independente da apresentação de queixa pelas pessoas com legitimidade 

para tal.  

A este propósito, atente-se, por exemplo, na Deliberação 6-Q/2006, que adoptou a 

Recomendação 3/2006, e analisou a “participação” da Direcção Regional de Educação 

de Lisboa contra a RTP relativa à reportagem “Quando a violência vai à Escola”. 

Também neste caso estavam em causa direitos pessoais dos alunos, tendo o Conselho 

Regulador apreciado as questões suscitadas pela DREL, apesar de não ter sido 

apresentada qualquer queixa pelos visados na reportagem.  

Face ao exposto, no caso ora em apreço, a participação da DREN apenas reforçou a 

actuação do Conselho Regulador, que, para além de apreciar a cobertura jornalística dos 

órgãos de comunicação social expressamente referenciados na participação, entendeu 

analisar a cobertura de outros 3 jornais. 

 

6.2. Considerações gerais 

 

6.2.1. O caso em apreço revela a relação tendencialmente conflitual entre o direito 

de informar (e de ser informado) e os direitos de personalidade dos protagonistas do 

vídeo que retrata o incidente ocorrido na Escola Secundária Carolina Michaelis.  

A liberdade de expressão do pensamento pela imprensa – garantida no art. 38.º, n.º 

1, da Constituição da República Portuguesa – não é absoluta, encontrando-se 

circunscrita por outros valores, também eles constitucionalmente consagrados. O 

exercício da liberdade de informação está, nessa medida, condicionado pela salvaguarda 

de valores ou interesses de não menos inequívoca dignidade. Aqui se incluem os 

direitos de personalidade (ou direitos pessoais), que gozam igualmente de protecção 

constitucional (arts. 25.º, n.º 1, e 26.º, n.º 1, CRP) e infra-constitucional (p.e., arts. 70.º, 

n.º 1, 79.º, 80.º, Código Civil), entre os quais figuram, entre outros, a honra, a 

privacidade e a imagem.  

Apesar de estes direitos, por terem âmbitos de protecção que parcialmente se 

sobrepõem, não serem facilmente diferenciáveis ou repartíveis, cabe tecer algumas 

considerações sobre os mesmos. 



 

31 

 

O direito à imagem é o mais “exterior” e “público” dos direitos da pessoa, pelo que 

é o mais susceptível de ser ofendido. Este direito versa sobre a imagem cognoscível e 

individual da pessoa singular, pelo que a reprodução de um retrato não identificável é 

lícita. A utilização da imagem de outrem (seja ele um menor ou um adulto) já é, porém, 

ilícita se, sendo “anónima”, é cognoscível por outros elementos, bastando, para tal, que 

o sujeito representado possa ser reconhecido por um número restrito de pessoas (Diogo 

Leite de Campos, Lições de direitos da Personalidade, Coimbra, 1995, p. 73).  

Sobre o direito à imagem, dispõe o art. 79º do Código Civil, cujo conteúdo é auto-

explicativo, que “o retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado 

no comércio, sem o consentimento dela”. Esta é uma regra que admite excepções, 

previstas no n.º 2 do mesmo preceito, que vem determinar que “não é necessário o 

consentimento da pessoa retratada quando (….) a reprodução da imagem vier 

enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam 

decorrido publicamente.” 

Entre os direitos de personalidade figura também a honra, entendida como a imagem 

do indivíduo na consciência social, aqui se incluindo, em sentido amplo, o bom nome, a 

reputação, o crédito. A violação da honra poderá, nomeadamente, ocorrer quando se 

promovam juízos ofensivos que levantem suspeitas, interrogações lesivas ou 

manifestações de desprezo sobre o visado. 

Integra ainda os direitos da personalidade a reserva da privacidade, reconduzida à 

necessidade de salvaguarda da esfera pessoal e interior do indivíduo face a “invasões” 

externas, que se caracteriza pela possibilidade de a pessoa controlar a massa de 

informações sobre si mesma a que outros podem ter acesso. 

 

6.2.2. Cabe ainda realçar que não existe uma hierarquia constitucionalmente 

fundada entre a liberdade de imprensa e os direitos de personalidade acima descritos. A 

liberdade de imprensa não é um valor superior aos direitos à imagem, à intimidade da 

vida privada ou à honra, nem estes têm valor superior àquela. Tendo em conta que entre 

bens jurídicos da mesma dignidade rege o princípio do equilíbrio, o direito a divulgar 

factos que “ferem” bens pessoais apenas pode ser justificado se a revelação for realizada 

por razões de autêntico interesse público. Além disso, aqueles direitos só devem ceder 



 

32 

 

na estrita medida do necessário para que todos os direitos em causa produzam o seu 

efeito, em obediência ao princípio jurídico-constitucional da proporcionalidade.  

Deverá, pois, realizar-se uma avaliação concreta das circunstâncias que envolveram 

a divulgação do vídeo, no sentido de determinar se, naquele caso concreto, o interesse 

público justifica a coarctação de direito pessoais dos “protagonistas” do filme. 

 

6.2.3. O Conselho Regulador entende que os factos ocorridos na Escola Secundária 

Carolina Michaelis – tornados públicos, primeiramente, através da colocação de um 

vídeo no YouTube – têm manifesto interesse público, uma vez que uma das mais nobres 

funções do jornalismo é investigar e mostrar situações e comportamentos desviantes ou 

anti-sociais, que possam afectar a dignidade de pessoas e o bom funcionamento de 

instituições. 

Sendo a Escola uma das instituições basilares da sociedade, qualquer perturbação 

grave do seu bom funcionamento atinge, directamente, largos sectores sociais. Os 

fenómenos de violência e indisciplina escolares interessam, por isso, a todos e são, à 

partida, matéria de indiscutível interesse público (vide, a este propósito, a já citada 

Deliberação 6-Q/2006, p. 7).  

Daí que, a partir do momento em que um vídeo, retratando um episódio de 

indisciplina numa sala de aula, é colocado num site da Internet, afigura-se incontornável 

a sua divulgação mediática. Acresce que, sendo o “vídeo” a notícia, dificilmente um 

relato em palavras transmitiria o peso e força das imagens. 

Aliás, a participante não põe em causa este ponto, afirmando claramente que não 

“pretende de forma alguma questionar as notícias ou a divulgação dos factos”. 

Como tal, apesar de os órgãos de comunicação social não terem obtido o 

consentimento prévio dos alunos e da professora para a publicação do vídeo, considera-

se que se verificam condições justificadoras da sua divulgação. Com efeito, “a 

reprodução da imagem v[em] enquadrada [em] factos de interesse público” (art. 79.º, n.º 

2, CC) ou, recorrendo à terminologia do art. 14.º do Estatuto do Jornalista, “razões de 

incontestável interesse público” justificam a limitação dos direitos de personalidade dos 

visados (cfr. n.º 2, al. h). 

 



 

33 

 

6.2.4. No plano regulatório, importa, porém, reconhecer que a divulgação mediática 

daquele acontecimento requer, pela sua natureza, especiais cautelas. A divulgação de 

um facto susceptível de afectar a dignidade das pessoas e a sua reputação, no que possa 

revelar-se humilhante ou doloroso para elas, exige, como contraponto, o máximo rigor e 

cautela no trabalho jornalístico e um adequado comedimento e resguardo, de modo a 

respeitar as exigências éticas da profissão (cfr. pontos 7 e 9 do Código Deontológico 

dos Jornalistas, bem com a sua projecção no Estatuto do Jornalista – art. 14.º, n.º 2, al. 

d)). Por outras palavras, exige-se moderação na forma de veicular acontecimentos que 

ferem, ainda que legitimamente, direitos de personalidade (cfr., a este propósito, a já 

citada Deliberação 6-Q/2006, sobre a reportagem da RTP “Quando a violência vai à 

Escola”). No caso em apreço, o acontecimento relatado não requeria, para ser 

apreendido, a identificação dos seus protagonistas, quer através da exibição dos seus 

rostos, quer da menção da sua identidade. 

O Conselho considera que a maioria dos denunciados teve em conta esta exigência, 

tendo utilizado, em maior ou menor grau, meios técnicos com vista à distorção da 

imagem, impossibilitando, ou pelo menos dificultando, a identificação dos visados. Por 

outro lado, tendencialmente, os factos foram noticiados sem se fazer referência expressa 

à identidade dos protagonistas do vídeo, que foram identificados como “a aluna”, “o 

colega que filmou” e a “professora de francês”. 

 

6.2.5. Não obstante a utilização de meios técnicos da distorção da imagem, ainda 

assim não se pode negar que a divulgação do vídeo afectará, sempre, direitos pessoais 

dos seus protagonistas. Com efeito, a ocultação não torna totalmente “não 

identificáveis” os alunos e a professora envolvidos, uma vez que, pela repercussão que o 

caso teve e pela identificação da turma e da Escola, serão sempre reconhecíveis pelo seu 

círculo de relações próximas (nomeadamente, pelos colegas – alunos ou professores –, 

pelos familiares, amigos e até, em alguns casos, por meros conhecidos).  

Como tal, o Conselho tem presente que os juízos de censura que advêm da exibição 

do vídeo se vão repercutir, necessariamente, sobre os seus protagonistas, podendo, 

sobretudo no que respeita à aluna que se envolveu directamente no confronto, afectar o 

desenvolvimento da sua personalidade. Como tal, afigura-se praticamente impossível 



 

34 

 

divulgar o vídeo em apreço sem que daí resultem danos colaterais nos direitos de 

personalidade dos seus protagonistas.  

Porém, o Conselho Regulador da mesma sorte entende que o interesse público 

existente na divulgação do vídeo impõe a aceitação, como uma externalidade negativa, 

de que, de algum modo, serão “agredidos” bens pessoais.  

Relembre-se, no entanto, que se impõe a adopção de uma solução que garanta a 

máxima satisfação, por um lado, do direito de informar (e de ser informado) e, por 

outro, dos direitos pessoais dos visados. Os “custos do conflito” devem ser repartidos, 

de forma a evitar sacrificar, completamente, um dos direitos (ou valores) em relação ao 

outro. Ora, a repetição exaustiva do vídeo, realizada pela generalidade dos operadores 

de televisão, é susceptível de agravar os danos causados aos seus protagonistas. 

  

6.2.6. Contra-argumentando, e negando que a divulgação mediática do 

acontecimento em apreço requer, pela sua natureza, especiais cautelas, alguns dos 

órgãos de comunicação social notificados pela ERC destacam a importância da 

divulgação das imagens para a consciencialização da sociedade para o fenómeno da 

violência nas escolas, o que legitimaria a divulgação, sem mais, do vídeo original que 

tinha sido colocado no YouTube.  

A este propósito, cabe realçar o óbvio.  

Por um lado, o facto de a imagem surgir “trabalhada”, de forma a não permitir a 

identificação dos protagonistas, não prejudica os fins tidos com a divulgação mediática 

do vídeo. O intuito informativo não se perde ou esmorece com a ocultação da identidade 

dos intervenientes. Como bem destaca a SIC (ponto 3.2), o interesse público da notícia 

não está relacionado com as pessoas concretamente envolvidas, mas “com a gravidade 

da situação em si”. 

Por outro lado, o argumento aduzido legitimaria que fossem divulgados pelos 

órgãos de comunicação social, sem mais, vídeos com episódios de grande violência, de 

homicídios, suicídios ou pornografia, uma vez que, encontrando-se na Internet e sendo 

livre o seu acesso, já eram do conhecimento público. O facto de determinada imagem se 

encontrar disponível na Internet não desonera, por conseguinte, o órgão de comunicação 

social de proceder a um trabalho de selecção, edição e tratamento, de forma a adequar a 



 

35 

 

sua divulgação às regras legais e deontológicas que o vinculam e que orientam a 

actividade jornalística. 

Além disso, atente-se que os órgãos de comunicação social, para além de estarem 

vinculados ao mesmo normativo civil e penal que condiciona a actuação dos sites de 

Internet – normativo esse que impõe, como atrás se viu, o respeito pelos direitos de 

personalidade –, estão ainda sujeitos à legislação que regula os media, aqui se 

destacando, por se tratar de espaços informativos, as regras constantes do Estatuto do 

Jornalista. A liberdade de imprensa tem como corolário a responsabilidade social dos 

jornalistas, isto é, o seu comprometimento com um jornalismo que respeite os cidadãos, 

pelo que o art. 14.º do mencionado Estatuto impõe aos jornalistas vários deveres 

fundamentais. Aqui se inclui, nomeadamente, o dever de “preservar, salvo razões de 

incontestável interesse público, bem como respeitar a privacidade de acordo com a 

natureza do caso e a condição das pessoas” (n.º 2, al. h)). Em sentido idêntico, a Lei de 

Imprensa salvaguarda, no seu artigo 3º, que constituem limites à liberdade de imprensa, 

“os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a 

objectividade da informação, a garantir os direitos ao bom nome, à reserva da 

intimidade da vida privada, à imagem e à palavra dos cidadãos e a defender o interesse 

público e a ordem democrática” (itálico acrescentado no texto). 

 

6.2.7. É ainda argumentado pelo “Expresso” e pelo “PortugalDiário” que a 

qualidade das imagens “dificultava a identificação cabal das pessoas em causa”, uma 

vez que os vídeos gravados por telemóvel têm, pela sua natureza, uma fraca qualidade 

de imagem e de som. 

Porém, visualizado o vídeo, assim como as fotografias que dele resultaram, não 

restam dúvidas ao Conselho que a “qualidade” e nitidez dos mesmos são suficientes 

para permitir a identificação dos visados. 

 

6.2.8. Refira-se, por último, que, apesar de a questão ser suscitada pela DREN na 

sua participação, não cabe ao Conselho Regulador pronunciar-se sobre a ilicitude 

criminal da captação e divulgação do vídeo em apreço. 

 



 

36 

 

6.3. Apreciação em concreto 

 

6.3.1. Aqui chegado, o Conselho Regulador passa a analisar a forma como cada 

órgão de comunicação social notificado pela ERC noticiou o vídeo que retrata o 

episódio ocorrido na Escola Secundária Carolina Michaelis. 

 

6.3.2. No que respeita à RTP, o Conselho Regulador entende que dificilmente pode 

proceder a alegação de que a versão sem distorção da identidade foi, involuntariamente 

e em virtude de troca não intencional de ficheiros informáticos, colocada (e mantida) no 

ar. 

Conforme supra referido no ponto 4.1.1., o vídeo sem ocultação da imagem foi 

difundido durante 1 minutos e 25 segundos, tendo o pivô comentado, em voz off, o 

mesmo. Só após a exibição de uma segunda reportagem, foram apresentadas desculpas 

pela difusão daquele primeiro vídeo.  

Entende o Conselho que, perante a verificação de que, “por uma lamentável troca de 

ficheiros informáticos”, tinha sido exibida uma peça indevida, impunha-se que, de 

imediato, as imagens fossem interrompidas e se inserissem as correctas, como, aliás, 

acontece amiúde aquando da verificação de que foi lançada a peça incorrecta.  

A RTP teria, assim, melhor estancado os efeitos negativos que se produziram sobre 

os direitos pessoais dos protagonistas do vídeo. Não pode, porém, ficar sem registo, 

ponderados todos os factos, a circunstância de a RTP – ainda que de forma defeituosa – 

ter advertido os espectadores sobre o erro que, aceita-se que de forma inadvertida, 

cometeu. 

 

6.3.3. No que respeita à SIC, entende o Conselho Regulador que os serviços 

informativos analisados, tendo divulgado o vídeo, procederam, de forma suficiente, à 

ocultação da identidade dos protagonistas. Não se compreende, no entanto, que na 

primeira divulgação do filme tenha havido, por parte do operador televisivo, o cuidado 

de distorcer as vozes dos alunos e da professora, preocupação essa que não se verificou 

nas difusões seguintes. 



 

37 

 

Por outro lado, não pode o Conselho deixar de realçar que a repetição constante das 

imagens do vídeo, que ocorreu com especial evidência no “Jornal da Noite” do dia 20 

de Março (vide supra ponto 4.2.2), não encontra qualquer justificação assente na ética 

jornalística. Sendo aquelas imagens já conhecidas, haverá que considerar que a sua 

repetição ad nauseam se encontra desligada do intuito de informar com rigor e isenção. 

No que respeita ao vídeo que mostrava um professor a retirar o telemóvel a um 

aluno, atirando o aparelho para o chão, e que foi exibido no final do “Jornal da Noite”, 

de 27 de Março de 2008, o Conselho considera que, tal como argumenta o operador 

televisivo, a origem daquelas imagens foi suficientemente referenciada pelo pivô que, 

explica, nomeadamente, que a situação decorreu nos Estados Unidos da América. 

Apesar de não ser referido que se tratava de uma “situação criada” para efeitos 

publicitários, o Conselho deve reconhecer que a exibição daquele filme pode ter 

contribuído para o debate sobre os limites admissíveis à reacção de um professor 

perante a utilização de um telemóvel. Admite-se que o facto de não ter sido referido que 

se tratava de uma situação ficcionada não desvirtuou aquele propósito, nem o debate 

que se seguiu.  

 

6.3.4. No que respeita ao jornal “Expresso”, na sua versão electrónica, cabe salientar 

que, tanto quanto este Conselho pôde apurar, este foi o único órgão de comunicação 

social a divulgar o vídeo tal como constava, originalmente, no site YouTube. É, como 

tal, evidente e inquestionável que o jornal, pelas razões acima aduzidas, incumpriu as 

regras legais e deontológicas a que está vinculado, pelo que não se justificam 

considerações adicionais.  

De qualquer modo, não pode o Conselho Regulador deixar de realçar pela negativa 

que o “Expresso”, na sua página electrónica, não só refere, abertamente, que divulga o 

vídeo que já “foi retirado do YouTube” como incita os leitores ou internautas a visioná-

lo na sua página. 

 

6.3.5. O Diário Digital não difundiu o vídeo retirado do YouTube. O frame do vídeo 

que ilustra a notícia, pela sua dimensão e por retratar a professora de costas e a aluna de 



 

38 

 

perfil, não permite a identificação das mesmas, não se justificando, por isso, 

considerações adicionais. 

 

6.3.6. O jornal digital “Portugal Diário” publicou, ao longo dos dias, juntamente 

com as diferentes notícias sobre o assunto, o vídeo retirado do YouTube. É referido, 

nessas peças, que “o Portugal Diário publica o filme, mas com a devida reserva de 

identidade, descaracterizando a imagem da menor envolvida”. Como tal, e conforme 

supra referido no ponto 4.5.1., apenas a imagem da menor directamente envolvida no 

conflito surge sempre velada por um visor baço. Pelo contrário, os rostos da professora 

e dos restantes alunos que aparecem no vídeo são desfocados de forma intermitente, 

permitindo em vários momentos a sua identificação. 

Esta opção não encontra, no entendimento do Conselho, qualquer suporte legal ou 

nas normas deontológicas, sendo, por isso, censurável. Com efeito, tanto a aluna 

directamente envolvida no confronto, como os restantes colegas e a professora, são 

titulares dos direitos à imagem e à honra. Apesar de, para a menor directamente 

envolvida no confronto, ser mais evidente e imediato o “dano” que advém da 

divulgação do vídeo, não restam dúvidas que, também para a professora, a difusão 

daquelas imagens não é, seguramente, e apesar de estar retratada como “vítima”, inócua 

para a sua honra. Para além disso, aquela divulgação, por não ter sido consentida, 

configurará sempre uma violação da sua imagem. O mesmo se aplica aos restantes 

alunos que, involuntariamente, surgem no filme e que, tanto quanto se sabe, não 

consentiram na sua captação e, sobretudo, divulgação.  

A este propósito, relembre-se que, apesar de os factos noticiados terem inegável 

interesse público, sendo por isso dispensado o consentimento dos visados para a sua 

divulgação, os órgãos de comunicação social deveriam que adoptar uma solução que 

garantisse a máxima satisfação, por um lado, do direito de informar (e de ser informado) 

e, por outro, dos direitos pessoais de todos visado. Entende o Conselho que, no caso em 

apreço, tal “solução” passaria, necessariamente, pela ocultação completa e permanente 

do rosto de todos os protagonistas, e não apenas da menor, em obediência às exigências 

ético-legais dos jornalistas atrás evocadas (cfr. 6.2.4). 

 



 

39 

 

6.3.7. A análise das 9 edições do “Correio da Manhã” que noticiaram do incidente 

ocorrido na Escola Secundária Carolina Michaelis suscita, desde logo, perplexidade 

quanto à ausência, ou clareza, de critérios na utilização de meios técnicos de ocultação 

da identidade dos protagonistas do vídeo.  

Com efeito, os frames do vídeo publicados não foram tratados de modo a obstar ao 

reconhecimento dos protagonistas. Pelo contrário, nas fotografias (individuais) da aluna 

e do seu colega que filmou, é, por regra, inserido um rectângulo preto na zona dos 

olhos, com o suposto objectivo de tornar incognoscíveis os retratados. Na edição do dia 

25, uma fotografia da aluna, que em edição anterior tinha merecido a colocação do 

referido rectângulo, surge desta feita totalmente desfocada no rosto. 

Feita esta comparação breve, não se avistam quaisquer razões válidas para que o 

jornal não tenha, na divulgação dos frames do vídeo, procedido a qualquer processo de 

ocultação da imagem, fazendo-o, em maior ou menor grau, nas fotografias individuais 

dos alunos.  

Como acima se defendeu, não pode proceder a argumento – que não é sequer 

aduzido pelo “Correio da Manhã” – de que a qualidade dos frames do vídeo impedia a 

identificação cabal dos protagonistas, uma vez que, analisadas as imagens publicadas 

pelo periódico, não restam dúvidas ao Conselho de que a nitidez das mesmas é 

suficiente para permitir aquela identificação. 

No que respeita às fotografias individuais da aluna e do colega que filmou o vídeo, 

cabe notar que a colocação de um rectângulo preto na zona dos olhos é manifestamente 

inapta para alcançar o suposto objectivo de ocultar a identidade dos retratados.  

Acresce que o jornal “Correio da Manhã” foi, de acordo com a análise realizada por 

este Conselho, o único órgão de comunicação social a revelar a imagem do aluno que 

filmou o vídeo. Sendo certo que a imagem e a identidade deste menor estavam 

protegidas pelo facto de não aparecer no vídeo, o jornal quebrou esta “protecção”, tendo 

publicado várias fotografias suas que, não obstante a colocação do rectângulo preto na 

zona dos olhos, são facilmente identificáveis, pelas razões acima mencionadas.  

Refira-se ainda que, nomeadamente na notícia publicada no dia 28 de Março, o 

“Correio da Manhã” refere, expressamente, que o jovem “negou comentar o caso” (cfr. 

p. 4). Na edição do dia seguinte, é referido que “a sua família, que aparenta algum 



 

40 

 

desafogo financeiro, continua a resistir às tentativas de contacto da comunicação social” 

(cfr. p. 18). Perante esta evidente vontade de o aluno preservar a sua imagem, afigura-se 

especialmente censurável a publicação das fotografias, não se vislumbrando qualquer 

interesse público nesta divulgação. Repete-se o que se disse anteriormente: o interesse 

público do caso reside na gravidade dos factos ocorridos, e não nas pessoas 

concretamente envolvidas. 

Por último, não pode o Conselho Regulador deixar de censurar a publicação da 

fotografia da mãe da aluna, retratada de perfil. O facto de a fotografia estar enquadrada 

num local público – a entrada da Escola – poderia levar à conclusão de que se aplicaria 

uma das excepções constantes do art. 79.º, n.º 2, do Código Civil, que determina, 

precisamente, que não é necessário o consentimento do retratado quando “a reprodução 

da imagem vier enquadrada na de lugares públicos”. É, porém, convicção do Conselho 

Regulador de que, por regra, é ilícita a divulgação de uma fotografia que, apesar de 

captada em lugar público, tem como principal objectivo retratar uma pessoa 

determinada e recognoscível. Com efeito, para que tenha aplicação aquela excepção, 

deve ser patente ou notório o enquadramento do lugar público e a intenção de fotografar 

pessoas indeterminadas, enquanto conjunto, o que não aconteceu no caso (neste sentido, 

Capelo de Sousa, in O direito geral de personalidade, Coimbra, 1995, p. 327, nota 826). 

 

6.3.8. À semelhança do que se referiu a propósito do “Correio da Manhã”, 

verifica-se que os critérios que presidiram à opção do “24horas” de ocultar a identidade 

dos protagonistas do vídeo nem sempre foram totalmente lineares.  

Com efeito, as notícias publicadas nos dias 21, 22 e 23 de Março são ilustradas por 

frames do vídeo que não foram objecto de qualquer processo de ocultação da 

identidade. Pelo contrário, nos dias 25, 27 e 28 de Março e no dia 1 de Abril, os rostos 

dos protagonistas aparecem desfocados. 

O jornal alega que, no caso em apreço, ora ocultou a imagem da cara da menor, ora 

publicou as fotografias em tamanho muito reduzido, tornando impossível a identificação 

dos visados. Como tal, conclui o jornal que, no limite, se poderá apenas discutir se o 

tamanho e qualidade da fotografia impediam, de facto, essa identificação. 



 

41 

 

Analisadas os frames do vídeo em que o jornal não procedeu à referida ocultação, 

entende o Conselho, como já se disse, que a identidade das protagonistas – sobretudo da 

aluna – é facilmente reconhecível.  

No demais, não tem este Conselho Regulador considerações suplementares a tecer. 

 

6.3.9. Na edição do dia 29 de Março do jornal “Sol”, ilustrando uma crónica de 

José António Saraiva, intitulada “Quem protege os professores?”, são colocados 4 

frames do vídeo. Apesar de o jornal alegar que estas imagens estavam “desfocadas, de 

forma a não permitir, só por si, identificar os seus intervenientes”, no entendimento do 

Conselho Regulador, não se verifica uma ocultação adequada, sendo certo que no 

primeiro frame os rostos da aluna e da professora são identificáveis.  

No que respeita às fotografias de 3 frames colocados nas páginas 24 e 25, verifica-se 

que as mesmas foram desfocadas na zona dos olhos ou em toda a cara. Entende o 

Conselho Regulador que a mera desfocagem da zona dos olhos é manifestamente 

insuficiente para alcançar o suposto objectivo de ocultar a identidade dos visados.  

 

VI. Deliberação 

 

Tendo apreciado, a propósito de uma participação apresentada pela Direcção 

Regional de Educação do Norte, a cobertura jornalística do vídeo divulgado no site de 

internet YouTube sobre um episódio de indisciplina ocorrido na Escola Secundária 

Carolina Michaelis, realizada pela RTP, SIC, “Expresso” on-line, “Diário Digital”, 

“Portugal Diário”, “Correio da Manhã”, “24Horas” e “Sol”; 

Considerando que a liberdade de expressão do pensamento pela imprensa – 

garantida no art. 38.º, n.º 1, da Constituição da República Portuguesa – não é absoluta, 

encontrando-se circunscrita por outros valores, também eles constitucionalmente 

consagrados, nomeadamente pelos direitos de personalidade, aqui se incluindo a 

imagem e honra; 

Notando que, não existindo uma hierarquia constitucionalmente fundada entre a 

liberdade de imprensa e os direitos de personalidade, a divulgação de factos que 



 

42 

 

“ferem” estes direitos apenas pode ser justificada se a revelação for realizada por razões 

de autêntico interesse público; 

Entendendo que os factos ocorridos na Escola Secundária Carolina Michaelis têm 

manifesto interesse público, afigurando-se incontornável a divulgação mediática do 

vídeo;  

Salientando que a divulgação mediática daquele acontecimento requer, pela sua 

natureza, especiais cautelas, uma vez que a divulgação de um facto susceptível de 

afectar a dignidade das pessoas exige, como contraponto, o máximo rigor e cautela no 

trabalho jornalístico e um adequado comedimento e resguardo, de modo a comprimir 

minimamente os direitos dos visados; 

Realçando que o intuito informativo que presidiu à divulgação do vídeo não ficava 

prejudicado pela ocultação da identidade e da imagem dos protagonistas nele 

envolvidos; 

Destacando que o facto de determinada imagem se encontrar disponível na Internet 

não desonera o órgão de comunicação social de proceder a um trabalho de selecção, 

edição e tratamento, de forma a adequar a sua divulgação às regras legais e 

deontológicas que o vinculam e que orientam a actividade jornalística; 

 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências de 

regulação constantes, respectivamente, na al. f) do art. 7.º e na al. d) do art. 8.° dos 

Estatutos da ERC, delibera: 

1. Condenar o incumprimento manifesto, pelo jornal “Expresso” on-line, das regras 

legais e deontológicas a que está vinculado e que impõem a salvaguarda dos direitos de 

personalidade.  

2. Condenar, de modo veemente, o “Correio da Manhã”, pela ausência de critérios 

na utilização de meios técnicos de ocultação da identidade dos protagonistas do vídeo e 

pela utilização de meios manifestamente insuficientes para alcançar o suposto objectivo 

de ocultar a identidade dos retratados, e censurar, ainda, a divulgação da imagem do 

aluno que filmou o vídeo e a publicação de uma fotografia de perfil da mãe da aluna. 



 

43 

 

3. Reprovar a opção do jornal digital “Portugal Diário” de apenas desfocar total e 

permanentemente a imagem da menor envolvida no vídeo, e não dos outros 

intervenientes, o que não encontra qualquer suporte legal ou nas normas deontológicas.  

4. Reprovar o jornal “24horas” por, apesar de nalgumas peças ter tido a preocupação 

de ocultar a identidade dos protagonistas do vídeo, não ter cumprido de modo cabal esta 

imposição legal e deontológica.  

5. Condenar a opção do jornal “Sol” de utilizar meios técnicos de ocultação da 

identidade que se afiguram manifestamente insuficientes para alcançar este objectivo. 

6. Lamentar que a RTP tenha transmitido, no dia 20 de Março, o vídeo sem ocultar, 

na sua primeira exibição, a identidade dos intervenientes, verificando ser recorrente, por 

parte do operador televisivo, a insuficiência de procedimentos destinados a evitar 

situações de incumprimento de normas ético-legais. 

7. Instar os órgãos de comunicação social acima referidos a respeitar os princípios e 

as normas ético-legais do jornalismo e ao rigoroso cumprimento futuro das regras 

relativas aos direitos de personalidade. 

8. Arquivar o processo em relação à SIC e ao “Diário Digital”. 

9. Dirigir, nos termos dos artigos 63º n.º2 e 65º n.º s 2 e 3 a) dos Estatutos da ERC, 

ao jornal “Correio da Manhã” a Recomendação 4/2008 e ao jornal “Expresso” a 

Recomendação 5/2008, que se anexam. 

 

Lisboa, 4 de Junho de 2008 

 
O Conselho Regulador 

 
José Alberto de Azeredo Lopes 

Luís Gonçalves da Silva (abstenção) 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 



 

44 

 

Recomendação 4/2008 
 
 
 

Considerando o processo de averiguações desencadeado por uma participação 

apresentada pela Direcção Regional de Educação do Norte, relativa à cobertura 

jornalística do vídeo divulgado no site de internet YouTube, sobre um episódio de 

indisciplina ocorrido na Escola Secundária Carolina Michaelis; 

Notando a ausência de critérios do jornal “Correio da Manhã” na utilização de meios 

técnicos de ocultação da identidade dos intervenientes do referido episódio de 

indisciplina e pela utilização, na publicação de fotografias dos intervenientes, de meios 

manifestamente insuficientes para alcançar o suposto objectivo de ocultar a sua 

identidade; 

Notando ainda que o periódico divulgou a imagem do aluno que filmou o vídeo e 

publicou uma fotografia de perfil da mãe da aluna directamente envolvida no episódio 

de indisciplina, não se avistando, porém, qualquer justificação assente no interesse 

público que legitime tal reprodução da imagem dos retratados; 

Salientando que o interesse público do caso residia na gravidade dos factos 

ocorridos, e não nas pessoas concretamente envolvidas. 

Salientando que a divulgação mediática do episódio ocorrido na Escola Carolina 

Michaelis requeria, pela sua natureza, especiais cautelas, uma vez que a divulgação de 

um facto susceptível de afectar os direitos à imagem e à honra exige, como contraponto, 

o máximo rigor no trabalho jornalístico e um adequado comedimento e resguardo, de 

modo a comprimir ao mínimo os direitos dos visados; 

Realçando que o intuito informativo que presidiu à divulgação mediático de frames 

do vídeo não ficava prejudicado pela ocultação da identidade e da imagem dos 

protagonistas nele envolvidos; 

Destacando que o facto de determinado vídeo ou imagem se encontrar disponível na 

Internet não desonera o órgão de comunicação social de proceder a um trabalho de 



 

45 

 

selecção, edição e tratamento, de forma a adequar a sua divulgação às regras legais e 

deontológicas que o vinculam e que orientam a actividade jornalística; 

O Conselho Regulador: 

1. Insta o “Correio da Manhã” a cumprir os seus deveres legais e deontológicos, 

nomeadamente, em matéria de respeito pelos direitos de personalidade. 

2. Recomenda ao “Correio da Manhã” a adopção de uma atitude mais zelosa no 

que respeita ao tratamento editorial de imagens potencialmente violadoras dos 

direitos de personalidade dos visados. 

 

Lisboa, 4 de Junho de 2008 

 
O Conselho Regulador 

 
José Alberto de Azeredo Lopes 

Luís Gonçalves da Silva (abstenção) 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 
 



 

46 

 

Recomendação 5/2008 
 
 
 

Considerando o processo de averiguações desencadeado por uma participação 

apresentada pela Direcção Regional de Educação do Norte, relativa à cobertura 

jornalística do vídeo divulgado no site de internet YouTube, sobre um episódio de 

indisciplina ocorrido na Escola Secundária Carolina Michaelis; 

Notando que o jornal “Expresso”, na sua versão electrónica, divulgou o referido 

vídeo tal como constava, originalmente, no site YouTube; 

Salientando que a difusão mediática do vídeo requeria, pela sua natureza, especiais 

cautelas, uma vez que a divulgação de um facto susceptível de afectar os direitos à 

imagem e à honra exige, como contraponto, o máximo rigor no trabalho jornalístico e 

um adequado comedimento e resguardo, de modo a comprimir ao mínimo os direitos 

dos visados; 

Realçando que o intuito informativo que presidiu à divulgação mediática do vídeo 

não ficava prejudicado pela ocultação da identidade e da imagem dos protagonistas nele 

envolvidos; 

Destacando que o facto de determinado vídeo ou imagem se encontrar disponível na 

Internet não desonera o órgão de comunicação social de proceder a um trabalho de 

selecção, edição e tratamento, de forma a adequar a sua divulgação às regras legais e 

deontológicas que o vinculam e que orientam a actividade jornalística; 

O Conselho Regulador: 

1. Insta o “Expresso” a cumprir os seus deveres legais e deontológicos, 

nomeadamente, em matéria de respeito pelos direitos de personalidade. 

2. Recomenda ao “Expresso” a adopção de uma atitude mais zelosa no que respeita 

no tratamento editorial de vídeos e imagens potencialmente violadoras dos 

direitos de personalidade dos visados. 

 



 

47 

 

Lisboa, 4 de Junho de 2008 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Luís Gonçalves da Silva (abstenção) 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


