
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

16/CONT-I/2009 
 

 
 
 
 

Participação da Direcção Regional de Educação do Norte contra o 
“Correio da Manhã” 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

23 de Junho de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 16/CONT-I/2009 

 

Assunto: Participação da Direcção Regional de Educação do Norte contra o “Correio 

da Manhã” 

 

 

I. Participação 

 

1. Deu entrada na ERC, a 5 de Janeiro de 2009, uma participação subscrita pela 

Direcção Regional de Educação do Norte (doravante, DREN) contra o jornal 

“Correio da Manhã”, a propósito da cobertura noticiosa de uma situação de 

indisciplina ocorrida numa escola da cidade do Porto, captada por um telemóvel e 

posteriormente disponibilizada no site de Internet YouTube. 

 

2. Segundo a DREN, o “Correio da Manhã”, na sua edição de 27 de Dezembro de 

2008, tratou o acontecimento e publicou imagens do referido vídeo sem que a 

identidade dos intervenientes, três alunos e uma professora, tivesse sido protegida. 

 

3. Diz a participante que, na primeira página daquela edição do jornal e na página 18 

do mesmo, o “Correio da Manhã” apresentou um frame do vídeo disponibilizado na 

Internet “no qual houve o cuidado de utilizar técnicas de distorção dos rostos dos 

alunos mas não da professora, que não sofreu qualquer tratamento de forma a obstar 

ao seu reconhecimento, sendo o seu rosto identificável.”  

 

4. A DREN menciona ainda que, além da publicação de imagem descrita, o jornal 

refere, no desenvolvimento da notícia, “os nomes próprios dos alunos envolvidos no 

episódio, bem como da professora, identificando a disciplina que lecciona.”      

 



 

2 

5. Sobre a publicação desta imagem a DREN alega que “não houve qualquer 

consentimento expresso pelas pessoas que surgem nas imagens divulgadas, em 

particular da docente”, sendo que relativamente a esta “não houve sequer o cuidado 

de distorcer o respectivo rosto, tornando-a pois não só reconhecível como também 

identificável”. 

 

6. Constatando que o jornal mencionou o nome e apelido da professora e a disciplina 

leccionada, a DREN alega que a “divulgação das imagens é claramente prejudicial à 

honra, reputação e decoro das pessoas envolvidas, no caso, em particular da 

docente.” 

 

7. Assim sendo, e no exercício das suas funções enquanto organismo “a quem compete 

a salvaguarda e a defesa intransigente de todos quantos integram a comunidade 

educativa, com especial relevância para alunos, professores e funcionários”, a 

DREN vem expressar “a sua mais profunda e veemente discordância pela forma 

como essas notícias têm sido transmitidas e empolgadas (…) sem qualquer respeito 

pelas pessoas envolvidas que, sem o saberem e, consequentemente, sem para tal 

darem o seu consentimento, vêem a sua imagem exposta publicamente e de forma 

repetida até quase à exaustão e, por essa via, também a escola e todos os seus 

elementos.” 

 

8. Em síntese, a DREN condena o procedimento editorial do “Correio da Manhã” por 

considerar que a divulgação do referido frame do vídeo sem qualquer processo de 

desfocagem do rosto da professora e a divulgação de elementos identificativos dos 

envolvidos – o nome dos alunos e da professora e a disciplina leccionada – 

configura uma “violação de direitos, liberdades e garantias”. 

 

9. Na sequência desta participação, a ERC solicitou à DREN que clarificasse se os 

argumentos expostos eram imputáveis a outros órgãos de comunicação social, 

porquanto aquele organismo regional de educação referia que “vários desses meios 



 

3 

de comunicação social, designadamente canais televisivos e imprensa, divulgaram 

repetidamente essas imagens, sendo que alguns deles sem terem o cuidado de 

utilizar os meios técnicos que permitem a distorção das pessoas, ou de pelo menos 

algumas pessoas, que nelas surgem, de forma a obviar à sua identificação ou 

reconhecimento.” 

 

10. Em resposta à ERC, a DREN informa que “comportamento idêntico ao adoptado 

pelo ‘Correio da Manhã’, relativamente aos factos ocorridos no Agrupamento 

Vertical de Escolas do Cerco do Porto, teve o jornal ‘24 Horas’”. Porém, não sendo 

possível a esta direcção de educação identificar as edições específicas deste jornal 

em que se tenham verificado os factos alegados, afirma-se apenas “que, 

provavelmente, tal publicação ocorreu entre os dias 24 e 28 de Dezembro de 2008”. 

 

II. Posição do denunciado 

 

11. Informado do teor da participação apresentada pela DREN, o “Correio da Manhã” 

contesta os argumentos enunciados por aquele organismo regional de educação, 

começando por acusar a DREN de falta capacidade e legitimidade para apresentar a 

presente participação. 

 

12. O denunciado considera que a DREN “não tem capacidade para, em nome dos 

professores ou alunos que participaram no vídeo que foi disponibilizado no Youtube 

e que constam da fotografia publicada no jornal ‘Correio da Manhã’, apresentar 

qualquer queixa” junto da ERC. 

 

13. Entende o “Correio da Manhã” que a DREN não goza de capacidade para exercer 

qualquer direito de queixa, “porque tal função não lhe foi organicamente atribuída 

por lei, e por outro lado, não tem legitimidade porque não lhe foram atribuídos 

quaisquer poderes de representação dos interesses pessoais dos professores e dos 

alunos, na defesa do bom-nome e imagem daqueles.” 



 

4 

 

14. Estando em causa interesses pessoais, o “Correio da Manhã” defende que “não se 

vislumbra como é que a DREN poderá ser considerada ‘interessada’ na defesa 

desses direitos”. Além disso, “o princípio da liberdade e da autodeterminação obriga 

a que sejam as pessoas directamente visadas a decidir quando é que o seu bom-nome 

ou reputação está a ser atingido”. 

 

15. O “Correio da Manhã” acrescenta que não subsistem dúvidas que um caso “em que 

alunos ameaçaram uma professora com uma arma, [tem] manifesto interesse público 

uma vez que se integram em actuações e comportamentos desviantes e anti-sociais 

que põem em causa o funcionamento da escola e reflectem um episódio real do 

quotidiano do ensino público”. Considera ainda que não se noticiou apenas mais 

uma situação de violência, “mas também o novo fenómeno de difusão destas 

situações por via de sítios da Internet”. 

 

16. O jornal argumenta que “tudo fez para ocultar a identidade dos envolvidos, 

revelando os factos mas evitando quaisquer referências expressas às pessoas, 

recorrendo apenas à utilização do primeiro nome (Tiago, Ivo, Ricardo), bem como à 

utilização de meios técnicos de distorção de imagem, adequados a tapar a cara dos 

alunos.”  

 

17. Relativamente à imagem da professora refere-se que, face ao tamanho e definição 

desta imagem, “é difícil identificar ou reconhecer o seu rosto”, tornando apenas 

“visível os traços gerais da pessoa fotografada, facto que a torna apenas identificável 

para o seu círculo de relações mais próximas”. Este facto é articulado com o 

argumento de que a professora é “retratada como uma vítima, pelo que nunca 

poderia a divulgação da referida fotografia afectar a sua reputação ou o seu bom-

nome.” 

 



 

5 

18. Outro argumento defendido pelo denunciado reside na circunstância de outros 

órgãos de comunicação social, nomeadamente imprensa e televisão (e também os 

respectivos sites), terem já avançado as imagens do vídeo do Youtube, além de 

informação sobre a disciplina leccionada e a turma, antes de o “Correio da Manhã” 

ter publicado a peça jornalística. Fundamento para defender que não incorreu em 

nenhuma violação, “já que não foi este quem divulgou os factos em primeira mão.” 

 

19. Deste modo, o “Correio da Manhã” reitera que “os factos subjacentes às imagens 

publicadas são de evidente relevo social e os jornalistas têm o dever e o direito de 

divulgá-las ao público”, tendo-se limitado a “informar a existência de determinado 

conteúdo disponibilizado na Internet”.  

 

20. A concluir, o “Correio da Manhã” solicita o arquivamento da presente participação, 

porquanto a divulgação dos elementos informativos elencados não constitui violação 

do dever de rigor informativo nem de outros deveres legais e deontológicos da 

profissão, e que, a haver violação dos direitos pessoais da professora ou dos alunos, 

“essa devassa foi praticada por quem, sem autorização, registou e disponibilizou no 

sítio da Internet as imagens, não podendo o jornal ser responsabilizado por se limitar 

a informar da existência do referido conteúdo.” 

 

III. Peça jornalística 

 

21. A peça jornalística visada na participação remetida à ERC pela DREN teve 

publicação no jornal diário “Correio da Manhã”, na sua edição de 27 de Dezembro 

de 2008. 

 

22. A peça jornalística aborda um episódio de indisciplina numa escola da cidade do 

Porto, em que três alunos terão apontado uma pistola de plástico e ameaçado uma 

professora, enquanto a cena era filmada com um telemóvel por um outro aluno para, 

posteriormente, ser colocada a circular na Internet, no site do Youtube. 



 

6 

 

23. O trabalho informativo em causa é publicado na página 18 daquele jornal diário, 

precedido de uma chamada de primeira página na qual se pode ver um dos frames 

do vídeo do incidente disponibilizado no referido site de partilha de ficheiros de 

vídeos. 

 

24. Na primeira página da edição de 27 de Dezembro, o “Correio da Manhã” destaca 

então a imagem na qual se distingue um dos alunos envolvidos neste episódio de 

indisciplina – com o rosto desfocado – a apontar uma pistola à professora – 

reconhecível na imagem –, que se encontra ladeada de outros dois alunos 

encapuzados e com os rostos não visíveis. A chamada de capa, que remete para a 

página 18 do jornal, é ainda constituída pelo título “Maus alunos com muitas faltas”, 

enquadrado por um antetítulo onde se assinala o acontecimento como o “Caso da 

Pistola”.   

 

25. No interior do jornal, a matéria é apresentada na secção Sociedade sob o título 

“Alunos faltosos e com fraco aproveitamento”. Ao nível gráfico, a peça é ilustrada 

com duas fotografias, uma já inserida na primeira página e na qual se identifica o 

rosto da professora, a outra mostrando a entrada da escola.  

 

26. Esta peça jornalística, composta por cinco parágrafos, informa que os três 

protagonistas envolvidos neste incidente, “Tiago, Ivo e Ricardo, de 17 e 18 anos”, se 

encontrariam numa situação de fraco rendimento escolar e com um grande volume 

de faltas injustificadas. 

 

27. Não obstante este comportamento, refere-se que os alunos não faltaram a nenhuma 

das aulas de Psicologia, leccionada pela professora que figura nas imagens e que 

está no centro dos acontecimentos, a quem o jornal se refere pelo nome próprio e 

apelido.  

 



 

7 

28. Um dos três alunos, nomeado no primeiro parágrafo da peça apenas pelo seu nome 

próprio, “Tiago”, vê, mais à frente no texto, o seu apelido exposto, aquando da 

transcrição de algumas declarações proferidas pelo seu pai.  

 

29. A construção deste texto jornalístico assenta ainda no testemunho da presidente da 

Associação de Pais da Escola, que intercede em favor dos três alunos, informando 

que todos ficaram bastante assustados com o desenrolar da situação e que terão 

pedido de imediato desculpa à professora. 

 

30. No que respeita à componente visual, para o caso em apreço, destaca-se a 

publicação da imagem já apresentada na chamada de capa, onde se mostra o frame 

do vídeo que retrata a cena em que a professora, ladeada por dois alunos 

encapuzados, é ameaçada por um aluno que lhe aponta uma arma, sendo que todos 

os intervenientes têm a sua face oculta, à excepção da professora.  

 

31. Trata-se de uma imagem de pequenas dimensões – pouco maior que um selo postal 

–, que é acompanhada da seguinte legenda explicativa: “Três alunos ameaçam a 

professora em plena aula numa alegada brincadeira. Dois colocam capuzes na 

cabeça e rodeiam a docente. Um deles pega numa arma de plástico e aponta à 

cabeça exigindo melhores notas. A professora acaba por abandonar a sala.” 

 

32. O caso conta ainda na mesma página com a publicação de uma caixa de texto, onde 

se refere que o Ministério Público admite abrir um inquérito sobre o caso e dois 

destaques com declarações adicionais de uma funcionária e de uma mãe de alunos 

da escola. 

 

IV. Análise e fundamentação 

 

33. Como questão prévia, clarifica-se que a análise incide apenas sobre a conduta do 

jornal “Correio da Manhã”, uma vez que, feita uma apreciação das edições do jornal 



 

8 

“24 Horas” publicadas entre 24 e 28 de Dezembro de 2008, não se observam os 

factos tal como estes se encontram descritos pela participante. O caso é abordado 

pelo “24 Horas” somente nos dias 26 e 27 de Dezembro (p. 10 e p. 3, 

respectivamente), com a publicação de uma peça jornalística por edição, ilustradas 

com o mesmo frame do vídeo publicado no “Correio da Manhã”, mas sujeito a 

processos de desfocagem do rosto de todos os intervenientes. Ao nível do texto, 

apenas é mencionado o ano de escolaridade frequentado pelos alunos e a disciplina 

que lhes é leccionada pela professora, referências dadas na segunda edição referida 

 

34. Cabe agora apreciar a alegação do “Correio da Manhã” de que a DREN não tem 

legitimidade nem capacidade para, “em nome dos professores ou alunos que 

participaram no vídeo que foi disponibilizado no Youtube e que constam da 

fotografia publicada no jornal ‘Correio da Manhã’, apresentar queixa” junto da ERC.  

 
35. O Conselho Regulador tem feito uma interpretação ampla sobre as pessoas com 

legitimidade para iniciar o procedimento de queixa previsto no artigo 55.º dos 

Estatutos da ERC, interpretação que se impõe, aliás, pela referência legal a “qualquer 

interessado” constante do citado preceito. Além disso, perante uma “queixa” 

apresentada por quem não tenha legitimidade, o Conselho pode optar por iniciar um 

procedimento de regulação e supervisão, procedimento esse que não se encontra 

limitado pelas questões de legitimidade constantes do citado art.º 55.º dos Estatutos 

da ERC. Em tal caso, a queixa – rectius, a participação – é atendida como uma mera 

declaração de ciência (não obstante o carácter público e notório dos factos), e não de 

vontade, que espoleta a actuação da ERC (cfr., a este propósito, a Deliberação 

1/CONT/2008, que apreciou a cobertura jornalística realizada por diversos órgãos de 

comunicação social, aqui se incluindo o “Correio da Manhã”, do vídeo divulgado no 

site de internet YouTube, sobre um episódio de indisciplina ocorrido na Escola 

Secundária Carolina Michaelis). Importa ainda notar que a actuação da ERC não está 

dependente de um impulso procedimental exterior, uma vez que, enquanto entidade 

pública integrada na função administrativa do Estado, encontra-se sujeita, em tudo 



 

9 

aquilo que não se encontra regulado pelos seus estatutos, ao regime geral constante 

do Código de Procedimento Administrativo (CPA), que admite, genericamente, a 

possibilidade de o procedimento administrativo se iniciar oficiosamente (v. o artigo 

54.º do CPA).  

 
36. Face ao exposto, não se afigura pertinente a alegação do denunciado de que a DREN 

“não tem interesse em apresentar a referida queixa quando estão em causa direitos 

individuais dos alunos e dos professores”, uma vez que, como se disse, a 

participação da DREN foi apenas entendida com uma declaração de ciência, que deu 

a conhecer à ERC a peça jornalística em apreço.  

 
37. Quanto à objecção de que “o princípio da liberdade e da autodeterminação obriga a 

que sejam as pessoas directamente visadas a decidir quando é que o seu bom-nome 

ou reputação está a ser atingido”, cabe salientar que as funções da ERC relativas à 

protecção de direitos, liberdades e garantias dos cidadãos são prosseguidas também 

com vista à realização do interesse público, e não no âmbito exclusivo da defesa do 

interesse privado do seu titular. Acresce que é hoje pacífico que os preceitos relativos 

a direitos fundamentais não podem ser pensados apenas da perspectiva dos 

indivíduos, enquanto posições jurídicas de que estes são titulares, mas também do 

ponto de vista da comunidade, como valores que esta se propõe prosseguir através da 

acção do Estado. Além disso, os “direitos ao bom nome, à reserva da intimidade da 

vida privada, à imagem e à palavra dos cidadãos” (artigo 3.º da Lei de Imprensa) 

desempenham, no contexto da comunicação social, um papel de princípios 

reguladores da actividade daqueles que difundem conteúdos, cujo cumprimento 

encontra-se, nessa medida, sujeito ao escrutínio pela ERC.  

 

38. Estabelecida a legitimidade do Conselho Regulador para atender à participação da 

DREN, comece-se por realçar que as questões ora suscitadas perante o Conselho são 

semelhantes às apreciadas na Deliberação já citada, que analisou a cobertura 

jornalística sobre um episódio de indisciplina ocorrido na Escola Secundária 

Carolina Michaelis.  



 

10 

 

39. Com efeito, o caso em apreço, à semelhança daqueloutro, demanda um exercício de 

reflexão prévio sobre o conflito entre o direito à informação consagrado aos órgãos 

de comunicação social e os direitos de personalidade reconhecidos a todos os 

protagonistas envolvidos nas matérias noticiadas, no caso, três alunos e uma 

professora. A liberdade de expressão do pensamento pela imprensa – garantida no 

art. 38.º, n.º 1, da Constituição da República Portuguesa – não é absoluta, 

encontrando-se circunscrita por outros valores, também eles constitucionalmente 

consagrados. O exercício da liberdade de informação está, nessa medida, 

condicionado pela salvaguarda de valores ou interesses de não menos inequívoca 

dignidade. Aqui se incluem os direitos de personalidade (ou direitos pessoais), que 

gozam igualmente de protecção constitucional (arts. 25.º, n.º 1, e 26.º, n.º 1, CRP) e 

infra-constitucional (p.e., arts. 70.º, n.º 1, 79.º, 80.º, Código Civil), entre os quais 

figuram, entre outros, a honra, a privacidade e a imagem. 

 

40. Dado que não existe uma hierarquia constitucionalmente fundada entre a liberdade 

de imprensa e os direitos de personalidade, a divulgação de factos que “ferem” bens 

pessoais apenas pode ser justificada se for realizada por razões de autêntico interesse 

público. Além disso, em obediência ao princípio jurídico-constitucional da 

proporcionalidade, os direitos pessoais só devem ceder perante a liberdade de 

imprensa na estrita medida do necessário para que todos os direitos em causa 

produzam o seu efeito. 

 

41. No caso em apreço, os factos noticiados têm inegável interesse público, sendo por 

isso expectável a sua divulgação mediática. Porém, face às considerações supra 

tecidas, o “Correio da Manhã” deveria adoptar uma solução que garantisse a máxima 

satisfação, por um lado, do direito de informar (e de ser informado) e, por outro, dos 

direitos pessoais de todos os visados, o que, como se verá, não aconteceu de forma 

satisfatória.  

 



 

11 

42. Com efeito, a notícia em análise abre com a referência aos nomes próprios dos três 

protagonistas – Tiago, Ivo e Ricardo – e às suas idades – entre 17 e 18 anos. Parece, 

pois, que o jornal tentou resguardar a identidade dos intervenientes, ainda que de 

forma deficiente, uma vez que o cruzamento dos dados constantes da notícia – nome, 

idade, cidade e disciplina frequentada pelos alunos – pode permitir a sua 

identificação, pelo menos naquele espaço escolar. Além disso, um destes alunos vê o 

seu apelido divulgado num parágrafo subsequente da peça jornalística quando são 

transcritas as palavras indignadas de seu pai. 

 

43. Quanto à professora, observa-se que a sua identidade é inteiramente cognoscível, 

através da divulgação do seu primeiro nome, apelido e disciplina leccionada. É ainda 

editado um frame do dito vídeo sem qualquer tratamento de imagem que ocultasse o 

seu rosto. Não pode, por isso, proceder a alegação do jornal de que “tudo fez para 

ocultar a identidade dos envolvidos, revelando os factos mas evitando quaisquer 

referências expressas às pessoas (…).”  

 

44. O “Correio da Manhã” alega ainda que o frame do vídeo publicado, por se apresentar 

numa dimensão reduzida e com fraca definição, torna a professora apenas 

identificável pelo seu círculo de relações próximas. Acrescenta o jornal que a 

professora é retratada enquanto “vítima”, logo a divulgação da sua fotografia nunca 

poderia “afectar a sua reputação ou o seu bom nome.” 

 

45. Porém, depois de analisada a imagem em questão, não subsistem dúvidas sobre a 

possibilidade de identificação da professora fora do alcance dos seus 

relacionamentos. Esta opção de não proteger a identidade da professora não encontra, 

no entendimento do Conselho, qualquer suporte legal ou nas normas deontológicas, 

sendo, por isso, censurável. Com efeito, tanto os alunos retratados, como a 

professora, são titulares dos direitos à imagem e à honra. Apesar de para os menores 

ser mais evidente e imediato o “dano” que advém da divulgação do vídeo, não restam 

dúvidas que, também para a professora, a difusão daquela imagem não é inócua para 



 

12 

a sua honra. O facto de uma professora ser retratada numa situação em que é vítima 

dos actos dos seus próprios alunos pode ter consequências ao nível da sua esfera 

profissional, em particular no que respeita ao seu relacionamento futuro com alunos e 

professores, pelo que deveria o jornal preservar a identidade da docente.  

 

46. Além do mais, o acontecimento relatado não requeria, para ser apreendido, a 

identificação dos seus protagonistas, quer através da exibição dos seus rostos, quer 

da menção dos seus nomes. O facto de a imagem surgir “trabalhada”, de forma a não 

permitir a identificação da professora, não prejudica os fins tidos com a divulgação 

mediática do vídeo. No mesmo sentido, o intuito informativo não se perde ou 

esmorece com a ocultação dos nomes dos protagonistas. O interesse público do caso 

noticiado reside, não nas pessoas concretamente envolvidas, mas no cenário em que 

a acção decorre – uma sala de aulas de uma escola de ensino básico e secundário –, 

no tipo de actores envolvidos – uma professora e seus alunos –, e na forma como o 

facto foi tornado público – gravado por um telemóvel e colocado num site de Internet 

de partilha de vídeos. 

 

47. A terminar, refere-se que, na já citada Deliberação 1/CONT/2008 (que adoptou as 

Recomendações 4/2008 e 5/2008), se constatou que o “Correio da Manhã” incorreu 

em idêntica falha à agora verificada quando, a propósito da cobertura jornalística de 

uma situação de indisciplina ocorrida na Escola Secundária Carolina Michaelis, não 

providenciou uma utilização adequada e suficiente de meios técnicos de ocultação da 

identidade dos intervenientes. 

 

V. Deliberação 

 

Tendo apreciado, a propósito de uma participação apresentada pela Direcção 

Regional de Educação do Norte, uma peça jornalística publicada o jornal “Correio da 

Manhã”, na sua edição de 27 de Dezembro de 2008, sobre uma situação de indisciplina 



 

13 

ocorrida numa escola da cidade do Porto, captada por um telemóvel e posteriormente 

disponibilizada no site de Internet YouTube; 

Considerando que a liberdade de expressão do pensamento pela imprensa – 

garantida no art. 38.º, n.º 1, da Constituição da República Portuguesa – não é absoluta, 

encontrando-se circunscrita por outros valores, também eles constitucionalmente 

consagrados, nomeadamente pelos direitos de personalidade, aqui se incluindo a 

imagem e honra; 

Notando que, não existindo uma hierarquia constitucionalmente fundada entre a 

liberdade de imprensa e os direitos de personalidade, a divulgação de factos que 

“ferem” estes direitos apenas pode ser justificada se a revelação for realizada por razões 

de autêntico interesse público; 

Salientando que a divulgação mediática do episódio noticiado, apesar de inegável 

interesse público e jornalístico, requeria especiais cautelas, uma vez que a divulgação de 

um facto susceptível de afectar a imagem e reputação das pessoas exige, como 

contraponto, o máximo rigor e cautela no trabalho jornalístico e um adequado 

comedimento e resguardo, de modo a não comprimir os direitos dos visados 

desnecessária e desproporcionalmente; 

Realçando que o intuito informativo não ficava prejudicado pela ocultação da 

identidade e da imagem da professora e dos alunos envolvidos; 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências de 

regulação constantes, respectivamente, na al. f) do art. 7.º e na al. d) do art. 8.° dos 

Estatutos da ERC, delibera: 

 

1. Reprovar o facto de o “Correio da Manhã” ter apenas desfocado a imagem dos 

menores retratados no frame, e não a da professora, o que não encontra qualquer 

suporte legal ou nas normas deontológicas; 

2. Reprovar o facto de o “Correio da Manhã” apresentar elementos que permitem a 

identificação de protagonistas da peça jornalística;  



 

14 

3. Instar o “Correio da Manhã” a respeitar os princípios e as normas ético-legais do 

jornalismo e ao rigoroso cumprimento futuro das regras relativas aos direitos de 

personalidade. 

 

Lisboa, 23 de Junho de 2009 

 
O Conselho Regulador 

 
José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira (Abstenção) 
Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 

 


