
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

4/CONT-I/2010 
que adopta a Recomendação  

2/2010 

 
 
 

Queixa de Feliciano Domingos Parra contra o Jornal “24 Horas” 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

17 de Fevereiro de 2010



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 4/CONT-I/2010 

que adopta a Recomendação 2/2010 

 

Assunto: Queixa de Feliciano Domingos Parra contra o Jornal “24 Horas” 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Feliciano Domingos Parra, na qualidade de Queixoso, e jornal “24 Horas” (doravante, 

“24 Horas”), na qualidade de Denunciado. 

 

II. Objecto da queixa 

 

A queixa tem por objecto a alegada falta de rigor informativo e violação de direitos 

fundamentais verificadas em dois artigos referentes a incidentes na Quinta da Princesa, 

respectivamente de 26 e 28 de Agosto de 2009. 

 

III. Factos apurados 

 

3.1 Na edição de 26 de Agosto de 2009, o 24 Horas publicou um artigo intitulado 

“Fogo e balas na Quinta da Princesa” (cfr. págs. 6, 7 e 8 da referida edição), onde 

noticia os incidentes ocorridos naquele bairro na madrugada do dia anterior. 

3.2 No decurso do relato da história, surge o seguinte entre título: “terá sido por 

represália que lhe atearam o fogo ao carro”. Por sua vez, no corpo da notícia pode ler-

se que “[d]e acordo com informações recolhidas pelo 24 Horas, um dos carros que 

foram ontem destruídos pelo fogo pertence a um enfermeiro que, alegadamente, não 

terá sido diligente o suficiente para evitar a morte de uma adolescente de 16 anos, no 

Hospital Garcia de Orta, Almada. Terá sido por represália que lhe atearam fogo ao 

carro. Um homem da família da rapariga, lá no hospital, entrou numa fúria desgraçada 



 

2 

 

e até partiu o vidro de uma porta, conta uma mulher que há mais de trinta anos reside 

na Quinta da Princesa. A guerra de gangues que se preparava e os dois carros 

calcinados são, por isso, meras coincidências.” 

3.3 Dois dias após esta notícia, o assunto é de novo retomado. Com efeito, encontra-

se na página 13 da edição de 28 de Agosto uma pequena notícia intitulada “Quinta da 

princesa – Carro ateado a enfermeiro”. No seu texto lê-se: “[a]o contrário do que foi 

escrito no 24 Horas , na sua edição de quarta-feira, o enfermeiro que viu o seu carro 

incendiado na zona da Quinta  do Paço, junto à Quinta da Princesa, Seixal, não 

trabalha no Hospital Garcia de Orta, em Almada, mas numa outra unidade hospitalar, 

onde cumpre funções na área da medicina do trabalho. Feliciano Parra assume, no 

entanto, a propriedade do automóvel calcinado na madrugada daquele mesmo dia”. 

3.4 Este segundo artigo foi publicado após o Queixoso ter contactado 

telefonicamente o 24 Horas exigindo a publicação de um desmentido. As suas 

declarações viriam a ser utilizadas para a elaboração da notícia acima transcrita. 

 

IV. Argumentação do Queixoso 

 

4.1 O Queixoso, através de participação apresentada na ERC, em 9 de Setembro de 

2009, veio requerer a intervenção desta Entidade, por considerar que as notícias acima 

referidas colocaram em causa a sua dignidade, não tendo o jornal 24 Horas, na sua 

óptica, observado os deveres profissionais próprios da actividade jornalística. 

4.2 Com respeito ao primeiro artigo, o Queixoso considera lamentável o “aligeirar 

do comportamento selvagem verificado… transferindo o protagonismo da acção para 

um cidadão igual a tantos outros, com base num artigo… leviano, gratuito e sem 

fundamento”. Refere o Queixoso que “a partir dessa data tornou-se alvo de 

comentários e olhares acusadores (justiça popular) das pessoas no meio onde vive”. 

Em acréscimo, o Queixoso não exclui a possibilidade de o artigo em causa lhe vir a 

causar mais constrangimentos, no futuro, quer pessoais, quer profissionais. 

4.3 Afirma o Queixoso que, na sequência da primeira notícia, contactou o jornal 24 

Horas para que este publicasse um desmentido. Nesse contacto, diz, foi obrigado a 

identificar-se, sob pena de o jornal não publicar o referido desmentido. No entanto, 



 

3 

 

refere, a notícia de dia 28 de Agosto, em vez que servir esses propósitos, constitui 

somente “uma alteração de dados”. Acrescenta que, no seu entender, “a intenção não é 

ingénua nem inocente, estando subjacente o intuito de camuflar a falta de rigor 

verificada no artigo publicado.” 

 

V. Defesa do Denunciado 

 

Notificado para se pronunciar sobre o sucedido, o 24 Horas, apesar de ter recebido 

regularmente a notificação, conforme prova a assinatura do aviso de recepção datado de 

22 de Setembro de 2009, preferiu nada dizer sobre os factos constantes da Queixa. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

O regime da liberdade de imprensa, constante da Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro 

(doravante LI), em particular do artigo 2º e seguintes, com remissão para o Código 

Deontológico do Jornalista, bem como para o Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99, de 13 

de Janeiro). 

Aplica-se ainda, nesta fase de análise, o disposto nos Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro – atentos os objectivos da regulação, as atribuições e as 

competências constantes, respectivamente, das alíneas d) e f) do artigo 7º, e da alínea a) 

do n.º 3 do artigo 24º, do mesmo diploma. 

 

VII. Análise e Fundamentação 

 

7.1. O rigor informativo surge como um dos princípios que reconhecidamente 

orientam a prática jornalística, no sentido de dela resultar uma informação de conteúdo 

ajustado à realidade e com reduzido grau de indeterminação. O rigor está estritamente 

ligado à qualidade e credibilidade da informação.  

7.2 Quanto mais rigorosa for a informação, mais credível e fiável será o seu carácter. 

Ao invés, o erro, a imprecisão, a dúvida ou a distorção implicam uma diminuição da 

qualidade e credibilidade da informação. Refira-se, aliás, que o Estatuto do Jornalista 



 

4 

 

qualifica como dever fundamental do jornalista “informar com rigor e isenção, 

rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião”.  

7.3 Assim, e sem prejuízo de outras exigências, o rigor da informação pressupõe, à 

luz do disposto no Estatuto do Jornalista e do Código Deontológico: i) a apresentação 

dos factos e a sua verificação; ii) a audição das partes conflituais e interesses atendíveis, 

conferindo-lhes igual relevância; iii) a separação entre factos e opiniões; iv) a 

identificação das fontes e a sua correcta citação (e a correlativa assunção de que a não 

identificação das fontes constitui a excepção e não a regra). 

7.4  Com efeito, no caso em apreço, o jornal 24 Horas invoca declarações de uma 

alegada moradora da Quinta da Princesa, não identificada, para noticiar que um dos 

carros incendiados representa uma retaliação, um acto de vingança sobre o seu 

proprietário. Refere-se no texto que “um dos carros que foram ontem destruídos pelo 

fogo pertence a um enfermeiro que, alegadamente, não terá sido diligente o suficiente 

para evitar a morte de uma adolescente de 16 anos, no Hospital Garcia de Orta, 

Almada”.  

7.5 Ora, com bastante certeza pode afirmar-se que os vizinhos e amigos do 

proprietário do carro, sabendo da sua profissão e tendo tido conhecimento de que o seu 

carro fora incendiado, facilmente podem depreender a identidade do visado no texto, 

imputando-lhe juízos desprimorosos com respeito ao exercício da sua actividade 

profissional. Não podendo deixar de estar ciente da dimensão sancionatória, 

penalizadora para o bom nome do visado, que as acusações presentes na notícia 

comportam, o 24 Horas não parece ter procedido com a cautela e prudência que seriam 

desejáveis. 

7.6 Não lhe cabendo sindicar a veracidade dos factos, pode e deve a ERC aferir da 

diligência usada na verificação jornalística destes, sem prejuízo do respeito devido pelo 

sigilo profissional dos jornalistas, valor, aliás, com tutela constitucional (alínea b) do n.º 

2 do artigo 38º da Constituição da República Portuguesa). Note-se que, ainda que seja 

uma fonte não identificada, o 24 Horas não se coíbe de noticiar que o proprietário de 

uma das viaturas incendiadas nos tumultos terá tido responsabilidades, enquanto 

enfermeiro, na morte de uma rapariga de 16 anos. Tal acusação é formulada sem que 

sejam ouvidas quaisquer outras fontes, ou mesmo os visados. 



 

5 

 

7.7  O facto de o 24 Horas não indicar a realização de qualquer investigação para 

averiguar a veracidade dos factos, nem ter tentado ouvir um maior número de fontes, em 

especial representativas daqueles que iriam ser visados pela notícia, dando espaço ao 

contraditório, indicia o incumprimento de alguns procedimentos que tenderiam a 

garantir o rigor informativo.  

7.8 Semelhante comportamento compromete a ética jornalística e o reconhecimento 

que ela tem no direito positivo português. Relembre-se, a este propósito, o disposto no 

artigo 14º, alínea e), do Estatuto do Jornalista, que afirma constituir dever do jornalista 

“Procurar a diversificação das suas fontes de informação e ouvir as partes com 

interesses atendíveis nos casos de que se ocupem”. 

7.9 Por outro lado, conforme referido na Deliberação 1-I/2006, de 6 de Dezembro, 

deste Conselho Regulador “os jornalistas não devem divulgar mensagens anónimas ou 

boatos, representando, por isso, uma garantia de veracidade e credibilidade”, sendo 

certo que o recurso a fontes anónimas, ainda que se o ordenamento jurídico tutele o 

sigilo profissional, propicia a sua propagação. A coberto do anonimato, as fontes de 

uma notícia podem indevidamente produzir afirmações com base não em factos, mas 

em especulações, sem que pese sobre aquelas a responsabilidade de subscrever as 

afirmações produzidas. 

7.10 De outro modo, sempre que o jornalista opte por não identificar a fonte, seja a 

pedido desta seja por considerar que a revelação da sua identidade poderia acarretar 

uma situação de ameaça para ela, impõem-se-lhe responsabilidades acrescidas. Entre 

elas, a recolha, para garantia da credibilidade e acuidade da informação, de informações 

ou testemunhos adicionais que permitam a comprovação da matéria vertente. 

7.11 O caso é ainda mais grave por o 24 Horas ter, em face de um pedido de 

desmentido por parte do Queixoso, habilmente relatado as suas declarações, sem, 

contudo, referir que este refuta as imputações e acusações que lhe haviam sido 

efectuadas. 

7.12 De outro modo, o 24 Horas vem, sem consentimento prévio do Queixoso, 

identificá-lo no texto publicado a 28 de Agosto, relatando que este confirma a 

propriedade do automóvel incendiado e corrigindo a identificação da entidade onde o 

Queixoso presta serviço. O 24 Horas corrige então a referência ao hospital Garcia de 



 

6 

 

Orta, noticiando que o Queixoso presta serviço numa unidade hospitalar, na área de 

medicina do trabalho. 

7.13 Sobre este aspecto, embora o Queixoso se insurja quanto à revelação do seu 

nome sem que, para o efeito, tenha dado consentimento expresso, certo é que por ele foi 

solicitado um desmentido da notícia de 26 de Agosto (poderia ter optado pelo exercício 

do direito de resposta, mas não foi este o enquadramento seguido). Embora o jornal 24 

Horas pudesse ter optado pela ocultação do nome do visado não estava, todavia, 

obrigado a guardar reserva sobre o contacto ocorrido. Tal não lhe foi solicitado pelo 

Queixoso e a identidade deste poderia até ser relevante para o desmentido, caso ele 

tivesse sido construído de outra forma. 

7.14 Em face do exposto, conclui o Conselho Regulador que, independentemente 

daquela que seja a veracidade dos factos, a notícia, na forma como foi redigida, formula, 

implicitamente, uma acusação grave de negligência na prestação de cuidados de 

enfermagem, sem que o 24 Horas tenha revelado qualquer preocupação em ouvir 

previamente o visado pela notícia. Em acréscimo, verifica-se que as acusações 

efectuadas foram baseadas, apenas e só, em declarações de uma fonte não identificada, 

descurando, mais uma vez, o 24 Horas, a deontologia jornalística, desta feita por 

inobservância do dever de procurar a diversificação das fontes da notícia. 

7.15 Em face do exposto, conclui-se que o 24 Horas violou o disposto nas alíneas a), 

e) e f) do n.º 1do artigo 14ºdo Estatuto do Jornalista, aprovado pela Lei 1/99 de 13 de 

Janeiro. O caso em apreço merece, pois, um juízo de censura veemente por parte do 

Conselho Regulador, pelo que se decidiu dirigir ao jornal 24 horas uma Recomendação, 

nos termos do disposto no artigo 63.º, nºs 2 e 3, dos EstERC. 

 

VIII. Deliberação 

 

  Tendo apreciado uma Queixa de Feliciano Domingos Parra contra o Jornal “24 

Horas”, relativa a duas notícias publicadas, nas edições de 26 e 28 de Agosto de 2009, 

acerca de distúrbios na Quinta da Princesa, Seixal, o Conselho Regulador da ERC 

delibera, pelos motivos expostos, e ao abrigo do disposto nos artigos 7.º, alíneas d) e f), 

e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 



 

7 

 

 

1. Considerar procedente a queixa formulada, 

2. Reprovar veemente o comportamento do jornal 24 Horas, quer pelo 

desrespeito pelos direitos fundamentais do Queixoso, quer no que respeita à 

violação das normas ético-legais aplicáveis à actividade jornalística. 

3. Dirigir, nos termos dos artigos 63.º, n.º 2 e 65.º, nºs 2 e 3, alínea a) dos 

Estatutos da ERC, ao jornal 24 horas a Recomendação 2/2010, que se anexa. 

 

Lisboa, 17 de Fevereiro de 2010 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva (abstenção) 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 



 

8 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Recomendação 2/2010 

 

 

Considerando a análise efectuada a duas notícias publicadas pelo jornal “24 Horas”, 

respectivamente na edição de 26 e 28 de Agosto de 2009, relativas a distúrbios na 

Quinta da Princesa, Seixal; 

 

Notando que o rigor informativo é um dos princípios que devem nortear a actividade 

jornalística, no sentido de dela resultar uma informação de conteúdo ajustado à 

realidade e com reduzido grau de indeterminação; 

 

Atendendo a que do texto da notícia facilmente se pode depreender a identidade do 

visado, imputando-se-lhe juízos desprimorosos com respeito ao exercício da sua 

actividade profissional e, como tal, penalizando o seu bom nome; 

 

Tendo em conta que a acusação presente na notícia, de negligência grave na prestação 

de cuidados de enfermagem, foi veiculada sem que se tenha procedido a uma 

averiguação acerca da veracidade dos factos, designadamente tentando ouvir um maior 

número de fontes, em especial daqueles que iriam ser visados na notícia, em 

conformidade com o princípio do contraditório, consignado no artigo 14.º, alínea e), do 

Estatuto do Jornalista; 

 

Verificando que a não identificação da fonte que proferiu a acusação vertida na notícia 

em apreço impunha ao jornal responsabilidades acrescidas, exigindo-se-lhe que tivesse 

procedido à recolha de informações ou testemunhos adicionais que garantissem a 

comprovação da matéria noticiada e, dessa forma, a credibilidade e acuidade da 

informação; 

 



 

9 

 

O Conselho Regulador recomenda ao jornal 24 horas a adopção de uma conduta mais 

responsável e conforme à deontologia jornalística, abstendo-se de publicar notícias sem 

que sejam respeitados os princípios do contraditório e do rigor jornalístico. 

 

Lisboa, 17 de Fevereiro de 2010 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva (abstenção) 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


