
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

5/CONT-NET/2010 
 

 
 
 

Participação de Luís Filipe dos Santos Pinto contra o jornal “Iol 
Portugal Diário” 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

18 de Agosto de 2010



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 5/CONT-NET/2010 

 

Assunto: Participação de Luís Filipe dos Santos Pinto contra o jornal “Iol Portugal 

Diário” 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

Em 13 de Abril de 2010 deu entrada na ERC uma participação de Luís Filipe dos Santos 

Pinto, como Queixoso, contra o jornal “Iol Portugal Diário”, na qualidade de 

Denunciado. 

 

II. Objecto da queixa 

 

A queixa tem por objecto a publicação, pelo jornal “Iol Portugal Diário”, de uma notícia 

em que alegadamente é feita confusão entre as VMER e as ambulâncias do INEM. 

 

III. Factos apurados 

 

1. Na edição on-line de 12 de Abril de 2010, o jornal “Iol Portugal Diário” publicou 

uma notícia com o título “INEM: enfermeiros lamentam «inoperacionalidade» de 

ambulâncias”. 

2. Na referida notícia, informa-se que o “INEM tem 375 meios espalhados pelo país no 

âmbito da requalificação das urgências”, e que “[O]s enfermeiros da emergência 

médica pré-hospitalar apoiam a reforma, mas lamentam a «alta taxa de 

inoperacionalidade» de algumas ambulâncias por falta de profissionais.” 

3. Acrescenta-se que “uma das condições para a reforma iniciada em 2006 pelo então 

ministro Correia de Campos avançar era que o transporte de doentes fosse 



 

2 

 

assegurado, o que implicou o reforço da emergência médica pré-hospital com 

ambulâncias, motas e helicópteros.” 

4. De acordo com o artigo, “a requalificação das urgências não foi bem aceite por 

algumas populações, mas defendida pelos profissionais que estão no terreno, como é 

o caso de José Gomes, presidente da Associação de Emergência Pré-hospitalar. 

5. Este assinalou “o aumento do número de Viaturas Médicas de Emergência e 

Reanimação (VMER), compostas por médico e enfermeiro, mas lamentou «a alta 

percentagem de inoperacionalidade»: «As VMER estão anexas a hospitais, mas 

muitas vezes estão inoperacionais por falta de médico» e as zonas onde estão 

instaladas ficam «desprotegidas, à excepção dos grandes centros urbanos onde 

existem duas ambulâncias».” 

6. Por sua vez, o presidente da Associação Portuguesa de Administradores 

Hospitalares afirmou “que há «algumas situações pontuais» em que as ambulâncias 

não saem por falta de profissionais, mas «actualmente a situação é muito melhor do 

que há dois ou três anos».” 

7. Acrescenta que «a informação que tenho é que efectivamente alguns hospitais têm 

alguma dificuldade em ter meios humanos suficientes para fazer todas as escalas das 

VMER». 

8. A notícia afirma que “dados do INEM indicam que existem 42 VMER: sete no 

distrito de Lisboa, cinco no Porto, quatro em Braga e três em Faro e Coimbra. Os 

distritos de Santarém, Leiria, Setúbal, Vila Real, Castelo Branco e Setúbal têm duas 

VMER, enquanto Viseu, Aveiro, Viana do Castelo, Bragança, Guarda, Évora, 

Portalegre e Beja têm uma.” 

9. A notícia termina informando que “o Suporte Básico de Vida é assegurado por 61 

ambulâncias e para as situações mais graves há cinco helicópteros localizados em 

Lisboa, Porto, Macedo de Cavaleiros, Santa Comba Dão e Loulé.” 

 

IV. Argumentação do Queixoso 

 

10. O Queixoso solicita a intervenção da ERC, com os seguintes fundamentos: 



 

3 

 

a) Em toda a notícia o Denunciado leva o leitor a crer que VMER e ambulância são 

a mesma coisa, quando isso não é verdade; 

b) O título da notícia é claramente tendencioso, pois é contra o INEM e as 

ambulâncias; 

c) Qualquer profissional que se informasse devidamente saberia que os meios de 

emergência que param por falta de profissionais são os carros médicos (VMER) 

e não as ambulâncias; 

d) Acresce que, nos carros médicos (VMER), as equipas de profissionais são 

geridas pelo próprio hospital, ao passo que, nas ambulâncias, são geridas pelo 

INEM; 

e) Assim, considera que esta notícia é sensacionalista e denota uma clara falta de 

rigor jornalístico. 

 

V. Defesa do Denunciado 

 

11. Notificado, nos termos legais, para exercer o contraditório, o Denunciado esclareceu 

que: 

a) A notícia foi elaborada com base num take da agência Lusa – tal como é 

referido na própria notícia –, o qual foi reproduzido praticamente na íntegra; 

b) Apesar de já não ser possível recuperar o referido take da agência Lusa, o 

Denunciado conseguiu encontrar algumas notícias que foram divulgadas por 

outros órgãos de comunicação social com base no mesmo take, por exemplo, 

as notícias publicadas nos jornais on-line “Correio do Minho” e 

“Barlavento”; 

c) Através da comparação das três notícias compreende-se facilmente que todas 

elas reproduzem quase integralmente – salvo algumas alterações de estilo – o 

mesmo take da agência Lusa; 

d) Não assiste qualquer razão ao Queixoso quando refere que “durante toda esta 

notícia levam o leitor a crer que VMER e ambulância são a mesma coisa, 

quando isso não é verdade (…) Qualquer profissional que se informasse 



 

4 

 

devidamente saberia que os meios de emergência que param por falta de 

profissionais são os carros médicos (VMER) e não as ambulâncias”; 

e) A notícia em causa utilizou a expressão “ambulância” no sentido comum que 

a mesma tem, enquanto veículo de emergência médica em geral, nada tendo 

a ver com a aparente distinção que o Queixoso diz existir entre “ambulância” 

e “VMER”; 

f) Compreende-se que, exercendo o Queixoso as funções de técnico de 

ambulância de emergência, saiba a diferença que eventualmente existe entre 

cada um dos referidos veículos, mas a verdade é que, para o senso comum – 

e, necessariamente, para o leitor – não deixam de ser, tanto um como o 

outro, identificados como uma “ambulância”. Portanto, foi nesse sentido 

sinónimo que a expressão “ambulância” foi utilizada no take da Lusa e, 

consequentemente, na notícia do Portugal Diário; 

g) O Queixoso, ao referir que “qualquer profissional que se informasse 

devidamente saberia que os meios de emergência que param por falta de 

profissionais são os carros médicos (VMER) e não as ambulâncias” parece 

estar a criticar os próprios elementos representativos do sector, pois os 

termos reproduzidos na notícia foram extraídos das declarações prestadas 

quer pelo Presidente da Associação de Emergência Pré-hospitalar, José 

Gomes, quer pelo Presidente da Associação Portuguesa de Administradores 

Hospitalares, Pedro Lopes, os quais utilizam a expressão “VMER” e a 

expressão “ambulância” com o mesmo significado; 

h) Basta comparar os títulos das três notícias para compreender que, salvo 

ligeiras diferenças de estilo, não há qualquer intenção de prejudicar o bom 

nome do INEM e das ambulâncias; 

i) Assim, a notícia divulgada pelo Portugal Diário é totalmente isenta, rigorosa 

e imparcial, tendo cumprido todos os deveres deontológicos do jornalismo. 

 

 

 

 



 

5 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

12. O artigo 38.º da Constituição da República Portuguesa, assim como os artigos 1.º e 

2.º da Lei de Imprensa, consagram a liberdade de imprensa, a qual abrange o direito 

de informar, de se informar e de ser informado. 

13. A liberdade de imprensa apenas pode ser limitada de forma a salvaguardar o rigor e 

a objectividade da informação, a garantir os direitos ao bom nome, à reserva da 

intimidade da vida privada, à imagem e à palavra dos cidadãos e a defender o 

interesse público e a ordem democrática, como resulta do disposto no artigo 3.º da 

Lei de Imprensa. 

14. No mesmo sentido, a alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista 

dispõe que é dever fundamental deste informar com rigor e isenção, rejeitando o 

sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião. 

15. O Queixoso considera que a notícia em apreço carece de rigor informativo, uma vez 

que não distingue claramente os conceitos de “ambulância” e “VMER”, e que o 

título da notícia é tendencioso, por ser “contra o INEM”. 

16. Por sua vez, o Denunciado explica que a notícia foi baseada num take da agência 

Lusa e que o termo “ambulância” é utilizado no seu sentido comum, não existindo 

qualquer intenção de prejudicar o bom nome do INEM e das ambulâncias. 

17. Cumpre assim verificar se o Denunciado violou o dever de rigor informativo na 

elaboração da notícia em apreço. 

18. Da análise do artigo em causa, constata-se que o termo “ambulância” é 

efectivamente utilizado no seu sentido comum, como veículo destinado ao 

transporte de pessoas doentes ou feridas, não designando especificamente as 

viaturas que são geridas pelo INEM. Portanto, quando a notícia emprega o termo 

“ambulância” não pretende referir-se concretamente às viaturas geridas pelo INEM, 

mas sim aos veículos que são utilizados para o transporte de doentes ou feridos e 

que são indistintamente designados de “ambulância” pelo leitor comum. 

19. Para além disso, na transcrição das declarações do presidente da Associação de 

Emergência Pré-hospitalar esclarece-se que as Viaturas Médicas de Emergência e 

Reanimação são compostas por médico e enfermeiro, e estão anexas a hospitais. 



 

6 

 

20. As declarações do presidente da Associação Portuguesa de Administradores 

Hospitalares também indicam que as VMER são geridas pelos hospitais: “a 

informação que tenho é que efectivamente alguns hospitais têm alguma dificuldade 

em ter meios humanos suficientes para fazer todas as escalas das VMER”. 

21. Assim, verifica-se que não houve violação do dever de rigor informativo na 

elaboração do texto da notícia, uma vez que não se afirma que as viaturas que 

sofrem problemas de inoperacionalidade são as ambulâncias geridas pelo INEM. 

22. Relativamente ao título da notícia, como esta foi baseada num take da agência Lusa, 

considera-se que não houve, no presente caso, intenção de criar um título 

sensacionalista, nem de ofender o bom nome do INEM. Apenas se pretendeu 

denunciar que algumas viaturas de socorro aos doentes e feridos tinham problemas 

de operacionalidade. 

 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa de Luís Filipe dos Santos Pinto contra o jornal “Iol 

Portugal Diário”, devido à publicação de uma notícia em que alegadamente se faz 

confusão entre os termos “ambulância” e “VMER”, o Conselho Regulador delibera, ao 

abrigo do disposto nos artigos 7.º, alínea d), 8.º, alínea a), e 24º, n.º 3, alínea a), dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, não lhe dar 

seguimento, uma vez que não foi violado o dever de rigor informativo. 

 

Lisboa, 18 de Agosto de 2010 

 

O Conselho Regulador 
 

Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 

Rui Assis Ferreira 


