
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

17/DR-I/2007 
 

 
 
 
 

Recurso de Isabel Talas e Eduardo Welsh contra o “Jornal da 
Madeira” 

 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

14 de Março de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 17/DR-I/2007 
 
 
Assunto: Recurso de Isabel Talas e Eduardo Welsh contra o “Jornal da Madeira” 
 
 

I. Identificação das partes 

 

Isabel Talas e Eduardo Welsh, na qualidade de recorrentes, e director do jornal 

diário Jornal da Madeira, na qualidade de recorrido. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tem por objecto o alegado cumprimento deficiente, por parte do recorrido, 

do direito de resposta exercido pelos recorrentes. 

 

III. Factos apurados 

 

1. Publicou o diário Jornal da Madeira nas páginas 10-11 da sua revista semanal 

“Olhar” (secção “Realidades”), em 11 de Novembro de 2006, um artigo da autoria de 

Octaviano Correia intitulado «A patente do Visconde Canavial que beneficiou o 

Hinton», antecedido, em ante-título, da expressão «Breve história de um plágio». Em 

‘superlead’ lê-se ainda, com relativo destaque: «A “questão Hinton” terá sido uma das 

questões que, nas vésperas, e durante boa parte do período Republicano, mais 

apaixonou a opinião pública madeirense.// Publicaram-se inúmeros folhetos, os jornais 

encheram-se de opiniões contra e a favor. Em 1940 Cesário Nunes def[i]niu-a, 

lapidarmente, com as seguintes palavras: “Em Portugal nenhuma questão económica 

atingiu tão alta preponderância e trouxe tão grandes embaraços legislativos às 

entidades governativas como o problema sacarino da Madeira”». 

 



 

2 

2. Por missiva datada de 20 de Novembro de 2006 e endereçada ao director da 

publicação periódica identificada, exerceram os recorrentes o seu direito de resposta 

quanto à notícia em referência, remetendo um texto para publicação nos termos das 

disposições legais aplicáveis, intitulado “A Hinton não teve nada a ver com falência da 

fábrica do conde de Canavial”.  

 

3. Em 29 de Novembro de 2006, o director do Jornal da Madeira remete aos 

respondentes um fax com o seguinte teor:  

“[…] Relativamente ao direito de resposta exercido por V. Exas. quanto ao artigo 

intitulado «A patente do Visconde Canavial que beneficiou o Hinton” publicado na 

revista OLHAR no dia 11/11/2006, o mesmo contém algumas referências e 

considerações desproporcionadamente desprimorosas a este Jornal que carecem de 

todo e qualquer fundamento e que extravasam o objecto em causa no artigo. 

Assim, após audição do Conselho de Redacção, será publicado o direito de resposta 

de V. Exas. na próxima edição da revista OLHAR no dia 02/12/2006, conforme 

documento que se anexa, com eliminação das referências e considerações que no nosso 

entender são desproporcionadamente desprimorosas a este Jornal e carecem de todo e 

qualquer fundamento”. 

Em anexo remetia-se cópia do texto a publicar em futura edição do periódico. 

 

4. Em 2 de Dezembro de 2006 o texto dos recorrentes é publicado pelo Jornal da 

Madeira, com as eliminações já referidas acima no ponto 3. 

O título da resposta determinado pelos respondentes é respeitado, sendo embora 

antecedido da menção “Esclarecimento de Eduardo Welsh e Isabel Talas”. 

É inserida no final e à parte do texto de resposta uma Nota da Direcção do 

periódico, ora recorrido.  

 

5. Entretanto, em data anterior (1 de Dezembro), os respondentes remeteram à ERC, 

por correio electrónico, um documento consubstanciando um recurso com fundamento 

em recusa, por parte do Jornal da Madeira, de publicação (integral) do seu texto de 



 

3 

resposta, informando, do mesmo passo, que haviam procedido à transmissão, via fax, de 

uma cópia desse mesmo documento, na véspera, ao Jornal da Madeira. 

O suporte físico desse mesmo documento, e respectivos anexos, foram 

posteriormente remetidos à ERC, por via postal. 

 

6. Notificado do teor do recurso, veio  o recorrido deduzir contestação ao mesmo, 

nos moldes adiante discriminados.  

 

IV.Argumentação dos recorrentes 

 

Sustentam os recorrentes, em síntese, que o recorrido publicou apenas parcialmente 

o texto da resposta por aqueles enviada, e que tal texto, contrariamente ao afirmado pelo 

recorrido, nada contém que seja desprimoroso ou destituído de fundamento. Reiteram, 

além disso, que o artigo que deu causa à sua resposta “contém graves acusações que são 

completamente falsas”, insurgindo-se, ainda, contra o teor da Nota da Redacção 

publicada em complemento à sua resposta amputada. 

Concluem exigindo a publicação do seu direito de resposta “na íntegra e conforme 

estipulado pela lei”. 

 

V. Defesa do recorrido 

 

Por entender que o texto da resposta remetido pelos recorrentes continha “algumas 

referências e considerações desproporcionadamente desprimorosas e que extravasam o 

objecto em causa no artigo”, a direcção do Jornal da Madeira comunicou aos ora 

recorrentes que a publicação do seu texto de resposta seria efectivada em edição 

seguinte do periódico, com eliminação das referências e considerações apontadas. 

Posteriormente notificado para se pronunciar relativamente ao teor do recurso 

interposto pelos recorrentes, reafirmou o recorrido o essencial da argumentação já  

anteriormente expendida, alegando ainda que os recorrentes “nada disseram, nem  



 

4 

opuseram” quanto à intenção comunicada pelo Jornal no sentido de publicar a resposta 

daqueles amputada das expressões em devido tempo identificadas. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

Para além dos dispositivos estruturantes fixados nos arts. 37.º, n.º 4, e 39.º, da 

Constituição, as normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas nos arts. 2.º, n.º2, al. 

c), e 24.º e seguintes da Lei da Imprensa (Lei n.º2/99, de 13 de Janeiro), em conjugação 

com o disposto nos arts. 8.º, al. f), 24.º, n.º 3, al. j), 59.º e 60.º dos Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro.  

A ERC é competente. As partes são legítimas. Foram cumpridos os prazos legais. 

Não há questões prévias a conhecer. 

 

VII. Análise/fundamentação 

 

1. Na medida em que o direito de resposta implica uma significativa compressão da 

liberdade editorial do órgão de comunicação social que lhe dá causa, natural é, em 

contrapartida, que tal direito deva ser exercido dentro de certos limites, quantitativos e 

qualitativos, tidos como os indispensáveis para assegurar ao respectivo titular a efectiva 

possibilidade de rebater ou corrigir as referências que o visem e afectem. 

 

No caso da imprensa, enquanto os limites de extensão ou quantitativos se referem às 

hipóteses em que a dimensão da resposta excede 300 palavras ou a da parte do escrito 

que a provocou, se for superior, já os limites de conteúdo ou qualitativos se reportam 

quer à existência de uma relação directa e útil com o escrito ou imagem respondidos, 

quer à inadmissibilidade, na resposta, de expressões desproporcionadamente 

desprimorosas ou que envolvam responsabilidade criminal ou civil (art. 25.º, n.º 4, da 

Lei de Imprensa – Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro). 

 



 

5 

Nos termos do n.º 7 do art. 26.º do diploma citado, a violação desses limites 

constitui motivo de recusa de publicação da resposta, de acordo com o procedimento aí 

previsto, e que impõe designadamente a comunicação do fundamento de tal recusa ao 

respondente, dentro de determinado prazo, por forma a que este possa, querendo, sanar 

eventuais irregularidades apontadas à sua resposta ou, em alternativa, recorrer aos 

mecanismos consagrados no art. 27.º do mesmo diploma. 

 

Em qualquer caso, porém, a faculdade de recusa aí consagrada em favor do director 

do periódico não concede a este a prerrogativa de, em alternativa a essa mesma recusa, 

expurgar unilateralmente – i.e., sem consentimento do respondente – as expressões 

consideradas como excessivas quanto ao tamanho da resposta, ou nesta tidas por 

impertinentes, desproporcionadamente desprimorosas ou susceptíveis de envolver 

responsabilidade civil ou criminal. Admitir tal possibilidade equivaleria a autorizar ao 

director do periódico a recusa parcial de publicação da resposta, segundo a 

conformação por ele determinada, o que seria de todo incompatível com a filosofia do 

instituto jurídico em apreço e, em particular, com o princípio que exige a defesa 

(intransigente) da integridade da resposta. De acordo com tal princípio, a resposta deve 

ser publicada integralmente, i.e., “de uma só vez, sem interpolações nem interrupções”, 

conforme o dispõe o n.º 3 do art. 26.º da Lei de Imprensa vigente.  

 

E tanto bastaria para recriminar a conduta adoptada, no caso em exame, pela 

direcção do Jornal da Madeira, a qual, partindo de premissa em abstracto correcta – a 

saber, a de que o direito de resposta não pode ser exercido de forma abusiva e 

desprimorosa –, entendeu, ilegitimamente, assistir-lhe o apanágio de não publicar “na 

sua integralidade” a resposta tal como remetida pelos recorrentes. Para mais, 

procurando sustentar que a “mera” eliminação das “referências expressamente 

desprimorosas e atentatórias da reputação do autor e deste jornal” não significaria que o 

legítimo direito de resposta dos recorrentes tivesse sido colocado em causa, até por se 

haver “procedido à publicação daquilo que efectivamente estava directa e utilmente 

ligado com o artigo respondido” (cfr. os n.ºs 16 a 19 da contestação).  



 

6 

 

Em tese, os fundamentos invocados pelo Jornal da Madeira poderiam justificar 

porventura a recusa de publicação da resposta tal como enviada na sua forma primitiva, 

mas nunca a publicação parcial desta, segundo padrões de selecção unilateralmente 

determinados pela Direcção desse periódico. O dispositivo do art. 26.º, n.º 7, da Lei da 

Imprensa é bem claro a este respeito, sendo inequívoca também a doutrina que, 

estranhamente, o próprio recorrido vem invocar, na vã tentativa de obter apoio para as 

suas pretensões (cfr. em particular o ponto 26 da sua contestação). Assim, por exemplo, 

e de acordo com Vital Moreira, “[o] responsável pelo órgão de comunicação não pode 

proceder à redução do texto, salvo com o acordo do autor. Se não quiser publicar a 

resposta integralmente (dado que a recusa é apenas uma faculdade), ou o autor não 

concordar na revisão da resposta, fica impedido de publicá-la. A publicação ou difusão 

parcial é uma publicação irregular, que constitui igualmente uma contravenção e que 

dá ao interessado direito de exigir a repetição da resposta.” (O Direito de Resposta na 

Comunicação Social, 1994, p.127; ver tb. págs. 133-134. Em sentido idêntico, Brito 

Correia: “Em qualquer caso, a recusa não pode ser parcial (princípio da integridade ou 

indivisibilidade da resposta)” (Direito da Comunicação Social, vol. I, 2000, p. 567);  e, 

também, Arons de Carvalho, Monteiro Cardoso e J. Pedro Figueiredo: “Os órgãos de 

comunicação social não só não podem, sem a concordância do respondente, amputar 

ou sintetizar a resposta, como são obrigados a comunicar-lhe uma eventual recusa de 

publicação, com a diligência inerente ao princípio da eficácia da resposta”(Direito da 

Comunicação Social, 2.ª ed, 2005, p. 242). 

 

E nem se diga, como o faz o recorrido (n.ºs 20 e 21 da contestação), que “os 

recorrentes nada disseram, nem opuseram” quanto à comunicação que a Direcção do 

Jornal da Madeira lhes dirigiu, dando-lhes conta de que não iria publicar o direito de 

resposta na sua integralidade pelas razões já apontadas. Desde logo, porque os próprios 

recorrentes afirmam (v. supra, III.5) terem comunicado ao Jornal da Madeira a sua 

oposição prévia a tal publicação, ao remeterem via fax, em 30 de Novembro de 2006 



 

7 

(i.e., dois dias antes da publicação por aquele periódico, em 2 de Dezembro, da resposta 

amputada), o teor do recurso endereçado no dia seguinte à ERC, por via electrónica.  

 

De todo o modo, ainda que assim não fosse, a argumentação expendida pelo director 

do Jornal da Madeira não seria procedente, uma vez que – como se viu – a postura 

adoptada pelo periódico não se traduziu, tecnicamente, numa recusa de publicação, mas 

antes numa publicação irregular, com as consequências – designadamente jurídicas – 

inerentes.  

 

Além de que, a nível mais geral, e em qualquer caso, não parece ser lícito aqui 

atribuir-se ao silêncio dos respondentes um valor declarativo favorável às pretensões do 

respondido (art. 218.º do Código Civil). 

 

2. Importa por outro lado sublinhar que, ao proceder à publicação (truncada) da 

resposta dos ora recorrentes, o periódico qualifica o texto em causa como um mero 

“esclarecimento” dos seus autores, não o identificando inequivocamente, pois, como 

uma autêntica resposta dos interessados, e desrespeitando, assim, o que se acha 

claramente estabelecido no art .26.º, n.º 3, in fine, da Lei de Imprensa. Tal procedimento 

é de igual modo ilegítimo, pois que, além de constituir uma desqualificação da própria 

resposta enquanto tal, nessa sua precisa qualidade, transmite aos leitores a sugestão 

errónea de que a publicação do texto em apreço constitui um acto de boa vontade ou 

liberalidade assumida pela própria direcção do jornal, e não – como é o caso – o mero 

resultado do cumprimento de um dever que lhe é juridicamente imposto. 

 

Aliás, é sob a capa de tal “pretexto” que o jornal se “apropria” dos primeiros dois 

parágrafos do texto publicado, procurando contextualizar aos leitores o teor da reacção 

evidenciada pelos ora recorrentes. Sem qualquer direito de o fazer, no entanto, uma vez 

que, no rigor dos princípios, o texto da resposta deve ser publicado qua tale, sem 

interrupções nem interferências de qualquer espécie.  

 



 

8 

Além disso, e como já se deixou em devido tempo sublinhado, o último parágrafo 

do texto da resposta primitiva dos respondentes veio a ser completamente suprimido.  

 
3. Chegados a este ponto, cumpre de igual modo sublinhar que a Nota de Direcção 

publicada em remate ao texto truncado dos autores da resposta suscita as maiores 

reservas quanto à sua legitimidade. Aí se afirma que “[o] artigo em causa foi elaborado 

com base em documentos que podem facilmente ser consultados, de autores reputados 

ao nível dos conhecimentos históricos. O texto limita-se a descrever descrições e 

opiniões já ao dispor da opinião pública, não registando, em parte alguma, qualquer 

opinião do autor do escrito”. 

 

Nos termos da lei de imprensa (art. 26.º, n.º 6), tal nota deve ter o “estrito fim de 

apontar qualquer inexactidão ou erro de facto contida na resposta”.  

 

Ora, é manifesto que o texto dos respondentes em momento algum contesta a 

existência dos documentos com base nos quais o autor do escrito elaborou o artigo em 

causa. Os respondentes não questionam esse facto, apenas sustentam que a “verdade 

histórica” que aí se pretende relatar poderá de igual modo ser indagada em outros textos 

dotados de igual legitimidade e autoridade. 

 

Por outro lado, e na medida em que – na perspectiva dos respondentes – o texto 

publicado pelo Jornal Madeira estará associado a objectivos pouco ou nada 

consentâneos com a independência e imparcialidade  próprias da actividade jornalística, 

torna-se também evidente que a afirmação contida na segunda parte da dita “Nota da 

Direcção”  vai bem mais além da função que lhe é estrita e legalmente consentida, para 

passar a pretender funcionar como mecanismo de contra-argumentação, que, neste 

âmbito específico, lhe não pode claramente ser reconhecido. 

 

4. Em acréscimo ao que antecede, valerá ainda a pena ponderar, com maior 

profundidade, a questão de saber se um jornal que viola o princípio da integridade da 

resposta deverá ser obrigado a publicar esta na sua integralidade, ainda que o texto a 



 

9 

publicar careça, em alguns pontos, de relação directa e útil com o escrito respondido ou 

contenha expressões desproporcionadamente desprimorosas.  

 

Não parece que a resposta possa deixar de ser negativa, na óptica do interesse 

público que deve prevalecer neste contexto, ainda que sempre atendendo às 

circunstâncias específicas de cada caso concreto. 

 

Nesse pressuposto, e no caso vertente, deve começar por recordar-se que, na 

perspectiva do Jornal, está em causa, desde logo, a afirmação feita pelos recorrentes, no 

1.º parágrafo do seu texto de resposta, segundo a qual o artigo em causa “à semelhança 

de outros artigos publicados no Jornal, contém distorções históricas que atingem a 

reputação não só da firma, mas da também da família e herdeiros”. Por outro lado, é 

questionada a totalidade do último parágrafo da resposta em exame, onde se afirma: “É 

evidente que o texto que o Jornal publicou foi pouco ou mal investigado e baseia-se 

demasiado na obra de Cesário Nunes, que carece de qualquer rigor histórico. Contudo, 

é óbvio que esta parcialidade serve os interesses de propaganda do Jornal e que este, 

ao publicar textos deste teor, não faz mais do que obedecer às ordens do “seu 

proprietário”. Lembramos que, aquando da recente inauguração dos “Jardins de 

Sta.Luzia”, na antiga Fábrica Hinton (cuja expropriação ainda não foi paga), o 

Presidente do Governo Regional convidou a população presente a “marginalizar” os 

proprietários do engenho. Acreditamos que não foi coincidência que este artigo 

apareceu justamente na véspera da publicação, com quatro meses de atraso, do nosso 

direito de resposta ao artigo do vosso colunista, Alberto João Jardim.” 

 

Cabe desde logo sublinhar que as afirmações dos respondentes não deixam de 

revestir relação directa e útil com o escrito que lhes dá origem, na medida em que, a 

título instrumental, aquelas contribuem efectivamente para corporizar ou reforçar a 

convicção em que assenta a orientação de base da reacção dos respondentes, a saber, a 

de que a publicação do artigo se inseriria numa estratégia mais vasta e concertada de 

perseguição e descredibilização da família dos respondentes, constituindo o Jornal da 



 

10 

Madeira instrumento privilegiado para o efeito. O que não obsta, naturalmente, a que, 

em termos objectivos, essa perspectiva possa ser destituída de qualquer base de 

sustentação válida. 

  

Quanto à alegada existência de expressões desproporcionadamente desprimorosas 

no texto em presença, constitui entendimento pacífico o de que a respectiva avaliação se 

deve realizar casuísticamente e tendo como contraponto o teor do texto que lhe deu 

origem. Em tal contexto, deve entender-se que, podendo embora revelar-se como 

inequivocamente desprimorosas algumas expressões utilizadas pelos recorrentes no seu 

texto de resposta, as mesmas não se afastam, em moldes desmesurados, do registo da 

peça a que se referem – onde, recorde-se, e designadamente, se insinua ter sido Hinton 

quem esteve na base de “uma campanha intensa e atropelos e sabotagens que cedo, 

aleivosamente, [teria] feito ruir” a empresa detida pelo Visconde de Canavial, além de 

se afirmar ter aquele dirigido mais tarde os destinos de um império açucareiro “que 

assentava os pés nos favores políticos e subsistia à custa «da exploração dos 

lavradores de cana»”. 

 

VIII. Deliberação 

 
1 – O Conselho Regulador da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social, analisado o recurso apresentado por Isabel Tales e Eduardo Welsh (recorrentes) 

contra o director do jornal da Madeira (recorrido), por alegado cumprimento deficiente, 

por parte deste último, do direito de resposta exercido pelos recorrentes, delibera dar-lhe 

provimento e determinar ao recorrido a republicação do texto de resposta dos ora 

recorrentes, no cumprimento rigoroso dos princípios da integridade, equivalência, 

igualdade e eficácia, ou seja, em moldes que satisfaçam todas as exigências vertidas nos 

números 3 e 4 do artigo 26.º da Lei de Imprensa (Lei n.º 2 /99, de 13 de Janeiro). 

2 – O Conselho Regulador da ERC delibera ainda reprovar a conduta da direcção do 

Jornal da Madeira pelo teor da nota por si inclusa na edição a que se referem os pontos 

III.4 e VII.3 do presente processo, e instar a que esta se abstenha de comentários que se 



 

11 

não limitem a apontar qualquer inexactidão ou erro de facto contidos na resposta a 

republicar; 

3 – O texto de resposta deverá ser acompanhado da menção de que a republicação é 

efectuada por deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 

conforme o n.º 4 do artigo 27.º da Lei de Imprensa. 

4 – A republicação da resposta, nos termos referidos, deverá ocorrer na primeira 

edição da revista Olhar ultimada após a notificação da presente deliberação, de acordo 

com o disposto na parte final do n.º 1 do artigo 60.º dos Estatutos da ERC, aprovados 

pela Lei nº 53/2005, de 8 de Novembro. 

5 – A destinatária da presente decisão fica sujeita, por cada dia de atraso no 

cumprimento da mesma, à sanção pecuniária compulsória fixada no artigo 72.º dos 

Estatutos da ERC. 

 
 

Lisboa, 14 de Março de 2007 
 

O Conselho Regulador da ERC 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


