
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

39/DR-I/2007 
 

 
 
 
 

Recurso de Junta de Freguesia de Monte Abraão contra o jornal 
24horas 

 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

2 de Outubro de 2007



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 39/DR-I/2007 

 

Assunto: Recurso de Junta de Freguesia de Monte Abraão contra o jornal 24horas 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Junta de Freguesia de Monte Abraão, recorrente, e jornal 24horas, na qualidade de 

recorrido. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tem por objecto a alegada denegação ilegítima, por parte do recorrido, do 

direito de rectificação e de resposta da recorrente. 

 

III. Factos apurados 

 

No dia 29 de Agosto de 2007, o jornal 24horas publicou uma reportagem intitulada 

“Guerra aberta à alta tensão”, que noticiava a polémica gerada pela instalação de redes 

de muita alta tensão em várias zonas do país. No lead é afirmado que esta instalação 

“está a causar uma enorme polémica entre as populações. No centro da raiva dos 

moradores está a REN. A eléctrica defende-se dizendo que, ou são os postes ou não há 

luz para ninguém”. 

No corpo da notícia, é relatado que não está a ser pacífica a expansão da Rede 

Eléctrica Nacional (REN), “porque esta expansão obriga à construção de várias torres 

metálicas, com mais de 50 metros de altura, junto das populações. Os moradores das 

zonas escolhidas para os novos trabalhos das linhas de 150 quilovolts (kv) temem pelos 



 

2 

efeitos que o campo electromagnético, em torno das torres, pode ter na sua saúde, e um 

pouco por todos País vão surgindo movimentos de contestação contra a REN.”  

Concretizando o relato destes movimentos de contestação, é referido que a REN 

enfrenta a resistência de moradores de Almada, Sintra, Cascais, Amadora, Sines e 

Tunes, surgindo, então, o excerto que deu origem ao recurso em apreço:  

 

“A REN já sofreu um revés legal no que toca à linha de muita alta tensão que 

faz a ligação entre Fanhões (em Loures) e Trajouce (em Cascais). Neste caso, e 

após um processo interposto pela Associação Olho Vivo, o Tribunal Central 

Administrativo do Sul decidiu dar razão aos argumentos deste movimento 

cívico, tendo ordenado à REN a suspensão imediata do transporte de energia ao 

longo dos 28 quilómetros daquela linha. No entanto, o problema mantém-se 

porque a eléctrica interpôs um recurso à decisão, obrigando a um novo impasse 

nesta situação, que dura até hoje.” 

 

No final da notícia, são apresentados os argumentos da REN e transcritas declarações 

do presidente da Quercus. São ainda inseridas duas caixas, dedicadas aos “números” e 

aos “argumentos da contestação”. 

 

No mesmo dia da publicação da notícia, a Presidente da Junta de Freguesia de Monte 

Abraão, pretendendo exercer o direito de resposta, remeteu ao jornal 24horas, através 

de fax, um texto para publicação. Alega a Presidente da Junta de Freguesia de Monte 

Abraão que a afirmação constante da notícia de que o Tribunal Central Administrativo 

do Sul deu razão ao processo interposto pela Associação Olho Vivo “é falsa e 

completamente desfasada da realidade. Quem interpôs a acção foi a Junta de Freguesia 

de Monte Abraão, aliás como recurso a uma decisão sobre uma primeira acção também 

interposta pela Junta de Freguesia de Monte Abraão, ao Tribunal Administrativo de 

Sintra”. 

No texto de resposta enviado ao 24horas, a recorrente lamenta o “erro do jornalista 

que, para além de adulterar a verdade dos factos, se torna altamente penalizador e 



 

3 

injusto para o único órgão/entidade que tomou em mãos a defesa do interesse público 

(…). Se o jornalista em causa tivesse o cuidado de confirmar a informação que iria 

publicar – cruzando os factos e depoimentos dos diversos intervenientes neste caso –, 

facilmente teria constatado que o único autor da acção e do recurso nas várias instâncias 

judiciais foi a Junta de Freguesia de Monte Abraão e que a Associação Olho Vivo não 

teve qualquer iniciativa judicial sobre esta matéria.” 

 

A 31 de Agosto, o director do 24horas acusou a recepção do fax e informou 

considerar que o “pedido de direito de resposta/rectificação não tem enquadramento 

legal para publicação”, uma vez que “a Junta de Freguesia de Monte Abraão não é, em 

momento algum, envolvida na notícia em causa”. Por outro lado, o periódico alega que 

a informação de que a Junta de Freguesia é, neste caso, “o único autor da acção e do 

recurso nas várias instâncias judiciais” é falsa, uma vez que o processo a que se refere a 

notícia, e a que o jornal teve acesso, entrou “no Tribunal de Sintra com o número 

1396/06.6 BESNT-A”, foi “colocado por cerca de 40 moradores em nome individual, 

pela Associação Olho Vivo e pela Associação de Moradores da Encosta de S. Marcos” e 

“nada tem a ver com a Junta de Freguesia do Monte Abraão.” 

Pelas razões expostas, o director do 24horas informa a ora recorrente que o texto de 

resposta e de rectificação não será publicado. 

 

Por via electrónica, a Junta de Freguesia de Monte Abraão informou o jornal 24horas 

que, atendendo à recusa de publicação do texto de resposta e rectificação, recorreria a 

esta Entidade. 

Contraditando os motivos invocados para justificar a recusa de publicação da 

resposta, a ora recorrente afirma que a “Junta de Freguesia é, obviamente, envolvida 

[na] notícia. Por omissão, resultante de uma informação completamente errada. O autor 

da acção que dá origem à decisão do Tribunal Central Administrativo do Sul é a Junta 

de Freguesia do Monte Abraão. Imputar a autoria dessa acção a outra 

instituição/entidade é fornecer uma informação errada (…)”. 



 

4 

Refere ainda que “é a única autora da acção que dá origem à referenciada decisão do 

Tribunal”, alegando que a consulta atenta do processo levaria necessariamente a esta 

conclusão. 

 

IV. Argumentação da recorrente 

 

No recurso entrado na ERC no passado dia 4 de Setembro, começa a recorrente por 

referir que “a Junta de Freguesia de Monte Abraão tem encabeçado um movimento de 

contestação à edificação e posterior funcionamento de uma linha aérea de muito alta 

tensão que percorre os concelhos de Loures, Sintra e Cascais. Nesse âmbito, interpôs 

uma providência cautelar para impedir o funcionamento da referida linha, providência 

essa que foi indeferida. Recorreu depois para o Tribunal Central Administrativo Sul. O 

resultado desse recurso foi positivo para a Junta de Freguesia de Monte Abraão, ou seja, 

o Tribunal Central Administrativo do Sul ordenou que a linha de muito alta tensão fosse 

‘desligada’. O jornal 24horas (…) noticia que a referida linha (…) foi mandada 

“desligar” por ordem do Tribunal Central Administrativo do Sul. Só que a mesma 

notícia informa erradamente que essa decisão foi tomada na sequência de uma acção 

interposta pela associação ambientalista Olho Vivo”.  

 

Continua argumentado que considera ser “essencial o ‘Quem’ na elaboração de uma 

notícia”, defendendo que “por reparar continua a imagem de uma instituição que tudo 

fez para que o interesse público fosse defendido – no que teve sucesso – e que agora é 

ignorada através de uma notícia objectivamente falsa. De resto, outros órgãos de 

informação – RTP, SIC, Jornal de Negócios, Público, etc. – deram a notícia de forma 

correcta e rigorosa.”   

 

V. Defesa do recorrido 

 

Notificado para se pronunciar, ao abrigo do n.º 2 do artigo 59.º do Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, o recorrido remete para os 



 

5 

argumentos constantes da correspondência trocada entre o jornal e a Presidente da Junta 

de Freguesia de Monte Abraão. 

Como tal, o recorrido alega que a recusa de publicar o texto de resposta “prende-se 

com uma falsidade objectiva em que se sustenta a argumentação da Presidente da Junta, 

ao alegar que a sua instituição é ‘o único autor da acção e do recurso nas várias 

instâncias judiciais’ que têm como objecto a instalação de torres de energia eléctrica de 

alta tensão na freguesia de Monte Abraão. Tal alegação é falsa pois a notícia que o 

24horas publica refere, a dado passo, um outro processo judicial entrado no Tribunal de 

Sintra com o número 1396/06.6 BESNT-A, colocado por cerca de 40 moradores em 

nome individual, pela Associação Olho Vivo e pela Associação de Moradores da 

Encosta de S. Marcos e que nada tem a ver com o processo que, alegadamente, a Junta 

de Freguesia do Monte Abraão promoveu mas não identifica pelo número, pelo que 

nem sequer nos é possível comprovar a sua real existência.” 

 

O recorrido conclui lamentando que o direito de rectificação da Junta de Freguesia 

“não seja sustentável em factos que possam realmente ser rectificáveis”, que “o direito 

de resposta seja desproporcionado face ao tamanho e factos da notícia em apreço na 

parte que diz respeito à freguesia Monte Abraão” e, finalmente, lamenta que o texto de 

resposta, “na forma com está redigido, signifique uma agressão injusta e, mais uma vez, 

desproporcionada à dignidade e competência profissional do jornalista que assina a 

peça.” 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

É aplicável o regime do exercício do direito de resposta que consta da Lei de 

Imprensa (Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro – doravante, LI), em particular nos arts. 24.º e 

ss. 

Aplica-se ainda, nesta fase de recurso, o disposto nos arts. 59º e 60º dos Estatutos da 

ERC, publicado anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro (doravante, EstERC), 



 

6 

atentas as atribuições e competências constantes, respectivamente, da al. f) do art. 8º e 

al. j) do n.º 3 do art. 24º, ambos do mesmo diploma. 

 

VII. Análise e fundamentação 

 

Como ponto prévio, cabe aferir se o recurso é configurável como um direito de 

resposta em sentido amplo, que abrange o direito de resposta propriamente dito e o 

direito de rectificação, ou apenas como o exercício de um direito de rectificação. A 

recorrente invoca expressamente ambos, sendo, neste ponto, acompanhada pelo 

recorrido. 

Entende o Conselho Regulador que, apesar de a recorrente considerar que a notícia, 

“para além de adulterar a verdade dos factos, se torna altamente penalizadora e injusta”, 

estará apenas em causa uma referência a factos alegadamente inverídicos, sem que, no 

entanto, tenha sido posta em causa a reputação ou boa fama da Junta de Freguesia de 

Monte Abraão. Com efeito, a eventual incorrecção constante da notícia não afecta a 

estima e a consideração de que a recorrente goza; quanto muito, foi limitada a 

possibilidade de a Junta de Freguesia construir uma boa imagem, sendo certo, porém, 

que o jornal não estaria sequer obrigado a noticiar o acontecimento e, deste modo, 

contribuir para a divulgação e promoção do sucesso obtido pela recorrente no processo 

judicial. 

Como tal, estará apenas em causa a rectificação de referências de facto inverídicas ou 

erróneas, sendo aplicável o disposto no n.º 2 do art. 24.º da LI. 

De acordo com o estabelecido no citado preceito, a legitimidade para o exercício do 

direito de rectificação pressupõe que as referências feitas na notícia digam respeito à 

recorrente. Esta questão é levantada pelo recorrido, que alega que “a Junta de Freguesia 

de Monte Abraão não é, em momento algum, envolvida na notícia em causa”. Em 

sentido contrário, a recorrente considera que “é, obviamente, envolvida [na] notícia”, 

por omissão, “resultante de uma informação completamente errada.” 

O Conselho não pode deixar de acompanhar a argumentação da recorrente, uma vez 

que a notícia, relatando uma determinada situação ou ocorrência, não deixa de se referir 



 

7 

à recorrente pelo facto de ser omitida qualquer referência a esta. De facto, num caso em 

que determinado feito ou obra é atribuído, erradamente, a uma pessoa ou entidade (o 

que, aliás, é bem mais do que a omissão de uma referência), sem se fazer qualquer 

menção ao verdadeiro autor, pode este vir a impor a rectificação daquela informação. 

É certo que o periódico não tem qualquer obrigação em noticiar o autor de uma 

determinada obra, pelo que – por exemplo – se afiguraria legítima, no caso, uma 

divulgação de que a REN “sofreu um revés legal”, sem determinar a contraparte do 

processo judicial. Se assim fosse, não teria a recorrente direito de rectificação, como 

forma de impor ao periódico a referência à sua participação naquele assunto. 

Porém, mencionando expressamente o autor de um processo judicial (ou de qualquer 

outro feito), tal informação deve, necessariamente, respeitar o rigor informativo, 

consagrado como princípio basilar da actividade jornalística, no art. 14.º, al. a) do 

Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro), pelo que a recorrente pode 

exercer o direito de rectificação, no sentido de, para utilizar os próprios termos do 

recurso, corrigir o “quem” da notícia. 

 

Num segundo momento, cabe ao Conselho Regulador aferir se foram noticiados 

factos inverídicos ou erróneos, sendo certo que, no caso, estão em causa dados factuais 

objectivos, facilmente comprováveis, sem que se imponham diligências probatórias que 

se afigurem impraticáveis à ERC. Atente-se que recentemente este Conselho, na 

Deliberação 1/IND/2007, relativa à independência dos órgãos de comunicação social à 

luz do artigo “Impulso irresistível de controlar”, defendeu precisamente que, perante 

versões da realidade ou teses opostas, o apuramento da chamada “verdade material” 

frequentemente “exige um conjunto de diligências probatórias só ao alcance dos 

tribunais e das comissões parlamentares de inquérito”. Ou seja, se o Conselho 

Regulador sempre entendeu que não lhe cabe arbitrar sobre a verdade material de 

alegações contraditórias perante si presentes, não pode escusar-se, como é natural, a 

verificar, por sua iniciativa, aquilo que facilmente pode ser comprovado ou, ao 

contrário, posto em causa. 

 



 

8 

Esclarecido o âmbito de actuação da ERC, relembre-se que a notícia relata que o 

Tribunal Central Administrativo do Sul decidiu recentemente um processo proposto 

pela Associação Olho Vivo, tendo ordenado à REN a suspensão imediata do transporte 

de energia ao longo dos 28 quilómetros daquela linha; desta decisão houve recurso. 

A recorrente alega a falsidade da notícia, defendendo que a Associação Olho Vivo 

não foi parte no processo referido na notícia, uma vez que o seu autor foi, precisamente, 

a Junta de Freguesia. 

Contraditando esta versão e sustentando a veracidade do noticiado, o recorrido alega 

que a peça jornalística publicada refere-se a um “processo judicial entrado no Tribunal 

de Sintra com o número 1396/06.6 BESNT-A, colocado por cerca de 40 moradores em 

nome individual, pela Associação Olho Vivo e pela Associação de Moradores da 

Encosta de S. Marcos.” 

Por informação prestada pelo Tribunal Central Administrativo do Sul, foi esta 

Entidade esclarecida de que aquele tribunal, no processo 2725/07, deu provimento, no 

passado dia 11 de Julho, a um recurso da Junta de Freguesia de Monte Abraão, que 

tinha como recorridos o Ministério da Economia e Inovação e a Rede Eléctrica 

Nacional. Desta decisão houve recurso para o Supremo Tribunal Administrativo, que 

subiu no passado dia 4 de Setembro. Foi ainda prestada informação de que não foi 

encontrado na base de dados daquele tribunal qualquer processo que tivesse como parte 

a Associação Olho Vivo.  

Conclui-se pois que se afigura como verdadeira a versão dos factos apresentada pela 

ora recorrente. 

 

Já no que respeita ao processo referido pelo recorrido na sua resposta à ERC – que 

teria “entrado no Tribunal de Sintra com o número 1396/06.6 BESNT-A, colocado por 

cerca de 40 moradores em nome individual, pela Associação Olho Vivo e pela 

Associação de Moradores da Encosta de S. Marcos” –, o Conselho Regulador apurou 

que existe, de facto, este processo, relacionado também com a linha de muita alta tensão 

que faz a ligação entre Fanhões e Trajouce. Porém, este processo corre os seus termos, 

desde Dezembro de 2006, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra – que 



 

9 

confirmou à ERC esta informação –, e não no Tribunal Central Administrativo do Sul, 

não havendo ainda qualquer decisão final (a este propósito, cfr. blogue cuja manutenção 

está a cargo da Associação Olho Vivo, que refere precisamente este processo – 

http://agualva-cacem.blogspot.com/2007_02_01_archive.html, consultado no dia 14 de 

Setembro de 2007). Não poderia pois ser a este processo que se pretendia referir a 

notícia, pois, para além da referência incorrecta ao tribunal, haveria também 

imprecisões quanto ao resultado da lide. 

Em conclusão, o processo mencionado na notícia em apreço, correndo os seus termos 

no Tribunal Central Administrativo do Sul, que ordenou a suspensão imediata do 

transporte de energia, tem como autor – mais precisamente, como recorrente, dado que 

se trata de um recurso – a Junta de Freguesia de Monte Abraão, e não a Associação 

Olho Vivo, diversamente do referido na notícia publicada pelo recorrido. 

Como tal, as referências são “inverídicas ou erróneas” e dizem respeito (por omissão) 

à ora recorrente, pelo que se encontram preenchidos os requisitos referidos no n.º 2 do 

art. 24.º LI.  

 

Dado que o direito de rectificação foi exercido dentro do prazo e em cumprimento 

dos requisitos constantes dos n.os 1, 2 e 3 do art. 25.º LI, resta verificar o respeito pelos 

limites ao exercício do direito de rectificação constantes do n.º 4 do art. 25º LI. Questão 

central, aqui, é apurar se o texto de rectificação é limitado pela relação directa e útil 

com o escrito respondido. Atente-se que, a este propósito, o recorrido considera que o 

“texto de resposta é desproporcionado face ao tamanho e factos da notícia em apreço na 

parte que diz respeito à freguesia Montra Abraão”. 

Quanto a este ponto, o Conselho Regulador acompanha a argumentação do recorrido, 

não tanto por ter sido ultrapassado em 37 palavras o limite de 300 palavras previsto do 

citado preceito – que poderiam ser pagas como publicidade comercial redigida, nos 

termos do art. 26.º, n.º 1, LI –, mas, sobretudo, porque parte do texto de rectificação não 

tem conexão com a notícia. 

Com efeito, a recorrente não se limita a contraditar a notícia, corrigindo as 

informações inverídicas; antes faz, enfaticamente, comentários sobre a importância do 



 

10 

seu papel na defesa do interesse público, alegando que foi “o único órgão/entidade que 

tomou a defesa do interesse público” e que “o único autor da acção e do recurso nas 

várias instâncias judiciais foi a Junta de Freguesia de Monte Abraão e que a Associação 

Olho Vivo não teve qualquer iniciativa judicial sobre esta matéria”. 

Dado que o requisito da relação útil e directa visa, precisamente, “evitar respostas 

que não tenham conexão com o texto que motivara a resposta, com eventuais propósitos 

autopromocionais ou publicitários” (Arons de Carvalho, Monteiro Cardoso e João Pedro 

Figueiredo, “Legislação anotada da Comunicação Social”, 2005, p. 82), considera o 

Conselho que as considerações acima referidas não replicam o texto noticiado. 

De resto, tais considerações não correspondem à verdade, uma vez que, em relação à 

mesma matéria de facto – isto é, à linha de muito alta tensão instalada no concelho de 

Sintra –, a Associação Olho Vivo, assim como moradores em nome individual, 

interpuseram igualmente acções judiciais, pelo que não pode considerar-se, 

contrariamente ao afirmado no texto de rectificação, que a Junta de Freguesia de Monte 

Abraão foi o “único órgão/entidade que tomou em mãos a defesa do interesse público”. 

Assim, e apesar de o direito de resposta e rectificação não visar garantir a verdade da 

resposta, mas antes viabilizar um ponto de vista alternativo, não pode o Conselho 

Regulador viabilizar a publicação, como resposta ou rectificação de informações que, 

com facilidade, verifique serem comprovada e manifestamente inverídicas, e que, 

sobretudo, tenham no seu núcleo, mais do que um ponto de vista diferente, a invocação 

de uma factualidade inverídica. 

 

A título conclusivo, pode, então, dizer-se o seguinte. A recorrente é, de facto, titular 

do direito de rectificação, mas parte do texto com que pretendeu exercer o direito viola 

o limite da relação directa e útil da rectificação ao escrito publicado (cfr. n.º 4 do art. 

25º da LI) e contém afirmações comprovadamente inverídicas. Assim, nestes termos e 

com este fundamento, procede recusa de publicação pelo recorrido, sendo, assim, 

obrigatória a reformulação do texto de rectificação. 

 

 



 

11 

VIII. Deliberação  

 

Tendo apreciado um recurso da Junta de Freguesia de Monte Abraão contra o jornal 

24horas, por denegação do exercício do direito de resposta, o Conselho Regulador da 

ERC delibera, ao abrigo do disposto na al. f) do art. 8.º e na al. j) do art. 24.º EstERC:   

 

1. Estar verificada a titularidade do direito de resposta da recorrente; 

 

2. Considerar que parte do texto de rectificação com que a recorrente pretendeu 

exercer o seu direito viola o limite da relação directa e útil da rectificação ao escrito 

publicado, previsto no n.º 4 do art. 25º da Lei de Imprensa, e, além disso, contém 

afirmações não suportadas pelos factos apurados no processo, pelo que, para efectivar o 

exercício do direito, deve a recorrente proceder à reformulação do texto de rectificação. 

 

Lisboa, 2 de Outubro de 2007 

 

O Conselho Regulador da ERC 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


