
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

12/DR-I/2008 
 

 
 
 
 

Recurso do Presidente da Comissão de Gestão do Rivoli contra o 
“Jornal de Notícias” 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

30 de Janeiro de 2008



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 12/DR-I/2008 

 

Assunto: Recurso do Presidente da Comissão de Gestão do Rivoli contra o “Jornal de 

Notícias” 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Presidente da Comissão de Gestão do Rivoli, recorrente, e “Jornal de Notícias”, na 

qualidade de recorrido. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tem por objecto a alegada denegação ilegítima, por parte do recorrido, do 

direito de resposta do recorrente. 

 

III. Factos apurados 

 

3.1. Na edição do dia 10 de Outubro do “Jornal de Notícias” (doravante, JN), na página 

5, é noticiado que a “Câmara não recebe lucro da bilheteira”. Como lead, a peça refere o 

seguinte:  

“A Câmara do Porto ainda não recebeu um tostão dos 5% de lucro de 

bilheteira do Teatro Rivoli, desde que estreou o espectáculo Jesus Cristo 

Superstar, de Filipe La Féria. A cláusula do acordo com a produtora 

‘Todos ao Palco’, que prevê o pagamento mensal à Autarquia de um 

valor que ronda os 15 mil euros, foi suspensa no passado dia 2 de Maio, 

por um aditamento ao contrato. Aquele documento dá à Câmara a 

possibilidade de, no final do contrato (Dezembro), deduzir os 5% da 



 

2 

 

receita dos bilhetes na compra dos equipamentos adquiridos pela 

empresa de La Féria para o teatro municipal. O aditamento não 

esclarece, no entanto, se a empresa fica obrigada a pagar a receita, caso a 

Câmara não queira comprar o material.” 

 

Diz a notícia que o Vereador Rui Sá considera que, “[c]om este texto, La Féria 

poderá vir a invocar o direito de não pagar nada à Câmara” e que “até agora, a Câmara 

recebeu zero. Vamos ver se vai receber alguma coisa.” 

Na peça jornalística é ainda inserida uma caixa intitulada “Afastamento de juíza 

será explicado” e que noticia que “Rui Rio vai solicitar aos advogados que trabalham 

para a Câmara que expliquem ao Executivo as razões do pedido de incidência de 

suspeita levantado sobre a juíza que está a julgar a providência cautelar e a acção 

principal intentada pelo PS para travar a concessão do Rivoli ao La Féria.”  

  
3.2. Considerando que a informação veiculada na notícia “deturpa os factos e confunde 

a opinião pública”, o Presidente da Comissão de Gestão do Rivoli exerceu o direito de 

resposta, por carta entregue em mão no dia 10 de Outubro.  

Afirma o respondente que “é falso o título da notícia do JN ‘Câmara não recebe 

lucro de bilheteira’. É verdade que o contrato de acolhimento assinado pela Comissão 

de Gestão do Rivoli em nome da Câmara Municipal consagra o pagamento de uma 

comissão para a CMP de 5% sobre a receita líquida da bilheteira. É também verdade 

que a curiosa expressão ‘lucro de bilheteira’ não tem qualquer significado técnico. É 

falso que um aditamento ao contrato de acolhimento tenha suspendido a referida 

comissão. É verdade que todos os meses a Comissão de Gestão do Rivoli entrega na 

Divisão de Receitas da CMP o mapa das receitas obtidas pela bilheteira, com o 

respectivo cálculo da comissão devida ao Município nos termos do contrato. É falso que 

La Féria possa invocar o direito a não pagar a referida comissão, por via da adenda ao 

contrato de acolhimento (…). É pois verdade que a Câmara terá de decidir se recebe em 

dinheiro a quantia que lhe é devida, ou se decide investir no Rivoli a verba que ele 

próprio gerou (…).” 

 



 

3 

 

3.3. Em carta datada de 12 de Outubro de 2007, o Director-Adjunto do JN informou o 

respondente que não iria publicar o texto proposto, uma vez que a afirmação de que a 

notícia do JN “deturpa os factos e confunde a opinião pública” atenta contra o bom 

nome do jornal.  

Por outro lado, o recorrido defende que “a notícia limita-se a narrar factos, 

estando nela evidenciadas as posições assumidas pelos Senhores Vereadores Rui Sá e 

Manuel Pizarro, assim como do Senhor Presidente da CMP”, não competindo ao JN 

“dar cobertura a quaisquer querelas” que o respondente tenha com os responsáveis 

camarários citados na peça.  

O recorrido diz ainda que “a notícia não é desmentida ou rectificada pelo pedido 

de rectificação (…), mas antes totalmente confirmada.”  

Por último, alega que “o pedido carece igualmente de legitimidade, uma vez que 

os visados na notícia são a CMP e o seu Presidente, e os referidos Senhores 

Vereadores.” 

 

IV. Argumentação do Recorrente 
 

4.1. Começa o recorrente por referir, no recurso que deu entrada na ERC a 17 de 

Outubro de 2007, que a “Comissão de Gestão do Rivoli foi eleita pela CMP, por 

deliberação de 22 de Dezembro de 2006, justamente para, em si, delegar – tal como o 

nome indica – a gestão deste teatro municipal. (…) Tendo sido a própria Comissão a 

que o Recorrente preside que outorgou o aditamento ao contrato que vem mencionado 

na notícia”. Diz o recorrente que, “analisados os factos, observa-se que a peça 

jornalística contestada interpela não só o Teatro Rivoli, cuja gestão é assegurada pela 

comissão presidida pelo Recorrente, como, em concreto, o conteúdo de um contrato que 

a mesma comissão outorgou no exercício das suas competências, atingindo-o com 

afirmações de facto que, no texto de resposta/rectificativo que pretende ver publicado, 

demonstram serem a seu respeito inverídicas, erróneas, confusas, pouco claras, 

imprecisas e até difamatórias, pelo que inequivocamente lhe assiste o exercício do 

direito de resposta e de rectificação invocado. Não são, por conseguinte, apenas a CMP, 

o seu Presidente ou os Srs. Vereadores mencionados na notícia que são pela mesma 



 

4 

 

visados e que, por conseguinte, teriam legitimidade para exercer o direito de 

resposta/rectificação. Também o Recorrente, na sua qualidade de Presidente da 

Comissão de Gestão do Rivoli, tem uma palavra a dizer, tanto mais que a notícia versa, 

precisamente, sobre um acto de gestão do Teatro cuja responsabilidade pertence à 

comissão por si presidida e a um contrato que foi por este outorgado.” 

 Dado que a factualidade constante da notícia contém imprecisões, “é por demais 

evidente que assistia ao Recorrente o direito de ver esclarecida a situação de clara 

confusão que foi criada pelo ‘Jornal de Notícias’, que utilizou uma titulação 

manifestamente abusiva para transmitir uma ideia profundamente errada – a de que a 

CMP iria deixar de receber ‘lucro de bilheteira’.(…). A imagem do Recorrente e da 

comissão de gestão sai, para além do mais, denegrida com a titulação manifestamente 

abusiva que foi utilizada pelo ‘Jornal de Notícias’, procurando criar mais um facto 

inverídico no que respeita ao processo que envolve o Teatro Rivoli.” 

Conclui o recorrente que “a recusa do ‘Jornal de Notícias’ em publicar o texto 

enviado é, pois, salvo o devido respeito por opinião em contrário, infundada, ilegítima e 

ilegal.” 

 Por último, o recorrente sublinha “o facto de o “Jornal de Notícias” persistir na 

reincidente violação do direito de resposta constitucionalmente garantido em relação à 

Autarquia”, o que “revela, de forma clara, o desprezo com que é tratado o exercício de 

tão importante direito por parte deste órgão de informação no que à Autarquia respeita.”  

 

V. Defesa do recorrido 

 

5.1. Notificado a pronunciar-se no termos do n.º 2 do art. 59.º dos Estatutos das ERC, o 

recorrido começa por alegar que o respondente “carece de legitimidade, uma vez que os 

visados na notícia são a CMP e o seu Presidente, e os nela referidos Senhores 

Vereadores Rui Sá e Manuel Pizarro (…). Na notícia do JN não se faz a mais pequena 

referência ao ora Recorrente, em qualquer das suas capacidades, e nela sobretudo não se 

faz qualquer imputação de carácter ofensivo.”  



 

5 

 

Argumenta o recorrido que, “ao contrário do alegado, a imagem do Recorrente 

não ‘sai denegrida com a titulação manifestamente abusiva’”, pelo que não se verifica 

um pressuposto do direito de resposta.  

No que respeita ao direito de rectificação, a notícia “limita-se a narrar a tomada 

de posição pública de três responsáveis políticos sobre uma situação pública.” Com 

efeito, “o relato que a notícia faz do que foram as posições públicas sobre o assunto do 

Senhor Vereador Rui Sá é verdadeiro. O Senhor Vereador disse mesmo o que foi 

publicado”, o mesmo acontecendo com a transcrição dos depoimentos do Vereador 

Manuel Pizarro e do Presidente da CMP.  

Conclui, pois, que o texto de resposta não era publicável, “a não ser que o 

respondente porventura pretendesse dizer que eram as afirmações destes responsáveis 

municipais que deturpavam os factos e que confundiam a opinião pública. Nessa 

eventualidade, também não compete ao JN dar cobertura a quaisquer querelas (…).” 

 

5.2. Continuando a sua defesa, o recorrido retoma os argumentos apresentados no ofício 

enviado ao respondente, afirmando que “o texto de resposta faz afirmações que são 

desproporcionadamente desprimorosas quando afirma que ‘a informação veiculada 

deturpa os factos e confunde a opinião pública’, o que não só é falso, como atenta contra 

o bom nome de todos aqueles que trabalham no JN”, sublinhando que “em lado nenhum 

a notícia ataca ou faz considerações desprimorosas em relação ao recorrente”. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

É aplicável o regime do exercício do direito de resposta que consta da Lei de 

Imprensa (Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro - doravante LI), em particular no artigo 24º e 

seguintes. 

Aplica-se ainda, nesta fase de recurso, o disposto nos artigos 59º e 60º dos Estatutos 

da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro (doravante, EstERC), atentas as 

atribuições e competências constantes, respectivamente, da alínea f) do artigo 8º e alínea 

j) do n.º 3 do artigo 24º, ambos do mesmo diploma. 

 



 

6 

 

VII. Outras diligências 
 

No dia 23 de Novembro de 2007, foi realizada, por iniciativa da ERC, uma 

audiência de conciliação entre os mandatários do “Jornal de Notícias” e do Presidente 

da Comissão de Gestão do Rivoli.  

Nessa audiência, as partes dialogaram acerca dos contornos do litígio em apreço, 

mas também sobre um outro recurso interposto, perante a ERC, pela Câmara Municipal 

do Porto, assim como sobre uma queixa apresentada pelo “Jornal de Notícias” contra o 

Vereador da Cultura, Turismo e Lazer da CMP e contra o Presidente da Comissão de 

Gestão do Rivoli, uma vez que estes processos tinham também na sua origem a notícia 

que agora se aprecia.  

As partes solicitaram que lhes fosse facultado um prazo de 15 dias para tentarem 

chegar a um acordo que permitisse sanar definitivamente os três processos. 

Por fax que deu entrada na Entidade a 3 de Janeiro de 2008, o mandatário do 

Presidente da Comissão de Gestão do Rivoli e da CMP informou não ter sido possível 

alcançar uma solução consensual. 

 

VIII. Análise e fundamentação 

 

8.1. Cumpre, desde logo, analisar a primeira questão levantada pelo recorrido, que se 

prende com a legitimidade do Presidente da Comissão de Gestão do Rivoli para exercer 

o direito de resposta, na medida em que a notícia em apreço não refere, em nenhum 

momento, aquela Comissão. 

Atente-se que, tanto quanto este Conselho pôde apurar, a Comissão de Gestão 

Municipal do Teatro Municipal do Rivoli, presidida por Santos Carvalho, foi nomeada 

por deliberação da CMP, datada do dia 22 de Dezembro de 2006. À Comissão compete, 

nomeadamente, “assegurar o normal funcionamento” do referido Teatro, pelo que, 

aquando a assinatura do aditamento ao contrato celebrado, em 2 de Maio de 2007, entre 

a CMP e a empresa “Todos ao Palco”, o Município do Porto foi representado por dois 

membros da Comissão de Gestão do Rivoli. É este, precisamente, o aditamento em 

torno do qual gira a notícia.  



 

7 

 

De acordo com o n.º 1 do art. 24.º LI, “tem direito de resposta nas publicações 

periódicas qualquer pessoa singular ou colectiva, organização, serviço ou organismo 

público, bem como o titular de qualquer órgão ou responsável por estabelecimento 

público, que tiver sido objecto de referências, ainda que indirectas, que possam afectar a 

sua reputação e boa fama” (itálico inserido no texto). 

Na medida em que a notícia põe em causa um acto de gestão do Teatro 

Municipal, cuja responsabilidade pertence à Comissão presidida pelo respondente, e a 

um contrato que foi assinado por dois membros daquela, em representação do 

Município do Porto, entende este Conselho que o Presidente da Comissão de Gestão do 

Rivoli tem, seguramente, legitimidade para exercer o direito de resposta.  

Aliás, em processos semelhantes ao caso em apreço, o Conselho tem entendido 

que se afigura lícito que, relativamente a notícias que têm como protagonista uma 

Câmara Municipal, um Vereador possa exercer o direito de resposta, desde que os 

factos noticiados digam respeito a questões relacionadas com o pelouro por si tutelado. 

(vide, nomeadamente, Deliberação 19-R/2006, relativa a um recurso da Câmara 

Municipal do Porto contra o “Jornal de Notícias”).  

Dito de outro modo, face ao n.º 1 do art. 24.º da LI, não se impõe que o 

responsável autárquico que exerce o direito de resposta seja expressamente referido da 

notícia, bastando que a mesma se debruce sobre questões da sua responsabilidade 

 

8.2. Aqui chegados, cabe pois aferir se o ora recorrente foi “objecto de referências (…) 

que possam afectar a sua reputação e boa fama”, para efeitos do art. 24.º, n.º 1 LI – o 

que, não tendo acontecido, legitimaria a recusa da publicação do direito de resposta.  

 Analisada a notícia, o Conselho Regulador entende que as afirmações de Rui Sá 

de que “está por esclarecer se os 5% da receita do Rivoli vão entrar no cofres 

municipais caso a Câmara não compre o equipamento adquirido pela produtora para o 

teatro”, de que “o pagamento está suspenso”, pelo que, “até agora, a Câmara recebeu 

zero”, assim como a afirmação do Vereador Manuel Pizarro de que “dá ideia de que a 

Câmara está nas mãos de Filipe La Féria”, põem em causa a reputação e boa fama do 

recorrente, enquanto responsável pela gestão do Rivoli. 



 

8 

 

 Com efeito, aquelas afirmações podem ser interpretadas como uma denúncia de 

opções de gestão camarária incorrectas – resultantes do aditamento ao contrato de 

concessão do Rivoli – e como uma acusação de má utilização dos recursos autárquicos.  

Resulta, assim, com segurança, a conclusão de que a notícia, naqueles pontos, 

pode afectar a reputação e boa fama do recorrente, até porque constitui entendimento 

pacífico do Conselho que, na avaliação sobre o preenchimento dos pressupostos do 

direito de resposta, deve prevalecer uma perspectiva subjectiva que atenda, sobretudo (e 

dentro de limites de razoabilidade), à óptica do titular do direito.  

O facto de as afirmações acima referidas serem feitas por terceiros – e não pelo 

próprio órgão de comunicação social – não obsta, naturalmente, à titularidade do direito 

(cfr., a propósito, a Deliberação 6/DR-I/2007, de 31 de Janeiro de 2007 - Recurso da 

Câmara Municipal da Covilhã contra o jornal diário “Público”).  

A este propósito, cumpre relembrar que, no âmbito da imprensa escrita, e nos 

termos da lei, o direito de resposta pode ser exercido contra quaisquer textos (ou 

imagens) inseridos em publicações periódicas – desde que preencham o pressuposto 

básico de conterem referências, ainda que indirectas, susceptíveis de afectar a reputação 

e boa fama do visado –, independentemente da autoria dos mesmos.  

Como tal, ainda que determinadas afirmações não sejam da responsabilidade do 

jornal, mas antes de um entrevistado ou de uma fonte expressamente citada, aquele que 

por elas é visado pode exercer o direito de resposta.  

Não procede, pois, a argumentação do recorrido de que não haveria direito de 

resposta por a notícia se limitar “a narrar a tomada de posição pública de três 

responsáveis políticos sobre uma situação pública”. 

 

8.3. Uma vez que o direito de resposta foi exercido dentro do prazo e em cumprimento 

dos requisitos constantes dos n.os 1, 2 e 3 do artigo 25.º da LI, resta verificar o respeito 

pelos limites ao seu exercício, constantes do n.º 4 do artigo 25º da LI. 

Questão central, aqui, é saber se o texto de resposta, tal como argumenta o 

recorrido, não desmente ou rectifica a notícia e se contém “expressões 

desproporcionadamente desprimorosas”.  



 

9 

 

Quanto ao primeiro ponto, o Conselho Regulador entende que o texto de 

resposta apresentado pelo recorrente consubstancia uma contra-mensagem ou uma 

contraversão da notícia. Com efeito, em todos os parágrafos da resposta, o recorrente 

afirma aquela que é, na sua perspectiva, a falsidade do noticiado, contrapondo a sua 

verdade.  

Quanto ao segundo ponto, importa relembrar que a previsão legal impede o uso 

de expressões desproporcionadamente, e não objectivamente, desprimorosas. Para 

determinar a eventual desproporção, há que considerar o texto da resposta em conjunto 

com o escrito que lhe deu origem, aferindo-se então, em concreto, da proporcionalidade 

de um relativamente ao outro (vide, a recente Deliberação 1/DR-I/2008, que opõe a 

CMP ao Jornal de Notícias). 

Analisado o texto de resposta no seu conjunto e comparando-o com a notícia, o 

Conselho não tem dúvidas que a desproporção acima referida não se verifica, não se 

justificando, por conseguinte, quaisquer considerações adicionais. 

 

IX. Deliberação  

 

 Tendo apreciado um recurso do Presidente da Comissão de Gestão do Rivoli contra o 

“Jornal de Notícias”, por denegação do exercício do direito de resposta, o Conselho 

Regulador da ERC delibera, ao abrigo do disposto nos arts. 8º, al. f), e 24º, nº 3, al. j), 

dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

1. Verificar a titularidade do direito de resposta do recorrente e o cumprimento no 

respectivo texto dos requisitos constantes do art. 25.º da Lei de Imprensa (Lei n.º 

2/99, de 13 de Janeiro), pelo que dá provimento ao recurso interposto. 

2. O texto do recorrente deverá, por conseguinte, ser publicado pelo recorrido no 

estrito cumprimento dos princípios da integridade, equivalência, igualdade e 

eficácia, ou seja, em moldes que satisfaçam todas as exigências vertidas nos n.os 

3 e 4 do art. 26.º da Lei de Imprensa.  



 

10 

 

3. O texto de resposta deverá ser publicado com a menção de que a publicação é 

efectuada por deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 

conforme o n.º 4 do art. 27.º do mesmo diploma. 

4. A publicação da resposta, nos termos referidos, deverá efectivar-se no prazo de 

quarenta e oito horas a contar da notificação da presente deliberação, nos termos 

do n.º 1 do art. 60.º dos Estatutos da ERC. 

 

Lisboa, 30 de Janeiro de 2008 

 
O Conselho Regulador da ERC 

 
José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 

 


