
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

14/DR-I/2008 
 

 
 
 
 

Participação de Matilde Sousa Franco contra a revista “Sábado” 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

30 de Janeiro de 2008



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 14/DR-I/2008 

 

Assunto: Participação de Matilde Sousa Franco contra a revista “Sábado” 

 

 

I. Identificação das partes 

 

A 5 de Novembro de 2007, deu entrada nesta Entidade uma participação subscrita 

por Matilde Sousa Franco contra a revista “Sábado”. 

 

 
II. Os factos: a peça jornalística na origem da queixa 

 

Na edição do dia 6 de Setembro, a revista “Sábado” publicou, a páginas 62 e 63, 

uma peça jornalística relativa à venda da quota de 35% que António de Sousa Franco 

detinha na sociedade de advogados Sousa Franco, Paz Ferreira & Associados.  

Sob o título “Ameaças e chantagem”, a peça noticia, como texto de entrada, que 

“Matilde Sousa Franco acusa os ex-sócios do marido no escritório de advocacia de 

‘assalto e ‘fraude’. Os juristas dizem estar a ser chantageados pela deputada socialista, 

que lhes exigiu 500 mil euros em troca do seu silêncio sobre este caso. O PS não 

comenta.” 

Na notícia são transcritos excertos de duas cartas de Matilde Sousa Franco dirigidas 

a Paz Ferreira, datadas dos dias 23 de Maio e 3 de Junho de 2005, propondo a venda da 

quota por 500 mil euros. É referido que Paz Ferreira, para além de recusar essa 

compensação, considerou a mesma “excessiva”, “incomportável” e sem fundamentação 

legal. De acordo com a revista “Sábado”, o jurista considera que Matilde Sousa Franco 

“tem tentado exercer chantagem sobre o escritório, com ameaças de tornar o assunto 

público (…)” e que a sociedade de advogados sugeriu uma amortização da quota por 

52600 euros.  



 

2 

 

A notícia dá conta de que, “[d]esconfiada da legalidade da proposta, Matilde Sousa 

Franco encarregou o presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, António 

Domingues Azevedo, de avaliar os seus fundamentos. A resposta foi enviada a 11 de 

Maio de 2005: ‘Pelos critérios seguidos, e quanto a mim estão correctos, os direitos do 

seu ex-marido e nosso amigo comum, no que respeita ao resultado de exploração, estão 

correctamente calculados’, escreveu a Paz Ferreira.”  

A notícia refere ainda uma dívida de Sousa Franco ao fisco, no valor de 50 mil 

euros, referente ao ano de 2002, que foi paga a título de empréstimo pelos sócios da 

sociedade de advogados e que, segundo acordo informal, seria saldada quando Sousa 

Franco recebesse o pagamento de um processo de arbitragem, o que não chegou a ser 

feito.  

Na peça são ainda salientadas outras duas acusações de Matilde Sousa Franco 

relativamente aos sócios da sociedade de advogados. Afirma, por um lado, que 

“[f]izeram um assalto ao gabinete do meu marido para fazerem desaparecer as contas”; 

e, por outro, que “[p]assados oito dias da morte dele, Paz Ferreira foi a minha casa 

fazer-me a proposta (de 2600 euros) para se aproveitar do facto de eu estar abalada com 

a perda do meu marido e conseguir comprar a minha parte ao desbarato. E ainda me 

disse que estavam a ter prejuízo!” 

A notícia tem duas caixas com a sistematização das posições contrárias dos 

intervenientes: numa constam as exigências da viúva de Sousa Franco, sob o título “O 

ataque de Matilde…”; a outra dá conta da posição da sociedade de advogados, sendo 

intitulada como “…e a defesa de Paz Ferreira”.  

A peça é ilustrada por uma fotografia de Matilde Sousa Franco e de Paz Ferreira, 

ocupando a parte superior da página 62, inserida numa moldura com um vidro 

quebrado, sugerindo, assim, a desavença dos protagonistas da notícia. Como legenda, 

lê-se que “Paz Ferreira, antigo sócio de Sousa Franco, acusa viúva do ex-ministro de 

chantagem.” 

 

 

 

 



 

3 

 

III. Participação 

 

3.1. De acordo com a participação de Matilde Sousa Franco acima referida, a peça em 

causa “dá conta da visão unilateral do Senhor Prof. Paz Ferreira relativamente à quota 

que o [seu] marido Prof. Doutor António de Sousa Franco possuía na Sociedade de 

Advogados ‘Sousa Franco, Paz Ferreira & Associados’.”  

Com efeito, continua, a revista “Sábado” não colheu, como deveria, a sua posição 

sobre a matéria, até porque, nessa altura, se encontrava ausente no estrangeiro. Diz a 

requerente que, após a publicação da referida peça jornalística, tentou por várias vezes, 

nomeadamente através do envio de cartas registadas dirigidas à Direcção da revista, 

obter cópia de uma carta de António Domingues Azevedo que é mencionada e 

parcialmente transcrita na peça jornalística, não tendo obtido até à presente data 

qualquer resposta por parte da revista. A requerente considera que se trata de “uma carta 

essencial para o esclarecimento desta questão”, julgando que a mesma não existe, uma 

vez que, apesar de ser uma das destinatárias da carta, nunca lhe foi dado conhecimento 

da mesma. “Este comportamento – que nada tem a ver com a divulgação das fontes – é 

atentatório dos mais elementares deveres” dos jornalistas, alega.  

Refere, por último, que, após o seu regresso do estrangeiro, imediatamente escreveu 

uma carta à Direcção da revista, a manifestar a sua indignação por não ter sido ouvida, a 

qual foi publicada na edição de 20 de Setembro, em local que para a generalidade das 

pessoas passou despercebido, ou seja, nas cartas dos leitores. 

 

3.2. Por ofício datada de 13 de Novembro, a ERC notificou a participante para, no prazo 

de dez dias, densificar o objecto do pedido, no sentido de clarificar se, com a 

participação, intentava iniciar um procedimento de queixa por violação dos deveres 

legais e deontológicos que devem nortear a actividade jornalística ou se, pelo contrário, 

pretendia interpor um recurso por cumprimento deficiente do direito de resposta. 

Solicitou-se ainda a remessa a esta Entidade de cópia das cartas enviadas à revista 

“Sábado”.  

 



 

4 

 

3.3. Em resposta à ERC, Matilde Sousa Franco esclareceu que, com a participação, 

pretendia iniciar um procedimento de queixa, mas também interpor um recurso por 

cumprimento deficiente do direito de resposta.  

No que respeita ao recurso, a participante alega que a primeira carta que enviou à 

revista “Sábado” por fax, no dia 10 de Setembro, não foi publicada, não tendo obtido 

qualquer resposta. Como tal, só conseguiu publicação da segunda carta no dia 20 de 

Setembro, em local quase invisível, isto é, nas cartas do leitor. Diz ainda a requerente 

que pretende “publicar um texto com igual destaque ao que a revista “Sábado” deu no 

passado dia 6 de Setembro.” 

Em relação ao procedimento de queixa, Matilde Sousa Franco começa por referir 

que o artigo “Ameaças e chantagem” está referenciado no sumário da revista com o 

título “Sousa Franco: viúva ameaça ex-colegas do marido”. Diz a participante que ela é 

que tem sido ameaçada, uma vez que, logo após o óbito do seu marido, desapareceram 

do escritório documentos contabilísticos essenciais, não lhe tendo ainda sido pagos os 

35% da sua quota do escritório. Desde sempre, apenas tem pretendido defender os seus 

direitos na Sociedade, que ainda continua a usar o seu nome, sem qualquer autorização e 

sem lhe ter sido reconhecida qualquer contrapartida. 

 

3.4. Por ofícios datados dos dias 22 de Novembro e 11 de Dezembro de 2007, foi a 

participante notificada a remeter a esta Entidade cópia da primeira e segunda cartas que 

enviou à revista “Sábado” exercendo o direito de resposta. Em sequência, no passado 

dia 18 de Dezembro, deu entrada nesta Entidade nova missiva de Matilde Sousa Franco, 

juntando ao processo as cartas remetidas, nos dias 10 e 16 de Setembro, à revista 

“Sábado”.  

Na primeira carta, que foi enviada por fax, Matilde Sousa Franco referia que se 

encontrava fora do país, não possuindo, por isso, os elementos necessários ao 

desmentido dos factos constantes da notícia, os quais não correspondiam à verdade. 

Referia ainda que, quando regressasse a Portugal, trataria do assunto, solicitando a 

publicação desse primeiro desmentido no número seguinte da revista. 

A segunda carta, enviada por correio registado com aviso de recepção, por fax e 

correio electrónico, corresponde ao texto que foi publicado na página 10, na secção 



 

5 

 

correspondente às cartas do leitor, da edição do dia 20 de Setembro de 2007 da revista 

“Sábado”. 

 

IV. Posição da denunciada 

 

4.1. Notificada para se pronunciar, a revista “Sábado”, através do seu director adjunto, 

começa por referir que, “como se pode facilmente comprovar de uma análise do texto 

da notícia, a ora queixosa foi ouvida no processo de produção da referida notícia e as 

declarações julgadas pertinentes foram devidamente citadas”, cumprindo-se assim o art. 

1.º do Código Deontológico do Jornalista.  

Diz a denunciada que “a própria queixosa escreve, na carta dirigida à direcção da 

“Sábado”, que ‘em Agosto p.p. telefonou-me o jornalista autor da notícia (…) e o qual 

se referiu ao escritório, tendo eu brevemente desabafado as profundas mágoas que tenho 

com as atitudes dos sócios do escritório logo após a morte do meu marido’. Admite, 

portanto, ter sido questionada sobre a matéria objecto da notícia, dizendo o que lhe 

resultava pertinente.” 

 

4.2. No que respeita à solicitação de Matilde Sousa Franco para que lhe seja enviada, 

pela “Sábado”, uma cópia da carta de António Domingues Azevedo, defende a 

denunciada que não pode “ser exigível à ‘Sábado’ a entrega da mesma. Tal documento 

foi-nos facultado no âmbito da investigação desenvolvida para a realização do artigo, 

por uma fonte, não podendo ser os jornalistas obrigados a revelar a fonte ou o 

documento, ao abrigo do art. 11.º, n.º 1, do Estatuto do Jornalista (…) e do número 3 do 

mesmo artigo, que estipula não poderem os jornalistas ser obrigados a exibir os 

elementos recolhidos no exercício da profissão, salvo por mandato judicial.” 

 

4.3. Relativamente ao recurso por cumprimento deficiente do exercício do direito de 

resposta, a denunciada começa por afirmar que a queixosa enviou uma “carta” à 

Direcção da Revista, “com o seu parecer em relação à matéria publicada, carta essa que 

foi publicada a 20 de Setembro de 2007, na secção da revista destinada às Cartas ao 

Director.” A denunciada afirma considerar esta opção a única possível pelos seguintes 



 

6 

 

motivos: “a ora queixosa enviou à Direcção uma carta com a sua reacção à publicação 

da notícia. Esta carta, ainda que não tendo sido solicitado pela queixosa, foi publicada 

por iniciativa espontânea da direcção da revista, em nome da pluralidade de opiniões, da 

isenção e do rigor informativo. A publicação teve lugar no único sítio da revista onde 

pode figurar um documento do género: a secção das Cartas ao Director, já que era, sem 

dúvida, disso que se tratava. Esta secção não pode ser considerada um local ‘quase 

invisível’, uma vez que é um lugar, por excelência e definição, plural e aberto à 

participação de todos, que ocupa um papel central no planeamento de qualquer 

publicação de referência. (…) Erradamente, e quanto a isso reconhecemos a falha, foi-

lhe atribuído o título ‘Direito de resposta’, por uma questão de escolha editorial, no caso 

infeliz e pouco ponderada. (…) Com efeito, não se tratava do exercício do Direito de 

Resposta, como a própria queixosa amplamente admitiu, já que, na mencionada carta, 

refere: ‘a vossa notícia só dá a versão do escritório e com profundas falsidades, de que 

tenho obrigação moral de me defender, o que farei o mais brevemente possível’, o que 

indicia, sem dúvida, a intenção de exercer, aí sim, o Direito de Resposta, nos moldes 

que a lei prevê. Por outro lado, no esclarecimento [enviado à ERC] datado de 19 de 

Novembro passado, refere que ‘pretende publicar um texto com igual destaque ao que a 

revista Sábado deu no passado dia 6 de Setembro.’ (…) Qual é o texto e quando 

pretende fazê-lo são perguntas para as quais gorámos encontrar resposta.” 

 

4.4. Refere ainda a denunciada que “a lei é clara quanto ao modo de exercício do direito 

de resposta, quando estipula que o respectivo texto deve ser entregue (…) invocando 

expressamente o direito de resposta ou as componentes disposições legais”, o que não 

aconteceu no caso. Por outro lado, defende a denunciada que o direito de resposta deve 

ser exercício nos 30 dias subsequentes à inserção do texto que lhe deu origem, pelo que, 

mesmo atendendo ao facto de a queixosa ter estado ausente no estrangeiro, o direito de 

resposta só poderia ter sido exercido até ao dia 18 de Outubro, o que também não 

aconteceu. 

 

 

 



 

7 

 

V. Outras diligências 

 

No dia 10 de Janeiro de 2007, foi realizada, por iniciativa da ERC, uma audiência de 

conciliação entre a mandatária da revista “Sábado” e Matilde Sousa Franco, que 

compareceu acompanhada de advogado.  

Nessa audiência, as partes dialogaram acerca dos contornos do litígio em apreço, 

tendo ficado acordado que Matilde Sousa Franco enviaria, através desta Entidade, um 

texto à revista “Sábado”. Caso a revista viesse a publicar o referido texto, Matilde Sousa 

Franco retiraria a queixa e o recurso que entraram na ERC, pondo assim termo ao 

processo.  

Por fax datado de 22 de Janeiro de 2008, foi esta Entidade informada pela “Sábado” 

que, tendo analisado o texto remetido por Matilde Sousa Franco, entendia não proceder 

à sua publicação. 

 

VI. Análise e fundamentação 

 
a) Recurso por cumprimento deficiente do direito de resposta 
 

6.1. No que respeita ao direito de resposta, cumpre começar por referir que o Conselho 

Regulador apenas apreciará a eventual denegação ou cumprimento deficiente do direito 

de resposta já exercido por Matilde Sousa Franco. Com efeito, os Estatutos da ERC, 

aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, não lhe atribuem competências para 

impor a um órgão de comunicação social a publicação de um novo texto que não lhe 

tenha sido anteriormente apresentado pelo titular do direito de resposta. 

 

6.2. Esclarecido este ponto prévio, atente-se que Matilde Sousa Franco apresentou o 

recurso à ERC no dia 5 de Novembro e que, nos termos do disposto no artigo 59.º do 

Estatutos da ERC, em caso de denegação do exercício do direito de resposta, “o 

interessado pode recorrer para o Conselho Regulador no prazo de 30 dias a contar da 

data da recusa”.  

Dado que o alegado cumprimento deficiente do direito de resposta ocorreu no dia 20 

de Setembro, data em que o texto de Matilde Sousa Franco foi publicado nas cartas do 



 

8 

 

leitor, deverá ser esta a data a partir da qual tem início a contagem do mencionado prazo 

de 30 dias. De acordo com o entendimento perfilhado pelo Conselho Regulador em 

deliberações anteriores, aquele prazo tem natureza adjectiva, sendo por isso aplicáveis 

as regras estabelecidas no artigo 72.º do Código de Procedimento Administrativo. Feita 

a contagem, conclui-se que os 30 dias expiraram, precisamente, a 5 de Novembro, dia 

em que entrou na ERC o recurso subscrito por Matilde Sousa Franco. 

 

6.3. Aqui chegados, cumpre relembrar que a “Sábado” alega que a carta que Matilde 

Sousa Franco enviou à Direcção da revista não se poderia enquadrar como o exercício 

do direito de resposta, uma vez que a mesma não invoca expressamente aquele direito 

ou as disposições legais respectivas. 

Analisadas as cartas remetidas por Matilde Sousa Franco à revista “Sábado”, 

verifica-se que, de facto, não é feita nas mesmas qualquer referência ao exercício do 

direito de resposta. Realmente, Matilde Sousa Franco termina a carta datada do dia 10 

de Setembro solicitando que se “publique este meu texto no número da revista desta 

semana”, não fazendo qualquer referência à Lei de Imprensa ou ao instituto do direito 

de resposta. O mesmo acontece com a segunda missiva, que, conforme acima referido, 

foi enviada por fax, correio registado com aviso de recepção e correio electrónico. 

Mesmo na versão enviada por correio electrónico, em que o texto para publicação é 

enviado como um documento anexo, Matilde Sousa Franco limita-se a esclarecer que 

espera “que este meu texto seja publicado na próxima 5ª feira, para ao menos me 

compensar um pouco dos danos enormes que me causou a notícia publicada no dia 6, 

sem eu ser ouvida sobre ela, e não tendo também a Sábado publicado o meu texto que 

esperei ver na última revista.” 

Recorde-se que o n.º 3 do art. 25.º da Lei de Imprensa impõe que seja invocado 

“expressamente o direito de resposta ou o de rectificação ou as componentes 

disposições legais”, pretendendo-se, deste modo, distinguir as situações de exercício 

daquele direito das meras cartas ao director, para publicação na respectiva secção (neste 

sentido, vide Arons de Carvalho, Monteiro Cardoso, João Pedro Figueiredo, 

“Legislação anotada da Comunicação Social”, p. 82).  



 

9 

 

Como tal, dado que a recorrente, nas cartas que enviou à “Sábado”, não faz menção 

ao facto de estar a exercer o direito de resposta, afigurar-se-ia legítima a publicação da 

carta de Matilde Sousa Franco na secção das cartas enviadas ao director. Aliás, não 

estaria o jornal sequer legalmente obrigado a publicar as cartas da recorrente, tal como 

aconteceu relativamente à primeira missiva, que continha um breve desmentido.  

Porém, relativamente à segunda carta, o texto enviado por Matilde Sousa Franco, 

apesar de não referir expressamente o exercício do direito de resposta, foi interpretado 

pela revista de acordo com a real intenção da respondente, o que se demonstra 

facilmente com a referência, na sua publicação, ao “direito de resposta”. Ora, o órgão de 

comunicação social efectivamente conhecia, e reconheceu, a intenção de Matilde Sousa 

Franco de exercer o direito de resposta, apesar de esta se ter exprimido de modo 

deficiente (cfr., a propósito, o art. 236.º, n.º 2, do Código Civil). 

Como tal, não estando em causa um pressuposto relativo à legitimidade do direito 

de resposta, mas antes uma (mera) formalidade atinente ao seu exercício, entende o 

Conselho que a revista “Sábado”, tendo reconhecido a intenção de Matilde Sousa 

Franco de exercer aquele direito, estaria vinculada a respeitar as regras constantes do 

artigo 26.º da Lei de Imprensa, que impõem, nomeadamente, que o texto de resposta 

deve ser publicado no estrito cumprimento dos princípios da integridade, equivalência, 

igualdade e eficácia. 

Face ao exposto, e dado que o texto enviado por Matilde Sousa Franco cumpre 

todos os outros requisitos e limites legais constantes do artigo 25º da Lei de Imprensa – 

o que não é, sequer, contestado pela recorrida –, deverá o mesmo ser republicado em 

moldes que satisfaçam todas as exigências vertidas nos n.os 3 e 4 do citado preceito.  

 

6.4. Por último, realizada uma análise não exaustiva das edições dos últimos quatro 

meses da revista “Sábado”, verifica-se que a atribuição do título “Direito de resposta” 

ao texto de Matilde Sousa Franco não pode ser considerada como uma “falha” isolada, 

como parece ser sugerido pela revista “Sábado”. Pelo contrário, e como se verá, na 

secção das cartas do leitor são frequentemente intituladas como “Direito de resposta” 

missivas dos leitores, o que poderá indiciar o desrespeito, na publicação de textos de 

resposta, dos princípios da equivalência, igualdade e eficácia 



 

10 

 

Com efeito, na mesma edição em que o texto de Matilde Sousa Franco foi publicado 

na secção das cartas do leitor, uma missiva apresentada pela Comissão do Livro Escolar 

da Associação Portuguesa de Editores e por 3 livreiros foi intitulada como “Direito de 

resposta”, apesar de estar inserida na mesma.  

Situações idênticas sucederam relativamente a cartas publicadas nas edições de 6 de 

Setembro de 2007, de 20 de Dezembro de 2007 e de 10 de Janeiro de 2008, sendo certo 

que, nessas duas últimas edições, os signatários expressamente referiam o exercício do 

direito de resposta.  

Não conhecendo o Conselho em que termos os “respondentes” apresentaram à 

“Sábado” as suas missivas, ainda assim parece evidente que, sendo (verdadeiros) 

direitos de resposta, os mesmos não poderiam ser publicados na secção das cartas do 

leitor e que, sendo meras cartas ao director, então a atribuição do título “Direito de 

Resposta” não teria fundamento. 

 

b) Queixa por violação dos deveres legais e deontológicos 
 

6.5. No que respeita à queixa por violação dos deveres legais e deontológicos, relembre-

se que Matilde Sousa Franco, em sequência da notícia publicada na “Sábado” a 6 de 

Setembro, enviou à revista quatro cartas, datadas dos dias 10, 16 e 25 de Setembro e de 

17 de Outubro, ora solicitando a publicação do seu desmentido, ora solicitando o envio 

de uma carta de Domingues de Azevedo, Presidente dos TOC, que é referida e transcrita 

na peça jornalística, e que, de acordo com a queixosa, seria importante para esclarecer a 

verdade dos factos.  

A 5 de Novembro, deu entrada na ERC o requerimento de Matilde Sousa Franco 

que, notificada a densificar o pedido, veio esclarecer que, com a participação, pretendia 

iniciar um procedimento de queixa por violação dos deveres legais e deontológicos do 

jornalismo, mas também recorrer por cumprimento deficiente do direito de resposta.  

Atente-se que, de acordo com o art. 55.º dos Estatutos da ERC, “qualquer 

interessado pode apresentar queixa (…) desde que o faça no prazo máximo de 30 dias a 

contar do conhecimento dos factos e desde que tal conhecimento não ocorra passados 

mais de 120 dias da ocorrência da alegada violação” (itálico acrescentado no texto). 



 

11 

 

O Conselho entende que o citado art. 55.º, referindo-se a “conhecimento dos factos”, 

abrange não só o conhecimento da notícia, mas também de outros factos que possam 

determinar a decisão de iniciar um procedimento de queixa. Dado que Matilde Sousa 

Franco, desde o momento em que teve conhecimento da notícia, tentou resolver o seu 

litígio entrando em contacto directo com a revista “Sábado”, tendo trocado 

correspondência com aquela até ao dia 17 de Outubro, considera o Conselho que apenas 

a partir desta data a queixosa teve um conhecimento cabal de que a sua “lesão” não seria 

voluntariamente reparada pela revista. Como tal, o prazo de 30 dias previsto no art. 55.º 

dos Estatutos da ERC deverá ser contado a partir de 17 de Outubro, data em que a 

queixosa encetou o seu último contacto com a revista, concluindo-se, por conseguinte, 

que a queixa foi apresentada à ERC atempadamente. A questão, aliás, não foi alegada 

pela revista “Sábado”. 

 

6.6. Na queixa, Matilde Sousa Franco levanta duas questões distintas.  

Por um lado, a queixosa pretende obter da revista “Sábado” cópia da carta de 

António Domingues Azevedo que é mencionada e parcialmente transcrita na peça 

jornalística. A queixosa considera que se trata de “uma carta essencial para o 

esclarecimento desta questão”. Em sentido contrário, e como visto, a denunciada 

defende que não pode “ser exigível à ‘Sábado’ a entrega da mesma”, uma vez que a 

carta foi facultada “no âmbito da investigação desenvolvida para a realização do artigo, 

por uma fonte, não podendo ser os jornalistas obrigados a revelar a fonte ou o 

documento, ao abrigo do art. 11.º, n.º 1, do Estatuto do Jornalista (…) e do número 3 do 

mesmo artigo, que estipula não poderem os jornalistas ser obrigados a exibir os 

elementos recolhidos no exercício da profissão, salvo por mandato judicial.” 

Por outro lado, a queixosa alega que a “Sábado” não colheu, como deveria, a sua 

posição sobre a matéria e que, como tal, o texto apenas dá conta da “visão unilateral” de 

Paz Ferreira. Esta falha de equilíbrio manifestar-se-ia, nomeadamente, pela titulação. A 

queixosa menciona, em particular, o facto de o artigo “Ameaças e chantagem” estar 

referenciado no sumário da revista com o título “Sousa Franco: viúva ameaça ex-

colegas do marido”.  



 

12 

 

A revista argumenta, ao contrário, que “como se pode facilmente comprovar de uma 

análise do texto da notícia, a ora queixosa foi ouvida no processo de produção da 

referida notícia e as declarações julgadas pertinentes foram devidamente citadas”, 

cumprindo-se assim o art. 1.º do Código Deontológico do Jornalista. 

 

6.7. Quanto à primeira questão, sublinhe-se que o sigilo figura entre os direitos dos 

jornalistas garantidos no art. 38.º, n.º 2, al. b) da Constituição e pelo art.º 6.º do Estatuto 

do Jornalista, que estabelece “a garantia do sigilo profissional” como um dos direitos 

fundamentais do jornalista.  

Por seu turno, o n.º 1 do art.º 11.º daquele Estatuto estabelece que “[s]em prejuízo 

do disposto na lei processual penal, os jornalistas não são obrigados a revelar as suas 

fontes de informação, não sendo o seu silêncio passível de qualquer sanção, directa ou 

indirecta.” O alcance desta norma depende da interpretação que se faça de “fonte de 

informação”. Conforme aludido no Parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-

Geral da República, aprovado a 22 de Fevereiro de 1996, “o conceito de fonte de 

informação abrange não apensas as pessoas, como autores de declarações, opiniões e 

juízos, transmitidos ao jornalista, mas também os documentos e arquivos jornalísticos, 

em suporte escrito, de som e de imagem.”1      

Em sequência, o direito de sigilo, para além de conferir ao seu titular o direito de 

não revelar a identidade das pessoas que lhe forneceram informação, inclui também a 

não disponibilização dos materiais informativos. Neste sentido, o mencionado n.º 3 do 

art. 11.º do Estatuto do Jornalista, na redacção anterior à alteração aprovada pela Lei n.º 

64/2007, de 6 de Novembro, determinava que “os jornalistas não podem ser (…) 

obrigados a exibir os elementos recolhidos no exercício da profissão, salvo mandato 

judicial e nos demais casos previstos na lei.”   

O art. 11.º Estatuto do Jornalista, na versão actual dada pela Lei n.º 64/2007, de 6 de 

Novembro, não contém norma idêntica; não obstante, continua, naturalmente, a 

consagrar que “os jornalistas não são obrigados a revelar as suas fontes de informação”, 

                                                
1         Consultável em                     
http://www.dgsi.pt/pgrp.nsf/7fc0bd52c6f5cd5a802568c0003fb410/cc7fef6da3b0120280256617004258c1
?OpenDocument 



 

13 

 

entendendo o Conselho Regulador que o Estatuto acolhe um conceito amplo de fonte, 

que abrange seguramente, para além da identidade das pessoas, as fontes materiais, aqui 

se incluindo cartas ou documentos recolhidos no exercício da profissão.  

Tenha-se depois presente que o n.º 5 do art. 11.º do Estatuto do Jornalista, na sua 

redacção actual, determina que “os directores de informação dos órgãos de comunicação 

social e os administradores ou gerentes das respectivas entidades proprietárias, bem 

como qualquer pessoa que nelas exerça funções, não podem, salvo mediante autorização 

escrita dos jornalistas envolvidos, divulgar as respectivas fontes de informação, 

incluindo os arquivos jornalísticos de texto, som ou imagem das empresas ou quaisquer 

documentos susceptíveis de as revelar”. Como tal, apenas na hipótese de autorização 

expressa do jornalista autor da notícia em apreço, poderia o director da revista facultar a 

carta solicitada à queixosa. Além disso, apesar de a carta em causa ser parcialmente 

transcrita na notícia, tornando-se, por isso, de conhecimento público, afigura-se legitima 

a invocação do sigilo por parte do jornalista, na medida em que possam existir 

pormenores na carta, não divulgados, que o jornalista considere dever proteger, no 

âmbito e pela finalidade a que se dirige o sigilo profissional. 

De resto, dado que apenas por decisão judicial pode ser imposta a quebra do sigilo 

profissional do jornalista, o Conselho Regulador nunca teria competência para, mesmo 

que fosse esse o caso, impor à “Sábado” a entrega da carta referida na notícia.  

 

6.8. Ainda a propósito da carta do presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de 

Contas, mas já numa perspectiva do cumprimento do rigor informativo, o Conselho 

Regulador não pode deixar de notar que a sua transcrição na peça jornalista padece de 

alguma imprecisão. Atente-se que é referido na notícia o seguinte: 

 

“Desconfiada da legalidade da proposta, Matilde Sousa Franco encarregou 

o presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, António 

Domingues Azevedo, de avaliar os seus fundamentos. A resposta foi 

enviada por carta a 11 de Maio de 2005: ‘Pelos critérios seguidos, e quanto 

a mim estão correctos, os direitos do seu ex-marido e nosso amigo comum, 



 

14 

 

no que respeita ao resultado da exploração, estão correctamente 

calculados’, escreve a Paz Ferreira.” 

 

A leitura desta passagem suscita as seguintes perplexidades.  

Por um lado, apesar de ter sido Matilde Sousa Franco a encarregar António 

Domingues Azevedo de avaliar os fundamentos da proposta, a parte final do excerto 

transcrito sugere que a carta do Técnico Oficial de Contas foi dirigida a Paz Ferreira. A 

peça não esclarece, no entanto, por que motivo uma avaliação suscitada pela queixosa 

foi, supostamente, remetida a Paz Ferreira. 

Por outro, independentemente de apurar se a carta foi remetida ao jurista ou à ora 

queixosa, não se descortinam as razões que poderão justificar que a mesma se refira a 

António Sousa Franco como “ex-marido e nosso amigo comum”. Com efeito, António 

Sousa Franco nunca poderia ser identificado como “ex-marido” de Paz Ferreira e até, no 

rigor das coisas, de Matilde Sousa Franco. 

Apesar de o Conselho não conhecer o teor completo da referida carta, as 

perplexidades acima referidas, que decorrem de contradições internas ao excerto aqui 

transcrito, impõem a conclusão de que, inevitavelmente, se verificou uma falha de rigor. 

O Conselho recorda, na senda de anteriores deliberações, que o dever de rigor 

informativo constitui um dos princípios que, historicamente, orientam a prática 

jornalística, no sentido de dela resultar uma informação de conteúdo ajustado à 

realidade e com reduzido grau de indeterminação (cfr. art. 14.º, al a) do Estatuto do 

Jornalista e ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas).  

O rigor da informação pressupõe, necessariamente, a correcta citação de 

testemunhos ou de fontes materiais e a sua contextualização, o que não aconteceu neste 

caso. 

 

6.9. Por último, cumpre analisar se a peça jornalística dá conta apenas da “visão 

unilateral” de Paz Ferreira, não respeitando, por isso, o princípio do contraditório. 

Comece por referir-se que não cabe à ERC aquilatar, no caso vertente, da verdade 

ou falsidade material das imputações e considerações feitas pelas fontes referidas na 



 

15 

 

notícia, nem tão pouco apurar a responsabilidade civil e/ou criminal que daí possa 

eventualmente vir a extrair-se.  

No entanto, é da responsabilidade da ERC a apreciação do cumprimento do 

princípio do contraditório, consagrado do ponto 1 do Código Deontológico e no art.º 

14.º, n.º 1, al. e) do Estatuto do Jornalista. 

Analisada a peça jornalística, conclui-se que, contrariamente ao alegado pela 

queixosa, a mesma foi ouvida e a sua posição é claramente exposta na peça, com a 

transcrição dos depoimentos que prestou à “Sábado”. Atente-se, por exemplo, que a 

peça refere que Matilde Sousa Franco disse à “Sábado” que “[f]izeram um assalto ao 

gabinete do [seu] marido para fazerem desaparecer as contas. Até os livros dele 

levaram, e deram a sua secretária a outra pessoa duas semanas depois de morrer.”  

Aliás, e tal como alega a denunciada, a própria queixosa admite que, a determinada 

altura, foi ouvida sobre o conflito que é noticiado, uma vez que, na carta que dirigiu à 

direcção da “Sábado”, e que foi publicada nas cartas do leitor, refere que “em Agosto 

p.p. telefonou-me o jornalista autor da notícia (…) e o qual se referiu ao escritório, 

tendo eu brevemente desabafado as profundas mágoas que tenho com as atitudes dos 

sócios do escritório logo após a morte do meu marido”. 

Ora, a queixosa foi, seguramente, ouvida no processo de produção da referida 

notícia, tendo o jornalista seleccionado as declarações julgadas pertinentes.  

Acresce que o texto da peça jornalística é tendencialmente equilibrado, uma vez que 

intercala, de um modo relativamente distanciado, as duas verdades: a de Matilde Sousa 

Franco, por um lado, e a de Paz Ferreira, por outro. Note-se, por exemplo, o texto de 

entrada, que refere a posição dos diferentes protagonistas: por um lado, “Matilde Sousa 

Franco acusa os ex-sócios do marido no escritório de advocacia de ‘assalto e ‘fraude’; 

por outro, “os juristas dizem estar a ser chantageados pela deputada socialista, que lhes 

exigiu 500 mil euros em troca do seu silêncio sobre este caso”; por último, “o PS não 

comenta.”  

Não obstante, entende-se que tanto o título “Ameaças e chantagem”, como o facto 

de a referência à peça jornalística ocorrer, no sumário da revista (página 3), como 

“Sousa Franco. Viúva ameaça ex-colegas do marido”, desequilibram o sentido do texto, 

na medida em que valorizam as declarações de Paz Ferreira, enquadrando de uma forma 



 

16 

 

negativa a posição da queixosa. Com efeito, as expressões “ameaças e chantagem” são 

retiradas do depoimento de Paz Ferreira. Também o sumário, referindo que “Viúva 

ameaça ex-colega do marido”, valoriza a verdade do advogado, em detrimento da 

posição de Matilde Sousa Franco. 

Como é sabido, os títulos, enquanto primeiros (e principais) definidores de sentido 

para a leitura e compreensão dos conteúdos jornalísticos, determinam fortemente a 

trajectória sugerida aos leitores para a apreensão de uma dada realidade. Assim sendo, 

o Conselho Regulador considera que, no caso em apreço, a titulação, valorizando a 

posição de uma das partes, quebra o equilíbrio que, de certo modo, poderia existir no 

texto da peça jornalística.  

O Conselho não pode, por isso, deixar de considerar que não foi atendido, de forma 

cabal, o dever de rigor jornalístico, que pressupõe uma posição de distanciamento e 

neutralidade da notícia em relação ao acontecimento ou tema que relata. 

 

VII. Deliberação 

 

I. Tendo apreciado um recurso de Matilde Sousa contra a revista “Sábado” por 

cumprimento deficiente do exercício do direito de resposta, o Conselho Regulador da 

ERC delibera, ao abrigo do disposto nos arts. 8º, al. f) e 24º, nº 3, al. j), dos Estatutos 

anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

1. Verificar a titularidade do direito de resposta da recorrente e o cumprimento, no 

respectivo texto, dos requisitos constantes do art. 25.º da Lei de Imprensa (Lei 

n.º 2/99, de 13 de Janeiro), pelo que dá provimento ao recurso interposto. 

2. O texto da recorrente deverá ser republicado pela recorrida no estrito 

cumprimento dos princípios da integridade, equivalência, igualdade e eficácia, 

ou seja, em moldes que satisfaçam todas as exigências vertidas nos n.os 3 e 4 do 

art. 26.º da Lei de Imprensa.  

3. O texto de resposta deverá ser publicado com a menção de que a publicação é 

efectuada por deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 

conforme o n.º 4 do art. 27.º do mesmo diploma. 



 

17 

 

4. A publicação da resposta, nos termos referidos, deverá efectivar-se na primeira 

edição ultimada após a notificação da presente deliberação, nos termos do n.º 1 

do art. 60.º dos Estatutos da ERC. 

 

II. Tendo ainda apreciado uma queixa de Matilde Sousa Franco contra a revista 

“Sábado” por violação dos deveres legais e deontológicos que presidem à actividade 

jornalística, o Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências 

de regulação constantes, respectivamente, da al. f) do art. 7.º, na al. d) do art. 8.° e da al. 

a) do n.º 3 do art. 24.º dos EstERC, delibera: 

 

1. Considerar que a titulação do artigo “Ameaças e chantagem”, publicado na 

edição de 6 de Setembro da revista “Sábado”, ao valorizar a posição de uma das 

partes, enferma de falta de rigor jornalístico, em violação do disposto na al. a) do 

art. 14.º do Estatuto do Jornalista e no ponto 1 do Código Deontológico dos 

Jornalistas, por não adoptar uma posição de distanciamento e neutralidade em 

relação ao acontecimento que relata. 

2. Instar a revista “Sábado” a cumprir de forma rigorosa as normas legais e 

deontológicas que impõem o respeito daquele dever. 

 

Lisboa, 30 de Janeiro de 2008 

 
O Conselho Regulador da ERC 

 
José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 
 


