
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

79/DR-I/2008 
 

 
 
 
 

Recurso apresentado por Dóris Graça Dias contra o jornal “Correio 
da Manhã” 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

12 de Março de 2008



 

1 

 



 

2 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 79/DR-I/2008 

 

Assunto: Recurso apresentado por Dóris Graça Dias contra o jornal “Correio da 

Manhã” 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Dóris Graça Dias, na qualidade de recorrente, e o jornal “Correio da Manhã” 

(doravante, “Correio da Manhã”), na qualidade de recorrido. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tem por objecto a alegada denegação ilegítima, por parte do recorrido, do 

direito de resposta da recorrente. 

 

III. Factos apurados 

3.1. No passado dia 3 de Fevereiro de 2008, foi publicada no jornal Correio da Manhã 

uma notícia intitulada “Fui censurada pelo “Expresso””. No antetítulo pode ler-se 

“Polémica – Dóris Graça Dias, crítica literária, acusa”. Da conjugação do antetítulo com 

o título, bem como da leitura do texto, resulta que a notícia se reporta a factos referentes 

a Dóris Graça Dias, de onde ressalta a ideia de que a crítica literária teria acusado o 

Jornal “Expresso” (doravante, “Expresso”) de censura. 

3.2. Dóris Graça Dias é colaboradora do Jornal Expresso e, nessa qualidade, preparou 

um texto de crítica à obra do escritor Miguel Sousa Tavares, “O Rio das Flores”. 

Segundo foi noticiado pelo Correio da Manhã, o director do Expresso decidiu não 

publicar o referido texto, intitulado “A Redacção”, da autoria de Dóris Graça Dias, por 



 

3 

 

considerar que o texto consubstanciava um ataque pessoal ao autor do livro e não uma 

crítica sobre a obra.  

3.3. O Correio da Manhã publicou esta notícia após ter contactado Dóris Graça Dias, no 

dia 1 de Fevereiro, confrontando a autora com o facto de constar que uma crítica, da sua 

autoria, sobre o livro “Rio das flores”, encomendada pelo Expresso para publicação no 

suplemento “Actual”, tinha sido paginada e posteriormente retirada de paginação, tendo 

como consequência a sua não publicação. 

3.4. O jornalista do Correio da Manha, Ricardo Tavares, enviou, por correio electrónico, 

um conjunto de perguntas que visavam obter a apreciação de Dóris Graça Dias sobre os 

acontecimentos. 

3.5. Segundo o transmitido pela queixosa, Ricardo Tavares ter-lhe-á perguntado se 

“Sentiu que a sua crítica foi censurada pelo “Expresso”?”, ao que a crítica literária 

respondeu “Sim”, e se “O facto do autor de o “Rio das Flores” ser colunista do 

“Expresso” influiu em que medida na não publicação do seu artigo?”, tendo a resposta 

sido “Não faço a menor ideia”. 

3.6. Face ao conteúdo do artigo entretanto publicado, Dóris Graça Dias entende que “o 

modo como os referidos elementos jornalísticos foram elaborados inculca a ideia, nos 

leitores e em todos aqueles que conhecem a situação, de que a crítica tomara a iniciativa 

de “apregoar aos quatro ventos” que acusara de censura o jornal Expresso”, referindo 

ainda que «a questão sintetiza-se no facto de, ao ser abordada pelo jornal “Correio da 

Manhã” (…) responder em conformidade». 

3.7. Em 6 de Fevereiro de 2008, a recorrente enviou ao Correio da Manhã uma carta 

para o exercício de direito de resposta e de rectificação. O Correio da Manhã decidiu 

recusar a publicação do texto, tendo comunicado essa recusa à recorrente. 

3.8. Não se conformando com a decisão, a recorrente interpôs recurso para a ERC em 

18 de Fevereiro de 2008. 



 

4 

 

 

IV. Argumentação da Recorrente 

 

4.1 A recorrente alega que o modo como os elementos jornalísticos foram elaborados 

inculca a ideia, nos leitores e em todos aqueles que conhecem a situação, de que tomara 

a iniciativa de “apregoar aos quatro ventos” que acusava de censura o jornal Expresso.  

Em seu entender, a concepção expressa não corresponde à verdade, pois só se 

pronunciou sobre os factos porque foi instada para tal pelo Correio da Manhã. Segundo 

se depreende do teor da participação, a recorrente, em conversa telefónica desencadeada 

por um jornalista do Correio da Manhã, anuiu em responder a um leque de perguntas 

(seguidamente enviadas por correio electrónico) que visariam obter a sua versão do 

sucedido. Porém, o modo como o teor das suas respostas foi veiculado ao público, no 

artigo do passado dia 3 de Fevereiro, não traduz, a juízo da recorrente, o contexto em 

que as suas declarações foram prestadas, não tendo existido da sua parte qualquer 

iniciativa de acusar o Expresso de censura.  

 

V. Defesa do recorrido 

 

5.1. Notificado pela ERC, ao abrigo do disposto no artigo 59º, n.º 2, dos Estatutos da 

ERC, aprovados pela Lei 53/2005, de 8 de Novembro, para se pronunciar sobre o 

recurso apresentado, o Correio da Manhã remeteu a esta Entidade, no dia 3 de Março de 

2008, a sua defesa.  

Para o efeito, o recorrido invoca o disposto nos números 4 e 5 do artigo 25º, da Lei de 

Imprensa. Mais acrescenta que o direito de resposta, previsto na Lei de Imprensa, tem 

como finalidade a correcção ou esclarecimento de referências incorrectas, feitas num 

determinado artigo jornalístico, que sejam passíveis de ofender a honra e consideração 

das pessoas visadas no mesmo. Considerando ainda que o texto enviado não vem 

esclarecer ou corrigir qualquer facto relatado na notícia. 



 

5 

 

Em tom conclusivo, o Correio da Manhã argumenta que o texto enviado não está 

abrangido pelo instituto de direito de resposta e que foram claramente ultrapassados os 

limites referidos na Lei de Imprensa sobre a matéria. 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

6.1. O conteúdo do direito de resposta desdobra-se em duas vertentes fundamentais - o 

direito de resposta stricto sensu e o direito de rectificação. Sempre que, 

indiscriminadamente, se fala em direito de resposta são abarcadas estas duas realidades. 

Com efeito, o direito de resposta pode ser definido como o poder que assiste a todo 

aquele que seja pessoalmente afectado pela notícia de fazer publicar um texto seu, 

contendo um desmentido, rectificação ou defesa. Verificando-se os pressupostos do 

exercício quer de direito de resposta s.s., quer de direito de rectificação, o primeiro 

consome o segundo. 

6.2. No caso em apreço, o conteúdo das afirmações da recorrente foi, no seu entender, 

transposto de modo inexacto para a notícia e utilizado sem referência ao contexto em 

que foi produzido. Em função do tratamento da informação efectuado pelo Correio da 

Manhã, ter-se-ia verificado uma alteração qualitativa ao seu significado. Pelo que 

pretende a recorrente exercer o direito de rectificar as informações imprecisas que sobre 

a sua pessoa foram transmitidas ao público.  

6.3. Importa, portanto, precisar que a matéria envolta no presente recurso reporta-se, no 

essencial, ao exercício do direito de rectificação por parte da recorrente, competindo ao 

Conselho aferir sobre a verificação dos pressupostos do seu exercício.  

6.4. Em abstracto, note-se, não seria indefensável o exercício de direito de resposta 

baseado no facto de a notícia publicada pelo Correio da Manhã poder lesar a reputação e 

boa fama da recorrente, sobretudo no seu meio profissional. Uma vez que a alegada 

inexactidão patente na notícia poderia ter provocado uma alteração semântica ao 



 

6 

 

conteúdo das declarações proferidas pela recorrente susceptíveis de lesarem a sua 

reputação, justamente, porque reportadas à sua pessoa. 

6.5. Posto isto, devidamente enquadrado o objecto do presente recurso, cumpre proceder 

a análise do sucedido. A recorrente não nega que se pronunciou sobre o facto de o seu 

artigo crítico, intitulado “A Redacção”, ter sido recusado pelo Expresso. Mais admite ter 

respondido a algumas perguntas efectuadas através de correio electrónico. Em 

particular, à pergunta «sentiu que a sua crítica foi “censurada” pelo Expresso?», a 

recorrente respondeu “Sim”. Ora, ao responder dessa forma à questão colocada pelo 

jornalista do Correio da Manhã, invoca, implicitamente, ter expressado uma visão 

subjectiva sobre uma situação concreta. Mas da notícia publicada, e que motiva o 

presente recurso, resultará algo diverso. É nesse sentido que a recorrente invoca que 

nunca acusou o Expresso de censura. A recorrente entende, segundo se extrai do seu 

discurso, que o Correio da Manhã descontextualizou as declarações prestadas, 

alterando-lhes o tom e o alcance, conferindo-lhe um cariz acusatório, uma vontade de 

criar polémica que, não corresponderiam de todo à sua intenção. 

6.6. Sucede porém que, devidamente ponderados todos e cada um dos aspectos aduzidos 

pela recorrente, não são eles suficientes para que se lhe reconheça, no caso, a 

titularidade do direito de resposta, seja este entendido em sentido estrito, seja na sua 

dimensão de rectificação. É certo que, como é doutrina assente no Conselho Regulador, 

a apreciação do que possa afectar a reputação e boa fama deve ser aferida segundo uma 

perspectiva prevalentemente subjectiva, de acordo com a óptica do visado. Dito de outro 

modo, a determinação da susceptibilidade do que põe em causa o bom nome ou 

reputação e, em sequência, a avaliação do prejuízo ou lesão, caberá em primeira linha 

ao interessado, isto é, à pessoa que foi objecto das referências. “Por isso, não compete à 

publicação, com força decisiva e prevalecente, sindicar a existência do prejuízo, ou 

avaliar a susceptibilidade das referências feitas para afectarem direitos fundamentais da 

pessoa visada”. “Naturalmente, a subjectividade aqui introduzida não pode ser levada ao 

extremo, uma vez que tal equivaleria a considerar de forma ilimitada o exercício do 

direito de resposta e de rectificação, bastando o sujeito declarar que as referências eram 



 

7 

 

susceptíveis de afectar a sua reputação e boa fama para, sem mais, existir a obrigação de 

publicar” (cf. Deliberação 28/DR-I/2007, pp. 5 s.). 

6.7. Como tal, não há direito de resposta se for evidente (no sentido de manifesto) que o 

sentimento de lesão invocado por aquele que pretende exercer o direito de resposta não 

tem correspondência com a leitura e interpretação razoáveis que forem feitas do texto 

ou notícia que motivam aquela pretensão. Por outras palavras, a publicação da resposta 

pode ser recusada em casos de comprovado abuso do direito invocado ou de manifesta 

inexistência de qualquer interesse legítimo na resposta – sendo este último aspecto a 

verificar-se no caso concreto – como “sucede quando as referências do texto original (e 

respondido) são de todo e a qualquer luz insusceptíveis de contestação e quando 

inexistem notoriamente referências susceptíveis de afectar a reputação ou boa fama do 

respondente” (cf. Deliberação 43/DR-I/2007, de 20 de Dezembro, Recurso do 

Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde contra o jornal “Terras do Ave”, pp. 

8 s.). 

6.8. Realmente, perpassa em toda a argumentação da recorrente um sentimento 

profundo de incómodo causado pela acima analisada notícia do jornal “Correio da 

Manhã”. Naturalmente, o Conselho não questiona tal sentimento, desde logo porque não 

lhe cabe sindicar estados subjectivos. Mas a distinção entre o seu sentimento subjectivo 

de censura relativamente ao jornal Expresso, e a percepção de censura objectiva, que 

alega resultar da leitura da notícia recriminada do Correio da Manhã é demasiado 

especiosa, ultrapassa o razoável, e impede que, no caso, se dê prevalência à convicção 

da requerente quanto à susceptibilidade de afectação da sua reputação e boa fama, para 

empregar os termos legais. 

6.9. Pelo que, e sem necessidade de mais considerações, não entende o Conselho 

Regulador que, no caso, estejam preenchidos os pressupostos para o exercício do direito 

de resposta, seja na sua dimensão estrita, seja na de direito de rectificação. 

 

VII. Deliberação  



 

8 

 

 

O Conselho Regulador da ERC delibera, pelos motivos expostos, e ao abrigo do 

disposto nos artigos. 8º, al. f) e 24º, nº 3, al. j), dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, 

de 8 de Novembro, não considerar procedente o recurso apresentado por Dóris Graça 

Dias contra o jornal “Correio da Manhã”, assim procedendo ao seu arquivamento. 

 

Lisboa, 12 de Março de 2008 

 
O Conselho Regulador 

 
José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


