
1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 92/DR-I/2008 

 

Assunto: Recurso do Bastonário da Ordem dos Advogados contra o jornal “Diário de 

Notícias” (IV) 

 

 

I. Identificação das partes 

 

O Bastonário da Ordem dos Advogados, como Recorrente, e o “Diário de Notícias”, 

com sede no concelho de Lisboa, na qualidade de Recorrido. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tem por objecto o alegado cumprimento deficiente, por parte do Recorrido, do 

dever de facultar o exercício do direito de resposta ao Recorrente. 

 

III. Factos apurados 

 

1.  No canto superior direito da página 9 da edição de 12 de Julho de 2008 do 

“Diário de Notícias” (doravante, “DN”), de periodicidade diária, foi publicado um 

artigo de opinião, assinado por João Marcelino, director do DN, intitulado “Demagogia 

e populismo”, em que o autor recorda algumas alegadas afirmações de António Marinho 

e Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados, classificando-as de populistas, 

demagogas, brutais, cobardes, fomentadoras de alarme social, entre outros adjectivos.  

 

2.  O ora Recorrente remeteu ao director do DN um texto de resposta, através de 

carta registada com aviso de recepção, datada de 31 de Julho de 2008, invocando 



2 

expressamente o seu direito. A missiva foi recebida pelo seu destinatário em 4 de 

Agosto de 2008, conforme consta do aviso de recepção.  

 

3.  A resposta foi publicada na edição de 8 de Agosto de 2008, repartida entre o 

canto inferior direito da página 12 e o canto inferior esquerdo da página 13.   

 

4.  Entre o texto de resposta, tal como foi enviado pelo Recorrente, por carta datada 

de 31 de Julho de 2008, e a versão do mesmo que foi publicada no DN registam-se 

algumas discrepâncias: (i) na versão originária, constava, como título “Os insultos do 

director do Diário de Notícias”, enquanto na versão publicada tal título foi omitido, 

figurando, entre aspas, o título do texto respondido (“Demagogia e populismo”); (ii) no 

segundo parágrafo da resposta, a versão publicada omite a abertura de aspas (“), 

precedendo as expressões “populista e demagogo” e “acusações medíocres e cobardes”; 

(iii) no quarto parágrafo, omitiu-se a palavra “notícia”, que constava do original, tendo 

sido substituída pelo termo “peça”, apresentado entre parênteses rectos; (iv) no nono 

parágrafo, fechou-se com parênteses uma frase que tinha sido aberta com aspas; (v) no 

décimo primeiro parágrafo, substituiu-se a expressão “por que” pela palavra “porque” 

assim como a palavra “omitiu” pela palavra “permitiu”. 

 

5. Sob o texto de resposta, surge uma nota, assinada pelo director do DN, João 

Marcelino, com o seguinte teor: 

“Um mês depois, Marinho e Pinto indigna-se com um artigo por mim publicado 

no Diário de Notícias (a 12 de Julho) e junta-me a uma extensa lista de conjurados 

que trabalharão para o abater. Para pretensamente o demonstrar, abre um baú de 

recalcamentos fora de prazo, onde abunda a mentira, a meia verdade, a distorção e 

um ou outro facto irrelevante. 

Podia rectificar um por um todos os pontos por ele enumerados, mas seria 

perda de tempo e espaço e, pior, provavelmente prolongaria esta polémica estéril. A 

minha posição resume-se assim: para mim, pelo que tem dito e por mais este 

exemplo, Marinho e Pinto é o paradigma de um demagogo; para o Diário de 



3 

Notícias (que ele aproveita para tentar diminuir, de forma mesquinha), o bastonário 

da Ordem dos Advogados é um cidadão que desempenha um cargo relevante e que 

continuará a ser tratado com a isenção que merece.” 

 

IV. Argumentação do Recorrente 

 

Inconformado com a conduta do Recorrido, o Recorrente vem agora sujeitar a alegada 

ilegalidade ao escrutínio do Conselho Regulador da ERC, mediante recurso, interposto 

nos termos legais, que deu entrada em 22 de Agosto de 2008. Alega o seguinte, em 

súmula:  

i. Nos termos do disposto no artigo 26.º, n.º 2, da Lei de Imprensa, o Recorrido 

deveria ter publicado o texto de resposta no prazo de dois dias contados a partir da 

data de recepção, sendo certo que apenas a publicou ao fim de quatro dias; 

ii. A resposta não foi publicada com o mesmo relevo e apresentação do escrito que 

a provocou, dado ter sido inserida no fundo de uma página par, na secção 

habitualmente destinada a cartas de leitores e não na mesma secção do escrito 

respondido; 

iii. A resposta não foi publicada na íntegra, dada ter sido truncada em algumas das 

suas partes, nomeadamente no título que constava do original, assim como noutras 

partes, o que a tornou incompreensível em diversos pontos; 

iv. A nota final, da autoria do director do DN, tem um carácter marcadamente 

argumentativo e não se cinge ao escopo de apontar qualquer inexactidão ou erro de 

facto contidos na resposta, conforme se exige no artigo 26.º, n.º 6, da Lei de 

Imprensa. 

O Recorrente requer a intervenção da ERC no tocante às alegadas ilegalidades 

cometidas pelo Recorrido, no sentido de determinar a republicação da resposta, nos 

precisos termos em que foi redigida e de se pronunciar sobre a actuação do Recorrido à 

luz dos valores que possam estar em causa no presente caso. 

 

V. Defesa do Recorrido 



4 

 

Notificado, nos termos legais, para exercer o contraditório, o Recorrido alega o 

seguinte, em síntese: 

i. É certo que a resposta foi publicada fora do prazo legalmente imposto. Contudo, 

dado que a resposta chegou à redacção em pleno mês de Agosto, período de férias de 

grande parte dos funcionários do jornal, bem como do próprio director, a quem o teor 

da resposta teve de ser transmitido, não foi possível uma publicação mais atempada. 

Note-se, porém, que o Recorrente exerceu o seu direito 19 dias depois da publicação 

do texto respondido, pelo que parece razoável supor que um atraso de apenas 2 dias 

não constituirá um dano relevante sobre os fins por si visados; 

ii.  O Recorrido procedeu à publicação do texto de resposta, sem interpolações nem 

interrupções, inserindo-o na página onde se publica o editorial, prosseguindo para a 

página onde se encontram os artigos de opinião, com o mesmo relevo do texto 

respondido e ocupando idêntica área de impressão, sendo, aliás, o tipo e o tamanho da 

letra idênticos num texto e no outro; 

iii. Quanto à alegação de que o texto de resposta foi “amputado” no tocante ao título, 

refere o Recorrido que o título da resposta não é aquele que o respondente pretende, 

mas sim o que se encontra previsto no artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa: “Direito 

de Resposta”, tal como foi publicado. A lei nada prevê quanto à obrigação de publicar 

o título dado pelo respondente e onde a lei não distingue, não deve o intérprete 

distinguir; 

iv. Quanto à republicação do título que encimava o texto respondido, “Demagogia e 

populismo”, ela visa remeter os leitores para o texto respondido, de modo a 

contextualizar a questão controvertida. Não descaracterizou a resposta nem impediu 

que a mesma atingisse os objectivos pretendidos. 

v. Quanto às restantes diferenças que se verificam entre a versão do texto de resposta 

redigido pelo Recorrente e aquela que foi efectivamente publicada, tratam-se de meras 

falhas técnicas, não intencionais, de quem dactilografou a réplica, as quais não influem 

no sentido do texto com uma gravidade tal que justifique a respectiva republicação; 



5 

vi. Quanto à nota da autoria do director do DN, ela destina-se efectivamente a 

corrigir inexactidões e erros de facto, porquanto nela se esclarece apenas que não 

existe qualquer perseguição do director do DN ou do próprio jornal ao Recorrente, que 

não se pretende entrar em polémicas que nada acrescentam à opinião pública, 

aclarando-se igualmente a posição pessoal do director do DN, assim como a posição 

institucional do jornal, relativamente à pessoa do Recorrente.  

 

VI. Outras diligências 

 

Pelas 15 horas do dia 10 de Setembro de 2008, realizou-se uma audiência de conciliação 

entre o Recorrido e o Recorrente, sem que as partes tenham logrado atingir um 

entendimento que colocasse termo ao litígio.  

 

VII. Normas aplicáveis 

 

Para além do dispositivo constante do artigo 37.º, n.º 4, da Constituição da República 

Portuguesa (doravante, “CRP”), as normas aplicáveis ao caso vertente são as constantes 

dos artigos 25.º, n.ºs 1 e 4, 26.º, n.º 2, alínea a), n.ºs 3 e 6, e 27.º, n.º 4, da Lei de 

Imprensa (Lei n.º 2/1999, de 13 de Janeiro, na versão dada pela Lei n.º 18/ 2003, de 11 

de Junho, doravante a “LI”), em conjugação com o disposto no artigo 8.º, alíneas d) e f), 

artigo 24.º, n.º 3, alínea j), artigo 59.º e artigo 60.º dos Estatutos da ERC (doravante, 

“EstERC”), aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

 

VIII. Análise e fundamentação 

 

1. Dos requisitos procedimentais 

 

A ERC é competente. As partes são legítimas. Foram cumpridos os prazos legais. Não 

há questões prévias a conhecer. 

 



6 

2. Fundamentação 

 

1. Começando pela questão do prazo de publicação: o texto de resposta chegou à 

redacção do DN no dia 4 de Agosto de 2008, tendo sido publicado na edição de 8 de 

Agosto de 2008. Nos termos do artigo 26.º, n.º 2, alínea a), da LI, a resposta deve ser 

publicada dentro de dois dias a contar da recepção, se a publicação for diária, como é o 

caso do DN. 

 

2. Refere o Recorrido que a publicação da resposta dentro do prazo legal não foi 

possível dado que a mesma chegou à redacção em pleno mês de Agosto, período de 

férias de grande parte dos funcionários do jornal, bem como do próprio director, a quem 

o teor da resposta teve de ser transmitido. Contudo, as obrigações constitucionais e 

legais da publicação periódica não variam em razão da época do ano, sendo certo que, 

mesmo em período de férias de grande parte dos colaboradores, tal como é assegurada a 

produção diária das edições do jornal, deverá ser assegurado o cumprimento dos 

deveres inerentes ao direito de resposta. 

 

3. Irrelevante afigura-se também o facto, alegado pelo Recorrido, de ter o Recorrente 

exercido o seu direito 19 dias depois da publicação do texto respondido. O Recorrente 

assim o fez pois estava no seu direito, dado que a LI lhe atribui um prazo de 30 dias, nos 

termos do artigo 25.º, n.º 1. O Recorrido, por seu turno, publicou o texto de resposta 

quatro dias depois da chegada do mesmo à redacção, incumprindo o prazo legal 

estabelecido para o efeito. Tal constitui uma infracção punível com sanção contra-

ordenacional, nos termos do artigo 35.º, n.º 1, alínea b), da LI. A efectiva verificação de 

um dano sobre os fins por si visados pelo respondente não constitui um elemento típico 

do ilícito previsto na norma referida. 

 

4. Quanto à questão de saber se o texto de resposta foi publicado com igual relevo e 

apresentação que o texto respondido, importa dar razão ao Recorrente: o texto 

respondido encontra-se inserido no quarto superior direito de uma página ímpar, o que 



7 

constitui uma localização de grande visibilidade, muito maior do que aquela de que 

gozam os conteúdos inseridos no canto inferior direito de página par e canto inferior 

esquerdo de página ímpar, correspondendo o conjunto destas duas últimas justamente 

àquilo que no mercado se chama o ângulo morto do jornal, a zona de menor 

visibilidade, logo, menos valiosa, até para efeitos de preços relativos à inserção de 

publicidade. Para respeitar a obrigação de publicação com igual relevo e apresentação, 

que consta do artigo 26.º, n.º 3, da LI, o Recorrido deverá republicar o texto de resposta 

no canto superior direito de uma página ímpar do jornal, na mesma secção onde foi 

publicado o texto respondido.  

 

5. Além disso, detecta-se que o Recorrido incumpriu igualmente o dever de publicar o 

texto de resposta “de uma só vez, sem interpolações nem interrupções”, constante do já 

citado artigo 26.º, n.º 3, da LI. Com efeito, o texto de resposta, após ser parcialmente 

publicado na página 12, é entrecortado por uma caixa contendo alguns fait-divers, assim 

como um texto de opinião de Fernanda Câncio, só depois prosseguindo a réplica. 

Independentemente desse facto, deve entender-se, aliás, que a lei proíbe a publicação da 

resposta ou da rectificação de forma repartida por diversas páginas, salvo no caso 

excepcional de extravasamento do limite de palavras, previsto no artigo 26.º, n.º 1, da 

LI. 

 

6. Importa, seguidamente, passar à análise das discrepâncias entre o teor do texto de 

resposta, tal como foi redigido pelo Recorrente, e a versão publicada. Começando pelo 

título “Os insultos do director do Diário de Notícias”, que consta da versão redigida 

pelo Recorrente, o qual foi substituído, na versão publicada, pelo título, entre aspas, do 

texto respondido (“Demagogia e populismo”), refere o Recorrido que o título da 

resposta «não é aquele que o respondente pretende, mas sim o que se encontra previsto 

no artigo 26.º, n.º 3, da Lei de Imprensa: “Direito de Resposta”».  

Cumpre esclarecer o Recorrido que a referência constante desse preceito não constitui 

um título, mas sim, como o próprio preceito indica, uma mera “indicação de que se trata 

de direito de resposta ou rectificação”. O Recorrido invoca a regra geral de exegese ubi 



8 

lex non distinguit nec nos distinguere debemus para sustentar que, na ausência de 

qualquer referência legal à publicação dos títulos apostos pelo respondente ao seu texto, 

tal publicação fica sujeita ao arbítrio da publicação periódica: em suma, invoca tal regra 

para, logo a seguir, proceder à operação hermenêutica diametralmente oposta, 

distinguindo onde a lei não distingue. Assim, o texto de resposta deve ser publicado por 

inteiro, de uma só vez, sem interpolações nem interrupções, devendo entender-se por 

“texto de resposta” todos seus eventuais componentes – corpo, títulos, antetítulos ou 

subtítulos que eventualmente lhe sejam apostos pelo respondente (sujeito, naturalmente, 

aos limites decorrentes da razoabilidade e da boa-fé), devendo ser ainda precedido da 

indicação de que se trata de direito de resposta, nos termos do artigo 26.º, n.º 3, da LI.  

 

7. Quanto às restantes discrepâncias entre a versão do texto de resposta que foi redigida 

pelo Recorrente e aquela que o DN efectivamente publicou – no segundo parágrafo da 

resposta, a versão publicada omite a abertura de aspas (“), precedendo as expressões 

“populista e demagogo” e “acusações medíocres e cobardes”; no quarto parágrafo, 

omitiu-se a palavra “notícia”, que constava do original, tendo sido substituída pelo 

termo “peça”, apresentado entre parênteses rectos; no nono parágrafo, fechou-se com 

parênteses uma frase que tinha sido aberta com aspas; no décimo primeiro parágrafo, 

substituiu-se a expressão “por que” pela palavra “porque” assim como a palavra 

“omitiu” pela palavra “permitiu” – embora não constituam ofensas ao princípio da 

inviolabilidade do texto de resposta tão graves como aquela que é analisada no ponto 

anterior, deverão ser objecto de correcção, quando o Recorrido republicar a réplica do 

Recorrente, aproveitando a oportunidade para rectificar esses lapsos não intencionais.  

 

8. Por fim, quanto à nota, da autoria do director do DN, publicada sob o texto de 

resposta, importa referir que o artigo 26.º, n.º 6, da LI, estabelece que “[n]o mesmo 

número em que for publicada a resposta ou a rectificação só é permitido à direcção do 

periódico fazer inserir uma breve anotação à mesma, da sua autoria, com o estrito fim 

de apontar qualquer inexactidão ou erro de facto contidos na resposta ou na 

rectificação”.  



9 

Conforme tem sido entendimento do Conselho Regulador, esta disposição legal implica, 

designadamente, que:  

(i) A anotação não poderá servir para contraditar os factos invocados na 

resposta ou na rectificação, salvo no caso de neles se encontrar patente 

alguma inexactidão ou erro notório, do conhecimento geral ou fácil e 

objectivamente comprovável; 

(ii) A anotação não poderá, em caso algum, servir para contestar a interpretação 

ou enquadramento dos factos ou o juízo de valor que sobre eles é efectuado 

na resposta ou na rectificação; 

(iii)A anotação deverá ser redigida num tom neutro, parcamente adjectivado e, 

sobretudo, não depreciativo quanto à resposta ou rectificação e ao seu autor; 

 

9. Da leitura da nota do director do DN resulta claramente que a mesma não se destina à 

estrita correcção de inexactidões ou erros de facto. Refere-se sarcástica e 

pejorativamente ao Recorrente (“junta-me a uma extensa lista de conjurados que 

trabalharão para o abater”), tece juízos sobre a veracidade das ilações constantes do 

texto de resposta (“Para pretensamente o demonstrar”), sobre os seus motivos (“um baú 

de recalcamentos fora de prazo”) e métodos (“onde abunda a mentira, a meia verdade, a 

distorção e um ou outro facto irrelevante”), desqualifica a argumentação expendida na 

réplica (“Podia rectificar um por um todos os pontos por ele enumerados”), desqualifica 

o seu autor (“para mim, pelo que tem dito e por mais este exemplo, Marinho e Pinto é o 

paradigma de um demagogo”), acusando-o de tentar diminuir o DN “de forma 

mesquinha”. Além disso, existe, subjacente à nota em análise, uma claríssima intenção 

de desvalorizar – ilicitamente – o texto de resposta, que, só por si, seria o bastante para 

determinar a obrigação de republicação da réplica, mesmo que nenhum outro 

fundamento invocado pelo Recorrente fosse considerado procedente.  

 

10. Assim, deverá o Recorrido proceder à republicação do texto de resposta do 

Recorrente, tal como foi redigido por este e enviado em anexo à carta datada de 31 de 

Julho de 2008, no prazo de 48 horas após a notificação da presente deliberação, nos 



10 

termos do artigo 60.º, n.º 1, dos EstERC. A publicação do texto de resposta deverá ser 

feita integralmente – incluindo todos os seus componentes – na mesma secção, com o 

mesmo relevo e apresentação do escrito respondido, de uma só vez, sem interpolações 

nem interrupções, devendo ser precedida das indicações de que se trata de direito de 

resposta e acompanhada da menção de que a publicação é efectuada por efeito de 

deliberação do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social, nos termos dos artigos 26.º, n.º 3, e do artigo 27.º, n.º 4, da LI.  

 

11. Atendendo ao facto de o Recorrido não ter antecedentes significativos, nem 

recentes, no tocante a infracções relacionadas com a denegação ou cumprimento 

deficiente do dever de facultar o direito de resposta (o Conselho Regulador deliberou 

somente por duas vezes no sentido de se verificar incumprimento de deveres legais 

relacionados com o direito de resposta: na Deliberação n.º 9-R/2006, de 12 de Julho de 

2006, e na Deliberação n.º 42/DR-I/2007, de 14 de Novembro de 2007), o Conselho 

Regulador entende não ser necessária nem conveniente a instauração de procedimento 

contra-ordenacional.   

 

IX. Deliberação  

 

Tendo apreciado o recurso do Bastonário da Ordem dos Advogados contra o jornal 

“Diário de Notícias”, por cumprimento deficiente do dever de facultar o exercício do 

direito de resposta relativamente a um escrito inserido na edição de 12 de Julho de 2008 

daquele periódico, o Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo do disposto nos 

artigos 8.º, alíneas d) e f) e 24.º, n.º 3, alínea j) dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, 

de 8 de Novembro: 

 

1. Determinar a publicação, pelo jornal “Diário de Notícias”, do texto do 

Recorrente, com todos os seus componentes, no prazo de 48 horas após a 

notificação da presente deliberação, na mesma secção, com o mesmo relevo 

e apresentação do escrito respondido, de uma só vez, sem interpolações nem 



11 

interrupções, devendo o mesmo ser precedido das indicações de que se trata 

de direito de resposta e acompanhado da menção de que a publicação é 

efectuada por efeito de deliberação do Conselho Regulador da Entidade 

Reguladora para a Comunicação Social; 

2. Instar o jornal “Diário de Notícias” ao cumprimento escrupuloso dos seus 

deveres constitucionais e legais em matéria de direito de resposta. 

 

Lisboa, 12 de Novembro de 2008 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 
 


