
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

30/DR-I/2009 
 

 
 
 

Recurso de Teresa de Lurdes Capela Ramos, Mariana Amélia 
Romão de Castro, José Guilherme Mota dos Santos Pacheco, 

Alberto José Silva Alvares Santos, Carlos Filipe Ferreira de Araújo 
Pereira e Doro Filipe da Rocha Guedes contra o jornal Correio da 

Manhã 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

27 de Maio de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 30/DR-I/2009 

 

Assunto: Recurso de Teresa de Lurdes Capela Ramos, Mariana Amélia Romão de 

Castro, José Guilherme Mota dos Santos Pacheco, Alberto José Silva Alvares 

Santos, Carlos Filipe Ferreira de Araújo Pereira e Doro Filipe da Rocha 

Guedes contra o jornal Correio da Manhã 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Teresa de Lurdes Capela Ramos, Mariana Amélia Romão de Castro, José Guilherme 

Mota dos Santos Pacheco, Alberto José Silva Alvares Santos, Carlos Filipe Ferreira de 

Araújo Pereira e Doro Filipe da Rocha Guedes, como Recorrentes, e o jornal Correio da 

Manhã, com sede no concelho de Lisboa, na qualidade de Recorrido. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tem por objecto a alegada denegação, por parte do Recorrido, do dever de 

facultar aos Recorrentes o exercício do direito de resposta relativamente a duas 

fotografias, publicadas nas edições de 6 e 13 de Janeiro de 2009. 

 

III. Factos apurados  

 

1. Na página 12 da edição de 6 de Janeiro de 2009 do Correio da Manhã, na secção 

“Portugal”, foi publicada uma notícia, intitulada “Em nome do Estado, desculpem” e 

tendo como subtítulo “19 arguidos, entre os quais três militares da Guarda Fiscal, 

julgados por furtos no aeroporto”. A notícia relata os desenvolvimentos de um processo-

crime que corre os seus trâmites na comarca do Porto, tendo por objecto vários crimes 



 

2 

de furto no aeroporto Sá Carneiro, e surge acompanhada por uma fotografia, em que 

pode ver-se um grupo de pessoas à porta do tribunal, acompanhada pela legenda 

“Arguidos voltam ao tribunal na próxima semana”. Entre as pessoas retratadas, 

encontram-se alguns dos Recorrentes. 

 

2. Na página 8 da edição de 13 de Janeiro de 2009 do mesmo jornal, na secção “Norte”, 

vem publicada uma notícia intitulada “Irritado manda parar julgamento”, com o 

antetítulo “Funcionários e GNR roubavam no aeroporto” e o subtítulo «Nova falha no 

sistema de gravação leva juiz a suspender audiência até “quem de direito resolva o 

problema”. Procurador protesta contra condições». O artigo aborda os últimos 

desenvolvimentos do processo em causa, surgindo acompanhado por uma fotografia, 

novamente de um grupo de pessoas à entrada do Palácio da Justiça do Porto, onde 

figuram igualmente alguns dos Recorrentes. Sob a imagem, pode ler-se a seguinte 

legenda: “Entre os arguidos há 12 funcionários do terminal de carga do aeroporto e 

quatro cabos da GNR”. 

 

3. Em 20 de Janeiro de 2009, foi remetida uma carta ao director do Correio da Manhã, 

que foi recebida no dia seguinte, segundo o aviso de recepção, em que os ora 

Recorrentes informaram que, embora sendo funcionários do Aeroporto Francisco Sá 

Carneiro, não são arguidos no processo-crime em questão, tendo comparecido nas 

instalações do tribunal, na data em que foram fotografados, com o único objectivo de 

serem ouvidos como testemunhas. Refere-se ainda, na missiva em questão, que a 

publicação das fotografias acarreta uma violação do seu direito à imagem. Junto a esta 

carta, foram remetidos seis textos de resposta, ou seja, um por cada funcionário 

erroneamente associado à qualidade de arguido no processo através das fotografias 

publicadas.  

 

4. Alguns dias após a recepção desta carta, a mandatária dos Recorrentes foi contactada, 

telefonicamente, pela sociedade de advogados que representa o Recorrido, tendo sido 

comunicado àquela que se encontravam preenchidos os requisitos legais do direito de 



 

3 

resposta. Contudo, o advogado do Recorrido recusou a publicação dos seis textos, 

invocando, para esse efeito, a Directiva da ERC n.º 2/2008, de 12 de Novembro de 2008 

sobre a publicação de textos de resposta e de rectificação na Imprensa (in www.erc.pt), 

que dispõe, no ponto 2.3: 

“Em caso de pluralidade de respondentes, não podem estes exercer cumulativamente 

o direito de resposta ou o direito de rectificação – ainda que, numa perspectiva de 

pura forma, se admita a sua titularidade –, quando semelhante conduta, em lugar de 

consubstanciar a apresentação de verdades distintas e alternativas dos factos e a 

reposição do bom nome dos visados, se traduza, afinal, em manifesta redundância 

no preenchimento do espaço jornalístico, impondo, por esta via, à publicação visada 

uma limitação injustificada e abusiva da sua liberdade editorial” 

 

5. Assim, em 26 de Janeiro de 2009, os Recorrentes remeteram ao Recorrido, por 

telecópia, dois textos de resposta – um referente à fotografia publicada em 6 de Janeiro 

e da autoria de Teresa de Lurdes Capela Ramos e Mariana Amélia Romão de Castro, e o 

outro em reacção quer a essa imagem, quer àquela que foi publicada em 13 de Janeiro, 

da autoria dos demais Recorridos. 

 

6. Em 27 de Janeiro de 2009, o Recorrido respondeu aos Recorrentes por telecópia, 

recusando a publicação dos textos. Argumentou que a exigência de exercício do direito 

de resposta não veio acompanhada da procuração sobre a qual assenta a representação 

dos Recorrentes pela sua advogada, que em nenhuma das notícias em causa são feitas 

referências, directas ou indirectas, aos Recorrentes e em momento algum se diz que as 

pessoas fotografadas à porta do tribunal – um local público, acessível a todos – têm 

qualquer ligação com o processo. Além disso, refere o Recorrido que, na primeira 

fotografia, são visíveis 17 pessoas, sendo os Recorrentes apenas seis, enquanto na 

segunda são visíveis cinco pessoas, sendo certo que apenas quatro pretendem exercer o 

direito de resposta. Por fim, sustenta o Recorrido que o envio de dois textos de resposta 

relativos à mesma questão constitui uma limitação excessiva da liberdade editorial do 



 

4 

jornal, em particular à luz da orientação plasmada no ponto 2.6 (citado supra) da 

Directiva da ERC n.º 2/2008, de 12 de Novembro de 2008 sobre a publicação de textos 

de resposta e de rectificação na Imprensa. 

 

7. Em 5 de Fevereiro de 2009, os Recorrentes enviaram ao Recorrido, por telecópia, as 

procurações que se encontravam em falta, aproveitando para argumentar que os direitos 

de resposta em apreço dizem respeito às fotografias e respectivas legendas, e não aos 

textos que as acompanham, e para explicar o motivo pelo qual os Recorrentes optaram 

pelo envio de dois textos de resposta. Em 9 de Fevereiro, o advogado do Correio da 

Manhã responde, por correio electrónico, reafirmando o não preenchimento de 

requisitos de teor, informando que se mantém a decisão de recusa. 

 

8. Até à presente data, o Recorrido não procedeu à publicação dos textos de resposta dos 

Recorrentes. 

 

IV. Argumentação dos Recorrentes 

 

Inconformados com a alegada denegação, por parte do Recorrido, do seu direito de 

resposta, os Recorrentes vêm agora, conjuntamente e representados por mandatária 

forense, com procuração no processo, sujeitar a ilegalidade ao escrutínio do Conselho 

Regulador da ERC, mediante recurso, interposto nos termos legais, que deu entrada em 

2 de Março de 2009, no qual aduzem que: 

i. Dado que quatro dos Recorrentes exerceram, cumulativamente, dois direitos de 

resposta, um relativo à edição de 6 de Janeiro e outro contra a edição de 13 de 

Janeiro, nunca poderiam tais direitos ser exercidos, cumulativamente, pelos seis, 

com um só texto. Com efeito, as pessoas retratadas nas duas fotografias (logo, os 

respectivos respondentes) não são coincidentes; 

ii. Não está em causa a orientação plasmada na Directiva n.º 2/2008, dado que 

estão em causa duas publicações diferentes, pelo que deverão ser publicados 

dois textos. 



 

5 

 

V. Defesa do Recorrido 

 

Notificado, nos termos legais, para exercer o contraditório, o Recorrido, representado 

por advogado com procuração no processo, alega o seguinte: 

i. Através da mensagem enviada por telecópia em 27 de Janeiro de 2009 e 

recebida no mesmo dia, os Recorrentes foram informados por escrito, dos 

motivos da recusa, ao abrigo do artigo 26.º, n.º 7, da LI; 

ii. Contudo, o presente recurso apenas deu entrada na ERC em 2 de Março de 

2009; 

iii. Assim, não deverá ser concedido provimento ao recurso, por ser o mesmo 

intempestivo, uma vez que deu entrada mais de 30 dias decorridos sobre a data 

da recusa, nos termos do disposto no artigo 59.º, n.º 1, dos EstERC; 

iv. Alega a mandatária dos Recorrentes que lhe terá sido enviada, pelo mandatário 

do jornal, em 9 de Fevereiro de 2009, uma mensagem por correio electrónico, 

informando que “a falta dos requisitos de teor se mantém, pelo que permanece 

a decisão de recusa”. Torna-se óbvio que só é referida esta última mensagem 

com o objectivo de evitar o indeferimento liminar pela ERC. Tal argumento, 

aliás, é lamentável, dado que a correspondência entre advogados é sigilosa, não 

valendo como meio de prova; 

v. O prazo para apresentação de recurso tem início na data da recusa comunicada 

nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 26.º, n.º 7, da LI;  

vi. A troca de correspondência havida entre os mandatários, após a recusa, mais 

não significa do que um gesto de cortesia entre colegas, não tendo efeitos sobre 

a contagem do prazo; 

vii. Além disso, não consta dos artigos em causa qualquer referência susceptível de 

lesar a reputação ou a boa fama dos Recorrentes. Elas apenas relatam um 

julgamento ocorrido no Palácio da Justiça do Porto e surgem acompanhadas 

por fotografias tiradas à porta desse tribunal. Jamais se diz que as pessoas que 



 

6 

aparecem nas fotografias (cujo número, aliás, excede o dos Recorrentes) são 

arguidos no processo-crime em questão;  

viii. As fotografias em causa foram tiradas num local público, acessível por 

qualquer pessoa. Nos termos do artigo 79.º, n.º 2, do Código Civil, é 

dispensado o consentimento da pessoa retratada quando “a reprodução da 

imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou de factos de interesse 

público ou que hajam decorrido publicamente”. 

 

O Recorrido requer o arquivamento do recurso.  

 

VI. Normas aplicáveis 

 

Para além do disposto no artigo 37.º, n.º 4, da Constituição da República Portuguesa 

(doravante, CRP), as normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas nos artigos 

26.º, n.º 7, da Lei de Imprensa (Lei n.º 2/1999, de 13 de Janeiro, na versão dada pela Lei 

n.º 18/ 2003, de 11 de Junho, doravante, “LI”), 14.º, n.º 2, alínea b), do Estatuto do 

Jornalista (EstJor), aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro, com as alterações 

introduzidas pela Lei n.º 64/2007, de 6 de Novembro, e Declaração de Rectificação n.º 

114/2007, em conjugação com o disposto no artigo 8.º, alínea f), artigo 24.º, n.º 3, alínea 

j), e artigo 59.º, n.º 1, dos Estatutos da ERC (doravante, EstERC), aprovados pela Lei 

n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

 

VII. Análise e fundamentação 

 

1. A ERC é competente. As partes são legítimas.  

O Recorrido invoca a questão do eventual incumprimento do prazo legal para a 

interposição de recurso.  

Em 27 de Janeiro, um dia depois de ter sido formalizada a exigência de publicação dos 

dois textos de resposta dos Recorrentes, o Recorrido respondeu, por telecópia, 

comunicando a sua recusa, acompanhada da devida fundamentação (embora não faça 



 

7 

referência à audição do conselho de redacção, exigida pelo artigo 26.º, n.º 7, da LI). O 

Recorrido entende esta comunicação como a única recusa relevante, para efeitos do 

disposto no artigo 26.º, n.º 7, da LI, com a consequência da intempestividade do 

recurso, nos termos do artigo 59.º, n.º 1, dos EstERC. Os Recorrentes, por seu turno, 

entendem que a última missiva que lhes foi enviada constitui, ela própria, uma nova 

recusa, para efeitos do artigo 26.º, n.º 7, da LI, pelo que o prazo começaria a contar 

apenas a partir da data da sua recepção, com a consequência da não verificação da 

apontada intempestividade.  

 

2. Face ao teor das missivas, não há como não dar razão aos Recorrentes. Com efeito, 

conforme se verificará, a omissão da junção das procurações constitui o único 

argumento verdadeiramente procedente invocado pelo jornal para recusar a publicação 

dos textos de resposta. Os Recorrentes, admitindo o seu erro, corrigiram-no, 

concedendo uma nova oportunidade ao Correio da Manhã para publicar os seus textos, 

antes de recorrerem à ERC. Inexistindo identidade de fundamentos entre as duas recusas 

(a primeira inclui a omissão da prova dos poderes de representação, ao passo que a 

segunda não se apoia já nesse argumento), a última recusa deve ser vista como uma 

nova recusa autónoma, e não uma reafirmação daquilo que já havia sido transmitido 

anteriormente.  

 

3. Além disso, não procede a afirmação do Correio da Manhã de que o exercício do 

direito de resposta só se poderia conceber perante textos escritos, e não contra imagens. 

Nos termos do artigo 24.º, n.º 1, da LI, goza do direito de resposta qualquer pessoa “que 

tiver sido objecto de referências, ainda que indirectas, que possam afectar a sua 

reputação e boa fama”. Por “referência” deverá entender-se não só referências 

meramente textuais, como aquelas que resultam exclusivamente de imagens ou ainda da 

combinação de imagens com o artigo que as acompanha ou com as respectivas 

legendas. Neste sentido depõe, indubitavelmente, o artigo 25.º, n.º 1, in fine, da LI, ao 

referir-se a “escrito ou imagem”. 

  



 

8 

 

4. Ademais, muito embora não exista, em qualquer das notícias, qualquer imputação 

expressa aos ora Recorrentes da pretensa qualidade de arguidos, a verdade é que o leitor 

médio, confrontado com as fotografias em causa e com o respectivo enquadramento, é 

levado a crer que as pessoas aí representadas são, efectivamente, arguidos no processo-

crime em questão. Com efeito, sob a fotografia publicada na edição de 6 de Janeiro do 

Correio da Manhã pode ler-se “Arguidos regressam ao tribunal na próxima semana”; e 

sob aquela que ilustra a notícia de 13 de Janeiro, encontra-se a seguinte legenda: “Entre 

os arguidos há 12 funcionários do terminal de carga do aeroporto e quatro cabos da 

GNR”. Ao potenciar a errónea conclusão de que as pessoas aí retratadas correspondem 

aos arguidos, as imagens, conjugadas com as respectivas legendas, constituem 

referências susceptíveis de lesar a reputação e boa fama dos Recorrentes e, nessa 

medida, desencadeiam, na sua esfera jurídica, a titularidade de um direito de resposta ou 

de rectificação (este último, aliás, sem dependência de qualquer susceptibilidade de 

lesão sobre os direitos de personalidade referidos). Para este efeito, como é evidente, de 

modo algum releva o facto de, na primeira fotografia, serem visíveis 17 pessoas, sendo 

os Recorrentes apenas seis, enquanto na segunda são visíveis cinco pessoas, sendo certo 

que apenas quatro pretenderam exercer o direito de resposta. As demais pessoas que 

foram fotografadas nesse contexto gozariam igualmente do direito de resposta ou de 

rectificação, sendo certo que a sua decisão de não o exercer não prejudicaria o seu 

exercício pelos ora Recorrentes. 

 

5. Por fim, refira-se que o Recorrido efectua uma interpretação incorrecta do citado 

ponto 2.3 da Directiva da ERC n.º 2/2008, de 12 de Novembro de 2008 sobre a 

publicação de textos de resposta e de rectificação na Imprensa. A publicação de dois 

textos de resposta não acarreta uma manifesta redundância no preenchimento do espaço 

jornalístico pelo simples facto de que as imagens objecto de resposta são, também elas, 

duas, e publicadas nas duas edições do Correio da Manhã, sendo um direito de qualquer 

respondente fazer publicar tantas réplicas quantas as referências susceptíveis de afectar 



 

9 

a sua reputação e boa fama. Nada o obriga, em suma, a aglutinar as respostas relativas a 

várias peças jornalísticas numa só.  

 

6. Embora seja certo que o artigo 79.º, n.º 2, do Código Civil, dispõe não ser necessário 

o consentimento da pessoa retratada quando a reprodução da imagem vier enquadrada 

na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público, o enquadramento que 

rodeou a publicação das fotografias representando os Recorrentes, ao induzir os leitores 

em erro quanto à sua suposta qualidade de arguidos, era passível de constituir, conforme 

se referiu, um atentado ao seu bom nome e reputação, um direito fundamental 

reconhecido pelo artigo 26.º, n.º 1, da CRP. Na verdade, o facto de o Correio da Manhã 

ter permitido que esta situação se mantivesse sem correcção é, ele próprio, passível de 

reparo, em face do EstJor que, no seu artigo 14.º, n.º 2, alínea b), determina como dever 

profissional do jornalista proceder à rectificação das incorrecções ou imprecisões que 

lhes sejam imputáveis.  

 

VIII. Deliberação  

 

Tendo apreciado o recurso de Teresa de Lurdes Capela Ramos, Mariana Amélia Romão 

de Castro, José Guilherme Mota dos Santos Pacheco, Alberto José Silva Alvares Santos, 

Carlos Filipe Ferreira de Araújo Pereira e Doro Filipe da Rocha Guedes contra o jornal 

Correio da Manhã, por alegada denegação, por parte do Recorrido, do dever de facultar 

aos Recorrentes o exercício do direito de resposta relativamente a duas fotografias, 

publicadas nas edições de 6 e 13 de Janeiro de 2009, o Conselho Regulador da ERC, ao 

abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos Estatutos anexos 

à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, delibera:  

 

1. Conceder provimento ao recurso; 

2. Ordenar a publicação dos dois textos de resposta, nos termos do artigo 26º da 

Lei de Imprensa, acompanhados da menção de que tal publicação decorre de 

determinação da ERC;  



 

10 

3. Instar o Correio da Manhã a uma conduta mais respeitadora do direito de 

resposta; 

4. Informar o jornal Correio da Manhã de que fica sujeito ao pagamento de 

uma quantia pecuniária, no valor de €500, por cada dia de atraso no 

cumprimento da obrigação de publicação, de acordo com o artigo 72º dos 

Estatutos da ERC. 

 

Lisboa, 27 de Maio de 2009 

 

O Conselho Regulador, 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 

 


