
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

36/DR-I/2009 
 

 
 
 
 

Recurso de Rodrigo José Osório de Vasconcelos Jardim Gonçalves 
contra o jornal Expresso 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

9 de Junho de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 36/DR-I/2009 

 

 

Assunto: Recurso de Rodrigo José Osório de Vasconcelos Jardim Gonçalves contra o 

jornal Expresso  

 

 

I. Identificação das partes 

 

Rodrigo José Osório de Vasconcelos Jardim Gonçalves, como Recorrente, e o jornal 

Expresso, com sede no concelho de Oeiras, na qualidade de Recorrido. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tem por objecto a alegada denegação, por parte do Recorrido, do dever de 

facultar ao Recorrente o exercício do direito de resposta. 

 

III. Factos apurados  

 

1. Na edição de 10 de Janeiro de 2009 do jornal Expresso, de periodicidade semanal, 

surge publicado um texto, não assinado, sob o título «“Interesses obscuros no BCP”» 

(entre aspas no original), com o antetítulo “Advogados” e o subtítulo «Filho de Jardim 

Gonçalves diz que perguntas sobre a ida de elementos do BCP para o seu escritório são 

o perpetuar da “saga de perseguição” ao pai».  

 

2. O artigo tem o seguinte teor: 

«Rodrigo Jardim Gonçalves, filho do ex-presidente do BCP, tem a trabalhar 

consigo dois advogados, ligados ao banco. Um deles, Carlos Picoito, esteve na 



 

2 

assessoria jurídica do BCP, tendo partido dele a sugestão de declarar incobrável 

a dívida de € 12,5 milhões que outro dos filhos de Jardim, Filipe, tinha para com 

o banco. O outro advogado, Gomes da Silva, entrou na sociedade em 2004 

depois de lhe ter sido concedida uma “licença sem vencimento”, que lhe 

permitiu continuar a receber do banco parte da remuneração. Estas licenças 

foram concedidas a membros directivos, tendo sido aberta uma excepção para 

Gomes da Silva, com a concordância de Picoito. 

Contactado pelo Expresso, Rodrigo Jardim Gonçalves rejeita, em depoimento 

escrito, a ideia de que tenha havido algum tratamento especial, referindo que a 

sua sociedade não fez “nenhum contacto, formal ou informal, com o BCP 

relativamente às pessoas em questão”. Além disso, desconhece “eventuais 

acordos entre estas pessoas e o BCP”. 

Refere, ainda, que as questões colocadas pelo Expresso parecem “enviesadas e 

esvaziadas de interesse público e que “com certeza servem outro tipo de 

interesses obscuros”.»  

 

3. Por meio de carta registada com aviso de recepção, datada de 14 de Janeiro de 2009 e 

recebida no dia seguinte, o Recorrente exigiu ao Recorrido a publicação de um texto de 

resposta, invocando expressamente essa pretensão.  

 

4. Em resposta, enviada por carta registada com aviso de recepção, o Recorrido veio 

comunicar ao Recorrente, após audição do conselho de redacção, a sua recusa da 

publicação exigida. Argumenta que o esclarecimento que o Recorrente pretendia 

efectuar é desnecessário face ao teor do texto, dado que neste se percebe que os 

“interesses obscuros” em causa se referem às questões colocadas pelo Expresso, não 

sugerindo tratar-se de uma citação do Recorrente, pelo que a resposta carece de todo e 

qualquer fundamento e mostra-se irrelevante, da perspectiva do Recorrido, para 

desmentir, contestar ou modificar a impressão causada pela referida peça. 

 

 



 

3 

IV. Argumentação do Recorrente 

 

Inconformado com a alegada denegação ilícita, pelo Recorrido, do seu direito de 

resposta, vem o Recorrente sujeitar a questão ao escrutínio do Conselho Regulador, o 

que faz por meio recurso que deu entrada em 29 de Janeiro de 2009. Sustenta que o 

facto de o título do artigo respondido surgir entre aspas inculca a ideia de que se trata de 

uma citação do Recorrente, o que prejudica a imagem deste, desde logo junto do BCP. 

Pretendendo esclarecer que não havia dito aquela frase que serve de título, o Recorrente 

exigiu que lhe fosse facultado o exercício do direito de resposta, o que lhe foi 

ilegitimamente negado pelo jornal.    

 

V. Argumentação do Recorrido 

 

Notificado, nos termos legais, para se pronunciar sobre o recurso, veio o Recorrido, 

representado por advogado com procuração no processo, dizer o seguinte: 

i. O texto de resposta foi recusado por não respeitar os limites legais de 

conteúdo, constantes do artigo 25.º, n.º 4, da Lei de Imprensa. Com 

efeito, o texto ao qual o Recorrente visa responder não atribui a frase 

constante do título ao Recorrente; 

ii. A utilização de aspas, no caso, serve tão-só para indicar que a expressão 

é utilizada no seu sentido figurado; 

iii. Para que se desse como verificado o requisito da “relação directa e útil” 

entre o texto de resposta e o texto respondido, aquele deveria ter 

considerado a peça jornalística no seu todo, e não apenas uma passagem 

isolada; 

iv. O instituto do direito de resposta não serve nem pode servir para veicular 

interpretações subjectivistas e parciais de um texto informativo, sem a 

menor correspondência com o seu sentido. 

Em conformidade com estas considerações, o Recorrido requer o arquivamento do 

recurso. 



 

4 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

Para além do disposto no artigo 37.º, n.º 4, da Constituição da República Portuguesa 

(doravante, CRP), as normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas nos artigos 

24.º, n.º 1, 25.º, n.º 4, 26.º, n.º 3, e 27.º, n.º 4, da Lei de Imprensa (doravante, LI), 

aprovada pela Lei n.º 2/1999, de 13 de Janeiro, na versão dada pela Lei n.º 18/2003, de 

11 de Junho, em conjugação com o disposto no artigo 8.º, alínea f), artigo 24.º, n.º 3, 

alínea j), artigo 60.º, n.º 1, artigo 66.º, n.º 1, alínea a), e 72.º, dos Estatutos da ERC 

(doravante, EstERC), aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

 

VII. Análise e fundamentação 

 

1. A ERC é competente. As partes são legítimas. Foram respeitados os prazos legais.  

 

2. Em primeiro lugar, refira-se que o título, para produzir o efeito semântico 

alegadamente visado pelo seu autor, conforme é alegado pelo Recorrido, e 

simultaneamente ser rigoroso, deveria conter entre aspas apenas a expressão “Interesses 

obscuros”, com exclusão de “no BCP”, algo que o Recorrente não afirmou. Com efeito, 

o que o Recorrente disse, segundo resulta do corpo da própria notícia, é que as questões 

do Expresso parecem servir “outros interesses obscuros” – ele não denunciou, ao 

contrário do que o título parece sugerir, a existência de interesses obscuros 

movimentando-se no próprio BCP. O título em questão não tem ligação aparente com o 

principal facto noticiado (as circunstâncias em que os dois advogados ligados ao BCP 

passaram a exercer a sua profissão junto do Recorrente), resultando de uma adulteração 

das palavras do Recorrente quando este foi contactado no contexto da elaboração da 

notícia. Um leitor mais desatento, ou que se limite a ler o título e a passar os olhos, em 

diagonal, pela notícia, poderá ficar com a ideia de que a referência a “interesses 

obscuros” diz respeito às circunstâncias que rodeiam a prestação de serviços pelos dois 

advogados, e não uma imputação que o ora Recorrente faz relativamente às intenções 



 

5 

subjacentes às perguntas que lhe foram colocadas pelo jornal. Uma leitura atenta do 

artigo não permite concluir, com inteira certeza, que o título diz respeito à citação de 

Rodrigo Jardim Gonçalves, no último parágrafo da notícia. Parece claro que o efeito 

chamativo do título reside nesta ambiguidade de sentido, que encerra, simultaneamente, 

uma consideração irónica sobre a reacção de Rodrigo Jardim Gonçalves e uma sugestão 

interpretativa implícita para os factos relatados nos primeiros dois parágrafos da notícia.     

 

3. Contudo, o Recorrente não pretende, ao lançar mão do direito de resposta, esclarecer 

a questão relativa aos advogados. Fê-lo, com efeito, quando foi ouvido e as suas 

considerações sobre a questão encontram-se citadas na própria notícia. Pretende tão-só 

esclarecer que jamais disse que existiam interesses ocultos no BCP. Com efeito, o 

Recorrente disse apenas que as questões do Expresso serviriam, porventura, “interesses 

ocultos”. Das suas palavras, conforme surgem citadas no último parágrafo da notícia, 

deduz-se tratar-se de supostos interesses ocultos relativos ao BCP. Contudo, o 

Recorrente não disse que a origem ou os titulares desses interesses se movimentassem 

no seio do BCP, daí revelar-se abusiva a pretensa citação que forma o título, dado que 

pode ser entendida como atribuindo esse sentido às palavras do Recorrente. A atribuição 

de semelhante sentido à sua frase é susceptível de comprometer a sua reputação 

profissional, desde logo junto do BCP, conforme sustenta o Recorrente. Assim, parece 

que a citação incorrecta que forma o título constitui uma referência susceptível de 

afectar a reputação e boa fama do Recorrente, para os efeitos do disposto no artigo 24.º, 

n.º 1, da LI.  

 

4. Conforme é referido no ponto 1.2. da Directiva 2/2008, de 12 de Novembro de 2008, 

sobre a publicação de textos de resposta e de rectificação na Imprensa (in www.erc.pt), 

“A apreciação do que possa afectar a reputação e boa fama deve ser efectuada segundo 

uma perspectiva prevalecentemente subjectiva, de acordo com a óptica do visado, ainda 

que dentro dos limites da razoabilidade”. 

 



 

6 

5. O título insinua abusivamente um sentido que o Recorrente não pretendeu conferir às 

suas palavras, e o texto de resposta esclarece justamente isso: que Rodrigo Jardim 

Gonçalves jamais denunciou a existência de “interesses obscuros no BCP”. Nessa 

medida, o texto de resposta, ao contrário daquilo que alega o Recorrido, é eficaz no seu 

desiderato de impugnar o significado implícito dessa referência constante do texto 

respondido, pelo que tem com ele uma relação directa e útil, para os efeitos do artigo 

25.º, n.º 4, da LI. 

 

6. Assim, deverá o Recorrido publicar o texto de resposta do Recorrente, na primeira 

edição ultimada após a notificação da presente deliberação (artigo 60.º, n.º 1, dos 

EstERC), na mesma secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito respondido, 

de uma só vez, sem interpolações nem interrupções, devendo ser precedido da indicação 

de que se trata de direito de resposta, nos termos do disposto no artigo 26.º, n.º 3, da LI, 

e acompanhado da menção de que a publicação é efectuada por efeito de deliberação do 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, nos termos do 

artigo 27.º, n.º 4, da LI, sob pena de sujeição às correspondentes cominações legais.  

 

VIII. Deliberação  

 

Tendo apreciado o recurso de Rodrigo José Osório de Vasconcelos Jardim Gonçalves 

contra o jornal Expresso, por alegada denegação, por parte do Recorrido, do dever de 

facultar ao Recorrente o exercício do direito de resposta relativamente a uma notícia 

publicada na edição de 10 de Janeiro de 2009 do jornal, o Conselho Regulador da ERC, 

ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos Estatutos 

anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, delibera: 

1. Ordenar ao jornal Expresso a publicação do texto de resposta, na mesma 

secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito respondido, de uma 

só vez, sem interpolações nem interrupções, devendo ser precedido da 

indicação de que se trata de direito de resposta e acompanhado da menção de 

que a publicação é efectuada por efeito de deliberação do Conselho 



 

7 

Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, na primeira 

edição ultimada após a notificação da presente deliberação; 

2. Assinalar ao jornal Expresso que a não publicação da resposta nos termos 

aqui determinados, acarreta a sujeição ao pagamento da quantia diária de 500 

(quinhentos) euros, a título de sanção pecuniária compulsória, por cada dia 

de atraso no cumprimento, contado da data referida acima, nos termos do 

disposto no artigo 72.º dos Estatutos da ERC. 

 

Lisboa, 9 de Junho de 2009 

 

O Conselho Regulador, 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Rui Assis Ferreira 

 


