
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

50/DR-I/2009 
 

 
 
 
 
 

Recurso de José Pereira da Cunha contra o jornal “O Coura” (V) 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

29 de Julho de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 50/DR-I/2009 

 

Assunto: Recurso de José Pereira da Cunha contra o jornal “O Coura” (V) 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

Em 6 de Julho de 2009, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

(ERC) um recurso de José Pereira da Cunha, como Recorrente, contra o jornal “O 

Coura”, na qualidade de Recorrido. 

 

II. Objecto do recurso 

 

O recurso tem por objecto a alegada publicação deficiente, por parte do Recorrido, do 

direito de resposta do Recorrente. 

 

III. Factos apurados 

 

1. Na edição de 15 de Junho de 2009 do jornal “O Coura” foi publicado um artigo sob 

o título “Bico”, o qual estava subdividido em duas partes: uma referente ao “Festival 

Anual do Camponês” e outra intitulada “Que bonita está…”. 

 

2. Esta segunda parte do artigo refere que a “equipa de exteriores” do jornal assistira 

ao Rancho Folclórico da região, nas instalações renovadas da Casa da Atalaia. 

 
3. De acordo com o texto, a Casa da Atalaia fora objecto de obras subsidiadas pelo 

Estado, “mercê da actual Junta de Freguesia que pensa para além da recuperação 

poder servir, com ela, o turismo local (…)”. 



 

2 

4. Segundo ainda o autor do texto, esta casa fora adquirida pela anterior Junta de 

Freguesia, “em jogo de antecipação à intervenção municipal, esta casa, por ali ficou, 

tal como estava abandonada e sem futuro, como filho que se faz, mas a quem se não 

dá futuro”. 

 

5. Por se sentir lesado com o conteúdo do texto publicado, o Recorrente, em 22 de 

Junho de 2009, enviou o texto de resposta, o qual foi publicado na edição de 30 de 

Junho, na página 5, sob o título “Que bonita está!” 

 
6. Analisando a publicação de tal carta, verifica-se que antes do seu conteúdo, o 

Recorrido informa os leitores que “o ex-autarca da Junta de Bico escreveu-nos uma 

carta, segundo o texto, no sentido de contestar a nossa notícia e prestar alguns 

esclarecimentos”. 

 
7. Comparando o texto publicado com o texto de resposta remetido ao jornal, verifica-

se que algumas palavras foram eliminadas – “a casa florestal da Atalaia, foi a muito 

custo e com certas dificuldades financeiras adquirida ao Estado” ou “ainda vêm falar 

no nome respeitável de certo político atribuindo-lhe a atribuição da verba dos 

famigerados 10 000 contos” - e outras foram substituídas - “ao contrário do que é 

afirmado na notícia, o prédio foi negociado e pago em prestações anuais” por “que 

este prédio foi negociado e pago em prestações anuais” ou “foi mandado elaborar o 

respectivo projecto de reconstrução” por “pendente apenas de um projecto de 

reconstrução” (os sublinhados referem-se às alterações detectadas). 

 
8. A acompanhar a carta do Recorrente foi inserida uma nota “em abono da verdade”. 

 
9. Segundo esta nota, tempos houve em que o Recorrente procurou o jornal, a fim de 

trocar “impressões sobre a melhor forma de pôr cobro ao abandono e destruição em 

que a casa florestal da Atalaia estava envolvida”. 

 



 

3 

10. Tal nota contradiz algumas das afirmações proferidas pelo Recorrente, como o facto 

de este ter comprado tal casa para evitar que fosse adquirida por particulares, bem 

como esclarecer que o dinheiro que o Recorrente diz ter sido entregue pela Junta à 

obra do Lar de Idosos, fora, nas suas palavras anteriores, dado pela Associação de 

Melhoramentos. 

 
11. De acordo ainda com a nota de redacção, o jornal contactara o actual secretário da 

Junta, o qual informara que o projecto apresentado pela anterior Junta fora 

chumbado e que o projecto do novo executivo da Junta é que viera a ser aprovado.  

 
12. Questionando ainda a alegada preocupação do Recorrente em evitar que a casa fosse 

adquirida por particulares quando o mesmo acontecera à Casa da Lomba, 

“construída e destinada aos pobres locais, com dinheiro público (…), [quando] o ex-

autarca comprou-a ou tê-la-á comprado, não para a freguesia mas para si (…) bem 

sabendo que o não podia fazer”, a referida nota termina referindo que tais 

afirmações foram confirmadas pela actual titular da Casa da Lomba, questionando-

se se o comportamento do Recorrente será democrático e mesmo sério. 

 

IV. Defesa do Recorrido 

 

13. Notificado, nos termos legais, para exercer o contraditório, o Recorrido informou 

que: 

a) A notícia publicada sob o título “Que bonita está...” surgiu na sequência de uma 

reportagem sobre vários acontecimentos locais, tendo noticiado aquilo que foi 

afirmado quer pelo Presidente da Junta, quer pelo próprio Secretário; 

b) Tendo recebido uma carta do ora Recorrente, a mesma foi publicada “ipsis 

verbis”, pelo que foi respeitada “a previsão legal aplicável”. 

c) “Os considerandos que se lhe seguem e da nossa lavra, do n.º 1 ao n.º 7, tiveram 

por objectivo único complementar a informação (art.º 26º, n.º 6, da LI), mercê da 

recolha, entretanto, obtida junto da Junta de Freguesia, face até, à controvérsia 

criada pela resposta do JPC”; 



 

4 

d) A notícia de 30 de Junho teve como único propósito “divulgar a carta do JPC, 

intitulada esclarecimento, datada de 26 do mesmo mês, sobre a notícia do dia 

15.06-09, o que fizemos na íntegra”; 

e) O Recorrente insiste na elaboração de comentários e juízos de valor sem 

qualquer relação directa e útil com os textos publicados; 

f) Não negando o direito que qualquer pessoa tem de contribuir para o 

esclarecimento da verdade, tal não significa que “por não gostarem da 

informação e divulgação que lhes toca, que eventualmente, os envolve, atacar 

pessoal e despudoradamente, quem apesar disso, tem a coragem de enfrentar 

essa incorrigível adversidade e seguir em frente pela verdade”; 

g) A comunicação social, em especial a regional, tem sérias dificuldades “na sua 

missão pública de informar”; 

h) O Recorrente serve-se da sua posição para, junto dos moradores da região, os 

convencer a alterar as afirmações anteriormente partilhadas com os jornalistas. 

 

V. Normas aplicáveis 

 

14. É aplicável o regime do exercício do direito de resposta que consta na Lei n.º 2/99, 

de 13 de Janeiro (Lei de Imprensa – doravante, LI), em particular no artigo 24º e 

seguintes. 

 

15. Aplica-se, ainda, nesta fase de recurso, o disposto nos artigos 59º e 60º dos EstERC, 

atentas as atribuições e competências constantes, respectivamente, no artigo 8º, 

alínea f), e artigo 24º, n.º 3, alínea j), do mesmo diploma legal. 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

16. O jornal “O Coura” publicou, na edição de 15 de Junho de 2009, um artigo sob o 

título “Que bonita está…”, o qual se pronunciava acerca da recuperação da Casa da 



 

5 

Atalaia pela actual Junta de Freguesia, ao mesmo tempo que criticava o executivo 

anterior que, alegadamente, a deixara abandonada. 

 

17. Por se sentir lesado com o conteúdo de tal artigo, o Recorrente exerceu o direito de 

resposta, tendo o seu texto sido publicado na edição de 30 de Junho de 2009. 

 
18. Contudo, e conforme se constatou no ponto III, o texto de resposta foi publicado não 

só com algumas omissões, mas também com algumas alterações ao original. 

 
19. Sustenta o Recorrido, em síntese, que o texto foi publicado “ipsis verbis”, em 

conformidade com a Lei de Imprensa, para além de que a carta enviada pelo 

Recorrente estava identificada como tratando-se de um “esclarecimento”. 

 
20. Alega ainda que a nota de redacção publicada resultou dos esclarecimentos 

prestados pela actual Junta de Freguesia, tendo “por objectivo único complementar a 

informação”. 

 
21. Em primeiro lugar, e conforme resulta dos factos apurados, não corresponde à 

verdade o alegado pelo Recorrido de que publicou o texto de resposta na íntegra, já 

que se verificou que houve palavras substituídas e outras eliminadas.  

 
22. Alega, por outro lado, o Recorrido que o texto recebido era identificado como um 

esclarecimento, parecendo com tal afirmação querer dizer que não estava perante 

um direito de resposta, pelo que caberia à Direcção do jornal decidir a sua 

publicação e os modos em que a mesma deveria ser feita. 

 
23. Contudo, tal argumento não poderá proceder uma vez que o Recorrente não só no 

assunto esclareceu que se tratava de um “esclarecimento (D. Resposta)”, como, de 

seguida, cita a Lei de Imprensa, em particular os artigos 24º a 27º, e “no exercício 

do direito de resposta”. 



 

6 

24. Acresce que o próprio Recorrido reconhece tratar-se de um texto de resposta e não 

uma simples carta ao director, ao sustentar que o mesmo foi publicado em 

conformidade com a Lei de Imprensa, em particular o artigo 26º. 

 

25. Assim, e não tendo precedido a publicação do texto do Recorrente da indicação de 

que se tratava de um exercício do direito de resposta, juntamente com o facto de ter 

publicado o texto de resposta com palavras alteradas e outras omissas, conclui-se 

que o Recorrido violou o artigo 26º, n.º 3, da Lei de Imprensa. 

 
26. Finalmente, cumpre apreciar o argumento do Recorrido de que a nota de redacção 

publicada teve “por objectivo único complementar a informação”. 

 
27. Estabelece o artigo 26º, n.º 6, da Lei de Imprensa que “no mesmo número em que 

for publicada a resposta ou a rectificação só é permitido à direcção do periódico 

fazer inserir uma breve anotação à mesma, da sua autoria, com o estrito fim de 

apontar qualquer inexactidão ou erro de factos contidos na resposta ou na 

rectificação, a qual pode originar nova resposta ou rectificação”. 

 
28. Conforme refere Vital Moreira, in O Direito de Resposta na Comunicação Social, 

Coimbra Editora, 1994, página 139, “a faculdade de apostilha cabe apenas ao 

director (…) e  não pode traduzir-se numa réplica.” 

 
29. Refira-se também a Directiva sobre Direito de Resposta, aprovada pelo Conselho 

Regulador da ERC em 12 de Novembro de 2008, que determina: “a anotação deverá 

ser “breve”, por referência ao texto de resposta ou de rectificação. O juízo a fazer 

sobre a brevidade da nota dependerá, naturalmente da extensão daquele texto. 

Contudo, não será admissível, por princípio, uma nota que exceda um terço da 

extensão daquele”. 

 
30. Por outro lado, “a anotação não poderá servir para contraditar os factos invocados na 

resposta ou na rectificação, salvo no caso de neles se encontrar patente alguma 



 

7 

inexactidão ou erro notório, de conhecimento geral ou fácil e objectivamente 

comprovável”, para além de que “a anotação deverá ser redigida num tom neutro e, 

sobretudo, não depreciativo quanto à resposta e ao seu autor”. 

 
31. No presente caso, o Recorrido não só aproveitou a oportunidade para contrariar os 

factos invocados pelo Recorrente, como ultrapassou em larga medida a “breve nota 

de redacção” legalmente permitida, para além de o texto que inseriu não ser isento e 

neutro, mas antes acusatório e ofensivo. 

 
32. Face ao exposto, não procedem os argumentos apresentados pelo Recorrido, 

concluindo-se pela publicação deficiente do texto de resposta do Recorrente, em 

violação do artigo 26º, ns.º 3 e 6, da Lei de Imprensa. 

 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado um recurso de José Pereira da Cunha contra o jornal “O Coura”, por 

alegada publicação deficiente do texto de resposta, relativamente a um artigo neste 

publicado, na sua edição de 15 de Junho de 2009, com o título “Que bonita está…”, o 

Conselho Regulador delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8º, alínea f), e 24º, n.º 3, 

alínea j), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro: 

 

1. Reconhecer a titularidade do direito de resposta ao Recorrente; 

2. Determinar ao jornal “O Coura” a republicação do texto de resposta, nos termos 

do artigo 26º da Lei de Imprensa, acompanhado da menção de que tal publicação 

decorre de determinação da ERC. 

3. Instaurar procedimento contra-ordenacional contra o jornal “O Coura”, por 

violação do artigo 26º, ns.º 3 e 6, da Lei de Imprensa. 

4. Informar o ora Recorrido de que fica sujeito, por cada dia de atraso no 

cumprimento da publicação do texto de resposta, à sanção pecuniária compulsória 



 

8 

prevista no artigo 72º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 

de Novembro.  

 

Lisboa, 29 de Julho de 2009 

 
O Conselho Regulador, 

 
José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 
 


