
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

53/DR-I/2009 
 

 
 
 
 
 

Recurso de Carlos Manuel Tavares, Presidente da Comissão de 
Mercado de Valores Mobiliários, contra o Diário Económico 

 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

5 de Agosto de 2009



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 53/DR-I/2009 

 

Assunto: Recurso de Carlos Manuel Tavares, Presidente da Comissão de Mercado de 

Valores Mobiliários, contra o Diário Económico 

 

 

I. Identificação das partes 

 

Carlos Manuel Tavares, Presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, 

como Recorrente, e Diário Económico, como Recorrido. 

 

II. Factos apurados 

 

1. Na edição de 7 de Maio de 2009 do Diário Económico foi publicada uma notícia, na 

secção “Finanças”, página 28, intitulada “Tavares recua e Rendeiro abandona acção em 

tribunal” e com o subtítulo “Presidente da CMVM escreveu a João Rendeiro e admite 

que as frases acerca de Madoff terão sido infelizes”. 

2. O texto relata que a contenda que opunha Carlos Manuel Tavares, Presidente da 

Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a João Rendeiro, ex-Presidente 

do BPP, quedou sanada após o envio de uma carta por aquele a este último, clarificando 

as suas declarações, “[s]em nunca pedir, directamente, desculpas pelas afirmações” (2.º 

parágrafo do texto). Refere-se ainda que a “retractação” do Presidente da CMVM teria 

vindo na sequência de uma carta de João Rendeiro, que lhe solicitava que confirmasse 

se havia efectivamente feito semelhantes declarações, e do anúncio da intenção de João 

Rendeiro de propor um processo judicial contra o ora Recorrente. 

3. O assunto é igualmente objecto de referência na primeira página, com o título 

“Carlos Tavares pede desculpa por carta a João Rendeiro” e o subtítulo «O presidente 

da CMVM esclareceu João Rendeiro, dizendo: em momento algum fiz qualquer 



 

2 

referência ou juízo” sobre o ex-presidente do BPP», e um curto texto sintetizando a 

notícia desenvolvida na página 28. 

4. No website do Diário Económico surge igualmente uma versão encurtada da notícia, 

sob o título “Carlos Tavares pede desculpa por carta a João Rendeiro” (em 

http://economico.sapo.pt/noticias/carlos-tavares-pede-desculpa-por-carta-a-joao-

rendeiro_9837.html, consultado em 27 de Julho de 2009).  

5. Ainda na mesma edição, na página 48 (última página), surge publicado um editorial, 

da autoria de António Costa, intitulado «Pedido de desculpa ‘desnecessário’», em que o 

autor retorna ao tema, referindo-se por diversas vezes ao alegado “pedido de desculpas” 

e censurando Carlos Tavares pelo incidente que lhe deu causa. O teor essencial do texto 

pode sintetizar-se numa das suas frases: “o pedido de desculpas só lhe fica bem, mas 

teria ficado melhor se não tivesse que pedir desculpa nenhuma, isto é, se tivesse estado 

à altura das suas responsabilidades como regulador” (1.º parágrafo). 

6. No próprio dia 7 de Maio de 2009, o Recorrente, através do seu advogado, enviou 

um texto de resposta, com invocação expressa do correspondente direito, ao director do 

Diário Económico, por correio electrónico, com recibo de envio, e por telecópia, com 

recibo de entrega. Ademais, procedeu ao envio, nesse mesmo dia, do texto por carta 

registada com aviso de recepção, o qual chegou ao seu destinatário no dia 9 de Maio de 

2009. Nas missivas, o ora Recorrente solicitou a publicação do texto no dia 9 de Maio.  

7. Na edição de 12 de Maio de 2009 do Diário Económico surge publicado, no terço 

inferior da página 46, em caixa sombreada, o texto de resposta do Recorrente, encimado 

pela referência “Direito de resposta e rectificação” e pela referência, em letra maior, ao 

título que motivou a réplica (“Carlos Tavares pede desculpa por carta a João 

Rendeiro”). 

 

III. A argumentação do Recorrente 

 

Inconformado com a conduta do Recorrido, veio o Recorrente, representado por 

advogado com procuração no processo, sujeitá-la ao escrutínio do Conselho Regulador, 

por recurso que deu entrada em 8 de Junho de 2009, nos seguintes termos: 



 

3 

i. Os artigos publicados na edição de 7 de Maio de 2009 contêm referências 

susceptíveis de afectar a reputação e a boa fama do Recorrente, na medida em 

que transmitem a ideia errada de que o Presidente da CMVM estaria a 

retroceder na sua missão de supervisão dos mercados e de defesa da verdade, 

da ética e do respeito estrito pela legalidade; 

ii. O texto de resposta enviado por correio electrónico e por telecópia foi recebido 

no próprio dia 7 de Maio. Nos termos do artigo 26.º, n.º 2, da Lei de 

Imprensa, o jornal tinha o dever de publicar a réplica nos dois dias seguintes à 

recepção daquela, o que não sucedeu, pois o texto de resposta foi publicado 

apenas em 12 de Maio. Mesmo descontando o facto de os dias 9 e 10 terem 

coincidido, respectivamente, com um sábado e um domingo, dias em que o 

jornal não é publicado, o texto deveria ter sido inserido na edição de dia 11 de 

Maio ou mesmo na do dia 8, dada a importância da matéria. Ao incumprir 

esta norma, o Recorrido incorreu numa contra-ordenação prevista e punida 

pelo disposto no artigo 35.º, n.º 1, alínea b), da Lei de Imprensa; 

iii. O texto de resposta do Recorrente, ao contrário daquilo que exige a lei, não foi 

objecto de qualquer chamada de primeira página, foi publicado na parte 

inferior de uma página par interior, passando completamente despercebido 

aos olhos do leitor, o que constitui igualmente um ilícito contra-ordenacional; 

iv. O Diário Económico encimou o texto de resposta com a republicação de um dos 

títulos do texto respondido, “Carlos Tavares pede desculpa por carta a João 

Rendeiro”, o que não consta da réplica enviada pelo Recorrente, violando a 

integridade do texto de resposta e insistindo na ofensa ao bom nome e 

reputação do Recorrente. 

O Recorrente requer à ERC que determine a republicação do texto de resposta e 

comine as sanções legalmente previstas.  

 

 

 

 



 

4 

IV. Argumentação do Recorrido 

 

Notificado, nos termos legais, para se pronunciar sobre o teor do recurso em apreço, o 

Recorrido, através de advogado com procuração no processo, alega o seguinte: 

i. Os textos publicados no Diário Económico de 7 de Maio de 2009 não ofendem a 

reputação ou boa fama do Recorrente. Na verdade, «desde crianças que nos 

ensinam que “não é vergonha pedir desculpa” e que devemos ter a humildade 

de reconhecer os nossos erros e excessos e como tal esclarecê-los». Apesar 

disso, o jornal entendeu por bem publicar o texto de resposta; 

ii. Sendo verdade que o Recorrente enviou o seu texto de resposta, 

respectivamente, por fax e por e-mail às 19:39 e 19:43, importa frisar que, a 

essas horas, qualquer jornal se encontra já em pleno fecho, não lhe sendo 

exigível que altere todo o layout para incluir um texto de resposta a publicar 

na edição do dia seguinte. Assim, a data a partir da qual deveria começar a 

contagem seria 8 de Maio. Uma vez que o Diário Económico não é publicado 

aos sábados e domingos, a publicação a 12 de Maio de 2009, terça-feira, 

encontra-se dentro dos dois dias legalmente impostos; 

iii. Da leitura do texto de resposta depreende-se que o Recorrente responde ao texto 

de opinião, e não a qualquer artigo publicado na primeira página, dado que o 

texto que consta da chamada da primeira página se limita a transcrever os 

termos da própria carta de Carlos Tavares a João Rendeiro. Sendo que o texto 

de opinião foi publicado em página par, pareceu adequada a publicação da 

réplica na página 46, na horizontal, em caixa sombreada. O sombreado, aliás, 

confere-lhe um relevo maior do que aquele que teria caso houvesse sido 

publicado numa página ímpar. Aliás, tal inserção de chamada em primeira 

página e a inserção em página ímpar não são impostas pelo artigo 26.º, n.º 3, 

da Lei de Imprensa; 

iv. Por fim, tão-pouco assiste razão ao Recorrente quando refere que a republicação 

do título prejudica a sua réplica, dado que só assim é possível contextualizar 

os leitores acerca do texto que é objecto de resposta. 



 

5 

O Recorrido requer o arquivamento do presente recurso.  

 

V. Normas aplicáveis 

 

Para além do disposto no artigo 37.º, n.º 4, da Constituição da República Portuguesa 

(doravante, CRP), as normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas nos artigos 

24.º, n.º 1, 26.º, n.ºs 2, alínea a), 3 e 4, e 27.º, n.º 4, da Lei de Imprensa (doravante, LI), 

aprovada pela Lei n.º 2/1999, de 13 de Janeiro, na versão dada pela Lei n.º 18/2003, de 

11 de Junho, nos artigos 279.º, alínea e), e 296.º do Código Civil, em conjugação com o 

disposto no artigo 8.º, alínea f), artigo 24.º, n.º 3, alínea j), artigo 60.º, n.º 1, artigo 66.º, 

n.º 1, alínea a), e 72.º, dos Estatutos da ERC (doravante, EstERC), aprovados pela Lei 

n.º 53/2005, de 8 de Novembro. 

 

VI. Análise e fundamentação 

 

1. A ERC é competente. As partes são legítimas. Foram respeitados os prazos legais. 

2. Preliminarmente, importa referir que o Recorrente, na sua exposição, formulou 

igualmente uma queixa relativa aos mesmos textos, alegando incumprimento do 

dever de rigor. Esses argumentos serão, contudo, analisados separadamente numa 

outra deliberação.  

3. Importa, em primeiro lugar, determinar qual é o texto ou textos visados pela resposta 

do Recorrente. Dado o teor da resposta, que se divide entre a contestação do suposto 

“pedido de desculpas” e a crítica ao texto de opinião, conclui-se que a notícia 

publicada na página 28 não é visada pela réplica – com efeito, dessa notícia não 

consta qualquer referência ao tal “pedido de desculpas”, como o próprio Recorrente 

admite. O Recorrente reage, pois, contra a referência constante da primeira página 

da edição de 7 de Maio do jornal e contra o artigo opinativo, publicado na última 

página da mesma edição. 

4. Quanto à susceptibilidade de as referências constantes desses dois textos afectarem a 

boa fama e reputação do Recorrente – que é agora contestada pelo Recorrido, depois 



 

6 

de lhe ter facultado o exercício do direito de resposta –, importa concluir pela 

positiva: o texto publicado na última página da edição de 7 de Maio coloca em causa 

o mérito do exercício, pelo Recorrente, das suas funções e, ademais, afirmar que a 

carta tem o significado de um “pedido de desculpa” equivale a imputar ao 

Recorrente a admissão de um erro ou de um excesso. Não tendo o acto de pedir 

desculpa nada de desonroso, como bem sublinha o Recorrido, a atribuição de um tal 

significado à carta assume-se como susceptível de lesar a boa fama e reputação do 

Recorrente na medida em que, da perspectiva deste, o “incidente” que terá dado 

causa ao esclarecimento terá resultado de citações que lhe foram atribuídas pelos 

media “desligadas do contexto em que foram feitas” (carta de Carlos Tavares a João 

Rendeiro, datada de 28 de Abril de 2009 e junta ao processo). Assim, tal imputação 

é claramente susceptível de conferir ao visado um direito de resposta, nos termos do 

artigo 24.º, n.º 1, da LI. Conforme se refere no ponto 1.2. da Directiva 2/2008, de 12 

de Novembro de 2008, sobre a publicação de textos de resposta e de rectificação na 

Imprensa (disponível em www.erc.pt), “A apreciação do que possa afectar a 

reputação e boa fama deve ser efectuada segundo uma perspectiva 

prevalecentemente subjectiva, de acordo com a óptica do visado, ainda que dentro 

dos limites da razoabilidade”. 

5. Seguidamente, cumpre analisar a questão da tempestividade da publicação, pelo 

jornal, do texto de resposta do Recorrente. Importa referir, em primeiro lugar, que o 

pedido feito pelo Recorrente, através do seu advogado, de que a sua réplica fosse 

publicada no dia seguinte vale justamente como tal: como um pedido, que não 

obriga a direcção do jornal. A lei é clara a esse respeito: nos termos do artigo 26.º, 

n.º 2, alínea a), da LI, a resposta ou a rectificação devem ser publicadas 

dentro de dois dias a contar da recepção, se a publicação for diária. 

6. Da argumentação expendida pelo Recorrido depreende-se que, por alguma razão, 

entende que o prazo referido no preceito citado supra se suspende nos dias em que o 

jornal não é publicado. Sucede, todavia, que esta interpretação carece de qualquer 

arrimo legal. Com efeito, conforme é sobejamente sabido, salvo indicação legal em 

contrário, os prazos têm uma natureza substantiva, sujeitando-se, no tocante à 



 

7 

respectiva contagem, ao regime estabelecido no Código Civil. Nos termos do artigo 

296.º do Código Civil, “As regras constantes do artigo 279.º são aplicáveis, na falta 

de disposição especial em contrário, aos prazos e termos fixados por lei, pelos 

tribunais ou por qualquer outra autoridade”. Nos termos do artigo 279.º, alínea e), 

do Código Civil, “o prazo que termine em domingo ou dia feriado transfere-se para 

o primeiro dia útil”. Esta é a regra geral que deve aplicar-se, por analogia, ao 

presente caso: o prazo do artigo 26.º, n.º 2, alínea a), da LI, não se suspende nos dias 

em que o diário não é publicado. Contudo, se o final do prazo coincidir com um 

desses dias, este transferir-se-á para a data da edição seguinte. O prazo começa a 

contar a partir do dia 8 de Maio, não porque a resposta chegou ao jornal no dia 7 a 

horas tardias, mas por força do disposto no artigo 279.º, alínea b), do Código Civil: 

“Na contagem de qualquer prazo não se inclui o dia, nem a hora, se o prazo for de 

horas, em que ocorrer o evento a partir do qual o prazo começa a correr”. Assim, o 

prazo de 2 dias a contar da recepção terminaria no sábado, dia 9, transferindo-se 

para a segunda-feira seguinte, dia 11, em virtude da não publicação do jornal 

durante o fim-de-semana. O texto de resposta foi publicado apenas no dia 12, terça-

feira, o que constitui uma infracção ao disposto no artigo 26.º, n.º 2, alínea a), da LI. 

7. Importa apreciar a questão, suscitada pelo Recorrente, de que a publicação do texto 

de resposta não terá sido efectuada “na mesma secção, com o mesmo relevo e 

apresentação” (artigo 26.º, n.º 3, da LI) do escrito respondido. Desde logo, é 

manifesto que o texto de resposta não foi publicado na mesma secção que os 

escritos respondidos. Conforme teve o Conselho Regulador oportunidade de 

explicar, no ponto 3.1. da já citada Directiva 2/2008, de 12 de Novembro de 2008, 

sobre a publicação de textos de resposta e de rectificação na Imprensa, “a obrigação 

de publicação “na mesma secção” implica que a resposta ou a rectificação deverá 

ser inserida na mesma rubrica onde foi publicado o escrito ou imagem objecto da 

mesma. Não fica, obviamente, prejudicada a possibilidade de a resposta ou 

rectificação ser inserida em condições que lhe confiram maior visibilidade, embora 

esta apenas possa resultar de um número limitado de situações notórias (inserção na 



 

8 

primeira ou última página, designadamente), sujeitas a avaliação casuística pelo 

Conselho Regulador”.  

8. Por regra, a exigência legal de atribuição ao texto de resposta de igual relevo e 

apresentação iguais àqueles de que gozou o texto respondido não exige que aquele 

seja publicado na primeira página. Contudo, algumas excepções devem abrir-se, por 

forma a não defraudar a ratio daquela norma: é o caso dos textos publicados na 

primeira página, em determinadas circunstâncias legalmente previstas, ou dos textos 

publicados na primeira página de uma secção, referidos no ponto 3.2., alínea a), da 

Directiva, ou ainda, por maioria de razão, dos textos publicados na última página, 

uma localização nobre que confere um elevado grau de destaque aos conteúdos aí 

insertos, apenas ultrapassada, em visibilidade, pela própria primeira página.     

9. Sucede, porém, que o Recorrido publicou o texto de resposta – contra o teor de uma 

chamada de primeira página e de um texto publicado na última página – no terço 

inferior da página 46. Mesmo com a caixa sombreada, não deixa de constatar-se 

que, em razão da respectiva localização, foi dado ao texto de resposta um relevo 

bastante inferior àquele de que gozam os textos respondidos, achando-se violadas as 

normas constantes do artigo 26.º, n.ºs 3 e 4, da LI.  

10. O Recorrente insurge-se ainda contra o facto de o título “Carlos Tavares pede 

desculpa por carta a João Rendeiro”, alvo da resposta, ter sido republicado 

juntamente com esta. Todavia, neste caso deve dar-se razão ao Recorrido, quando 

refere que tal referência é útil para a contextualização dos leitores no âmbito da 

questão controvertida, até porque o próprio respondente não atribui qualquer título 

que identifique a sua réplica. Não se vislumbra, no presente caso, qualquer 

desiderato de despromoção da resposta ínsito à republicação do título, pelo que a 

republicação do título é de admitir. Importa, com efeito, recordar o ponto 4.2 da 

Directiva 2/2008, de 12 de Novembro de 2008: 

“A republicação, lado a lado com a resposta ou rectificação, do conteúdo 

contra o qual aquela é dirigida, ou de excertos do mesmo 

(designadamente, os respectivos títulos), não constitui necessariamente 

uma infracção àquela norma, sobretudo no caso de se revelar útil para a 



 

9 

contextualização dos leitores. No entanto, essa prática só será admissível 

se e na medida em que a republicação não possa ser entendida como um 

meio de desqualificar a resposta ou rectificação, diminuir o seu relevo e 

visibilidade ou reiterar aquilo que é afirmado no conteúdo respondido ou 

rectificado. Designadamente, o texto visado não poderá ser republicado 

se, pela dimensão, apresentação gráfica ou em virtude de qualquer outro 

factor, prejudique o relevo da resposta ou da rectificação.” 

11. Assim, nos termos do disposto nos artigos 26.º, n.ºs 3 e 4, e 27.º, n.º 4, da LI, assim 

como do artigo 60.º, n.º 1, dos EstERC, deverá o Recorrido proceder à republicação 

do texto de resposta do Recorrente, no prazo de 48 horas a contar da data de 

notificação da presente deliberação, na última página da edição em causa, com uma 

nota de chamada na primeira página, com o mesmo relevo e apresentação do escrito 

respondido, de uma só vez, sem interpolações nem interrupções, devendo o texto ser 

precedido da indicação de que se trata de direito de resposta e acompanhado da 

menção de que a publicação é efectuada por efeito de deliberação do Conselho 

Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, sob pena de sujeição 

às correspondentes cominações legais. 

12. Não obstante algumas das infracções cometidas pelo Recorrido serem susceptíveis 

de acarretar responsabilidade contra-ordenacional, entende o Conselho Regulador, 

tendo em conta a inexistência de antecedentes de violações de deveres legais 

respeitantes ao direito de resposta, bem como o princípio da proporcionalidade, não 

se justificar a abertura de qualquer procedimento contra-ordenacional com 

fundamento nos factos dados como provados.  

 

VII. Deliberação 

 

Tendo apreciado o recurso de Carlos Manuel Tavares, Presidente da Comissão de 

Mercado de Valores Mobiliários, contra o Diário Económico, por alegado cumprimento 

deficiente, por este, do dever de facultar ao Recorrente o exercício do direito de resposta 

relativamente a um texto de opinião e a uma nota de primeira página publicados na 



 

10 

edição de 7 de Maio de 2009 do jornal, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo do 

disposto nos artigos 8.º, alínea f), e 24.º, n.º 3, alínea j), dos Estatutos anexos à Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro, delibera: 

 

1. Determinar ao jornal Diário Económico a republicação do texto de resposta 

do Recorrente, no prazo de 48 horas a contar da data de notificação da 

presente deliberação, na última página da edição em causa, com uma nota de 

chamada na primeira página, com o mesmo relevo e apresentação do escrito 

respondido, de uma só vez, sem interpolações nem interrupções, devendo o 

texto ser precedido da indicação de que se trata de direito de resposta e 

acompanhado da menção de que a publicação é efectuada por efeito de 

deliberação do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social; 

2. Assinalar ao jornal Diário Económico que a não publicação da resposta nos 

termos aqui determinados acarreta a sujeição ao pagamento da quantia diária 

de 500 (quinhentos) euros, a título de sanção pecuniária compulsória, por 

cada dia de atraso no cumprimento, contado da data referida acima, nos 

termos do disposto no artigo 72.º dos Estatutos da ERC. 

 

Lisboa, 5 de Agosto de 2009 

 

O Conselho Regulador 

 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


