
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

1/PLU-TV/2010 
 

 
 
 

Queixa da Câmara Municipal do Porto contra a RTP por alegado 
“silenciamento” e “apagamento” das actividades da Câmara e do 

seu Presidente na cobertura jornalística da RTP durante o 
primeiro semestre de 2009 

 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

17 de Fevereiro de 2010



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 1/PLU-TV/2010 

 

Assunto: Queixa da Câmara Municipal do Porto contra a RTP por alegado 

“silenciamento” e “apagamento” das actividades da Câmara e do seu 

Presidente na cobertura jornalística da RTP durante o primeiro semestre de 

2009 

 

 

I. Exposição 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a 24 de Junho 

de 2009, uma queixa subscrita pela Câmara Municipal do Porto (CMP) contra a RTP, 

colocando em causa a actuação do operador público relativamente ao tratamento 

jornalístico da actividade da autarquia no período a que a queixosa designou de “pré-

campanha eleitoral”, definido pela queixosa como os seis meses anteriores a cada acto 

eleitoral. 

2. A queixosa começa por relembrar que o ordenamento jurídico nacional, assim 

como o contrato de concessão de serviço público de televisão, impõe que “o operador 

público de televisão cumpra um conjunto de obrigações substantivas que assegurem aos 

cidadãos informação relevante, completa, independente e plural, nomeadamente sobre a 

acção desenvolvida pelos eleitos para cargos políticos. Tais obrigações são entendidas 

como deveres permanentes, sendo que, em períodos de pré-campanha eleitoral assumem 

maior relevância (…).” 

3. Referindo que a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e das Campanhas 

Eleitorais (aprovada pela Lei n.º 19/2003, de 20 de Junho) estabelece, no artigo 19.º, n.º 

1, que se consideram “despesas de campanha eleitoral as efectuadas pelas candidaturas, 

com o intuito ou benefício eleitoral, dentro dos seis meses imediatamente anteriores à 



 

2 

data do acto eleitoral respectivo”, o queixoso defende que as “pré-campanhas eleitorais 

se iniciam nos seis meses que antecedem a data das eleições autárquicas.” 

4. Diz ainda a queixosa que o “frenesim pré-eleitoral começou a fazer-se sentir em 

todo o País ainda antes do princípio do ano, pelo que (…) os órgãos de comunicação do 

sector público não podem deixar de fazer uma reflexão séria sobre estes fenómenos, e 

assumirem posturas de neutralidade que o seu próprio estatuto constitucional exige 

(…).” 

5. Afirma a queixosa que durante o primeiro semestre de 2009 “constata-se um 

vergonhoso alinhamento editorial na ausência de cobertura de actos públicos em que 

participe o presidente da Câmara do Porto enquanto tal”, alegando que o 

comportamento da RTP visaria “favorecer a candidatura apoiada pelo Partido Socialista 

às próximas autárquicas”. 

6. Segundo a CMP, as alegadas mudanças decorrem das alterações efectuadas nos 

órgãos directivos da RTP Porto. A queixosa personaliza as suas alegações, evocando o 

nome do jornalista que assumiu a direcção editorial da redacção da RTP-Porto, Luís 

Costa, referindo ser “pessoa que pública e notoriamente sempre manifestou um ódio 

visceral” pelo Presidente da Câmara do Porto, traduzido “em dezenas de crónicas 

jornalísticas, publicadas semanalmente, durante anos, desde o início do primeiro 

mandato de Rui Rio, no jornal Público, e, posteriormente, a partir de 2007, no Jornal de 

Notícias”. 

7. Alega ainda a queixosa que ao referido jornalista “nenhuma outra qualificação 

era conhecida para a ocupação do cargo, já que no seu currículo profissional não 

constava nenhuma outra experiência ou conhecimento do mundo da televisão, meio 

onde, até então, nunca trabalhara”. 

8. A queixosa informa que alertou a RTP Porto para essa circunstância aquando da 

nomeação do referido jornalista, através de conversas com os “dirigentes máximos da 

RTP”, os quais terão manifestado “disponibilidade para assegurar um relacionamento e 

uma informação independente, neutra e isenta”. Contudo, alega a queixosa, “a RTP 

Porto rapidamente passou a manifestar um soberano desprezo pelos cidadãos do Porto, 

traduzido num quase total desconhecimento ou apagamento puro e simples da vida 



 

3 

autárquica e do desempenho da sua Câmara Municipal”, considerando que se trata de 

“uma objectiva estratégia de silenciamento”. 

9. A CMP atribui uma conotação político-partidária ao alegado comportamento da 

RTP-Porto, considerando que “a partir do momento em que se perfilou, ainda apenas 

como hipótese, a candidata apoiada pelo Partido Socialista às próximas autárquicas, a 

RTP-Porto não tardou, primeiro, a criar-lhe uma tribuna própria de promoção pessoal e 

política e, em segundo lugar, a ignorar sistematicamente a acção política do Executivo 

Municipal em geral e do seu Presidente em especial”. 

10. Posto isto, afirma a queixosa que existe “uma deliberada intenção de censurar a 

imagem institucional da CMP”, defendendo que os “’doutos’ critérios jornalísticos 

praticados para a RTP” se traduzem num “delírio censório” que “chega a rondar a 

caricatura”. 

11. A consubstanciar as suas alegações, a queixosa apresenta um conjunto de 

acontecimentos respeitantes à actividade da CMP e do seu presidente que a RTP não 

terá noticiado, afirmando que “desde o início do corrente ano exibiu apenas duas peças 

onde é possível visualizar o Presidente da Câmara, Rui Rio, enquanto tal”. Os 

acontecimentos elencados pela queixosa são os seguintes:  

• Sessão Solene do 7º Aniversário de mandato (08/Janeiro/2009) 

• Apresentação do observatório da Agência de Energia (19/Janeiro/2009) 

• Apresentação do Balanço do Turismo do Norte (26/Janeiro/2009) 

• Projecto Escolar “Sou Capaz” (02/Fevereiro/2009) 

• Comemoração dos 175 anos da Biblioteca Municipal (06/Março/2009) 

• Inauguração do viaduto da Prelada (30/Março/2009) 

• Protocolo de Investimentos com a GNR e PSP (03/Abril/2009) 

• Relatório e Contas da CMP (08/Abril/2009) 

• Apresentação do livro Histórias dos Presidentes da CMP desde 1820 

(07/Maio/2009) 

• Inauguração do novo Parque da Quinta do Covelo (15/Maio/2009) 



 

4 

12.  Acrescenta ainda a esta lista “alguns casos exemplares, que de resto mereceram 

tratamento noutros canais nacionais, mas que os critérios jornalísticos da RTP atiraram 

para o arquivo do silêncio”: 

• Visita às obras finais do ‘Sea Life Center (07/Fevereiro/2009) 

• Apresentação do lançamento em vídeo de figuras relevantes do Porto – 

estreia da colecção com Belmiro de Azevedo (21/Fevereiro/2009) 

• Novas linhas do Metro do Porto (25/Março/2009) 

• Debates sobre a Regionalização 

• Feira do Livro (não são dados os actos oficiais) 

• Sessão Pública de apresentação do projecto de reconversão e ampliação 

do Palácio de Cristal 

13.  Defende, por fim, que “os responsáveis da RTP sabem que, ao silenciar a acção 

do executivo municipal, violam o seu dever de informar os cidadãos”, concluindo que 

“o objectivo é favorecer a candidata socialista [Elisa Ferreira] à autarquia, a quem a 

RTP procura levar ao colo. E fá-lo ao ponto de lhe garantir espaço semanal próprio na 

RTPN”. 

14.  A queixosa vem requerer à ERC que “reponha a legalidade nesta óbvia 

discriminação da RTP em relação à CMP e ao seu Presidente”, de forma a 

“salvaguardar não apenas os direitos dos cidadãos, mas a própria credibilidade e 

consolidação do regime democrático”, devendo, para tal, proceder “ao levantamento do 

tempo noticioso que a RTP concedeu, durante o primeiro semestre do corrente ano, para 

efeitos de avaliação comparativa, aos Municípios de Lisboa e Gaia, em relação ao 

Município do Porto”. 

 

II. Posição da Denunciada 

 

15. Notificado a pronunciar-se, o operador de televisão adianta que, “no que se 

refere à cobertura informativa das iniciativas da Câmara Municipal do Porto e do seu 

Presidente, a RTP tem cumprido, e continuará a cumprir ‘em permanência’, com as 



 

5 

obrigações a que está obrigada em termos informativos, nos termos da lei e do 

respectivo contrato de concessão”. 

16. A denunciada “contesta em absoluto que os princípios de legalidade e de 

neutralidade estejam postos em causa”, sustentando a sua posição em três aspectos de 

refutação dos argumentos evocados pela autarquia portuense na queixa apresentada. 

17.  No que respeita à nomeação do director da RTP-Porto e opiniões que o mesmo 

defendeu na imprensa, a denunciada começa por afirmar que, “para os jornalistas, o 

exercício da opinião é tão importante como a defesa dos princípios da procura da 

verdade, objectividade, imparcialidade e contraditório”. Alega que o “Código 

Deontológico dos Jornalistas, o Estatuto dos Jornalistas e as boas práticas jornalísticas 

determinam é a separação clara e inequívoca entre ‘factos’ e ‘opinião’”, acrescentando 

que, desde que entrou em funções na RTP, o jornalista em causa “não publicou em 

nenhum suporte qualquer comentário ou artigo de opinião”, facto que terá anunciado em 

crónica do Jornal de Notícias, anterior ao início das suas funções na RTP. 

18. Alega ainda a RTP que “a opinião assinada, sendo um direito, é também, na 

maioria das vezes, a forma mais transparente de actuar na profissão”, reforçando que o 

jornalista em causa “nunca cruzou essa fronteira, muito menos ao serviço da RTP”. 

19. A denunciada afirma que “é falso que a entrada em funções da actual DI 

[Direcção de Informação] da RTP tenha assinalado ‘uma viragem no comportamento 

editorial da RTP/Porto em relação à cobertura das actividades da CMP’”, em particular, 

porque “os critérios jornalísticos que eram aplicados anteriormente continuaram a sê-

lo”. Adianta ainda que “não houve uma única interferência do subdirector de 

informação sediado no Porto na marcação de serviços envolvendo a CMPorto”, sendo 

que “os coordenadores/editores que marcavam as reportagens são exactamente os 

mesmos”. 

20. Em relação à alegada inexperiência televisiva do jornalista em causa, a RTP 

apresenta resumidamente alguns aspectos do seu curriculum na área da programação 

televisiva, citando programas aos quais esteve ligado – XPTO, A Hora de Baco, Obra 

de Arte, documentário O Meu Portugal sobre Miguel Torga –  e informando que esteve 

durante quatro anos na direcção de uma produtora de televisão, tendo ainda passado 



 

6 

pela NTV, como moderador de debates, e pela RTPN como comentador da Revista de 

Imprensa. 

21. No que respeita à alegada “tribuna própria” disponibilizada à candidata do 

Partido Socialista, a RTP argumenta que esta participa num programa de debate, com 

moderação, não sendo possível, portanto, afirmar que se trata de uma tribuna própria. 

Afirma também que “o presidente da Câmara do Porto foi convidado a integrar o painel 

de comentadores” desse espaço de opinião, tendo recusado o convite. O convite dirigido 

a Rui Rio é, aliás, apresentado pela denunciada para demonstrar “a inexistência de 

qualquer ‘apagamento’ das iniciativas da CMP ou da figura do seu presidente”. 

Assegura, por fim, que os comentadores que sejam também candidatos a actos eleitorais 

deixam de exercer o comentário 55 dias antes da realização das eleições. 

22. A RTP responde à listagem de acontecimentos que a autarquia do Porto refere 

terem sido ignorados nos noticiários da operadora listando também, “num exercício de 

contraponto meramente factual”, um conjunto de peças relativas à cidade do Porto 

emitidas no primeiro semestre do ano: 

• Vaga de frio no Porto (08/Janeiro/2009) 

• Desenvolvimento da Região Norte (26/Fevereiro/2009) 

• Entrega de Prémios ‘Best of Wine’ (02/Março/2009) 

• Rui Rio atribui medalhas (24/Abril/2009) 

• Ribeira mais limpa (03/Maio/2009) 

• Apresentação da candidatura Rui Rio (23 e 24/Maio/2009) 

• Radares VCI (06/Maio/2009) 

• Rio Parque Oriental (29/Junho/2009) 

23. A contestação à alegada “estratégia de silenciamento”, que é imputada pela 

queixosa, é mais veemente no que toca à cobertura dispensada pela RTP à abertura do 

Sea Life Porto e ao anúncio do projecto de reconversão do Pavilhão Rosa Mota. 

24. Sobre o primeiro acontecimento, afirma a RTP que “foi a estação que melhor e 

mais ampla cobertura fez do novo equipamento, inclusive enviando uma equipa de 

reportagem a Inglaterra, num exclusivo nacional, para acompanhar a viagem das 

espécies marinhas que integram o novo oceanário”. Refere ainda várias peças emitidas 



 

7 

nos serviços noticiosos do Jornal da Tarde, Telejornal e noticiários da RTPN e ainda 

uma “cobertura especial que a RTP1 efectuou no programa Portugal em Directo de 18 

de Junho, em que o tema em destaque foi precisamente o Sea Life Porto”, tendo-lhe 

dedicado 14 minutos e 23 segundos. 

25. Relativamente ao segundo acontecimento, a reconversão do Pavilhão Rosa 

Mota, RTP rejeita que tenha decidido “ignorar o assunto”. Defende que a opção foi 

antes “abordá-lo de outro modo, mais aprofundado e contextualizado, no espaço 

informativo que nos parece editorialmente mais indicado para o efeito: o programa 

Portugal em Directo.” 

26. Sobre esta decisão, a RTP cita uma reacção publicada pela autarquia no seu sítio 

na Internet, na qual alegadamente se leria que “de uma forma ridícula, a RTP resolveu 

censurar a apresentação de um grande projecto para o Porto”. Garante a denunciada que, 

mesmo depois dessas considerações, entendeu manter o agendamento do assunto 

Pavilhão Rosa Mota para o programa Portugal em Directo de 25 de Junho, data 

escolhida devido à “proximidade simbólica de uma data tão especial para a cidade do 

Porto como é o feriado de S. João.” 

27. Afirma ainda a RTP que a “CMP não respondeu aos sucessivos contactos da 

RTP para que indicasse algum responsável que pudesse estar presente no referido 

programa”, razão pela qual se viu obrigada a anular a cobertura desse acontecimento. 

28. Em síntese, a RTP nega a existência de “qualquer orientação editorial que 

condicione as notícias sobre a Câmara Municipal do Porto”, assegurando que “os 

critérios aplicados pela RTP são sempre relevância, rigor e objectividade”. Considera, 

por fim, que “o tom, a oportunidade e o conteúdo desta queixa não passam (…) de uma 

tentativa de envolver a RTP e os seus profissionais numa disputa autárquica”, atingindo 

“a dignidade profissional de um vasto conjunto de profissionais empenhados em fazer o 

seu trabalho”. 

 

III. Outras diligências 

 

29.  Foi realizada uma audiência de conciliação entre as partes, nos termos do artigo 

57.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro. Nessa 



 

8 

audiência, as partes dialogaram acerca dos contornos do litígio em apreço, não tendo 

sido possível alcançar uma solução consensual. 

 

IV. Descrição da cobertura jornalística 

 

30. Tomando em consideração o teor da queixa apresentada pela Câmara Municipal 

do Porto contra a RTP, que versa, entre outras questões, sobre um alegado 

“apagamento” de acontecimentos promovidos pela autarquia portuense ao longo do 

primeiro semestre de 2009, foi realizada uma pesquisa com o intuito de escrutinar a 

cobertura dispensada pela RTP aos acontecimentos elencados pela queixosa. 

31. Foram então pesquisadas as peças noticiosas emitidas pelos blocos informativos 

da RTP1 (Portugal em Directo, Jornal da Tarde e Telejornal) e RTP2 (Jornal 2) no 1º 

semestre de 2009.  

32. A pesquisa foi efectuada tendo como fonte a base de dados do serviço Telenews 

da Marktest, utilizando as palavras-chave “Rui Rio”, “Câmara do Porto”, “CM Porto”, 

“Executivo Porto”.  

33. Dado que a queixosa argumenta, a dado passo, que a cobertura dispensada por 

outros operadores de televisão em sinal aberto terá sido significativamente diferente da 

dispensada pela RTP, estendeu-se a pesquisa também aos boletins informativos da SIC 

(Primeiro Jornal e Jornal da Noite) e da TVI (Jornal da Uma e Jornal Nacional).  

34. Contrariamente ao pretendido pela queixosa, não se procedeu “ao levantamento 

do tempo noticioso que a RTP concedeu, durante o primeiro semestre do corrente ano, 

para efeitos de avaliação comparativa, aos Municípios de Lisboa e Gaia, em relação ao 

Município do Porto”. Tal comparação, para além de exigir o recurso a meios 

inconciliáveis com a necessidade de responder em tempo útil à queixa, padeceria 

sempre de rigor, uma vez que as agendas públicas dos diferentes municípios, de onde 

resultam os acontecimentos passíveis de cobertura jornalística, serão dificilmente 

comparáveis. 

35. Os resultados apurados encontram-se expostos detalhadamente no anexo que 

constitui parte integrante da presente deliberação (Análise Comparativa da Cobertura 

Jornalística de assuntos relativos à Câmara Municipal do Porto no 1º Semestre de 2009). 



 

9 

36. Além desta pesquisa, foram ainda analisados individualmente os noticiários 

emitidos pela RTP1 e RTP2 nos dias dos eventos referidos pela autarquia na sua queixa, 

assim como os noticiários dos dias em que a denunciada referiu, na sua oposição, ter 

noticiado eventos relativos ao Porto. 

37. Da pesquisa, segundo os critérios acima especificados, verificou-se que a RTP 

emitiu no primeiro semestre, nos seus serviços noticiosos, perto de uma hora de notícias 

relacionadas com o Porto e que, de alguma forma, se ligaram à actividade da autarquia e 

do seu presidente. Mais especificamente, verifica-se que a RTP1 e RTP2 emitiram nos 

seus serviços noticiosos 20 peças, num total de 57m39s de duração, sendo que Rui Rio 

surge como protagonista em nove delas. 

38. Sete das peças foram emitidas no Telejornal, seis no Jornal da Tarde, quatro no 

Jornal 2 e três no Portugal em Directo. Três das vinte peças identificadas dizem respeito 

à candidatura apoiada pelo Partido Socialista à Câmara Municipal do Porto, as quais 

totalizam 04m02s de duração. 

39. Seguindo os mesmos critérios de pesquisa, em termos comparativos, verifica-se 

que a SIC emitiu 17 minutos de notícias sobre a autarquia do Porto ou assuntos com ela 

relacionados ao longo do mesmo período temporal, distribuídos por 14 peças noticiosas. 

Já a TVI emitiu o mesmo número de peças que a RTP, 20, que ocuparam 35 minutos, 

nos respectivos serviços noticiosos. 

40. Além de colocar reservas quanto aos acontecimentos que julga deverem ter sido 

tratados nos espaços noticiosos da RTP, a Câmara Municipal do Porto questiona 

também a forma como alguns deles foram tratados pelo operador público: i) o 

acompanhamento das obras e da inauguração do aquário Sea Life Porto; ii) a 

inauguração da Feira do Livro; iii) a abertura de exposições colectivas nas galerias de 

arte da Rua Miguel Bombarda; e, por último, iv) a celebração em Bruxelas do Pacto dos 

Autarcas para a redução das emissões de dióxido de carbono. 

41.  Considera a autarquia que, nos dois primeiros eventos, a RTP terá tomado 

decisões editoriais questionáveis, por não ter sido noticiada a presença do presidente 

Rui Rio no local das obras, em Fevereiro, e ainda por não terem sido emitidas imagens 

do acto oficial de inauguração. Nos outros dois casos, alega a queixosa que o líder da 

autarquia do Porto apenas surgiu nas imagens “à boleia de figuras do Partido 



 

10 

Socialista”- o ministro da Cultura, no primeiro caso, e o presidente da Câmara de 

Lisboa, no segundo.  

42. Constata-se assim que as críticas da queixosa relativamente a estes quatro casos 

prendem-se sobretudo com o enquadramento escolhido pela RTP para abordar os 

assuntos, e não propriamente com a ausência de notícias sobre os eventos em causa. 

Passa-se então a descrever a cobertura que a RTP realizou de cada um desses eventos. 

 

§ Acontecimento: exposições na Rua Miguel Bombarda 

43. No caso da Festa da Arte, na rua dos galeristas, a Miguel Bombarda, no Porto, a 

RTP dedicou ao evento uma peça de 02m17s, no dia 8 de Março. Na reportagem 

produzem-se declarações Rui Rio e Pinto Ribeiro, ministro da Cultura.  

44. O pivô introduz o assunto dizendo que o evento ocorre seis vezes por ano, numa 

iniciativa conjunta de todos os galeristas da Rua Miguel Bombarda e que, pela primeira 

vez, teve honras da visita do titular da pasta da Cultura do Governo. Na peça, Rui Rio 

faz a abertura da conversão de parte da rua dos galeristas em percurso pedonal.  

45. Na peça salienta-se a iniciativa privada que formou o movimento dos galeristas 

sem o apoio público e que os políticos presentes consideraram ser um aspecto digno de 

atenção por parte das entidades oficiais. 

46. Em termos comparativos, registe-se que a TVI noticiou as inaugurações 

simultâneas na Rua Miguel Bombarda no Jornal Nacional de 7 de Março, colocando 

ênfase, no texto do pivô, na periodicidade da iniciativa, na forte afluência de público e 

na conversão em parte da rua num percurso pedonal. A reportagem recolhe as 

impressões dos visitantes, de dois galeristas e de Rui Rio, este sobre a conversão da 

totalidade da artéria em zona de peões. A presença do ministro não é noticiada. A SIC 

não exibiu qualquer peça sobre o acontecimento. 

 

§ Acontecimento: pacto de autarcas para a redução do dióxido de carbono 

47. A RTP noticiou a 15 de Fevereiro de 2009, numa peça com duração de 01m50s, 

o compromisso de cerca de 400 cidades europeias para a redução das emissões de gases 

com efeito de estufa em 20% até 2020. Na peça intervieram António Costa e Rui Rio 



 

11 

em representação da dezena de cidades portuguesas que assumiram esse compromisso 

em Bruxelas.  

48. A peça da RTP integrou declarações breves de António Costa e de Rui Rio 

acerca da estratégia que preconizam para que as cidades de Lisboa e do Porto cumpram 

o pacto assinado. 

49. A TVI noticiou o Pacto dos Autarcas, em Bruxelas, no Jornal Nacional de 14 de 

Fevereiro, com uma peça de 02m40s, na qual são listadas as cidades portuguesas que 

integraram o conjunto das autarquias europeias que assinaram o acordo. Os autarcas 

António Costa e Rui Rio são, por esta ordem, apresentados na peça a declarar que 

possuem estratégias para ultrapassar as metas estabelecidas sob os auspícios da UE. 

António Costa surge, em declarações, por duas vezes, Riu Rio apenas uma ao longo da 

peça. A SIC não exibiu qualquer peça sobre o acontecimento. 

 

§ Acontecimento: Sea Life Centre 

50. Embora reconhecendo que a RTP fez a antecipação da abertura ao público do 

novo equipamento da cidade, o Sea Life Centre, no dia 12 de Junho, com uma 

reportagem, a queixosa considera essa opção uma forma deliberada de anular a acção do 

executivo municipal na concretização da obra. 

51. A cobertura da RTP, no que ao Sea Life Centre se refere, centrou-se no mês da 

sua abertura (Junho), não tendo recaído sobre a visita às obras efectuada meses antes, 

em Fevereiro, pelo presidente da autarquia portuense. Ao alargar a pesquisa a todo o 

mês de Junho, em que sucedeu a abertura ao público daquele equipamento, verifica-se 

que a RTP concedeu ampla cobertura ao acontecimento. A operadora dedicou, nos seus 

serviços noticiosos, mais de 30 minutos a peças sobre o aquário do Porto, entre os dias 

12 e 18 de Junho. A abertura oficial ocorreu no dia 15 de Junho. 

52. Destaque-se o programa Portugal em Directo emitido no dia 18, em que foram 

para o ar duas peças que totalizaram mais de 14 minutos de informação. Nos dias 12 e 

15 de Junho, o assunto foi notícia de destaque no Jornal da Tarde e no Telejornal, 

respectivamente.  



 

12 

53. Registe-se também que o reparo da autarquia recaiu no facto de a RTP não ter 

noticiado especificamente a cerimónia de inauguração, tendo antecipado o 

acontecimento com uma reportagem sobre a abertura que viria a acontecer dias depois. 

54. De facto, em nenhuma das peças da RTP foi referida a comparticipação da 

Câmara do Porto na concretização da obra, através da cedência dos terrenos. Mas 

também não é referida a natureza do investimento, nem a entidade responsável. 

55. A SIC dedicou ao Sea Life Centre três peças, uma no dia 12 de Junho, no 

Primeiro Jornal, sobre a chegada dos peixes ao oceanário do Porto, com a duração de 

01m59s, e duas peças no dia 15 de Junho: uma delas também no Primeiro Jornal, com 

01m44s, e outra que foi destaque no Jornal da Noite, com duração de 02m55s. As 

declarações recolhidas foram as da directora de marketing do equipamento, de uma 

bióloga do equipamento e também de crianças que visitavam o Sea Life Centre. 

 

56. Na TVI, o Sea Life foi notícia por três vezes ao longo do mês de Junho: uma 

peça foi emitida no dia 14, no Jornal da Uma, com a duração de 01m54s. No dia 

seguinte, o da abertura, foi apresentada uma peça de 01m55s, no Jornal da Noite. 

Depois, a 21 de Junho, a peça sobre o Sea Life focou-se no número elevado de 

visitantes com que o equipamento contou só na primeira semana. 

 

57. O enquadramento noticioso da TVI foi semelhante ao da SIC, tendo sido 

escolhida a directora de marketing para prestar declarações sobre o equipamento, assim 

como crianças que o visitavam, no caso das peças dos dias 15 e 21 de Junho. Tanto a 

SIC como a TVI não noticiaram a cerimónia de abertura, nem fizeram referência ao 

papel da Câmara do Porto na concretização do Sea Life Centre. 

 

Fig. 1 Tratamento noticioso da abertura do aquário Sea Life Centre, na RTP, em Junho de 2009 

Sea Life Centre 

Data 
Serviço 

Noticioso 
Assunto Protagonistas Duração 

12-06-2009 Jornal da 
Tarde 

Headline: Sea 
Life, A viagem 
dos peixes até 
aquário. 

   0:00:13   



 

13 

Sea Life Centre 

Data 
Serviço 

Noticioso 
Assunto Protagonistas Duração 

12-06-2009 Jornal da 
Tarde 

Sea Life, A 
viagem dos peixes 
até aquário.  

Declarações 
do Relações 
Publicas do 
Sea Life. 

0:07:31 

12-06-2009 Telejornal Sea life do Porto: 
RTP acompanha a 
viagem dos peixes 
de Inglaterra até 
ao Porto. 

  0:00:13 

15-06-2009 Jornal da 
Tarde 

Headline: Sea 
Life, Oceanário já 
abriu no Porto. 

  0:02:03 

15-06-2009 Jornal da 
Tarde 

Sea Life, 
Oceanário já abriu 
no Porto. 

  0:02:02 

15-06-2009 Telejornal Headline: Abriu o 
Sea Life no Porto. 

  0:00:18  

15-06-2009 Telejornal Abriu esta manhã 
o Sea Life, um 
oceanário no 
Porto. 

  0:02:03 

15-06-2009 Jornal 2 Abriu esta manhã 
o Sea Life, um 
oceanário no 
Porto. 

  0:02:48 

18-06-2009 Portugal em 
Directo 

 Headline/Teaser    0:00:29 

18-06-2009 Portugal em 
Directo 

No Porto, abriu 
esta semana o Sea 
Life e já está a ser 
um autêntico 
sucesso.  

 Entrevista a 
Luís Rocha 
(director), 
Ana Torres 
(directora 
Marketing). 

0:07:34 

18-06-2009 Portugal em 
Directo 

No Porto, abriu 
esta semana o Sea 
Life e já está a ser 
um autêntico 
sucesso. 

 Entrevista a 
Ana Ferreira 
(bióloga), 
José Pedro 
Caetano 
(biólogo). 

0:06:56 

   Total 0:31:39 

 

58. Observando os boletins informativos dos operadores privados em sinal aberto, 

verificou-se ainda que a TVI noticiou a Visita às Obras do Sea Life Centre, no dia 7 de 

Fevereiro, com uma peça de 02m09s, na qual são recolhidas as declarações o presidente 

da autarquia sobre a intervenção da autarquia na concretização do projecto: a cedência 



 

14 

de terrenos para a concretização daquele investimento privado. Nem a RTP nem a SIC 

exibiram peças sobre a visita às obras do Sea Life Centre. 

 

§ Acontecimento: Feira do Livro 

59. Quanto à inauguração oficial da Feira do Livro do Porto, a mesma crítica é 

gizada pela câmara: a RTP não noticiou o acto inaugural do certame. 

60.  A RTP dedicou à abertura da Feira do Livro do Porto, no Jornal da Tarde de 27 

de Maio, uma peça com 02m21s de duração.  

61. Para a autarquia, o facto de a notícia não ter versado sobre o acto oficial de 

abertura da Feira do Livro resultou de uma actuação deliberada “para que a figura do 

Presidente não relevasse”.  

62. A peça da RTP consiste numa reportagem em directo do recinto da Feira do 

Livro, na Avenida dos Aliados, privilegiando a apresentação das impressões dos 

visitantes. 

63. A TVI também noticiou a abertura da Feira do Livro do Porto no Jornal 

Nacional de 27 de Maio, com uma peça com 01m18s, cujo enquadramento foi a 

abertura oficial do certame. São transmitidas as declarações de Rui Rio acerca da 

mudança da feira para o local que tinha deixado anos antes, Avenida dos Aliados. Por 

seu lado, a SIC referiu a Feira do Livro do Porto no dia 31 de Maio, numa peça do 

Jornal da Noite, com duração de 21 segundos, acerca da insatisfação das editoras 

relativamente ao horário estipulado. 

 

§ Eventos ausentes das notícias da RTP 

64. Dos dez acontecimentos elencados pela Câmara Municipal do Porto para 

sustentar um alegado “apagamento” da actividade do executivo municipal (Cf. ponto 9), 

apurou-se que, de facto, nenhum deles foi alvo de tratamento noticioso por parte da 

RTP. 

65. Refere a queixosa que esta prática não foi seguida pelas outras operadoras. 

Importa, então, conferir se tal sucedeu.  

66. Comparando os resultados da pesquisa, verifica-se que nem a SIC nem a TVI 

conferiram tratamento noticioso a todos os dez eventos evocados pela queixosa, e em 



 

15 

alguns dos que trataram, fizeram-no com enquadramento diverso do evocado pela 

Câmara Municipal do Porto. Assim, refira-se que: 

i) A SIC noticiou o relatório e contas da autarquia, a 08 de Abril, mas de 

forma indirecta, uma vez que titula ‘Dívidas dos municípios: Câmaras de 

Lisboa, Porto e Gaia são as mais endividadas’; o projecto de 

requalificação do Palácio de Cristal foi noticiado pela SIC, a 18 de 

Junho.  

ii) A TVI noticiou, a 21 de Fevereiro, a apresentação do vídeo da colecção 

sobre figuras relevantes do Porto, e, nos dias 25 e 26 de Fevereiro, 

abordou em duas peças a situação financeira da empresa do Metro do 

Porto e não, como refere a autarquia, as novas linhas do metropolitano. 

67. No que concerne à requalificação do Palácio de Cristal, a RTP alega ter 

preparado uma intervenção em directo a partir do local, com responsáveis camarários, a 

25 de Junho, mas afirma ter sido obrigada a cancelar todos os preparativos no próprio 

dia, pelo facto de nenhum elemento da autarquia se ter disponibilizado para estar 

presente. 

68. Não é possível, nesta análise, averiguar da veracidade dos argumentos da 

operadora pública, nomeadamente do cancelamento forçado da intervenção no 

programa Portugal em Directo de 25 de Junho, por recusa da presença de um 

responsável autárquico no local. 

69. Não foram também encontradas referências aos debates sobre a regionalização e 

que a queixosa enuncia na lista dos acontecimentos que, na sua opinião, deveriam ter 

merecido tratamento noticioso por parte da RTP.  

70. Face à enumeração por parte da Câmara Municipal do Porto de eventos que a 

RTP alegadamente terá deixado fora do tratamento noticioso, acima tratados, a 

operadora contrapõe uma lista de acontecimentos relacionados com a cidade do Porto 

que noticiara (Cf. ponto 19).  

71. Todavia, da listagem apresentada pela RTP, verifica-se que apenas dois deles se 

relacionam directamente com a actividade da câmara: “Apresentação da candidatura de 

Rui Rio” e “Parque Oriental”.  



 

16 

72. Verificou-se ainda que sete dos nove eventos referidos para o primeiro semestre 

de 2009 foram efectivamente tratados pela RTP nos diversos serviços noticiosos, não 

tendo sido identificadas as peças que a RTP indica terem sido transmitidas no dia 24 de 

Abril (Cf. Fig.2). 

 

Fig. 2 Eventos relacionados com a cidade do Porto listados pela RTP como contraponto à queixa da Câmara 

do Porto 

RTP 

Evento 
Data 

indicada 
Canal 

Data de 
emissão 

Serviço 
Noticioso 

Assunto Duração 

Vaga de Frio no 
Porto 

08-01-2009 RTP1 08-01-2009 Jornal da 
Tarde 

Vaga de frio; Os sem-
abrigo da cidade do 
Porto preferiram a rua. 

0:02:09 

RTP1 08-01-2009 Jornal da 
Tarde 

Porto tem plano de 
apoio aos sem-abrigo e 
aos idosos para 
combater o frio. 

0:03:45 

Desenvolvimento 
da Região Norte 

26-02-2009 RTP1 26-02-2009 Jornal da 
Tarde 

Reabilitação do norte; 
Programa aprova 118,5 
milhões de euros de 
investimentos. 
Declarações de Carlos 
Lage (presidente da 
CCDR-N). 

0:01:04 

Entrega de 
Prémios 'Best of 
Wine' 

02-03-2009 RTP1 05-03-2009 Portugal 
em 
Directo 

Já começou mais uma 
edição da Essência do 
Vinho, no Porto, que 
inclui diversas 
actividades, entre 
palestras e prova de 
vinhos. Entrevista, em 
directo, a Nuno Botelho 
(organização), Fernando 
Melo (crítico), Domingo 
Soares Franco (prémio 
do ano Wine Essência 
do Vinho). 

0:05:00 

Rui Rio atribui 
medalhas 

24-04-2009        Não detectado na 
pesquisa 

  

Conferência das 
Concelhias 

24-04-2009        Não detectado na 
pesquisa 

  

Ribeira mais 
limpa 

03-05-2009 RTP1 03-05-2009 Jornal da 
Tarde 

Combate à crise: 
Desempregados de 
longa duração limpam 
ribeira do Porto. 
Declarações de Álvaro 
Coelho, responsável 
empresa limpezas; 
António Fonseca, 
Associação bares Zona 

0:01:41 



 

17 

RTP 

Evento 
Data 

indicada 
Canal 

Data de 

emissão 

Serviço 

Noticioso 
Assunto Duração 

histórica Porto. 

Radares da VCI 06-05-2009 RTP1 06-05-2009 Jornal da 
Tarde 

Multas por cobrar: 
Radares da VCI sem 
gestão. 

0:00:12 

RTP1 06-05-2009 Jornal da 
Tarde 

Multas por cobrar: 
Radares da VCI sem 
gestão. 

0:02:27 

RTP2 06-05-2009 Jornal 2 Os radares de 
velocidade na VCI no 
Porto funcionam, mas as 
multas não são passadas 
há um ano e meio. 

0:00:22 

Apresentação da 
candidatura de 
Rui Rio 

23-05-2009 RTP1 19-05-2009 Telejornal Rui Rio (CM Porto) 
recandidatar-se hoje à 
autarquia do Porto. 

0:01:54 

RTP2 19-05-2009 Jornal 2 Rui Rio (CM Porto) 
recandidatou-se hoje à 
autarquia do Porto. 

0:01:54 

Parque Oriental 29-06-2009 RTP1 29-06-2009 Jornal da 
Tarde 

Parque Oriental do 
Porto: Rui Rio visitou 
primeira fase das obras 

0:01:18 

 

V. Análise e fundamentação 

 

73. Uma das questões controvertidas que resulta do processo em apreço prende-se 

com a data em que se inicia a pré-campanha eleitoral. Enquanto a CMP defende, por 

aplicação da Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e das Campanhas Eleitorais, 

que as “pré-campanhas eleitorais se iniciam nos seis meses que antecedem a data das 

eleições autárquicas”, a RTP parece defender que tal só sucede no 55.º dia anterior à 

data da eleição. 

74. O Conselho Regulador entende, porém, que resulta do ordenamento jurídico 

português solução diversa daquelas preconizadas pelas partes. Com efeito, por aplicação 

do artigo 1.º da Lei n.º 26/99, de 3 de Maio, a pré-campanha decorre desde a data de 

publicação do decreto que marque a data do acto eleitoral até à data de início da 



 

18 

campanha eleitoral propriamente dita. Dado que o referido decreto foi publicado, em 

Diário da República, no dia de 3 de Julho, os factos a que se refere a queixa não 

ocorreram em período de pré-campanha eleitoral, pelo que não está em causa o dever 

dos órgãos de comunicação social de garantir, na cobertura noticiosa, a igualdade de 

oportunidades e de tratamento das diversas candidaturas – dever esse previsto no n.º 3 

do artigo 113.º da Constituição da República Portuguesa e desenvolvido pelo artigo 49.º 

da Lei da Lei Orgânica 1/2001, 14 Agosto, que regula a eleição dos titulares dos órgãos 

das autarquias locais. 

75. De qualquer modo, mesmo fora do período eleitoral, os órgãos de comunicação 

social, e sobretudo os operadores de televisão, estão obrigados a garantir uma 

informação plural, uma vez que desempenham um papel insubstituível na formação da 

opinião, enquanto mediadores e veículos de informação (cfr., nomeadamente, artigos 

9.º, n.º 1, al. c) e 34.º, n.º 2, al. b) da Lei da Televisão, aprovada pela Lei n.º 27/2007, de 

30 de Julho).  

76. Entende, porém, o Conselho Regulador que a queixa da CMP, mais do que dever 

ser reconduzida a uma análise relativa à garantia do pluralismo informativo, deve ser 

apreciada sobretudo à luz do disposto na parte final da alínea c), do n.º 2 do artigo 51.º 

da Lei da Televisão, que determina que incumbe à concessionária do serviço público de 

televisão garantir “a cobertura noticiosa dos principais acontecimentos nacionais e 

internacionais”. 

77. Feitas estas considerações iniciais, cabe notar que a queixa apresentada pela 

Câmara Municipal do Porto contra a RTP revela, como problemática central, a tensão 

que, por vezes, ocorre entre o acesso (e relevância) que os actores da esfera político-

partidária pretendem ter ao espaço mediático e a autonomia editorial dos órgãos de 

comunicação social. 

78. Importa ainda realçar que as notícias são o resultado de escolhas, que passam, 

nomeadamente, pela selecção dos acontecimentos a difundir, mas também por decisões 

relativas ao enquadramento a dar aos eventos noticiados. 

79. Apesar de a CMP começar por referir que a RTP não seria obrigada a noticiar 

todos os eventos por si referidos na queixa, considera, contudo, que o operador de 

televisão, ao deixar de noticiar determinados acontecimentos ou ao noticiá-los sem 



 

19 

realizar uma cobertura de eventos oficiais, assume uma conduta deliberada no sentido 

de omitir a acção do executivo municipal e do seu presidente. E é esta a questão 

substantiva em análise na presente queixa. 

80. A pesquisa efectuada relativamente aos blocos informativos da RTP1 e RTP2, 

durante o primeiro semestre de 2009, permite aferir que a denunciada não foi indiferente 

às actividades e iniciativas da Câmara Municipal do Porto, nem do seu Presidente.  

81. Da análise comparativa resulta ainda que a RTP terá sido o operador em sinal 

aberto que mais tempo concedeu, nos seus noticiários, a acontecimentos relacionados 

com a cidade do Porto, muitos dos quais tendo uma relação directa ou indirecta com as 

actividades da autarquia (cfr. supra Ponto IV).  

82. Relativamente à presença de Rui Rio nas peças jornalísticas da RTP, que a 

queixosa refere que apenas acontecem a reboque de figuras do Partido Socialista, 

verifica-se que o governante surge como protagonista em nove notícias.  

83. É certo que em três delas o presidente da autarquia portuense surge ao lado de 

figuras do PS: duas consistem na dupla exibição de uma peça em que António Costa é 

também protagonista e outra corresponde a uma peça onde é também Rui Rio surge ao 

lado do então Ministro da Cultura.  

84. Porém, nas seis peças restantes, Rui Rio é o único protagonista (cfr. Anexos, 

Fig.1). Portanto, os argumentos da autarquia portuense não podem ser tidos por 

procedentes neste ponto, seja em termos quantitativos, seja pelo facto de a presença de 

outros actores nas peças jornalísticas resultar do contexto inerente aos acontecimentos 

noticiados1.  

85. Não esquece o Conselho Regulador que a concessionária do serviço público de 

televisão tem especiais deveres relativos à necessidade de proporcionar uma informação 

                                                             

1 Será ainda de referir que Rui Rio, enquanto presidente da Junta Metropolitana do Porto, protagoniza 
outras duas notícias da RTP, não sendo, todavia, nessa qualidade que está a ser apreciada a sua presença 
televisiva na presente deliberação, pelo que tais peças não entraram na análise. 

 



 

20 

plural, que cubra os principais acontecimentos nacionais, e que, por outro lado, os 

recursos humanos e técnicos que a RTP dispõe na delegação do Porto são superiores aos 

dos restantes operadores de televisão. Ainda assim, afigura-se pertinente a conclusão de 

que a concessionária foi o operador em sinal aberto que mais tempo concedeu a 

acontecimentos relacionados, directa ou indirectamente, com as actividades 

protagonizadas pela queixosa. 

86. Na sua queixa, a Câmara Municipal do Porto contesta ainda o tipo de tratamento 

dispensado a alguns acontecimentos particulares, destacando como casos 

paradigmáticos a inauguração do Sea Life e a abertura oficial da Feira do Livro do 

Porto. A autarquia não questiona o espaço informativo que lhes foi atribuído, mas sim o 

enquadramento escolhido pela RTP para reportar esses dois acontecimentos, em 

particular o facto de ter negligenciado a presença do Presidente da Câmara Municipal 

do Porto nos actos oficias de inauguração. 

87. Cabe, porém, realçar que a decisão sobre o enquadramento a conferir aos 

acontecimentos constitui um dos alicerces do exercício da liberdade e autonomia 

editoriais que assistem à actividade jornalística e aos órgãos de comunicação social.  

88. Nos termos do n.º 1 do artigo 38.º da Constituição da República Portuguesa, “é 

garantida a liberdade de imprensa”, o que pressupõe a garantia da liberdade de 

expressão e criação dos jornalistas e da liberdade de programação dos operadores 

televisivos. Nesse sentido, a Lei da Televisão dispõe que “o exercício da actividade de 

televisão assenta na liberdade de programação, não podendo a Administração Pública 

ou qualquer órgão de soberania, com excepção dos tribunais, impedir, condicionar ou 

impor a difusão de quaisquer programas”.  

89. Ora, a RTP tem autonomia para estabelecer os critérios jornalísticos que 

determinam a cobertura de um determinado evento e os moldes em como este será 

enquadrado. Nenhum órgão de comunicação social é obrigado a assegurar a cobertura 

noticiosa de todos os acontecimentos que decorrem num município, nem a conferir-lhes 

o enquadramento (ou protagonismo) pretendido por quem promove o evento.  

90. Além disso, os acontecimentos elencados pela queixosa, como tendo sido 

noticiados por outros operadores em sinal aberto (SIC e TVI), não foram, à excepção de 

dois – mais precisamente, o processo de requalificação do Palácio de Cristal e a 



 

21 

apresentação da Biografia de Belmiro de Azevedo –, negligenciados pelo operador do 

serviço público de televisão, tendo a RTP1 optado, no exercício da sua liberdade e 

autonomia editoriais, por um tipo de cobertura alternativo à abordagem dos actos 

oficiais. 

91. No que respeita às considerações da queixosa relativamente a um membro da 

Direcção de Informação da RTP Porto, importa, em primeira análise, referir que a ERC 

não regula os desempenhos profissionais de jornalistas individualmente considerados, 

mas sim a acção dos órgãos de comunicação.  

92. Cabe, no entanto, salientar a este propósito que também os jornalistas 

beneficiam da liberdade de expressão, consagrada constitucionalmente no artigo 37.º, 

n.º 1. Acresce que o Estatuto do Jornalista (Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro) não impede 

que os jornalistas – ou directores de informação – exprimam opiniões, (apenas) 

impondo como dever profissional a clara demarcação entre factos e opiniões. No caso 

em apreço, a expressão da opinião por parte de um membro da Direcção de Informação 

da RTP decorreu num espaço claramente identificado como sendo de opinião, não 

podendo, por isso, ser confundida com o exercício de funções de natureza informativa.  

93. Continuando a observar o argumentário da queixosa, cabe notar que muito 

dificilmente se poderá estabelecer um nexo de causalidade entre a manifestação pública 

de opiniões tomadas individualmente por um membro da direcção de informação da 

RTP, ainda antes de ocupar o seu cargo, e a definição de uma linha editorial de um 

órgão de comunicação, cuja definição compete a um colectivo, no qual intervêm 

diariamente diversos profissionais, desde jornalistas, repórteres de imagem, editores, a 

pivôs dos blocos informativos. 

94. Acrescente-se ainda que o facto de a opinião do membro da direcção de 

informação da RTP ser pública constitui também uma salvaguarda de transparência do 

processo informativo, uma vez que a sua acção se torna necessariamente mais exposta 

ao escrutínio por parte dos seus públicos, dos seus pares e de outros protagonistas do 

campo mediático.  

95. Posto isto, não se reconhece como evidente a relação que a Câmara Municipal 

do Porto estabelece entre o facto de um dado membro da direcção de informação da 

RTP ter manifestado opiniões críticas em relação às acções do Presidente da Câmara e 



 

22 

uma suposta linha editorial deliberadamente vocacionada para o apagamento mediático 

da autarquia e do autarca nas notícias da RTP. 

96. Quanto a um alegado favorecimento da candidata do Partido Socialista à Câmara 

Municipal do Porto invocado pela queixosa, tendo por objecto a intervenção de Elisa 

Ferreira na rubrica Vice-Versa do programa À Noite as Notícias da RTPN, o Conselho 

Regulador da ERC pronunciou-se oportunamente sobre essa questão. 

97. Com efeito, na apreciação de uma participação subscrita por Sérgio Vieira, 

deputado e presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Porto, contra a RTP (cf. 

Deliberação 2/PLU-TV/2009, 29 de Setembro de 2009), o Conselho Regulador 

considerou “não se terem recolhido indícios suficientes no sentido de comprovar a 

violação do princípio do pluralismo político-partidário”, tendo decidido pelo 

indeferimento da participação em apreço. 

 

VI.   Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa da Câmara Municipal do Porto contra a RTP, por alegado 

tratamento discriminatório das iniciativas da Câmara Municipal do Porto, assim como 

de iniciativas protagonizadas pelo seu presidente; 

Verificando que a RTP foi, dos operadores de televisão em sinal aberto, aquele que mais 

tempo de emissão dedicou a acontecimentos relacionados com a cidade do Porto, 

muitos dos quais tendo uma relação directa ou indirecta com as actividades da 

autarquia; 

Salientando que a selecção e o enquadramento de acontecimentos a noticiar constituem 

prerrogativas fundamentais do exercício da autonomia e liberdade editoriais e que, em 

sequência, a RTP tem autonomia para estabelecer os critérios jornalísticos que 

determinam a cobertura de um determinado evento e os moldes em como este será 

enquadrado; 

Considerando que assiste aos jornalistas, no exercício da sua profissão, o direito à 

opinião, desde que, em cumprimento dos princípios ético-legais da profissão, aquela 

não possa de alguma forma influenciar ou condicionar a componente informativa; 



 

23 

Notando que muito dificilmente se poderá estabelecer um nexo de causalidade entre a 

manifestação pública de opiniões tomadas individualmente por um membro da direcção 

de informação da RTP1, ainda antes de ocupar o seu cargo, e a definição de uma linha 

editorial de um órgão de comunicação, cuja definição compete a um colectivo, no qual 

intervêm diariamente diversos profissionais;  

Verificando, em suma, que não foi comprovado que a conduta da RTP indicie, no 

período considerado, um tratamento discriminatório da autarquia portuense e do seu 

presidente; 

 

O Conselho Regulador, ao abrigo das atribuições e competências previstas nos 

artigos 7.º, alínea a), 8.º, alíneas a) e e) e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da 

ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, delibera, pelos motivos 

expostos, não dar seguimento à queixa da Câmara Municipal do Porto contra a 

RTP. 

 

Lisboa, 17 de Fevereiro de 2010 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes (abstenção) 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 

Luís Gonçalves da Silva (abstenção) 



 

24 

Anexo 

 

Cobertura jornalística dos assuntos relacionados com a autarquia do Porto e com 

o presidente Rui Rio nos serviços de programas generalistas (pesquisa por 

palavras-chave) 

 

Fig. 1 Cobertura jornalística de assuntos relacionados com a Câmara Municipal do Porto e Rui Rio na RTP 

RTP 

Data Serviço 
Noticioso 

Assunto Protagonistas Duração 

09-01-2009  Portugal em 
Directo 

Um incêndio no Porto fez 
4 mortos. Vítimas 
mortais são uma mulher, 
duas crianças e um idoso.  

Declarações de 
Sampaio 
Pimentel 
(Vereador CM 
Porto). 

0:02:37 

09-01-2009  Telejornal Um incêndio no Porto fez 
4 mortos. Vitimas 
mortais são uma mulher, 
duas crianças e um idoso.  

Declarações de 
Sampaio 
Pimentel 
(Vereador CM 
Porto). 

0:02:35 

24-01-2009  Jornal da Tarde Elisa Ferreira é candidata 
do PS à CM Porto.  

  0:00:27 

10-02-2009  Portugal em 
Directo 

A Casa Margaridense é 
local obrigatório do 
roteiro turístico do Porto. 
Esteve fechada durante 
dois anos mas agora 
reabriu para vender os 
produtos regionais de 
qualidade.  

Declarações de 
António Pedro 
Valente 
(arquitecto), 
Elvira Silva 
(familiar dos 
fundadores), 
Manuel Azevedo 
Graça (Dep. 
Mun. Património 
Cultural CM 
Porto). 

0:06:57 

15-02-2009  Telejornal Pacto de Luta Contra o 
Aquecimento Global foi 
assinado entre 400 
autarcas da Europa na 
semana da 
Sustentabilidade 
Energética.  

As declarações 
de António Costa 
(CM Lisboa) e 
Rui Rio (CM 
Porto). 

0:01:50 

15-02-2009  Jornal 2 Pacto de Luta Contra o 
Aquecimento Global foi 
assinado entre 400 
autarcas da Europa na 
semana da 
Sustentabilidade 
Energética.  

As declarações 
de António Costa 
(CM Lisboa) e 
Rui Rio (CM 
Porto). 

0:01:53 



 

25 

RTP 

Data Serviço 
Noticioso 

Assunto Protagonistas Duração 

19-02-2009  Telejornal José Sócrates apresentou 
a candidatura de Elisa 
Ferreira à Câmara do 
Porto. Em directo. 

 José Sócrates  0:02:29 

19-02-2009  Telejornal Como se dividem os 
portuenses entre o elogio 
e a critica à governação 
de Rui Rio (CM Porto) 

Cidadãos 0:01:36 

19-02-2009  Jornal 2 José Sócrates apresentou 
a candidatura de Elisa 
Ferreira à Câmara do 
Porto. 

 José Sócrates  0:01:06 

08-03-2009 Jornal da Tarde Festa da arte: Acção 
concertada de galeristas 
de Miguel Bombarda 
deixam rua em festa.  

Declarações de 
Rui Rio 
(presidente CM 
Porto) e Pinto 
Ribeiro (Ministro 
da Cultura). 

0:02:17 

14-04-2009 Portugal em 
Directo 

Os recentes incêndios no 
centro histórico do Porto 
têm chamado a atenção 
para a segurança dos 
edifícios daquela zona.  

Entrevista, em 
directo, a 
Sampaio 
Pimentel 
(vereador 
Protecção Civil 
CM Porto) e 
Carlos Costa 
(Cmdt. 
Bombeiros 
Sapadores 
Porto). 

0:07:34 

19-04-2009 Jornal da Tarde Circuito da Boavista: 
Concentração com mais 
de 70 carros antigos.  

Declarações de 
Rui Rio 
(presidente CM 
Porto). 

0:01:55 

19-05-2009 Telejornal Rui Rio (CM Porto) 
recandidatar-se hoje à 
autarquia do Porto. 

 Rui Rio  0:01:54 

19-05-2009 Jornal 2 Rui Rio (CM Porto) 
recandidatou-se hoje à 
autarquia ...  

 Rui Rio  0:01:54 

27-05-2009 Jornal da Tarde Feira do Livro no Porto 
arranca hoje. 

Ciaddãos 0:02:21 

27-06-2009 Telejornal Rui Rio (presidente Junta 
Metropolitana Porto) 
acusa o Governo de ter 
desviado para Lisboa 
1.500 milhões de euros 
em fundos destinados ao 
Norte do país. 

 Rui Rio  0:02:01 



 

26 

RTP 

Data Serviço 
Noticioso 

Assunto Protagonistas Duração 

28-06-2009 Jornal da Tarde Rui Rio promete que, se 
for reeleito presidente da 
Câmara do Porto, vai 
cumprir o mandato até ao 
fim. Em entrevista ao 
Jornal de Notícias, afasta 
a possibilidade de fazer 
parte de um eventual 
executivo liderado por 
Ferreira Leite. 

 Rui Rio  0:01:25 

28-06-2009 Jornal da Tarde Rui Rio (presidente Junta 
Metropolitana Porto) 
acusa o Governo de ter 
desviado para Lisboa 
1.500 milhões de euros 
em fundos destinados ao 
Norte do país. 

 Rui Rio  0:01:49 

30-06-2009 Telejornal Se as autárquicas fossem 
hoje Rui Rio (CM Porto) 
venceria e reforçaria a 
sua maioria absoluta. 

 Rui Rio  0:03:50 

30-06-2009 Jornal 2 Se as autárquicas fossem 
hoje Rui Rio (CM Porto) 
venceria e reforçaria a 
sua maioria absoluta. 

 Rui Rio  0:03:49 

   Total 0:52:19 

 

 

Fig. 2 Cobertura jornalística de assuntos relacionados com a Câmara Municipal do Porto e Rui Rio, na 

SIC 

SIC 

Data 
Serviço 

Noticioso 
Assunto Protagonistas Duração 

22-01-2009 Jornal da Noite Túnel da Praça das 
Flores: Câmara do Porto 
terá de pagar 2 milhões 
de euros à empresa 
Soares da Costa. 

  0:00:19 

19-02-2009  Primeiro Jornal Elisa Ferreira candidata: 
Candidatura do PS à 
Câmara do Porto vai ser 
oficializada esta tarde. 

  0:00:21 

19-02-2009  Jornal da Noite Elisa Ferreira (PS) 
apresenta no edifício da 
Alfândega, a sua 
candidatura à Câmara do 
Porto. Ligação ao Porto. 

 Elisa Ferreira  0:02:16 



 

27 

SIC 

Data 
Serviço 

Noticioso 
Assunto Protagonistas Duração 

20-02-2009  Primeiro Jornal Elisa Ferreira candidata: 
Candidatura do PS à 
Câmara do porto foi 
apresentada ontem à 
noite.  

Declarações de 
José Sócrates; 
Elisa Ferreira 
(Candidata da PS 
CM. do Porto). 

0:02:21 

20-03-2009  Jornal da Noite Tino de Rãs e Valongo: 
Ex-calceteiro da Câmara 
do Porto é candidato à 
autarquia de Valongo. 

 Tino de Rãs 0:01:45 

08-04-2009 Primeiro Jornal Dívidas dos municípios: 
Câmaras de Lisboa, Porto 
e Gaia são as mais 
endividadas 

  0:01:34 

24-04-2009 Jornal da Noite Eleições Autárquicas: 
Recandidatura de Rui Rio 
à CM Porto anunciada 
pela coligação 
PSD/CDS/PP. 

  0:00:18 

25-04-2009 Primeiro Jornal 25 de Abril: Rui Rio 
presta homenagem a 
Belmiro de Azevedo, mas 
ouve criticas do 
empresário. Empresário 
gostava de ver centro 
urbano do Porto mais 
competitivo com Gaia. 

 Rui Rio  0:02:19 

30-04-2009 Jornal da Noite Sondagem revela que 
António Costa venceria 
em Lisboa se as 
autárquicas fossem hoje.  

Declarações de 
Santana Lopes e 
António Costa. 

0:02:11 

10-05-2009  Jornal da Noite Recandidatura de Rui 
Rio. Candidato à CM 
Porto aproveita ocasião 
para criticar Elisa 
Ferreira. 

  0:00:23 

31-05-2009  Jornal da Noite Feira do Livro do Porto: 
Grande parte das editoras 
diz que horário prejudica 
o negócio. 

 Editores 0:00:21 

23-06-2009  Primeiro Jornal Nuno Cardoso 
condenado. Tribunal 
considerou que antigo 
presidente da Câmara do 
Porto beneficiou o 
Boavista. 

  0:00:25 



 

28 

SIC 

Data 
Serviço 

Noticioso 
Assunto Protagonistas Duração 

26-06-2009  Jornal da Noite Subsídios comunitários: 
Rui Rio (pres. Junta 
Metropolitana do Porto) 
acusa Governo de desviar 
verbas destinados ao 
Porto para Lisboa. 

 Rui Rio 0:02:03 

   Total 0:16:36 

 

 

Fig. 3 Cobertura jornalística de assuntos relacionados com a Câmara Municipal do Porto e Rui Rio, na 

TVI 

TVI 

Data Serviço 
Noticioso 

Assunto Protagonistas Duração 

07-02-2009 Jornal Nacional Sea Life Center: novo 
centro marinho da cidade 
do Porto. 

 Declarações de 
Rui Rio (Pres. 
CM Porto). 

0:02:09 

14-02-2009 Jornal Nacional Ambiente: Autarcas 
querem redução de 20% 
de CO2 até 2020. 
Autarcas assinala pactos 
em Bruxelas.  

Declarações de 
António Costa 
(Pres. CM 
Lisboa), Rui Rio 
(Pres. CM 
Porto). 

0:02:40 

19-02-2009 Jornal da Uma Elisa Ferreira tenta 
suceder a Rui Rio na 
Câmara . 

  0:00:36 

20-02-2009 Jornal da Uma Elisa Ferreira candidata à 
Câmara do Porto.  

Declarações de J. 
Sócrates e Elisa 
Ferreira (PS). 

0:01:37 

21-02-2009 Jornal da Uma A vida de Belmiro de 
Azevedo serviu para um 
curto vídeo biográfico 
produzido pela autarquia 
portuense com vista a ser 
mostrado nas escolas da 
região. 

Declarações de 
Rui Rio, 
Presidente da 
CM Porto. 

0:01:39 

07-03-2009 Jornal Nacional Hoje é dia de 
inaugurações na Rua 
Miguel Bombarda no 
Porto. A rua é conhecida 
por ter dezenas de 
galerias de arte.  

Declarações de 
Rui Rio (Pres. 
CM Porto). 

0:02:01 

14-03-2009 Jornal Nacional João Teixeira Lopes é o 
candidato do BE à CM 
Porto. Francisco Louçã 
(BE) lança criticas ao 
BPN. 

Francisco Louçã 0:02:16 



 

29 

TVI 

Data Serviço 
Noticioso 

Assunto Protagonistas Duração 

14-03-2009 Jornal Nacional A CM Porto mandou 
retirar os cartazes de 
Elisa Ferreira dos locais 
proibidos. 

  0:00:36 

25-03-2009 Jornal Nacional O Metro do Porto está em 
falência técnica com 
prejuízos de quase 149 
milhões de euros em 
2008. 

As declarações 
de Rui Rio (CM 
Porto). 

0:01:35 

26-03-2009 Jornal da Uma Dispararam os prejuízos 
no Metro do Porto.  

Declarações de 
Rui Rio (pres. 
CM Porto). 

0:01:38 

04-04-2009 Jornal Nacional Mário Lino não tem 
dúvidas de que o projecto 
do TGV é para avançar.  

Declarações de 
Rui Rio. 

0:01:52 

22-04-2009 Jornal Nacional Rui Rio (CM Porto) 
afirma que não combater 
o enriquecimento ilícito 
tem perigos para a 
violação dos direitos e 
liberdades dos 
portugueses. 

 Manuela 
Ferreira Leite, 
Rui Rio  

0:03:29 

06-05-2009 Jornal da Uma Na VCI, os radares que 
detectam infracções não 
dão lugar a multa.  

Declarações de 
Lino Ferreira 
(vereador 
urbanismo CM 
Porto). 

0:01:54 

17-05-2009 Jornal da Uma 15 mil mulheres correram 
esta manhã no Porto 
contra o cancro.  

Declarações de 
Fernanda 
Ribeiro, Elisa 
Ferreira 
(Candidata à CM 
Porto), Aurora 
Cunha 
(organização). 

0:01:46 

19-05-2009 Jornal Nacional Rui Rio (CM Porto) volta 
a candidatar-se à Câmara 

  0:02:10 

27-05-2009 Jornal Nacional Começou hoje a edição 
79 da Feira do Livro do 
Porto.  

As declarações 
de Rui Rio (CM 
Porto) 

0:01:18 

18-06-2009 Jornal Nacional Elisa Ferreira anunciou 
que renuncia ao cargo de 
eurodeputada caso vença 
as eleições à Câmara do 
Porto. 

Elisa Ferreira 0:00:38 

19-06-2009 Jornal da Uma Elisa Ferreira abandona 
Parlamento Europeu para 
se concentrar na Câmara 
do Porto. 

Declarações da 
candidata do PS 
à CM Porto. 

0:01:19 



 

30 

TVI 

Data Serviço 
Noticioso 

Assunto Protagonistas Duração 

21-06-2009 Jornal da Uma O presidente social-
democrata da Câmara do 
Porto, Rui Rio, afirmou 
que os empreiteiros e a 
autarquia «entendiam-se 
melhor» durante a 
governação socialista da 
cidade. 

 Rui Rio 0:01:59 

27-06-2009 Jornal da Uma Rui Rio (presidente Junta 
Metropolitana Porto) 
acusa o Governo de ter 
desviado para Lisboa 
1.500 milhões de euros 
em fundos destinados ao 
Norte do país. 

 Rui Rio  0:02:05 

   Total 0:35:17 

 


