
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

3/PUB-I/2008 
 

 
 
 
 

Queixa de Afonso Moreira Sucrs, Lda. e Joaquim Pedrosa da Silva 
contra o Jornal “O Primeiro de Janeiro” 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

25 de Março de 2008



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 3/PUB-I/2008 

 

Assunto: Queixa de Afonso Moreira Sucrs, Lda. e Joaquim Pedrosa da Silva contra o 

Jornal “O Primeiro de Janeiro” 

 

 

I. Identificação das Partes 

 

Afonso Moreira Sucrs, Lda. e Joaquim Pedrosa da Silva, como Queixosos, e o Jornal 

“O Primeiro de Janeiro”, como Denunciado. 

 

II. Objecto da queixa 

 

Os queixosos requerem, através de documento recepcionado pela ERC a 15 de Outubro 

último, a análise do comportamento do denunciado num caso de publicação de uma 

entrevista contra a sua vontade, em clara violação do princípio da privacidade, para 

além do facto de considerarem que a mesma consistiu exclusivamente em publicidade 

não identificada como tal. 

 

III. Factos Apurados 

 

1. Na edição de 1 de Outubro de 2007, o jornal “O Primeiro de Janeiro” publicou 

um suplemento com um dossier inteiramente dedicado a Vila Nova de Gaia, em cujas 

páginas 8 e 9 se inclui um artigo não assinado, tal como os restantes publicados nesse 

suplemento, intitulado “OSNOFA FABRICA COZINHAS COM…/Qualidade e 

design”. 

 



 

2 

2. O referido texto descreve a história da empresa “Osnofa” desde a sua criação até 

aos dias de hoje, relatando que a empresa se iniciara com o fabrico de caixas para 

acomodar garrafas de vinho, passando pelo fabrico de artigos para criança, até à 

construção de mobiliário de cozinha. 

 

3. O artigo continua mencionando que a “Osnofa” possui duas lojas, uma em 

Espinho e outra no Porto, para além de ter agentes em todo o país e ter criado uma outra 

empresa, a “Trading”, especialista em revestimentos em PVC. 

 

4. A peça adianta que a “Osnofa” se prepara para (voltar a) ser uma empresa 

certificada, pretendendo enraizar-se por todo o país e até no estrangeiro. 

 

5. O texto, publicado nas páginas 8 e 9 do suplemento era acompanhado de cinco 

fotografias: uma de Rosário Ungaro, filha do sócio-gerente e Directora de Comunicação 

e Recursos Humanos da empresa - a trabalhar em frente a um computador -, outras duas 

fotografias das fachadas das lojas de Espinho e Porto e mais duas de modelos de 

cozinhas criados pela “Osnofa”. 

 

6. A peça inclui ainda uma pequena entrevista a Rosário Ungaro, Directora de 

Comunicação e Recursos Humanos, dando conta do seu percurso profissional, e uma 

“mensagem” da “Osnofa” a todos os seus clientes. 

 

7. Ao longo do texto são utilizadas citações, quer do sócio-gerente da empresa, 

Joaquim Pedrosa Moreira, quer de Rosário Ungaro. 

 

8. Na parte superior da página 19 do citado dossier é publicado um anúncio da 

“Osnofa”, com a foto de uma cozinha acompanhada do nome da empresa e das moradas 

das lojas. 

 

 



 

3 

IV. Argumentação dos queixosos 

 

9. A “Osnofa” foi contactada pelo jornal “O Primeiro de Janeiro” para uma entrevista 

sobre a história da empresa, em troca de um “contrato publicitário”. 

 

10. De acordo com os queixosos, a proposta do “contrato publicitário” foi recusado. No 

entanto, ambos aceitaram prestar alguns esclarecimentos para a publicação do artigo. 

 

11. Posteriormente, os queixosos constataram que o jornal conseguira convencer a 

Directora de Comunicação e Recursos Humanos da “Osnofa” a assinar o citado 

“contrato publicitário” para a publicação de meia página de publicidade. 

 

12. No decurso de toda esta situação, e receosos que o jornal publicasse o texto sobre a 

“Osnofa” em forma de entrevista, foi enviado, por e-mail, um texto com os 

esclarecimentos necessários para uma correcta publicação. 

 

13. Contudo, não só o artigo foi publicado sob a forma de entrevista, como o jornal 

inventou factos e publicou fotografias.  

 

14. Entendem os queixosos que tal comportamento se traduziu numa (i) clara violação 

da privacidade, para além de considerarem que o (ii) jornal confundiu publicidade com 

jornalismo, situação agravada pelo facto de (iii) a pessoa que fez a entrevista nem 

sequer ser jornalista. 

 

V. A posição do denunciado 

 

15. Notificado, ao abrigo do artigo 53º, n.º 5, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei 

n.º 53/2005, de 8 de Novembro (doravante, EstERC), o denunciado pronunciou-se nos 

seguintes termos: 

a) A participação apresentada pelos queixosos é descabida; 



 

4 

b) O “Primeiro de Janeiro” “edita «encartes» comerciais em formato de Suplementos, 

Dossiers ou Cadernos Especiais”, os quais incluem publi-reportagens produzidas por 

outra empresa, sendo certo que “o que está em causa neste processo não é o conteúdo 

jornalístico mas sim os “encartes” comerciais, que nada tem a ver com actividade de 

redacção do jornal”. 

 

VI. Normas aplicáveis 

 

16. O artigo 3º, da Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro (Lei de Imprensa – doravante, LI), 

determina que “a liberdade de imprensa tem como únicos limites os que decorrem da 

Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a objectividade da informação, a 

garantir os direitos ao bom nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à 

palavra dos cidadãos e a defender o interesse público e a ordem democrática.”   

 

17. O artigo 28º, n.º 2, da LI estabelece que “toda a publicidade redigida ou a 

publicidade gráfica, que como tal não seja imediatamente identificável, deve ser 

identificada através da palavra «Publicidade» ou das letras «PUB», em caixa alta, no 

início do anúncio, contendo ainda, quando tal não for evidente, o nome do anunciante.” 

 

18. Prescreve o artigo 3º, nº 1, alíneas a) e b), do Estatuto do Jornalista, constante da Lei 

nº 64/2007, de 5 de Novembro, que o exercício da profissão de jornalista “é 

incompatível” com “funções de angariação, concepção ou apresentação (...) de 

mensagens publicitárias”, assim como “de marketing, relações públicas, assessoria de 

imprensa e consultoria em comunicação ou imagem, bem como de planificação, 

orientação e execução de estratégias comerciais”. 

 

19. De acordo com o artigo 7º, alínea d), dos EstERC, constitui atribuição da ERC 

“assegurar que a informação fornecida pelos prestadores de serviços de natureza 

editorial se pauta por critérios de exigência e rigor jornalísticos, efectivando a 



 

5 

responsabilidade editorial perante o público em geral dos que se encontram sujeitos à 

sua jurisdição, caso se mostrem violados os princípios e regras legais aplicáveis”. 

 

20. Por sua vez, o artigo 8º, alínea d), dos EstERC refere que é atribuição da ERC, no 

domínio da comunicação social, “garantir o respeito pelos direitos, liberdades e 

garantias”. 

 

21. Finalmente, o artigo 24º, n.º 3, alínea a), dos EstERC confere ao Conselho 

Regulador competência para, no exercício de funções de regulação e supervisão, “fazer 

respeitar os princípios e limites legais aos conteúdos difundidos pelas entidades que 

prosseguem actividades de comunicação social, designadamente em matéria de rigor 

informativo e de protecção dos direitos, liberdades e garantias pessoais”. 

 

VII. Análise 

 

22. A queixa foi tempestivamente apresentada. Notificado o denunciado a pronunciar-se 

quanto ao teor das queixas descritas, ao abrigo do disposto no artigo 53º, n.º 5, dos 

EstERC, apresentou a sua defesa dentro do prazo fixado. 

 

1. Da competência do jornal 

 

23. Sustentam os queixosos que o artigo publicado é simples publicidade, confundindo-

se com jornalismo. 

 

24. O denunciado, por sua vez, contrapõe afirmando que o “dossier” foi produzido pela 

Sedico – Serviços de Edição e Comunicação, S.A., sendo que “o que está em causa 

neste processo não é o conteúdo jornalístico mas sim os «encartes comerciais», que 

nada tem a ver com a redacção do jornal.” 

 



 

6 

25. Importa, assim, identificar a natureza do texto que motivou as queixas e caracterizar 

o dossier em que o mesmo se insere.  

 

26. Como referido supra (n.º 1) o texto consta de um suplemento do jornal Primeiro de 

Janeiro inteiramente dedicado a Vila Nova de Gaia. Distingue-se do corpo principal do 

jornal através de uma capa própria em papel couché, a cores, com o logótipo do jornal, 

preenchida com uma fotografia e um anúncio em rodapé. Refere ainda que não pode ser 

vendido separadamente. 

 

27. Nos termos do artigo 9º, n.º 1, da LI, “integram o conceito de imprensa, para efeitos 

da presente lei, todas as reproduções impressas de textos ou imagens disponíveis ao 

público, quaisquer que sejam os processos de impressão e reprodução e o modo de 

distribuição utilizado”. 

 

28. Insere-se, pois, o “dossier” em apreço nesta previsão, devendo as publicações nele 

incluídas ser apreciadas à luz deste diploma legal. 

 

29. Ora, analisando a primeira página do referido “dossier” verifica-se que, no topo da 

folha, como título, vem a seguinte indicação: “Fundado em 1868/O PRIMEIRO DE 

JANEIRO/DOSSIER”.  

 

30. Por baixo da palavra “DOSSIER”, em letras reduzidas, consta a seguinte 

informação: “Este suplemento faz parte integrante da edição de “O Primeiro de 

Janeiro”, segunda-feira, 1 de Outubro de 2007”. 

 

31. O resto da página é ocupada por uma fotografia de uma igreja, com a indicação 

“Vila Nova de Gaia IX”, bem como por um rectângulo publicitário da Moldiflex. 

 



 

7 

32. Também as páginas interiores têm a indicação “O Primeiro de Janeiro”, com o 

mesmo lettering do Jornal, à semelhança das páginas que constituem o caderno 

principal da edição do matutino. 

 

33. Não há qualquer referência que indique que a Sedico – Serviços de Edição e 

Comunicação, S.A. é a empresa que o produz, conforme sustenta o denunciado. 

 

34. Por outro lado, o suplemento insere uma ficha técnica que refere apenas “Edições 

Comerciais”, o Director das Publicações Especiais e a respectiva equipa.  

 

35. Assim, e tendo em conta o indicado no ponto 28., bem como o facto de (i) o 

“dossier” fazer parte integrante do jornal, (ii) não incluir nenhum dos requisitos 

exigidos no artigo 15º, da LI (número de registo do título; identificação do proprietário; 

identificação de director do Jornal; etc.) - que poderia levar a crer que se tratava de uma 

produção independente -, assim como (iii) o facto de o e-mail do jornalista que 

contactou a “Osnofa”- carlosdias1janeiromail.com - conter o nome do jornal, e de o 

mesmo profissional afirmar, no e-mail de 17 de Setembro de 2007, que “a entrevista 

será efectuada no âmbito de um trabalho realizado pelo jornal «O Primeiro de Janeiro» 

”, forçoso se torna concluir que este “dossier” faz parte integrante do jornal, pelo que o 

seu director, salvo prova em contrário, é responsável pelo respectivo conteúdo, ao 

contrário do afirmado pelo denunciado. 

 

36. De resto, e se dúvidas houvesse, sempre seria de reconhecer que releva da 

competência do director das publicações periódicas, e só dele, a determinação dos 

respectivos conteúdos - art. 20º, nº1, a), LI. 

 

2. Da publicidade 

 

37. A segunda questão a analisar prende-se com a natureza do artigo publicado, que, 

pode ser qualificado como publi-reportagem em virtude de promover ou publicitar um 



 

8 

determinado produto ou entidade, sob a forma de reportagem – logo, com as 

características formais de um texto jornalístico -, mas sem a liberdade editorial, a 

independência e o enquadramento ético-normativo que presidem ao exercício do 

jornalismo. 

Daí que a publi-reportagem seja inserida no jornal em troca do pagamento de uma 

determinada quantia ou da prestação de um serviço. 

 

38. Analisando o “dossier” em causa, verifica-se que este é composto por uma série de 

artigos referentes exclusivamente a Vila Nova de Gaia, nomeadamente, empresas bem 

sucedidas, hospitais e colégios, para além de publicidade a essas e outras empresas da 

região. 

 

39. Os textos publicados combinam a descrição do perfil do protagonista, geralmente 

um sócio-gerente da sociedade, com a descrição dos serviços prestados pela empresa, a 

concorrência que enfrenta e os planos para o futuro.  

 

40. Em alguns casos, há uma “mensagem” da empresa aos seus clientes e noutros uma 

pequena entrevista onde é traçado o percurso profissional dos seus representantes. 

 

41. Os textos são sempre acompanhados de fotografias dos entrevistados, bem como das 

instalações das empresas. 

 

42. Trata-se, em todos os casos, de publi-reportagens que não obedecem aos requisitos 

de um texto jornalístico, embora com as suas características formais, como decorre da 

definição do próprio género. São peças de natureza promocional, que veiculam as vozes 

e os pontos de vista das instituições sobre que incidem. 

 

43. A publi-reportagem envolve um contrato publicitário, sendo, por isso, publicada em 

troca do pagamento de uma determinada quantia ou da prestação de um serviço. O seu 



 

9 

conteúdo, seja texto, fotografia ou outras imagens, pode ser fornecido, no todo ou em 

parte, pela entidade que subscreve o contrato. 

 

44. Ora, nos termos do disposto no artigo 28º, n.º 2, da LI, “toda a publicidade redigida 

ou a publicidade gráfica, que como tal não seja imediatamente identificável, deve ser 

identificada através da palavra «Publicidade» ou das letras «PUB», em caixa alta, no 

início do anúncio, contendo ainda, quando tal não for evidente, o nome do anunciante.” 

 

45. Tendo em conta que cada um dos artigos publicados no dossier em apreciação, fala 

sobre uma empresa, relatando promocionalmente a actividade que desenvolve, os seus 

pontos fortes, incluindo ainda a “mensagem” aos clientes e a inserção de um anúncio 

publicitário, a verdade é que os artigos são confundíveis com texto jornalístico. 

 

46. Nos termos do disposto no artigo 3º, n.º 1, alínea a), do Código da Publicidade 

(doravante, CP), entende-se por publicidade “qualquer forma de comunicação feita por 

entidades de natureza pública ou privada, no âmbito de uma actividade comercial, 

industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo directo ou indirecto de promover, com 

vista à sua comercialização ou alienação, quaisquer bens ou serviços”.  

 

47. Considerando o conteúdo dos artigos publicados, em especial as referências 

promocionais às empresas e produtos envolvidos, dever-se-á concluir que se está 

perante mensagens de natureza publicitária, pelo que o denunciado deveria ter tido o 

cuidado de cumprir o prescrito pelo artigo 28º, n.º 2, da LI. 

 

3. O artigo objecto das queixas 

 

48. Referem os queixosos que o denunciado inventou factos, “exactamente porque o que 

interessava era criar um “facto facturável”, e não o seu conteúdo ou rigor jornalístico.” 

Contestam também o facto de o artigo ter sido publicado como entrevista, quando tal 

fora expressamente proibido pelo sócio-gerente. 



 

10 

49. Estabelece o artigo 3º, da LI que “a liberdade de imprensa tem como únicos limites 

os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a 

objectividade da informação (…)”, sendo dever do jornalista informar com rigor e 

isenção (artigo 14º, n.º1, alínea a), do Estatuto do Jornalista). 

50. Contudo, e considerando que se trata de uma publireportagem, a verdade é que esta 

não poderá ser apreciada à luz daqueles preceitos legais, dado ser um texto desprovido 

de liberdade editorial, em que se pretende unicamente promover uma determinada 

entidade, enaltecendo as suas qualidades. 

 

51. Outro dos argumentos apontados pelos queixosos contra o jornal “O Primeiro de 

Janeiro” é o de o artigo ter sido publicado na categoria de entrevista, quando tal fora 

expressamente proibido pelo sócio-gerente. 

 

52. Decorre da leitura dos documentos anexos ao processo que desde o primeiro 

contacto entre as Partes, sempre se falou em entrevistar o sócio-gerente da “Osnofa”, 

proposta que foi aceite, e em momento algum contrariada pela Directora de 

Comunicação e Recursos Humanos. 

 

53. Não é possível afirmar com certeza absoluta que o sócio-gerente recusou ser 

entrevistado ou que não estava a par da intenção do jornal, visto que o e-mail a solicitar 

a entrevista foi enviado para o endereço electrónico da Directora de Comunicação e 

Recursos Humanos, mas dirigido ao sócio-gerente. 

 

54. Acresce que as respostas aos e-mails são sempre feitas na primeira pessoa do plural 

o que pressupõe que foram enviadas após serem devidamente analisadas, quer pela 

respondente quer pelo destinatário “real” do e-mail. 

 

55. Revela, aliás, a leitura do e-mail de 17 de Setembro de 2007, que não houve 

qualquer oposição à entrevista, antes pelo contrário: “talvez não seja pior enviarem o 

tipo de assuntos ou perguntas que serão feitas, pois facilitará o andamento da entrevista 



 

11 

e dará para analisar se tenho necessidade de recorrer a mais algum Director e/ou 

Gerente da Empresa”. 

 

56. Nem mesmo quando foi enviado o texto de rectificação, em momento algum foi 

posto em causa o tipo de artigo a ser publicado. 

 

57. Não ficou igualmente demonstrada a violação do direito à reserva da privacidade, 

até porque o artigo em análise não entrou em pormenores da vida privada dos 

entrevistados ou da empresa. 

 

5. Do “contrato publicitário” 

 

58. Afirmam os queixosos que o jornalista conseguiu convencer a Directora de 

Comunicação e Recursos Humanos a assinar um alegado acordo “publicitário”, mesmo 

sabendo que esta não tinha poderes para obrigar a sociedade e que a “Osnofa” não tinha 

crédito para pagar a publicidade. 

59. Contudo, e tendo em conta que se está perante uma matéria de responsabilidade 

contratual, a mesma extravasa a competência da ERC, que não pode pronunciar-se, por 

isso, quanto a esta questão. 

 

6. Do jornalista 

 

60. Sendo a natureza da publi-reportagem incompatível, como se viu, com o exercício 

do jornalismo, deve presumir-se que os materiais em apreço tiveram uma outra autoria, 

sob pena de violação das já citadas normas do Estatuto do Jornalista (cfr. supra, nº 18). 

 

61. Dado que a publi-reportagem foi feita por uma pessoa que não é jornalista, deve 

concuir-se pela inexistência de qualquer violação das normas aplicáveis, neste plano 

estritamente individual. 

 



 

12 

62. Note-se, no entanto, que o “Primeiro de Janeiro” não revela no seu historial 

condenações relativamente aos normativos aplicáveis aos órgãos de comunicação social. 

Situação que deve ser considerada na presente análise. 

 

63. Facto resta, no plano institucional, que a empresa jornalística em causa deveria ter 

assegurado, por via do exercício dos poderes-deveres que assistem à sua direcção 

editorial, a observância das regras relativas à cabal identificação dos conteúdos 

publicitários, como atrás (nº 42) se sublinhou. 

 

64. Importa, porém reconhecer que a questão de fundo aqui tratada – a da deficiente 

demarcação entre conteúdos jornalísticos e promocionais – corresponde a uma 

tendência crescentemente observável na imprensa periódica portuguesa, com dimensão 

que naturalmente preocupa o Conselho Regulador e dele exige uma intervenção de 

fundo assente, num primeiro momento, na sensibilização dos agentes, mais que na 

aplicação de medidas casuísticas. 

 

VIII. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa de Afonso Moreira Sucrs, Lda. e Joaquim Pedrosa da 

Silva contra o jornal “O Primeiro de Janeiro”, relativa à publicação de uma entrevista 

referente à empresa “Osnofa”, em 01 de Outubro de 2007, por alegadamente confundir 

publicidade com jornalismo, bem como por eventual violação da privacidade, por ter 

sido realizada por uma pessoa que não é jornalista e ter sido publicada contra a vontade 

do entrevistado, o Conselho Regulador delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 7º, 

alínea d), 8º, alínea d), e 24º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei 

n.º 53/2005, de 08 de Novembro: 

 

 

 



 

13 

1. Considerar que o texto que motivou as queixas é uma publi-reportagem e, como tal, 

deveria ter sido devidamente identificado; 

 

2. Considerar que assiste à direcção do jornal a competência para obstar à violação da 

norma correspondente – o artigo 28º, n.º 2, da Lei da Imprensa; 

 

3. Instar, pois, o “O Primeiro de Janeiro” ao cumprimento dos normativos legais, em 

especial quanto à necessidade de identificar devidamente os conteúdos 

promocionais e publicitários;  

 

Lisboa, 25 de Março de 2008 

 

O Conselho Regulador 

José Alberto de Azeredo Lopes (abstenção) 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano (voto contra, com declaração de voto) 

Rui Assis Ferreira 

 



 

14 

 

Declaração de voto 

 

 

Votei contra a Deliberação do Conselho Regulador sobre as queixas apresentadas por 

responsáveis da empresa Osnofa contra o jornal Primeiro de Janeiro por não me rever na 

argumentação exposta, pelas razões que passo a expor: 

 

1. Em primeiro lugar, considero que este caso não se confunde com algumas práticas 

que, com alguma frequência, têm vindo a verificar-se na imprensa, em que 

conteúdos publicitários e promocionais sob a forma de publi-reportagem ou 

publicidade redigida invadem espaços jornalísticos misturando-se com eles no 

corpo principal do jornal sem menção da sua natureza comercial. 

 

2. De facto, o texto sobre o qual incidem as queixas a que se refere a presente 

Deliberação integra-se num encarte comercial publicado como suplemento 

separado do Primeiro de Janeiro, constituído por um dossier sobre Vila Nova de 

Gaia – o nono de uma série dedicada a esta cidade - vendido conjuntamente com o 

jornal. Esse encarte é imediatamente identificável como um produto comercial, 

isto é, não jornalístico, dadas as suas características formais e de conteúdo. 

 

3. A identificação do citado suplemento como um produto de natureza publicitária 

advém-lhe do formato autónomo e distinto do jornal, com paginação própria e 

capa em papel couché, a cores, preenchida apenas pela fotografia de uma igreja, 

para além de um título - “Vila Nova de Gaia IX” - e um anúncio publicitário da 

Moldiflex. Não possui, pois, qualquer semelhança com a capa do corpo principal 

do jornal ou de qualquer outro suplemento de natureza jornalística. 

 

4. O seu conteúdo é totalmente preenchido por vários textos em forma de publi-

reportagens não assinadas, entre os quais duas páginas de promoção da empresa 



 

15 

Osnofa negociadas através de um contrato de publicidade entre esta e a direcção 

comercial do jornal, como afirmam, aliás, os queixosos, eles próprios ligados à 

direcção dessa empresa. São textos profusamente ilustrados com fotografias 

fornecidas pela empresa, de promoção dos seus produtos – no caso materiais de 

cozinha. O encarte contém, ainda, publicidade redigida e publicidade gráfica de 

empresas da região de Vila Nova de Gaia, entre as quais, na contra-capa, também 

ela em papel couché, um anúncio de meia página com fotografia de uma cozinha 

da Osnofa.  

 

5. Não se verifica, pois, qualquer confusão entre os textos desse encarte – quer sobre 

a Osnofa quer sobre as outras empresas publicitadas - e os textos jornalísticos 

publicados pelo jornal, desde logo por, como atrás se afirma, surgirem integrados 

em “territórios” demarcados – os primeiros no encarte publicitário sobre Vila 

Nova de Gaia e os últimos no corpo principal do jornal. 

 

6. Acresce que a indicação da natureza comercial do suplemento é formalmente feita 

na ficha técnica publicada no interior do encarte, da qual consta a indicação de que 

se trata de uma edição comercial, cujo director é identificado pelo nome e pelo 

cargo de director de Publicações Especiais do Primeiro de Janeiro. 

 

7. Não considero, pois, que, neste caso, tenha sido violado o artigo 28º, n.º 2, da Lei 

da Imprensa, lá onde estabelece que “toda a publicidade redigida ou a publicidade 

gráfica, que como tal não seja imediatamente identificável, deve ser identificada 

através da palavra «Publicidade» ou das letras «PUB», em caixa alta, no início do 

anúncio, contendo ainda, quando tal não for evidente, o nome do anunciante.” De 

facto, como demonstrado, o encarte em questão e, consequentemente, o seu 

conteúdo, são imediatamente identificáveis como publicidade. 

 

8. Acresce, que a argumentação expendida na Deliberação do Conselho Regulador 

não contempla, a meu ver, por um lado, a transformação e a evolução das 



 

16 

empresas jornalísticas no sentido da diversificação dos seus produtos que não são 

já, apenas, produtos jornalísticos, e que se traduz na publicação de suplementos, 

encartes e dossiers realizados pelas próprias empresas jornalísticas ou em parceria 

com outras empresas, muitas vezes com linhas editoriais totalmente independentes 

das publicações com as quais são vendidos. Por outro, parece partir do princípio 

que um leitor médio não distingue esses encartes da publicação jornalística que os 

encarta.  

 

9. Pelo exposto, considero que a crítica ao jornal Primeiro de Janeiro por 

incumprimento do art.º 28.º, n.º 2, da Lei de Imprensa não se justifica.  

 

 

Maria Estrela Serrano 


