Conselho Regulador da

Entidade Reguladora para a Comunicagao Social

Deliberagao
5/RG-TV /2007

Queixa de Leonor Pinhdo contra o operador televisivo SIC-
Sociedade Independente de Comunicagio, SA

Lisboa

13 de Dezembro de 2007



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicacio Social

Deliberacao 5/RG-TV/2007

Assunto: Queixa de Leonor Pinhdo contra o operador televisivo SIC-Sociedade

Independente de Comunicagdo, SA

I. Identificacio das partes

Maria Leonor Antunes Pinhdo, na qualidade de queixosa, e operador televisivo SIC,

na qualidade de denunciado.

II. Objecto da queixa

Na sua configuracdo inicial, a queixa apresentada sustenta a denegacdo, por parte da
entidade denunciada, do exercicio do direito de resposta da queixosa relativamente a um
conjunto de referéncias alegadamente atentatérias da sua reputacdo e boa fama, e
veiculadas em diversos servigcos informativos da SIC e SIC Noticias.
Complementarmente, imputa-se também a entidade denunciada a invocada
inobservancia — reiterada — de um dever de audicdo da visada, enquanto parte com

interesses atendiveis nos factos noticiados.

II1. Factos apurados

1. Em 20 de Julho de 2007, o servico de programas SIC transmitiu, no seu programa

“Jornal da Noite”, a partir das 20h00, uma entrevista a Ana Maria Salgado.



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

2. A entrevista, conduzida pela jornalista Licia Gongalves, foi previamente gravada,
tendo a peca constituido tema de abertura do servico noticioso em causa, com relativo

destaque.

3. A referida entrevista — cuja divulgacdo fora, de resto, anunciada e agendada na
edicdo da véspera do mesmo servico noticioso “Jornal da Noite” — veio a ser emitida
ulteriormente, de forma reiterada, numa base hordria, nos programas de informacdo do
servico de programas SIC Noticias, nessa mesma noite e, bem ainda, no dia seguinte, 21

de Julho de 2007.

4. Na aludida entrevista, Ana Maria Salgado profere diversas declaracdes e
acusacdes — que, segundo a prépria, reproduzira no Departamento de Investigacdo e
Accio Penal do Porto — dirigidas a sua irma, Carolina Salgado, e a outras pessoas com
ela supostamente relacionadas, a propdsito do denominado processo ‘Apito Dourado’
(aqui se incluindo o alegado ‘apoio’ a Carolina por parte de um membro da equipa de
investigacdo da equipa da procuradora Maria José Morgado) e, também, do livro “Eu,
Carolina”. Afirma, a este propésito, que a versdo da obra saida a publico € muito
diferente da original, tendo as alteracdes sido feitas “para beneficiar alguém, para
prejudicar alguém, para omitir alguém”, e que Luis Filipe Vieira (presidente do Sport
Lisboa e Benfica) teria interesse na publicacdo do livro, “sabendo” ela que Vieira, “e
também a jornalista, a Leonor Pinhdo, apoiaram a Carolina, de certa forma, para que

o fizesse”.

5. No remate da entrevista, o pivot em funcdes esclarece que a SIC “falou com a
Jamilia de Ana Salgado, nomeadamente com o Pai e com Carolina Salgado; ambos
recusaram comentar as declaracoes que acabdmos de ouvir. Contactado pela SIC, o
presidente do Benfica recusou também prestar qualquer esclarecimento. O mesmo ndo
se passou com Maria José Morgado, que saiu em defesa da sua equipa; a
coordenadora das investigacdes no processo ‘Apito Dourado’ diz que as pessoas que

trabalham com ela estdo acima de qualquer suspeita, e que ndo cede a pressoes”. A



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

este respeito, sublinha-se que ja no dia anterior, e em directo emitido a partir da cidade
do Porto, a citada jornalista Licia Gongalves assegurava a natureza “polémica” das
declaragdes de Ana Salgado, e acrescentava ter esta dirigido “algumas acusagées
mesmo a Policia Judicidria, mas ainda ndo vamos por isso no ar pois vamos confrontar
a Policia Judicidria com essas declaracdes, jd que a entrevista foi concedida hd muito

pouco tempo”.

6. Em 9 de Agosto de 2007, o servico de programas SIC Noticias transmitiu, a partir
das 22h00, no seu programa “Jornal das 10, uma extensa entrevista, em directo, a Pinto

da Costa, conduzida pela jornalista Ana Lourengo.

7. Entre outros temas, varios aspectos da vida profissional e pessoal deste dirigente
desportivo foram abordados ao longo da entrevista, ai se incluindo o seu anterior
relacionamento com Carolina Salgado e a publicacdo do livro “Eu, Carolina”, a par do
encerramento e reabertura das acusacdes a ele respeitantes no dmbito da investigacdo

denominada “Apito Dourado”.

8. Na entrevista, e a este respeito, Pinto da Costa associa claramente o reavivar das
acusagdes que sobre ele impendem com a, ou como resultado da, publicacdo do referido
livro, proferindo a este preciso respeito declaracdes vérias, descredibilizando a obra e o
seu conteido, por um lado, e procurando descortinar, por outro, os presumiveis

instigadores da mesma e a sua real autoria.

9. Em quatro momentos distintos da entrevista o citado dirigente desportivo refere-se

a Leonor Pinhdo, ora queixosa:

(i) Sustentando a existéncia de marcadas diferencas entre duas supostas versdes do
livro “Eu, Carolina” (a divulgada ao publico e aquela que seria a original), afirma a este
propésito: “Alids, a escritora — a primeira escritora, que, depois, a segunda é a Leonor

Pinhdo, que é que fez as rectificacbes —, a primeira escritora, jd o disse — até no



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Ministério Puiblico segundo veio no jornal —, que o livro que sai cd para fora ndo é o
livro que ela escreveu. Hd coisas que sdo tiradas, hd coisas que sdo postas, hd coisas
que sdo modificadas na edi¢cdo que realmente sai cd para fora. E vi declaragdes da
escritora que disse, claramente, que se retirou daquilo, que estava aborrecida, porque
tinha verificado que foi ludibriada, porque ndo tinha percebido as intengcoes que

estavam no livro”. [...];

(i1) Mais adiante, a propdsito da forma como teria tido origem a publicag¢do do livro
em causa, assevera: “(...) sei que houve contactos no Porto com vdrias editoras para
fazer o livro. E quem a levou — porque ela [Carolina Salgado] tinha tido contactos com
o Sr. Luis Filipe (...) —, quando o Sr. Luis Filipe Vieira diz, é que a manda [Carolina
Salgado] com a Leonor Pinhdo apresentar-se a D. Quixote. E a D. Quixote, que ndo
quis, foi uma tal Dr.” Teresa Coelho que falou para Espanha, e entdo tiveram que

garantir, tiveram que garantir a compra de determinados livros para eles publicarem

(-.)7

(iii) Por outro lado, e apesar de negar a existéncia de contactos entre si e Ana Maria
Salgado, ou com a restante familia, desde a sua separacdo de Carolina, e apds afirmar
que esta o “roubou”, sustenta que “um dia o Dr. Lourenco Pinto me telefonou a dizer
que tinha sido contactado por [Ana Maria Salgado], que tinha em seu poder objectos
que eram meus, que a Carolina tinha posto a guarda em sua casa, e que ela ndo os
queria ter porque achava que ndo os devia ter porque estava realmente indevidamente
com coisas minhas (...). E, disse ela [Ana Maria Salgado], disse ela, que recebeu das
mdos da Leonor Pinhdo um quadro que a Carolina tinha dado, ou vendido, ao Luis

Filipe Vieira, e restituiu-me esse quadro, através do Dr. Lourengo Pinto.”;

(iv) E, um pouco mais adiante: “Agora, repito: o livro s6 nasce por ameaga desse
Dr. Dantas [advogado de Carolina Salgado] e porque ninguém lhe aceitava fazer o

livro, foi-lhe aceite porque, na D. Quixote, o Sr. Vieira e a Leonor Pinhdo garantiram...



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

alids, hd um pormenor engracado...” [interrup¢do da jornalista Ana Lourengo para

aparte, ndo tendo o assunto sido subsequentemente retomado no resto da entrevista].

10. Excertos da referida entrevista sdo difundidos no dia seguinte, 10 de Agosto de
2007, nos servicos informativos “Jornal das 13h” e “Jornal da Noite” da SIC, numa
peca noticiosa que de igual modo integra imagens documentando a chegada de Pinto da
Costa aos estidios e os respectivos preparativos para a entrevista, € onde comentarios
em voz off inseridos na peca noticiosa pretendem sintetizar o teor da dita entrevista; em
simultineo, varios oraculos vdo sendo sucessivamente exibidos no ecrd, com Os
seguintes dizeres: “Apito Dourado serve para desviar atengées”; “Filipe Vieira e
Leonor Pinhdo por detrds do livro [de Carolina Salgado]”; “Carolina Salgado ndo tem
credibilidade” “Ela roubou-me” “Se divulgasse documentos que tenho, era uma

bomba” .

11. Em 15 de Agosto de 2007, o Jornal da Noite (20h00) da SIC, através do jornalista
Paulo Camacho, dedica a sua abertura a existéncia e divulgacdo de um documento
anénimo, cujas pdginas ostentam o timbre da (Directoria Nacional da) Policia
Judicidria, e que pretende ser a “cOpia de comunicac¢do” dirigida ao Sr. Procurador
Geral da Republica por um suposto “conjunto de funciondrios de investigagdo” daquela

instituicdo.

12. Parte da aludida peca noticiosa € dedicada a leitura, acompanhada em simultdneo
da respectiva transcricio no ecrd, de passagens vdrias do documento, onde
designadamente se questiona a parcialidade na condug¢do das investigag¢des relativas ao
denominado processo ‘Apito Dourado’, sendo formuladas acusagdes vérias a Luis Filipe
Vieira, ao Dr. Carlos Teixeira (e a sua equipa de investiga¢do), a Maria José Morgado e
a seu marido Saldanha Sanches e, também, a Leonor Pinhio, ora queixosa. Com efeito,
e relativamente a esta ultima, afirma-se, a dado passo: “Durante esta fase do processo
circulou muito dinheiro com proveniéncia do Sr. Luis [Filipe] Vieira e com diversos

destinos. // A D. Carolina tem sido um dos seus destinos preferidos, tendo o seu iiltimo



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

recebimento sido efectuado pelas mdos “sujas” da Sr.“ Leonor Pinhdo. // Esta
entregou-lhe cinquenta mil euros com a indicacdo de que ndo os depositasse em

Portugal. (...) // Outro dos destinos do dinheiro do Sr. Luis foi o pai da D. Carolina”.
(...)

13. Em 20 de Agosto de 2007 deu entrada na ERC uma queixa datada de 16 de

Agosto de 2007, subscrita por Leonor Pinhdo, com o objecto supra identificado (v. II).

14. O conteido da queixa foi notificado, em 23 de Agosto de 2007, & entidade
denunciada, para exercicio do contraditério — conforme, alids, o determinado no n.° 2 do
artigo 56.° dos Estatutos da ERC (aprovados pela Lei n.° 53/2005, de 8 de Novembro, e
publicados em anexo a esta) —, solicitando-se, do mesmo passo, a remessa de gravacdes

relativas aos programas identificados na queixa em apreco.

15. Em resposta a queixa assim apresentada, deu entrada na ERC, em 29 de Agosto
de 2007, um documento subscrito por Ricardo Costa, na qualidade de Director da SIC

Noticias e Director-Adjunto de Informacao da SIC (v. infra, V).

16. Tendo em conta a retractacdo inequivocamente assumida pela denunciada na
resposta referida no ponto anterior e, bem ainda, a ampla divulgacdo que a mesma
obteve, em devido tempo, junto de diversos 6rgdos de comunicacio social, entendeu o
Conselho Regulador da ERC indagar junto da queixosa, por oficio de 11 de Setembro
de 2007, a sua eventual concordincia com o encerramento do processo entretanto

iniciado.

17. Por carta datada de 17 de Setembro de 2007, manifestou a queixosa vontade de

prosseguir o procedimento de queixa entretanto iniciado.

18. Por oficio de 19 de Setembro, a ERC comunicou a denunciada o desejo expresso

pela queixosa de dar continuidade ao processo em causa, e reiterou o pedido ja



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

oportunamente expresso (supra, 1I1.14), mas entretanto ndo satisfeito, de remessa das
gravacdes dos programas identificados no ambito da queixa (supra, Il e 1111, 3, 6, 10 e

11).

19. Em resposta ao pedido formulado, deu entrada na ERC, em 26 de Setembro de
2007, oficio do operador SIC contendo em anexo aquelas que seriam as gravacdes

controvertidas.

20. Analisadas as gravacdes em causa, constatou-se, porém, a insuficiéncia das
mesmas, posto que apenas incluiam um dos programas questionados pela queixosa, pelo
que foi a denunciada de novo notificada, em 22 de Outubro, para suprir a deficiéncia

apontada, o que veio finalmente a ocorrer em 5 de Novembro de 2007.

IV. Argumentacio da queixosa

Alega a queixosa, em sintese, ter sido objecto de frequentes referéncias grosseiras e
caluniosas proferidas no decurso da transmissdo, alids reiterada, das entrevistas e
servigos noticiosos transmitidos pelos servigos de programas SIC e SIC Noticias,
afirmando, ainda, que estes constituiram “veiculos de uma escalada difamatéria” contra
a sua pessoa, “‘sem que nunca [a] tenham querido ou tentado ouvir sobre as grosseiras

acusagoes de que [foi] alvo”.

A queixa vertente, além de se reportar a inobservancia de um dever de audi¢do da
queixosa, enquanto parte com interesses atendiveis nos factos noticiados, envolve ainda
a denegacdo do direito de resposta intentado pela visada por carta recepcionada pelo
operador denunciado em 17 de Agosto, sendo este direito, por sua vez, independente do
procedimento criminal pelo facto das emissdes bem como do direito a indemnizacio

pelos danos por elas porventura causados.



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

V. Defesa do denunciado

Em resposta a queixa notificada, o operador denunciado informou ter sido satisfeito o
direito de resposta exercitado por Leonor Pinhdo naquela data (i.e., no mesmo dia em
que ocorreu a interpelacdo do operador em causa, para esse efeito), tendo a transmissao
do respectivo texto sido efectivada “no Jornal da Noite da SIC e em todos os noticidrios
da noite da SIC Noticias” e, bem ainda, no dia seguinte, “em todos os jornais da SIC
Noticias entre a 01h00 (uma da manhd) e as 19 horas, inclusive, bem como no Primeiro
Jornal da SIC”, por aqui concluindo o operador televisivo em questdo que “o direito de
resposta foi cumprido com a mdxima rapidez e extensdo possivel e dando ao assunto

um relevo semelhante aos factos que motivaram a queixa’.

Mais se afirmava ter sido dirigido a Leonor Pinhdo um pedido de desculpas pelo
sucedido, mediante contacto telefénico com ela estabelecido, ainda em 17 de Agosto,
pelo préprio signatario, Ricardo Costa, na qualidade de representante das direc¢des de
informag@o dos servigos de programas em causa, tendo de igual modo sido assegurada a

remessa das copias das emissdes solicitadas pela queixosa.

Sublinhava-se, ainda, ter o proprio “[n]esse mesmo dia envilado] um e-mail a toda a
redacgdo dizendo que o erro cometido pela SIC ndo tinha desculpa e que ndo podia ser
repetido em nenhuma circunstincia”, e que “[e]sse e-mail interno acabou por ser

noticiado em alguns jornais”.

Na referida missiva, “[a] SIC assume integralmente, e sem rodeios, que errou em
todo este processo”, reconhecendo que “tive[ram] mais atencdo a outras pessoas que
podiam ser postas em causa pelas declaracdes de Ana Maria Salgado e Jorge Nuno
Pinto da Costa (Procuradores da Repiiblica e entidades policiais e dirigentes de outros
clubes nomeadamente) do que a Leonor Pinhdo. Ou seja, o direito de contraditério foi
dado a vdrias pessoas postas em causa nas vdrias declaracdes, mas ndo o fizemos em

relacdo a Leonor Pinhdo.” A missiva encerra com um pedido de desculpa face ao



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

verificado e a afirmacdo de haverem sido entretanto tomadas “as medidas internas

necessdrias a que um erro destes ndo se repita’.

VI. Analise e fundamentacao

O teor da queixa apresentada convoca necessariamente trés vectores essenciais a sua
correcta apreciacdo, a saber: (i) o eventual reconhecimento de um direito de resposta da
ora queixosa e, em caso afirmativo, a efectiva satisfacdo desse direito; (ii) a
responsabilidade civil e criminal susceptivel de se extrair das diversas declaracdes
formuladas e reproduzidas nas pegas noticiosas acima referenciadas; e (iii) o desrespeito
de regras ético-juridicas exigiveis em sede de rigor informativo, maxime em resultado

da (alegada) inobservéncia do principio do contraditério aplicavel ao caso em presenga.

1. Nos termos constitucionais e legais, € reconhecido o direito de resposta nos
servigos de programas televisivos a “qualquer pessoa singular ... que neles tiver sido

objecto de referéncias, ainda que indirectas, que possam afectar a sua reputacdo ou

bom nome” (art. 65.°, n.° 1, da Lei n.° 27/2007, de 30 de Julho — Lei da Televisio).

A data da apresentacio da queixa, um dos fundamentos em que a mesma assentava
consistia, precisamente, na alegada denegacdo do exercicio desse direito, sendo contudo
certo que o mesmo foi entretanto reconhecido e prontamente viabilizado por parte do
operador televisivo denunciado. E sendo-o em moldes considerados pela prépria titular
do direito como satisfatdrios, como resulta expresso da leitura do ponto 1 da sua missiva
de 17 de Setembro (supra, 111.18), onde afirma: “[plelo facto de a direccdo de
informacdo dos dois canais ter posto no ar e on-line o texto do meu pedido de “direito
de resposta”, ndo me sinto ressarcida dos danos causados e que sdo do vosso
conhecimento. A SIC e a SIC Noticias ao emitirem o meu direito de resposta mais ndo
fizeram do que cumprir a Lei, o que ndo deve ser motivo de agradecimento numa

sociedade civilizada” .



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Isto dito, cabe assinalar que, conquanto o direito de resposta ja integrasse a esfera
juridica da queixosa a data da formulacdo da queixa (16 de Agosto de 2007: supra,
II1.14), certo é que, em rigor, o mesmo ndo havia sido ainda exercitado pela sua titular
(cf. os termos dos arts. 66.°, n.° 1, e 67.°, n.° 1 e 3, da Lei de Televisao), ndo cabendo,
pois, a esta invocar, com propriedade, a denegacdo de tal direito, por parte do

denunciado.

De todo o0 modo, e uma vez satisfeito o direito de resposta em conformidade com os
ditames legais, cabe concluir que, quanto a esta precisa matéria, a queixa formulada

padece de fundamento atendivel.

2. Por outro lado, e consoante se retira do exame do leque de atribuicdes e
competéncias da ERC, nio cabe também a esta entidade administrativa independente,
mas apenas aos tribunais, aquilatar, no caso vertente, da verdade ou falsidade material
das imputacdes feitas, a varios titulos, & pessoa da queixosa, nem tdo pouco — e também
em resultado disso — apurar a responsabilidade civil e/ou criminal que dai possa

eventualmente vir a extrair-se.

Ainda assim, mister € sublinhar que um correcto desempenho de tal tarefa sempre se
ha-de suportar, ao menos em parte, na normagdo relativa a actividade televisiva,
atendendo, por um lado, ao facto de os programas haverem sido transmitidos num
periodo temporal que abrange a vigéncia sucessiva de duas leis de televisdo distintas
(assim, a Lei n.® 32/2003, de 22 de Agosto, aplicdvel a entrevista a Ana Maria Salgado,
difundida em 20 e 21 de Julho de 2007; e a Lei n.° 27/2007, de 30 de Julho, ja em vigor
a data da exibicdo dos restantes programas ora questionados), e, por outro lado, a
circunstancia de, consoante os casos, as referéncias em exame terem sido veiculadas em

directo ou, pelo contrario, no Ambito de uma emissdo previamente gravada.

Sublinhe-se, a este propdsito, o facto de a lei de televisdo vigente manter intocado o

principio genérico ja consagrado na legislacdo pretérita, em sede de responsabilidade

10



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

civil, ao determinar que “[o]s operadores de televisdo respondem solidariamente com
os responsdveis pela transmissdo de programas previamente gravados, com excep¢do
dos transmitidos ao abrigo do direito de antena” (arts.70.°, n.° 2, da LTV 2007, e 64.°,
n.° 2, da LTV 2003).

J4a em sede de responsabilidade penal, contudo, a Lei de Televisdao de 2007 comporta
uma solucdo inovadora face a sua precedente, ao preceituar que “[t]ratando-se de
declaragdes correctamente reproduzidas ou de intervengées de opinido, prestadas por
pessoas devidamente identificadas, so estas podem ser responsabilizadas, salvo quando
0 seu teor constitua incitamento ao ddio racial, religioso, politico ou gerado pela cor,
origem étnica ou nacional, pelo sexo ou pela orientacdo sexual, ou a prdtica de um
crime, e a sua transmissdo ndo possa ser justificada por critérios jornalisticos” (v. 0
art. 71.°, n.° 4, da LTV 2007, preceito inequivocamente inspirado nos n.°s 4 e 5 do

artigo 31.° da Lei de Imprensa — Lei n.° 2/99, de 13 de Janeiro).

3. No ambito das exigé€ncias proprias do rigor informativo, cuja apreciacdo é ja da
estrita responsabilidade da ERC, parece 6ébvio que ndo possam ser valoradas da mesma
forma, por exemplo, as afirmagdes proferidas por Ana Maria Salgado, no dmbito de
uma entrevista previamente gravada, e as veiculadas por Pinto da Costa, em directo, por
ndo ser exigivel neste ultimo caso ao operador televisivo antever o teor que as mesmas
em concreto ai viriam a revestir (cf. supra). Nessa medida, ndo seria também possivel
ao operador televisivo atender, ai, a regra primacial vertida no Cédigo Deontoldgico dos
Jornalistas de 1993 que estipula que “os factos devem ser comprovados, ouvindo as

partes com interesses atendiveis no caso’.

Idéntica conclusdo ja ndo se retira, contudo, da ulterior difusdo, nos jornais
noticiosos de um dos servicos de programas explorados pelo operador em causa, de
excertos dessa mesma entrevista a Pinto da Costa, sem que, pelo menos, e

concomitantemente, tivesse sido entretanto assegurada a visada a oportunidade de expor

11



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

o seu ponto de vista ou verdade pessoal ou de se defender das graves insinuacdes e

acusagdes de que foi objecto.

E o mesmo se diga, até por maioria de razdo, relativamente a entrevista feita a Ana
Maria Salgado, pois que a circunstancia de a mesma constar de um suporte gravado
postularia, desde logo, no rigoroso cumprimento das regras aplicdveis a ética
jornalistica e ao préprio rigor informativo, a audi¢do da visada previamente a sua
difusdo publica, além da 6bvia possibilidade de esta se pronunciar sobre essa entrevista
em cada uma das vezes em que extractos ou referéncias a mesma vieram a ser
ulteriormente reexibidas em variados servicos informativos explorados pelo operador

televisivo SIC.

Similar raciocinio valendo, com as necessarias adaptacdes, quanto ao “Jornal da
Noite” que noticiou como tema de abertura a existéncia de um documento anénimo
contendo referéncias gravosas feitas a pessoa de Leonor Pinhdo (supra, 111.11-12), uma
vez mais sem qualquer preocupacdo em auscultar previamente a visada, enquanto

pessoa com evidentes interesses atendiveis nos “factos” noticiados.

4. E certo que o operador televisivo SIC veio mais tarde a assumir, de forma plena e
incondicional, as falhas verificadas no ambito das pecas noticiosas acima identificadas
(supra, pontos III.15 e V). Fé-lo primeiro perante a propria queixosa, e, mais tarde,
perante a ERC, embora sem ir além deste universo privado de interlocutores, abdicando
assim de conferir a esse mesmo gesto um alcance publico desejavelmente equiparavel
ao das pecas noticiosas que lhe deram motivo (sem embargo de se assinalar o facto de
alguns 6rgdos de comunicacdo social terem conferido certa projec¢do a retractacio

assim ocorrida).

Ainda assim, tal assun¢@o voluntdria de responsabilidades ndo é apta a elidir as

accdes e omissdes assacaveis neste contexto ao operador SIC, porque atentatdérias de um

12



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

elementar e indeclindvel dever de respeito pelas regras ético-juridicas exigiveis em sede

de rigor informativo.

Para mais, atendendo & forma agravada por que elas vieram, concretamente, a operar-

S€.

E sendo particularmente incompreensivel, para além de injustificivel, que a ora
queixosa tenha sido a dnica das vdrias pessoas e entidades visadas a quem nao terd sido

assegurado o contraditdrio, por parte do operador televisivo SIC.

Nao sendo despiciendo observar-se, ainda, a amplificacdo publica extrema que tais
referéncias certamente ndo deixaram de obter, por forca da sua clara associacdo a
matérias e a protagonistas dotados de inusitada importincia para sectores significativos

da sociedade portuguesa contemporanea.

VII. Deliberacao

Tendo apreciado uma queixa apresentada por Leonor Pinhdo contra o operador
televisivo SIC, sustentando a denegacdo do exercicio de um direito de resposta relativo
a um conjunto de referéncias alegadamente atentatérias da sua reputagdo e boa fama,
veiculadas em diversos servigos informativos da SIC e SIC Noticias, e denunciando,
ainda, a invocada inobservancia — reiterada — de um dever de audi¢do da queixosa,

enquanto parte visada pelas ditas referéncias, o Conselho Regulador da ERC:

1 — Considera procedente a queixa formulada, na parte em que a queixosa imputa ao
operador denunciado, no caso vertente, o desrespeito por regras ético-juridicas exigiveis
em sede de rigor informativo e, especificamente, as constantes dos artigos 34.°, n.°s 1,
alinea b), e 5, da Lei de Televisao, 14.° alinea a), do Estatuto dos Jornalistas, e do ponto

1 do Cédigo Deontoldgico dos Jornalistas;

13



ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

2 — Regista o pleno e incondicional reconhecimento assumido pelo proprio operador
quanto as responsabilidades que lhe devem ser assacadas a esse respeito;

3 — Sublinha, em qualquer caso, que essa assunc¢do voluntdria de responsabilidades
ndo diminui a gravidade do desrespeito dos principios ético-juridicos a que se deve
sujeitar a actividade jornalistica, atendendo em particular a forma continuada, reiterada
e exponenciada por que ele teve lugar;

4 — Toma devida nota da garantia assumida pelo operador televisivo denunciado, no
sentido de terem sido tomadas “as medidas internas necessdrias a [garantir] que um
erro destes ndo se repita”, facto que, associado a retractagao feita pela SIC, justifica que
o teor da presente deliberagdo seja menos severo quanto a censurabilidade dos factos
ocorridos;

5 — Sublinha que pertence em exclusivo ao foro judicial o apuramento de eventuais
ilicitos de natureza criminal ou civel que possam vir a extrair-se dos factos apreciados

no presente caso.

Lisboa, 13 de Dezembro de 2007

O Conselho Regulador da ERC

José Alberto de Azeredo Lopes
Elisio Cabral de Oliveira
Luis Gongalves da Silva

Maria Estrela Serrano
Rui Assis Ferreira

14



