
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

6/SOND-I/2008 
 

 
 
 
 

Ausência dos elementos obrigatórios na divulgação de uma 
sondagem pelo jornal Correio dos Açores 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

30 de Julho de 2008



 
 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 6/SOND-I/2008 

 

Assunto: Ausência dos elementos obrigatórios na divulgação de uma sondagem pelo 

jornal Correio dos Açores 

 

 

I. Factos apurados 

 

i. O jornal Correio dos Açores publicou no passado dia 1 de Abril de 2008 um 

texto intitulado “Marcelo preferido contra Sócrates”, de antetítulo “Sondagem”, 

com os resultados de uma investigação deste teor realizada pela empresa 

Aximage para o jornal Correio da Manhã; 

 

ii. A notícia elaborada pelo Correio dos Açores é uma transcrição praticamente 

integral dos quatro primeiros parágrafos de um texto jornalístico publicado na 

edição impressa do Correio da Manhã do dia 31 de Março; 

 

iii. A notícia do Correio da Açores, à semelhança do artigo do Correio da Manhã, 

refere-se ao posicionamento relativo das principais figuras do Partido Social 

Democrata perante um cenário de confronto eleitoral com o dirigente do Partido 

Socialista, e actual Primeiro-Ministro, José Sócrates. Do mesmo modo, estão 

indicadas as percentagens de preferência obtidas junto da amostra inquirida; 

 

iv. A notícia do jornal Correio dos Açores revela que não foi cumprido o 

preceituado no n.º 2 do artigo 7.º - por ausência quase integral dos elementos de 

publicação obrigatória – nem sequer o seu n.º 4 - pela ausência da indicação da 

data em que ocorreu a primeira publicação ou difusão -, ambos com 

consequências à luz do artigo 17.º da Lei n.º 10/2000; 



 
 

2 

 

 

v. Oficiado a pronunciar-se perante os factos apurados, o Correio dos Açores 

confirmou à ERC, em carta datada de 8 de Abril, que a peça noticiosa em apreço 

foi uma transcrição de 4 parágrafos de uma divulgação ocorrida no Correio da 

Manhã, mais indicando que as razões para a ausência das referências aos 

elementos de divulgação obrigatória publicados naquele órgão, e exigidos por 

Lei, se prenderam com a omissão involuntária por parte do jornalista que 

"paginou a notícia”, o qual se encontrava condicionado pelo espaço disponível; 

 

vi. Sendo confirmada pelo próprio órgão de comunicação social a identidade 

integral entre a notícia por si publicada e uma parte da divulgação ocorrida na 

edição impressa do jornal Correio da Manhã, conclui-se que o texto em apreço 

responderia perante o n.º 2 do artigo 7.º da Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho, 

constituindo, de per se, uma nova divulgação do estudo realizado pela empresa 

Aximage; 

 

vii. Na sua resposta de 8 de Abril, o jornal Correio dos Açores prontificou-se a 

publicar a informação exigível, intenção que foi reiterada verbalmente junto de 

um dos membros do Conselho Regulador da ERC, no dia 17 de Abril de 2008, 

facto que o próprio Jornal reconhece; 

 

viii. Não obstante esta e outras diligências tidas junto daquele órgão, nomeadamente 

através de um contacto telefónico efectuado pela Unidade de Sondagens, no dia 

4 de Julho de 2008, e de um ofício enviado, no dia 9 do mesmo mês, a prova da 

publicação apenas foi remetida à ERC no dia 14 de Julho de 2008; 

 

ix. Os elementos obrigatórios de informação estão datados de 5 de Julho de 2007, 

justificando o jornal Correio dos Açores a republicação da notícia e a divulgação 

integral da Ficha Técnica da sondagem em apreço naquela data pelas 

dificuldades de aferição do cumprimento observado “porque a pessoa que ficou 



 
 

3 

 

encarregue de cumprir o […] acordado entrou de baixa inesperada devido a 

problema de saúde e ainda não regressou ao serviço”; 

 

x. Da análise do texto de 5 de Julho, concluiu-se que o mesmo cumpre o disposto 

no n.º 2 do artigo 7.º da Lei n.º 10/2000; 

 

II. Deliberação 

 

Considerando que o jornal Correio dos Açores promoveu a publicação voluntária, 

embora aparentemente tardia, da informação em falta; 

 

Considerando ainda que, em conformidade com o disposto no n.º 2 do artigo 7.º da 

Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho, o jornal Correio dos Açores publicou os elementos 

de divulgação obrigatórios; 

 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências 

previstas na alínea z) do n.º 3 do artigo 24.º dos seus Estatutos, adoptados pela Lei 

n.º 53/2005, de 8 de Novembro, conjugada com o previsto no artigo 15.º da Lei n.º 

10/2000, de 21 de Junho, delibera: 

 

Instar o jornal Correio dos Açores a cumprir futuramente as disposições legais em 

matéria de divulgações de sondagens, particularmente as previstas no n.º 2 do artigo 7.º 

da Lei n.º 10/2000, de 21 de Junho. 

 

Lisboa, 30 de Julho de 2008 

 

O Conselho Regulador 

 

José Alberto de Azeredo Lopes 

Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva 

Rui Assis Ferreira 


