
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Decisão 
7/PC/2011 

 

 
 
 
 

Processo de contra-ordenação instaurado contra PÚBLICO - 
Comunicação Social SA 

 

 

 
 

Lisboa 
16 de Março de 2011



 

 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Processo contra-ordenacional 

 

Ao abrigo do disposto no artigo 36º, n.º 2, da Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro (doravante, 

Lei de Imprensa), conjugado com o artigo 24º, n.º 3, alíneas j) e ac), dos Estatutos da 

ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, e o artigo 34º do Decreto-Lei 

n.º 433/82, de 27 de Outubro, é notificado o PÚBLICO - Comunicação Social SA, 

proprietário do jornal “Público”, da seguinte decisão: 

 

Decisão 7/PC/2011 

 

1. Conforme consta do processo de contra-ordenação instaurado por decisão do 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, adoptada 

em 31 de Outubro de 2010 (Deliberação 39/DR-I/2010), o jornal “Público”, na 

edição de 26 de Março de 2010, publicou, na página 32, um artigo com o título 

“EPUL quer vender casas para jovens com um método que fará subir os preços”. 

2. No dia 31 de Março de 2010, o director de planeamento e controlo da EPUL enviou 

ao director do jornal “Público” um texto de resposta e rectificação, o qual foi 

publicado no dia 2 de Abril de 2010, na página 35. 

3. Na mesma edição e na mesma página em que foi publicado o texto de resposta, foi 

inserido um outro artigo sobre o mesmo tema, com o título “EPUL anuncia venda de 

casas ignorando recomendação do vereador do Urbanismo”. 

4. Considerando que a forma como o texto de resposta foi publicado subvertia o 

disposto na Lei de Imprensa, o director de Planeamento e Controlo da EPUL 

solicitou ao director do jornal “Público”, por ofício do dia 7 de Abril de 2010, que 

procedesse à republicação do texto de resposta e rectificação. 

5. O director do jornal “Público” acusou oficialmente a recepção deste pedido no dia 9 

de Abril de 2010, não tendo, contudo, republicado o referido texto. 



 

 

 

2 

 

6. Em 26 de Abril de 2010, deu entrada na ERC uma participação do director de 

Planeamento e Controlo da “EPUL - Empresa Pública de Urbanização de Lisboa”, 

Jorge Alves Ferreira, contra o jornal “Público”. 

7. Em 31 de Outubro de 2010, o Conselho Regulador da ERC aprovou a Deliberação 

39/DR-I/2010, na qual verificou que as concretas condições em que foi publicado o 

texto de resposta violaram o disposto nos n.os 3 e 6 da Lei de Imprensa, deliberando, 

em sequência, proceder à abertura do correspondente processo contra-ordenacional. 

8. Realizada a instrução do processo contra-ordenacional, foi o arguido notificado, 

através do ofício n.º 812/ERC/2011, para efeitos de exercício do seu direito de 

defesa, da Acusação que continha, em síntese, os seguintes factos e argumentação: 

a) Não foi dado ao texto de resposta o mesmo relevo que foi dado ao texto 

respondido. 

b) Com efeito, o título do texto respondido foi escrito numa letra de tamanho 

bastante superior à da fonte usada no título do texto de resposta. 

c) Para além disso, verificou-se que a peça respondida ocupou a totalidade da 

página do jornal, quando é certo que o texto de resposta teve que partilhar esse 

mesmo espaço com uma outra peça jornalística, também ela paginada com um 

relevo bastante superior. 

d) O n.º 3 do artigo 26.º da Lei de Imprensa determina que a publicação é gratuita e 

feita na mesma secção, com o mesmo relevo e apresentação do escrito ou 

imagem que tiver provocado a resposta ou rectificação. 

e) O que não foi totalmente respeitado pelo jornal. 

f) Por outro lado, foi publicada na mesma edição e na mesma página onde foi 

divulgado o texto de resposta uma notícia sobre as declarações do vereador 

Manuel Salgado, defendendo o arrendamento dos apartamentos da EPUL e 

manifestando-se contra a venda por licitação em carta fechada. 

g) O n.º 6 do artigo 26.º da Lei de Imprensa dispõe que, no mesmo número em que 

for publicada a resposta ou a rectificação, só é permitido à direcção do periódico 

fazer inserir uma breve anotação à mesma, da sua autoria, com o estrito fim de 

apontar qualquer inexactidão ou erro de facto contidos na resposta. 



 

 

 

3 

 

h) A alínea g) do Ponto 4.1 da Directiva 2/2008, aprovada pelo Conselho 

Regulador da ERC em 12 de Novembro de 2008, sobre a publicação de textos de 

resposta e de rectificação na Imprensa, esclarece que “na mesma edição em que 

for publicada a resposta ou a rectificação, não poderá ser publicado, 

independentemente do local de inserção, qualquer conteúdo, mesmo sob a 

forma de texto jornalístico, que possa ser entendido como uma contra-

argumentação ou desqualificação da resposta ou da rectificação, ou do seu 

autor” (sublinhado nosso). 

i) Idêntica orientação tinha sido já preconizada pela Alta Autoridade para a 

Comunicação Social, no Relatório ao Plenário da AACS sobre “O Direito de 

Resposta e o Direito de Rectificação na Alta Autoridade”, de 1 de Outubro de 

2004. 

j) A notícia que foi publicada com o texto de resposta relata novos factos sobre o 

processo de venda dos apartamentos da EPUL, recordando, assim, aos leitores a 

informação divulgada na notícia respondida, conferindo-lhe veracidade e 

descredibilizando o texto de resposta. 

k) Deste modo, a publicação de uma notícia sobre a venda dos apartamentos da 

EPUL, na mesma edição e página em que foi publicado o texto de resposta, 

sobre o mesmo tema, violou o disposto no n.º 6 do artigo 26.º da Lei de 

Imprensa. 

l) O arguido agiu com dolo já que, conhecendo as normas legais aplicáveis, não se 

absteve de realizar os actos tendentes à prática das infracções verificadas. 

m) O arguido violou o disposto no artigo 26º, n.os 3 e 6 da Lei de Imprensa, pelo 

que praticou uma contra-ordenação, prevista e punível pelo artigo 35º, n.º 1, 

alínea b), estando consequentemente sujeito à aplicação de uma coima, cujo 

montante mínimo é de € 997,60 e o máximo é de € 4987, 98. 

9. Em 22 de Fevereiro de 2011, o arguido apresentou defesa escrita, alegando, em 

síntese, que: 

a) Basta uma apreciação a ‘olho nu’ do texto de resposta e do escrito original para 

verificar que foram publicados na mesma secção, com o mesmo tipo e tamanho 

de letra, ocupando o mesmo espaço. 



 

 

 

4 

 

b) Não se pode, por isso, concluir que a publicação do direito de resposta não 

cumpriu o disposto no artigo 26.º, n.º 3, da Lei de imprensa. 

c) O artigo 26.º, n.º 6, da Lei de imprensa, não pode ser interpretado no sentido, 

defendido pela ERC, de que no mesmo número do jornal em foi se publica o 

direito de resposta não pode ser publicado nada relacionado com o tema daquele. 

d) Tal representaria uma limitação inaceitável à liberdade editorial da direcção do 

jornal e à liberdade de imprensa. 

e) O texto que, no caso concreto, foi publicado na mesma página do direito de 

resposta é um artigo independente, que resulta da continuação da investigação 

jornalística sobre o tema e que o jornal planeou publicar, independentemente de 

ter sido solicitada a publicação do direito de resposta. 

f) A conduta do jornal não violou, por isso, o disposto no artigo 26.º, n.º 6, da Lei 

de Imprensa. 

g) No que respeita às deliberações referidas pela ERC na acusação para demonstrar 

um comportamento reiteradamente violador do jornal, o arguido salienta que tais 

deliberações dizem respeito a situações diferentes das que estão em causa nos 

presentes autos e que, por isso, tal alusão não só é abusiva como reveladora da 

parcialidade e do carácter persecutório com que a ERC aprecia a actuação do 

“Público” desde há vários anos. 

 

Cumpre decidir. 

 

10. A publicação do texto de resposta deve obedecer a um princípio de paralelismo 

relativamente ao texto respondido, não só no tipo de letra utilizado e no seu 

tamanho, mas também no destaque atribuído aos títulos.  

11. Tal não se verificou, uma vez que o título do texto respondido foi escrito numa letra 

de tamanho bastante superior à da fonte usada no título do texto de resposta e que tal 

se constata a “olho nu”. 

12. Para além disso, a peça respondida ocupou a totalidade da página do jornal, 

enquanto o texto de resposta partilhou esse mesmo espaço com uma outra peça 

jornalística, também ela paginada com um relevo superior. Também este facto é 



 

 

 

5 

 

facilmente perceptível pelo mera análise e comparação do texto de resposta com a 

notícia respondida. 

13. Por outro lado, o n.º 6 do artigo 26º apenas admite a inserção de uma anotação da 

autoria da publicação, destinada unicamente à correcção de qualquer inexactidão ou 

erro de facto contidos na resposta. Dado que, no dia em que é dado cumprimento ao 

direito de resposta, a lei apenas admite a inserção de um texto com aquele escopo, é 

naturalmente ilícita a publicação de uma peça jornalística que desvirtue ou 

desqualifique o texto de resposta, ainda que resulte da continuação da investigação 

jornalística realizada pelo jornal. 

14. Poderá admitir-se que, como argumenta o arguido, tal impedimento de publicar uma 

peça jornalista representará uma limitação à liberdade editorial da direcção do jornal 

e à liberdade de imprensa. 

15. Tratar-se-á, porém, de uma limitação prevista na lei que se afigura necessária e 

adequada para assegurar a eficácia do direito de resposta, sem lesar de forma 

desproporcional a liberdade editorial e a liberdade de imprensa. 

16. Assim, verifica-se que a notícia publicada pelo jornal, no mesmo dia e na mesma 

página em que deu cumprimento ao direito de resposta, constitui uma contra-

argumentação do texto de resposta, violando, por isso, o disposto no artigo 26.º, n.º 

6, da Lei de Imprensa. 

17. Atentas as anteriores intervenções da entidade reguladora e as deliberações citadas 

na Acusação, é certo que o arguido conhecia o regime legal a que está adstrito, 

tendo representado, seguramente, os deveres que sobre si impendiam, conformando-

se com o seu incumprimento 

18. Ainda assim, o Conselho Regulador verifica que, no que respeita à violação do 

artigo 26.º, n.º 6, - que constitui a infracção principal que levou à decisão de 

abertura do processo contra-ordenacional -, o jornal “Público” não foi, até à presente 

data, objecto de intervenção desta Entidade, o que diminui a gravidade da culpa do 

arguido. 

19. Pelo que não se justifica, atenta a ausência de antecedentes no que respeita à 

violação do artigo 26.º, n.º 6, a aplicação de coima. 



 

 

 

6 

 

20. Sendo suficiente e adequada a admoestação, nos termos do artigo 51.º do Decreto-

Lei n.º 433/82, de 27 de Outubro, ao PÚBLICO - Comunicação Social SA, no 

sentido de respeitar o regime jurídico do direito de resposta. 

 

Notifique-se, nos termos dos artigos 46.º e 47.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

Outubro. 

 

Lisboa, 16 de Março de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 


