
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

2/SOND/2011 

 

 
 
 

Divulgação de sondagem pelo Diário Económico e Económico TV 

 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
15 de Junho de 2011



 
 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 2/SOND/2011 

 

Assunto: Divulgação de sondagem pelo Diário Económico e Económico TV 

 

 

I. Factos Apurados 

 

1. A Marktest, no cumprimento do disposto nos ns.º 5º e 6º da Lei n.º 10/2000, de 21 

de Junho (doravante Lei das Sondagens ou “LS”), depositou, no dia 11 de Maio de 

2011, nesta Entidade Reguladora, uma sondagem cujo objecto versava, entre outras 

matérias, sobre as intenções de voto legislativo. 

2. O Diário Económico e o Económico TV divulgaram e difundiram, no dia 12 de 

Maio de 2011, resultados da sondagem supra. 

3. O modo como a sondagem foi publicada suscitou algumas dúvidas quanto à sua 

conformidade com o disposto na Lei das Sondagens. 

 

I.a. Diário Económico 

4. O Diário Económico divulgou resultados da sondagem em causa, no seu sítio 

electrónico e na sua edição impressa, páginas 4 e 5 (com chamada de primeira 

página), no dia 12 de Maio de 2011. 

5. Da análise das difusões, constataram-se elementos que indiciam um eventual 

desrespeito da alínea g) do n.º 2 do artigo 7º da LS, por omissão do número de 

inquiridos que afirmaram “não sabe/não responde” na questão de intenção de voto 

legislativo. 

6. Acresce que também se verificaram indícios de incumprimento do n.º 1 do artigo 7º 

da LS, visto que os valores divulgados para as questões relativas às expectativas da 

situação económica do país e das famílias não correspondem aos resultados 

constantes do depósito da sondagem. 



 
 

2 
 

7. Na edição de dia 13 de Maio de 2011 verificou-se a publicação de um texto de 

rectificação com o seguinte teor: 

Rectificação Sondagem Marktest/Diário Económico/TSF 

Número de inquiridos que Não sabe ou Não responde baixou para 33% em Maio 

Na sondagem da Marktest para o Diário Económico e a TSF, o número de 
inquiridos que respondeu não sabe/não responde foi de 33% em Maio, um recuo 
face aos 36% do mês anterior. E cerca de 53% dos inquiridos considera que a 
situação económica será pior dentro de um ano. O pessimismo é mais 
significativ[o] entre os inquiridos da classe média alta. Em termos pessoais os mais 
pessimistas são os inquiridos com 35 e 54 anos, quanto ao futuro do país, o 
pessimismo est[á] entre os mais jovens (19 e 34 anos). 

8. A notícia disponível em suporte electrónico foi corrigida, no próprio dia (12 de 

Maio), através da sua actualização. 

 

I.b. Económico TV 

9. O Económico TV difundiu, no dia 12 de Maio de 2011, a sondagem supracitada. 

10. Da análise das difusões identificadas (08h00m, 08h41m, 09h01m, 09h 50m, 

10h00m, 11h00m, 12h01m, 13h00m, 14h02m, 15h04m, 16h04m, 17h30m, 

19h29m), constataram-se elementos que podem indiciar um eventual desrespeito ao 

n.º 2 do artigo 7.º da Lei 10/2000, de 21 de Junho, no que concerne às seguintes 

alíneas: 

i) à Identificação do universo alvo da sondagem (alínea d) – difusão das 

08h00m; 

ii) à indicação do número de inquiridos e sua repartição geográfica (alínea e) 

– difusão das 08h00m; 

iii) à indicação da taxa de resposta (alínea f) – difusão das 08h00m; 

iv) à indicação dos inquiridos que se declararam indecisos (“ns/nr”) ou 

abstencionistas na questão da intenção de voto legislativo (alínea g) – 

todas as difusões identificadas; 

v) à descrição das hipóteses em que se baseia a redistribuição dos indecisos 

(alínea h) – difusão das 08h00m. 

11. Relevam ainda para a análise do presente processo as difusões emitidas pelo 

Económico TV, no dia 17 de Maio de 2011, respectivamente, às 13h09m, 14h09m, 

15h08m, 19h38m (Grande Jornal), 21h52m e 22h05m (Closing Bell). Estas peças 



 
 

3 
 

são também referentes à sondagem em apreço, tendo sido dedicadas à rectificação 

das difusões anteriores. 

 

II. Exercício do contraditório 

 

II.a. Defesa do Diário Económico 

12. O jornal “Diário Económico” veio referir que não existiu por parte do periódico 

qualquer intuito de desrespeitar o n.º 1 do artigo 7º da LS, admitindo os 

incumprimentos que lhe foram imputados. 

13. Explicita o periódico que a conduta teve origem num lapso, “lapso esse, que foi 

desde logo corrigido na edição seguinte do mesmo jornal de dia 13 de Maio de 

2011”. 

14. Acrescenta que, apesar de no corpo do artigo publicado a 12 de Maio de 2011 não 

constar a percentagem que respondeu “não sabe/não responde”, tal percentagem foi 

referida em artigo de opinião do subdirector Francisco Ferreira da Silva na mesma 

edição”. Assim, de acordo com o entendimento do Diário Económico, “não é 

exacto que se tenha de todo omitido a percentagem de inquiridos que respondeu 

‘não sabe/não responde’”. 

15. Sublinha o Diário Económico que mesmo antes da recepção da notificação foi 

efectuada a “pronta correcção” das peças publicadas, solicitando, assim, que seja 

relevado tal lapso. 

 

II.b. Defesa do Económico TV 

16. Notificado para efeito de contraditório, o Económico TV veio referir que não 

existiu qualquer intuito de violar o n.º 2 do artigo 7º da LS. 

17. Reconhece o serviço de programas que a “referida sondagem foi difundida 

enfermando dos vícios que lhe são apontados na notificação em apreço”. 

18. Prossegue, salientando que “tal conduta não foi intencional e as falhas na difusão 

tiveram origem numa falha técnica, que não foi de imediato detectada”. 

19. Foi efectuada a devida rectificação com a difusão na íntegra e com os elementos 

exigidos pela LS. 



 
 

4 
 

20. Em face dos argumentos expostos, o Económico TV solicita que, face à falha 

técnica alheia à sua vontade e à pronta rectificação, seja relevado tal lapso. 

 

III. Normas aplicáveis 

 

É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de sondagens 

e inquéritos de opinião, constante da Lei das Sondagens. 

 

Aplica-se ainda, nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o disposto nos 

Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro – atentas as 

competências do seu Conselho Regulador previstas na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º 

deste diploma. 

 

IV. Análise e fundamentação 

 

21. No caso vertente, verificou-se a omissão de elementos de informação obrigatória 

nas divulgações realizadas, quer pelo Diário Económico, quer pelo Económico TV 

(o que evidencia a violação do artigo 7º, n.º 2, da LS). Acresce que no caso do 

Diário Económico verificou-se ainda o desrespeito pelo sentido e limites dos 

resultados da sondagem, em violação do disposto nos nº s. 1 e 2 do artigo 7º da LS. 

22. De facto, dispõe o n.º 1 do artigo 7º que “[a] publicação, difusão e interpretação 

técnica dos dados obtidos por sondagens de opinião devem ser efectuadas de forma 

a não falsear ou deturpar o seu resultado, sentido e limites”. Pretende a Lei que o 

trabalho estatístico efectuado sobre os resultados de determinada amostra, elemento 

que caracteriza a sondagem de opinião, seja divulgado ao público, por uma via que 

obedeça a requisitos de transparência, objectividade e clareza. 

23. Conforme a ERC já teve oportunidade de referir em outras Deliberações (cfr. 

Deliberação ERC 2/SOND-TV/2008, de 26 de Junho de 2008), para além do 

princípio geral, contido no n.º 1 do artigo 7º, que obriga a difundir os resultados da 

sondagem de forma a não falsear ou deturpar o seu resultado, a LS prescreve, no n.º 

2 do referido preceito legal, a obrigatoriedade de divulgação de determinadas 



 
 

5 
 

informações, conjuntamente com a publicação das sondagens, que, no essencial, 

visam garantir o cumprimento da obrigação mais genérica prescrita no n.º 1 do 

artigo 7º.  

24. Tendo presente a importância do cumprimento da Lei das Sondagens, importa 

sublinhar que tanto o Diário Económico, como o Económico TV assumiram, 

prontamente, os incumprimentos que lhes foram apontados. Por outro lado, tanto o 

periódico, como o serviço de programas televisivo procederam voluntariamente à 

rectificação dos dados divulgados. Posteriormente, confirmou-se que a rectificação 

efectuada foi correcta, quer no que respeita ao Diário Económico, quer no que 

respeita ao Económico TV. 

25. De referir que o Diário Económico havia divulgado a sondagem, quer no suporte 

em papel, quer na edição electrónica, sendo de apontar que a rectificação assumiu 

diferentes “vestes” conforme o suporte de difusão utilizado. Com efeito, no que 

respeita à edição em suporte de papel, as incorrecções apontadas acima foram 

corrigidas através da publicação de um texto autónomo, antecedido da nota 

“Rectificação Sondagem Marktest/Diário Económico/TSF”. Por seu turno, a peça 

jornalística disponível em suporte electrónico foi actualizada no dia 12 de Maio de 

2011, pelas 17h00, corrigindo-se, nessa actualização, as incorrecções originais. 

26. Tudo visto, acentuando a importância do cumprimento do disposto no artigo 7º da 

LS, deve considerar-se que a o carácter expedito e voluntário da rectificação abona 

em favor dos órgãos de comunicação social visados, demonstrando a compreensão 

do regime legal, respeito pelo mesmo e determinação em dar-lhe cumprimento. 

27. Em sentido negativo, assinala-se a existência de um historial prévio, tendo já este 

ano sido aprovada a Deliberação ERC 1/SOND-NET/2011, de 10 de Março, 

referente a uma situação de incumprimento ao regime legal constante da LS, 

detectada no portal “Económico”. 

 

V. Deliberação 

 

Considerando que se verificou o desrespeito do n.º 1 do artigo 7º da Lei das 

Sondagens, bem como violação da alínea g) do n.º 2 do mesmo preceito legal. 



 
 

6 
 

Assinalando que as falhas foram voluntariamente rectificadas, de forma célere, em 

divulgações posteriores. 

 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências cometidas 

à ERC, designadamente a prevista na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º dos Estatutos 

adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, conjugado com o previsto no na Lei 

n.º 10/2000, de 21 de Junho delibera instar o Diário Económico e o Económico TV a 

observar o regime legal de divulgação de sondagens, com especial enfoque para as 

obrigações constantes no artigo 7º da referida Lei. 

 

Nos termos do artigo 11º do Regime Jurídico das Taxas da ERC constante do Decreto-

Lei n.º 103/2006, de 7 de Junho, na redacção imposta pelo Decreto-Lei 70/2009 de 31 

de Março, é devido o pagamento dos encargos administrativos, fixados em 1,50 

unidades de conta, conforme o previsto no Anexo V ao referido diploma (verba 37). 

 

Lisboa, 15 de Junho de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 


