
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

4/SOND-I/2011 

 

 
 
 

Difusão de Sondagem pelo Correio da Manhã e Jornal 
“Setubalense” 

 
 
 
 
 

Lisboa 
28 de Setembro de 2011 



 
 

1 
 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 4/SOND-I/2011 

 

Assunto: Difusão de Sondagem pelo Correio da Manhã e Jornal “Setubalense” 

 

 

I. Factos Apurados 

 

1. O jornal Correio da Manhã publicou, no dia 4 de Janeiro de 2009, na página 60 da 

sua edição impressa, uma peça noticiosa onde faz referência a resultados de uma 

sondagem política no Concelho de Setúbal supostamente encomendada pelo PSD; 

2. A peça intitulava-se “Sondagem em Setúbal” e tinha o seguinte corpo de texto: “O 

PSD encomendou uma sondagem para Setúbal que dá vitória a Fernando Negrão 

contra a CDU e PS. Por isso, foi feito um convite ao vereador de Lisboa para se 

candidatar”. 

3. A referência à sondagem não é acompanhada pelos elementos de divulgação 

obrigatória previstos no n.º 2 do artigo 7º, da Lei 10/2000, de 21 de Junho (Regime 

Jurídico da publicação ou difusão de sondagens e inquéritos de opinião, doravante, 

“LS”); 

4. A pesquisa realizada na base de dados ERC/Sondagens não permitiu identificar o 

depósito da sondagem em questão, o que evidencia um eventual incumprimento às 

normas contidas no n.º 1 do artigo 5º da LS. 

5. Verificou-se, posteriormente, que também o jornal “Setubalense” procedeu à 

publicitação de uma notícia com resultados da referida sondagem encomendada 

pelo PSD para Setúbal que dá vitória a Fernando Negrão contra a CDU e PS. 

6. No decurso do processo, foram apontados pelos interessados outros órgãos que 

teriam procedido à divulgação da sondagem. Não obstante, num dos casos (jornal 

“Expresso”) verificou-se inexistir divulgação de resultados, mas apenas notícia da 

existência da sondagem. Com respeito ao segundo órgão de comunicação social 



 
 

2 
 

apontado (“jornal de Setúbal”), os serviços da ERC não identificaram nenhuma 

divulgação operada por este jornal no que à sondagem em causa respeita. 

7. Notificados os órgãos de comunicação social referidos, nenhum conseguiu 

identificar a empresa responsável pela realização da sondagem. Por este motivo foi, 

em 13 de Fevereiro de 2009, oficiado o PSD de Setúbal para que se pronunciasse 

sobre a identidade da empresa à qual foi encomendado o estudo, pedido que foi 

reiterado em 20 de Março. 

8. Em resposta, a estrutura partidária supra referida informou a ERC, em 7 de Abril 

de 2009, de que tinha conhecimento de um estudo efectuado para percepção das 

tendências de voto no Concelho de Setúbal. Porém, remeteu qualquer 

esclarecimento para a estrutura nacional, alegando que foi esta entidade que 

encomendou o referido estudo. 

9. Na sequência destas informações, foi a estrutura nacional do PSD notificada para 

se pronunciar, em 8 de Abril de 2009. Em resposta, recebida a 15 de Abril de 2009, 

esta estrutura partidária confirmou a existência da sondagem, referindo que a 

mesma fora encomendada ao Instituto de Pesquisa e Opinião de Mercado, “IPOM”. 

10.  Em 16 de Abril de 2009, os serviços da ERC procederam à notificação do IPOM 

requerendo o envio da sondagem identificada para depósito. Em resposta, esta 

empresa credenciada afirmou que não deveria ser implicada no processo, uma vez 

que desconhecia a razão de publicação das notícias. 

11. O pedido de depósito da sondagem foi então reiterado, em 20 de Abril de 2009, 

tendo o IPOM procedido ao correspondente depósito em 23 de Abril. 

 

II. Defesa dos Oficiados 

 

a. Argumentação do IPOM 

1. Através de email, recebido a 20 de Abril de 2009, o IPOM argumentou em sua 

defesa que: “[r]elativamente ao estudo referenciado não foi realizado o deposito 

da referida sondagem porque o cliente fez referência aquando da sua encomenda, 

que o estudo era para uso interno e não seria divulgado nem permitida a sua 

divulgação.” 



 
 

3 
 

2. Em sua defesa, o IPOM invoca ainda a resposta do PSD (estrutura nacional) ao 

ofício da ERC, onde esta estrutura refere que: “ [o]estudo é um mero auxiliar do 

nosso trabalho político e, repito, nunca foi por nós divulgado ou autorizada a sua 

divulgação.”  

3. Argumentando que desconhece a razão da publicação de tal notícia, conclui o 

IPOM que não deverá ser implicado neste processo.  

 

b. Argumentação do Correio da Manhã 

1. Alega o Correio da Manhã que “o objecto do ofício da ERC não é uma sondagem 

mas antes uma notícia que teve por objecto a sondagem que o Partido Social 

Democrata (PSD) promoveu. O texto não refere o resultado da sondagem mas 

apenas uma conclusão a que o PSD terá chegado no seguimento de um estudo que 

terá elaborado”; 

2. “Não estamos perante qualquer sondagem publicada pelo Correio da Manhã mas 

de uma mera notícia cuja fonte clara é o próprio PSD. A referência que é feita 

para sondagem serve apenas para informar o leitor dos motivos que justificariam 

a decisão do PSD e não o de revelar quaisquer elementos dessa sondagem. O 

jornal não pretendeu dar a conhecer aos seus leitores o resultado da sondagem 

mas apenas a escolha do PSD para Setúbal”. 

3. “Para além disso, e por se tratar de uma recolha interna de elementos feito apenas 

com o intuito de auxiliar uma decisão partidária, entende a Direcção do jornal 

que a notícia não estava abrangida pelo regime de publicação de sondagens”. 

4. “Poderá a ERC entender que, mesmo que a referida sondagem, não se destinasse 

inicialmente à divulgação pública estaria sempre sujeita ao regime da referida lei 

nos termos do número 2 do artigo 1º que prevê a sua aplicação aos “dados de 

sondagens de opinião que, não se destinando inicialmente a divulgação pública, 

sejam difundidas em órgãos de comunicação social. Contudo, entende a Direcção 

que a norma referida no número anterior apenas se aplica à “difusão” das 

referidas sondagens e não à sua “publicação””. 

5. “Ora, quando analisado o teor da parte final do número 2 do artigo 1º com a letra 

do número 1 do mesmo artigo, resulta evidente que o legislador quis 



 
 

4 
 

deliberadamente afastar do referido regime, as situações de “publicação” de 

dados de sondagens de opinião que, não tenham sido inicialmente elaboradas com 

o intuito de serem divulgadas. Assim, a parte final do número 2 do artigo 1º do 

referido diploma, só será aplicável às situações que, “não se destinando 

inicialmente a divulgação, sejam difundidas em órgãos de comunicação social”, 

mas já não àquelas publicadas nesses mesmos órgãos”. 

6. “Contudo, no seguimento das solicitações apresentadas pelo jornalista a sua fonte 

informou-o que não poderia disponibilizar os elementos requeridos uma vez que 

não tinha sido feita uma sondagem formal. Ora, a verdade é que, quando da 

elaboração da notícia o jornalista contactou a sua fonte sendo que esta o informou 

dos motivos pelos quais o partido teria decidido avançar com o referido candidato, 

justificando tal decisão com base numa sondagem que o partido terá solicitado”. 

7. “Por se tratar apenas da divulgação de uma notícia com pouco mais de cinco 

linhas e não da publicação de uma sondagem, entendeu o jornalista e bem, que 

não teria de solicitar a ficha técnica e os demais requisitos previstos na Lei n.º 

10/2000 de 21 de Ju[n]ho, motivo pelo qual nada mais exigiu para avançar com o 

texto publicado. Só depois da Direcção ter sido notificada para os presentes autos 

e na tentativa de diligenciar pelo apuramento da informação solicitada pela ERC é 

que o jornalista tomou conhecimento de que os elementos que lhe foram referidos 

pela sua fonte, não tinham por base uma sondagem formalmente elaborada pelo 

partido”. 

8. “Pese embora o acima referido, a verdade é que o jornal “Correio da Manhã” não 

foi o único que recebeu a referida informação já que, também o jornal o 

“Setubalense” publicou idêntica informação desconhecendo a Direcção qual terá 

sido a fonte da referida notícia”. 

9. E conclui “provada que está a falta de intenção de incumprimento dos dispositivos 

legais e consequente falta de consciência da ilicitude por parte dos responsáveis 

pela publicação da notícia, requer-se a V. Exa., à semelhança do disposto na 

Deliberação 1/SOND-I/2007, que se abstenha de levantar ou prosseguir com o 

auto de contra-ordenação. Pelos motivos acima indicados deverá V. Exa. ordenar 

o arquivamento do presente processo”. 



 
 

5 
 

 

c. Argumentação do Setubalense 

1. O Jornal Setubalense, através de missiva, datada de 2 de Fevereiro de 2009, 

apresentou a sua defesa, sustentando, no essencial, não ter procedido a um acto de 

divulgação de sondagem. 

2. Argumenta o Jornal Setubalense que se limitou “a mencionar a existência de uma 

sondagem encomendada pelo PSD, não fazendo qualquer interpretação ou 

comentários, nem divulgou quaisquer dados relevantes sobre a mesma”. 

3. Segundo se pode ler na defesa apresentada, o PSD terá anunciado publicamente a 

existência de uma sondagem feita a nível nacional e em todas as capitais de distrito 

onde não é poder, o jornal não teve acesso à sondagem e a notícia elaborada é “de 

carácter geral e não exclusivamente sobre este tema.” 

4. Seguidamente o Setubalense refere que se preocupou sempre em preservar a 

pluralidade de opiniões, pelo que, em momento ulterior à divulgação da sondagem, 

publicou um comunicado do PS que criticou a referida sondagem, como 

documento da mesma natureza, fornecido pelo PSD em resposta às críticas do PS. 

5. Conclui, referindo que o Setubalense considera não ter incumprido qualquer norma 

do artigo 7º da LS. 

 

III. Normas aplicáveis 

 

É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de sondagens 

e inquéritos de opinião, constante na LS. 

 

Aplica-se ainda, nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o disposto nos 

Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro – atentas as 

competências do seu Conselho Regulador constantes na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º 

deste diploma. 

 

 

 



 
 

6 
 

IV. Análise e Fundamentação 

 

1. No que respeita ao IPOM, deve referir-se que se comprovou a publicação de duas 

peças jornalísticas correspondentes à divulgação de uma sondagem realizada por 

esta empresa, mas não depositada em momento prévio, conforme seria devido, em 

cumprimento do artigo 5º da LS. 

2. Quando observado o artigo 17º, n.º1, alínea d), da LS verifica-se que a 

responsabilidade pela realização do depósito recai sobre a empresa que realiza a 

sondagem: “É punido com coima… quem realizar sondagem de opinião publicada 

ou difundida em órgão de comunicação social ou nos termos do n.º 4 do artigo 1º 

sem que tenha feito o depósito nos termos dos artigos 5º e 6º”. 

3. Caso se verifique a efectiva divulgação pública de dados não inicialmente 

destinados a esse fim, mesmo quando a empresa afirme desconhecer a intenção do 

seu cliente em proceder à divulgação, tal circunstância não configura, nos termos da 

lei, causa de exclusão da ilicitude da omissão ocorrida. Não obstante, a 

aplicabilidade da sanção contra-ordenacional depende de culpa, sendo necessário o 

preenchimento do elemento subjectivo.  

4. Atendendo a que a empresa foi informada, pelo seu cliente, de que o estudo não se 

destinaria a divulgação pública, ao que acresce a declaração do PSD em como a 

publicação dos resultados da sondagem nunca foi autorizada por esta estrutura 

partidária, conclui-se que o IPOM não teria como saber, em data anterior às 

divulgações, que os resultados do estudo iriam ser publicados. Pelo que, no caso, 

não se revelam indícios de que a empresa não tenha procedido com o grau de 

diligência a que estava obrigada e era capaz. Nesta medida, não há lugar ao 

preenchimento do elemento subjectivo do tipo, não havendo comportamento 

culposo por parte do IPOM. 

5. No caso vertente, tanto o Correio da Manhã como o jornal Setubalense alegam não 

ter procedido a um acto de divulgação de sondagem. O Correio da Manhã refere 

que publicou uma “notícia que teve por objecto a sondagem que o Partido Social 

Democrata (PSD) promoveu. O texto não refere o resultado da sondagem mas 

apenas uma conclusão a que o PSD terá chegado no seguimento de um estudo que 



 
 

7 
 

terá elaborado”. Já o jornal Setubalense argumenta que se limitou “a mencionar a 

existência de uma sondagem encomendada pelo PSD, não fazendo qualquer 

interpretação ou comentários, nem divulgou quaisquer dados relevantes sobre a 

mesma (…) [a notícia elaborada é] “de carácter geral e não exclusivamente sobre 

este tema.” 

6. O Conselho considera da maior importância que os órgãos de comunicação social 

consigam discernir entre um acto de divulgação de sondagem e a referência à 

existência de uma sondagem. A diferenciação é crucial, dada as diferentes 

exigências no regime legal aplicável, muito mais acentuadas nos casos de 

divulgação de sondagens do que em situações de mera referência à sua existência 

ou a resultados já divulgados. 

7. Esta matéria foi já alvo de análise em prévias Deliberações do Conselho Regulador 

da ERC. Assim, foi explicitado na Deliberação 5/SOND/2008, de 28 de Outubro 

que “ (…) é sempre considerada como divulgação a peça jornalística que tenha 

como enfoque central a divulgação de resultados de sondagens.” 

8. Também a Deliberação 4/SOND/2008, de 22 de Outubro de 2008, versa sobre esta 

matéria, tendo o Conselho Regulador deliberado a adopção de um esclarecimento 

aos órgãos de comunicação social com o propósito de evitar este género de erros. 

Nos termos da citada Deliberação: 

As peças jornalísticas publicadas ou difundidas em órgãos de comunicação social 

(…) que tenham como enfoque central a divulgação de resultados de sondagens 

(…) devem ser acompanhadas dos elementos de publicação e de difusão 

obrigatória previstos nos nºs. 2 e 3 do artigo 7.º da LS;  

9. No mais, a forma de divulgação de resultados de uma sondagem não é fixada pela 

lei, nem o deveria ser, por se entender que se trata de matéria inscrita na liberdade 

editorial dos órgãos de comunicação social. A lei estipula, outrossim, a 

obrigatoriedade de a divulgação dos resultados ocorrer de modo a não deturpar o 

seu sentido e limites. Assim, para o preenchimento do conceito de divulgação de 

sondagem não revela a forma como os resultados são transmitidos ao público 

(gráfica, numérica ou qualitativa). Pelo contrário, independentemente do veículo 

utilizado, existirá sempre uma divulgação quando o elemento principal da peça é 



 
 

8 
 

constituído pela sondagem, na terminologia utilizada em deliberações anteriores – 

quando a peça jornalística tenha como enfoque central a divulgação de resultados 

de sondagens. 

10. Do exposto, resulta demonstrado que tanto o Correio da Manhã, como o jornal 

Setubalense procederam a actos de divulgação da sondagem.  

11. A notícia do Correio da Manhã é encimada pelo título “Sondagem em Setúbal”. O 

que já revela qual o enfoque central da notícia. Do texto consta o resultado 

qualitativo da sondagem - “ O PSD encomendou uma sondagem para Setúbal que 

dá a Vitória a Fernando Negrão contra a CDU e PS”. De seguida o Correio da 

Manhã refere que foi feito um convite de ao vereador de Lisboa. Nada mais é dito. 

A notícia é constituída apenas por cerca de 30 palavras. 

12. Constata-se que existem dois factos noticiosos distintos na peça em apreço: a 

divulgação de resultados da sondagem, por um lado, e, o convite a Fernando 

Negrão, por outro. Não obstante, o segundo é apresentado como uma consequência 

do primeiro, surgindo, ademais, a sondagem como elemento destacado no título. 

13. Em face do exposto, tendo o Correio da Manhã divulgado os resultados de uma 

sondagem, impunha-se o cumprimento do disposto no artigo 7º, n.º 2, da LS, 

devendo a divulgação ter sido acompanhada dos elementos neste normativo 

identificados. De outro modo, na análise da peça verificou-se constar apenas a 

indicação do cliente da sondagem, com omissão dos restantes elementos 

obrigatórios. 

14. Serve o exemplo acima exposto para demonstrar que em causa não está apenas 

uma questão de estilo/formulação do discurso jornalístico. Mas, antes uma 

alteração material da interpretação qualitativa que os destinatários poderão fazer 

dos resultados divulgados. 

15. O que acima se disse é também válido para a notícia publicada no jornal 

Setubalense. Verifica-se que, tal como o Correio da Manhã, também o Setubalense 

colocou o enfoque central na divulgação dos resultados da sondagem. 

16. Para comprovar qual o enfoque central da notícia publicada pelo Setubalense 

basta atentar no título da peça: “Sondagem do PSD dá a vitória a Fernando 

Negrão em Setúbal”. 



 
 

9 
 

17. Segue-se o lead da notícia, anunciando a existência de um convite a Fernando 

Negrão, e, de novo, no primeiro parágrafo da notícia, encontramos aspectos que 

versam sobre os resultados da sondagem. O jornal Setubalense vai, neste ponto, 

mais longe que o Correio da Manhã, divulgando o nome de outros candidatos cuja 

intenção de voto/popularidade terá também sido alvo de recolha na sondagem. 

18. Tal como o Correio da Manhã, também o Jornal Setubalense omite qualquer 

elemento de divulgação obrigatória, com excepção da identificação do cliente da 

sondagem, em violação do disposto no n.º 2, do artigo 7º da LS. 

19. Mais alega o Correio da Manhã, em sua defesa, que apenas noticiou uma recolha 

interna de elementos feitos com o intuito de auxiliar uma decisão partidária, pelo 

que a notícia não estaria abrangida pelo regime de publicação de sondagens. A 

informação recolhida pelo PSD não tinha como finalidade divulgar qual era o 

candidato que ganharia as eleições no município de Setúbal, mas apenas ajudar o 

PSD a decidir que candidato deveria apresentar para Setúbal. 

20. Tomando por pressuposto que a recolha interna de elementos não se destinaria 

a divulgação pública, o Correio da Manhã equaciona a sua sujeição à LS, por via 

do n.º 2 do artigo 1º, que submete ao âmbito de aplicação da lei “sondagens de 

opinião que, não se destinando inicialmente a divulgação pública, sejam 

difundidas em órgãos de comunicação social”. Porém, estranhamente, conclui que 

este preceito nunca seria aplicável à imprensa, mas apenas à rádio e à televisão, o 

que a admitir-se, ainda que em tese, resultaria de imediato numa discriminação 

negativa injustificada. 

21. Assim sendo, conclui-se que o Correio da Manhã, bem como o jornal 

“Setubalense” procederam à divulgação de resultados de uma sondagem, com 

inobservância do n.º 2 do artigo 7º da LS.  

 

V. Deliberação 

 

A. Quanto ao IPOM 

 



 
 

10 
 

Considerando que a Entidade Reguladora verificou o depósito tardio face ao 

disposto no artigo 5º da LS, de uma sondagem publicada em dois órgãos de 

comunicação social, tendo por objecto a recolha de dados sobre o posicionamento de 

potenciais candidatos à Câmara Municipal de Setúbal, 

Tendo em conta que o IPOM realizou o depósito da sondagem em causa 

quando instado para o efeito,  

Salientando ainda que a empresa não apresenta, até à data, qualquer 

incumprimento nesta matéria, e que, no caso, não ficou demonstrada a existência de 

comportamento culposo.  

Notando, contudo, que a ausência de depósito de sondagens divulgadas 

publicamente dificulta a verificação atempada da veracidade e rigor dos dados 

transmitidos, e que, estando a empresa advertida para a necessidade de correcção da sua 

conduta, os futuros incumprimentos, a ocorrerem, comportarão um grau de 

reprovabilidade acrescido. 

 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências previstas 

na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º dos seus Estatutos, adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 

8 de Novembro, conjugada com o previsto no artigo 15º da LS, delibera:  

 

Instar o IPOM ao cumprimento do disposto na LS, salientando em particular a 

necessidade de esta empresa credenciada assegurar a observância do disposto no 

artigo 5º da LS, devendo procurar uma melhor articulação com o seu cliente no 

referente à divulgação pública dos estudos que efectua, reforçando a advertência 

de que é devida a efectivação de depósito em momento prévio à divulgação da 

sondagem. 

 

B. Quanto ao Setubalense 

 

Tendo verificado a divulgação de uma sondagem de opinião que omitiu alguns 

dos elementos de divulgação obrigatória impostos pela Lei das Sondagens (n.º 2 do 

artigo 7º da LS), 



 
 

11 
 

Atendendo a que o Setubalense não possui historial de incumprimentos em 

matéria de divulgações de sondagens, 

Notando, contudo, que, caso a gravidade das infracções ocorridas se volte a 

verificar, e estando este órgão de comunicação social advertido para a necessidade de 

correcção da sua conduta, os futuros incumprimentos comportam um grau de 

reprovabilidade acrescido, pelo que poderão desencadear a adopção de medidas de 

carácter sancionatório. 

 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências previstas 

na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º dos seus Estatutos, adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 

8 de Novembro, conjugada com o previsto no artigo 15º da LS, delibera: 

 

Instar o Jornal “Setubalense” ao cumprimento do disposto na Lei das Sondagens, 

salientando em particular a necessidade de este órgão de comunicação social 

observar devidamente o disposto no n.º 2 do artigo 7º da LS, conforme os reparos 

que à sua conduta foram efectuados na presente Deliberação. 

 

C. Quanto ao Correio da Manhã 

 

Tendo verificado a divulgação de uma sondagem de opinião que omitiu alguns 

dos elementos de divulgação obrigatória impostos pela Lei das Sondagens (n.º 2 do 

artigo 7º da LS), 

Atendendo a que o Correio da Manhã não possui historial de incumprimentos 

relativo a qualquer das disposições legais aqui em causa. 

Notando, contudo, que, caso a gravidade das infracções ocorridas se volte a 

verificar, e estando este órgão de comunicação social advertido para a necessidade de 

correcção da sua conduta, os futuros incumprimentos comportam um grau de 

reprovabilidade acrescido, pelo que poderão desencadear a adopção de medidas de 

carácter sancionatório. 

 



 
 

12 
 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências previstas 

na alínea z) do n.º 3 do artigo 24º dos seus Estatutos, adoptados pela Lei n.º 53/2005, de 

8 de Novembro, conjugada com o previsto no artigo 15º da LS, delibera: 

 

Instar o Jornal “Correio da Manhã” ao cumprimento do disposto na Lei das 

Sondagens, salientando em particular a necessidade de este órgão de 

comunicação social observar devidamente o disposto no n.º 2 do artigo 7º da LS, 

conforme os reparos que à sua conduta foram efectuados na presente Deliberação. 

 

Lisboa, 28 de Setembro de 2011 

 

O Conselho Regulador, 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 


