
 

Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

3/PLU-TV/2012 

 

 

Queixa do Partido Ecologista “Os Verdes” contra a RTP 

 

 

 

Lisboa 

22 de agosto de 2012



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 3/PLU-TV/2012 

 

Assunto: Queixa do Partido Ecologista “Os Verdes” contra a RTP 

 

 

I.  Exposição 

 

1. Deu entrada na ERC, a 18 de abril de 2012, uma queixa do Partido Ecologista “Os 

Verdes” (PEV) contra a RTP1, RTP2 e RTP Informação, ao abrigo dos artigos 26.º, 

34.º e 51.º da Lei da Televisão, por ausência de referências ao Conselho Nacional 

do partido de 14 de abril.  

2. A força política argumenta que os serviços noticiosos da RTP1, RTP2 e RTPI 

ignoraram aquela reunião do órgão máximo entre convenções, que teve lugar em 

Guimarães e visou analisar a situação política nacional e internacional e preparar a 

12.ª Convenção Nacional do PEV, que teve lugar no mês seguinte. 

3. Salienta que a iniciativa “foi previamente divulgada à comunicação social e as suas 

conclusões apresentadas na conferência de imprensa que se seguiu ao 

encerramento dos trabalhos do Conselho Nacional”. 

4. O queixoso considera que esta situação “é tanto mais grave quanto se repete: 

também na reunião do Conselho Nacional imediatamente anterior a esta, realizada 

em Setúbal, a 11 de fevereiro, sucedeu a mesma ausência de referências nos 

serviços noticiosos” dos canais televisivos referidos. Nota que é “dada a devida 

cobertura sempre que órgãos similares de outros partidos políticos com 

representação parlamentar reúnem”. 

5. Entende que, sendo a RTP uma empresa que presta serviço público, deve exercer 

uma informação pluralista e isenta, “o que fica comprometido com a discriminação 

feita ao PEV, sonegando à opinião pública o conhecimento das ideias e propostas 

de ‘Os Verdes’ sobre diversas questões de relevo para o país”. 

 



 

2 

II.  Defesa da Denunciada 

 

6. Notificada para se pronunciar sobre o teor da queixa, veio a RTP, através da 

Direção de Informação, referir que o PEV “teria razão se, pelo facto de não ter 

sido, na circunstância, promovida a cobertura noticiosa do seu Conselho Nacional 

pela RTP, as suas ideias e propostas fossem, como alega, sonegadas à opinião 

pública”. 

7. O operador rejeita ser esse o caso, garantindo que as ideias e propostas daquela 

força política são acompanhadas e difundidas com regularidade, “designadamente 

através da cobertura das posições por si assumidas em sede parlamentar”. 

8. A RTP argumenta, porém, que a vontade do PEV, ao pretender marcar a agenda 

informativa do operador, não se pode sobrepor à sua liberdade editorial. “A RTP 

não pode, a pretexto do cumprimento das suas obrigações legais em matéria de 

isenção e pluralismo (…), ser capturada pelos poderes instituídos, sob pena de ver 

comprometida a sua independência e autonomia funcional”.  

9. Conclui que é à Direção de Informação que compete definir as prioridades 

informativas, em cada momento, “sem prejuízo do respeito pelo necessário 

equilíbrio na representação informativa dos atores políticos e sociais. Este 

equilíbrio, contudo, em nossa opinião, não pode deixar de ser aferido quer em 

função da própria representatividade política e social dos intervenientes quer por 

referência à cobertura global das respetivas atividades”.  

 

III.  Análise e Fundamentação 

 

10. A presente queixa suscita a problemática do cumprimento das obrigações de 

difusão de uma informação politicamente plural. O PEV enquadra a sua exposição 

ao abrigo do artigo 26.º da Lei da Televisão, o qual consagra que a liberdade de 

expressão do pensamento, designadamente através dos serviços de programas 

televisivos, integra o direito fundamental dos cidadãos a uma informação livre e 

pluralista. Invoca ainda o artigo 34.º, cujo n.º 2, alínea b), estabelece como 

obrigação geral dos operadores assegurar a difusão de uma informação que respeite 



 

3 

o pluralismo, o rigor e a isenção. O artigo 51.º, n.º 2, alínea c), do mesmo diploma, 

respeitante às obrigações específicas da concessionária do serviço público de 

televisão, determina que a esta incumbe proporcionar uma informação isenta, 

rigorosa, plural e contextualizada que garanta a cobertura noticiosa dos principais 

acontecimentos nacionais e internacionais.  

11. É entendimento do Conselho Regulador da ERC que os órgãos de comunicação 

social, por desempenharem um papel essencial na formação da opinião, devem 

garantir a expressão da pluralidade de correntes de opinião e de pensamento. Tal 

pressupõe que os partidos, como agentes centrais do sistema político, tenham 

acesso aos media.  

12. Como espelhado nas disposições legais citadas, o legislador distingue as obrigações 

do serviço público de televisão face às dos operadores privados, as quais, em 

matéria de pluralismo, surgem reforçadas.  

13. A opção metodológica da ERC na apreciação do cumprimento dos deveres 

constitucionais ou legais de garantia e promoção do pluralismo político recai, desde 

2007, numa análise sistemática, que permite identificar, com suficiente clareza e 

objetividade, a prática e os critérios seguidos pelo operador de serviço público de 

televisão (a este respeito, cfr. Deliberação 3-Q/2006, de 12 de junho; e Relatórios 

do Pluralismo Político-Partidário no Serviço Público de Televisão em 2007, 2008, 

2009 e 2010, acessíveis no site da ERC). 

14. Vejamos, em primeiro lugar, os dados gerais apurados na análise extensiva do 

pluralismo no que respeita à presença do Partido Ecologista “Os Verdes” nos 

serviços informativos da RTP1 e da RTP2 nos últimos anos1. Recorde-se, antes, 

que a representação parlamentar desta força política ocorre no âmbito da Coligação 

Democrática Unitária (CDU), estabelecida com o PCP. Segundo o Relatório do 

Pluralismo Político-Partidário no Serviço Público de Televisão em 2010, a presença 

da CDU nos blocos informativos diários da RTP1 e da RTP2 superou os então 

valores-referência em mais 5 pontos percentuais2. 

                                                           
1 Estas informações ainda não estão disponíveis para o ano de 2011.  
2
 A análise abrangeu todas as peças emitidas no Jornal da Tarde e no Telejornal (RTP1) e no Jornal 

2/Hoje (RTP2), entre janeiro e dezembro de 2010, em que o Governo e os partidos políticos, com e sem 
representação parlamentar, estiveram presentes ou foram referidos.  



 

4 

15. Em 2007, 2008 e 2009, os valores relativos à presença da CDU na informação 

diária da RTP1 e da RTP2 situou-se sempre acima do valor-referência, em 3, 5 e 4 

pontos percentuais, respetivamente.  

16. Não obstante estes resultados, a metodologia sistemática que tem sido seguida pela 

ERC na avaliação do pluralismo político-partidário não impede uma pronúncia 

casuística do regulador, em situações de flagrante violação do princípio de 

igualdade de tratamento de um determinado partido. Neste âmbito, recorda-se que o 

PEV regista um “histórico” de queixas na ERC contra a RTP, por motivos 

similares, tendo em algumas delas o Conselho Regulador sido sensível aos 

argumentos aduzidos e instado o operador de serviço público de televisão a garantir 

uma informação plural3.  

17. Pressupõe-se, de igual forma, que uma reunião de um órgão máximo partidário 

representa um momento fulcral na discussão e apresentação das ideias de uma força 

política, sendo expectável a valorização noticiosa e a cobertura mediática desse 

acontecimento político (cfr. Deliberação 5/PLU-TV/2011, de 15 de junho).  

18. Estes aspetos terão, obviamente, de ser sopesados com a autonomia editorial dos 

meios de comunicação social, que deriva diretamente da liberdade de imprensa 

como valor constitucionalmente consagrado e que não deverá conhecer outros 

limites que não sejam aqueles que resultam da própria Constituição e da lei, estando 

em causa direitos fundamentais como sejam os direitos ao bom nome e à reserva da 

intimidade da vida privada.  

19. Feita esta ponderação, e tendo como pano de fundo os dados agregados que 

enquadram a presença do PEV (no seio da CDU) na informação diária do serviço 

público televisivo, conclui-se que a ausência de notícias sobre o Conselho Nacional 

do PEV de 14 de abril não significa, de per se, um desrespeito do serviço público 

de televisão pelo pluralismo político-partidário. Mais especificamente, essa decisão 

editorial não suporta a generalização de que a RTP sonega à opinião pública as 

ideias e propostas daquela força política. Antes pelo contrário, os dados da 

avaliação do pluralismo político-partidário sugerem que o operador de serviço 

público acompanha e divulga as atividades do PEV. 

                                                           
3 Ver, a título ilustrativo, Deliberação 18-Q/2006, 3/PLU-TV/2007, e Deliberação 5/PLU-TV/2011. 



 

5 

20. Pelo que se conclui que a opção seguida pela Denunciada de não proceder ao 

tratamento informativo daquele evento ainda se contém nos limites da sua liberdade 

editorial, sendo que na perspetiva isolada que a situação sugere não se justificará 

qualquer juízo de censura dirigido à RTP.  

21. Esclareça-se, por fim, que a exigência de pluralismo não contém a obrigatoriedade 

de divulgação exaustiva de todas as posições partidárias, ou de transmissão, em 

todas as circunstâncias, das posições de todos os partidos com assento parlamentar 

(cfr. Deliberação 18-Q/2006, de 25 de outubro). 

 

IV.  Deliberação 

 

Tendo sido apreciada uma queixa do Partido Ecologista “Os Verdes” contra a RTP1, 

RTP2 e RTP Informação, por ausência de referências ao seu Conselho Nacional de 14 

de abril, em Guimarães, 

 

O Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo do disposto na alínea c) do artigo 6.º, 

na alínea a) do artigo 7.º, na alínea e) do artigo 8.º e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º 

dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, não dar provimento à queixa 

apresentada, procedendo-se ao respetivo arquivamento. 

 

Lisboa, 22 de agosto de 2012 

 

O Conselho Regulador, 
 

Alberto Arons de Carvalho 
Raquel Alexandra Brízida Castro 

Rui Gomes 


