
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Decisão 

4/PC/2012 

 

 

Processo de contra-ordenação instaurado contra a Sol É 
Essencial S.A.. 

 

 

Lisboa 
24 de Janeiro de 2012



 

 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Decisão 4/PC/2012 

 

 

Ao abrigo do disposto no artigo 36º, n.º 2, da Lei de Imprensa, conjugado com os 

artigos 24º, n.º 3, alínea ac), e 67º, n.º 1, dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de Novembro, e o artigo 34º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de 

Outubro, o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

(doravante, ERC) instaurou, em 13 de Julho de 2011, processo de contra-ordenação 

contra a Sol É Essencial S.A., com sede na Rua de São Nicolau, 120 – 5º, em Lisboa, 

porquanto: 

 

1. O arguido acima identificado é proprietário da publicação periódica “Sol”, de 

periodicidade semanal, a qual inclui a revista “Tabu”. 

2. Na “Tabu” n.º 253, de 8 de Julho, foi publicada, na capa, uma fotografia de 

Humberto Barbosa, acompanhada de duas notas: “Humberto Barbosa/ ‘O primeiro 

sítio onde se emagrece É NO CÉREBRO’”. 

3. Ainda na capa foi publicada a seguinte informação, a negrito: “Diz ter descoberto 

cedo que queria trabalhar em algo que pudesse atrasar o relógio biológico. Estudou 

em Londres, onde fez limpezas, lavou pratos e virou hambúrgueres para pagar o 

curso. De regresso a Portugal, criou uma cadeia de sucesso, mas problemas com os 

sócios fizeram-no começar outra empresa. É um dos nutricionistas do momento e 

trata de tirar peso aos clientes pág. 36”. 

4. A página 27 inclui, em toda a sua dimensão, um anúncio à Clínica do Tempo, ao Dr. 

Humberto Barbosa e a um novo tratamento, exclusivo, denominado “Liposhaper 

Max”. 

5. Na página 36 e seguintes é publicada uma entrevista ao referido nutricionista 

acompanhada de diferentes fotografias do mesmo. 

6. A entrevista, cujo título é uma citação do entrevistado – “O verdadeiro luxo da vida 

é o tempo” – começa por apresentar, de forma sumária, o seu perfil: “o seu trabalho 



 

 

2 

 

não cria indiferença. Há quem o deteste e quem o adore. Foi dono do império 

estética Persona, mas dedicou os últimos três anos à Clínica do Tempo, onde 

procura a fórmula para atrasar o relógio biológico. O nutricionista Humberto 

Barbosa não vive sem as suas obras de arte ou o seu barco, mas diz que o verdadeiro 

luxo é ter tempo com a família”. 

7. A entrevista inicia-se com o nutricionista a responder à pergunta se tem mais 

trabalho no Verão do que no resto do ano e a esclarecer que não é preciso passar 

fome para emagrecer. 

8. De seguida, é-lhe perguntado como surgiu a “lipoaspiração não invasiva”, causa de 

sucesso da Clínica do Tempo, esclarecendo o entrevistado que a mesma teve a sua 

origem num cirurgião plástico israelita, embora, inicialmente, fosse insuficiente para 

alcançar os objectivos pretendidos: “era preciso pôr as pessoas a ingerirem menos 

calorias que aquelas que precisavam e a fazer exercício físico para as obrigar a ir às 

reservas. Além disso – e este é o nosso segredo – utilizamos duas outras tecnologias 

que fazem um pré-aquecimento da membrana celular que faz com que o 

rompimento seja mais eficaz. Somos os únicos a utilizar isto. (…) Podem existir 

outras clínicas que utilizem a técnica base, mas não as três que nós usamos. Isso é 

patente nossa.” 

9. Questionado acerca de como um cliente da classe média consegue pagar um 

tratamento deste género, o mesmo esclarece que possuem um sistema de crédito que 

permite aos pacientes pagarem uma mensalidade fixa, sem juros. 

10. A entrevista prossegue com o nutricionista a relatar a sua infância e adolescência, os 

estudos em Inglaterra e o início de carreira até aos dias de hoje. 

11. Resulta da descrição dos factos que no mesmo número em que foi publicitada, numa 

página inteira, (i) a Clínica do Tempo, (ii) o seu fundador, (iii) bem como o 

tratamento exclusivo “Liposhaper Max”, o arguido promoveu uma entrevista àquele, 

destacando a clínica onde este trabalha e o novo método que permitirá as pessoas 

emagrecerem. 

12. O artigo 28º, n.º 2, da Lei de Imprensa determina que “toda a publicidade redigida 

ou a publicidade gráfica, que como tal não seja imediatamente identificável, deve 

ser identificada através da palavra «Publicidade» ou das letras «PUB», em caixa 



 

 

3 

 

alta, no início do anúncio, contendo ainda, quando tal não for evidente, o nome do 

anunciante”. 

13. Ora, resulta desta disposição legal que os conteúdos promocionais têm de estar 

devidamente identificados, promovendo-se uma separação clara entre matérias 

publicitárias e editoriais, a fim de o leitor conseguir destrinçar de imediato os 

conteúdos informativos dos conteúdos publicitários. 

14. Entende-se por publicidade redigida toda a “publicidade que revista a forma de um 

ou mais textos, que, pela sua forma, apresentação, estilo de mensagem, organização 

e tratamento gráfico possam ser confundidos com textos jornalísticos” (v. ponto D, 

n.º 6, da Directiva 1/2009, de 1 de Julho, sobre Publicidade em Publicações 

Periódicas). 

15. Em consequência, a ERC decidiu instaurar procedimento contra-ordenacional ao 

arguido acima identificado por violação do artigo 28º, n.º 2, da Lei de Imprensa. 

16. Através do ofício n.º 12810/ERC/2011, de 25 de Outubro, foi o arguido notificado 

da acusação contra si deduzida, bem como de dispor de um prazo de dez dias para, 

querendo, apresentar a sua defesa e outros meios de prova que considerasse 

convenientes.  

17. Em 14 de Novembro de 2011, o arguido enviou a sua defesa escrita, afirmando em 

síntese, que: 

a) A acusação omite “aquele que seria forçosamente o aspecto mais determinante 

da imputação que é feita à aqui Arguida: a existência ou não de uma 

remuneração a favor da Arguida pela publicação de tal entrevista”; 

b) “A Arguida pratica políticas de preços de venda de espaço para publicidade, 

sendo que tais tabelas se reportam ao número de páginas utilizadas pelo 

anunciante”; 

c) “No que tange à entrevista publicada nas páginas 36 e seguintes daquele número 

da “Tabu”, a Arguida não recebeu qualquer remuneração pela mesma, nem 

beneficiou de qualquer incremento no preço da publicidade feita pela Clínica do 

Tempo, não só neste número da revista como em inúmeros outros”; 

d) Nenhuma passagem da entrevista tem carácter publicitário, não divergindo da 

forma e conteúdo de outras entrevistas já publicadas pela revista; 



 

 

4 

 

e) “Na óptica editorial, a opção de entrevistar o Dr. António Barbosa resultou de se 

tratar de um indivíduo com presença e aparições públicas, um empresário de 

sucesso numa área de interesse para os leitores da revista em questão”, não 

sendo um texto publicitário; 

f) A Clínica do Tempo é uma anunciante de há longa data; 

g) A acusação em causa resulta “de uma interpretação não contextualizada” por 

parte da ERC, mas a admitir-se a mesma, então terá de se concluir que a arguida 

agiu sem intenção de violar a lei, existindo um erro da ilicitude; 

h) A arguida está numa fase económica difícil. 

18. Junto com a defesa escrita foram apresentados vários exemplares da “Tabu” 

verificando-se que a Clínica do Tempo é um anunciante frequente da mesma. 

19. O arguido apresentou prova testemunhal, tendo a inquirição das testemunhas tido 

lugar na sede da ERC, em 29 de Novembro. 

20. Em síntese, José António Saraiva, Director Editorial do “Sol”, disse: 

a) Em nenhum momento houve uma promiscuidade entre a área comercial e a área 

editorial; 

b) A Clínica do Tempo celebrou um contrato anual para publicar anúncios 

publicitários na revista, podendo concluir-se que o facto de ter sido publicada 

uma entrevista numa edição concreta não foi feita em troca de um pagamento 

específico e determinado; 

c) Nunca na história do jornal se publicou um artigo informativo em troca de um 

pagamento. 

21. Em síntese, Bruno Nunes, Director Comercial, disse que: 

a) Não existe qualquer relação entre os conteúdos editoriais e comerciais; 

b) A Clínica do Tempo é cliente do Sol desde 2008, celebrando contratos anuais. 

Em 2008 aquela fez 6 inserções na Tabu, em 2009, 17 inserções, em 2010 foram 

publicadas 49 inserções e, em 2011, 52; 

c) Em todas as semanas há pelo menos um anúncio à Clínica do Tempo; 

d) A entrevista em causa incide sobre conteúdos pessoais do médico entrevistado, 

podendo verificar-se que na entrevista nem sequer foram publicadas fotografias 

da Clínica do Tempo; 



 

 

5 

 

e) A política do Sol é de haver uma distinção clara entre publicidade e conteúdos 

editoriais.  

22. Em síntese, Pilar Busto, Directora Financeira, disse que: 

a) Não há qualquer ligação entre a parte comercial e editorial da revista; 

b) A revista é gerida como a Direcção Editorial entende, sendo que esta não 

permite qualquer ingerência da parte comercial ou financeira; 

c) A Clínica do Tempo é cliente do Sol desde 2008, sendo uma anunciante regular 

do jornal, saindo publicidade à mesma em todas as edições. 

 

Cumpre decidir. 

 

Resulta do referido supra que foi decidido instaurar um processo contra-ordenacional 

contra o arguido acima identificado por na mesma edição da “Tabu” em que foi 

publicado um anúncio à Clínica do Tempo ter sido também publicada uma entrevista ao 

nutricionista que a gere. 

 

Considerou-se que esta situação poderia consubstanciar um caso de publicidade, sendo 

que as publi-reportagens têm de dar cumprimento ao artigo 28º, n.º 2, da Lei de 

Imprensa. 

 

Em sua defesa o arguido contrapôs afirmando que a Clínica do Tempo é sua cliente 

desde 2008, não existindo qualquer ingerência entre conteúdos editoriais e comerciais. 

 

Efectivamente foi possível concluir - quer com base na análise das diferentes revistas 

enviadas, quer nos depoimentos recolhidos - que a edição que motivou a abertura do 

presente processo contra-ordenacional não foi a primeira onde foi publicitada a Clínica 

do Tempo, constatando-se que esta aparece em diferentes edições da “Tabu”. 

 

Acresce que foi possível determinar, com base no sustentado pelas testemunhas, que 

esta publicação periódica tem uma política clara de separação de conteúdos editoriais 

dos comerciais, não permitindo uma ingerência destes nas peças informativas. 



 

 

6 

 

 

Também não se poderá ignorar que a entrevista publicada não promove a Clínica do 

Tempo, apresentando sim um retrato de um português empreendedor e de sucesso. De 

referir, aliás, que este tipo de entrevistas é comum na “Tabu”, sem se depreender uma 

promoção, directa ou indirecta, à actividade do entrevistado. – Inevitavelmente, numa 

entrevista em que se trace o percurso profissional do entrevistado ter-se-á de fazer 

referência à actividade que este desenvolve, mas tal não representa, por si só, qualquer 

forma de publicidade. 

 

De facto, de acordo com o artigo 3º, n.º 1, alínea a), do Código da Publicidade, 

considera-se publicidade “qualquer forma de comunicação feita por entidades de 

natureza pública ou privada, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, 

artesanal ou liberal, com o objectivo directo ou indirecto de promover, com vista à 

comercialização ou alienação, quaisquer bens ou serviços”, sendo que não foi possível 

concluir que tenha existido qualquer incentivo à frequência da Clínica do Tempo. 

 

Face ao exposto, e dado que a entrevista em causa foi semelhante a outras já 

anteriormente publicadas, não sendo possível determinar qualquer ingerência da parte 

comercial na área editorial, entende-se que o presente processo deverá ser arquivado, 

dado não se ter concluído pela violação do artigo 28º, n.º 2, da Lei de Imprensa. 

 

Lisboa, 24 de Janeiro de 2012 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho (abstenção) 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


