
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

65/2013 (SOND-I) 

 

 

Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o jornal Diário 

…conómico por violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo 
de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
13 de fevereiro de 2013



ERC/04/2012/414   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 65/2013 (SOND-I) 

 

Assunto: Participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o jornal Diário …conómico por 

violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os 

portugueses e a saúde» 

 

 

1. Da participação 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), a 23 de 

abril de 2012, uma participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o jornal Diário 

…conómico por alegada violação da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho (doravante, LS), na 

divulgação do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde», nos seguintes 

termos: 

«No passado dia 17 de abril de 2012, foi divulgado um barómetro sondagem designado 

por “Quarta vaga do barómetro bianual BOP Health – ‘Os portugueses e a saúde’”, 

documento desenvolvido pela Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com a 

consultora de comunicação Guess What PR». 

«A apresentação pública à comunicação social do referido barómetro foi feita no dia 17 de 

abril de 2012, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa». 

«Consta do press release de divulgação da iniciativa, entre outras referências que se dão 

por integralmente reproduzidas, que a “avaliação que os portugueses fazem do Ministro 

da Saúde nos primeiros seis meses à frente da tutela é claramente negativa. Um terço dos 

portugueses ‘chumba’ o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o ‘mau ou muito 

mau’. Esta é uma das principais conclusões da quarta vaga do barómetro bianual BOP 

Health – ‘Os portugueses e a saúde’” e prossegue “(...) a forma como o Ministério da Saúde 

faz a gestão do erário público é avaliada de forma ainda mais negativa”». 

«No mesmo dia 17 de abril, o Diário Económico e a Agência Lusa publicaram notícias que 

reproduzem, no essencial, o texto do press release, tendo a mesma notícia sido 

imediatamente publicada nos órgãos de comunicação social Correio da Manhã, PT Jornal, 



ERC/04/2012/414   

2 

Jornal Digital, A Bola, JN Mobile, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Diário Digital, TVI24, 

RCM Pharma e Sol contra os quais se apresenta queixa a essa ERC, por violação do 

disposto no art.º 7º da Lei das Sondagens». 

«Deste modo, ao difundir e publicar notícias com títulos como “Um terço dos portugueses 

reprova Paulo Macedo”, ”Um terço dos portugueses considera ‘mau’ o desempenho de 

Paulo Macedo”, e outros com ligeiras variações, os mencionados órgãos de comunicação 

social, não só se abstiveram de reproduzir acriticamente o conteúdo das afirmações 

categóricas contidas no press release, como não cuidaram de incluir os elementos de 

publicação obrigatória, nem promoveram o adequado tratamento jornalístico dos dados 

contidos naquele documento». 

«Tendo procedido do modo sumariamente descrito, aqueles órgãos de comunicação 

social eximiram-se do dever de garantir o rigor na análise e interpretação dos dados que 

vieram a ser publicados, de modo a que os leitores/espetadores pudesses compreender o 

seu sentido e limites». 

 

2. Factos apurados 

 

2. O objeto do estudo versa sobre a área da saúde em Portugal, tendo sido divulgados na 

comunicação social resultados relativos à notoriedade e à avaliação do desempenho do 

Ministro da Saúde, entre outras matérias da competência deste governante. 

3. Os resultados do estudo de opinião «BOP Health – Os portugueses e a saúde» foram 

divulgados pelo jornal Diário …conómico, a 17 de abril de 2012, na sua edição impressa 

(sob o título «Um terço dos portugueses “chumba” desempenho de Paulo Macedo») e na 

sua edição online (sob o título «Um terço dos portugueses considera “mau” o 

desempenho de Paulo Macedo na saúde»). Segue-se a transcrição da divulgação da 

edição impressa: 

«A avaliação que os portugueses fazem dos primeiros seis meses de mandato de Paulo 
Macedo à frente da pasta da saúde é negativa. De acordo com os dados do barómetro «os 
portugueses e a saúde», hoje apresentados, um terço dos portugueses classifica de 
«mau ou muito mau» o desempenho de Paulo Macedo e 43,5% considera «muito má» a 
gestão que o ministro faz do erário público. Só um quinto dos portugueses diz conhecer o 
nome do actual ministro da saúde».  
E também a transcrição da notícia divulgada online: 



ERC/04/2012/414   

3 

«Um terço dos mais de 600 portugueses inquiridos para um barómetro sobre “Os 
Portugueses e a Saúde” classifica o ministro Paulo Macedo de «mau ou muito mau» e 
quase metade considera a sua gestão “muito má”. 
Elaborado pela empresa Spirituc Investigação Aplicada, em parceria com uma 
consultora de comunicação, este barómetro resultou de questionários realizados 
telefonicamente a 618 pessoas. 
De acordo com as conclusões do estudo, a que a Lusa teve acesso, um terço dos 
portugueses chumba o desempenho de Paulo Macedo, considerando-o “mau ou muito 
mau”. 
A forma como o Ministério da Saúde faz a gestão do erário público é avaliada de forma 
ainda mais negativa: 43,5 por cento dos portugueses considera que esta gestão é 
“muito má”. 
Sobre a comunicação estabelecida entre o Governo e as populações, cerca de metade 
dos portugueses inquiridos (48,3 por cento) defende mesmo que essa comunicação é 
“má ou muito má”. 
Questionados sobre se preferiam descontar para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou 
ter um seguro de saúde privado, 46,4% preferiam continuar a descontar para o sistema 
público e 47,3% optam pelo seguro de saúde. 
Sobre as novas taxas moderadoras, também quase metade dos portugueses (48,1 por 
cento) tende a considerar que em nada contribuirão para uma melhor gestão da saúde 
em Portugal. 
O estudo apurou que os utentes do sector privado estão mais satisfeitos do que os do 
público. 
Sobre a imagem que os portugueses têm da indústria farmacêutica, o barómetro 
apurou que dão uma importância elevada ao papel que os laboratórios farmacêuticos 
desempenham na sociedade, particularmente na área da investigação de novos 
medicamentos e na promoção de acções de rastreio. 
Quase metade dos inquiridos considera que a marca do medicamento tem uma 
importância irrelevante na escolha do tratamento e que a televisão continua a ser o 
principal formador da opinião que os portugueses têm sobre os laboratórios 
farmacêuticos».  

4. Considerando que se trata de uma sondagem de opinião cujo objeto se subsume no artigo 

1.º da LS, verificaram-se indícios de incumprimento ao artigo 7.º da Lei das Sondagens, por 

omissão de elementos de publicação obrigatória previstos pelo n.º 2 do citado artigo. 

5. O jornal Diário …conómico foi oficiado pela ERC, a 21 de maio de 2012, para o exercício do 

contraditório. 

6. Foi também dado conhecimento à S.T. & S.F. – Sociedade de Publicações, Lda., entidade 

proprietária do Diário …conómico, a 5 de dezembro de 2012, que corria termos neste 

Regulador o presente processo. 



ERC/04/2012/414   

4 

7. A participação contra os restantes órgãos de comunicação social divulgadores do estudo 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde» é objeto de deliberação individual por cada 

entidade visada. 

 

3. Exercício do contraditório 

 

8. Em missiva recebida pela ERC a 12 de junho de 2012, o jornal Diário …conómico começa 

por alegar ser seu firme entendimento «[...] não ter falseado, deturpado ou, de alguma 

forma, desvirtuado o sentido e limites da sondagem de opinião realizada pela respetiva 

autora». 

9. Contudo, caso não seja esse o entendimento, considera o Denunciado não poder deixar 

de salientar «[...] que não foi, de todo, essa a intenção da Denunciada, o que sempre 

deverá relevar para as finalidades da presente instrução». 

10. Alega também que «[...] a relevância que a Sondagem em causa teve na publicação do 

Jornal Diário Económico foi muito diminuta». 

11. Considera o Denunciado que «[...] esta breve nota sobre a existência e resultado da 

sondagem deverá ser entendida como publicada ao abrigo do dispositivo do n.º 4 do art.º 

7.º da Lei de Sondagens e não ao abrigo do disposto no n.º 2 do mesmo normativo legal». 

12.  Continua dizendo que « [...] a publicação em causa, e por manifesto lapso, [...] não 

procede à indicação de todos os elementos impostos no dispositivo legal acima citado, 

mormente, a indicação do local onde ocorreu a primeira publicação». 

13. «Contudo, crê a Denunciada que a sua omissão, no caso sub iudice não determina o 

falseamento ou deturpação assinalados no n.º 1 do art.º 7.º da Lei das Sondagens». 

14. Conclui dizendo ser « [...] firme entendimento que, a existir uma lesão do bem jurídico 

protegido com a estipulação legal, essa mesma lesão é francamente diminuída, pelo que, 

caso se entenda que a Denunciada deverá ser punida no caso sub iudice, tal punição não 

deverá ser superior a uma admoestação, ao abrigo do disposto no art.º 51.º do Decreto-

Lei n.º 433/82, de 27 de Outubro, sob pena de violação dos princípios da necessidade de 

prevenção geral e especial e, bem assim, da culpa». 

15. Já a S.T. & S.F. – Sociedade de Publicações, Lda., referiu que a notícia publicada pelo Diário 

…conómico é uma reprodução da notícia veiculada pela Lusa, sendo que a peça noticiosa 

divulgada é objetiva, verdadeira e que não merece censura. 



ERC/04/2012/414   

5 

16. Alegou também que na divulgação em causa não estamos perante uma sondagem, não 

sendo como tal aplicável o regime da Lei das Sondagens. 

 

4. Normas aplicáveis 

 

17. É aplicável ao caso em apreço o regime jurídico da publicação ou difusão de sondagens e 

inquéritos de opinião, constante na Lei das Sondagens. 

18. Aplica-se ainda, nesta fase de apreciação da divulgação das sondagens, o disposto nos 

Estatutos da ERC, anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro – atentas as 

competências do seu Conselho Regulador, constantes na alínea z) do n.º 3 do artigo 24.º 

deste diploma. 

 

5. Análise e fundamentação 

 

19. No caso vertente, verifica-se que o estudo de opinião divulgado está diretamente 

relacionado com a atuação e competências do Governo na área da saúde, pelo que é clara 

a sua submissão no objeto previsto pela Lei das Sondagens (cf. alínea a) do n.º 1 do seu 

artigo 1.º). Também não existem dúvidas de que é divulgada uma sondagem de opinião 

nos termos das alíneas b) e c) do artigo 2.º da LS, porquanto o estudo utiliza uma 

amostra, construída através de técnicas estatísticas, de um determinado universo alvo. 

20. A Lei das Sondagens enumera, de forma taxativa, no n.º 2 do artigo 7.º da LS, os 

elementos mínimos que os órgãos de comunicação social devem respeitar na divulgação 

de sondagens. O propósito da definição legal é garantir que a publicação, difusão e 

interpretação técnica dos dados obtidos por sondagens de opinião são efetuadas de 

forma a não falsearem ou deturparem o seu resultado, sentido e limites.  

21. Já o n.º 4 do artigo citado consigna-se que «[a] referência, em textos de carácter 

exclusivamente jornalísticos publicados ou divulgados em órgãos de comunicação social, 

as sondagens que tenham sido objeto de publicação ou difusão pública deve ser sempre 

acompanhada de menção do local e data em que ocorreu a primeira publicação ou 

difusão, bem como da indicação do responsável». 

22. Conforme pronúncia anterior do Conselho Regulador da ERC, na Deliberação 

4/SOND/2008, de 22 de outubro de 2008, «[p]ara efeitos do n.º 4 do artigo 7.º da LS, 



ERC/04/2012/414   

6 

consideram-se “textos de carácter exclusivamente jornalístico”, orais ou escritas, nas 

quais exista uma mera referência a resultados de sondagens, isto é, peças jornalísticas 

em que a divulgação de resultados de sondagens não constitui o seu enfoque central». 

23. Assim, para que o n.º 4 do artigo 7.º seja aplicável é necessário que na peça jornalística 

visada a divulgação do resultado da sondagem não constitua o seu enfoque central e que 

previamente tenha existido a divulgação do resultado da sondagem num órgão de 

comunicação social. 

24. Ora, analisadas as peças jornalísticas em causa, verifica-se que o enfoque central das 

mesmas é a divulgação dos resultados de uma sondagem pelo que, ao contrário do que 

sustenta o Denunciado, o caso em análise não é enquadrável no n.º 4 do artigo 7.º da LS. 

25. Assim, resulta inequívoco que o presente caso se enquadra no n.º 2 do artigo 7.º da LS, 

pelo que a divulgação da sondagem por parte do Diário …conómico deveria ter sido 

acompanhada das informações enumeradas em cada uma das alíneas deste artigo. 

26. Por regra, a violação do n.º 2 do artigo 7.º coloca, simultaneamente, em causa o rigor dos 

resultados, bem como o sentido e limites da sondagem, o que consubstancia uma 

violação ao disposto no artigo 7.º, n.º 1, que, assim, acresce aos incumprimentos do n.º 2 

do referido preceito legal. 

27. Da análise realizada pelo Regulador à divulgação do jornal Diário …conómico, edição 

online, verifica-se que não foram incluídas na notícia as seguintes informações 

obrigatórias previstas no n.º 2 do artigo 7.º da LS: identificação do cliente (alínea b), 

identificação do universo alvo da sondagem (alínea d); repartição geográfica dos 

inquiridos (alínea e), indicação da taxa de resposta e de eventuais enviesamentos que os 

não respondentes possam introduzir (alínea f); indicação da percentagem de inquiridos 

cuja resposta “ns/nr” (alínea g); data em que ocorreram os trabalhos de recolha de 

informação (alínea i); método de amostragem utilizado (alínea j); indicação da margem 

de erro estatístico (alínea n). 

28. Quanto à edição impressa, não foram incluídas na notícia as seguintes informações 

obrigatórias previstas no n.º 2 do artigo 7.º da LS: indicação do cliente (alínea b); 

indicação do universo alvo da sondagem (alínea d); indicação do número de inquiridos e 

repartição geográfica dos inquiridos (alínea e); indicação da taxa de resposta e de 

eventuais enviesamentos que os não respondentes possam introduzir (alínea f); 

indicação da percentagem de inquiridos cuja resposta foi «ns/nr» (alínea g); data em que 



ERC/04/2012/414   

7 

ocorreram os trabalhos de recolha de informação (alínea i); método de amostragem 

utilizado (alínea j); indicação do método utilizado para a recolha de informação (alínea l); 

indicação da margem de erro máximo estatístico (alínea n).  

29. Quanto aos resultados publicados e respetiva interpretação técnica, verificou-se que o 

jornal Diário …conómico reproduziu conteúdos constantes no press release assinado pela 

Guess What PR. O jornal procurou, assim, ser rigoroso na elaboração da sua peça 

noticiosa respeitando e confiando nas informações e na interpretação técnica que lhe foi 

facultada. 

 

6. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma participação do Gabinete do Ministro da Saúde contra o jornal Diário 

…conómico por alegada violação da Lei das Sondagens na divulgação do estudo de opinião 

«BOP Health – Os portugueses e a saúde»; 

Notando que o estudo divulgado é uma sondagem e que o seu objeto recai no âmbito da 

aplicação da Lei das Sondagens;  

Verificando que o enfoque central da peça noticiosa objeto de análise é a divulgação dos 

resultados de uma sondagem, não se aplicando como tal o n.º 4 do artigo 7.º da LS; 

Considerando que se verificou o incumprimento, face à LS, no modo como o jornal Diário 

…conómico procedeu à divulgação de uma sondagem em desrespeito pelo disposto no n.º 2 do 

artigo 7.º da LS, designadamente das suas alíneas b), d), e), f), g), i), j), l), n); 

Tendo verificado que os resultados divulgados replicaram os dados constantes no press 

release assinado pela Guess What PR e distribuído aos órgãos de comunicação social, 

 

O Conselho Regulador da ERC, nos termos e com os fundamentos acima expostos, no exercício 

das atribuições e competências cometidas à ERC, designadamente, as previstas nas alíneas z) 

e ac) do n.º 3 do artigo 24.º dos seus Estatutos, adotados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, conjugado com o disposto no artigo 15.º, n.º 1 e n.º 2, alíneas e) e g), da Lei n.º 

10/2000, de 21 de junho, delibera: 

 



ERC/04/2012/414   

8 

• Instar o jornal Diário …conómico ao cumprimento do disposto na Lei das Sondagens, 

salientando, em particular, a necessidade de observar devidamente o disposto no 

n.º 2 do seu artigo 7.º; 

• Determinar a abertura de procedimento contraordenacional contra a sociedade S.T. 

& S.F. – Sociedade de Publicações, Lda., na qualidade de entidade proprietária do 

Diário …conómico, pela violação do disposto no artigo 7.º da Lei das Sondagens em 

conjugação com o disposto no artigo 17.º do mesmo diploma. 

 

Nos termos do artigo 11.º do Regime Jurídico das Taxas da ERC constante do Decreto-Lei n.º 

103/2006, de 7 de junho, na redação imposta pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março, 

são devidos encargos administrativos, no valor de 1,50 unidades de conta, conforme o 

previsto no Anexo V ao referido diploma (verba 37), pela sociedade S.T. & S.F. – Sociedade de 

Publicações, Lda., na qualidade de entidade proprietária do Diário …conómico, a qual, para 

efeitos do artigo 21.º, n.º 1, alínea a), do Regime de Taxas da ERC, dispõe do direito de audição 

prévia, a ser exercido no prazo de 10 dias contados da data de notificação da presente 

deliberação, sob pena de tal liquidação se tornar definitiva. 

 

Lisboa, 13 de fevereiro de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno  
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira  
Raquel Alexandra Castro  

Rui Gomes 


