
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 
 

Deliberação 
186/2013 (CONTJOR-NET) 

 
 
 
 
 
 

Queixas de Inês Meneses e de Nuno Boavida contra a edição eletrónica 
…conómico, por alegadamente publicar conteúdos opinativos como 

matéria noticiosa 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
10 de julho de 2013



ERC/03/2013/202         

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 186/2013 (CONTJOR-NET) 

 

Assunto:  Queixas de Inês Meneses e de Nuno Boavida contra a edição eletrónica …conómico, 

por alegadamente publicar conteúdos opinativos como matéria noticiosa 

 

 

1. Queixas 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a 5 e a 6 de março 

de 2013, duas queixas, respetivamente; por parte de Inês Meneses e de Nuno Boavida 

contra a edição eletrónica …conómico¸ ligada ao Diário …conómico, pela publicação de um 

artigo com o título «As privatizações e os transportes públicos» a 5 de março de 2013. 

2. O artigo motivou as queixas pela indistinção entre as características de um texto de 

opinião e de uma notícia. 

 

2. O artigo 

 

A. Artigo publicado na edição eletrónica do jornal …conómico de 5 de março de 2013 

3. O texto na origem das queixas foi publicado na edição eletrónica do …conómico, de 5 de 

março de 2013 e na página 4 da edição em papel no jornal Diário …conómico do mesmo dia 

– exatamente com o mesmo conteúdo. As queixas recebidas na ERC referem-se à 

publicação na versão digital acessível em http://economico.sapo.pt/noticias/as-

privatizacoes-e-os-transportes-publicos_164065.html, pelo que de seguida a análise se 

centra na edição eletrónica. 

4. O artigo é o único conteúdo editorial da página da edição eletrónica, é publicado na secção 

Home, sem nenhuma designação referente ao género jornalístico. O texto surge abaixo 

dos frisos com as marcas Sapo.pt, Económico e do nome das secções da edição 

eletrónica, sem estar referido explicitamente a nenhuma. É publicado na coluna da 

esquerda e titulado por “As privatizações e transportes públicos”. Na linha em baixo do 

título surge a data, a hora de publicação e a palavra “Económico” num espaço 



ERC/03/2013/202         

2 

habitualmente consagrado à assinatura. O texto é acompanhado, ao baixo, pelo formulário 

para introdução dos comentários dos leitores e a área Comunidade, composto pelos 

botões de partilha do artigo nas várias redes sociais, surge à esquerda do texto que 

motiva a queixa e da coluna de publicidade, à direita. Abaixo da coluna da direita da 

publicidade surgem as cotações do mercado bolsista e das divisas, seguido pelas notícias 

de Última Hora e pelo resumo das interações do artigo na Comunidade, através do número 

total de visitantes e comentários. 

5. O primeiro parágrafo apresenta o projeto do Governo de iniciar a privatização das 

empresas de transportes públicos na sequência da contratação da consultora Roland 

Berger pelo Estado. O objetivo indicado é «gerar receita para os cofres públicos e 

introduzir racionalidade num setor cuja dívida é superior a 20 mil milhões de euros». A 

frase final do primeiro parágrafo conclui: «as privatizações geram sempre ondas de 

contestação e as de empresas de transportes ainda mais, mesmo que as empresas de 

capitais públicos acumulem prejuízos de forma continuada.». 

6. O segundo parágrafo ilustra a situação dos transportes públicos dizendo que a Carris e os 

STCP já foram empresas privadas «durante anos». 

7. O terceiro parágrafo identifica a privatização dos transportes públicos como «uma 

imposição da ‘troika’» rejeitando o risco de perda de serviços. «Os medos agitados 

sempre que se fala em privatizações de transportes não fazem sentido se se tiver em 

conta a prestação da Rede Expressos, que tem ligações por autocarro a todo o País e ao 

estrangeiro, da Fertagus, que explora o comboio da Ponte 25 de Abril, ou a Scotturb, que 

serve as zonas de Cascais e Sintra e Oeiras.». 

8. O quarto e último parágrafo do texto que motiva a queixa atribui à privatização dos 

serviços públicos a redução das greves, com as consequentes alterações do quotidiano 

dos seus utentes e conclui que «por isso, é bom que as privatizações dos transportes 

coletivos de Lisboa e do Porto avancem, para que, a curto prazo, se possa também chegar 

à CP.». A última frase deste quarto parágrafo considera que «o Estado não é bom gestor» 

e que deve privatizar «para bem das contas públicas e dos utilizadores desses mesmos 

transportes.». 

 

 

 



ERC/03/2013/202         

3 

3. Pronúncia do Diário …conómico 

 

9. Como questão prévia, alega o …conómico que «o “artigo” publicado na edição on-line de 5 

de março de 2013 do jornal …conómico é efetivamente um artigo de opinião», tendo sido 

publicado na versão em papel do jornal do mesmo dia, «identificado sob o título 

“EDITORIAL”». 

10. Alega o diretor do …conómico que «apenas por mero lapso, na sua versão publicada em 5 

de março no jornal on-line “Económico” o mesmo artigo foi publicado sem a referência 

“Editorial”, acrescentando que «era logo detetável por quem visse a versão em papel do 

jornal». 

11. Em resposta à alegada falta de separação entre factos e opinião, continua dizendo que «é 

também por demais evidente do contexto do artigo que não se trata de uma notícia, onde 

se pretendam transmitir factos ou material noticioso, mas que se trata claramente de um 

artigo de opinião», pelo que considera que não foi violado qualquer dever do Estatuto dos 

Jornalistas, designadamente de que não tenha sido acautelada a distinção entre factos e 

opiniões (...)». 

12. Pelo exposto, requer o Denunciado o arquivamento dos autos. 

 

4. Análise e fundamentação 

 

13. A título de questão prévia, alega o Denunciado que o artigo que motiva a queixa 

efetivamente é um texto de “opinião”, tendo sido publicado no jornal Diário …conómico na 

secção Editorial, encimado pela designação deste género jornalístico opinativo. 

14. Com efeito, a introdução da palavra “Editorial” para identificar o género jornalístico que 

especificamente reflete a opinião da direção do meio de comunicação social orienta o 

leitor na qualidade em que deve apreender as conceções e os juízos presentes no texto. A 

identificação do Editorial pode também ser feita através da secção e/ou pela localização 

no jornal (em papel) – no Diário …conómico, surge na segunda página com conteúdos 

editoriais, em coluna alinhada à esquerda. Na edição de 5 de março de 2013, o Editorial é 

publicado na página 4 depois de duas páginas de publicidade, sendo portanto a segunda 

página com conteúdos editoriais. 



ERC/03/2013/202         

4 

15. Esta identificação não era possível através da consulta exclusiva da edição eletrónica 

visto não estar organizado em nenhuma secção, nem associado a algum género. 

16. A assinatura dos artigos publicados em órgãos de comunicação social é também um 

procedimento de identificação da natureza informativa ou opinativa e de consequente 

responsabilização dos órgãos informativos ao dever de separação dos factos e da opinião. 

Os jornalistas assinam geralmente artigos informativos, ou um género opinativo (crónica, 

crítica) identificado. O artigo que motiva a queixa é assinado como “Económico”, não 

sendo possível depreender o género, nem o registo em que as afirmações veiculadas 

devem ser lidas. 

17. Está assim em causa o cumprimento do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do 

Estatuto do Jornalista, aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, que impõe aos 

jornalistas informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando 

claramente os factos da opinião. 

18. No mesmo sentido, o Ponto 1 do Código Deontológico dos Jornalistas, aprovado em 4 de 

maio de 1993, determina que a distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos 

olhos do público. 

19. O Estatuto Editorial do Diário …conómico refere, no seu segundo parágrafo, que «é um 

jornal que defende a economia de mercado e a iniciativa privada, bem como a 

transparência nas relações entre o Estado e os cidadãos.». Quanto à responsabilidade 

editorial, assume, no terceiro parágrafo, que «o corpo redatorial do «Diário Económico», 

jornal que pertence a um grupo privado de comunicação social, orienta-se pelo Código 

Deontológico dos Jornalistas, sendo independente de quaisquer interesses políticos, 

sociais e económicos e esforçando-se por ouvir as diversas partes envolvidas em 

qualquer evento noticiado.» 

20. O texto que motiva a queixa começa com um conjunto de afirmações factuais sobre o 

projeto do Governo de privatizar os transportes públicos, sobre a contratação de uma 

consultora pelo Estado para acompanhar o processo e indica a ordem do valor previsto de 

redução da despesa pública. 

21. No seguimento, os restantes parágrafos são preenchidos por várias apreciações sobre 

aqueles factos, sem serem atribuídas a fontes de informação, dada a ausência de 

citações, o que seria identificado pelo uso de aspas e pela atribuição a uma pessoa ou 

entidade. Neste sentido, e dada a ausência de identificação do artigo como sendo um 



ERC/03/2013/202         

5 

editorial, esses argumentos e juízos não podem ser atribuídos a um intérprete daquele 

acontecimento, nem ser lidos como opinativos, portanto o seu alcance não pode ser 

relativizado pelos leitores. 

22. Contudo, refira-se que as abordagens teóricas da Comunicação demonstram que a própria 

estrutura narrativa do editorial incorpora características do registo opinativo 

identificáveis pelo leitor. «(...) há uma primeira conclusão que respeita à ocorrência 

motivadora do “editorial”. Essa primeira conclusão é pretexto para a abordagem de um 

tema de incidência mais alargada. Reúnem-se, então, mais informações e mais 

comentários já não sobre a ocorrência inicial mas sobre o tema a tratar. Até que se inicia 

novo processo de filtragem que conduz à conclusão final.»1 (Rebelo, 2000:118). 

23. Conclui-se, nesta medida, que o risco de uma leitura equívoca do artigo como opinativo e, 

dada a responsabilidade editorial assumida pelo Económico, poderia ter sido evitado pela 

indicação do género jornalístico “editorial”. 

24. Acresce que, após uma análise ao sítio eletrónico do “Diário Económico”, verifica-se que, 

ao entrar nesta página, e depois dos destaques dados às principais notícias, existe uma 

faixa central com vários conteúdos: “Comunidade”, “ETV”, “Votação”, “Editorial” e “Opinião”. 

Na secção “Editorial” surge o título e um resumo do editorial da semana em causa. 

Clicando no título, o internauta é reencaminhado para a página onde consta o artigo 

completo. 

25. Nesta página, a disposição gráfica é idêntica à descrita no Ponto II da presente 

Deliberação, verificando-se que o texto não aparece identificado como editorial, apenas se 

referindo que é da autoria do “Económico” (ver, por exemplo, 

http://economico.sapo.pt/noticias/portugueses-olham-de-lado-para-o-

governo_170649.html). 

26. Por conseguinte, conclui-se que a ausência da indicação “Editorial” no texto alvo de 

queixas “As privatizações e os transportes públicos” não é um “lapso”, como alega o 

Denunciado, mas uma opção gráfica que o jornal fez, no pressuposto de que os leitores 

que acedem ao artigo fazem-no após a consulta da página de entrada do jornal, clicando 

na secção “Editorial” e, por isso, cientes de que se trata de um artigo de opinião. 

27. Sucede que também é possível aceder aos editoriais do “Diário Económico” através de 

uma pesquisa no site deste jornal ou noutro motor de pesquisa.  

                       

1
 Cfr. Rebelo, José, O Discurso do Jornal, Editorial Notícias, 2000, pág. 118. 



ERC/03/2013/202         

6 

28. Os leitores que acedem aos editoriais do “Diário Económico” por esta via não recebem 

qualquer indicação clara de que se trata de um artigo de opinião. Terá sido o que se 

passou com um dos Participantes. 

29. Relembrando que o Estatuto do Jornalista e o Código Deontológico do Jornalista impõem a 

diferenciação clara entre os factos e a opinião, é recomendável que o jornal “Económico” 

passe a identificar os seus editoriais com a menção “Editorial” na página onde consta o 

artigo completo, para que os leitores que acedem ao mesmo através de motores de 

pesquisa tomem conhecimento de que se trata de um texto de opinião. 

 

5. Deliberação 

 

Tendo analisado as queixas de Inês Meneses e de Nuno Boavida contra o jornal Diário 

…conómico pela publicação do artigo com o título «As privatizações e os transportes públicos», 

na sua edição eletrónica de 5 de março de 2013, por este não se encontrar identificado como 

texto de opinião; 

 

Considerando que a alínea a) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, bem 

como o Ponto 1 do Código Deontológico do Jornalista, impõem aos jornalistas a distinção clara 

entre factos noticiosos e manifestações de opinião, 

 

O Conselho Regulador da ERC, no exercício das atribuições e competências de regulação 

constantes, respetivamente, na alínea d) do artigo 7.º, na alínea j) do artigo 8.º e na alínea a) 

do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

novembro, delibera: 

 

Recomendar ao jornal Diário Económico que, na sua edição eletrónica, identifique todos os 

seus editoriais com a menção “Editorial” na página onde consta o artigo completo, para que os 

leitores que acedem ao mesmo através de motores de pesquisa fiquem cientes de que se trata 

de um texto de opinião. 

 

 

 

 



ERC/03/2013/202         

7 

Lisboa, 10 de julho de 2013 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


