
 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

36/2014 (OUT-TV) 

 

 

Queixa da Sport TV Portugal, S.A., contra a  
Rádio e Televisão de Portugal, S.A.,  

por utilização abusiva do direito a extratos informativos 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
2 de abril de 2014



ERC/12/2009/743 

 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 36/2014 (OUT-TV) 

 

Assunto: Queixa da Sport TV Portugal, S.A., contra a Rádio e Televisão de Portugal, S.A., por utilização 

abusiva do direito a extratos informativos 

 

 

1. Identificação das Partes 

 

1.1 Sport TV Portugal, S.A., como Queixosa, e Rádio e Televisão de Portugal, S.A., na qualidade de 

Denunciada. 

 

2. Objeto da queixa 

 

2.1 A queixa tem por objeto a violação do artigo 33.º da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais 

a Pedido (doravante, Lei da Televisão) relativamente a extratos informativos de eventos 

desportivos sobre os quais recaem direitos exclusivos detidos pela Queixosa. 

 

3. Argumentação da Queixosa 

 

3.1 Uma primeira queixa da Sport TV deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social (doravante, ERC), em 22/12/2009, alegando a violação do artigo 33.º da Lei da Televisão 

quanto à inserção, no serviço de programas RTPn, atual RTP Informação, designadamente nos 

programas «Trio de Ataque» e «Zona Mista», de extratos informativos de eventos desportivos 

sobre os quais recaem direitos exclusivos detidos pela Queixosa. Todavia, uma vez que então 

se encontravam igualmente pendentes outros procedimentos de queixa contra operadores 

privados, por razões semelhantes, e havia sido anunciada a perspetiva de um entendimento 

entre os operadores de televisão e o titular dos direitos, não se deu desde logo andamento ao 

processo, na expectativa de as partes alcançarem um sempre desejável acordo. O esperado 

acordo só aconteceu entre a titular dos direitos e os operadores privados, dele ficando então 



ERC/12/2009/743 

 

2 

excluído a RTP, razão pela qual subsistem para apreciação os factos denunciados nessa queixa, 

os quais se passam a sintetizar: 

3.1.1 A RTP utilizou imagens de eventos sobre os quais a Sport TV detém os direitos exclusivos de 

transmissão televisiva em programas que não possuem natureza informativa geral. 

3.1.2 No programa «Trio de Ataque» do dia 24/11/2009, exibido no então serviço de programas RTPn 

(atual RTP Informação), a partir da 23h00, foram transmitidos 6 períodos de imagens de 

diversos jogos da Taça de Portugal de futebol. 

3.1.3 No programa «Zona Mista» do dia 28/11/2009, também exibido no serviço de programas RTPn, 

foi transmitido um resumo do jogo de futebol da Liga Sagres entre o Sporting e o Benfica. 

3.1.4 Igualmente no programa «Zona Mista», mas já no dia 5/12/2009, foram transmitidos 4 

resumos de jogos de futebol da Liga Sagres. 

3.1.5 Porque os programas «Trio de Ataque» e «Zona Mista» não são programas de natureza 

informativa geral, a utilização das imagens supra referidas naqueles programas constitui 

violação do disposto na alínea b) do n.º 4 do artigo 33.º da Lei da Televisão. 

3.1.6 Por outro lado, a conduta ilícita da RTP constitui uma contraordenação grave, punível com 

coima, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 76.º da Lei da Televisão. 

3.2 Entretanto, uma segunda queixa deu entrada em 18/12/2012, a qual, por razões de economia 

processual, se juntou à primeira. Desta queixa, sublinha-se o seguinte: 

3.2.1 A utilização das imagens da Sport TV, em relação a eventos sobre os quais esta tem direitos 

exclusivos, tem sido feita de forma indiscriminada, sem se cuidar de saber se estão em causa, 

de facto, acontecimentos de grande interesse para o público, requisito que deve ser atendido, 

nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 15.º da Diretiva 2010/13/UE do Parlamento Europeu e 

do Conselho, de 10 de Março de 2010. 

3.2.2 Apesar do disposto na Lei da Televisão e do entendimento já expresso pelo Conselho regulador 

da ERC (Deliberação 3/OUT-TV/2009, de 22 de abril de 2009), a RTP tem vindo a exercer, de 

forma abusiva, o direito a extratos informativos. 

3.2.3 Por diversas vezes a RTP tem procedido à transmissão de extratos informativos com uma 

duração superior a noventa segundos, designadamente, a título exemplificativo, nos 

programas «24 horas» e «Grande Jornal», exibidos pelo serviço de programas RTP Informação 

no dia 25/11/2012. 

3.2.4 Noutros casos, a RTP procedeu à transmissão do mesmo extrato informativo várias vezes 

durante o mesmo programa, o que resultou na transmissão com duração total muito superior a 



ERC/12/2009/743 

 

3 

noventa segundos, não se limitando portanto à duração estritamente indispensável à perceção 

do conteúdo essencial dos eventos, tal sucedendo, a título meramente exemplificativo, no 

programa «Bom dia, Portugal», exibido pelo serviço de programas RTP Informação, no dia 

26/11/2012, e no qual foram passadas imagens do jogo Braga–Porto por seis vezes, numa 

duração total superior a cinco minutos.  

3.2.5 A utilização das imagens supra referidas, da forma descrita, constitui violação do disposto na 

alínea a) do n.º 4 do artigo 33.º da Lei da Televisão. 

3.2.6 Verifica-se que a RTP tem utilizado imagens de eventos sobre os quais a Sport TV detém os 

direitos exclusivos de transmissão televisiva em programas que não possuem natureza 

informativa geral, designadamente no programa «Grande Área», exibido pelo serviço de 

programas RTP Informação, no dia 26/11/2012, no qual foram exibidas imagens da Liga Zon 

Sagres, o que constitui violação do disposto na alínea b) do n.º 4 do artigo 33.º da Lei da 

Televisão. 

3.2.7 Por diversas vezes a RTP tem procedido à difusão de extratos informativos sobrepondo a sua 

marca de água à da Sport TV, sem identificar convenientemente a fonte das imagens, o que 

sucedeu, por exemplo, nos programas «Bom dia, Portugal – Fim-de-semana» e «Tarde 

Informativa», do serviço de programas RTP Informação, exibidos no dia 17/11/2012, o que 

constitui violação do disposto na alínea d) do n.º 4 do artigo 33.º da Lei da Televisão. 

3.2.8 As condutas supra descritas prejudicam gravemente a Sport TV, enquanto legítima titular dos 

direitos de transmissão dos referidos eventos e constituem contraordenações graves, puníveis 

com coima, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 76.º da Lei da Televisão. 

3.3 Para além de requerer que seja ordenada a cessação das condutas ilícitas, a Queixosa requer 

ainda a instauração, ao abrigo do n.º 2 do artigo 93.º da Lei da Televisão, do competente 

processo contraordenacional contra a RTP, por violação do disposto no n.º 4 do artigo 33.º do 

mesmo diploma legal. 

3.4 A Queixosa juntou, em suporte digital, as imagens correspondentes às infrações participadas. 

 

4. Defesa da Denunciada 

 

4.1 Notificado em janeiro de 2013, nos termos e para efeitos do preceituado no artigo 56.º dos 

Estatutos da ERC, para se pronunciar quanto ao teor das queixas apresentadas, o Diretor de 



ERC/12/2009/743 

 

4 

Informação de Televisão da RTP apenas respondeu em junho, apresentando os argumentos 

seguintes: 

4.1.1 Começa por lamentar o facto de a resposta não ter sido enviada atempadamente, situação que 

se deveu a «lapso de organização interna». 

4.1.2 Relativamente ao teor da primeira queixa, acrescenta que decorrido um enorme lapso de 

tempo, a RTP não dispõe de elementos que, com segurança, lhe permitam apresentar a 

respetiva defesa, não obstante os factos denunciados lhe parecerem inverosímeis. 

4.1.3 Quanto à segunda queixa, entende que a interpretação feita pela Queixosa sobre o direito a 

extratos informativos não corresponde à consagração acolhida no artigo 33.º da Lei da 

Televisão, que acolhe esse direito de forma mais abrangente, não o limitando a acontecimentos 

de grande interesse para o público, mas privilegiando o critério editorial que permite ao 

operador, com as limitações constantes no mesmo artigo, utilizar breves extratos de eventos 

sobre os quais incidam direitos exclusivos. 

4.1.4 O programa «Bom dia, Portugal» é um espaço informativo com um formato semelhante a um 

programa de rádio, que funciona por ciclos de meia hora, sendo que todas as notícias (e não 

exclusivamente as que se referem à Liga Portuguesa de Futebol), são repetidas a cada trinta 

minutos, por cinco, seis ou sete vezes ao longo do programa, que dura três horas e meia. 

4.1.5 O programa «Tarde Informativa» é a designação genérica de uma série de noticiários, de cerca 

de sessenta minutos, que sucedem na emissão da RTP Informação, entre as 15h00 e as 

19h00. 

4.1.6 Ambos os programas agregam um conjunto de blocos informativos, perfeitamente delimitados 

e independentes entre si, correspondendo cada um deles a um noticiário isolado. 

4.1.7 A RTP não violou a alínea b) do n.º 4 do artigo 33.º da Lei da Televisão, porquanto as imagens 

exibidas no programa «Grande Área» são fotografias de jogos da Liga Portuguesa de Futebol, 

recolhidas por fotógrafos do jornal Record e exibidas naquele programa ao abrigo de um acordo 

entre a RTP e a referida publicação. 

4.1.8 Reconhece a razão da Queixosa no que concerne à violação alínea d) do n.º 4 do artigo 33.º da 

Lei da Televisão, referindo que não obstante o logótipo da Sport TV estar presente nas imagens 

obtidas a partir da emissão do canal para a produção dos extratos informativos é possível que, 

nalguns casos, o próprio logótipo da RTP se sobreponha à identificação da Sport TV. 

4.1.9 Assim, com exceção deste último ponto, entende que a queixa apresentada pela Sport TV em 

2012 carece de fundamento. 



ERC/12/2009/743 

 

5 

5. Audiência de conciliação 

 

5.1 De acordo com o previsto no artigo 57.º dos Estatutos da ERC, procedeu-se à notificação das 

partes para a efetivação da audiência de conciliação, a qual se concretizou em 11 de julho de 

2013. 

5.2 Porém, tendo em vista os objetivos legais da audiência de conciliação, e após exposição dos 

pontos de vista das partes em litígio, não se logrou obter acordo, pelo que o processo 

prosseguiu a tramitação determinada no artigo 58.º dos Estatutos da ERC. 

 

6. Audiência dos interessados 

 

6.1 Em 21 de novembro de 2013, o Conselho Regulador aprovou um projeto de decisão, o qual, em 

11 de dezembro, foi notificado às partes, para efeitos do disposto no artigo 100.º e seguintes 

do Código do Procedimento Administrativo. 

6.2 Em 19 de dezembro, deu entrada o pronunciamento da Queixosa, não tenho sido rececionadas 

respostas da parte da Denunciada. 

6.3 Todavia, o pronunciamento da Queixosa não apresentou argumentos de facto e de direito que 

lograssem alterar o sentido da decisão, expresso no projeto notificado, nos termos que adiante 

melhor se concretizarão. 

 

7. Normas aplicáveis 

 

7.1 As normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas no artigo 33.º, no n.º 1 do artigo 76.º e 

no n.º 1 do artigo 93.º da Lei da Televisão e alíneas a) e j) do artigo 8.º e alínea c) do n.º 3 do 

artigo 24.º dos Estatutos da ERC. 

 

8. Análise e fundamentação 

 

8.1 Tendo presente anteriores decisões da ERC, especialmente a Deliberação 3/OUT-TV/2009, a 

qual é alvo de menção por parte da Queixosa, destaca-se, como referência desta apreciação, a 

circunstância de o artigo 33.º da Lei da Televisão constituir forma de assegurar uma das 

vertentes do direito à informação. Também não será demais sublinhar que o direito a informar, 



ERC/12/2009/743 

 

6 

quando incide sobre eventos objeto de direitos exclusivos, encontra-se sujeito a limites que 

procuram o justo equilíbrio entre dois direitos concorrentes. A Deliberação 3/OUT-TV/2009 

sustentava igualmente que o artigo 33.º da Lei da Televisão procura garantir o exercício do 

direito a informar numa situação em que se confronta com a existência de direitos exclusivos 

sobre determinados eventos, concedendo-se que, de acordo com critérios editoriais da 

exclusiva responsabilidade do operador de televisão, esses eventos possam merecer 

tratamento informativo. 

8.2 A tónica atrás colocada na questão dos critérios editorais da responsabilidade do operador de 

televisão alerta justamente para a impossibilidade de o regulador tecer juízos de adequação 

quanto às opções editoriais dos operadores. Isto é, o conceito de «acontecimento de grande 

interesse para o público», que seria, na ótica da Queixosa, um requisito a acrescentar aos 

limites ao exercício do direito a extratos informativos, não se encontra densificado, tão pouco 

consagrado, no nosso sistema jurídico-normativo. E, coerentemente, entende-se que assim 

seja, porquanto o legislador se socorre de critérios objetivos para preservar os interesses do 

titular dos direitos exclusivos, como são os que constam no n.º 4 do artigo 33.º da Lei da 

Televisão. Já quanto à escolha dos eventos a serem objeto de tratamento informativo, ainda 

que com recurso a imagens sobre as quais recaiam direitos exclusivos, não pode deixar de 

reconhecer-se o primado do critério editorial, em observância das regras éticas e deontológicas 

que são próprias da atividade jornalística. Nesta matéria, não procedem, pois, os argumentos 

da Queixosa, sublinhados também em sede de audiência dos interessados. 

8.3 Deste modo, reconduzindo esta análise aos factos que constam das queixas, e começando 

pelos factos passíveis de constituir violação da alínea a) do n.º 4 do artigo 33.º da Lei da 

Televisão, conclui-se, pelo visionamento das imagens recolhidas e juntas ao processo pela 

Queixosa, que a RTP, por diversas vezes, ultrapassou o limite de noventa segundos de duração 

dos extratos informativos, relativamente a eventos desportivos cujos direitos exclusivos são 

detidos pela ora Queixosa. 

8.4 Tais situações encontram-se comprovadas quanto a 18 casos ocorridos no serviço de 

programas RTP Informação, no período de 18 a 27 de novembro de 2012, tal como se 

encontram identificadas no Anexo 1 da segunda queixa, embora, registe-se, em quatro desses 

casos o limite foi excedido em apenas um segundo. 

8.5 Todavia, já quanto aos factos descritos em 3.2.4. supra, através dos quais a Queixosa pretende 

igualmente sustentar a conduta ilícita da Denunciada, entende-se que os serviços noticiosos 



ERC/12/2009/743 

 

7 

não perdem a sua autonomia e devem ser analisados como tal, embora inseridos num espaço 

de programação unitário, subordinado a uma designação própria e procurando constituir um 

todo coerente. O que equivale a dizer que os diversos serviços noticiosos emitidos no espaço 

do programa «Bom dia, Portugal» constituem, cada um deles, um serviço noticioso autónomo. 

É nesse espaço autónomo que se deve verificar se os limites legais quanto à duração dos 

extratos informativos se encontram a ser observados. Pelo que, quanto a este aspeto, não 

procede a queixa apresentada, tão pouco os argumentos aduzidos durante a fase de audiência 

dos interessados. 

8.6 Sobre os factos passíveis de constituir violação da alínea b) do n.º 4 do artigo 33.º da Lei da 

Televisão, que determina que os extratos informativos devem ser exibidos exclusivamente em 

programas regulares de natureza informativa geral, do visionamento das imagens juntas ao 

processo resultam evidentes as infrações identificadas nos pontos 3.1.1. a 3.1.6. supra, 

designadamente quanto aos programas «Trio de Ataque» e «Zona Mista», então emitidos no 

serviço de programas RTPn. 

8.7 Porém, não parece assistir razão à Queixosa no que respeita aos factos referidos em 3.2.6. 

supra, respeitantes ao programa «Grande Área», exibido pelo serviço de programas RTP 

Informação no dia 26/11/2012, no qual foram exibidas imagens da Liga Zon Sagres, uma vez 

que, pelo que foi possível visionar nas imagens entregues pela própria Queixosa, não foram 

emitidos extratos informativos, na aceção comum do conceito, com imagens em movimento. 

Se a Queixosa pretende apontar fotografias do jogo de futebol Moreirense-Sporting, exibidas 

durante o programa, as quais, segundo a Denunciada, foram recolhidas por fotógrafos do jornal 

Record, que celebrou, para esse efeito, um acordo com a RTP, não se afigura a existência de 

ilícito, na medida em que os direitos exclusivos detidos pela Queixosa respeitam a imagens 

televisivas, o que claramente, de forma isolada, as fotografias não são do ponto de vista 

conceptual. 

8.8 Ficou igualmente provado, através das imagens entregues pela Queixosa, que a RTP tem 

procedido à difusão de extratos informativos sobrepondo a sua marca de água à da Sport TV, 

sem identificar convenientemente a fonte das imagens, o que sucedeu em pelo menos 116 

casos identificados no Anexo 4 da segunda queixa, respeitante ao período 16 e 28 de 

novembro de 2012, no serviço de programas RTP Informação, o que constitui violação do 

disposto na alínea d) do n.º 4 do artigo 33.º da Lei da Televisão. 



ERC/12/2009/743 

 

8 

8.9 Sendo a Sport TV a titular dos direitos de transmissão dos eventos desportivos atrás referidos e 

identificados, as condutas imputadas à Denunciada constituem contraordenações graves, 

puníveis com coima, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 76.º da Lei da Televisão. 

 

9. Deliberação 

 

Tendo apreciado a queixa da Sport TV Portugal, S.A., contra a Rádio e Televisão de Portugal, S.A., por 

inobservância dos limites legais impostos pelo artigo 33.º da Lei da Televisão no respeitante ao 

exercício do direito a extratos informativos, o Conselho Regulador da ERC, ao abrigo do disposto nas 

alíneas a) e j) do artigo 8.º, alínea c) do n.º 3 do artigo 24.º e artigo 58.º dos Estatutos aprovados pela 

Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

 

1. Considerar procedente a queixa que lhe foi submetida relativamente à Rádio e Televisão de 

Portugal, S.A., considerando que: 

a) Com a sua conduta, a Televisão de Portugal, S.A., violou o disposto na alínea a) do n.º 4 do 

artigo 33.º da Lei da Televisão, ao ultrapassar o limite de noventa segundos de duração dos 

extratos informativos, relativamente a eventos desportivos cujos direitos exclusivos são 

detidos pela ora Queixosa; 

b) Com a sua conduta, a Televisão de Portugal, S.A., violou o disposto na alínea b) do n.º 4 do 

artigo 33.º da Lei da Televisão, ao difundir extratos informativos de eventos desportivos 

cujos direitos exclusivos são detidos pela ora Queixosa em programas de natureza diversa 

dos programas regulares de natureza informativa geral; 

c) Com a sua conduta, a Televisão de Portugal, S.A., violou o disposto na alínea d) do n.º 4 do 

artigo 33.º da Lei da Televisão, não identificando adequadamente a fonte das imagens que 

retransmitia e sobre as quais incidem direitos exclusivos detidos pela Sport TV Portugal, S.A.; 

2. Instaurar processo contraordenacional contra a Rádio e Televisão de Portugal, S.A., nos termos 

do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 76.º, no n.º 1 do artigo 78.º e n.º 2 do artigo 93.º da Lei 

da Televisão. 

 

Lisboa, 2 de abril de 2014 

 

 



ERC/12/2009/743 

 

9 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro (voto contra com declaração de voto) 

Rui Gomes 






