
 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

11/2014 (SOND-I-PC) 

 

 

Processo contraordenacional contra Impresa Publishing, S.A. 
 

Divulgação de sondagem pelo jornal Expresso 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
29 de janeiro de 2014



ERC/10/2012/951 

 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Processo Contraordenacional n.º ERC/10/2012/951 (JUL06RG11(SD)/CO) 

 

Deliberação 11/2014 (SOND-I-PC) 

 

 

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 15.º da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho, (doravante, Lei das 

Sondagens) conjugado com os artigos 24.º, n.º 3, alínea ac), e 67.º dos Estatutos da ERC, aprovados 

pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, e o artigo 34.º do Decreto-Lei n.º 433/82, de 27 de outubro, 

o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC) 

instaurou, nos termos e com os fundamentos constantes da Deliberação 5-S/2006, de 13 de 

setembro de 2006, um processo de contraordenação contra a SOJORNAL – Sociedade Jornalística e 

Editorial, S.A., atualmente IMPRESA PUBLISHING, S.A., com sede na Rua Ribeiro Sanches, n.º 65, 

freguesia dos Prazeres, 1200-787 Lisboa.  

 

Há que referir que a única questão prévia a tomar em consideração é a da alteração ocorrida na 

estrutura societária da Arguida que, após processo de fusão, adotou a denominação da sociedade 

incorporante, IMPRESA PUBLISHING, S.A. Assim, nos termos do artigo 112.º do Código das Sociedades 

Comerciais, transmitem-se para esta os direitos e obrigações da sociedade incorporada, isto é, da 

SOJORNAL – Sociedade Jornalística e Editorial, S.A.. 

 

Conforme consta do processo, foi lavrada acusação por factos que se traduziam no incumprimento 

efetivo do disposto no artigo 7.º, n.º 2, alínea g), da Lei das Sondagens, vindo a Arguida acusada da 

prática de uma contraordenação nos termos seguintes: 

 

1. Procedimentos: 

 

1.1. No dia 12 de julho de 2006, a ERC recebeu uma queixa da Helena Esteves Felgas, contra o jornal 

Expresso, propriedade da ora Arguida. 

 



ERC/10/2012/951 

 

2 

1.2. No mesmo dia, a ERC recebeu uma outra queixa contra o referido jornal, desta vez subscrita por 

Maria Belo. 

1.3. Alegavam em síntese que, na edição de 8 de julho de 2006, o jornal Expresso divulgara uma 

sondagem, sob o título «Mulheres não apoiam a Lei da Paridade», baseada numa pergunta 

desatualizada e desconforme com a realidade, que poderia induzir em erro o leitor comum. 

1.4. Segundo as queixosas, essa notícia revelava a falta de isenção desse jornal, uma vez que a 

chamada constante na primeira página, não condizia com a notícia no interior do jornal, o que 

só demonstrava a falta de rigor jornalístico, uma vez que a notícia não correspondia nem à 

realidade, nem ao conteúdo da sondagem divulgada. 

1.5. Analisada a página da notícia publicada, a ERC constatou que a mesma divulgava os resultados 

de uma sondagem realizada pela Eurosondagem, incidindo os dados divulgados sobre a 

avaliação do Primeiro-Ministro, Presidente da República, Governo e líderes dos principais 

partidos, bem como sobre três perguntas de carácter geral. 

1.6. Os resultados da sondagem eram acompanhados de uma notícia interpretativa com o título 

«Mulheres também recusam a lei da paridade» sendo antecedido de uma chamada na 

primeira página com o título: «Mulheres não apoiam a Lei da Paridade». 

1.7. Entre as perguntas de carácter geral destacava-se a seguinte: «Concorda com uma nova lei da 

paridade em que os partidos sejam excluídos das eleições se não cumprirem as quotas para as 

mulheres?» Dos inquiridos, 39,1% responderam Sim e 49,5% responderam Não.  

1.8. O jornal não fez acompanhar a notícia da respetiva percentagem quanto à resposta «não 

sabe/não responde», conforme dispõe artigo 7.º, n.º 2, alínea g), da Lei das Sondagens: «A 

publicação de sondagens de opinião em órgãos de comunicação social é sempre acompanhada 

(...) da indicação da percentagem de pessoas inquiridas cuja resposta foi “não sabe/não 

responde” (...)». 

1.9. Em consequência, a ERC, em reunião plenária de 13 de setembro de 2006, decidiu instaurar um 

procedimento contraordenacional à Arguida, por violação do disposto no artigo 7.º, n.º 2, alínea 

g), da Lei das Sondagens, para além de instar o jornal Expresso a observar os normativos legais 

aplicáveis que visam salvaguardar o rigor e a objetividade da informação. 

1.10. Por ofício datado de 17 de fevereiro de 2011, a Arguida foi notificada da acusação contra si 

deduzida e para, no prazo de 10 dias, apresentar a sua defesa escrita e os meios de prova 

reputados convenientes. 



ERC/10/2012/951 

 

3 

1.11. A 4 de março de 2011, a Arguida apresentou a sua defesa escrita, onde impugna a maioria dos 

factos vertidos na acusação e invoca vício processual, por considerar inexistir «qualquer 

matéria de facto subsumível na previsão da norma correspondente à alínea g), do n.º 2, e n.º 

5, (...) do artigo 7.º, da Lei n.º 10/2000, de 21 de junho (...)», o que conferia a nulidade à 

acusação. 

 

2. Apreciação da matéria de facto 

 

O presente caso iniciou-se com duas queixas enviadas à ERC, ambas no dia 12 de julho de 2006, 

subscritas por Helena Esteves Felgas e por Maria Belo, dando conta de uma publicação 

acompanhada de sondagens no jornal Expresso. 

A edição do jornal era referente ao dia 8 de julho de 2006 e, na sua primeira página, aparecia uma 

chamada com o título «Mulheres não apoiam a Lei da Paridade», cuja matéria era desenvolvida na 

página 4, acompanhada dos dados de uma sondagem realizada pela Eurosondagem, a pedido do 

jornal, acompanhada de um texto interpretativo intitulado «Mulheres também recusam a lei da 

paridade».  

Os dados revelaram que 39,1% dos inquiridos concordavam com a exclusão dos partidos das 

eleições caso não cumprissem a quota para as mulheres, contra 49,5% que responderam 

negativamente a esta pergunta. 

De acordo com as queixas apresentadas, as queixosas entenderam que a chamada constante na 

primeira página e o título da notícia não demonstravam a realidade dos dados da sondagem. 

Em concreto, entendiam as queixosas que os portugueses não são contra a Lei da Paridade, mas 

antes que manifestaram a sua não concordância com a exclusão dos partidos das eleições no caso 

de não preencherem um determinado número de candidatas do sexo feminino. 

Entendiam, por isso, estar a notícia desconforme com a realidade, por ser desatualizada e 

enganadora para os leitores, demonstrando a falta de rigor jornalístico constante da matéria 

subscrita pelo jornal Expresso. 

Após a ERC ter tido acesso e analisado a notícia em questão, concluiu que, de facto, nos dados 

revelados na sondagem não estão verificados todos os elementos legalmente necessários. 

Consta do artigo 5.º da acusação que estão em falta as percentagens dos resultados obtidos junto 

de homens e mulheres, o que, como demonstra a Arguida no artigo 3.º da sua defesa, não está 

correto, pois tais dados constam da peça noticiosa. 



ERC/10/2012/951 

 

4 

Contudo, e ao contrário do que alega, continuam por verificar outros elementos que devem 

acompanhar a sondagem, nomeadamente a percentagem dos inquiridos que responderam «não 

sabe/não responde», de acordo com a alínea g) do n.º 2 do artigo 7.º da Lei das Sondagens. 

 

3. Factos dados como provados 

 

Face ao exposto, e no âmbito deste processo, são dados como provados, com base na prova 

documental existente nos autos, os seguintes factos: 

 

- No dia 8 de julho de 2006, o jornal Expresso publica na 1.ª página uma chamada com o seguinte 

título: «Mulheres não apoiam a Lei da Paridade»; 

- No seu interior, na página 4 dessa edição, encontravam-se várias peças sobre os dados de 

sondagens, nomeadamente a divulgação dos resultados de uma sondagem a uma questão, 

formulada da seguinte forma: «Concorda com uma nova lei da paridade em que os partidos sejam 

excluídos das eleições se não cumprirem as quotas para as mulheres?»; 

- A demonstração desses resultados era acompanhada por um texto interpretativo intitulado: 

«Mulheres também recusam a lei da paridade»; 

- Foram apresentadas duas queixas, subscritas por Helena Esteves Felgas e Maria Belo, dirigidas à 

ERC, no dia 12 de julho de 2006; 

- No dia 21 de julho de 2006, a ERC notifica a Administração da Eurosondagem e o Diretor do jornal 

Expresso para que se pronunciassem sobre tais queixas; 

- No dia 27 de julho de 2006 e no dia 9 de agosto de 2006, a Administração da Eurosondagem e o 

Diretor do Expresso, respetivamente, apresentam as suas respostas e justificações; 

- No dia 13 de setembro, o Conselho Regulador da ERC aprovou a Deliberação 5-S/2006, em que 

determina a abertura do processo contraordenacional por violação da alínea g) do n.º 2 do artigo 7.º 

da Lei 10/2000, de 21 de junho, e insta os responsáveis editoriais do jornal a cumprir o disposto na 

Lei das Sondagens e a ser rigorosos na construção dos títulos que devem ter sustentação no texto a 

que se reportam; 

- Por ofício datado de 19 de outubro de 2006, a ERC comunica ao Diretor do jornal o conteúdo da 

referida Deliberação; 

- A 17 de fevereiro de 2011, a Arguida foi notificada da Acusação contra si deduzida, por violação do 

artigo 7.º, n.º 2, alínea g), da Lei das Sondagens, e para, no prazo de 10 dias, apresentar a sua defesa 

escrita, bem como os meios de prova que reputasse convenientes; 



ERC/10/2012/951 

 

5 

- A 4 de março de 2011, dá entrada na ERC a defesa escrita da Arguida. 

 

4. Cumpre decidir 

 

À ERC, no exercício das suas competências fixadas, designadamente no artigo 24.º, n.º 3, dos seus 

Estatutos, incumbe a verificação do cumprimento das disposições relativas à divulgação de 

sondagens, cujas condições e limites se encontram definidos na Lei n.º 10/2000 de 21 de junho. 

Assim sendo, foi no exercício dessas atribuições que a ERC analisou as queixas interpostas por 

Helena Esteves Felgas e Maria Belo contra o jornal Expresso. 

A Lei n.º 10/2000, de 21 de junho, tem por objeto a realização e a publicação ou difusão pública de 

sondagens e inquéritos de opinião produzidos com a finalidade de divulgação pública, cujo conteúdo 

se relacione com (i) órgãos constitucionais, (ii) referendos nacionais, regionais ou locais, (iii) 

associações políticas ou partidos políticos. 

O artigo 1, n.º 1, alínea b), da referida Lei, estabelece que «a presente lei regula a realização e a 

publicação ou difusão pública da sondagens e inquéritos de opinião produzidos com a finalidade de 

divulgação pública, cujo objeto se relacione direta ou indiretamente com a convocação, realização e 

objeto de referendos nacionais, regionais ou locais». 

Como refere a carta da Eurosondagem, a referida sondagem foi realizada no âmbito de um acordo 

existente com o jornal Expresso, sendo as questões objeto de inquérito apresentadas mensalmente 

pela direção do jornal. 

A Administração da Eurosondagem alega que a intenção dos jornalistas era apenas saber, junto da 

população portuguesa, se «tinham concordado ou não com o veto presidencial» à lei que excluiria 

os partidos das eleições caso não cumprissem uma determinada quota de mulheres, e não se eram 

contra ou a favor da Lei da Paridade. 

Afirma, ainda, o Diretor do jornal que «a titulagem das sondagens é da responsabilidade da direcção 

do jornal, de acordo com a interpretação que faz dos resultados, e não agradar a qualquer 

sensibilidade em jogo na cena politica». 

A ERC verificou que estava em falta um requisito necessário para a correta divulgação de sondagens. 

Ao contrário do que consta da Acusação, a ERC reconhece que, de facto, os resultados que se 

reportam à percentagem dos inquiridos do sexo masculino e feminino foram divulgados. Contudo, a 

percentagem relativamente àqueles que responderam «não sabe/não responde» não consta do 

conteúdo divulgado. 



ERC/10/2012/951 

 

6 

Relativamente aos argumentos apresentados em sua defesa, não se percebe a invocação de 

nulidade por inexistência de matéria de facto subsumível na alínea g) do n.º 2 e n.º 5 do artigo 7.º da 

Lei das Sondagens, uma vez que a alínea g) obriga à divulgação dos resultados dos inquiridos que 

não sabem ou não respondem à questão formulada, o que, de facto não foi divulgado, além de que o 

n.º 5 do artigo 7.º não existe. Assim sendo, o argumento de nulidade processual não pode prevalecer. 

Verifica-se, contudo, que não é a falta de divulgação daquele concreto dado que está na origem do 

título que veio a ser contestado por duas leitoras do jornal e defensoras da Lei da Paridade, o que 

leva a encarar o problema sob outro prisma. 

Na página 4 da edição do Expresso de 8 de julho de 2006, o título «Mulheres também recusam a lei 

da paridade», vem seguido de um texto onde se pode ler: «O VETO do Presidente da República à lei 

da Paridade foi bem recebido pelos portugueses. É pelo menos o que se pode concluir dos 

resultados do nosso painel, segundo o qual 49,5% dos entrevistados afirmaram discordar de um 

diploma que excluísse os partidos de concorrer às eleições por não apresentarem o mínimo de 33% 

de mulheres nas suas listas. Apesar de mais expressivo no eleitorado masculino (54,7%), o “não” 

recolhe também a maioria entre as mulheres – 44,6%, contra 42,3% de apoiantes de um regime 

sancionatório de exclusão». 

Nada mais é preciso dizer para que resulte claro que o que estava em causa, na pergunta formulada 

na sondagem, era saber se as portuguesas tinham ou não concordado com o veto do Presidente de 

2 de junho de 2006, que havia recusado a primeira versão da Lei da Paridade com o fundamento de 

que o regime sancionatório previsto era excessivo e desproporcionado. A referida lei, depois de 

alterada, veio a ser promulgada pelo Presidente da República em 5 de agosto de 2006 e publicada 

no Diário da República, como Lei Orgânica n.º 3/2006, de 21 de agosto. 

Contudo, a ser assim, então é certo que a pergunta está mal formulada porque o seu teor não era 

claro e podia dar origem a respostas com outro sentido, consoante a interpretação que fosse feita da 

mesma. 

Efetivamente, não se perguntou aos inquiridos se eram contra ou a favor da Lei da Paridade, como 

parece resultar dos títulos constantes na chamada da primeira página e no título do texto 

interpretativo da sondagem, e muito menos resulta das respostas que são as mulheres a encabeçar 

essa opinião. 

A pergunta divulgada tem o seguinte conteúdo: «Concorda com uma nova lei da paridade em que os 

partidos sejam excluídos das eleições se não cumprirem as quotas para as mulheres?» 

Em concreto, e conforme o que consta do quadro de resultados da sondagem, em nenhuma das três 

questões apresentadas se pergunta qual a opinião dos inquiridos quanto à Lei da Paridade. 



ERC/10/2012/951 

 

7 

Desta forma, é de admitir que se verifica uma notória falta de rigor jornalístico uma vez que os títulos 

da matéria não correspondem ao que verdadeiramente se retira das conclusões dos resultados 

apresentados. 

Um leitor que tenha adquirido um exemplar da referida edição do jornal, tem o direito a ter acesso à 

informação consentânea com a realidade e com o conteúdo divulgado, ao invés de ser induzido em 

erro por títulos pouco rigorosos. 

 

Em conclusão,  

 

A violação do disposto no artigo 7.º, n.º 2, alínea g), da Lei das Sondagens constitui contraordenação 

punível com a coima fixada no artigo 17.º, n.º 1, alínea e), da mesma lei, com coima entre e € 

24.939,89 e € 249.398,95, sendo também punível a negligência, conforme o disposto no artigo 

17.º, n.º 5, da Lei das Sondagens.  

Analisada a gravidade da infração, verifica-se que a mesma é diminuta e, sobretudo, que a sua 

prática não está na origem do problema que foi suscitado nas queixas apresentadas e que foi 

abordado na Deliberação do Conselho Regulador.  

Efetivamente, a questão relevante resulta da desconformidade dos títulos face ao conteúdo dos 

textos que interpretam o resultado da sondagem em causa. Destes não se retira, como ficou 

demonstrado, que os inquiridos se haviam pronunciado contra ou a favor da Lei da Paridade pelo que 

os títulos introduzidos são notoriamente abusivos. 

Esse aspeto, contudo, foi já objeto de apreciação por parte do Conselho Regulador que, em 13 de 

setembro de 2006, deliberou: «Instar o jornal Expresso ao cumprimento dos normativos legais, 

nomeadamente quanto à construção de títulos que devem ter sustentação no texto a que reportam, 

de forma a salvaguardar o rigor e objectividade da informação, em conformidade com o artigo 3.º da 

Lei de Imprensa». Face ao teor do então deliberado, não se justifica nova apreciação sobre tal 

matéria. 

Já quanto à não divulgação do dado a que se refere a alínea g) do n.º 2 do artigo 7.º da Lei das 

Sondagens, há ainda que tomar em consideração que, desde 2006 até à presente data, o jornal 

Expresso tem vindo a melhorar a forma como divulga os dados das sondagens e procede ao 

tratamento dos seus resultados. 

Atendendo ao que ficou dito, o Conselho Regulador delibera o arquivamento dos presentes autos. 



ERC/10/2012/951 

 

8 

 
Lisboa, 29 de janeiro de 2014 

 
O Conselho Regulador, 

 
Carlos Magno 

Alberto Arons de Carvalho 
Luísa Roseira 

Raquel Alexandra Castro 
Rui Gomes 


