
 

Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

Deliberação 

173/2014 (PLU-TV) 

 

 

Participações do Partido Comunista Português contra a RTP a propósito 
dos programas de comentários de José Sócrates e de Nuno Morais 

Sarmento 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
4 de dezembro de 2014



ERC/04/2013/325   

Página 2 de 8 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 173/2014 (PLU-TV) 

 

Assunto: Participações do Partido Comunista Português contra a RTP a propósito dos programas de 

comentário de José Sócrates e de Nuno Morais Sarmento 

 

 

I. Exposição 

 

1. No dia 4 de abril de 2013, deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

(doravante, ERC) uma participação do Partido Comunista Português (doravante, PCP) contra a 

RTP, tendo como objeto os programas de comentário de José Sócrates e de Nuno Morais 

Sarmento. 

2.  Na referida participação, o PCP afirma que, «perante o anúncio por parte da RTP, em abril, ‘de 

espaços semanais autónomos de comentário político’, com a participação de José Sócrates e 

de Nuno Morais Sarmento, o PCP não pode deixar de constatar o óbvio: a escolha de privilegiar 

PS e PSD em detrimento de outros, nos quais se inclui o PCP». 

3. Prossegue referindo que «mesmo que a abordagem da RTP fosse movida pela opção de 

responsabilizar os Partidos que têm conduzido o País ao desastre, continuava a verificar-se a 

ausência de alguns, mas a formulação da RTP usada para a apresentação deste espaço foi de 

“formato de opinião personalizada” e “assumindo um reforço do painel de comentadores”, não 

deixando margem para dúvidas de que não se trata de confrontar tais responsáveis. Em parte, 

a formulação da RTP é inteiramente verdadeira: trata-se de reforçar a falta de pluralismo político 

e ideológico que já hoje pauta o painel de comentadores da RTP». 

4. Acrescenta que «se esta opção de deliberada e persistentemente ocultar o PCP seria sempre 

inaceitável, tratando-se do canal público de televisão, é ainda mais grave e incompreensível». 

Defende que «decorre uma ofensiva de desmantelamento, descredibilização e destruição da 

RTP, enquanto serviço público de rádio e televisão, contra essa ofensiva, muito se tem batido o 

PCP, e é nesse contexto que enquadramos tal opção, que é indesmentivelmente comprometida 

e comprometedora.» 



ERC/04/2013/325   

Página 3 de 8 

5. Perante a «falta de pluralismo e isenção que tem marcado as escolhas na grelha de 

programação da RTP», o PCP entende que a ERC não pode passar à margem do essencial desta 

questão e aguarda que aja em conformidade. 

 

II. Descrição do objeto de participação 

 

6. A 7 de abril, teve início o programa semanal de opinião do antigo governante intitulado, 

precisamente, «A opinião de José Sócrates». 

7. O programa passou a integrar as grelhas de emissão dos domingos, a partir das 21h, durante 

cerca de 27 minutos. Este registo manteve-se até 28 de julho, com a exibição de 16 edições. O 

programa esteve suspenso até ao primeiro dia do mês de setembro, surgindo nesta data 

integrado no Telejornal da RTP1. A hora de exibição sofreu uma ligeira antecipação, para as 

20h45m, e a duração média do comentário de José Sócrates foi encurtada em 

aproximadamente 5 minutos com a inclusão no serviço noticioso. 

8. O programa desenvolve-se em torno da figura de José Sócrates e da sua posição sobre 

diferentes matérias da atualidade nacional e internacional. A RTP descrevia este espaço de 

comentário como: «Um olhar único, a análise exclusiva e a opinião de José Sócrates, num 

espaço de comentário e análise política, conduzido semanalmente por Cristina Esteves.» (em: 

http://www.rtp.pt/programa/tv/p30088). 

9. O programa da RTP integrava ainda perguntas dirigidas ao ex-Primeiro-Ministro por 

espectadores, que eram respondidas na reta final do programa. 

10. A 5 de abril de 2013, a RTP1 estreou um outro programa de comentário denominado «A 

semana de Nuno Morais Sarmento», no qual também o ex-ministro do PSD analisa a atualidade 

política.  

11. Este espaço de análise personalizada é exibido à sexta-feira. Primeiro autonomamente na 

grelha de emissão da RTP1 e depois de 5 de setembro integrado no serviço noticioso de horário 

nobre. «A semana de Nuno Morais Sarmento» também registou uma diminuição da duração 

média com a inclusão naquele espaço de notícias, passando de 24m30s para 18m30s. 

 

 

 

 



ERC/04/2013/325   

Página 4 de 8 

III. A posição da RTP 

 

12. No seguimento da participação do PCP, a ERC, em 18 de abril de 2013, informou a RTP do seu 

conteúdo, notificando o diretor de informação para se pronunciar, querendo, sobre as questões 

levantadas. 

13. Não se tendo pronunciado, a ERC voltou a notificar o diretor de informação da RTP em 26 de 

junho de 2013. 

14. No entanto, a RTP nunca enviou qualquer resposta aos referidos ofícios da ERC, não tendo 

exercido o seu direito de pronúncia. 

 

IV. Normas aplicáveis 

 

15. Para além do disposto nos artigos 37.º e 38.º da Constituição da República Portuguesa 

(doravante, CRP), as normas aplicáveis ao caso vertente são as previstas nos artigos 26.º, 34.º, 

n.º 2, alínea a), 50.º, n.º 2, e 51.º da Lei da Televisão, aprovada pela Lei n.º 27/2007, de 30 de 

julho, e alterada pela Lei n.º 8/2011, de 11 de abril, em conjugação com o disposto nos artigos 

8.º, alínea e), 24.º, n.º 3, alínea a), e artigo 55.º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 

53/2005, de 8 de novembro. 

 

V. Análise e fundamentação 

 

16. O convite que a RTP dirigiu a José Sócrates para comentar regularmente a atualidade política 

nacional e internacional na antena da RTP1 gerou controvérsia sobre a pertinência da escolha 

de um ex-Primeiro-Ministro para comentador do serviço público de televisão, ponderadas 

sobretudo várias acusações de governação danosa do país. 

17. Pela mesma altura a RTP deu início a um outro programa de comentário político intitulado «A 

semana de Nuno Morais Sarmento», tendo como convidado uma figura do PSD.  

18. A circunstância de se considerar que, a partir daquele momento, a RTP polarizou o comentário 

político regular entre PS e PSD motivou a acusação, não só da parte de vários cidadãos junto da 

ERC, como da parte do PCP, cuja queixa agora se aprecia, de que as restantes forças partidárias 

nacionais estariam a ser discriminadas na televisão pública. 



ERC/04/2013/325   

Página 5 de 8 

19. Compete ao Conselho Regulador da ERC «[p]romover o pluralismo cultural e a diversidade de 

expressão das várias correntes de pensamento (...)» e garantir «a efetiva expressão e o 

confronto das diversas correntes de opinião, em respeito pelo princípio do pluralismo e pela 

linha editorial de cada órgão de comunicação social» (artigos 7.º, alínea a), e 8.º, alínea e), dos 

EstERC). 

20. O princípio do pluralismo encontra-se expresso na Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais 

a Pedido, que estabelece, no artigo 9.º, n.º 1, alínea c), que «[c]onstituem fins da atividade de 

televisão, consoante a natureza, a temática e área de cobertura dos serviços televisivos 

disponibilizados, [p]romover a cidadania e a participação democrática e respeitar o pluralismo 

político, social e cultural». No mesmo sentido, o artigo 34.º, n.º 2, alínea b), daquele diploma 

estabelece, como uma das obrigações gerais dos operadores de televisão que explorem 

serviços de programas televisivos generalistas, o dever de «[a]ssegurar a difusão de uma 

informação que respeite o pluralismo, o rigor e a isenção.» 

21. Em particular, o n.º 2 do artigo 50.º da Lei da Televisão estabelece que o serviço público de 

televisão garante a observância dos princípios da universalidade e da coesão nacional, da 

diversificação, da qualidade e da indivisibilidade da programação, do pluralismo e do rigor, 

isenção e independência da informação, bem como o princípio da inovação. 

22. Como tal, qualquer operador televisivo, mas especialmente o concessionário do serviço 

público, está legalmente obrigado a assegurar o pluralismo informativo. Os órgãos de 

comunicação social, e sobretudo a televisão, pela sua ampla difusão, desempenham um papel 

insubstituível na formação da opinião pública, enquanto mediadores e veículos de informação. 

Esse papel só se torna verdadeiramente efetivo se estiver garantida a expressão da pluralidade 

de correntes de opinião e de pensamento. Ora, «a expressão pluralista das correntes de opinião 

pressupõe que partidos e formações políticas tenham acesso à televisão e que esta assegure 

uma informação plural, de forma a que os cidadãos compreendam o que distingue aqueles e, 

em momentos eleitorais e nas decisões do dia-a-dia, possam efetuar escolhas conscientes» 

(cf. Avaliação do Pluralismo Político-Partidário na Televisão Pública, Conselho Regulador, 9 de 

maio de 2007). 

23. Este dever de garantir o pluralismo informativo deve ser harmonizado com a liberdade editorial 

que assiste aos operadores de televisão e aos jornalistas. A ERC tem entendido que todos os 

operadores, e o próprio serviço público de televisão, têm assegurada a autonomia editorial. «Se 

assim não fosse, pouco os diferenciaria de uma caixa-de-ressonância aritmética e mecânica da 



ERC/04/2013/325   

Página 6 de 8 

atividade político-partidária, com uma informação que haveria de ser praticamente idêntica 

qualquer que fosse o operador televisivo que estivesse em causa» (cf. Deliberação 10/PLU-

TV/2007 e Deliberação 3-Q/2006). 

24. Em maio de 2007, foi criado um plano de avaliação do pluralismo político-partidário no serviço 

público de televisão, que visava dar resposta consistente e fundamentada às queixas oriundas 

de partidos políticos e dos cidadãos, que alegavam quebra do pluralismo no tratamento 

mediático de atividades partidárias e governamentais. Esta iniciativa partiu do pressuposto de 

que a avaliação do cumprimento das obrigações de pluralismo não deve ser feita de forma 

casuística, nem deve ficar circunscrita à análise isolada de casos concretos. Deve antes ser 

realizada num período temporal suficientemente alargado (cf. Deliberação 11/PLU-TV/2007). 

Dito de outro modo, aquela avaliação deve ser feita num período de tempo razoável que permita 

identificar com clareza e objetividade a prática e critérios seguidos pelo órgão de comunicação 

social em causa.  

25. Em março de 2008, foi publicado o primeiro Relatório do pluralismo político-partidário, relativo, 

na altura, ao último quadrimestre de 2007. Desde então, a ERC assumiu o compromisso de, 

anualmente, apresentar o referido relatório à Assembleia da República, sendo o mesmo 

apreciado pela atual Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação. 

26. Mais recentemente, através da Deliberação 2/PLU-TV/2012, de 18 de abril, a ERC aprovou as 

novas regras relativas ao acompanhamento da observância do princípio do pluralismo político 

nos serviços de programas televisivos de acesso não condicionado livre. Este 

acompanhamento deixou de se restringir ao serviço público de televisão, estendendo-se, 

igualmente, aos serviços de programas generalistas SIC e TVI, uma vez que os seus resultados 

constituem um importante instrumento a disponibilizar ao público em geral, aos responsáveis 

políticos e aos operadores de televisão, como modo de contribuir para um conhecimento mais 

aprofundado sobre esta realidade. 

27. Em suma, a ERC procede à avaliação anual do pluralismo nos operadores de televisão em sinal 

aberto, não produzindo, por regra, avaliações casuísticas a este nível. 

28. Não obstante, cumpre referir que o Conselho Regulador da ERC pronunciou-se sobre a questão 

suscitada pelo PCP na Deliberação 59/2014 (PLU-TV), aprovada em 21 de maio de 2014. 

29. Na mencionada deliberação, a ERC considerou que «o exercício da atividade televisiva se 

baseia na liberdade de programação e que não existe qualquer inibição para o acesso de 

antigos governantes ao espaço público mediático e à análise de temas políticos da 



ERC/04/2013/325   

Página 7 de 8 

atualidade», também sublinhando que «a observância do princípio do pluralismo não pode ser 

aferida olhando individualmente para cada um dos programas e apurando por género televisivo 

ou título de programa a presença ou ausência de uma determinada força ou sensibilidade 

política, e que é a RTP que no âmbito da sua liberdade de programação deve avaliar que 

formatos inclui nas suas grelhas de programação, em consonância com a legislação, a sua 

linha editorial e a relação que pretende estabelecer com o público». 

30. Verificou, contudo, «que das grelhas de emissão da RTP1 constam dois espaços habituais de 

comentário político com personalidades associadas a correntes de opinião dentro dos dois 

maiores partidos nacionais e que desempenharam funções governativas, em detrimento das 

restantes forças partidárias e outras correntes político-ideológicas presentes na sociedade 

portuguesa» e, por isso, deliberou «instar a RTP a adotar soluções que permitam uma maior 

presença, nos seus espaços de opinião, de outros movimentos, forças políticas e correntes de 

opinião, prosseguindo, desta forma, o cumprimento dos princípios do pluralismo e da 

diversidade» e ainda «advertir a RTP para o facto de ter assumido o compromisso de estudar 

as referidas soluções aquando do início dos programas em apreço, em abril de 2013, 

constatando-se que decorrido mais de um ano sobre aquela data não se verificou ainda 

qualquer resultado prático de tal reflexão». 

31. Tendo as partes sido notificadas a 15 de julho de 2014, pelos ofícios n.ºs 3603/ERC/2014, 

3604/ERC/2014 e 3605/ERC/2014, para se pronunciarem sobre o projeto de deliberação no 

prazo de dez dias úteis, para efeitos do disposto dos artigos 100.º e 101.º do Código do 

Procedimento Administrativo, e não tendo até à data sido recebida qualquer resposta nesta 

entidade, a decisão constante no projeto de deliberação deve ser considerada definitiva. 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo apreciado a participação do Partido Comunista Português contra a RTP1, a propósito da 

entrevista e do programa de comentário «A opinião de José Sócrates», bem como do programa «A 

semana de Nuno Morais Sarmento»; 

Considerando que a ERC procede à avaliação anual do cumprimento do princípio do pluralismo nos 

operadores de televisão em sinal aberto, vertida nos relatórios anuais do pluralismo político que a 

ERC apresenta à Assembleia da República, não produzindo, por regra, avaliações casuísticas a este 

nível; 



ERC/04/2013/325   

Página 8 de 8 

Verificando, contudo, que a ERC identificou, na Deliberação 59/2014 (PLU-TV), que das grelhas de 

emissão da RTP1 constam dois espaços habituais de comentário político com personalidades 

associadas a correntes de opinião ligadas aos dois maiores partidos nacionais e que 

desempenharam funções governativas, em detrimento de outras correntes político-ideológicas 

presentes na sociedade portuguesa; 

Sublinhando, ainda assim, que o cumprimento dos princípios do pluralismo e da diversidade impõe a 

intervenção de personalidades associadas a todas as principais correntes de opinião no conjunto da 

programação emitida, não necessariamente nos mesmos espaços de opinião, nem numa 

representação igualitária estrita, cabendo à RTP, no âmbito da sua liberdade editorial, selecionar a 

opção que melhor concretize aqueles preceitos, 

 

O Conselho Regulador delibera, ao abrigo do disposto nos artigos 8.º, alínea e), e 24.º, n.º 3, alínea a), 

dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, relembrar a RTP de que 

deve adotar soluções que permitam uma maior presença, nos seus espaços de opinião, de outros 

movimentos, forças políticas e correntes de opinião, prosseguindo, desta forma, o cumprimento dos 

princípios do pluralismo e da diversidade. 

 

Não há lugar ao pagamento de encargos administrativos, nos termos do disposto nos artigos 11.º e 

12.º do Anexo I do Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março. 

    

Lisboa, 4 de dezembro de 2014 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno (voto contra) 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro (voto contra) 

Rui Gomes 


