
Conselho Regulador da 
Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 
 
 

 

Deliberação 
82/2015 (CONTJOR-I) 

 
 
 
 
 
 

Queixa de Vanessa Sofia Oliveira Martins contra o operador Correio da 

Manhã TV 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
29 de abril de 2015



   

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 82/2015 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa de Vanessa Sofia Oliveira Martins contra o operador Correio da Manhã TV 

 

 

I. Identificação das partes 

 

1. Vanessa Sofia Oliveira Martins, na qualidade de Queixosa, e Correio da Manhã TV, 

propriedade da Cofina Media, S.A., na qualidade de Denunciado. 

 

II. Objeto do recurso 

 

2. A queixa tem por objeto a alegada violação, por parte do Denunciado, de direitos de 

personalidade da Queixosa e de vários deveres que integram o exercício da atividade 

jornalística. 

 

III. Factos apurados 

 

3. Em 12 de agosto de 2014, divulgou o operador Correio da Manhã TV (CMTV) uma peça 

televisiva relativa à pessoa da requerente, durante a exibição do programa “Flash Vidas”. 

4. Trata-se de um programa de entretenimento, do género infotainment, e que resulta de 

uma parceria entre a revista Flash! e o Correio da Manhã – secção “Vidas” –, ambos da 

Cofina, o mesmo grupo de media que detém a TV Guia1. 

                                                           
1 De acordo com a empresa proprietária, estando em causa uma publicação «Inicialmente vocacionada 
exclusivamente para os temas de televisão, a “TV Guia” é atualmente uma revista mais generalista, com secções 
novas, conteúdos mais atuais, atualidade e informação, indo ao encontro de um leque de leitores mais alargado. A 
"TV Guia" vende, em média, cerca de 70 mil exemplares por semana.»  
A descrição da Flash!: «O primeiro número desta revista saiu para as bancas no dia 6 de junho de 2003. A “Flash” é 
uma revista semanal de sociedade com um conceito editorial assente na atualidade e exclusividade da 
informação social, na crítica social credível, com uma linguagem simples, acessível e direta. O modelo gráfico 
assenta na qualidade da imagem.  As vendas médias semanais são de cerca de 50 mil exemplares.» (cf. 
http://www.cofina.pt/business-overview/magazines.aspx?sc_lang=pt-PT) 



   

2 

5. A peça em questão reporta-se ao teor de um trabalho jornalístico publicado dias antes 

pela revista TV Guia (e objeto de queixa similar nesta entidade reguladora), na sua edição 

n.º 1885, de 11 a 17 de agosto de 2014, com honra de capa, como manchete, e no qual a 

ora Queixosa era associada à prática de “acompanhamento de luxo”.  

6. Durante os dois minutos e trinta e um segundos correspondentes à duração da peça é 

exibida, de forma permanente, em oráculo, na parte inferior do ecrã, a informação: 

«VANESSA ACOMPANHANTE DE LUXO – ATRIZ VANESSA MARTINS É ACUSADA DE VENDER O 

CORPO EM TROCA DE MILHARES DE EUROS», sendo a respetiva narração protagonizada por 

Guilherme Coutinho Braz, identificado como jornalista, nos seguintes termos: 

«Tem uma carreira intermitente como atriz, está a participar num concurso da TVI e tem 

ainda alguns contratos para publicidade e presenças em eventos. Mas, mesmo sem 

trabalho fixo, é dona de um apartamento de 232 mil euros em Lisboa, e esta é a 

revelação menos surpreendente de uma edição da TV Guia, que faz capa com Vanessa 

Martins e promete ficar para a História. 

A revista fala num negócio do corpo, acompanhamento de luxo, em que Vanessa Martins 

participa, e todos os pormenores são revelados por uma alegada colega de profissão, 

Odete Riqueza. Odete trabalha como acompanhante e ao mesmo tempo angaria outras 

mulheres em conjunto com uma amiga modelo conhecida do grande público, e que a 

jovem de Olhão prefere não revelar. Nos encontros marcados em que Vanessa Martins 

alegadamente participa os cachets são variados. Em Portugal há uma casa de um 

conhecido empresário em que a noiva de Marco trabalhou e onde, segundo Odete, os 

clientes bebiam champanhe com Vanessa e depois iam para o hotel. As alegadas noites 

renderiam um valor de 1500 euros ‘limpos’, quantia que poderia chegar aos 5000 

[euros], com despesas pagas, quando as mulheres são requisitadas para viagens. 

Na teia do negócio, alguns nomes são revelados por Odete Riqueza: Vanessa Martins, 

como acompanhante de luxo, e Pedro, como motorista que lida com várias transações 

em dinheiro. Sem nome ficam a modelo que angaria várias mulheres, o empresário de 

restauração e lazer noturno e a respetiva mulher. Um negócio complexo, em que o nome 

                                                                                                                                                                          

Já a CMTV é descrita nos seguintes moldes: «Em março de 2013, a COFINA deu início às emissões televisivas da 
Correio da Manhã TV ("CMTV"). A CMTV caracteriza-se por ser um canal de cabo, próprio da COFINA, exclusivo da 
plataforma MEO, e que tem por objetivo acrescentar valor ao mercado audiovisual português, permitindo 
aumentar a diversificação da oferta ao consumidor no referido mercado.» (http://www.cofina.pt/business-
overview/cmtv.aspx?sc_lang=pt-PT) 



   

3 

de Vanessa Martins está envolvido. A TV Guia procurou falar com a atriz, que nega as 

acusações, desafia Odete a falarem pessoalmente e diz-se de consciência tranquila.  

Oficialmente, o dinheiro que Vanessa Martins aufere provém de algumas aparições 

televisivas e contratos publicitários, valores que teriam forçosamente que chegar para 

pagar, por exemplo, os 900 euros mensais do empréstimo da casa, um T1 de luxo em 

Lisboa. Questionada sobre a profissão da filha, a mãe, Fátima Martins, diz que Vanessa 

tem um blog. Odete Riqueza justifica a versão do acompanhamento de luxo 

precisamente com os valores em questão. Segundo a alegada colega de profissão, a 

casa, as malas e as roupas de luxo só se pagam com muito dinheiro, que Vanessa não 

recebe em televisão. Também a jovem de Olhão se mostra tranquila e não teme 

represálias pelas revelações.» 

7. A narração da peça é acompanhada da exibição, em moldes fragmentados, de vídeos da 

Queixosa na sua atividade como manequim e modelo, e ainda da sua atuação como 

dançarina no programa televisivo da TVI, “Dança com as Estrelas”, entrecortada com a 

mostra da capa da edição da TV Guia em questão e de passagens da respetiva peça 

jornalística, sendo também mostrada a fotografia de Odete Riqueza que consta daquela 

publicação.  

8. À data da adoção da presente deliberação, a peça reproduzida pelo operador televisivo 

CMTV encontra-se ainda disponível no sítio eletrónico do CMTV, na página do programa, em 

http://cmtv.sapo.pt/flash_vidas/detalhe/vanessa-martins-acusada-de-ser-

acompanhante-de-luxo192422183.html.  

9. Em 15 de setembro de 2014, deu entrada nos serviços da ERC uma queixa, subscrita pelo 

mandatário da Queixosa, tendo por objeto a matéria acima identificada (supra, II.2). 

10. Oficiado o operador denunciado para que, nos termos legais, e querendo, apresentasse 

oposição à queixa em apreço, o CMTV correspondeu ao solicitado, em 7 de novembro. 

11. Convocadas as partes para uma audiência de conciliação, nos termos legais (artigo 57.º, 

n.º 1, dos Estatutos da ERC), agendada para 2 de dezembro, veio a mesmo a ser 

suspensa, a pedido daquelas, atenta a – apesar de tudo remota – possibilidade de 

consensualmente sanarem entre si o diferendo que esteve na origem da apresentação da 

presente queixa. 

12. Em 12 de dezembro de 2014, o mandatário do operador denunciado comunicou 

formalmente à ERC a impossibilidade de obtenção de um acordo entre as partes. 



   

4 

 

IV. Argumentação da Queixosa 

 

13. A reprodução, por parte do operador CMTV, tanto por via televisiva, quanto na sua página 

na internet, do conteúdo da peça jornalística publicada pela revista TV Guia na sua edição 

n.º 1885, sob a manchete «Vanessa Martins a noiva do pasteleiro Marco – NEGÓCIO DO 

CORPO – Acompanhante de luxo denuncia “dançarina” da TVI – As viagens ao estrangeiro, 

os preços e a casa de luxo», potenciariam os efeitos já nefastos (desencadeados pelo 

facto dessa mesma publicação) no bom nome e na devassa da vida privada da aqui 

Queixosa. 

14. Pelo que entendeu a ora Queixosa que as referências feitas na queixa à TV Guia – e de cujo 

teor o operador televisivo foi inteirado – «são extensíveis em idêntica medida à CMTV». 

15. E sendo certo que a Queixosa expressamente deduziu queixas contra ambos os órgãos de 

comunicação social em causa, TV Guia e CMTV. 

16. Sintetizando o entendimento da Queixosa, a peça divulgada pela TV Guia (e retomada pelo 

operador CMTV) conteria várias afirmações desprovidas de qualquer correspondência com 

a realidade da vida desta, teria desrespeitando deveres deontológicos básicos do 

jornalismo, e atentado contra o seu bom nome e reputação, imagem e reserva da 

intimidade da sua vida privada. 

 

V. Defesa do Denunciado 

 

17. Alega o operador denunciado que «a transmissão televisiva em questão mais não 

constitui do que uma referência a autêntico texto jornalístico, previamente divulgado por 

outro meio de comunicação social», texto esse que, «não sendo da autoria da CMTV, 

mereceu a devida identificação». 

18. Segundo o operador CMTV, «nenhum jornalista deste canal criou, ou contribuiu, para o 

conteúdo da publicação a que a [Queixosa] se refere na sua queixa». 

19. «Pelo que, a ter-se verificado qualquer tipo de comportamento suscetível de configurar 

violação de direitos liberdades e garantias ou de quaisquer normas legais ou 

regulamentares aplicáveis às atividades de comunicação social, esse comportamento 

nunca poderá ser atribuído nem ao [Denunciado] nem a qualquer jornalista da CMTV». 



   

5 

20. «Objetivamente, nunca uma peça jornalística que se limita a divulgar informações que 

decorrem de uma notícia de órgão de comunicação social, devidamente identificada, 

poderá ser considerada ilícita» [ênfase acrescentada]. 

21. «Coisa diferente seria o caso da peça televisiva em apreço vir acrescentar novos factos ou 

mesmo emitir juízos de valor, relativamente ao conteúdo original – situação que não se 

verificou no presente caso». 

22. Ora, o objeto da queixa é limitado a factos relativos à publicação da edição identificada da 

revista TV Guia, não se imputando quer direta, quer indiretamente, qualquer 

comportamento ao operador CMTV. 

23. Na prática, este nem sequer tem como se defender das acusações da Queixosa, 

porquanto estas não lhe são dirigidas, mas a um terceiro. 

24. A ter-se verificado qualquer tipo de comportamento suscetível de configurar violação de 

direitos liberdades e garantias ou de quaisquer normas legais ou regulamentares 

aplicáveis às atividades de comunicação social, esse comportamento nunca poderá ser 

atribuído nem ao [Denunciado] nem a qualquer jornalista do CMTV. 

25. Em resumo, a notícia divulgada pelo CMTV obedece às normas que pautam a atividade 

jornalística, uma vez que o conteúdo em questão foi objeto de divulgação prévia por um 

outro órgão de comunicação social, o qual foi devidamente identificado na peça televisiva 

em apreço, além de que nem o Requerido nem qualquer jornalista do CMTV tão-pouco 

acrescentaram algum facto novo ou juízo de valor a tal conteúdo. 

26. «De resto, sempre se poderá acrescentar que os factos objeto de reprodução são de 

interesse jornalístico», mesmo num programa de entretenimento como é o caso do “Flash 

Vidas”. E a própria jurisprudência, nacional e europeia, reconhece que o interesse geral 

protegido pela liberdade de expressão abrange também a chamada «imprensa de 

entretenimento ou cor-de-rosa». 

27. Evoca ainda o operador denunciado extratos de decisões do Tribunal Europeu dos Direitos 

do Homem (TEDH) a propósito de conteúdos que devem ou não ser considerados do 

“interesse da generalidade do público”. 

28. E, «dentro do enquadramento que foi desenvolvido previamente, e das classificações que 

lhe vão sendo associadas, o facto de a [Queixosa] alegadamente estar envolvida em 

atividades de acompanhamento, implica naturalmente o interesse do tipo de público em 

referência no conhecimento de tais alegações».   



   

6 

 

VI. Competência da ERC para apreciação do presente diferendo 

 

29. A ERC é competente para apreciar o presente diferendo, à luz do disposto nos artigos 6.º, 

alínea c); 7.º, alíneas d) e f); 8.º, alíneas a) e d); 24.º, n.º 3, alínea a); e 55.º e ss. dos seus 

Estatutos, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 

 

VII. Apreciação e fundamentação 

 

30. Sustenta o operador CMTV, como se viu, e em síntese, que a peça por si difundida se 

limitou a replicar o conteúdo de uma matéria previamente difundida por outro órgão de 

comunicação social, sem qualquer criação ou contributo adicional de novos factos ou 

mesmo a emissão de juízos de valor relativos ao conteúdo original, não lhe imputando a 

queixa, direta ou indiretamente, qualquer comportamento, pelo que, na prática, este 

operador não tem sequer como se defender das acusações da Queixosa, porquanto estas 

não são dirigidas a si, mas a um terceiro (a revista TV Guia). Além disso, seria evidente o 

interesse jornalístico na divulgação dos factos em questão num programa de 

entretenimento como é o caso do “Flash Vidas”. 

31. A propósito da queixa apresentada também por Vanessa Martins contra a revista TV Guia 

sobre esta mesma matéria, admitiu o Conselho Regulador, por deliberação nesta mesma 

data adotada, que as denominadas revistas de sociedade ou cor-de-rosa beneficiam, 

também ela, do interesse geral protegido pela liberdade de expressão, e daí que, mesmo 

que certas matérias noticiadas por este tipo de imprensa sejam, por via de regra, 

destituídas de qualquer interesse público ou interesse comunitário relevante, elas 

revestem-se, ainda assim, de interesse para o seu público-alvo. 

32. Ora, se um tal facto não é, em si, reprovável, já o mesmo não sucede quando a matéria 

tratada não representa o exercício ou o resultado de qualquer “verdade jornalística”, no 

sentido de que esta «não tem que se traduzir numa verdade absoluta, pois o que importa 

em definitivo é que a imprensa não publique imputações que atinjam a honra das 

pessoas e que saiba inexatas, cuja exatidão não tenha podido comprovar ou sobre a qual 

não tenha podido informar-se convenientemente. Mas esta comprovação não pode 

revestir-se das exigências da própria comprovação judiciária, antes e apenas utilizar as 



   

7 

regras derivadas das leges artis dos jornalistas, das suas conceções profissionais sérias, 

significando isto que ele terá de utilizar fontes de informação fidedignas, por forma a 

testar e controlar a veracidade dos factos» (Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 

17/09/2009, e Acórdão do Tribunal da Relação do Porto de 10/10/2012, in www.dgsi.pt). 

33. E maior ainda será o grau de reprovação quando essa mesma matéria noticiada se projete 

negativamente no bom nome, na imagem e na reserva da intimidade da vida privada de 

outrem. 

34. Ora, a peça jornalística dada à estampa pela revista TV Guia enfermava de todos estes 

vícios, pois que a mesma (i) revelava ou imputava à visada factos lesivos de direitos de 

personalidade desta, (ii) ao arrepio das leges artis aplicáveis à atividade jornalística, (iii) e 

sem encontrar, além disso, justificação em qualquer interesse público efetivo ou 

relevância social, antes visando a satisfação da mera curiosidade ou das «necessidades 

fúteis e de baixo nível» de um certo tipo de público (parafraseando os termos de um 

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, de 15 de março de 2007, citado na oposição 

deduzida pela própria Denunciada). 

35. Cumpre avaliar se conclusão idêntica ou similar é passível de se retirar do caso vertente. 

36. A apropriação de matéria noticiosa já previamente divulgada não constitui, as mais das 

vezes, uma prática reprovável do ponto de vista jornalístico, na medida em que seja 

assumida e resulte transparente aos olhos do público em geral.  

37. Ainda assim, a síntese narrativa de informação originariamente divulgada por um outro 

órgão de comunicação social, identificando devidamente esse facto, implica sempre 

algum tipo de edição da matéria em causa, e, mais do que isso, não deixa de traduzir uma 

decisão de índole editorial, com a responsabilidade que lhe é inerente, não podendo o 

operador CMTV pretender dissociar-se dessa evidência.  

38. Expectável seria, por isso, a adoção, pelo operador CMTV, de cautelas redobradas neste 

contexto – designadamente, procurando assegurar, também ele, a auscultação da visada, 

em momento prévio à difusão de uma síntese noticiosa que, manifesta e 

significativamente, contende com direitos fundamentais de outrem, pois que, ao menos 

no essencial, aquela se consubstancia na reiteração de um conjunto de considerações 

ofensivas do bom nome, imagem e reserva da intimidade da vida privada da Queixosa.  

39. Tendo em conta os contornos, o teor e as implicações da matéria em causa, o operador 

denunciado deveria, pois, e mesmo à luz de considerações mínimas de diligência, ter 



   

8 

acautelado os interesses da visada na informação redifundida, recolhendo o seu ponto de 

vista, em estrito respeito do princípio estruturante da atividade jornalística constante do 

artigo 14.º, n.º 1, alínea e), do Estatuto do Jornalista. 

40. Não se poderia abdicar de uma tal audição, a pretexto da mesma ser considerada 

desnecessária ou redundante, por exemplo, porque a Queixosa já se teria pronunciado 

aquando da informação divulgada pela TV Guia ou porque seria previsível o sentido das 

declarações que àquela viessem a ser tomadas. Com efeito, «[a] antecipação ou a 

presunção da posição que vai ser assumida pelas partes com interesses atendíveis não 

pode em caso algum levar o jornalista a prescindir da sua audição. Ter a pretensão de 

antever a declaração das partes interessadas equivale a instituir a regra da infalibilidade 

do jornalista, de todo inaceitável em face das exigências de rigor e isenção que devem 

caracterizar o seu exercício. O leitor, como titular do direito à informação, deve ter acesso 

ao pronunciamento das partes envolvidas na notícia, retirando autonomamente as suas 

conclusões e formulando os seus próprios juízos de valor, mesmo na circunstância de as 

mesmas optarem por não prestar qualquer declaração ao jornalista» (Deliberação 

34/CONT-I/2011, de 6 de dezembro).  

41. É certo que a dado passo (supra, III.6) se refere que «a TV Guia procurou falar com a atriz, 

que nega as acusações, desafia Odete a falar com ela pessoalmente e diz-se de 

consciência tranquila». Contudo, a verdade é que essa negação não foi dirigida ao CMTV, 

no âmbito da informação ora replicada, pormenor esse que faz toda a diferença no caso 

vertente, em que não está em causa a divulgação de um simples fait divers ou de uma 

questão inofensiva, mas antes a propagação de um conjunto de imputações com 

gravidade para a pessoa da Queixosa. 

42. Por outro lado, e ademais, se o operador demandado advoga, no remate das suas 

alegações (supra, V.28), «o interesse do tipo de público em referência [isto é, o tipo de 

público do CMTV]» em ter acesso ao conhecimento de alegações de que a Queixosa 

estaria envolvida em «atividades de acompanhamento», por igualdade ou maioria de 

razão também esse mesmo “tipo de público” do CMTV teria decerto interesse em ter 

acesso ao ponto de vista da Queixosa. A qual deveria, pois, ter sido auscultada. 

43. Sublinhe-se, por outro lado, que a atuação do operador em causa não resultou de nenhum 

ditame externo que lhe tenha sido imposto, antes assentou plenamente na sua 



   

9 

autodeterminação editorial de reproduzir a matéria de um outro órgão de comunicação 

social do seu grupo. 

44. A replicação deliberada da matéria noticiada, no caso vertente, é sinal claro de que o 

operador CMTV entendeu que a mesma se revestia de interesse jornalístico relevante – 

ainda que, como se viu, não num sentido coincidente com o de um interesse público, 

social ou comunitariamente relevante (supra, VII.34). 

45. Do exposto resulta que, no diferendo em apreciação, a divulgação de matéria noticiosa por 

parte do operador televisivo CMTV e relativa à pessoa da Queixosa foi feita sem audição 

prévia desta, enquanto parte com interesses atendíveis no caso, sendo tal omissão tanto 

mais reprovável quanto é certo que a peça em causa contém a imputação de factos 

lesivos de direitos de personalidade da Queixosa, e entende-se que não é, além disso, 

justificada por um efetivo interesse público ou relevância social. 

46. De todo o modo, pertence ao foro judicial o apuramento de eventuais ilícitos de natureza 

criminal ou cível que possam resultar do presente caso. 

 

VIII. Audiência de interessados 

 

47. As considerações e conclusões antecedentes em nada ficam infirmadas pelo 

pronunciamento assumido pela Denunciada em face do projeto de decisão que lhe foi 

notificado para efeitos de audiência prévia de interessados, nos termos e para efeitos do 

disposto nos artigos 100.º e seguintes do Código de Procedimento Administrativo (CPA). 

48. Por um lado, e em síntese, entende a Denunciada que, no caso vertente, estaria a ERC a 

desrespeitar o princípio da especialidade a que deve obediência, ao apreciar matéria 

estranha às suas atribuições, pelo que – subentende-se – qualquer decisão que venha a 

ser adotada neste âmbito não poderá deixar de ser nula, nos termos da alínea b) do n.º 2 

do artigo 133.º do CPA. 

49. Não é assim, porém, como se passará a demonstrar. O denominado princípio da 

especialidade constitui uma das decorrências do princípio da prossecução do interesse 

público pela Administração (Constituição, artigo 266.º, n.º 1), sendo o mesmo aplicável às 

pessoas coletivas públicas, delimitando a capacidade jurídica destas e a competência dos 

respetivos órgãos (assim, Diogo Freitas do Amaral, Curso de Direito Administrativo, vol. II, 

Almedina, 7.ª reimpr. da edição de 2001, 2007, pp. 36-37). 



   

10 

50. No caso da ERC, o princípio da especialidade encontra-se claramente refletido no artigo 5.º 

dos seus Estatutos, onde se prescreve que a capacidade jurídica desta entidade 

reguladora abrange exclusivamente os direitos e obrigações necessários à prossecução 

do seu objeto (n.º 1), não podendo exercer atividades ou usar os seus poderes fora das 

suas atribuições nem dedicar os seus recursos a finalidades diversas das que lhe estão 

cometidas (n.º 2). 

51. Embora constituam realidades distintas, os objetivos de regulação sectorial cometidos à 

ERC e vazados no artigo 7.º dos seus Estatutos possuem natural e substancial conexão 

com as atribuições elencadas no artigo 8.º deste mesmo diploma.  

52. Por sua vez, tais atribuições da ERC, enquanto fins ou interesses que esta entidade 

reguladora se encontra legalmente incumbida de prosseguir, não se confundem com o 

conjunto de poderes funcionais ou competências legalmente conferidas ao Conselho 

Regulador para a prossecução das atribuições da ERC. 

53. Visam as considerações antecedentes dissipar a confusão conceptual em que 

manifestamente incorre a denunciada, ao asseverar que a ERC está, no caso vertente, a 

atuar fora do seu âmbito de atribuições. 

54. Na verdade, e com efeito, os objetivos de «assegurar o livre exercício do direito à 

informação e a liberdade de imprensa» e de «garantir o respeito pelos direitos, 

liberdades e garantias» integram o elenco de atribuições expressamente confiadas à 

ERC, quer pela própria Constituição (artigo 40.º, n.º 1, alíneas a) e d)), quer a nível 

legislativo, nas alíneas a) e d) do artigo 8.º dos Estatutos da ERC.  

55. Por outro lado, é manifesta a conexão existente entre tais atribuições e os objetivos de 

regulação sectorial de «assegurar que a informação fornecida pelos prestadores de 

serviços de natureza editorial se pauta por critérios de exigência e rigor jornalísticos, 

efetivando a responsabilidade editorial perante o público em geral dos que se encontram 

sujeitos à sua jurisdição, caso se mostrem violados os princípios e regras legais 

aplicáveis» e de «assegurar a proteção dos direitos de personalidade individuais sempre 

que os mesmos estejam em causa no âmbito da prestação de serviços de conteúdos de 

comunicação social sujeitos à [...] regulação» da ERC (artigo 7.º, alíneas d) e f), dos 

Estatutos). 

56. Por forma a procurar assegurar o cumprimento de tais incumbências, compete ao 

Conselho Regulador da ERC «fazer respeitar os princípios e limites legais aos conteúdos 



   

11 

difundidos pelas entidades que prosseguem atividades de comunicação social, 

designadamente em matéria de rigor informativo e de proteção dos direitos, liberdades e 

garantias pessoais»: Estatutos, artigo 24.º, n.º 3, alínea a). 

57. O caso em apreciação versa sobre matéria que se prende com o exercício da atividade 

jornalística, em aspetos associados ao rigor informativo, de cuja alegada inobservância 

teria resultado em concreto a afetação de direitos de personalidade individuais.    

58. A ERC está, portanto, no caso vertente, a atuar no estrito âmbito de atribuições que se lhe 

encontram expressamente cometidas, mediante o exercício, pelo Conselho Regulador, de 

competências especificamente estatuídas para o efeito. 

59. Note-se que a ERC, no presente caso, invoca especificamente os artigos 6.º, alínea c), 7.º, 

alíneas d) e f), 8.º, alíneas a) e d), 24.º, n.º 3, alínea a), e 55.º e ss., dos seus Estatutos, 

para legitimar a sua apreciação (cfr. ponto VI.29 do projeto de decisão notificado). 

60. Inexiste, pois, qualquer fundamento para a nulidade prevista na alínea b) do n.º 2 do artigo 

133.º do CPA e invocada pela denunciada. 

61. Por outro lado, assumindo que a ERC teria apenas o objetivo de assegurar que a atividade 

do seu universo de “regulados” é pautada «por critérios de exigência e rigor jornalísticos», 

conclui a Denunciada que «não cabe à ERC aferir se um ato isolado ou uma específica 

reportagem está em oposição com os referidos critérios, mas apenas se a informação 

veiculada por um órgão de comunicação social, na sua generalidade, cumpre aqueles 

critérios». 

62. «Até porque (...) a análise de uma reportagem isolada não espelha a tendência da 

informação veiculada por determinado órgão de comunicação social. Particularmente 

quando a reportagem se limita a referir que determinada informação foi publicada noutro 

órgão de comunicação social.» 

63. Ou seja: «a atividade dos jornalistas e a avaliação do rigor de determinada reportagem não 

se encontra[ria]m contempladas no âmbito das intervenções atribuídas à ERC, nem 

podem ser objeto de qualquer apreciação por parte desta entidade». 

64. Como é evidente, não tem qualquer razão a Denunciada também relativamente a este 

ponto. 

65. Não está em causa qualquer aferição, pela ERC – ou, mais exatamente, pelo seu Conselho 

Regulador – do «atividade dos jornalistas».  



   

12 

66. Apesar de o elenco de entidades que prosseguem atividades de comunicação social, tal 

como delineado no artigo 6.º dos Estatutos da ERC, ser meramente exemplificativo, é 

pacífico que a classe profissional dos jornalistas não se inclui no âmbito subjetivo de 

supervisão e intervenção do Conselho Regulador, diversamente que sucede, por exemplo, 

quanto a operadores de televisão, relativamente aos serviços de programas que difundam 

ou aos conteúdos complementares que forneçam, sob sua responsabilidade editorial, por 

qualquer meio, incluindo por via eletrónica, ao abrigo do disposto na alínea c) do artigo 

citado. 

67. Se a apreciação das condutas individualmente consideradas dos jornalistas é de afastar 

liminarmente, uma vez que a fiscalização de certos deveres destes constitui incumbência 

exclusiva da CCPJ, importa não olvidar em contrapartida que o direito à informação e a 

liberdade de imprensa, bem como a proteção, perante os media, dos direitos, liberdades e 

garantias, dos quais as normas citadas constituem vias de densificação legislativa, se 

encontra no cerne das atribuições da ERC, por força, desde logo, do disposto no artigo 

39.º, n.º 1, alíneas a) e d), da CRP. Não se trata, nesta sede, de apurar da prática, por 

qualquer jornalista individualmente considerado, de ilícitos disciplinares, mas sim de 

saber se existiu, por parte do operador de televisão (artigo 6.º, alínea c), dos Estatutos da 

ERC), por ação ou omissão, uma ofensa ao rigor informativo, enquanto princípio orientador 

da prática jornalística, bem como a direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. E, 

«[c]omo é evidente, a questão de saber se houve ou não um comportamento digno de 

censura do jornalista é, com frequência, incontornável no iter que conduz às devidas 

conclusões acerca da conduta do órgão de comunicação social. No entanto, quando tal 

apreciação é feita, visa apenas fixar uma premissa, não competindo à ERC responsabilizar 

o jornalista pelos seus atos ou omissões ilícitas.» (assim, Deliberação 15/CONT-I/2009, 

de 23 de junho de 2009). Entendimento diverso significaria a permanente e completa 

desresponsabilização dos órgãos de comunicação social enquanto tais (sobre cuja 

atuação, insiste-se, o Conselho Regulador detém competências de regulação e 

supervisão). 

68. Nem se compreenderia, de outro modo, a que título poderia a ERC cobrar encargos 

administrativos em procedimentos de rigor informativo, isenção e pluralismo, ou de 

privacidade, direito à imagem e liberdade de expressão, entre outros (cfr. o Decreto-Lei n.º 

103/2006, de 7 de junho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março). 



   

13 

69. E, como é por demais manifesto, uma tal apreciação pode, e em muitos casos deve, ser 

feita casuisticamente. 

70. Resta observar que, no caso em apreço, os direitos de personalidade individuais cuja 

afetação resulta da inobservância do dever de rigor informativo são os direitos ao bom 

nome e reputação, à imagem e à reserva da intimidade da vida privada da Queixosa, 

incluídos no catálogo de direitos, liberdades e garantias pessoais pela própria 

Constituição (artigo 26.º, n.º 1), e sobre a qual a ERC detém manifestas 

responsabilidades, em face da disciplina jurídica constante dos supracitados preceitos 

constantes das alíneas d) do n.º 1 do artigo 39.º da Constituição e da alínea a) do n.º 3 do 

artigo 24.º dos Estatutos da ERC, a par, designadamente, do artigo 3.º da Lei de Imprensa 

e dos artigos 70.º e seguintes do Código Civil. 

71. Por outro lado ainda, na parte remanescente da sua pronúncia, a Denunciada, longe de 

avançar quaisquer elementos ou argumentos novos ou diferentes dos já anteriormente 

invocados, limita-se a reiterar os mesmos argumentos já avançados no articulado da 

oposição apresentada perante esta entidade reguladora – inclusive, e na maioria dos 

casos, reproduzindo praticamente ipsis verbis a redação então utilizada. 

72. Tudo considerado, entende o Conselho Regulador não existir, pois, qualquer razão para 

deixar de, na presente deliberação, converter em definitivo o sentido provável do seu 

projeto de decisão aprovado em 24 de fevereiro de 2015, clarificando que da 

inobservância do dever de rigor informativo por parte da Denunciada resulta, no caso, 

ofensa dos direitos ao bom nome e reputação, à imagem e à reserva da intimidade da vida 

privada da Queixosa. 

 

IX. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma queixa apresentada por Vanessa Sofia Oliveira Martins contra o 

Correio da Manhã TV (CMTV), propriedade da Cofina Media, S.A., em virtude de ter exibido uma 

peça jornalística relativa à pessoa da Queixosa no programa “Flash Vidas”, de 12 de agosto de 

2014, e que ainda hoje se encontra disponível no sítio eletrónico do CMTV, que é suscetível de 

configurar, segundo aquela, uma violação dos seus direitos de personalidade, a par da violação 

de vários deveres que integram o exercício da atividade jornalística, o Conselho Regulador da 



   

14 

ERC, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes dos artigos 7.º, 

alíneas d) e f), 8.º, alíneas a) e d), e 24.º, n.º 3, alínea a), dos seus Estatutos, delibera: 

 

1. Considerar procedente a queixa apresentada, por se ter verificado, no caso vertente, e 

pelas razões expostas, por parte do operador denunciado, inobservância do dever de 

auscultar a Queixosa enquanto parte com interesses atendíveis na peça, dever esse 

constante do artigo 14.º, n.º 1, alínea e), do Estatuto do Jornalista e do ponto 1 do 

Código Deontológico dos Jornalistas, de 4 de maio de 1993; 

2. Declarar verificada a ofensa, por parte do operador denunciado, dos direitos ao bom 

nome e reputação, à imagem e à reserva da intimidade da vida privada da Queixosa, em 

violação do artigo 3.º da Lei de Imprensa, dos artigos 79.º e 80.º do Código Civil, do 

artigo 14.º, n.º 1, alíneas a) e e), e n.º 2, alíneas b) c) e h), do Estatuto do Jornalista, e 

dos números 1, 2, 5 e 9 (1.ª parte) do Código Deontológico dos Jornalistas; 

3. Sublinhar que pertence ao foro judicial o apuramento de eventuais ilícitos de natureza 

criminal ou cível que possam resultar do presente caso; 

4. Remeter a presente deliberação ao conhecimento da Comissão da Carteira Profissional 

de Jornalista para os efeitos tidos por convenientes. 

 

Dado tratar-se de uma decisão condenatória, nos termos do artigo 11.º, n.º 1, alínea a), do 

Regime de Taxas da ERC (aprovados pelo Decreto-Lei n.º 103/2006, de 7 de junho, alterado 

pelo Decreto-Lei n.º 70/2009, de 31 de março, e retificado pela Declaração de Retificação n.º 

36/2009, de 28 de maio) são devidas taxas por encargos administrativos, no montante de 4,5 

unidades de conta, nos termos do disposto no Anexo V, verba 28, que incide sobre a Cofina 

Media, S.A.. 

 

Lisboa, 29 de abril de 2015 

 

O Conselho Regulador, 
 

Carlos Magno 
Alberto Arons de Carvalho 

Luísa Roseira 
Raquel Alexandra Castro 

Rui Gomes 


