~

ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DELIBERAGAO
SOBRE
UMA QUEIXA DO PARTIDO SOCIALISTA CONTRA A RTP

(Aprovada na reuniao plenaria de 23.0UT.91)

I - A QUEIXA
I.1 - No dia 27 de Agosto de 1991 deu entrada na Alta Autoridade

para a Comunicacao Social (A.A.C.S.) uma queixa apresentada pelo Partido

Socialista contra a RTP, pelo facto de esta ter omitido nos seus noticia-
rios uma sondagem publicada pelo semanario "Expresso", em 24 de Agosto,

a qual apontava o partido queixoso como favorito para as eleicoes legis-

lativas de 6 de Outubro de 1991.

1.2 - Entende o Partido Socialista que tal comportamento omissivo
da RTP é inaceitavel ja que € contraditorio com os seus telejornais de 23
de Maio e de 20 de Julho ultimos, atraves dos quais a RTP difundira son-
dagens de opiniao em que o PSD aparecia como o partido com mais intencoes
de voto.

1.3 - Conclui, por isso, o Partido Socialista que a RTP violou as
regras constitucionais e legais que a obrigam a uma informacao plural, in-

dependente e rigorosa.

IT - AS RESPOSTAS DA RTP

II.1 - Ao abrigo do artigo 82 da Lei n?2 15/90, de 30 de Junho,
conjugado com a alinea 1) do n? 1 do artigo 42 do mesmo diploma, esta Al-
ta Autoridade solicitou aos directores dos canais 1 e 2 da RTP que infor-

massem o que tivessem por conveniente em relagio a queixa em apreco.

II.2 - Fm 2 de Setembro, o director do Canal 2 comunicou a A.A.C.S.
que este canal da RTP jamais apresentara, nos seus noticiarios, resultados
de quaisquer sondagens publicadas na Imprensa e que, por isso, a queixa

apresentada pelo Partido Socialista nao tinha qualquer fundamento.

II.3 - Por sua vez e em 10 de Setembro, o director adjunto para a

Informacao do Canal 1 comunicou que habitualmente os servigos noticiosos



N
3]

ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGAO SOCIAL

desse canal nao reproduzem sondagens publicadas noutros orgaos de comuni-
cacao social.

Mais referiu que "nos ultimos tempos, foram por duas vezes
referidas sondagens nos nossos noticiarios: uma fazendo a comparacao entre
as varias sondagens feitas por outros orgaos de comunicacao social; outra
como base para entrevista a dois responsaveis por empresas de sondagens a

opiniao publica".

ITII - OUTRAS DILIGENCIAS

I1I1I,1 - Em 11 de Setembro e para melhor esclarecimento da questao,
a A.A.C.S. solicitou a RTP copias em video dos telejornais de 23 de Maio

e de 20 de Julho de 1991, referidos na queixa como elementos comparativos.

II1.2 - Tais copias chegaram a esta Alta Autoridade em 1 de Outu-
bro e, apos o seu visionamento, verificou-se que o Telejornal de 23 de
Maio em nada se relacionava com a queixa em analise, pelo que, e tendo
em conta presumivel lapso do queixoso, solicitou-se entao a RTP copia do
servico noticioso "24 Horas" desse mesmo dia 23 de Maio, a qual, por sua

vez, deu entrada na A.A.C.S. em 14 de Outubro.

III.3 - Entretanto, a RTP fizera também chegar a A.A.C.S. copia
do "24 Horas" de 2 de Setembro, atraveés do qual noticiara a sondagem do

"Expresso" referida na queixa.

IV - ANALISE DOS SERVICOS NOTICIOSOS REFERIDOS NA QUEIXA COMO ELEMENTOS
COMPARATIVOS

IV.1 - A proposito do debate parlamentar sobre a lei das sondagens
e respectiva aprovacao, o Canal 1 da RTP, no servico "24 Horas" de 23 de
Maio, e nao no "Telejornal"™ como ja se disse, fez uma relevante reportagem
ponderando sobre os objectivos da nova lei e entrevistando um representan-
te do Partido Comunista Portugues e um do Partido Socialista que explicaram

e fundamentaram as posicoes dos seus partidos na votacao daquele diploma.

IV.2 - Tal reportagem incluiu ainda uma entrevista com um elemento
da Universidade Nova de Lisboa, que tecnicamente se referiu as possiveis

influencias das sondagens nos resultados eleitorais.

433



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

IV.3 - Imediatamente a seguir a esta reportagem e dentro do mesmo
tema, a RTP exibiu e o jornalista de servico leu dois quadros referentes
a duas sondagens publicadas no mesmo dia (19 de Janeiro de 1991) por dois

semanarios portugueses, as quais haviam apontado para os seguintes resul-

tados:
12 Quadro 29 Quadro

(sondagem realizada pela Norma) (sondagem realizada pela Euroexpansao)
PSD - 36% PSD - 40%
PS - 327 PS =~ 447

IV.4 - Em seguida, e sempre acerca da lei das sondagens e em di-
recto, o ja referido jornalista entrevistou o director-adjunto do jornal
"piblico" e o presidente da Comissao Parlamentar de Assuntos Constitucio-
nais, tendo ambos ponderado sobre as virtudes (ainda que relativas, para
aquele) da nova lei, sobre a sua comparacao com outros diplomas estrangeiros
e genericamente sobre a credibilidade, métodos de trabalho e técnica de

leitura das sondagens.

IV.5 - Por sua vez, no "Jornal de Sabado" de 20 de Julho, (e tam-
bém nao no Telejornal, como se referiu na queixa), a proposito de terem
passado quatro anos desde a data das dltimas eleicoes legislativas, o Ca-
nal 1 da RTP emitiu desenvolvida noticia sobre varias sondagens vindas a
publico que apontavam para a maioria absoluta do PSD nas eleicoes de 6

de Outubro seguinte.

IV.6 - Os pontos mais relevantes dessa noticia, que era acompanha-
da pela exibicao de diversas paginas dos jornais referentes a tais sonda-

gens, foram os seguintes:

"Passaram quatro anos desde as ultimas eleigcoes legislati-
vas no nosso pals e o fenomeno Cavaco parece nao perder a
embalagem.

As sondagens promovidas por diversos orgaos de informacao
parecem apontar para uma nova maioria absoluta a conquistar
pelo Primeiro-Ministro e pelo seu Governo em Outubro proxi-

mo";

,
ST
S



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

"Ao comemorar os quatro anos do 19 de Julho de 87 em que
conseguiu uma maioria absoluta de deputados na Assembleia
da Republica, o PSD recebe como presente os resultados de
sondagens a apontarem para a possibilidade de renovar essa
maioria;
"0 Semanario, hoje publicado, atribiu 43,7% das intencoes
de voto ao PSD se as proximas eleicoes fossem ja.
Comparando com os resultados da sondagem de ha um més atras,
este partido € o unico, de resto, a registar uma subida en-
quanto o PS, o maior da oposicao, se ficaria pelos 33%".
"A imagem dos partidos politicos tem muito a ver com a dos
respectivos 1lideres, e ja na 52 feira o Diario de Noticias
apresentava os resultados de uma consulta sobre o perfil
que os portugueses entendem ser melhor para um Primeiro-
-Ministro.
Cavaco Silva surge destacado com quase 657% dos inquiridos

a considerarem-no muito adequado para chefiar o Governo.

Um resultado que confere com os publicados pelo "Independen-
te" de ontem. Cavaco Silva tem um enorme prestigio e so ele
vale mais de metade dos votos no seu partido.

417 dos inquiridos querem uma nova maioria do PSD".

"0 "Publico", por seu lado, fez uma grande sondagem nacional,
e os resultados ontem publicados dao 457 aos sociais demo-
cratas... .

0 resultado seria a reconquista pelo PSD da maioria abso-
luta".

"Uma maioria nunca vista, segundo "O Correio da Manha",

que cita uma sondagem encomendada pelos proprios sociais de-

mocratas, onde o PSD obteria 547 de votos'.

IV.7 - Apos o relato de tais sondagens, o jornalista de servico

concluiu dizendo:

"Mas sondagens sao sondagens.



S& ~5-

ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

Por isso mesmo, nem os mais desfavorecidos admitem a parti-
da um insucesso nem os mais beneficiados embandeiram em ar-

co".

IV.8 - Em seguida, e em gravacao, foi entrevistado o Primeiro-Minis-
tro, apos o que, e em directo, concretizou-se um proficuo debate entre os
analistas politicos Caceres Monteiro e Vasco Graca Moura sobre as sondagens
na altura publicadas, as quais, no dizer daquele, ja tinham ate antecedentes,
atendendo a que "O Jornal" ja publicara, uma semana antes, uma sondagem que
dava a maioria absoluta a Cavaco Silva.

0 debate foi, sobretudo, de natureza politica e, apesar de
algumas divergencias, aqueles analistas manifestaram-se de acordo quanto
a possivel adequabilidade dos resultados das sondagens com os resultados
efectivos, nao obstante a invocada prematuridade de emissao de qualquer

juizo.

V — ANALISE DE OUTROS SERVICOS NOTICIOSOS POSTERIORES A QUEIXA

V.1l - Apos a entrada da queixa do Partido Socialista nesta Alta
Autoridade, o Canal 1 da RTP, no "24 Horas" de 2 de Setembro, emitiu re-
levante peca jornalistica, através da qual noticiou a sondagem do "Expres—-

so" de 24 de Agosto anterior.

V.2 - Depois de o jornalista de tal servigo noticioso ter referido
que:
"0 jornal "Publico" divulgou uma sondagem que diz que, se as
eleicoes fossem hoje, o PSD ganharia com 46%. Este resultado
contraria uma outra sondagem, publicada ha uma semana pelo

"Expresso", que dava a vitoria ao PS".

Foram exibidos nesse "24 Horas" os dois seguintes mapas:

EXPRESSO PUBLICO

(24/8/91) (2/9/91)

PS - 36,8 PS - 38,1
PSD - 35,3 PSD - 46,3



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

V.3 - Na sequencia de tal peca, o jornalista ainda referiu, a pro-

posito daquelas duas sondagens:

Que "embora as regras da sondagem sejam as mesmas, OS metodos

utilizados foram diferentes.

0 "Publico" entrevista ha varias semanas um painel fixo de

600 pessoas.

A sondagem publicada no "Expresso' e feita pela Euroexpan-

sao e Marktest com base nos resultados da votacao secreta de

5.000 pessoas.

Métodos diferentes, resultados diferentes".

V.4 - A peca jornalistica em analise terminou com um debate, em
directo, entre um representante da Euroteste e um da Euroexpansao, entida-
des responsaveis respectivamente por aquelas sondagens do "Publico" e do
"Expresso", os quais invocaram diversos argumentos pretensamente fundamenta-

dores da credibilidade das suas sondagens.

VI - ENQUADRAMENTO LEGAL DA QUESTAO E ANALISE FINAL

VI.l - Como € sabido, o n2 5 do artigo 382 da Constituicao da Re-
publica Portuguesa e o n? 2 do artigo 32 da Lei n? 58/90, de 7 de Setembro,
referem que o Estado deve assegurar a existencia e o funcionamento de um
servico publico de televisdo, servico cuja concessao esta atribuida a Radio-

televisao Portuguesa, E.P.

VI.2 - Por outro lado, e nos termos do n? 2 do artigo 52 daquele
segundo diploma, entre outros fins especificos, a televisao deve assegu-
rar a independéncia, o pluralismo, o rigor e a objectividade da informacao

e da programacao.

VI.3 - Acresce ainda que a liberdade de expressac do pensamento
através da televisdo integra o direito fundamental dos cidadaos a uma in-
formacao livre e pluralista, conforme também esta prescrito no n? 1 do ar-

tigo 152 da mesma Lei.

VI.4 - Por fim, importa referir que a A.A.C.S. atentara na conduta

da RTP posterior a queixa, concretamente no "24 Horas" de 2 de Setembro,

%’C&



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

para que a sua deliberacao corresponda a uma avaliacao mais completa do

caso.

VI.5 - Feito o enquadramento legal da questao, importa agora ana-
lisar se a conduta da RTP foi ou nao violadora do pluralismo, da indepen-

dencia e do rigor a que a sua informacao esta obrigada.

Concretamente, sao quatro as razoes que motivam esta Alta

Autoridade a opinar, com seguranca, pela resposta negativa a tal questao.

Vi.6 - Em primeiro lugar, dir-se-a que nao corresponde a verdade
a alegacao do partido queixoso de que a RTP, em situacoes anteriores a que
motivou a queixa, exactamente em 23 de Maio e em 20 de Julho, apenas difun-

diu sondagens de opiniao favoraveis ao PSD.

Com efeito, e conforme se apurou, no "24 Horas' de 23 de
Maio, a RTP exibiu dois quadros referentes a outras tantas sondagens pu-
blicadas em dois semanarios, numa das quais eram atribuidos ao Partido So-
cialista 44% das intencoes de voto e ao PSD apenas 40%, pelo que pode con-
cluir-se que esta argumentagao do partido queixoso se ficou a dever, por

certo, a mero lapso.

VI.7 - Fm segundo lugar, ha-de reparar-se que o Canal 1 da RTP
nao divulgou as sondagens referidas com o unico e exclusivo intuito da
sua noticiagao.

Na realidade, verifica-se que as sondagens divulgadas em
23 de Maio ocorreram integradas numa peca com noticias, entrevistas e de-
bates a proposito da discussao e da votacao parlamentar da nova lei das
sondagens.,

Também as sondagens divulgadas em 20 de Julho ocorreram a
proposito do quarto aniversario da data das anteriores eleicoes legisla-
tivas, integradas numa outra peca jornalistica que incluiu entrevistas e
amplo debate politico.

Por fim, as duas sondagens divulgadas em 2 de Setembro tam-
bém nao aconteceram apenas pela sua noticiacao, mas antes integradas num
esclarecedor debate entre dois técnicos responsaveis das entidades encarre-
gadas de tais sondagens, atenta a notoria discrepancia dos resultados duma

e outra.



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Isto quer significar que o critério utilizado pelo Canal 1
da RTP nunca foi o da noticiacao das sondagens so por si, pelo que nao se
justificava que a sondagem do "Expresso" fosse isolada e imediatamente no-
ticiada so6 porque era favoravel ao partido queixoso ou diferente das ante-

riores.

VI.8 - Em terceiro lugar, importa esclarecer que o Partido Socia-
lista queixou-se, em 27 de Agosto e por carta datada de 26, pelo facto de
a RTP nao ter noticiado a sondagem do "Expresso" de 24 do mesmo mes, ou

seja, de dois dias antes.

Ora, sem esquecer que no "Jornal de Sabado" de 20 de Julho
a RTP fez referencia a uma sondagem publicada nesse dia, o certo € que
apenas a adicionou, entao, a muitas outras: uma do dia anterior, outra de
dois dias antes, outra de uma semana antes, outra de um meés antes, etc.,
o mesmo acontecendo no "24 Horas" de 23 de Maio, onde se fez referencia

a sondagens publicadas quatro meses antes.

Isto também quer significar que, para além do criterio uti-
lizado nao ter sido o da simples e unica noticiacao das sondagens, a RTP
nio lhes fazia referencia, necessariamente, no dia exacto da sua publica-
gao em outros 6rgéos de comunicagio social, ou no dia seguinte ou dois
dias depois.

Noticiou-as integrando-as noutros assuntos de relevancia
politica e de interesse publico, sem manifestar preocupacao pelas datas
das suas publicacoes, exactiddo que era, alias, parcialmente irrelevante

para as pecas jornalisticas onde foram inseridas.

Desta forma, conclui-se que a RTP nao estava obrigada a
noticiar a sondagem do "Expresso" exactamente no._dia 24 de Agosto ou exac-
tamente nos dias 25 ou 26, como tera pretendido o partido queixoso, pelo

que, também por esta perspectiva, falece a sua pretenséo.

VI.9 - Por ultimo e em quatro lugar, nao deixara de notar-se que
seis dias depois de a queixa do PS ter dado entrada nesta Alta Autoridade,
a RTP noticiou a sondagem do "Expresso" no servico "24 Horas", integrando-

-a, como ja se disse, num esclarecedor debate entre especialistas na matéria.

. ~»(,:Qs\o



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

VII - CONCLUSAO

A Alta Autoridade para a Comunicacao Social entende que, no caso
em apreco, nao se pode considerar que tenha havido por parte da RTP vio-
lacao da isencao, do rigor e do pluralismo a que esta obrigada, pelo que

delibera negar provimento.-a queixa apresentada pelo Partido Socialista.

Esta deliberacao foi aprovada por maioria.

Alta Autoridade para a Comunicacao Social,
em 23 de Outubro de 1991

0 Presidente

Pedro Figueiredo Marcal

Juiz Conselheiro



