ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DELIBERAGCAO
SOBRE
UMA QUEIXA DO MASP CONTRA A RTP-CANAL 1

(Aprovads na reuniao plendria de 23.JAN.91)

I. 0S FACTOS

I.1- Em 8.01.91, o MASP, em face dos servigos noticiosos do Canal 1 da
RTP "Telejornal" e "24 Horas", de 4.JAN.91, queixou-se a esta Alta Autoridade
do "especial destaque a elementos publicados no jornal '0 Independente' do
mesmo dia sobre o chamado caso 'fax' de Macau - concedendo enfase ao suposto
facto de os elementos divulgados (o teor de uma agenda e as referéncias ai
constantes) poderem apontar para o conhecimento de Sua Excelencia o Presiden
te da Republica e Candidato Dr. Mario Soares de determinados factos relacio-
nados com um processo que ja esta no foro judicial, antes da sua divulgacao
nos orgaos de informacao".

Afirma o MASP que tal orientacao foi tanto mais criticavel quanto
é certo que o jornalista de servico no "24 Horas", tendo convidado dois comen
tadores para o estudio, centrou as entrevistas apenas nos referidos elemen-
tos de "O Independente", interrogando-os sobre as eventuais consequencias de
se chegar a conclusao de haver contradicao entre as declaracoes do Presidente
da Republica sobre o assunto e os alegados factos.

- Diz, ainda, que, assim, o jornalista se fez eco, fundamentalmente,
da posigao assumida por um dos candidatos, o Dr. Basilio Horta, e das inter-
rogacoes por ele repetidamente levantadas em campanha.

Refere também que, nesse dia, outro érgao de Informacao, "O Jor-
nal", "deu informacoes em sentido contraditorio ao das noticias de 'O Indepen
dente', sem que a elas tenha sido dado qualquer destaque ou feita referencia
em termos esclarecedores'.

O MASP compara também o teor do "24 Horas" de 4.01.91, que consi-
dera "parcial e distorcido", com o do "Jornal das Nove', do Canal 2, do mesmo
dia. Refere, posteriormente, que o "Jornal de Sabado'", do Canal 1, de 5 de
Janeiro, ao voltar ao tema, omitiu a reaccao do MASP a forma como o "24 Horas"

o tratara.

oo
AT
AoN



/ T2
ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Sublinha, ainda, apos alguns considerandos, que nao existiu "a mi-
nima cautela no respeito da legislagao em vigor no tocante a observancia da
neutralidade, imparcialidade e igualdade entre Candidatos".

Diz, tambem, que, a matéria em causa, embora estando a ser aprecia
da no foro judicial, foi introduzida como tema de campanha e de ataque de uma
contra outra das candidaturas. Tal facto obrigaria os servicos noticiosos da
RTP a usarem de especial rigor no tratamento de elementos que, "sendo noticia,
podem interferir na decisao dos eleitores quanto a um acto eleitoral".

Finalmente, o MASP afirma que o Canal 1 da RTP violou "claramente
os principios fundamentais por que deve reger-se a RTP (art? 72 do D.L. n@
321/80, de 22 de Agosto) que impoem uma informacao actual, verdadeira, rigoro
sa e quanto possivel completa sobre os factos da vida nacional, para além de
ofender "os principios especificos da actividade de televisao a que se refere
o nQ 2 do art? 62 da Lei n9 58/90, de 7 de Setembro", pelo que requer que a
A.A.C.S. no ambito das suas atribuicoes - alinea e) do artQ? 32 da lei N2 15/90
de 30 de Junho -, providencie '"no sentido de serem garantidos a isencao e o

rigor da Informacao da RTP".

I.2- Ouvidof o Director do Canal 1, este respondeu, em 11 de Janeiro,
que a RTP, pelos seus Estatutos (DL 321/80, de 22 de Agosto), 'tem por dever

uma informacao actual e completa sobre os factos da vida nacional".

Afirma, ainda, que a noticia de "O Independente", do dia 4 de Ja-
neiro, figurara como noticia de primeira pagina nas radios publicas e privadas
durante todo o dia e que a notficia de "0 Jornal" "é extremamente vaga e sem
grande contetdo e que nao teve repercussao nos orgaos de informacao, Radio e
Imprensa. Apesar disso o trabalho de 'O Jornal' é referido no texto".

Assim, diz, o Canal 1 da RTP ouviu o MASP para o "Telejornal", ci
tando as suas declaracoes, dado a reportagem nao estar pronta na altura, e
ouviu também, no "24 Horas", o jornalista autor da noticia de "0 Independente"
e "um destacado jornalista de 'o Jornal', dentro dos critérios que considerou
de isencao e rigor jornalisticos.

Em relacio ao "Jornal de Sabado", considera que este fez "uma sin

tese inicial sobre os casos da semana" e citou o "Expresso" do proprio dia.

..




K

ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Afirma, ainda, que o jornmalista nao tomou posigio pessoal, mas
ouviu os jornalistas citados "no quadro de intérprete das interrogacoes da
opiniao publica", sendo seu entender "nao terem as repostas favorecido as acu
sacoes" constantes da queixa, que julga inserida na luta politica da campanha.

A finalizar, considera nao ter a RTP infringido o art? 72 do DL
321/80, de 22 de Agosto, nem os principios especificos da actividade da Tele-

visao (n® 2 do artQ 62 da lei 58/90, de 7 de Setembro).

II. ANALISE

A questao fundamental do presente caso centra-se na subsuncao
— ou nao - dos servicos noticiosos referidos no ambito da isencao e do rigor
da informacao. E inequivoco que "isengao", significando, entre outros aspectos,
imparcialidade ("Grande Dicionadrio da Lingua Portuguesa", de Candido de Figuei
redo), nao pode ignorar que informacao implica, hoje em dia, o uso de noticias

actuais e apropriadas em que, por vezes, ha uma tensao entre a informacao

exacta e a informacao actual.

Esta tensao é claramente assumida numa sociedade de simultaneida-
de de informacao e em periodo de crescida disputa no sistema politico, como
é o caso de uma campanha eleitoral.

E aqui que entra a susceptibilidade de um controlo difuso e apro-
priado do sistema - incluindo do sistema de informacao -, como decorre do
"Dicionario de Polfitica" de Norberto Boblio, Nicola Matteucci e Gianfranco
Pasquino, pag. 1030 - e, consequentemente, da "manipulacao" de informacao,
que, necessariamente, afecta a isencao e o rigor.

Ora, os exemplos de manipulagao de informacao - a mentira, a su-
presséo da informagio e a distorgao da informagéo, entre outros — nao se
subsumem, directamente, nos casos delimitados pelo MASP.

Na verdade, no conjunto dos servicos noticiosos referenciados pelo
MASP - nomeadamente no "Telejornal™ e no "24 Horas'" de 4 de Janeiro, bem como
no "Jornal de Sabado" do dia seguinte -, promoveu a RIP a éudigao dos repre-
sentantes de todas as candidaturas a Presidéncia da Repﬁblica, incluindo o

porta-voz do MASP.

0



-4 -

ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

Houve, pois, no conjunto dos servicos noticiosos da RIP, a deli-
mitacao basica dos pressupostos da informacao, isto €, uma noticia, apropria-
da, completa e actual (cfr. art® 79, n? 2, do D.L. 321/80 de 22 de Agosto);
houve interpretagio — directa ou indirecta - para os destinatarios da infor
.magéo; houve, enfim, objectividade no tratamento da matéria.

0 facto "sub-judice'" foi, assim, noticiado com graduagaes diver-
sas consoante os servigos noticibsos e, ate, com estilos e criterios diferen
ciados, nao se tendo, no entanto, violado qualquer principio fundamental cons
tante do artQ 72 do Decreto-Lei n@ 321/80 de 22 de Agosto (Estatuto da Radio
televisao Portuguesa), nem qualquer dos principios especificos da actividade
televisiva, atento o n? 2 do art? 62 da Lei 58/90 de 7 de Setembro (Lei da

Radiotelevisao).

III. CONCLUSAO

Do que acaba de expor-se pode tirar-se a seguinte conclusao:
Nao houve, no caso, violacao por parte da RTP dbs deveres de isen
cao e rigor de informacao (Lei N2 15/90, de 30 de Junho, artigo 39, alinea e),

pelo que se nega provimento a queixa.
Esta deliberacao foi aprovada por maioria.

Alta Autoridade para a Comunicagéo Social,

em 23 de Janeiro de 1991

0 Presidente

Pedro Figueiredo Marcgal

Juiz Conselheiro

(Relator do processo: Costa Parente)

/F1

W



