ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DELIBERAGAO
SOBRE

UMA QUEIXA DA FEDERA%KO DOS_SINDICATOS DOS TRABALHADORES
DAS INDUSTRIAS ELECTRICAS DE PORTUGAL CONTRA A RTP

(Aprovada na reunido plenaria de 21.SET.94)

I - 08 FACTOS

I.1 - Deu entrada na Alta Autoridade para a Comunicagao
Social (AACS), a 30 de Maio de 1994, uma queixa subscrita pela
Federagdo dos Sindicatos dos Trabalhadores das Indidstrias
Eléctricas de Portugal (FSTIEP), contra a RTP, sustentada nos
seguintes termos:

- A gueixosa convocou uma greve de 48 h nos dias 19 e 20
de Maio para os trabalhadores da E.D.P. e "apesar da RTP
ter referenciado ligeiramente a greve nos telejornais dos
dias 19 e 20/5, verificamos, com indignag¢do, que no
telejornal do Canal 1 das 20 h do dia 20/5/94, ao fazer
um balango da greve, essa televisdo tenha unicamente
entrevistado um.representante de uma organizagdo sindical
minoritaria, ja& que representa aproximadamente 1.000
trabalhadores da E.D.P. (0,05%)";

- "Essa situacdo é ainda agravada, pelo facto da RTP ter
gravado no dia 04/5/94, por sua iniciativa, uma
entrevista com um dlrlgente desta Federag¢do, tendo
afirmado que a mesma seria divulgada durante o periodo
de greve, o que ndo se verificou”;

- wConsideramos que a RTP, sendo uma televisdo publica,
suportada fundamentalmente com dinheiros pﬁbllcos,
deveria garantir critérios de imparcialidade e pluralismo
basicos na Informagdo, e ter tido em conta a dimensédo e
representatividade de cada organizacao sindical
envolvida.

nporém, tal ndo aconteceu. Estamos seguros que a nao ser
concretizada esta gqueixa pela Alta Autoridade para a
Comunicacdo Social, que em prbxima situagdo idén-



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

tica, a RTP voltaria a repetir o comportamento, de sb dar
voz a quem entenda que teré afinidades politicas com o
poder instituido, violando principios basicos de
pluralismo, equidade e imparcialidade."”

I.2 - Instado a pronunciar-se sobre o teor da queixa, o
director de informacdo da RTP vem, a 29 de Julho de 1994, expor
o seguinte:

- "Na reportagem exibida no Telejornal do Canal 1 das 20
horas no dia 20/5/94, sobre o balangco da greve de 48
horas dos trabalhadores da EDP, apenas foi entrevistado
um representante de uma organizagdo sindical, a qual é
considerada minoritéria pela Federagdo dos Sindicatos dos
Trabalhadores das Indistrias Eléctricas de Portugal”;

- »Pal situacdo, a ser verdadeira, era desconhecida da
Jornalista que elaborou a referida reportagem, n&o sendo
sua intencdo, nem da RTP, ofender ou ultrapassar e, até
mesmo, calar, fosse quem fosse”;

- "A prépria declaragdo incluida na reportagem foi,
também, consegquida muito em cima da hora do Telejornal”;

- "No tocante a entrevista gravada no dia 4/5/94 com um
dirigente da Federag¢do queixosa sobre o periodo de greve
foi impossivel transmiti-la no referido noticiédrio pois
a fita da ’‘cassette’ respectiva partiu-se no interior de
uma das maquinas das salas de montagem, entrevista que
ficou completamente inutilizada, facto que a RTP muito
lamenta”.

I.2.1 - Acompanhando o supramencionado oficio, foi remetida
pela RTP uma cassette video contendo o excerto do telejornal de
20 de Maio.

i



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

II - ANALISE

II.1 - A AACS é& competente para conhecer da presente
questdo, atento o disposto nas alineas e) e f) do artigo 32 e
alinea 1) do n? 1 do artigo 42 da Lei n¢ 15/90, de 30 de Junho.

Incumbe-lhe, com efeito, providenciar pelo rigor e
isencdo informativos e contribuir para garantir o pluralismo de
cada 6rgdo de comunicagdo social do sector publico, apreciando,
designadamente, queixas em gue se alegue a violagdo das normas
legais aplicaveis, adoptando as providéncias adequadas.

II.2 - O excerto do telejornal das 20 horas do Canal 1 faz,
de facto, um balango da greve na EDP, referindo ter-se a
paralizagdo situado nos 85%. A reportagem ouve um representante
da Administracdo (Joaquim Silva Correia), que esclarece os
aumentos salariais da empresa e da, depois, voz ao Presidente do
Sindicato Nacional de Energia (Matos Cristdvdo), que refere serem
os dois dias de greve apenas uma das formas que os trabalhadores
tém para lutar pelos seus interesses.

-

Esta & a pega jornalistica em causa.

II.3 - Na queixa, a Federagdo afirma representar cerca de
62% da totalidade dos trabalhadores da EDP, ou seja, 10.500 em
17.000.

Estas afirmagdes e as de que representa os
Sindicatos dos Trabalhadores das Indiastrias Eléctricas do Norte,
do Centro, do Sul e das Ilhas, n&do sao contraditadas pela RTP na
sua resposta.

Bem pelo contrario, a RTP admite o facto de ter
emitido declaragdes de um representante de uma organizagédo
sindical que pode, efectivamente, ser minoritéria.

Justifica tal facto por o mesmo ndo ter sido do
conhecimento da jornalista responséavel pela reportagem e por as
declaracdes terem sido prestadas "em cima" do telejornal. Quanto
a4 entrevista com um representante de Federagao queixosa, gravada
a 4 de Maio, esclarece que a mesma ficou inutilizada, "facto que
a RTP lamenta".

A RTP esclarece ainda nao haver gqualquer
intencionalidade de discriminar, "ofender ou ultrapassar" fosse
quem fosse.

f‘*\\b



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-4 -

II.4 - Pelo que precedentemente se expendeu, constata-se que
os factos enunciados pela queixosa ndo foram contraditados pela
visada, uma vez que & sua resposta parece subjazer aceitagdo
gquanto & justeza da fundamentagdo da queixa.

Constatamos, efectivamente, que a Federagdo queixosa
tinha maior legitimidade para falar em nome dos trabalhadores da
EDP e que, por isso mesmo, a RTP deveria ter envidado todos os
esforgcos por forma a obter as declaragdes de um seu dirigente.

A RTP afirma, sem que haja elementos que nos permitam
duvidar, que procedeu & recolha de uma entrevista da queixosa,
a 4 de Maio, para ser emitida no telejornal em que fosse inserida
a cobertura da greve, o que, por motivo fortuito, ndo foi
tecnicamente possivel.

III - CONCLUSAO

Relativamente a uma queixa da Federagdo dos Sindicatos dos
Trabalhadores das Indastrias Eléctricas de Portugal contra a RTP,
por esta a ter alegadamente discriminado no Telejornal do Canal
1 de 20 de Maio de 1994, quando fazia o balango da greve de 48
horas convocada por aquela Federagdo, a Alta Autoridade para a
Comunicagdo Social delibera considerar que a RTP, com vista a
observar um maior rigor informativo, deveria ter propiciado a
audigdo da organizacgéo.

Esta deliberacg¢do foi aprovada por maioria, com votos a
favor de José Maria Gong¢alves Pereira, Eduardo Trigo, Artur
Portela, José Garibaldi, Cristina Figueiredo, Beltrao de Carvalho
e Maria de Lurdes Breu, contra, com declara¢ao de voto, de
Torquato da Luz e abstengdo de Aventino Teixeira.

Alta Autoridade para a Comunicag¢do Social
em 21 de Setembro de 1994

O Presidente

Jor bm o T

José Maria Gongalves Pereira
Juiz fonselheiro

g

/AM



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

DECLARACAO DE VOTO
Deliberagdo sobre uma queixa
da Federacgdo dos Sindicatos dos Trabalhadores
das Indistrias Eléctricas contra a RTP

- Votei contra a deliberagdao por entender que,

acolhendo-se a explicagdo dada pela RTP - e ndao hd elementos
que permitam pé-la em davida -,

a conclusdao, tal como esta
formulada, ndo tem qualquer sentido. Antes se deveria ter
optado,

como preconizei no debate,

pelo arquivamento do
processo.

'ﬂfwz§}f7b >N

Torquato da Luz

21.SET.94
TL/AM



