ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

DELIBERACAQ
SOBRE
QUEIXAS DE NORTON DE CASTRO NEVES (NORTON CONSULTORES, LDA)
CONTRA A TVI, "O INDEPENDENTE", A "FORTUNA", A "COSMOPOLITAN",
A RTP E O "EXPRESSO”
(Aprovada na reunido plenaria de 17.0UT.95)

| - FACTOS

.1- Em 26 de Abril de 1995, foi recebido na Alta Autoridade para a
Comunicacéo Social (AACS) um conjunto de queixas apresentadas por Norton de
Castro Neves, sécio gerente da Firma Norton Consultores, Lda, conhecida também
pelo nome de Executive Class, contra a TVI - Televisdo Independente, o semanario
"0 Independente” e as revistas "Fortuna” e "Cosmopolitan”, alegando falta de rigor
de informacéo e recusa de direito de resposta.

Em aditamento e com os mesmos fundamentos veio o queixoso
acrescentar a lista o Canal 1 da RTP e o semanério "Expresso”.
Alega o queixoso o seguinte:

1.1.1 - Quanto a TVI, Televisdo Independente, S.A.

Este canal de televisdo apresentou, no dia 16 de Fevereiro de 1995,
uma reportagem sobre a actividade da Executive Class no "Novo Jornal”, em que
passou excertos de uma entrevista com uma sé6cia da empresa, a dr® Gina
Francisco, a quem atribuiu afirmagdes "desinseridas do contexto”.

Ainda "incumbiu um terceiro jornalista de se fazer passar por amigo
de uma cliente (...) pararecolher material de reportagem (...) sem dar conhecimento
antecipado a qualquer dos sécios ou qualquer empregado desta.”

Assim, "ao chegarem a Executive Class pediram para falar com a Dr®
Gina Francisco(...) "e" ao serem informados {...) que deveriam marcar uma reuniao,
(...) invadiram o seu gabinete", local onde a cliente comecou a fazer "severas
criticas e pediu o reembolso das quantias por si entregues, enquanto o jornalista
filmava a cena (...) através de uma camara de video oculta”.

Mais diz o queixoso que "todos os factos susceptiveis de constituirem
indicios de burla que foram imputados a Executive Class (...) foram-no através de
texto elaborado, com consciéncia da falsidade dos factos imputados.(...) A TVl agiu
com interesses de prender e ganhar audiéncias.”

1.1.2 - Quanto a "O Independente”
Diz o queixoso que "O Independente” resolveu, sem consultar a
empresa, publicar, em 17 de Fevereiro, um artigo com um titulo pejorativo: "Falta

de Class!"



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGAO SOCIAL

Alega que o semanario ndo se informou sobre a empresa, tendo
publicado informacdes falsas e demonstrado, ao fazer criticas, que ndo tem o
minimo de conhecimento dos usos publicitarios.

1.1.3 - Quanto a revista "Fortuna”

Alega o queixoso que a "Fortuna” tentou fazer uma reportagem nos
moldes de "O Independente” e, através de uma jornalista, enviou "um fax
agressivo", o qual foi "devidamente respondido”. Mas, apesar de tudo, publicou,
na edicdo n® 37 (més de Abril), "uma reportagem com juizos de valor negativos,
utilizando-se da capa do livro do s6cio gerente, na tentativa de deprecia-lo, visto
nao ter colocado o titulo completo.™

1.1.4 - Quanto a revista revista "Cosmopolitan”

A revista "Cosmopolitan” - diz o queixoso - enviou um fax a Executive
Class, "a informar erradamente que iria fazer uma reportagem sobre empresas de
recursos humanos".

"No intuito de colaborar com a revista", a empresa enviou "via fax,
um texto escrito pela sua sécia Dr? Gina Francisco.”

Posteriormente, a 18 de Maio, a Executive Class "tomou
conhecimento que a revista "Cosmopolitan” do més de Maio, trazia uma
reportagem sob o titulo «arranja-me um emprego...». Ao ler o artigo, observa o
seguinte titulo em destaque: «Cuidado com as imitacées!/» e para seu grande
espanto, toda a matéria se referia com forte carécter pejorativo, a Executive Class".

Face a esta reportagem, a Executive Class enviou, no préprio dia, um
fax ao director geral da revista a exigir "o direito de resposta e uma reportagem
sobre o ‘placement’ para esclarecer devidamente os factos, (...) ao qual, néo
obteve resposta”.

.2 - Por oficio de 28 de Abril, a AACS solicitou a Norton de Castro Neves
as seguintes informacdes:

- se tinha tentado exercer direito de resposta juntando prova em caso
afirmativo;

- quais as datas e paginas em que foram publicados os artigos da
imprensa escrita constantes da queixa;

- exemplos de publicidade das actividades da Norton Consuitores -
Executive Class inseridos na imprensa.

Também por oficio e na mesma data, os quatro orgédos de informacé&o
atras mencionados foram informados sobre a apresentacdo da queixa nesta Alta
Autoridade, sendo-lhes solicitados os elementos que entendessem convenientes a
andlise do assunto.



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGAO SOCIAL

.3- Em 2 de Maio, Norton de Castro Neves enviou a8 AACS cépia da
resposta do director da "Cosmopolitan™ datada de 27 de Abril, em que este
sustenta que nareportagem séo claramente identificadas "as posi¢des dos utentes,
da DECO e também das empresas"”. Acrescenta ainda que a reportagem respeitou
"escrupulosamente as regras jornalisticas e a verdade", pelo que "declinamos dar
cumprimento a vossa exigéncia - tanto mais descabida quanto o documento em
que é reproduzida nem vem assinado por V.Exas."

Em face desta comunicacdo, solicitou novamente a AACS a
"Cosmopolitan” que informasse o que tivesse por conveniente sobre a nova matéria
apresentada, pelo que o director daquela revista, em carta datada de 5 de Maio,
veio reiterar os argumentos atrds aduzidos, enviando ainda cépia de um fax do
Instituto do Consumidor, em que este informa "que por entender existirem indicios
de prética de burla e outros procedimentos civilmente puniveis, remeteu o assunto
para o Procurador Geral da Republica e Direc¢do Geral de Contribuicées e
Impostos.”

1.4 - Em resposta ao primeiro oficio da AACS, mencionado em |.2, o s6cio
gerente da Executive Class veio informar que, relativamente a "O Independente”
e a "Fortuna" ndo foi solicitado o exercicio de direito de resposta. Quanto a
"Cosmopolitan”, tal direito foi recusado conforme ja descrito e, em relacéo a TVI,
foi pedido o exercicio do direito de resposta, em 9 de Maio, através de carta
registada, na qual afirma que "por orientagéo da Alta Autoridade para a Comuni-
cacdo Social vimos reiterar o nosso interesse em obter o direito de resposta (...)
solicitamos que o direito de resposta seja feito no mesmo horario, tempo,
programa, em directo e com conhecimento das perguntas que, eventualmente, irdo
nos fazer...".

Este canal prop6s que, no dia 12 de Abril, o s6cio-gerente Norton de
Castro Neves estivesse presente no "Jornal da Noite", onde "seria passado o video
anterior e feitas diversas perguntas, sem no entanto nos apresentarem o teor
destas...Por ndo acharmos ser este o verdadeiro direito de resposta, recusamos a
entrevista nesse dia na tentativa de ganhar tempo para poder receber uma melhor
orientacdo da Alta Autoridade para a Comunica¢do Social." A TVI aceitou a
realizacdo da entrevista para outro dia, mas ndo mais contactou a Executive Class.

A carta sdo ainda anexados vérios antncios da empresa publicados na
imprensa.

1.5 - Em resposta ao oficio da AACS, de 28 de Abril, dirigido aos orgéos de
informacdo, a "Fortuna" veio informar que a Executive Class, ao acusa-la de
pretender fazer uma reportagem nos moldes de "O Independente”, estd a ser
contraditéria. Esta reportagem é o resultado de um contacto feito no inicio de



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Fevereiro, "por uma ex-cliente daquela empresa, que em sequéncia de uma noticia
publicada na edicdo de Set/94 sobre consultoras de Placement- entre as quais se
mencionava a Executive Class - nos informava que os seus interesses, bem como
os de um conjunto de ex-clientes, foram lesados por essa mesma empresa."

Apdés este contacto, e ainda um outro com ex-clientes e ex-empregadas
da Executive Class, a "Fortuna", através de uma jornalista, enviou, em 14 de
Fevereiro, um fax a empresa, a solicitar resposta "as acusacdes que lhes foram
dirigidas.” Em resposta, foi-lhe marcada uma entrevista, que viria a ser
desmarcada por duas vezes pelos sécios-gerentes, os quais pediram que as
questdes fossem novamente enviadas por fax, meio pelo qual dariam a resposta,
o que fizeram a 27 de Fevereiro.

Nesse dia, a "Fortuna" confirmou junto do Instituto do Consumidor ter
esta entidade "enviado um processo de investigacdo ao Ministério Pdblico, por
indicio da pratica de burla pela Executive Class.” Assim, "a revista "Fortuna™ n&o
podia silenciar quando existem recursos sobre servigos prestados por uma empresa
que tinha indicado aos seus leitores na edi¢cdo de Setembro de 1994. Para além do
direito, tinha desta vez o dever de informar os nossos leitores que existiam
suspeitas fundamentadas de problemas graves entre clientes e empresa, que néo
eram do nosso conhecimento a data da publicacdo do primeiro artigo.”

Acrescenta ainda que considera "significativo que ndo existam recursos
nem desentendimentos entre clientes e outras empresas de placement e
outplacement” e que no texto ndo hé "um juizo de valor negativo em relagéo a
Executive Class porque o assunto é em si negativo para a Executive Class."

Também em resposta ao oficio da AACS, de 28 de Abril, dirigido aos
orgdos de informacéo, a TVI veio responder relativamente ao recurso apresentado
pela Executive Class que:

- "as reportagens estdo devidamente fundamentadas”;

- existem de facto vérias queixas e a matéria tem sido objecto de
"investigac6es e denuncias sucessivas em diversos orgéos de comunicacéo social
e ndo s6 na TVI";

- fora um jurista do Instituto do Consumidor que declarara que "se
estava perante indicios de burla...";

- "o uso do processo da cadmara oculta justificou-se face aos interesses
de ordem publica em jogo e a, no caso concreto, ser meio jornalistico
especialmente idéneo em ordem a alertar eventuais incautos, (...)"

Relativamente arecusa de exercicio de direito de resposta a TVlinforma
que os contactos da Norton Consultores "foram feitos j4 em Maio e fora do prazo
legal para o efeito.”



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

1.6 - Em 15 de Abril, a Executive Class veio acrescentar a queixa inicial o
Canal 1 da RTP, uma vez que este "também tem vindo a emitir juizos de valor
sobre a nossa empresa”, que relata da seguinte forma:

"Em 20.04.95 foram entrevistados pelo Canal 1, a quem forneceram
"todas as informacodes" solicitadas, ndo deixando no entanto a repdrter filmar
dentro das instalacdes da empresa. Ao acompanharem arepdrter ao elevador, esta,
na continuacdo da conversa que estavam a ter, disse que «os jornalistas séo
capazes de tudo. Ndo espere nada deles. E muito comum serem comprados. Ndo
é barato e muitas pessoas costumam compréd-los.» "Depois de um siléncio
constrangedor, continuou, a sorrir:"«Mas é mais comum no Brasil. Vocés jé devem
estar acostumados a isto/» "

Posteriormente, e a pedido da repdrter, enviaram informacgdes sobre a
empresa. Também a convidaram a assistir a um curso de formacéo e a ouvir a
opinido de alguns clientes sobre a Executive Class, convites que ela declinou.

Assim, no dia 4 de Maio de 1995, saiu uma reportagem com o que a
Executive Class entende serem "declaracdes graves"”, como:

-"uma Agéncia de emprego pode estar a meter a mdo no bolso dos
desempregados”;

-"...a todas as criticas a Executive Class dé uma resposta laconica”;

-"em Inglaterra, este tipo de empresas dé pelo nome de
«headhunters.».”

Face a esta reportagem, o sécio-gerente, Norton de Castro Neves,
enviou, no dia 9 de Maio, uma carta registada, ao director de Informacéao da RTP1,
informando que, pelo facto de nao concordar com o contetdo da reportagem atréas
citada, solicitava "o direito de resposta, no mesmo horério, tempo, programa, em
directo e com conhecimento das perguntas que, eventualmente, nos irdo fazer (...)"

Em carta datada de 12 de Maio, o director de Informacdo da RTP1
comunicou a "decisdo da recusa do mesmo pelo facto de este nao reunir os
requisitos legais.”

1.7 - Também no dia 15 de Maio, a Executive Class acrescentou o nome do
"Expresso” a lista das queixas por aquele semanério ter publicado uma reportagem
com "insinuacdes difamatdrias” sem dar oportunidade de "nos defendermos dos
ataques insidiosos de que continuamos a ser alvo pelos meios de comunicacéo
social.”

Relata o queixoso que, no dia 4 de Maio, uma jornalista do "Expresso”
telefonou a informar que, na sequéncia de uma visita de um pequeno grupo, iria

fazer uma reportagem sobre a empresa. A fim de facilitar o trabalho a jornalista



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

enviaram um fax para o jornal com todas as informacdes possiveis e o sécio- -
gerente solicitou ao director do jornal "que fosse recebido pessoalmente”, o que
ndao aconteceu, "pois o director, o Sr. Anténio José Saraiva, nem sequer nos
respondeu.”

Apesar de tudo, a empresa tentou entrar em contacto véarias vezes com
o semanario, mas nunca obteve resposta, tendo entdo saido, no dia 13 de Maio,
a matéria no caderno nacional, em que se afirma que a Executive Class «[...) estd
a ser investigada pelo Ministério Publico (...)» a meio de outras "insinuagdes
difamatérias”, o que o queixoso estranha, uma vez que, anteriormente, a jornalista
passara uma semana inteira dentro da empresa, convivendo com os clientes e
participando de uma accdo de formag&o por ocasido de recolha de matéria para
uma reportagem anterior, tendo na altura elogiado "bastante o nosso trabalho.”

Informa ainda que em 15 de Maio, solicitou ao director do "Expresso”,
o exercicio do direito de resposta, "no mesmo caderno e com 0 mesmo espago

(...)"

1.8 - Na sequéncia destas novas queixas, a Alta Autoridade enviou, em 16
de Maio, oficios & RTP1 e ao semanério "Expresso”, solicitando que, face a
acusacdo de falta de rigor informativo e de recusa de direito de resposta,
informassem o que tivessem por conveniente.

1.8.1 - A RTP1 dividiu a sua resposta em dois pontos. No primeiro, relativo
a actuacdo da jornalista, alega que esta, conforme Norton de Castro Neves
informou, solicitou vérias vezes, no dia 21 de Abril, para filmar, o que néo lhe foi
permitido "para proteger o direito de sigilo" dos clientes. "Isto sé revela” - continua
a RTP1 - "que a Jornalista iniciou a investigac@o de reportagem sem quaisquer
preconceitos, querendo ajuizar por si (...)". Ndo compreende que "sete dias depois
(28 de Abril) o Sr Norton de Castro Neves tenha mudado de opiniéo e (...) se tenha
prontificado a deixar filmar as aulas de formacéo" e "uns clientes que gostariam de
prestar declaracdes." Diz a RTP1 que compreende que as pessoas mudem de
opinido, "mas tudo tem o seu «timing» e (...) o trabalho de um jornalista néo ¢,
propriamente, captar declaragdes de clientes que gostam de o fazer! Além disso,"
acrescenta, "uma reportagem ndo é um tribunal em que héa testemunhas de
acusacdo e testemunhas abonatérias”. E informa também que, Norton de Castro
Neves o sabia desde o inicio, dado que a jornalista lhe disse serem razéo da
reportagem as acusacdes contra ele apresentadas no Instituto do Consumidor e que
esta entidade, por sua vez, apresentou na Procuradoria Geral da Republica e na
Direccdo Geral das Contribuicdes e Impostos.
Assim, ele "teve a oportunidade de rebater as acusacdes de que era



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICAGCAO SOCIAL

alvo(...) ", mas "respondeu, efectivamente, de uma forma lacénica a acusacgdes tédo
graves".

Quanto ao segundo ponto, a reportagem em si, a RTP1 diz que, a
Norton de Castro Neves, a mesma apenas "suscitou o reparo de que ela disse, em
«off», que «as criticas que lhe sédo feitas, a Executive Class d4 uma resposta
lacénica»! (...)" E continua: "Todas as outras acusacoes (...) ao texto da
reportagem sdo apenas acrescidas de «comentéario grave». Nao séo rebatidas com
qualquer argumentacao contraditéria consistente. {(...) teve oportunidade de rebater
as acusacoes de que era alvo ... Nao o fez".

Relativamente & n&o concessdo do direito de resposta, a razado
apresentada pela RTP1 foi a de "o pedido elaborado pelo Sr Norton de Castro
Neves ndo reunir os requisitos legais, nos termos da Lei da Televisdo".

1.8.2 - O "Expresso”, em carta datada de 9 de Junho, respondeu a esta Alta

Autoridade:

- "N&o percebo exactamente qual a queixa que o Sr Norton de Castro
Neves faz do "Expresso"...";

- Que a carta que lhe foi enviada pelo recorrente, em 9 de Maio de
1995, nao se refere a qualquer erro ou incorrecgao do "Expresso”, razdo pela qual
nao a publicou;

- Quanto a carta de 15 de Maio, que entre outras, pede o exercicio do
direito de resposta, alega que ela ja foi objecto de resposta do Director "ao préprio
e sera publicada se reunir as necessdrias condi¢cdes."

.8.3 - "O Independente” ndo respondeu ao oficio da AACS de 28 de Abril,
mesmo apds insisténcia.

Il - ANALISE

II.1 - Face ao disposto nas alineas e) e g) do art® 3° conjugado com as
alineas d) e 1) do n°1 do art® 4° da Lei n°® 15/90, de 30 de Junho, a Aita Autoridade
para a Comunicacdo Social € competente para conhecer das presentes queixas.

1.2 - O direito de resposta na imprensa escrita, a altura dos acontecimentos
que deram origem &s queixas em apreco, era regulado pelo artigo 16° da Lei de
Imprensa (Decreto-Lei n° 85-C/75, de 26 de Fevereiro), sem as alteracbes que
viriam a ser introduzidas pela Lei n® 15/95, de 25 de Maio. Assim, aos casos em
anélise aplica-se a norma que estipulava que os periédicos eram obrigados a inserir
dentro de dois nimeros a contar do recebimento, em carta enviada no prazo de 30

o



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

dias, registada, com aviso de recepgéo e assinatura reconhecida, a resposta de
quem se sentisse prejudicado pela publicacdo de ofensas directas ou referéncias
de facto inveridico ou erréneo susceptivel de Ihe afectar a reputacédo e boa fama.

O direito de resposta na televisdo é regulado pelos artigos 35° e
seguintes da Lein® 58/90, de 7 de Setembro, que estipula que qualquer pessoa que
se considere prejudicada por emissdes de televisdo que constituam ofensa directa
ou referéncia a facto inveridico ou erréneo que possa afectar o seu bom nome ou
reputacdo tem o direito de resposta, a exercer nos 20 dias seguintes ao da

emissao.

1.3 - Quanto ao rigor informativo e a verdade da informacéo a respeitar pelos
jornalistas, decorrem de um dos limites a liberdade de imprensa estipulados pelo
n°2 do artigo 4° da Lei de Imprensa.

Também o n° 1 do Cédigo Deontolégico dos Jornalistas, aprovado em
4 de Maio de 1993, indica que "o jornalista deve relatar os factos com rigor e
exatiddo e interpreté-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados,
ouvindo as partes com interesses atendiveis no caso..."

Embora se entenda que a AACS ndo se ocupa de questdes
deontolégicas enquanto tais, o certo é que a matéria ndo lhe pode ser estranha
sempre que se prenda com a observancia de normas legais.

.4 - Do rigor de informacao.

Em causa estd saber se a TVI, o "O Independente” as revistas
"Fortuna" e "Cosmopolitan”, o Canal 1 da RTP e o "Expresso” cumpriram o
legalmente estabelecido quanto aos deveres de isengédo e rigor de informacéo.

A base das reportagens foi uma queixa contra a empresa, apresentada
junto destes orgéos de informacé&o e, com excepcéo feita a "O Independente”, que
ndo ouviu nenhum representante da empresa, todos informaram do cuidado em
ouvir, para além da ex-cliente queixosa, a sécia-gerente e ainda outras entidades
como o Instituto do Consumidor. Ao fazé-lo, demonstraram pretender abordar o
tema de uma forma independente. Relativamente @ camara oculta usada pela TVI,
entende-se ndo ser, em principio, a forma eticamente mais adequada de obter
imagens.

1.6 - Do direito de resposta.

TVI - Relativamente ao exercicio do direito de resposta ele foi solicitado
dois meses e trés semanas apds a emissio, isto € manifestamente fora do prazo.
"0 Independente” - Nao foi solicitado direito de resposta.

"Fortuna" - Também nao foi solicitado direito de resposta.
"Cosmopolitan” - A solicitar o direito de resposta, o s6cio gerente



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Norton de Castro Neves enviou, em 18 de Abril, através de fax, um documento
sem assinatura e apenas com a indicacdo "processado por computador”, em que
diz: "A Executive Class exige o direito de resposta e uma reportagem sobre o
placement para esclarecer devidamente os factos (...) Desejamos que a
confirmacédo da nossa solicitacdo seja feita via fax..." Em 27 de Abril, o director
geral da revista enviou um oficio a empresa, informando que "declinamos dar
cumprimento & vossa exigéncia - tanto mais descabida quanto o documento em
que é reproduzida nem sequer vem assinado por V. Ex®s." A exigéncia do direito
de resposta ndo cumpriu, portanto, os requisitos legais.

Canal 1 - A este canal a Executive Class dirigiu uma carta no dia
seguinte ao da apresentacdo da reportagem, de cujo contetido constava o "facto
de ndo concordamos com o divulgado" e mais uma vez sem indicar qual o
conteudo do direito de resposta que pretendia exercer. Apenas solicitava
"conhecimento das perguntas que, eventualmente, irdo nos fazer, para podermos
responder correctamente as questées..." Ao pedido, a RTP1 respondeu com uma
recusa por "néo reunir os requisitos legais" - o que é efectivamente o caso.

"Expresso” - Também a este semanario o queixoso se dirigiu, utilizando
a mesma forma para solicitar o direito de resposta, através de fax e, desta vez
também de carta, mas sem que esta contivesse o texto com que pretendia exercer
o referido direito - o que contraria as normas legais.

Il - CONCLUSAO

Apreciadas queixas apresentadas por Norton de Castro Neves, sécio-gerente
da Norton Consultores, Lda - "Executive Class", contra a TVI - Televisao
Independente, o semandrio "O Independente”, as revistas "Fortuna" e
"Cosmopolitan” e, ainda, o Canal 1 da RTP e o "Expresso", por alegadas falta de
rigor de informacédo e recusa de direito de resposta, a Alta Autoridade para a
Comunicacao Social delibera:

1 - Considera-las improcedentes no que toca a acusacdo de falta de rigor
informativo, por entender que aqueles orgaos de informagéo comprovaram de uma
forma satisfatéria os elementos de que dispunham, antes de emitirem ou
publicarem as pecas em causa.

2 - Relativamente aos recursos apresentados por recusa de exercicio do direito
de resposta, negar-lhes provimento, por extemporaneidade, no caso da TVI, e por
inobservéancia de requisitos legais, nos restantes casos.



ALTA AUTORIDADE PARA A COMUNICACAO SOCIAL

-10 -

3 - Alertar "O Independente" para a necessidade de, na elaboracdo das suas
noticias, ndo deixar de ter em conta a exigéncia de audicdo das partes com
interesses atendiveis, o que, no presente caso, ndo ocorreu.

Esta deliberacao foi aprovada por maioria, com votos a favor de José Maria
Goncgalves Pereira, Eduardo Trigo, Cipriano Martins, Torquato da Luz, Maria de
Lurdes Breu, Artur Portela, Fétima Resende, Alberto de Carvalho e José Garibaldi,
e abstencées de Assis Ferreira e Beltrdo de Carvalho.

Alta Autoridade para a Comunicacédo Social,
em 17 de Outubro de 1995

O Presidente

i Ge

José Maria Goncalves Pereira
Juiz-?onselheiro

/AM



